PDA

Ver Versão Completa : CJ5 "estalando"



wladimircapelo
05/07/2005, 21:25
Aí vai mais uma dúvida:

Meu carro está equipado com o motor do Opala 6cc e cambio da D20, (ou C20?) 5 marchas, (sendo a 1ª para trás e a ré para frente). Percebo que algumas vezes quando tiro pé do acelerador, em movimento, ouço um "estalo" que ainda não sei se é na caixa de marcha ou na reduzida. Alguém pode dar uma dica a respeito disso? Esse "estalo" é preocupante? Agradeço a paciência que vocês tem tido com novatos como eu.

Giovani
06/07/2005, 01:48
Aí vai mais uma dúvida:

Meu carro está equipado com o motor do Opala 6cc e cambio da D20, (ou C20?) 5 marchas, (sendo a 1ª para trás e a ré para frente). Percebo que algumas vezes quando tiro pé do acelerador, em movimento, ouço um "estalo" que ainda não sei se é na caixa de marcha ou na reduzida. Alguém pode dar uma dica a respeito disso? Esse "estalo" é preocupante? Agradeço a paciência que vocês tem tido com novatos como eu.

:D Fala Wladimir!!!

:o Assim é difícil... Pode ser muita coisa. Vc precisa localizar a fonte do barulho. Pode ser uma cruzeta do cardã...

[]'s

wladimircapelo
06/07/2005, 12:30
Tudo bom Giovani?

Pra mim ficou um pouco dificil de localizar o barulho porque so e perceptivel quando o carro esta em movimento. Vou rodar com ele esses dias e pedir para alguem me acompanhar a fim de tentar identificar o local do barulho. Assim que tiver essa resposta eu coloco no forum para discussao.
Quanto as cruzetas... nao sei se pode ter a ver, mas troquei duas cruzetas recentemente por outras da marca "SPICER".

Valeu!! :D

cristiano
06/07/2005, 13:07
Tudo bom Giovani?

Pra mim ficou um pouco dificil de localizar o barulho porque so e perceptivel quando o carro esta em movimento. Vou rodar com ele esses dias e pedir para alguem me acompanhar a fim de tentar identificar o local do barulho. Assim que tiver essa resposta eu coloco no forum para discussao.
Quanto as cruzetas... nao sei se pode ter a ver, mas troquei duas cruzetas recentemente por outras da marca "SPICER".

Valeu!! :D

Tem mais duas cruzetas...

Beto Lacerda
06/07/2005, 13:13
Tem mais duas cruzetas...

isso não ajuda muito :? ...
fora que ta incompleto :twisted:
um CJ original tem 6 cruzetas , 4 em cada cardã e mais uma em cada semi-eixo dianteiro e todas estão sujeitas a apresentar folgas com o tempo
[]'s

Rodolfo Ourique
06/07/2005, 13:25
Caro Beto, não sei onde vc achou cruzetas nos eixos dianteiros? Vc deve estar confundindo o Jeep com Engesa ou Wrangler... :wink:

Ronaldo B.
06/07/2005, 14:34
Caro Beto, não sei onde vc achou cruzetas nos eixos dianteiros? Vc deve estar confundindo o Jeep com Engesa ou Wrangler... :wink:

Rodolfo

Dá uma olhada nesta página do Manual de Manutenção do Jeep que você vai achar as cruzetas do eixo dianteiro....

[]´s

cristiano
06/07/2005, 15:33
Beto, mas essas são mais difíceis de dar problema, mas não impossíveis... :mrgreen:

[]´s dando viva porque a Band não usa cruzeta no globo

Beto Lacerda
06/07/2005, 15:44
Rodolfo Ourique, achei dentro do munhão ... :lol: :lol: ou no seu tem homocinetica ??
cristiano.attie, depende do uso , em CJ com pneu gd a do munhão abre o bico mutio antes da de cardã tnato que o pessoal de trial ta se virando como pode p/ mudar o munhão ...
[]'s

cristiano
06/07/2005, 15:47
wladimircapelo, Coloca mais alguns detalhes da configuração do seu jeep...

O que o Beto Lacerda falou sobre pneus é uma realidade...

Ronaldo B.
06/07/2005, 16:50
Beto,

Você considera pneu grande acima de qual tamanho ??

[]´s

Beto Lacerda
06/07/2005, 17:17
eu considero gd acima de 35" mas as peças do cj consideram gd qqer coisa acima de 750X16 :lol: :lol:
[]'s

Sergio Rocha
06/07/2005, 19:03
Beto

Vc considera grande 35 ou só acima de 35 ?

Eu considero até 33 sem problemas.Maior q isso vc começa a se lembrar q tem as outras 2 cruzetas (munhão). :wink:

[]'

wladimircapelo
06/07/2005, 20:00
Eu troquei apenas duas cruzetas recentementes porque foram as que eu consegui destruir na primeira trilha que eu fiz com o Jeep, as outras permanecem as "originais", ou seja, as que vinham no carro quando foi comprado. Apenas para lembrar, eu estou com esse carro a somente 2 meses.

O meu pneu é 750x16 e recentemente tive que colocar espaçadores nas quatro rodas, pois os pneus dianteiros encostavam no feixe de molas quando fazia o giro total. De qualquer forma, acho que esse barulho já se apresentava antes da colocação dos espaçadores. Otro detalhe que tenho percebido é a folga na direção, mas será que isso tem a ver com histáoria?

Grande abraço,
Wladimir Capelo

luciano Rodrigues
06/07/2005, 20:25
:D Amigos estou tendo também este problema, imaginei também que era o cardã dianteiro, ai tirei o menino fora e o barulho, continuou, meu filho andando comigo disse: :shock: Pai esse barulho parece aquele o cavalo faz quando está andando :mrgreen:. Como instalei a caixa de direção do opala e não fiz alinhamento estou imaginado que esse barulho pode estar sendo gerado devido a isso, será que estou certo ? Outro detalhe, como coloquei aqui no forum em outro tópico, tive que inverter a posição dos pivos (eram de baixo para cima, tive que coloca-los de cima para baixo) ai mexi nos furos do munhão, deixando-os sem conicidade, ai os pivos ficaram sem firmeza, não consegui deixa-los firmes com eram antes, derrepente esse barulho pode estar vindo também deste local.

Caso alguém tenha mais alguma dica, por favor passem. :D

tavio_g
07/07/2005, 00:20
no meu eu sentia isso...
veja se o cambio está bem preso na travessa e se a travessa está bem presa no chassis. como no meu caso um parafuso tina quebrado e outro tava solto! :shock: :shock: :shock:
percebi isso e entrei pra ver.. deu medo na hora q ví.
troquei os parafusos, coloquei porca powerlock e problema resolvido.
dá uma olhada nisso. já pensou no qu epode acontecer!?????

cristiano
07/07/2005, 07:58
wladimircapelo, Você não deveria ter problema de pegar nos feixes com esses pneus, talvez você precisa regular sua caixa de direção, não está disterçando mais para um lado que para o outro ?? :pensativo: A folga é um sinal de muitas coisas...

Na minha opinião esses problemas tem que ser resolvidos por partes, primeiramente tirem as folgas que houverem na direção, seja na caixa, braço pitman ou auxiliar e terminais de direção, peça para alguém ficar movendo o volante e fique olhando cada um...

luciano Rodrigues, Eu acho que não foi uma decisão muito acertada tirar a conicidade do furo, porque exatamente você precisou fazer isso ? Estava pegando nas barras ?

Qual o sistema de barras de vocês, original do jeep ? ou uma barra ligando as duas rodas e a caixa puxando somente uma roda ?

luciano Rodrigues
07/07/2005, 11:14
:D Cristiano, antes de mais nada, obrigado por se manifestar, na verdade segui a orientação que recebi de alguns amigos, pois se deixasse na posição normal não conseguiria fxar o pivo que sai da caixa de direção e conecta-se àquele terminal duplo, pois ela originalmente e um pouco trorto, ai deu no que deu, acho que não fiz o que era certo, agora não sei o que fazer, não sei se existe no mercado pivos mais grossos de forma que eu poderia refazer o cônico dos munhões na mesma posição de hoje (DE CIMA PARA BAIXO) ai penso que resolveria o problema, tem alguma sugestão, sabe se xiste este pivos masi grossos que servem no jipe ?

Minhas barras estão ligadas da seguinte forma: munhão a munhão e uma outra que sai do braço ptimam da caixa de direção, liga-se a parte mas distante da roda, conforme sugerido aqui no forum.

Em relação a questão do parafuso da travessa, não olhei isso mas vou olhar, obrigado a todos pela ajuda.

cristiano
07/07/2005, 11:42
luciano Rodrigues, Você poderia tentar embuchar o olhal, mas não sei se pode ser feito no local, depende da perícia do torneiro... meu torneiro queria desmontar todo o paralama para trocar a posição do suporte do amortecedor, eu insisti que dava para fazer sem tirar.... até que com muita insistência ele fez...

luciano Rodrigues
07/07/2005, 12:13
cristiano.attie, Valeu pela dica, assim que possivel vou correr atráz disso, vivendo e aprendendo, mas e :parede: que aprendemos, até que tudo fique :concordo:.
Estou colocando algumas fotos que tenho aqui em meu arquivo, caso alguém saiba como foi feito, por favor de uma dica ai.

cristiano
07/07/2005, 12:26
luciano Rodrigues, Você fez o sistema parecido com o da Toyota, eu até pensei em fazer esse sistema no Willys, mas preferi soldar um olhal do lado do original do jeep e chegar o terminal até lá... senão eu teria realmente que colocar o terminal para cima (como você fez) e mexer na conicidade do terminal, mas me aconselharam na época não fazer. Eu também dou (ops!) minhas :parede: .

Beto Lacerda
07/07/2005, 12:32
Beto

Vc considera grande 35 ou só acima de 35 ?

Eu considero até 33 sem problemas.Maior q isso vc começa a se lembrar q tem as outras 2 cruzetas (munhão). :wink:

[]'
eu considero gd acima de 35" , mas como eu disse antes o cj acha gd qqer coisa acima de 750X16 , pois ja começa a forçar ... , tipo p/ eixos todinho original 31" é o limite antes de começar a folgar tudo ,33" ainda vai mas de 35" em diante os probleminhas viram problemões ... mas isso no meu uso :wink: e não vou sussegar enquanto não tiver de 36" :lol:
[]'s

Giovani
07/07/2005, 15:45
Estou colocando algumas fotos que tenho aqui em meu arquivo, caso alguém saiba como foi feito, por favor de uma dica ai.

:D Fala Luciano!!!

Essa 1ª foto é do T-Rex, que montei pro meu brother...
Os terminais são de Toyota Bandeirante. Ao contrário do que se pode imaginar, eles usam o pino cônico de diâmetro menor que o Willys. Furamos e embuchamos. Sem problemas. Como a altura entre o chassi e o eixo aumentou, foi preciso levar as barras + para cima, além de defendê-las das pancadas na trilha.
Esse terminal duplo da Band é reto. Mas cuidado ao usar os terminais da Band, são todos diferentes. Além de ter (obviamente) fios de rosca esquerda e direita, muda o diâmetro da rosca da barra e o comprimento do pivô, pois aquele que encaixa no outro é mais comprido que os demais.
Ao usar esses, compre tudo junto.

[]'s

luciano Rodrigues
10/07/2005, 21:49
:lol: Muito obrigado pela informação Giovani, na verdade quando vi as fotos, achei que eram do Jipe mesmo, :parede: mas pelo que vejo terei que rever a situação, vou desmontar todo conjunto e levar para um torneiro embuchar :lol: Conforme nosso amigo lá encima informou, chequei a travessa, estava com os aparafusos frouxos, reapertei, mas mesmo assim o toc-toc continua, eu chego lá. :concordo: