PDA

Ver Versão Completa : Suzuki Samurai - CJ



Jeanilson
05/07/2005, 18:36
Grande ALL,

Como não dá mais para chamar a minha viatura de "originalzinho", resolvi abrir um tópico para o meu Jipe. O Suzuki Samurai CJ.

Segue abaixo os dados da viatura:

:arrow: Motor Suzuki Original 1.3 L
:arrow: Coletor de escape dimensionado 4x1 Truck
:arrow: Caixa de transferência Suzuki (Suzuki Samurai 1992)
:arrow: Kit de Redução X-Crawler 4.16
:arrow: Snorkel Todo Terreno
:arrow: Protetor de tanque RC4x4
:arrow: Protetor de caixa de transferência RC4x4
:arrow: Engate de reboque tipo exportação Keko
:arrow: Body Lift de 1" RC4x4
:arrow: GPS Garmin GPSmap 176
:arrow: Rádio VHF Icom IC-2100H
:arrow: Rádio PX Maxon MCB-30
:arrow: Quebra-mato RC4x4
:arrow: Guincho Work 9000
:arrow: Faróis de Milha (com lâmpadas de 100W)
:arrow: 4 Amortecedores HDS 9102
:arrow: Molas especias, 4" maiores do que as originais
:arrow: Kit de suspensão de 4", com apoio para os amortecedores dianteiros e correção das barras Panhard
:arrow: Rodas 15" x 7" (offset -12mm) Mangels
:arrow: Pneus Scorpion Mud 30" x 9,5" Pirelli

Breve:
:arrow: Rodas 15" x 8" (offset -25mm) Mangels
:arrow: Pneus MT 31" x 10,5"

Abaixo tem umas fotos da viatura em um teste da nova suspensão:
Só não subi mais porque acabou o morro e a suspensão ainda tinha curso para abrir... :mrgreen:

Também tenho um site mostrando essas modificações em detalhes e as trilhas que fá fiz com ele. É só acessar o site Saindo da Estrada (http://paginas.terra.com.br/lazer/saindodaestrada/).

samukanvas
05/07/2005, 18:55
Grande Jeanilson!!!! :D

Até que enfim rapaz.... tava esperando as fotinhas!!! :wink: Ficou muito legal, bem equilibrado, mesmo com guincho na frente! Só uma pergunta: pra tirar essas fotos vc tirou fora a barra estabilizadora ou não?


Amigo, vou medir a altura do samukanvas... ele tá na oficina e eu tô sem tempo.... :oops:

Henanh
05/07/2005, 18:57
Opa, jah conhecia o seu samurai, navegando através do seu site a um tempo atras...

Esses amortecedores HDS, só se encontra se importar? To atrás de amortecedores novos... não agora de imediato... mas jah to pesquisando... o meu samurai eh original, acredito que o jumelo dele seja diferente, mas nada de absurdo...


[]´s

samukanvas
05/07/2005, 19:02
Outra pergunta jeanilson: Qual a diferença com e sem o coletor de escape da truck? Eu comprei 1, tá aqui do meu lado fazendo companhia... falta instalar :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Jeanilson
05/07/2005, 19:09
Grande Jeanilson!!!! :D

Até que enfim rapaz.... tava esperando as fotinhas!!! :wink: Ficou muito legal, bem equilibrado, mesmo com guincho na frente! Só uma pergunta: pra tirar essas fotos vc tirou fora a barra estabilizadora ou não?


Amigo, vou medir a altura do samukanvas... ele tá na oficina e eu tô sem tempo.... :oops:

Samukanvas,

Não tirei a barra estabilizadora, já que uso a viatura do dia-a-dia :wink: . Ela está no lugar, só as bieletas foram redimensionadas para a nova configuração da suspensão. Como mostra a foto abaixo (eu acho :oops: ):

[]'s esguidos e torcidos

samukanvas
05/07/2005, 19:16
Jeanilson, se desconectar a barra fora vai ganhar mais curso ainda, mas só nas trilhas. No asfalto é problema! :wink: Antes de desconectar, faz amizade com um bom lanterneiro, porque os pneus pegam no paralamas dianteiro e amassam uma pequena aba que fica de fora...... os meus já sofreram isso :oops:

Henanh
05/07/2005, 19:19
Samukanvas...

Com o coletor dimensionado se ganha algo em torno de 5 CV e também deixa com um ronco mais bonito! vale a pena instalar... O ponto contra acredito que seja o consumo, mas bem pouco...


[]´s intrometidos

samukanvas
05/07/2005, 22:31
Samukanvas...

Com o coletor dimensionado se ganha algo em torno de 5 CV e também deixa com um ronco mais bonito! vale a pena instalar... O ponto contra acredito que seja o consumo, mas bem pouco...


[]´s intrometidos

Henanh, vc tem tb? Tava querendo saber a faixa de torque... :roll: Tipo, se ele fica mais lento na saida até uns 3000rpm.... :wink:

Jeanilson
06/07/2005, 11:17
Samukanvas...

Com o coletor dimensionado se ganha algo em torno de 5 CV e também deixa com um ronco mais bonito! vale a pena instalar... O ponto contra acredito que seja o consumo, mas bem pouco...


[]´s intrometidos

Henanh, vc tem tb? Tava querendo saber a faixa de torque... :roll: Tipo, se ele fica mais lento na saida até uns 3000rpm.... :wink:

Comigo após instalar o coletor eu notei que o torque só piorou em baixa rotação com o motor ainda frio. depois de aquecido é só alegria em qualquer rotação.

Dizem que o consumo piora um pouco (é como diz o Bill, não tem almoço grátis). Só que já coloquei tanta tralha nele que piora o consumo que o coletor nem faz diferença... :lol:

[]'s

Jeanilson
06/07/2005, 11:38
Jeanilson, se desconectar a barra fora vai ganhar mais curso ainda, mas só nas trilhas. No asfalto é problema! :wink: Antes de desconectar, faz amizade com um bom lanterneiro, porque os pneus pegam no paralamas dianteiro e amassam uma pequena aba que fica de fora...... os meus já sofreram isso :oops:

Samukanvas,

Estou pensando em fazer no futuro algo para poder desconectar a barra nas trilhas. Por enquanto é só idéias...

Estou sabendo do problema dessas abas, valeu :wink: !!

Henanh
06/07/2005, 12:44
Samukanvas...

Com o coletor dimensionado se ganha algo em torno de 5 CV e também deixa com um ronco mais bonito! vale a pena instalar... O ponto contra acredito que seja o consumo, mas bem pouco...


[]´s intrometidos

Henanh, vc tem tb? Tava querendo saber a faixa de torque... :roll: Tipo, se ele fica mais lento na saida até uns 3000rpm.... :wink:


Esse negocio de torque, faixa de torque, eu não entendo nada... aproveito até para tirar uma grande dúvida:
Uma coisa que eu vejo DIRETO no forum eh: "torque em baixa eh primordial para o offroad..." Não consegio entender... eu pensava que com o motor mais cheio era melhor...

[]´s

samukanvas
06/07/2005, 13:08
Samukanvas,

Estou pensando em fazer no futuro algo para poder desconectar a barra nas trilhas. Por enquanto é só idéias...

Estou sabendo do problema dessas abas, valeu :wink: !!

Graaaande Jeanilson, :D


Não recomendo nada do tipo porca borboleta e nenhum pino na ponta da barra, se fizer muita trilha com lama e pedra, arranca fora. Eu entro debaixo do carro e tiro as duas porcas, deixando-aAaAaAaAa solta. :wink:



Esse negocio de torque, faixa de torque, eu não entendo nada... aproveito até para tirar uma grande dúvida:
Uma coisa que eu vejo DIRETO no forum eh: "torque em baixa eh primordial para o offroad..." Não consegio entender... eu pensava que com o motor mais cheio era melhor...

A melhor pessoa pra te explicar isso (torque e potência) da maneira mais completa e engraçada é o sukys. Manda uma mp pra ele, mas se prepara porque ele explica timtim por timtim, então é bom ter um dicionário com vc :lol: :lol: :lol:.

Beto Lacerda
06/07/2005, 13:51
Samukanvas,

Estou pensando em fazer no futuro algo para poder desconectar a barra nas trilhas. Por enquanto é só idéias...

Estou sabendo do problema dessas abas, valeu :wink: !!

Graaaande Jeanilson, :D


Não recomendo nada do tipo porca borboleta e nenhum pino na ponta da barra, se fizer muita trilha com lama e pedra, arranca fora. Eu entro debaixo do carro e tiro as duas porcas, deixando-aAaAaAaAa solta. :wink:

olha essa ideia http://www.uor.com.br/dicas/conector_barraestab.htm os pinos ficam longe de raspar em algo ...
[]'s

Fabil
06/07/2005, 18:53
Jeanilson..
bacana a suspensao... ma diga-nos.. fica boa mesmo.. sem shimmys, a estabilidade no asfalto ficou boa ?.. já fez alguma trilha em que antes vc ralou p/ passar e agora foi na manha ?

Jeanilson
06/07/2005, 20:02
Jeanilson..
bacana a suspensao... ma diga-nos.. fica boa mesmo.. sem shimmys, a estabilidade no asfalto ficou boa ?.. já fez alguma trilha em que antes vc ralou p/ passar e agora foi na manha ?

Fala, Fabil.

Trilha até agora não tive a chance de fazer (tô doidim prá isso... :twisted: ), mas no asfalto a viatura parece original, sem shimming ou desvios (a 80km/h em linha reta eu consigo andar sem por as mão no volante, se serve de comparação). Só nas curvas é que ele está inclinando um pouco mais do que antes, mas vou ver se com rodas de off-set mais negativo eu resolvo ou minimizo isso.

[]'s

samukanvas
06/07/2005, 23:46
olha essa ideia http://www.uor.com.br/dicas/conector_barraestab.htm os pinos ficam longe de raspar em algo ...
[]'s

Betão,

Idéia muito boa, inclusive andei pensando em mudar :roll: :P

Porque o encaixe quadrado ia ter que ser soldado com a barra no carro e o carro num piso zerado, entende? Tem que ser piso de balança de carro de corrida. O mesmo pra encaixar depois da trilha, e toma paulada pra fazer o [] andar cheio de barro (só em piso zerado). Se fizer com um tubo redondo, em vez de quadrado, colocar o tubo na posição seria mole, o encaixe tb. É só alguém levantar ou baixar o carro, na mão mesmo pelo parachoque, só o necessário pra passar o pino que trava (alinhar os buracos :oops: ), o que vc acha? Falei m?

Beto Lacerda
07/07/2005, 09:52
o que vc acha? Falei m?

acho que os pinos deverão ser bem reforçados neste caso , mas seu raciocinio tem logica só testando mesmo ...
[]'s

Jeanilson
07/07/2005, 13:05
Betão,

Idéia muito boa, inclusive andei pensando em mudar :roll: :P

Porque o encaixe quadrado ia ter que ser soldado com a barra no carro e o carro num piso zerado, entende? Tem que ser piso de balança de carro de corrida. O mesmo pra encaixar depois da trilha, e toma paulada pra fazer o [] andar cheio de barro (só em piso zerado)...

Samukanvas,

Também vi essa desvantagem. É só o jipe estar um pouquinho torto que já era o encaixe... :pensativo:


...Se fizer com um tubo redondo, em vez de quadrado, colocar o tubo na posição seria mole, o encaixe tb. É só alguém levantar ou baixar o carro, na mão mesmo pelo parachoque, só o necessário pra passar o pino que trava (alinhar os buracos :oops: ), o que vc acha? Falei m?

O tubo quadrado seria para não forçar os pinos e os buracos na barra, senão de um furo logo logo teríamos um oval para encaixar os pinos, com uma folga enooooorme na barra. :shock:

[]'s estabilizados por enquanto...

samukanvas
07/07/2005, 14:07
O tubo quadrado seria para não forçar os pinos e os buracos na barra, senão de um furo logo logo teríamos um oval para encaixar os pinos, com uma folga enooooorme na barra. :shock:

[]'s estabilizados por enquanto...

Graaaaande Jeanilson,

Jean (Apelido de Jeanilson) + Samurai CJ (CJ = Willys) = Jean Willys do Big Brother :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Brincadeiras a parte, agora que vc falou isso, eu tb acho que criaria uma folga tb. Do mesmo jeito que criaria folga, só que menor e mais demorada, quando se faz o quadrado :roll: . O ideal seria uma coisa do tipo tubo estriado por dentro e uma manha muito boa de saber o melhor encaixe na barra com o carro em piso liso. Aí ia demorar uma eternidade ter folga. Poderia fazer o seguinte: o tubo soldado na barra teria que ter uma parede bem grossa (5mm) e ser de um tipo de aço estupidamente forte. Os pinos podem ser vagabundos mesmo. Conforme a folga vai sendo criada, troca (merreca cada um). Mesmo assim, a folga na barra estabilizadora não seria uma coisa tão grande a ponto de sentirmos diferença. Acho que ia ser mais o barulho mesmo :wink: (ninguém aqui vai correr de samurai em autódromo vai? :? )

A coisa mais importante a ser considerada, não importando o formato do tubo, seria que se criaria um ponto de quebra (solda do tubo, pino etc) no meio da barra e se estiver a uns 100 no meio de uma curva "pendurado" é capaz de criar um acidente. Fora a vibração que deve fazer quando se cria a folga. Toda a curva sentir vibração no volante não deve ser muito bom pro carro, nem pra gente. Esse é o principal motivo porque eu não cortei minha barra ainda e me cago toda vez que faço trilha, colocando e tirando a barra. (normalmente eu fico mais sujo que o carro :parede: )

Jeanilson
07/07/2005, 14:43
Jean (Apelido de Jeanilson) + Samurai CJ (CJ = Willys) = Jean Willys do Big Brother :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Jean do BBB :?: É ruim, hein? :discordo:

Se pelo menos eu tivesse a grana que ele ganhou do BBB... :roll: :mrgreen: :mrgreen:

[]'s sem os 500 mil no bolso... :cry:

Jeanilson
13/07/2005, 18:12
Grande All,

Finalmente neste fim de semana fiz a trilha de estréia da nova suspensão do CJ. :dance:

Como aqui em Brasília está seco, fizemos uma trilha basicamente com erosões. As impressões que eu tive foram:

:arrow: O conforto do jipe melhorou, apesar de não ser tido o ponto principal do projeto. 8)

:arrow: Nas erosões o jipe consegue ter mais tração, já que as rodas descem mais do que antes. Como eu fiz a trilha junto com um Samurai original, nos pontos em que ele ficava com as rodas no ar, perdendo a tração, eu conseguia passar numa boa. Paceria jipe com bloqueio... :mrgreen:

Resumindo: a suspensão está aprovada!

[]'s

Fabil
15/07/2005, 08:57
Jeanilson...
olhando as novas fotos no sei site, reparei o seguinte;
na barra estabilizadora, vc fez um "extensor" p/ a fixacao, será que do jeito que está, nao vai agarrar nos obstaculos ( um barranco/pedras), imagino que o certo ali seria fazer uma nova barra estabilizadora sob medida p/ usar a fixacao junto ao chassis, certo ? seria muito caro uma nova barra ?

outro detalhe, como vc aumentou a suspencao em 5pol, nao corre o risco da luva do carda soltar ( ou ficar muito na ponta) quando os eixos estiverem totalmente abertos ? ou vc fez um espacador ?

cara.. me descuple se eu estou "pentelhando" sua adaptacao, mas é que eu achei bacana e quem sabe eu nao aproveito suas ideias e experiencias p/ aplica-las ao meu samurai ? hehehhehe



T+

Jeanilson
15/07/2005, 12:13
Jeanilson...
olhando as novas fotos no sei site, reparei o seguinte;
na barra estabilizadora, vc fez um "extensor" p/ a fixacao, será que do jeito que está, nao vai agarrar nos obstaculos ( um barranco/pedras), imagino que o certo ali seria fazer uma nova barra estabilizadora sob medida p/ usar a fixacao junto ao chassis, certo ? seria muito caro uma nova barra ?

outro detalhe, como vc aumentou a suspencao em 5pol, nao corre o risco da luva do carda soltar ( ou ficar muito na ponta) quando os eixos estiverem totalmente abertos ? ou vc fez um espacador ?

cara.. me descuple se eu estou "pentelhando" sua adaptacao, mas é que eu achei bacana e quem sabe eu nao aproveito suas ideias e experiencias p/ aplica-las ao meu samurai ? hehehhehe



T+

Oi Fabil,

Realmente a barra estabilizadora ficou um pouco baixa, mas até agora não senti que agarra tanto nas trilhas assim. Já pensei em fazer uma barra nova, mas seria uma que pudesse desconectar nas trilhas e reconectar facilmente no asfalto. Tô pensando no assunto... :pensativo:

Sobre os eixos não vi a necessidade de espassadores. Já que como a suspensão rotaciona sobre os braços, na verdade os cardãs acabam "dobrando" mas do que esticando. Pelo menos já estiquei bastante o jipe e até agora nenhum problema.

Fique a vontade para "pentelhar" a vontade, Fabil :wink: . Toda sugestão é bem vinda! :concordo:

Jeanilson
08/08/2005, 11:42
Grande All,

nova fotos, agora com os pneus 31"

[]'s

samukanvas
08/08/2005, 11:54
Grande jeanilson, onde vc comprou essas "pestanas" pro fender? 8)

Jeanilson
08/08/2005, 20:13
Grande jeanilson, onde vc comprou essas "pestanas" pro fender? 8)

Fala, Samukanvas!

Essas "pestanas" eu comprei em Brasília, mesmo. São fenders de borracha para os Willys. Como são flexíveis, é só fixar nos paralamas e cortar o excesso. :wink:

[]'s

samukanvas
08/08/2005, 20:16
Tipo esses que vende na donatti? :pensativo: Ficou legal.... tava querendo colocar no meu por causa DOZOMI... :roll:

Jeanilson
08/08/2005, 20:31
Tipo esses que vende na donatti? :pensativo: Ficou legal.... tava querendo colocar no meu por causa DOZOMI... :roll:

Esses mesmo! E foi justamente por causa DOZOMI que os coloquei. :wink:

[]'s

andre4x4
09/08/2005, 17:57
Fala jeanilson,



estes fender aí de Cj são fixados no fender original com furação/ parafusos ou só com cola/fita?

Abs,
andré 4x4

Jeanilson
09/08/2005, 18:55
Fala jeanilson,



estes fender aí de Cj são fixados no fender original com furação/ parafusos ou só com cola/fita?

Abs,
andré 4x4

Fala, Andre4x4.

Os fenders são fixados com furação e parafuso, sim. Também podem ser colocados com rebites, depende do instalador.

[]'s

Fabil
24/08/2005, 18:10
Jeanilson...

vc recebeu meu email que lhe passei sobre o parachoque traseiro de aço p/ samurai ?
T+

julianor
24/08/2005, 20:19
Jeanilson....estes pneus são zero KM ou Remold ? :pensativo:

Jeanilson
25/08/2005, 09:21
Jeanilson...

vc recebeu meu email que lhe passei sobre o parachoque traseiro de aço p/ samurai ?
T+

Recebi sim, Fabil.

Só que por agora infelizmente não vai dar por motivos financeiros :stop:

Obrigado mesmo assim. :concordo:

[]'s

Jeanilson
25/08/2005, 09:25
Jeanilson....estes pneus são zero KM ou Remold ? :pensativo:

Oi Julianor, tudo bem?

Esses pneus são novos, sim. São os Saveiro MT da GT radial. Para o que eu faço estão servindo muito bem, são silenciosos no asfalto e custam metade do preço de um Wrangler MT/R da mesma medida. 8)

[]'s econômicos.

Samurai_MOA
08/09/2005, 17:46
Muito legal teu samuca! Parabens!

SmootH_
08/09/2005, 19:16
muito legal!!!! bonito samuca
trilhas secas são muito legais tambem
abraço!!

Jeanilson
09/09/2005, 20:59
Muito legal teu samuca! Parabens!

muito legal!!!! bonito samuca
trilhas secas são muito legais tambem
abraço!!
Obrigado, Valeu! :concordo:

Jeanilson
09/09/2005, 21:05
Grande All,

Vendo algumas fotos antigas achei umas fotos do CJ tiradas quando eu o comprei. Achei interessante postar uma aqui para mostrar a "evolução" da viatura.

[]'s

Henanh
10/09/2005, 00:21
HEhehe, leva um vida bem mais interessante agora...


abraço

Rafael_Reis
10/09/2005, 03:23
Grande All,

Vendo algumas fotos antigas achei umas fotos do CJ tiradas quando eu o comprei. Achei interessante postar uma aqui para mostrar a "evolução" da viatura.

[]'s

Errrr........ o q seria esta suspensão rock crawling?
Li o mesmo termo numa 4x4 & Porcaria se referindo a um samuca verde helicoidal (com guincho de ATV) "preparado para topar qualquer enchente"!!! :putz:
Pergunto pq do q eu conheço de uma suspensão "rock crawling" tem alguma coisa errada nessa ai... :pensativo:
Ta parecendo mais uns calços nas molas.... :mrgreen: :parede:

Abração,

Jeanilson
10/09/2005, 13:07
Errrr........ o q seria esta suspensão rock crawling?
Li o mesmo termo numa 4x4 & Porcaria se referindo a um samuca verde helicoidal (com guincho de ATV) "preparado para topar qualquer enchente"!!! :putz:
Pergunto pq do q eu conheço de uma suspensão "rock crawling" tem alguma coisa errada nessa ai... :pensativo:
Ta parecendo mais uns calços nas molas.... :mrgreen: :parede:

Abração,

Fala, Rafael. Seja bem vindo! :concordo:

Pois é justamente essa suspensão da Revista, mesmo, que eu instalei no CJ, e é muito mais do que calços nas molas originais.

A suspensão é basicamente formada por molas maiores, feitas especialmente para isso, e amortecedores especiais (que no meu caso foram os HDS), com uma nova configuração na frente (os amortecedores ficaram por fora das molas) e com a correção dos ângulos de carter e das barras Panhards. Com tudo isso a viatura ganhou 5" de altura só na suspensão.

Agora o nome "Rock Crawling" foi o pessoal que desenvolveu essa suspensão quem a batizou :roll: .

Agora em relação ao desempenho da suspensão em um teste de rampa, mostrado nas fotos abaixo, a viatura subiu tanto quanto um Samurai feixudo com SPOA (que fez esse teste antes do CJ, só não tenho as fotos), e olha que o CJ estava com a barra estabilizadora instalada, se eu a tirasse com certeza ele subiria mais ainda. :mrgreen:

A propósito, Rafael, como vai a reforma do Cabrito?

[]'s curiosos.

Rafael_Reis
10/09/2005, 20:36
Huuuuuuuummmmmmmmmm... :pensativo:

Ao q parece pela foto, é quase isso...
A "correção de cáster" é feita por aquele bloco entre o suporte do braço e o chassi, e de resto é um suporte de amortecedor. Na teoria é tudo deslocado para baixo assim o angulo de trabalho dos braços fica mais favorável, apesar de ficarem mais próximos do chão. Deve ter uma correção na panhard tambem para mantê-la na inclinação original.
O resultado realmente parece bom, MAS será q compensa?
Olha na foto anexa o trabalho de uma suspensão de samuca helicoidal original.

BTW, não to criticando, to só analisando ok? :concordo:

Quanto ao Cabrito, novidades só ano q vem... :twisted:

Abração,

samukanvas
10/09/2005, 20:43
Faaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaala Presidente!!!! :dance: :dance:

Essa sua suspensão ficou muito legal heim.... mas eu tenho quaaaaase certeza que vc esqueceu de tirar a estabilizadora pra essas fotos né? :lol:

Agora essa barriguinha nas molas num tem jeito né? as da frente e de tras ficam sempre grávidas... :shock: Iguais as minhas... :parede:

Desenvolví :P umas molas novas pro meu carro.... cara... como mudou... já andou de landau? Opalão? tá assim..... dá até vontade de andar com ele no dia a dia.... mas meus mudzillas são muito marrrrvados pra andar no asfalto.... só posso soltar eles nas trilhas!!!! :dance: :dance: :dance:

Abração

Jeanilson
11/09/2005, 12:01
...O resultado realmente parece bom, MAS será q compensa?...

Rafael, Só pelo fato de não ficar mais me preocupando com os amortecedores dianteiros para mim já valeu cada centavo... :palmas: :mrgreen:

O meu objetivo principal foi mais de ter um sistema confiável do que buscar um desempenho melhor na suspensão. Pois já tinha passando pelo problema de soldar os suportes das torres, além de perceber que os olhais inferiores dos amortecedores ovalavam rapidamente, pois eles suportavam sozinho todo o peso da frente da viatura (sem mensionar o problema de ficar soldando amortecedor na hora da troca :evil: ).

Toda análise é bem-vinda, afinal estamos em um fórum. :concordo:

[]'s

Jeanilson
11/09/2005, 12:08
...Essa sua suspensão ficou muito legal heim.... mas eu tenho quaaaaase certeza que vc esqueceu de tirar a estabilizadora pra essas fotos né? :lol: ...

Faaala, Samukanvas! :concordo:

Não tirei a barra, não. Até porque foi algo meio em cima da hora (o local é de uma concessionária da Troller e estávamos lá, à princípio, só para ver o Troller de um amigo meu que ia participar do Rally dos Sertões).

Mas pode deixar que um dia eu volto lá com a barra desconectada para ver a diferença que dá. :twisted:

[]'s

Rafael_Reis
11/09/2005, 12:29
...O resultado realmente parece bom, MAS será q compensa?...

Rafael, Só pelo fato de não ficar mais me preocupando com os amortecedores dianteiros para mim já valeu cada centavo... :palmas: :mrgreen:

O meu objetivo principal foi mais de ter um sistema confiável do que buscar um desempenho melhor na suspensão. Pois já tinha passando pelo problema de soldar os suportes das torres, além de perceber que os olhais inferiores dos amortecedores ovalavam rapidamente, pois eles suportavam sozinho todo o peso da frente da viatura (sem mensionar o problema de ficar soldando amortecedor na hora da troca :evil: ).

Toda análise é bem-vinda, afinal estamos em um fórum. :concordo:

[]'s

Verdade, só pelo fato de poder usar amortecedores não específicos já é uma boa vantagem. Isso sem falar de nessa configuração ja poder exérimentar molas e afins sem ficar limitado a configuração original.
AGORA, se tirar aquele calço do suporte das barras e fazê-las mais longas e lavez um sistema para evitar axle war incorporado a um dos link a coisa pode ficar BEM interessante. O problema é o custo de barras novas...

Abração,

Jeanilson
12/09/2005, 10:16
Fala, Rafael!


...AGORA, se tirar aquele calço do suporte das barras e fazê-las mais longas e lavez um sistema para evitar axle war incorporado a um dos link a coisa pode ficar BEM interessante...
Quem sabe em um próximo upgrade ou quando as barras originais derem problema... :pensativo: :twisted:
O que seria axle war? :oops: . Se for axle warp até onde eu sei isso só ocorre em suspensões por feixe de molas, não?


... O problema é o custo de barras novas...
Com certeza! :shock:

[]'s

Rafael_Reis
12/09/2005, 12:23
Sim, era para ser AXLE WARP!!! nada de guerra nos eixos... hehehe
Axle warp é o movimento de rotação do eixo sobre si mesmo, acontece em qualquer sistema de suspensão mal feito.

É por este motivo que as barras do samuca "pegam" ele em dois pontos, para evitar que o eixo gire. Existem vários meios de eliminar o axle warp e liberar um pouco mais de curso. Uma deles é fazer com que um dos links seja duplo (semelhante a uma barra de tração.
Buchas grandes nas pontas ou um dos links articulado fazem o curso aumentar bastante, MAS, tudo tem seu preço. hehhe

As vezes penso em fazer uma suspensao 2-link com panhard na dianteira do cabrito e um 4-link triangulada na traseira, MAS ai lembro q não sei da missa metade e me conformo com os feixes de mola.

Abração,

Jeanilson
13/09/2005, 18:58
Sim, era para ser AXLE WARP!!! nada de guerra nos eixos... hehehe
Axle warp é o movimento de rotação do eixo sobre si mesmo, acontece em qualquer sistema de suspensão mal feito.

É por este motivo que as barras do samuca "pegam" ele em dois pontos, para evitar que o eixo gire. Existem vários meios de eliminar o axle warp e liberar um pouco mais de curso. Uma deles é fazer com que um dos links seja duplo (semelhante a uma barra de tração.
Buchas grandes nas pontas ou um dos links articulado fazem o curso aumentar bastante, MAS, tudo tem seu preço. hehhe...
Fala, Rafael,

Agora que eu entendi o que você quis dizer em trocar as barras, seria para mudar o sistema de fixação das mesmas no eixo. :putz:

Realmente na suspensão 2-link com panhard (como está no CJ atualmente) não tem como apresentar o axle warp, mas se mexer nos pontos de fixação das buchas, vai ter que mexer em mais coisas, conforme você mesmo falou em cima... :pensativo:


As vezes penso em fazer uma suspensao 2-link com panhard na dianteira do cabrito e um 4-link triangulada na traseira, MAS ai lembro q não sei da missa metade e me conformo com os feixes de mola.
Me parece uma boa configuração, essa 2-link com panhard na dianteira. e em termos de montagem acredito que não seja mais complicado do que o sistema de feixe de molas. Uma sugestão minha, dê uma olhada em outros jipes que utiliza esse sistema para começar ter algumas idéias e Boa Sorte na empreitada! :concordo: :palmas:

[]'s

Rafael_Reis
13/09/2005, 19:24
Não só mudar o sistema de fixação das barras no eixo como fazer barras mais longas. Tudo em prol do curso e da estabilidade. POREM, a configuração original nao ajuda muito no curso, ate pq são 2 buchas por barra segurando o eixo e ai vai...

Tenho estudado bastante, mas quanto mais aprendo mais chego a conlusão q não sei nada!!! hehehe :parede: :mrgreen:

Quem sabe na hora H eu me arrinsco nos links? :pensativo:

Abração,

Jeanilson
17/10/2005, 10:58
Aê, Povo!

Domingo, dia 16/10/2005, passou na Rede Record no programa Vila Olímpica uma reportagem sobre as trilhas no DF.

A reportagem foi feita na Trilha da Barragem, uma trilha leve que fica por perto da Barragem do Paranoá. O CJ Apareceu!! :mrgreen:

Segue em anexo um vídeo da reportagem (a qualidade não ficou muito boa, foi o que eu consegui com esse limite de 2 Mb. :( ).

[]'s ficando famoso!

Jeanilson
04/04/2006, 22:07
Pessoal,

Venho resgatar esse tópico do "limbo" para dar uma triste notícia...

O Samurai CJ foi vendido! :shock: :cry:

Portanto assim estou "encerrando" este tópico, mas nem de longe estou me despedindo deste fórum ou do mundo off-road :discordo: , pois acabei de adquirir uma nova viatura ( Um Vitara Canvas Top ano 1998 ) e assim que puder estarei abrindo um tópico para a minha nova aquisição! :dance:

[]'s finais

P.S.: digirir sem a capota é a maior curtição! 8)