Ver Versão Completa : Cabo de acionamento macrotorque
RodrigoToy
24/01/2012, 09:53
Bom dia;
Sei de muita gente q teve problemas com os cabos do bloqueio macrotorque. Esse problema agora piorou pois não é possível a compra de um novo cabo devido ao fechamento da macrotorque. Alguém tem alguma solução para o caso? Algum lugar q faz o cabo, ou algum outro que sirva, ou qq outra solução?
No meu caso é o bloqueio dianteiro da band.
Guiga Tostes
24/01/2012, 15:05
Fala Rodrigo, tudo bem?
Realmente o cabo é o calcanhar de Aquiles do Macrotorque...infelizmente.
Acredito eu que um empresa que trabalhe com cabos de aço não tenha dificuldades em reproduzi-lo...sabemos que a alavanca de acionamento é a mesma do freio de mão das F1000...agora o "enigma" a ser desvendado é: De qual carro ou aplicação provem o famigerado cabo?
Existe aqui no Geral, um tópico sobre o assunto e substituição da forma de acionamento...mas até agora somente surgiram idéias e nada definitivo...segue link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/98995-trocar-acionamento-cabo-por-eletrico-macrotorque.html
Todos os comentários e sugestões são bem vindos!
Abrs ( com Macrotorque no eixo traseiro)
RodrigoToy
25/01/2012, 09:57
Valeu pela resposta Guiga. Vamos ver se surge alguma brilhante idéia de alguém.
Rodrigo
Walter da Camper
25/01/2012, 13:39
É só uma questão de tempo.
Pelo que lí no forum tem várias pessoas tentando desenvolver soluções alternativas.
Fala-se em acionamento elétrico (solenóide), pneumático e até hidráulico, mas eu acho bem mais viável fazer um cabo de aço melhor dimensionado (mais grosso e mais flexível, tipo embreagem de moto).
O mecânico que cuida da minha viatura (CJ Checkup) constatou que o cabo foi feito especialmente para a Macrotorque e não existe nada similar pronto.
Como o meu foi um dos últimos vendidos antes da fábrica fechar, e ainda está novo, está sendo usado como modelo para o desenvolvimento um cabo alternativo e assim que tiver algo pronto será divulgado no forum.
Vamos aguardar.
RodrigoToy
26/01/2012, 00:26
É isso aí. No aguardo de alguma solução. Agora sem bloqueio...
Guiga Tostes
26/01/2012, 00:52
É só uma questão de tempo.
Pelo que lí no forum tem várias pessoas tentando desenvolver soluções alternativas.
Fala-se em acionamento elétrico (solenóide), pneumático e até hidráulico, mas eu acho bem mais viável fazer um cabo de aço melhor dimensionado (mais grosso e mais flexível, tipo embreagem de moto).
O mecânico que cuida da minha viatura (CJ Checkup) constatou que o cabo foi feito especialmente para a Macrotorque e não existe nada similar pronto.
Como o meu foi um dos últimos vendidos antes da fábrica fechar, e ainda está novo, está sendo usado como modelo para o desenvolvimento um cabo alternativo e assim que tiver algo pronto será divulgado no forum.
Vamos aguardar.
Boa Walter!!!
Concordo com vc que o caminho mais razoável é buscar um cabo melhor dimensionado para este uso.
Parabéns pela iniciativa! :palmas: :palmas:
Tenho certeza que os proprietários de bloqueios Macrotorque como eu ficarão animados com novas alternativas de cabo. :concordo:
Abrs
rodrigocbt
13/02/2012, 22:41
Pessoal, estou com uma fábrica produzindo alguns cabos a partir do cabo do bloqueio do Walter, em breve ficarão prontos, testaremos e divulgaremos a opção de reposição.
Não foi fácil achar uma fábrica por conta das ponteiras... aquela que entra na alavanca parecia dar arrepios nos fabricantes... hehe...
RodrigoToy
13/02/2012, 23:52
É isso aí xará, valeu. Assim q vc tiver alguma coisa me avisa q. estou precisando de um cabo desses.
Camilo JR
01/03/2012, 14:54
Ja temos alguma noticia de um cabo que funcione ? meu dianteiro foi pro beleléu ....
tem como eu colocar o cabo do bloqueio trazeiro no dianteiro ? pq dai eu coloco um bloq automatico atraz e na dianteira permanece selecionável.
abraços
guto_udesc
01/03/2012, 15:25
Ninguém conhece o antigo dono da Macrotorque que poderia indicar onde os cabos eram fabricados ?
[]s
marcocaragua
28/08/2013, 13:00
O meu eu recuperei, só que ele é curto uso no 51 (traseira) o cabo tem 113mm. Se quiserem tentar façam assim:
compre cabo de aço de 1,6mm.
Tem que fazer as ponteiras, para isso de um lado (diferencial) use 1 pedaço com 30mm de parafuso de 1/4 faça um furo no centro de 2mm com 10mm de profundidade. Torneie 10 mm da rosca pra ficar com 4mm.
A outra ponta (a que vai na alavanca) corte um pedaço de parafuso de M10 com 20mm faça um furo no centro com 2mmx10mm(profundidade) e rebaixe 10mm da rosca pra ficar com 4mm de diametro depois faça 1 furo de 4mm pra prender na mola da alavanca (quando vc desmontar seu cabo vai entender melhor).
Agora o mais difícil é acertar o curso do cabo. A medida do meu é exatamente 113mm de ponta a ponta (incluindo as ponteiras). Fiz 2 chapinhas (1/4) com rebaixo quadrado pra poder prensar os terminais na morsa e ficar quadrado quando prensar. Prense primeiro o lado que vai na alavanca, passe o cabo pela veia. Passe o cabo mais comprido e só depois corte no tamanho antes de prensar, se não pode desfiar na hora de passar na veia e vc vai ter que fazr tudo denovo.
Espero que ajude.
Ricardo Baldessar
28/08/2013, 17:39
Marco,
como vc faz p regular o cabo?
O meu dobrou a capa do cabo, mas não rompeu. Acho q consigo recuperar a capa, mas não esta acionando.
Acredito q deve ter dado uma folgada no cabo.
Por acaso vc tem o manual do bloqueio?
abço
marcocaragua
28/08/2013, 19:26
Marco,
como vc faz p regular o cabo?
O meu dobrou a capa do cabo, mas não rompeu. Acho q consigo recuperar a capa, mas não esta acionando.
Acredito q deve ter dado uma folgada no cabo.
Por acaso vc tem o manual do bloqueio?
abço
Infelizmente não tenho o manual. Eu fiz a regulagem da seguinte forma:
Parafusei a capa na tampa coloquei a mola, parafusei a porca menor na ponta do cabo e rosqueei o terminal (com um tipo de esfera furada).Com a tampa do diferencial aberta e a alavanca abaixada (bloqueio desligado) encaixe o terminal no pino que sai do bloqueio deixe este pino para baixo (bloqueio desligado), coloque a trava (araminho em formato de u). Observe que colocando a tampa alinhada com os parafusos o cabo tem que ficar ao máximo esticado porem sem puxar o pino. Coloque uns 2 parafusos na tampa, erga o jeep com o macaco só de um lado, engate o bloqueio e veja se travou. Se não travou regule a ponta e tente novamente. Se o seu cabo estiver fora da medida ou cedido não dá pra regular. O primeiro cabo que fiz ficou 1cm maior e não deu regulagem. Não se esqueça de apertas a contraporca no terminal dentro do diferencial
marcocaragua
28/08/2013, 20:06
Mais uma coisa. Tem uma fábrica que faz o cabo Metalúrgica CURTI Ltda. - Cabos de comando mecânico. (http://www.curti.com.br/) Não sei qual a referência mas manda o foto que eles identificam.
428556
marcocaragua
30/08/2013, 12:46
Segue algumas fotos do meu cabo. Ele não se rompeu ele soltou da ponteira. Tem foto do cabo antigo e uma foto de uma das pontas novas prensada. Uma foto tambem mostra as duas chapinhas de 1/4 que usei para prensar na morsa.428776428777428779428780428781
Freddy33
02/09/2013, 22:04
Tenho o contato da metalurgica Curti, ano passado mandei fazer 10 cabos e vendi todos, 10 é o minimo que eles fazem, é só reunir 10 pessoas que queiram o cabo .....se quizerem posso mandar fazer mais 10.
Abraço
Freddy33
02/09/2013, 22:08
Meu cunhado tem o macrotorque em um troller, o grande lance para não arrebentar o cabo é engatar com o jeep em movimento, bem devagar é claro.....
Ricardo Baldessar
03/09/2013, 17:30
Fui desmontar o cabo do meu hj, e acho q estou f..... Foi soldado aquele cachimbo do terminal na alavanca
marcocaragua
03/09/2013, 18:40
O meu tinha um parafuso prendendo o cachimbo. Se o seu foi soldado tem que esmelhilhar de preferencia com um disco de corte para inox. Faça bem devagar e use epi.
Fui desmontar o cabo do meu hj, e acho q estou f..... Foi soldado aquele cachimbo do terminal na alavanca
Ricardo Baldessar
05/09/2013, 08:41
Tenho o contato da metalurgica Curti, ano passado mandei fazer 10 cabos e vendi todos, 10 é o minimo que eles fazem, é só reunir 10 pessoas que queiram o cabo .....se quizerem posso mandar fazer mais 10.
Abraço
Se surgirem os candidatos estou dentro
Ricardo Baldessar
10/09/2013, 08:46
Desmontei meu diferencial ontem, e o problema não era o cabo. São os pinos que estão todos deformados.
Eles ficaram parecendo um cogumelo. Oque pode ter acontecido? Travamento e aquecimento?
Alguem teria as medidas desses pinos (comprimento). E o material, é bronze simples?
Abço
Walter da Camper
16/10/2013, 10:53
Ricardo, qual o sintoma do seu bloqueio com o problema nos pinos?
O meu começou a fazer uns barulhos de estralo e dar trancos, como se tivesse "dentes pulando" na hora do esforço, somente quando está bloqueado.
Alguém já teve esse sintoma?
Ricardo Baldessar
16/10/2013, 14:01
O meu não acionava. Mandei fazer outros pinos, mas eu não tinha a medida correta, então fiz meio na tentativa e deu m...
Ficaram muito curtos, ele aciona com o jeep erguido mas no chão começa a escapar , acho q tenho q fazer os pinos um pouco mais longos
Sandro_Marcos
22/11/2013, 22:45
O cabo do bloqueio traseiro do meu willys quebrou e resolvi tirá-lo. Meu sogro Raifran foi a uma loja de motos e comprou o cabo de embreagem da moto honda. Passou a manhã analisando o que poderia ser feito e conseguiu adaptar o cabo.
Celsogvs
20/08/2014, 09:09
Pessoal,
Estou à procura de informações para regulagem do cabo do bloqueio Macrotorque, pois o meu não está acionando.
Alguma dica?
Desde já obrigado,
Celso
Rodrigo Baratti
20/08/2014, 13:27
Pessoal,
Estou à procura de informações para regulagem do cabo do bloqueio Macrotorque, pois o meu não está acionando.
Alguma dica?
Desde já obrigado,
Celso
kkk desculpa rir, mas aconteceu o mesmo comigo.
Segue o manual, tem essa informação numa das paginas.
[]'s
Celsogvs
20/08/2014, 15:12
kkk desculpa rir, mas aconteceu o mesmo comigo.
Segue o manual, tem essa informação numa das paginas.
[]'s
Rodrigo,
Muito obrigado.
Realmente é pra rir mesmo. hehehe
Valeu!