Conectar

Ver Versão Completa : Motor esquenta em alta (na estrada)

greengo
05/07/2005, 21:23
Motor esquenta em alta (na estrada), na cidade tudo bem...
Dados: motor feito tudo novo , so tera ums 15 Km rodados (BF 161 ... CJ5 1959 , radiador do Maverick , antes da reforma nunca esquento, mais so trabalho em 4 cc e gastos (por isso a reforma), era muito economico :D
Nao vou pegar meu Jipe da oficina ate nao entender..., la falam que e radiador curto... estou comprando um original, mais estou cheio de dubidas... , so estou comprando para deixar eles sem resposta (pode ser que estem certos)...
Nao teria que esquentar na cidade e ficar sem problemas na estrada :shock: ?

Muito obrigado pela ajuda []s,

Sergio

dero
05/07/2005, 22:21
A verificar, em órdem de probabilidade:

0) Ponto adiantado

1) Falhas de lubrificação (bomba, óleo, etc) que se acentuam em alta velocidade= maior atrito.

2) Falta de amaciamento, cujo atrito maior se faz presente em rotações mais altas.

3) Algum erro de montagem/retífica, induzindo atrito acima da média.

4) Já vi casos em que a falta da válvula termo causaram aquecimento em alta.

5) Falha no enquadramento do comando, estrangulando o escapamento, fazendo com que a câmara de combustão trabalhe em alta temperatura.

6) Falhas no avanço do ponto á vácuo (qdo tem o sistema a vácuo de avanço).

7) Desbalanceamento dinâmico das partes móveis do motor com valores acima da média=maior atrito em alta.

valeu

4)

Laercio Lala
05/07/2005, 22:35
O meu esquentava sempre em alta, era falha da bomba de agua, trouei e resolveu.

06/07/2005, 00:04
Ja vi motor opala 4cc esquentar em alta por que a mangueira do radiador fechava por falta de uma mola que originalmente vai dentro da mangueira do radiador

Luis Assis
06/07/2005, 01:04
Motor esquenta em alta (na estrada), na cidade tudo bem...
Dados: motor feito tudo novo , so tera ums 15 Km rodados (BF 161 ... CJ5 1959 , radiador do Maverick , antes da reforma nunca esquento, mais so trabalho em 4 cc e gastos (por isso a reforma), era muito economico :D
Nao vou pegar meu Jipe da oficina ate nao entender..., la falam que e radiador curto... estou comprando um original, mais estou cheio de dubidas... , so estou comprando para deixar eles sem resposta (pode ser que estem certos)...
Nao teria que esquentar na cidade e ficar sem problemas na estrada :shock: ?

Muito obrigado pela ajuda []s,

Sergio

Ja tive esse problema com meu jeep antigo...
Mandei varetar o radiador, e coloquei uma ventoinha eletrica. Adaptação simples e barata...
Nunca mais deu problema...
[]´s
Gustavo

greengo
06/07/2005, 17:42
Obrigado pelas respostas...
Bomba de agua nova.
A oficina de retifica e a oficina do mecanico falam que esta tudo certo, ate fiz uma reuniao com tudo mundo para analizar o problema , e nada, vou trocar o radiador pelo original para eliminar essa posibilidade (asim fica tudo original na mecanica :D ). Eles revisarom as medidas, avanços e calibres... so fiquei com a dubida da bomba de oleo que nao foi trocada (o mecanico falou que nao esta ruin, que nao esta 100% mas que da para andar), so foi lixada um pouco :shock: (isso nao gostei, se ja esta gasta , lixar e matar , nao?), a mangueira nao tem problemas, mas vou falar para revisar novamente.
No motor foi feito tudo, e trocado tudo que nao ficar 100%, ficou zerado mesmo, so falta trocar a bomba e tudo nele sera o km. Tudo para ficar esquentando :evil: ?, nao posso pegar ele asim... :( .
O atrito teria que ser muito para esquentar o motor ao ponto do radiador nao trabalhar... as juntas estao bem..., nao queimarom....
sou tudo ouvidos....
Obrigado,
Sergio

bacana00
06/07/2005, 20:25
Tenho esse probelma no meu Jeep com motor de opala 4cc, acima de 80 ele joga´parte da água pra fora do radiador, aí esquenta mais do que deve....

Acho que o radiador que tá lá é selado por isso que dá essa merda...

Se não deve ser só trocar a tampa....

dero
06/07/2005, 21:25
greengo,

Se na cidade vc andar forçando ele tb esquenta?

O marcador de temperatura foi verificado?

Exitem outros sintomas do aquecimento (vaza água, barulhos estranhos, motor mais quente q o normal) além da simples marcação do "relógio"?

A questao é eliminar a possibilidade do marcador estar com aterramento defeituoso, regulador de voltagem estar aumentando demasiadamente a corrente em alta velocidade induzindo leitura anormal dos instrumentos, etc.

Qdo ocorre este aquecimento o motor perde força?

valeu

Laercio Lala
06/07/2005, 22:56
Tenho esse probelma no meu Jeep com motor de opala 4cc, acima de 80 ele joga´parte da água pra fora do radiador, aí esquenta mais do que deve....

Acho que o radiador que tá lá é selado por isso que dá essa merda...

Se não deve ser só trocar a tampa....

Vc já trocou a tamp do radiador?

bacana00
07/07/2005, 13:25
Dero,

O problema só aparece na estrada em rotação constante, o marcador não está errado pois é de mercúrio. O que acontece é que em altas rotações a água abaixa em amis ou menos 1 litro e pára de vazar... As possibilidades prováveis são:

Vasamento no selo do motor- Descartada e conferida hoje
Vasamento no acoplamento do marcador de temperatura, á agua cai em cima do escape e some, pode ser isso...
Radiador selado montado de forma inadequada, ou seja sem ser selado, aí a tampa permite que a água saia, mas ele joga pra fora do carro...
Amanhã ou segunda devo conversar com alguém que mexe com radiadores para resolver a pendenga...

greengo
07/07/2005, 20:57
Olha, nem cheguei ao dirigir o Jeep. Falei para mecanico so entregar certinho... , entao ele falou do radiador... Depois eu fiz tudo que falei... reuniao, etc. acredito que sim ele fala que esquenta, nao e so olhando instrumento...
Forzar ?..., acredito que ele nao foi testado forcando, pelo fato de ter o motor muito novo...
Agora com a troca do radiador (ele solicitou a troca), nao sei se isso sera solucao... o fato e que isso nao aconteceu antes com esse radiador..
Agora uma coisa.., a temperatura no radiador do BF-161 nao e perto dos 80 graus???... isso nao gera muito aumento do volumen..., so perto do cabecote... (essa informacao tirei das feras do forum, mas nao lembro do topico)...
Abracos,
Sergio

greengo
27/07/2005, 15:39
Ola amigos.... achei o problema... uma coisa mais para ficar de olho...
JUNTA .... :twisted: ... isso mesmo, a junta estorou pelo erro no montajem (meu irmao fez o diagnostico certo pelo telefone... :P obrigado fera!!! )
Meu mexanico me fez comprar radiador original e nada... Tirou cabecote e a junta tinha estorado entre dois cilindros (ficam bem perto ums de outros), ai, a comprecao passou para sistema de agua e as borbulhas foi por a presao da camara da combustao e nao por esquentar motor.....
Dado do meu irmao (eroi) :P : um pouco de graxa e apertar em espiral .
Obrigado a tudos,

bacana00
27/07/2005, 17:44
Meu jipe com motor de Opala estava com o mesmo problema, priemiro troquei a tampa do radiador, parece que deu uma melhorada, mas na estrada continua aquecendo, só não joga mas a água pra fora, se não fica rbom agora vou ter que partir para a opção da junta...

bacana00
27/07/2005, 17:48
Ah, O cara da casa de radiadores me disse que meu radiador é do opala moderno e não dá conta de refrigerar o motor porque o sitema é diferente, eu na verdade farei mais uns testes para ver se isso é verdade ou não...
Acho que ele tá é afim de faturar uma comigo....

p.peleje
28/07/2005, 17:07
Já experimentou trocar de motor? Talvez assim acabe seus problemas.
Eu estou brincando mas é sério. Esse motor é muito limitado!!!

Esse é um dos vários problemas do BF 161.

Esse motor esquenta mesmo na estrada, pelo simples fato de ter pouco giro. Por exemplo se vc tiver a 80 km/h com pneus + ou - 31" e com relação original (8x43) e em marcha 1:1 vc estara mais ou menos a 3.000 rpm, sendo que este motor vai no máximo a 3800 rpm utilizáveis.

http://www.suzukioffroad.com.br/tecnica/calculator.php

Ou seja, vc está usando + ou - 70% de todo giro do motor sendo que o adequado pra uma velocidade de cruzeiro seria usar em torno 50% do giro.

Para vc amenizar esse problema, instale ventuinha elétrica.

O lance de jogar água pra fora do radiador é exatamente por isso, a pressão vai aumentando assim que aumenta a temperatura e isso ñ é problema do radiador. Já verificou a sua tampa do radiador? Se está com a pressão adequada?

[]s

Peleje

bacana00
28/07/2005, 19:02
Peleje,

Meu motor é de opala homem....

Bacana

bacana00
28/07/2005, 19:09
Peleje

Tava tentando brincar com os números, mas para variar tô usando uma métrica diferente
Meu Jite está com Câmbio 4m relação final 1x1, diferencial 8x43 e pneus 215x8x16, auql é a quivalencia desses oneus em polegadas...
Você sabe onde acho a curva de otrque e giro do motor so Opala???

p.peleje
28/07/2005, 19:26
Peleje,

Meu motor é de opala homem....

Bacana

Mas o do grengoo é bf, é sobre ele que citei.

[]s

Peleje

bacana00
28/07/2005, 19:30
Beleza, mas gostei do site, avi ajudar nos demais acertos.

p.peleje
28/07/2005, 19:40
Peleje

Meu Jite está com Câmbio 4m relação final 1x1, diferencial 8x43 e pneus 215x8x16, auql é a quivalencia desses oneus em polegadas...
Você sabe onde acho a curva de otrque e giro do motor so Opala???

Lá nesse calculator tabajara ele te faz o cálculo. Basta vc informar a medida de seu pneu. Ou vc mesmo mede a altura de seu pneu em centimetros e divide por 2,54. Essa será a medida de seu pneu em polegadas.

Agora pra vc fazer os cálculo de rpm, relações e outras coisas no calculator tabajara, basta informar o que ele pede. Segue exemplo na Imagem.

Usei exemplo de um cambio 5 marchas com relação final 0.7:1, diferencial original do jeep (43x8)= 5.38 e tcase= 1:1.

Scacca
29/07/2005, 10:02
Já experimentou trocar de motor? Talvez assim acabe seus problemas.
Eu estou brincando mas é sério. Esse motor é muito limitado!!!

:discordo:

Cabeçote é original ou rebaixou na retífica?

[]'s

Bob
29/07/2005, 11:56
Cabra,

No meu caso, as duas vezes que esquentou (tenho um BF161), o problema era o da correia. Acontece que ela parecia apertada, mas não estava muito e não fazia aquele barulho agudo quando patina.

Todavia, ao esquentar, ela afrouxava um pouquinho, patinando e aí a hélice do radiador não girava normalmente e o motor aquecia rapidinho.

Não custa tentar, aperta mais um pouco e testa. As vezes ficamos procurando pelo em ovo e a coisa pode ser simples.

Um abraco.

Pagani
29/07/2005, 12:07
AE !!

Bomba D'agua, já vi este problema... da uma olhada como está por dentro ...

T+

greengo
19/09/2005, 00:20
Troquei junta e comprei radiador original... Ficou 100%. Obrigado pela ajuda.

Pedro Freitas
19/09/2005, 09:50
AE !!

Bomba D'agua, já vi este problema... da uma olhada como está por dentro ...

T+

Concordo com o Pavani! :concordo:
Talvez sua bomba d'água precise de um reparo...
Se for isso é preferível comprar uma nova. o reparo acaba saindo quase o mesmo preço de uma nova. :wink:
Abraços

FIORENZA
17/02/2011, 15:21
Provalvelmente o cabeçote apresenta alguma trinca....

jeep fort
24/02/2011, 07:59
Devido a velocidade de rotação do motor, pode acontecer (aconteceu comigo) da mangueira de sucção de agua do radiado, geralmente a debaixo fechar, devido o "vacuo" criado pela bomba de agua. Sendo assim diminue a quantidade de agua que refrigera o motor, com isso almenta a temperatura.

Esperimente com o veiculo parado, dar uma acelerada, verificando se a mangueira nao esta "murchando". Se estiver, coloque uma mola no interior da mesma, ou troque por uma de material mais resistente.

jeep fort
24/02/2011, 08:00
se em baixa rotação o motor nao esquenta, é possivel, nao ser problema de cabeçote nem bomba dágua.

paesem520
24/02/2011, 21:49
Exatamente, se a junta foi pro saco esquenta mesmo na lenta, e ainda se tiver sorte o cabeçote não empenar, porque aí quando vc ligar o motor ele vai falhar como se tivesse as velas sujas.
O motor BF-161 é um bom motor, e ao contrário do que se pensa não tem problemas crônicos de aquecimento, os problemas acontecem sempre em periféricos, como bomba dágua, válvula termostática, correias, radiador entupido. Esse motor foi projetado para uso severo, quase agrícola, onde o giro muitas vezes ficava quase no limite e o veículo em baixa velocidade ou mesmo parado, não adianta culparmos o motor. Essa é minha opinião. Na estrada, rodando em velocidade compatível e estando tudo correto ele não vai te deixar na mão por aquecimento. Aliás qualquer motor e seus sistemas bem cuidados.
Abraço a todos.
Paese (defensor dos BF que não esquentam...rsrsrsrsr)

fabricio teco
28/02/2011, 10:23
É com muita satisfação que volto a postar aqui no fórum. E como de costume, lá vai pedido de ajuda. Finalmente peguei meu Jeep, que ficou muito show de bola, modéstia à parte.
Só que o bicho esquenta igual a um vulcão em erupção, rs. É o seguinte: o motor é de opala 4cc, três marchas. O marcador digital começa a piscar quando a temperatura chega em 90° - 100° C (segundo o fabricante, "sistema de segurança e alerta"), tanto em baixa velocidade, quanto em alta (o que esquenta mais). Quando o aquecimento é muito elevado, sinto um cheiro dentro do carro de água fervilhando, quase como cheiro de queimado, mas é aquele cheiro característico de água apagando fogo em um incêndio real. A ventoinha arma, então reduz um pouquinho a temperatura, mas continua na casa dos 100°.
Meu mecânico disse que é pq a ventoinha é de Vectra:pensativo::pensativo: e não aguenta o motor do Opala.

ALGUÉM PODE ME SOCORRER ANTES QUE O MEU JEEP TORRE GERAL.

Abraço a todos.

Mrossetim
11/03/2011, 13:36
No meu acontece a mesma coisa, já discuti isso mto aki no farum, mas cheguei a conclusão que a temperatura no sensor do termometro do opala 4cc é de 100°C, qdo na verdade a agua está a 90°C, acho que o sensor sofre interferencia dos metais do cabeçote, e pela proximidade da camara de combustão onde a temperatura passa MUITO dos 100°C.

Faça o teste, consiga um termometro de mercurio por exemplo, que chegue aos 100°C, coloca ele no radiador (no local da tampa), e compara a leitura do teu digital com este segundo termometro, vc vai ver que a agua está sempre 10°C abaixo do marcado no digital.

Outro test é compara a temperatura que o digital aponta com a temperatura de acionamento do termostado da ventuinha (vem escrito nele), vc vai ver que a ventuinha q era para ser acionada aos 87°C (por exemplo) vai acionar-se qdo o termometro digital apontar cerca de 97°C.

Essa questão nem o Leopoldo conseguiu ajudar, apenas levantamos hipoteses.

Julio Rebello
14/03/2011, 18:52
São produtos muito utilizados na industria Petrolífera.

TEQ DESCALEX
Limpador pó ácido seco formulado para remover ferrugem e incrustações.

Embalagem: 20 quilos.
Código: 220735TED.

TEQ DESCALING LIQUID
Ácido liquido que contém aceleradores de desincrustação, inibidores de corrosão e agentes umectantes.

Embalagem: 20 litros.
Código: 220736TED.

TEQ METAL BRITE
Solução líquida composta por antioxidantes e passivadores. É usado para remover ferrugem de qualquer superfície de aço, manchas de ferrugem no latão, cobre, superfície de alumínio, cerâmica, madeira. Além disso, contribui para a proteção de ferrugem nos metais antes de qualquer pintura ou aplicação de revestimento.

Código: 220737TED.

TEQ METAL BRITE H.D.
Detergente liquido composto que contem acido fosfórico e surfactantes não iônicos, utilizado para remoção de ferrugem e como polidor de superfícies.

Código: 220738TED.