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MARIO SERGIO
13/10/2003, 11:53
Pessoal ,

Depois de mais um trilha anfibia( trilha do brinquedo em Barra Mansa-RJ), e apesar de ter snorkel nos diferenciais dianteiros e traseiros, e de ter vedado a tampa com junta nova e silicone para alta temperatura, enfim apesar disto. Os diferenciais traseiros e dianteiros estao sendo contaminados com agua e lama.
Detalhe> Os retentores de rodas traseiras e retentores de cardan foram trocados estao novos.

Enfim, até onde sei nao era para entrar agua.....Ou era??????

[]s

Mario Sergio

Mauro B.
13/10/2003, 13:34
Oi Mario! :D

Se apesar de ter retentores em bom estado, se tudo não estiver CHEIO de graxa, a água entra mesmo....já acocnteceu comigo tbm! :wink:

[]'s

MARIO SERGIO
13/10/2003, 20:25
TUDO o que Mauro???

Nao é só vedar nao????

Hoje larguei a preguiça de lado e retirei as tampas dos diferenciais, drenamos tudo, lavamos com diesel, troquei as juntas e tome silicone para alta temperatura.
Além disto, instalei finalmente um snorkel da caixa de marcha também , e tome silicone na tampa. Deixo secar até amanha cedo, e aí vou completar ($$$$$$$$$)os óleos.

Mas enfim, onde está botando a graxa???


[]s

Mario Sergio


Oi Mario! :D

Se apesar de ter retentores em bom estado, se tudo não estiver CHEIO de graxa, a água entra mesmo....já acocnteceu comigo tbm! :wink:

[]'s

Eduardo Velo
13/10/2003, 20:44
Mario , tbm estou curioso sobre a graxa , tbm não entendi onde ela vai .
Como vc descobriu que estava com os diferenciais e câmbio contaminados ? , ao ver o nível ??

Abraços ...

13/10/2003, 21:11
Eu tenho no meu Samuca praticamente todos os retentores novos, e suspiros de diferenciais. Toda vez que fico muito tempo numa água (por exemplo, uns 5 mins) com o carro rodando a uma profundidade que cubra os eixos, eu tenho q trocar o óleo dos diferenciais e da caixa pq esses contaminam.

Falando com meu mecânico, ele disse que a água entra pelos retentores mesmo, apesar deles estarem novos. O diferencial atua dentro do eixo, quase como uma bomba de óleo, e quando a pressão da água esta grande por fora, ele puxa a água pra dentro.

O jeito é toda vez que ir a uma trilha checar os óleos para ver se eles não tao contaminados de água e ai prejudicar e talvez até quebrar sua caixa/diferenciais.

MARIO SERGIO
13/10/2003, 21:48
Eduardo, descobri logo que sai do rio ( tinha entrado para rebocar um colega e fiquei........... :lol: :lol:) com o motor ligado :D, mas fiquei uns 5 minutos e a favor da correnteza, como os pneus afundaram um pouco, nao tinha como sair, acelerava mas nada de rodar nenhuma roda, ai fui guinchado.... :cry:
Bem, logo que saí do rio , estranhei a alavanca de cambio, que ao passar a marcha, transmitia uma sensaçao ........, como vou explicar???Enfim, ao passar a marcha parecia que o cambio estava emborrachado ou lotado de graxa, enfim . Parei, pulei fora do jeep, tirei o bujao do nivel da caixa, e danou a sair água. Quando começou a sair algo parecido com o óleo..... :P Aí travei o bujao de novo , e fui que fui......Mas meio preocupado.
Hoje cedo, direto no mecanico, e drenamos tudo. Já tinha visto isto antes , mas só no diferencial dianteiro, de qualquer forma , costumo sempre verificar os óleos de caixa e diferencial.

Só uma coisa que me ocorreu hoje, acho que vale para todo mundo no caso do willys, nao deixem de acompanhar quando o frentista verifica o óleo de caixa , pois as misturas emboras oleosas nem sempre sao lubrificantes. O que vi sair hoje da caixa e diferenciais, apresentava Viscosidade, mas se confiasse em um frentista que entra debaixo de um jipe, tira um bujao, enfia o dedo ( OPPSSS ) na caixa e faz aquele famoso teste da viscosidade colando um dedo no outro . Provavelmente ele ia dizer..."Aí DR...........o oleo ta beleza......"

[]s agradecidos.

Mário Sérgio



Mario , tbm estou curioso sobre a graxa , tbm não entendi onde ela vai .
Como vc descobriu que estava com os diferenciais e câmbio contaminados ? , ao ver o nível ??

Abraços ...

Giovani
13/10/2003, 23:52
Os diferenciais traseiros e dianteiros estao sendo contaminados com agua e lama.
Detalhe> Os retentores de rodas traseiras e retentores de cardan foram trocados estao novos.

:D Grande Mário Sérgio!!!

:D Em uso extremo, entra água de qualquer jeito... Mas existem uns "macetes" para aumentar a vedação... :wink:
:D No eixo dianteiro, a água entra pelos munhões e pela borboleta da roda-livre, caso vc a tenha. Existem retentores nesses locais, mas servem mais para o pó do que para a água. Nos munhões, é possível encher de graxa. Mas com o tempo ela vai para os tubos do eixo, criando uma crosta. Uma vez à cada ano ou 2 desmonte e limpe! Mas vamos ao que interessa: pegue uma câmara de ar velha, de automóvel e corte um pedaço de +ou- 20 cm. Será preciso desmontar o cubo de roda. Enfie ela na ponta do eixo, parafusando uma das pontas, juntamente com o retentor do munhão. A outra ponta vc prende com uma abraçadeira no eixo. Dessa forma vc criou uma coifa para o munhão. Com o tempo e o uso ela vai rasgar, mas aí já se passaram muitos "naufrágios" sem contaminação... :wink:
:D Outra que dá pra fazer, é pôr um retentor em cima da porca redonda do cubo dianteiro, para que a água que, por ventura entre pela borboleta, não contamine a graxa dos rolamentos. É só usar o mesmo retentor que vai na parte de trás do cubo. Ele serve direitinho em cima da porca, mas fica com uma folga no cubo. Então basta pôr cola de junta, aquela preta da 3M, e esperar secar. O retentor se prende firmemente ao cubo, e gira sobre a porca redonda. Se as porcas e arroelas forem novas ou bem conservadas, não há o menor perigo de se soltarem! :wink:
:D No eixo traseiro, depende do modelo... Qual é o seu? É com uma porca na ponta do eixo ou é dos mais novos, que possui rolamento esférico? Sendo do último, vc pode pôr + 1 retentor na tampa da ponta de eixo, livrando o rolamento da água, e é claro, o diferencial... :wink:
[]'s

Mauro B.
13/10/2003, 23:54
TUDO o que Mauro??? Nao é só vedar nao????

Calma !!! :lol: :lol: :lol: Sim, é claro, é "só" vedar!!! 8)


Hoje larguei a preguiça de lado e retirei as tampas dos diferenciais, drenamos tudo, lavamos com diesel, troquei as juntas e tome silicone para alta temperatura.
Além disto, instalei finalmente um snorkel da caixa de marcha também , e tome silicone na tampa. Deixo secar até amanha cedo, e aí vou completar ($$$$$$$$$)os óleos.
Mas enfim, onde está botando a graxa???

Mário, acho que vc está tempo uma preucupação demasiada com a tampa do diferencial. :wink: Se tem uma juntinha em boas condições ou um desses silicones, fique mais calmo com relação á tampa! Procure por "S.O.S Urgente.." no menu pesquiza, lá indica o uso correto desse silicone! :wink:
Mário, vamos ver por onde a água pode entrar:
:arrow: pela tampa
:arrow: pelo respiro
:arrow: pelo eixo do cardan
:arrow: pelas duas pontas de eixo

Graxa??? Para substituir a junta da tampa não é! Dentro da mangueira do respiro não é! Para substituir o óleo de diferencial não é!...então sobram os lugares onde tem um eixo com rolamentos e retentores! Ou seu mecânico deixa eles á seco??? Tem que empapar de graxa. No eixo dianteiro é mais crítico, pois tem os munhões, que tem que estar com boa quantidade de graxa, e ainda com aquele vadador (que fica raspando na bolota) em bom estado! :wink:
Eu já enchi algumas vezes os diferenciais de água, a caixa uma vez e o motor uma vez. Coloquei os respiros mais altos. Não cheguei a mergulhar o motor outra vez. O respiro da caixa funcionou. Agora, para os diferenciais, o resultado não foi dos melhores... :cry: Mas daí um mecânico do Cassino/RS que só mexe em jipes deu a "receita" da graxa, e acho que foi muito boa, mas é difícil né...sempre entra um pouquinho uma hora, um pouquinho em outra... :)

A aparência do óleo misturado com a graxa é meio morrom ou beje, parace churriu de criança...bleaghhhh!!!!! :roll: E o cara só nota se abrir os bujões de enchimento e transbordar....e tbm pela coloração! :wink:

Desculpem não ter me explicado direito :oops:
[]'s

MARIO SERGIO
14/10/2003, 14:56
Mauro e Geovanni.

Obrigado pelas dicas, vcs estao certissimos, nao tem magica, se nao e pela tampa nem pelo suspiro, tem que ser nas pontas dos eixos.
Show de bola galera.
Mauro nada de desculpas por nao ter se explicado direito, so a boa vontade ja valeu.

Quanto a aparencia do oleo contaminado e isto mesmo parece m(&*%^&*^)erda de criança...rs....

Brigaduu mais uma vez.

E tome graxa e coifa nos munhoes.......Vou caprichar e parar de cismar que o jeep é um barco....rs.rs..rs.

Brincadeira,mas conforme mensagem anterior nas ultimas duas trilhas, entrei legal na agua, e na primeira nao deu para verificar pois logo depois da trilha tive que viajar.....Mas agora tá beleza jóia/


[]S AGRADECIDOS

MARIO SERGIO
CJ5 63




TUDO o que Mauro??? Nao é só vedar nao????

Calma !!! :lol: :lol: :lol: Sim, é claro, é "só" vedar!!! 8)


Hoje larguei a preguiça de lado e retirei as tampas dos diferenciais, drenamos tudo, lavamos com diesel, troquei as juntas e tome silicone para alta temperatura.
Além disto, instalei finalmente um snorkel da caixa de marcha também , e tome silicone na tampa. Deixo secar até amanha cedo, e aí vou completar ($$$$$$$$$)os óleos.
Mas enfim, onde está botando a graxa???

Mário, acho que vc está tempo uma preucupação demasiada com a tampa do diferencial. :wink: Se tem uma juntinha em boas condições ou um desses silicones, fique mais calmo com relação á tampa! Procure por "S.O.S Urgente.." no menu pesquiza, lá indica o uso correto desse silicone! :wink:
Mário, vamos ver por onde a água pode entrar:
:arrow: pela tampa
:arrow: pelo respiro
:arrow: pelo eixo do cardan
:arrow: pelas duas pontas de eixo

Graxa??? Para substituir a junta da tampa não é! Dentro da mangueira do respiro não é! Para substituir o óleo de diferencial não é!...então sobram os lugares onde tem um eixo com rolamentos e retentores! Ou seu mecânico deixa eles á seco??? Tem que empapar de graxa. No eixo dianteiro é mais crítico, pois tem os munhões, que tem que estar com boa quantidade de graxa, e ainda com aquele vadador (que fica raspando na bolota) em bom estado! :wink:
Eu já enchi algumas vezes os diferenciais de água, a caixa uma vez e o motor uma vez. Coloquei os respiros mais altos. Não cheguei a mergulhar o motor outra vez. O respiro da caixa funcionou. Agora, para os diferenciais, o resultado não foi dos melhores... :cry: Mas daí um mecânico do Cassino/RS que só mexe em jipes deu a "receita" da graxa, e acho que foi muito boa, mas é difícil né...sempre entra um pouquinho uma hora, um pouquinho em outra... :)

A aparência do óleo misturado com a graxa é meio morrom ou beje, parace churriu de criança...bleaghhhh!!!!! :roll: E o cara só nota se abrir os bujões de enchimento e transbordar....e tbm pela coloração! :wink:

Desculpem não ter me explicado direito :oops:
[]'s

Ian Moreira
14/10/2003, 16:05
Posso interligar o suspiro do diferencial dianteiro com o da caixa de transferência e o do diferencial dianteiro, tudo em uma mangueira só e levar para a frente do motor?
Há, e aliá,s existe outro suspiro que eu tenho de ligar(ou interligar), que eu esteja esquecendo?
Abraços







Como diz o Geovanni(mas no meu caso como sou novato)

Palpites, só de você tiver mais de 30 dias....
de trilha!!!

Giovani
14/10/2003, 17:41
Posso interligar o suspiro do diferencial dianteiro com o da caixa de transferência e o do diferencial dianteiro, tudo em uma mangueira só e levar para a frente do motor?
Há, e aliá,s existe outro suspiro que eu tenho de ligar(ou interligar), que eu esteja esquecendo?

:D Grande Ian!!!

:D Pode ligar os 3 sim! Uso assim sem problemas... 8)
:D No motor existem 1 ou 2 suspiros. Quando fôr para a trilha, passe um silicone na vareta do nível do óleo também. Veja onde está o suspiro do tanque do seu Jeep... Se estiver muito baixo, manguinha nele! :wink:
[]'s

Eduardo Chaves
14/10/2003, 18:03
Giovani,

Não tinha pensado no respiro do tanque, este tb pode ser ligado junto aos demais ??? Será necessário uma mangueira de diâmetro maior ??? Qual a medida ???

[]'s...

Giovani
14/10/2003, 18:35
Giovani,

Não tinha pensado no respiro do tanque, este tb pode ser ligado junto aos demais ??? Será necessário uma mangueira de diâmetro maior ??? Qual a medida ???

:D Grande Eduardo!!!

:D É melhor ligar separado... Uma manguinha de silicone de 5 ou 6mm é mais que suficiente! :wink:
[]'s

Mauro B.
09/03/2004, 00:46
Oi Giovani !!! :D

Finalmente encontrei esta mensagem! Já estava a um tempo procurando mas não achava....bom, vamos lá! :D


Mas vamos ao que interessa: pegue uma câmara de ar velha, de automóvel e corte um pedaço de +ou- 20 cm. Será preciso desmontar o cubo de roda. Enfie ela na ponta do eixo, parafusando uma das pontas, juntamente com o retentor do munhão. A outra ponta vc prende com uma abraçadeira no eixo. Dessa forma vc criou uma coifa para o munhão. Com o tempo e o uso ela vai rasgar, mas aí já se passaram muitos "naufrágios" sem contaminação... :wink:

Giovani, o método mais fácil de desmontar o conjunto é retirando os pinos mestres??? Tipo, se eu retirar os pinos, o conjunto todo (munhão-manga-cubo) sai inteiro??? Depois é só pegar e montar inteiro de novo, apenas colocando os pinos??? Eu estou perguntando isso pois eu nunca retirei um munhão...ainda mais com a manga e cubo montados nele! :roll:

[]'s

leopoldo
09/03/2004, 14:53
Boa tarde Mauro,

Sobre a água, eu acredito que seja muito possível da mesma estar entrando pelo retentor do diferencial pois o selo foi apenas feito para impedir que o óleo saia. Inclusive se você olhar o lábio do retentor verá um serrilhado formando uma hélice, para bombar o óleo para dentro.
E esse é o problema, como puxa o óleo para dentro, puxa água de fora para dentro. Ai também tem o efeito do resfriamento da carcaça quando mergulhada em agua fria que deve aumentar a depressão interna, piorandoa situação.

Note que no diferencial dianteiro o selo é diferente, de cor AZUL, para impedir que o óleo saia pois o cardã está virando ao contrário. Assim a hélice é invertida.

Um jeito seria colocar o selo do dianteiro no traseiro e vice versa; a água não entra, mas em contra partida, o óleo sai. è não dá para fazer assim.

Sobre os munhões, se tirar os pinos mestres, sai tudo junto inclusive pneu/roda e semi-eixo.

Só não se esqueça ao montar em fazer o ajuste que eu descreví no tópico "ajustando os rolamentos de roda e munhões".

Já que todos voces estão "tubando" os respiros, tenho uma sujestão:

Juntem todos os respiros num niple e coloquem, quem sabe, uma bomba manual de encher pneus ou bolas. Toda vez que foram passar transcursos d'água, pressurizem com umas 4 ou 5 bombadas.

leopoldo
09/03/2004, 14:54
Boa tarde Mauro,

Sobre a água, eu acredito que seja muito possível da mesma estar entrando pelo retentor do diferencial pois o selo foi apenas feito para impedir que o óleo saia. Inclusive se você olhar o lábio do retentor verá um serrilhado formando uma hélice, para bombar o óleo para dentro.
E esse é o problema, como puxa o óleo para dentro, puxa água de fora para dentro. Ai também tem o efeito do resfriamento da carcaça quando mergulhada em agua fria que deve aumentar a depressão interna, piorandoa situação.

Note que no diferencial dianteiro o selo é diferente, de cor AZUL, para impedir que o óleo saia pois o cardã está virando ao contrário. Assim a hélice é invertida.

Um jeito seria colocar o selo do dianteiro no traseiro e vice versa; a água não entra, mas em contra partida, o óleo sai. è não dá para fazer assim.

Sobre os munhões, se tirar os pinos mestres, sai tudo junto inclusive pneu/roda e semi-eixo.

Só não se esqueça ao montar em fazer o ajuste que eu descreví no tópico "ajustando os rolamentos de roda e munhões".

Já que todos voces estão "tubando" os respiros, tenho uma sujestão:

Juntem todos os respiros num niple e coloquem, quem sabe, uma bomba manual de encher pneus ou bolas. Toda vez que foram passar transcursos d'água, pressurizem com umas 4 ou 5 bombadas.

du
09/03/2004, 14:58
Leopoldo,

Será que poderia ligar a mangueira dos respiros em algum ponto do escapamento ? Seria pressão demais ou de menos ? O calor criaria problema ?

Abraços Du.

regis
09/03/2004, 16:34
Boa tarde Mauro,
Juntem todos os respiros num niple e coloquem, quem sabe, uma bomba manual de encher pneus ou bolas. Toda vez que foram passar transcursos d'água, pressurizem com umas 4 ou 5 bombadas.

Interessante a ideia gostei... mas o respiro nao eh justamente para lidar com as diferencas de temperatura, que geram a criacao de vacuo la dentro?

Imagino que se pressurizar direito, o que vai acontecer eh a pressao alterar quando pegar agua... mas se nao pressurizar direito o que acontece?

Abracos

Giovani
09/03/2004, 21:01
Giovani, o método mais fácil de desmontar o conjunto é retirando os pinos mestres??? Tipo, se eu retirar os pinos, o conjunto todo (munhão-manga-cubo) sai inteiro??? Depois é só pegar e montar inteiro de novo, apenas colocando os pinos??? Eu estou perguntando isso pois eu nunca retirei um munhão...ainda mais com a manga e cubo montados nele! :roll:

:D Grande Mauro!!!

:D O Leopoldo já respondeu... :wink:
[]'s

Adriano Appel
09/03/2004, 22:10
E aí pessoal!

:shock: Agora realmente eu me embananei todo.Estava já eu feliz da vida com todo meu conjunto de mangueiras , braçadeiras, conectores, panela de pressão de PVC feita segundo as preciosas dicas aqui do forum só faltando conectar tudo no lugar e ajeitar a conexão no snorkel quando me deparo com a orientação de criar pressão positiva nos diferenciais? Me desculpem a ignorância pois entendo mesmo é da "máquina humana", mas afinal se ligar no snorkel cria pressão negativa e se bombar ar para dentro cria positiva...qual a melhor opção?????
Aproveitando , alguém pode me dizer onde fica o bendito respiro do motor de Opala 4 cc e o da caixa da C-20 4 marchas?
Mangueira de silicone de 6 mm é uma boa opção para este " circuito" ou fica esgoelado? Seria melhor mais grossa ou talvez do tipo com trama interna, mais rígida??

Abraços confusos.

Mauro B.
09/03/2004, 23:47
Valeu leopoldo e pessoal ! :D Eu queria mesmo saber isso, se na prática não haveria algum restringimento! Que bom que não! :D


Juntem todos os respiros num niple e coloquem, quem sabe, uma bomba manual de encher pneus ou bolas. Toda vez que foram passar transcursos d'água, pressurizem com umas 4 ou 5 bombadas.

Legal a idéia! É só mandar o zequinha bombear! :lol:



...mas afinal se ligar no snorkel cria pressão negativa e se bombar ar para dentro cria positiva...qual a melhor opção?????

Oi Adriano ! :D

Vc iria ligar todos os respiros no snorkel? Eu particularmente não acho legal, pois vc vai estar 'ajudando' a água a entrar....com a bomba do Leopoldo, é ao contrário: estarás 'ajudando' ela a não entrar! :wink: Mas se vc quiser ligar no snorkel mesmo assim, ligue antes do filtro de ar! :shock:

[]'s

Adriano Appel
10/03/2004, 17:13
Me desculpem os mais entendidos se insisto no assunto , mas é que estou em dúvidas. O amigo Giovanni no Tópico Snorkel diz:
" Sim, é preciso instalar snorkel nos diferenciais e caixa de câmbio. Não adianta nada ter um Snorkel só para o filtro de ar, pois quando vc sair da água terá contaminado o óleo de tudo. Substitua os suspiros por bicos e ponha mangueiras até o filtro de ar. Os suspiros do motor também devem ser ligados no filtro de ar ".
Eu pessoalmente , entendo o principio do vácuo no distribuidor "bem vedado" para evitar a condensação de água, mas concordo que pressão negativa na caixa e diferenciais que não tem vedação perfeita funcionaria como um "aspirador" de água e lama , piorando a pressão negativa criada pelo resfriamento súbito na água. Não seria melhor deixar simplesmente os respiros em local inacessível à água? Me perdoem os entendidos se estiver dizendo besteira...

Abraços

leopoldo
10/03/2004, 21:41
É , mas ainda tem o problema do retentor ser uma pequena bomba de óleo, no caso água.

É importante vocês lembrarem que os retentores do motor....polia dianteira e mancal trazeiro também apresentam as mesma características e já ví uns 2 motores OHC engulirem lama até travar tudo.

Então, para a turma que gosta de atravessar rios, só se preocupe com a água, mas o pessoal do lamaçal........isso destroi tudo.

É preferível a pressurização, mas lógico, só na travessia dos mares.(água ou lama). Não é para pressurizar o tempo todo não.

No caso dos motores, o certo seria para atravessar transcursos lamacentos ou aguados, desconectar e tampar a ventilação positiva do carter, no mínimo, pois o carter está sempre em depressão pela força do vácuo gerado no coletor, digo, pelos pistões.

Beto Lacerda
31/05/2004, 17:52
e isso aqui novo respiro (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=40752) funciona ??? vi na fenajeep, o fabricante tava lá , é bem interessante , é das "industrias FES " :lol: aquele que faz o kit de molas , freio hidraulico , etc.
sera que funciona , me pareceu muito pratico .
[]'s

akio nishikawa
21/11/2007, 17:59
Eu tenho no meu Samuca praticamente todos os retentores novos, e suspiros de diferenciais. Toda vez que fico muito tempo numa água (por exemplo, uns 5 mins) com o carro rodando a uma profundidade que cubra os eixos, eu tenho q trocar o óleo dos diferenciais e da caixa pq esses contaminam.

Falando com meu mecânico, ele disse que a água entra pelos retentores mesmo, apesar deles estarem novos. O diferencial atua dentro do eixo, quase como uma bomba de óleo, e quando a pressão da água esta grande por fora, ele puxa a água pra dentro.

O jeito é toda vez que ir a uma trilha checar os óleos para ver se eles não tao contaminados de água e ai prejudicar e talvez até quebrar sua caixa/diferenciais.
Acho que sei o porque da entrada da agua pelos retentores,mesmo sendo novos.: O labio do retentor comum, ou seja, modelos BR,BA, B ou BRG (referencia Sabo)somente vedam de fora pra dentro, ou seja, somente vedam a saida do oleo devido ao desenho dos labios, feitos exatamente para essa funçao. Pra que nao ocorra a saida do oleo e a entrada da agua, teria que se colocar o modelo se nao me engano eh o modelo BRO.Qual o retentor de dupla vedação?
R. É aquele chamado BRO, que possui duas molas, ao contrário do que muitos aplicadores acreditam, não é o retentor que possui uma vedação principal e outra auxiliar. ( http://www.sabo.com.br/si/site/1002?idioma=portugues) . Utilizando-se esse retentor, creio que o problema estara solucionado, vale lembrar que a agua pode entrar tambem pelas juntas ou mesmo pelo eixo que passa pelos labios do retentor, se esse (eixo) conter desgaste, estrias ou calosidades. Existe tambem o problema de se encontrar no mercado esse retentor, pois este modelo nao eh muito comum.Procure tambem os fornecedores de retentores industriais. Pra se dimenssionar corretamente o retentor, mede-se com um paquimetro de precisao o eixo (local exato onde os labios do retentor deverao tocar) essa medida vai equivaler ao diam. interno no catalogo, mede-se o alojamento (equiv. diam.externo no catalogo) e a espeçura ou largura do retentor (equivale a altura do retentor no catalogo). Bom, pelo que entendo de retentores e vedaçao eh mais ou menos isso.. Qq. coisa estou a disposiçao pra ajudar no que eu puder, e se estiver ao alcance do meu limitado conhecimento. Abraço a todos! Akio

leopoldo
21/11/2007, 20:43
Vc está correto no uso teórico do retentor de lábio duplo, porém é necessário verificar se há espaço físico para estas montagens pois geralmente esses retentores são mais largos.

Nos casos em que eu já havia pensado, os retentores eram mais largos que os alojamentos.

akio nishikawa
22/11/2007, 09:41
Teorico e pratico.

Existem as opçoes industriais, que oferecem diversos tamanhos e alturas.Ja vi aqui em minha loja,retentores duplos (nao me refiro aos que tem o guarda po (modelo BRG) confundido com retentores duplos) com altura ou espeçura maxima de 7mm, modelo industrial com mola em aço inox. Vou procurar algum pra tentar adaptar em minha F.