Ver Versão Completa : Vitara, pneu maiores e a necessidade de corte do paralama
Boa tarde pessoal, pesquisei muito sobre a necessidade do corte no paralamas do vitara e pouco achei. então resolvi criar um tópico a fim de ajudar os próximos...
em anexo seguem as fotos do corte e e dobra que eu fiz no meu paralama para encaixar os armadillo 255/70r15 (76 - 77cm de diametro) e rodas mangels com offset -12 (a viatura já está com calço de 2"+2")
agora estou com o problema de andar no asfalto e jogar todo barro para cima, pois tirei o plastico do paralama onde a agua batia, então todo o barro e sujeira da estrada fica saindo pelos piscas laterais do carro quando chove... estou estudando a possibilidade de cortar esse plastico do paralamas um pedaço e instalar eles, assim que o fizer eu posto aqui para vocês verem como ficou...
Quem mais cortou o paralama para instalar os pneus? poderiam postar umas fotos para ver como fizeram, e como ficou?
AlemãoRS
23/01/2012, 15:19
Coloca o plástico novamente, cortando ou refurando ele somente naquela parte onde cortou.
ary, quando vai trocar os pneus? ia colocar um 235/75r15, isso?
vou cortar aquele plastico do paralama sim, também quero cortar o outro plastico preto que fica na lateral do carro (rodapé), o problema é ter tempo pra isso...
queria ver mesmo é o paralama de alguem que usa pneu 31", seja com offset -12 ou -25. um dia desses vou fazer uma visitinha na elétrica do Mauricio Alan, só de curiosidade hehe
TFelipe, a idéia de fato é meter os 235, mas agora tô notando uma coisa que tá me incomodando muito...os calços que coloquei nas molas traseiras estão ficando descentralizados com elas...tô achando que na hora de montar o isolador preto original foi colocado entre a mola e o calço, o que impede a mola de encaixar nele.
Já falei com o Fabil e ele me disse que não tem problema, que é assim mesmo...mas que tá me incomodando, lá isso está. Perigo das molas saírem do lugar não tem, por conta dos batentes que foram alongados.
No forum da ZukiWORLD, que aliás recomendo muito, o pessoal monta os calços com esse isolador preto de borracha (original) por cima dos calços e não entre os calços e as molas...
Enquanto não tirar isso a limpo não sossego.:freaking:
ary, quanto aos calços, olhei os meus (não sei de que marca são), eles tem 3" por fora, mas passei o dedo e vi que por dentro eles tem um rebaixo de 1 ou 2cm, ou seja, a mola não tem como ficar "caindo" do calço, pois ela está dentro do calço....
Mas pelo que vejo o seu calço é do mesmo diametro que as molas, então não tem como você fazer isso (pois você precisa ter espaço para uma parede ao redor do calço) mas você pode fazer o contrario, ou seja, a solução seria fazer um rebaixo na borda do calço, de modo que a mola também encaixe no calço....
entendeu? hehe
-edit-
fiz um esboço rápido para você entender o rebaixo que estou falando.
Entendi. Mas de qq forma, para q isso funcionasse, eu precisaria fazer um "macho" no calço, de pelo menos uns 10mm para q a mola encaixasse nele...perdendo altura. Esse rebaixo já existe, mas parece que foi anulado por aquela borracha preta, entre o calço e a mola. Eu não me lembro bem como ele era...agora só desmontando pra ver.
Outra coisa q pode ser, se essa mola tem o diâmetro superior menor q o inferior, ela pode ter sido montada invertida, com o diâmetro maior pra cima. Não sei se tem ou não.
roberson.rs
25/01/2012, 10:37
Bom Dia!
Ary , para resolver o problema das molas, não seria mais facil trocalas ? colocando molas maiores e retirando os calços ?
Sobre o Pneu 235, tambem estou penmsando em colocalos, All Terrain 50/50 pelo fato de eu ter mais tempo de areia do que de barro.
agora, sera que rola somente os pneus com calços de 2,5 sem cortar os paralamas ? a ideia seria com rodas 15x7 -12 .
Sera que o pneu não vai pegar na parte interna do paralama ?
abraço
Molas maiores... quais, por exemplo?
-Molas dianteiras do chevette são só +1";
-Molas de santana, cortando 1,5 voltas, fica duro demais;
-Molas de opala, mesmo de 6cc, não aguentam;
-Mandando fazer iguais as originais +2", sai a bagatela de 200,00, CADA!
Prefiro lidar com as originais mesmo. Os calços foram, são e serão usados com freqüência, aqui e lá fora, com sucesso. De quem eu adquiri o kit, produz o mesmo há muitos anos e já vendeu/montou vários. Ou seja, se o meu está com um problema, certamente é na montagem...não desisto até descobrir qual e solucioná-lo.
Desculpem...mas sou chato mesmo:)
roberson.rs
25/01/2012, 13:52
Opa, concordo contigo. Foi só uma ideia.
Outra, com o KIT de 2,5 , o pessoal da Oficina ta colocando Amortecedores do Kadete , os trazeiros. Pois dizem que melhora consideravelmente a estabilidade e evita os socos que ocorrem em trilhas ou locais onde exigem os amortecedores.
abraço
roberson.rs
25/01/2012, 13:58
o do kadete tem um curso bem maior.
Vitara Cabrito (http://www.cabrito.suzukioffroad.com.br/amortecedores%20vitara.htm)
Em termos de amortecedores, aconselho os DT's. São ótimos, para lifts de 2". Mesma medida dos de omega.
TFelipe, desculpe se desviei o assunto do tópico.
E aí? Alguma novidade sobre os para lamas?
Ary, o Rodrigo da RC4x4 faz molas 3" maiores para o vitara, feitas sob medida para o vitara, não é aproveitamento de nenhum outro carro não. o problema é que se não me engano ta 120 cada mola.
quanto aos amortecedores traseiros, alguns usam o da L200 que também da bem mais curso, porem devem ser duros pra caramba!
roberson, pelo que eu pude observar pelo meu carro, imagino que o 235/75r15 não deve raspar só com calços de 2", mas atenção, isso quando você virar o volante com o carro no plano. em trilhas e lugares onde a suspensão trabalha bastante, as chances de raspar são grandes.
As de L200 são ainda mais duras que as de santana e opala. Até por uma questão de peso dos carros.
Prá tirar uma dúvida, hoje fiz um teste...pena que não tirei fotos. Coloquei a roda direita dianteira sobre um dos braços de um elevador da oficina de um amigo... e subi até a roda traseira querer levantar do chão, simulando uma torção (ou cruzamento, como dizem os colegas europeus!)
Meu caro... um curso ótimo! E a mola ficou no lugar, mesmo descolando do calço...:)
E ainda bem longe do fim do batente estendido! Qdo baixei, voltou tudo pro lugar, sem estresse.
Faça isso no seu e rapidamente verá se rodas pegam e onde pegam.
eu que sei que essa porcaria trabalha! troquei os peneus do vitara com o macaquinho comum que vem na viatura, tirar a roda dianteira do chão é fácil, a suspensão não trabalha muito e logo levanta, mas a roda traseira, essa parece que não vai levantar nunca, tanto que tive que colocar 2 tijolos em baixo do macaco pois com 1 tijolo e o macaco todo aberto ainda não ia levantar o pneu... rsrs
vou fazer o teste uma hora dessas, tem uma empilhadeira aqui pra ajudar a levantar. o seu levantou quanto até começar a erguer o pneu traseiro?
quero instalar esse jogo de mola da RC4x4 e os off-shox, mas isso vai ficar pra mais tarde, bem mais tarde :(
ja vi vitara andando com pneus 35" o cara disse que usou molas da pampa!!!! o meu ta levantado em quase 3" na dianteira com caços e 3" na traseira somente com molas, mas não sei de que carro é, acredito ser da pampa mesmo, os amortecedores o cara que me vendeu disse ser da cherokee era duro demais, coloquei de monza, ficou muito macio!
Semana q vem, devo passar nessa oficina, pois estou fazendo um trabalho para eles... faço de novo o teste, meço e fotografo.
Mairo, qdo precisar tenta os DTs 3180...são bons demais, os meus suportam até 3" de lift!
TFelipe, agora que vc falou...preciso pensar em macaco!
mairo, 35" sem eixo rigido?!?!? carai isso sim é um desafio...
ary, você instalou os DT3180?!?!? eles são macios ou duros? como você julga eles no quisito conforto? estou em duvida entre eles ou um de monza/omega. pois quero o mais macio (conforto) o possível, mesmo que tenha que sacrificar um pouco de dirigibilidade em estrada...
quanto ao macaco, o jeito é deixar uns tijolos debaixo do banco heheheheh
mas igual não adianta muito ter um macaco quando o estepe usado é bem menor do que os pneus usados, no meu caso tentei colocar o peneu 225/75r15 mais gasto que eu tinha como estepe, ele tem 69cm de diametro (8cm menor que o atual!!), mesmo assim raspou no parachoque de ferro da rc4x4, e não fechou bem a porta do porta malas, se fosse 68cm de diametro acho que entraria....
se um dia furar um peneu, estou ferrado de qualquer forma, porque usar um estepe 8cm menor é pedir pra ferrar com o hidraulico, barra de direção ou seja lá o que for... (a menos que o borracheiro seja perto)
TFelipe, os DTs são ótimos...mas pra conforto...nem tanto; eles são feitos para off-road, não são adaptados!
O acabamento é muito...mas muito mesmo...melhor que os nacionais. Se vc comparar com os de omega/monza, nota de princípio o diâmetro do êmbolo, que é bem maior. É firme, aquela rebolada vitariana quase acaba! Até as "borrachas" dele não são borracha: são de PU!
Entra no site deles:
Off Road Truck Racing and Automative Suspension Lift and Lowering Kits (http://www.doetsch-shocks.com/default.asp).
Outra coisa: esse negócio de pneu grande...dá uma olhada na foto abaixo. Se um dia eu partir pra pneus 30 pra cima, é isso que eu gostaria de fazer. Acho que qq lanterneiro, desde q bem orientado, faz.:)
P.S.: São pneus 33"!
Qto ao estepe, é só refazer a furação do apoio dele na porta traseira mais pra cima. Tem alguém aqui do fórum q já fez e ficou show, inclusive a aparência ficou mais agressiva! Acho q foi o AlemãoRS.
mauricioalan32
26/01/2012, 07:50
Esse Vitara bordô é o do Alemão... linda viatura, na minha opinião é a cor mais bonita q tem pra Vitara! Esses pneus s nao me engano são 255/75 R15 com recape da um 31"!
Abs
AlemãoRS
26/01/2012, 07:58
Isso mesmo Mauricio e nessa foto ele não tava todo arranhado ainda....hehehe
é pessoal, nenhum destes da foto usa pneu 33", por aqui somente o do mauricio alam, aqui do sul, o mecanico dele se nao me engano é o cara que tem um vitara com mecanica do troller e pneu 35" recapado VJ900, usa molas de pampa!
O azul da foto é 33".
E detalhe: sem BL.
O que diz o dono da criança:
"Here's my DD with 33" and no bodylift. Front coil spacers are about 1.5" and rear cois are from Audi 80.
Wheel arches has been cut about 2".
With 3" bodylift I would be easilly fitting 35"...:-P
Pedi a ele + detalhes sobre a parte interna dos paralamas. Vamos ver se responde.
P.S.: Maurício...bordô me lembrou meu fuca 69...:):):)
mauricioalan32
26/01/2012, 16:30
Mairo, o meu usa pneus 32 recapados da quase um 33 mas não chega a ser tao grande não. Esse vitara com pneus 35 q vc s refere é do Mauricio da Várzea de Gramado, ele não é meu mecanico, meu mecanico é o Kiko de Canela, ele tbm tinha um Vitara com eixos de Rural e pneus q nem os meus...
Abs
mauricioalan32
26/01/2012, 16:34
Alemão, isso é verdade, mas os risquinhos fazem parte, "cicatrizes existem para lembrar q o passado existiu" e no caso do Jipe é pra lembrar q foooooi bom!! hahahahahaha
Abss
mducatti
31/01/2012, 15:02
alguém ja colocou mola de pampa ?
elton andrade
27/02/2012, 23:57
pessoal me ajuda ai sou leigo comprei um vitara 92 siderkik 4 portas qual pneu coloco nele ( ele nao tem kit lift ) e quais amortecedores e mola vcs me recomendam ( vou usar ele para o trabalho e diversao com trilhas nos fims de semana ) haaaa motor dele e dele e AP 2.0 aguardo
Pô elton, Ap2.0... sem subir nadiga de nada... Pelamordedeus!!! Desperdício...:discordo:
leobnaval
28/02/2012, 23:06
Pessoal que usa amortecedor da off-shox no Vitara, quanto saí em média o preço deles?
[]s
eu cotei um tempo atras mas acabei não comprando, são caros... os dianteiros tamanho original ficam na faixa de 550 cada, os dianteiros 2" maior saem por quase 600
os traseiros são um pouco mais baratos, giram em torno de 450 (o normal)
manda um email pro pessoal de lá, eles te pedem pra preencher uma ficha e te fazem um orçamento sem compromisso, é bem interessante... tu pode até escolher se tu quer o amortecedor padrão, mais macio ou mais duro etc...
leobnaval
29/02/2012, 00:37
Mandei um e-mail lá, acho que amanhã eles entram em contato, mas se for por volta desse preço aí, prefiro adaptar uns nacionais mesmo ou até ariscar a importação de um rancho com regulagens para a tras. (mas vamos com calma que nem comprei o vitara ainda hauhauhau).
Felipe o seu é AT ou mecânico? (se prefirir responder por MP, tenho umas dúvidas antes de fechar negócio num vitara e assim não desvirtua o tópico)
[]s
roberson.rs
29/02/2012, 09:03
Com Kit lift 2, amortecedor de kadete atraz.. da para colocar pneus 31 /10,5 sem cortar os paralamas, desde que use as rodas originais. Sem off set negativo.
roberson.rs, vc tá com essa configuração e não raspa nada!??? Lift de suspensão?
impossível colocar um 31" (80cm) na dianteira sem cortar, ainda mais com offset0... acho que ele está se referindo a traseira do vitara pois estava falando dos amortecedores traseiros do kadett... aí sim...
a menos que meu vitara seja diferente, pois um pneu com 77cm pra mim já pega, com o carro no plano.
Foi o que imaginei. Um 225x70, algo em torno de 696mm, já tive de restringir o giro...
roberson.rs
06/03/2012, 10:40
Com off-set original, e com os calços da Repecol, usando pneu 31 com rodas originais, o unico ajuste na dianteira é limitar o curso de direção.
Pode perguntar a qualquer oficina especializada. Pneus 31 com off set negativo, alem de ter que rebater a parte interna dos paralamas, o pneu pega no paralama. A não ser que coloque tambem kit carroceria.
Pneu off-set negativo é legal, mas não vale a pena ferrar com todo o carro para coloca-los. Pelo menos no meu caso onde o carro ta todo original de lataria.
abraço
roberson.rs, vc tá com essa configuração e não raspa nada!??? Lift de suspensão?
AlemãoRS
06/03/2012, 11:21
Roberson,
Essa configuração vai raspar na parte interna do paralama traseiro.
roberson.rs
06/03/2012, 13:06
Ae Alemão, tudo bem ?
com o Kit da Repecol não.
Porque o calço, da em media 2,5, e ainda é feito a troca dos amortecedores trazeiros, colocando os do kadete, que dentro os amortecedores que tem para o Vitara, é o que tem de maior curso.
Mas veja bem, o meu carro ta programado para esse update segunda feira que vem. Mas o sagui me mostrou uns 3 vitaras com esse kit, ambos tudo ok, com excessão de um Vitara onde tinha pneus MUD 31, bem agressivos. Esses sim, estava raspando no pneu, mas cerca de um milimetro, ou seja, só deu aguns arranhoes na parte externa. Por isso que digo, que com offset negativo, ai sim pegaria bastante na parte externa do pneu, pois eles ficariam mais pra fora.
Os pneus que estou colocando são os BF AT 50x50, pois minha strilhas são praticamnete em areia.
abraço
Roberson,
Essa configuração vai raspar na parte interna do paralama traseiro.
AlemãoRS
06/03/2012, 13:25
Blz Roberson!
Conheço essa configuração deles, meu pai usou em 2004 e raspava.
Parte interna me refiro a carroceria mesmo, quando a suspensão trabalhar. A lateral do pneu que raspa.
roberson.rs
06/03/2012, 13:57
Opa, beleza ?
Então, como te disse, de trez vitaras, um deles raspava um pouco nas laterias, outros dois não, os trez com pneus 31. Nesse caso voce escolhe em raspar a parte interna ou a externa com offset negativo, que acredito que seja bem pior. "A não sei que use calço de carroceria.
o Vitara do seu pai, raspava muito ? ele tava com esses amortecedores ? qual pneu ele usava ?
abraço
Blz Roberson!
Conheço essa configuração deles, meu pai usou em 2004 e raspava.
Parte interna me refiro a carroceria mesmo, quando a suspensão trabalhar. A lateral do pneu que raspa.
AlemãoRS
06/03/2012, 14:14
Opa, beleza ?
Então, como te disse, de trez vitaras, um deles raspava um pouco nas laterias, outros dois não, os trez com pneus 31. Nesse caso voce escolhe em raspar a parte interna ou a externa com offset negativo, que acredito que seja bem pior. "A não sei que use calço de carroceria.
o Vitara do seu pai, raspava muito ? ele tava com esses amortecedores ? qual pneu ele usava ?
abraço
Era 31" General Grabber.
Raspava em trilhas, em situações que a suspensão trabalha mais.
Só para você saber que pode raspar. E você vai sentir um pouco em manobras também com a limitação do giro.
mauricioalan32
06/03/2012, 20:41
O meu qndo usava apenas lift de suspensão de 2" na dianteira e 2,5" na traseira com pneus MUD 30" nas rodas originais de liga que são 5,5" e raspava o pneu traseiro na parte interna dos paralamas, chegando a amasar toda a borda interna, entao mandei rebater e resolveu o problema, na dianteira agarrava no chassis na hora de virar toda a direçao, mas isso eu corrigi na regulagem que tem no setor! Pneu 31" raspa mais ainda pois ele tem meia polegada a mais de largura pra cada lado! Qnto as rodas, sem levantar a carroceria o máximo que vai entrar é a roda 7" com offset -12" montados em pneus 235" ou entao rodas originais com pneus 30", ambos com os paralamas traseiros rebatidos e com a regulagem de limite do setor. Desse modo pode a suspensão pode trabalhar ao máximo sem agarrar em nada!
Espero ter ajudado,
[]s
roberson.rs
15/03/2012, 11:54
Ola galera, tudo bem ?
segue a todo do meu Vitara com a configuração :
Pneu BF 31/10.5 calços suspensão e amortecedores trazeios Kadete.
Ainda não raspou mas no final de semana vou dar uma forçada para ver se raspa.
Abraço
Roberson
336009
Ola galera, tudo bem ?
segue a todo do meu Vitara com a configuração :
Pneu BF 31/10.5 calços suspensão e amortecedores trazeios Kadete.
Ainda não raspou mas no final de semana vou dar uma forçada para ver se raspa.
Abraço
Roberson
Nos paralamas traseiros vai bater certamente na aba interna. O que se aconselha é martelar as abas ou limitar o curso da suspensão traseira colocando batente de fiorino. O problema que vejo nisso é que a viatura perde muito o jogo da suspensão, sendo necessário o uso de bloqueio pra não ficar em X na rampa do shopping...
Ficou bonitão hein! Esses pneus BF deixam as viaturas muito bonitas!
Grande abraço!
roberson.rs
15/03/2012, 13:31
Ae nanito, beleza ?
valew cara. aos poucos to deixando ele da forma que planejo. Ja mudei o parachoque, suspenção, pneus..
o Snorkel eu fiz um interno, funciona mesma coisa e tu gasta menos de 80 mangos.
abraço
roberson, vc não está tendo problema na dianteira? Digo, com o cáster...
Parabéns! A viatura tá ficando show mesmo!
roberson.rs
15/03/2012, 15:42
Ae tche, tranquilo ?
Até agora não. Tanto camber quanto caster. Para o camber tivemos que levar os amortecedores no torneiro.
para o caster foram confeccionados links de suspenção para o angulo, e para reposicionar as rodas. Mas ainda é muito cedo para avaliar se dara problemas, pois o carro ficou pronto a 3 dias;;
inté
roberson.rs
19/03/2012, 13:16
Ola Pessoal, tudo bem ?
só para registro! fiz algumas trilhas esse final de semana, trilha considerada media! e a principio não raspou nenhuma vez com a configuração da repecol.
até achei que o carro ficou mais firme com os amortecedores trazeiros da Cofap "Kadete". resumindo gostei.
o que notei é que com os pneus 31, o carro ficou bem mais pesado em velocidades altas, tipo a 90kmh. Na cidade não notei muita diferença não, inclusive não notei muita diferença com a redução do curso da direção. Quase não se nota.
Sobre o pneu BF all terrain. Achei bem silencioso, muito bom no asfalto. Excelente na areia, da pra flutuar sobre as dunas. Achei bom no barro, pelo menos onde passei não me deixou na mão. "Trilha dos cataventos" em Nova Tramandai.
abraço!
336679
Ola Pessoal, tudo bem ?
só para registro! fiz algumas trilhas esse final de semana, trilha considerada media! e a principio não raspou nenhuma vez com a configuração da repecol.
até achei que o carro ficou mais firme com os amortecedores trazeiros da Cofap "Kadete". resumindo gostei.
o que notei é que com os pneus 31, o carro ficou bem mais pesado em velocidades altas, tipo a 90kmh. Na cidade não notei muita diferença não, inclusive não notei muita diferença com a redução do curso da direção. Quase não se nota.
Sobre o pneu BF all terrain. Achei bem silencioso, muito bom no asfalto. Excelente na areia, da pra flutuar sobre as dunas. Achei bom no barro, pelo menos onde passei não me deixou na mão. "Trilha dos cataventos" em Nova Tramandai.
abraço!
Show de bola Roberson!
Será que na preparação da Repecol eles não colocaram um batente um pouco maior na suspensão traseira? Faz um teste subindo com uma das rodas traseiras numa rampa até dar fim de curso.
Grande abraço!
roberson.rs
19/03/2012, 15:38
Opa. Olha só, a principio sim, inclusive os amortecedores que tem um curso bem maior. Mas vou fazer esse teste sim. eu fiz um teste parecido, porem era numa subida em uma duna, bem ingrime.
abraço
Ae tche, tranquilo ?
Até agora não. Tanto camber quanto caster. Para o camber tivemos que levar os amortecedores no torneiro.
para o caster foram confeccionados links de suspenção para o angulo, e para reposicionar as rodas. Mas ainda é muito cedo para avaliar se dara problemas, pois o carro ficou pronto a 3 dias;;
inté
roberson, vc falou em links de suspensão... seriam os traseiros. Vc fez eles maiores com regulagem? Explica isso melhor vai...
roberson, vc falou em links de suspensão... seriam os traseiros. Vc fez eles maiores com regulagem? Explica isso melhor vai...
Pois é, que diabos de links que botaram no teu Vitara? Nunca ouvi falar disso antes...
roberson.rs
20/03/2012, 00:26
Pois é, que diabos de links que botaram no teu Vitara? Nunca ouvi falar disso antes...
Vamos lá!
Amorteedor traseiro Do kadete, fechado 341mm aberto 579 enquanto os Ntigos eram 279 fechado e 467 aberto. Calcos e os batentes do amortededor dianteiro para rebaixar o amortededor e os calcos de molas. Eles nao sao aqueles calcos que parecem que vai sair pra fora das molas. Pares bem mais consistentes.
Amortecedores dianteiro passaram pelo torneiro para a realização da cambagem. Estou em santa agora! No final de semana baterei as fitos e postarei aqui.
Opa, então não falamos da mesma coisa. Links traseiros são aqueles tubos, grandes, quase horizontais, que ligam o eixo traseiro com o chassis, fechando o triangulo da suspensão, junto com a balança central.
roberson.rs
20/03/2012, 09:23
Não foi feito mais nada alem das peças que citei, e dos ajustes no torneiro para ajustar a cambagem.
Não percebi nenhum problema em trepidação da direção, ou puxar pro lado, freios, ou qualquer outro sintoma de problemas com cambagem ou caster.
Se continuar assim, por enquanto ta ótimo.
Ary, qual outro sintoma o veiculo pode ter com problemas de caster ?
abraço
leobnaval
20/03/2012, 10:13
Caster estando fora, você vai perceber com direção puxando para algum lado, dificuldade de retorno do volante ao centro após uma curva, direção muito leve causando a sensação de instabilidade, entre outros.
[]s
Se vc não sente nada mencionado acima, provavelmente não há nada de errado. Existem formas de se trabalhar o cáster de forma a modificar um pouco a geometria da suspensão, via links customizados.
pessoal, nunca dei bola pro tal caster, mas meu vitara, com lift de 3", ta com os sintomas que o leo citou ai, preciso corrigir! entao pergunto? como faz pra corrigir o caster??? abraço!
De preferência onde faça alinhamento técnico. Aí vcs devem ter quem faça.
psssss!!! cidadezinha com meia duzia de habitantes, não tem! vou dar uma de juvenil agora, o caster é nada mais que o alinhamento de roda????
mairo, na sua região existe uma frota considerável de caminhões e carretas! Não é possível que não exista um lugar que faça alinhamento técnico... O caster é o alinhamento (ou não) da roda em relação ao eixo vertical, mas no plano longitudinal da viatura e não no plano transversal, que é o câmber.
psssss!!! cidadezinha com meia duzia de habitantes, não tem! vou dar uma de juvenil agora, o caster é nada mais que o alinhamento de roda????
Às vezes, só dando uma olhada já resolve. Dá uma olhada nas tuas rodas dianteiras e vê se elas estão bem centralizadas no paralamas. Se não estiverem, tem necessidade de corrigir o cáster. Com certeza aí na tua cidade deve ter alguém que faça esse tipo de serviço. Se não, te indico a autolongarina em POA, no bairro navegantes. Lá eu ajeitei isso no meu antigo Vitara. O cáster desalinha por causa de pancadas excessivas na suspensão ou alguma batida feia da viatura. Fazer lift de suspensão não mexe no cáster.
Às vezes, só dando uma olhada já resolve. Dá uma olhada nas tuas rodas dianteiras e vê se elas estão bem centralizadas no paralamas. Se não estiverem, tem necessidade de corrigir o cáster. Com certeza aí na tua cidade deve ter alguém que faça esse tipo de serviço. Se não, te indico a autolongarina em POA, no bairro navegantes. Lá eu ajeitei isso no meu antigo Vitara. O cáster desalinha por causa de pancadas excessivas na suspensão ou alguma batida feia da viatura. Fazer lift de suspensão não mexe no cáster.
Exatamente isso.
só tem em pelotas, 60 km daqui! por aqui é no olhometro! rsrsrs ou inventometro! rsrsrs
ja usamos um "plumo" (ferramenta de pedreiro levantar as paredes bem retas) para corrigir o camber! e o mecanico inventou outra ferramenta para corrigir o chamado alinhamento de roda, é uma geometria rudimentarizada!!! ou o tal caster! é uma engenhoca! hehehehe
A tal ferramenta deve ser o "nivi de bôia"! kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!!!!!!!
leobnaval
20/03/2012, 18:46
Lift de susp. altera o caster sim, mas é bem pouco.
Putz se você não achar um auto center que tenha alinhamento computadorizado, pode viajar para achar um lugar que tenha huahauhauha.
Tendo alinhamento computadorizado, você pede todos os ângulos da susp.: cambagem, divergência ou convergência, cáster, etc...
Com os valores na mão fica bem mais fácil saber se precisa corrigir alguma coisa ou não.
[]s
Putz se você não achar um auto center que tenha alinhamento computadorizado, pode viajar para achar um lugar que tenha huahauhauha.
Tendo alinhamento computadorizado, você pede todos os ângulos da susp.: cambagem, divergência ou convergência, cáster, etc...
Com os valores na mão fica bem mais fácil saber se precisa corrigir alguma coisa ou não.
[]s
É necessário que, salvo engano meu, além do equipamento, também tenha os dados do carro, que pra nós é bem difícil. E teoricamente um lift de suspensão não deveria alterar o caster, pelo menos eu não consigo ver como em um vitara. Eu mencionei caster anteriormente, porque há como mexer no posicionamento das rodas, no caso de pneus maiores, alterando o caster. Mas não é algo que se faça num centro de alinhamento.
mauricioalan32
20/03/2012, 19:49
Mairo, o caster vc consegue regular pelos dois parafusos que fixam o amortecedor ao cubo de roda, se nao me engano, no meu jipe o mecanico apenas "ovalou" diagonalmente o furo superior para ter mais regulagem para compensar o angulo da bandeja. Quanto a geometria, vc ajusta usando apenas uma haste telescopica (até uma antena automotiva serve), deixando a base inferior e superior entre os pneus com as mesmas medidas!
Abs
Desculpe se eu estiver errado mauricio, mas isso não é regulagem de camber?
mauricioalan32
20/03/2012, 23:13
ich caramba, e agora... sabe q nem eu sei?!
mauricio, até onde sei este é o camber, este ai eu ja ajustei o máximo que deu, usando um "PRUMO", é uma ferramente bem simples usada por pedreiros pra verificar a inclinação de uma parede, é como se fosse um pendulo vc coloca na borda de cima do aro e confere com a borda de baixo, cara funciona mesmo! nao adianta colocar o prumo no pneu pq ela faz barriga devido ao peso!
e a geometria ou abertura de roda ou agora caster, é uma engenhoca do mecanico, mas claro que a preguiça ainda nao deixou eu levar numa casa especializada! rsrsrsrs
eis uma foto da ferramenta para camber!!!!!! hahahaha
Ah... eu fiz isso uma vez num opalão veio que eu tinha! Tinha o carro mas não tinha grana pra alinhar. Mas eu usei um "nivi de bôia" no disco de freio! Precisão absoluta!:)
mauricioalan32
21/03/2012, 10:09
Certo Mairo, entendi perfeitamente, é uma boa forma de ajustar a geometria. Mas lembro que no meu jipe o mecanico fez tudo com uma haste de antena. Mas assim acho q é até melhor!
Abs
leobnaval
21/03/2012, 10:31
A ovalização da torre do amortecedor é feita para a regulagem da cambagem.
Segue este link, com uma excelente apostila sobre geometrias de suspensão e direção: http://www.abrapneus.com.br/documentos/cartilha_0001.pdf
Nela é explicado os ângulos, influências, etc...
Abraços
[]s
Acredito que num lift de suspensão no Vitara, somente nas rodas traseiras poderia ver alteração de caster, pois são conectadas com link. No caso do Samurai que possui links na dianteira, aí sim altera caster na frente. Nos Vitaras na frente não tem links e sim balanças, que trabalham num angulo transversal e não longitudinal como nos links.
leobnaval
21/03/2012, 11:23
O vitara é Mpherson na diant. e quando se coloca um calço entre a fixação superior e o amortecedor, altera o caster, camber, divergência e convergência, enfim altera tudo, mais o caster é bem pouco (muito pouco), mas que altera eu tenho certeza, pois se pensar num triângulo quando você aumenta um lado dele a inclinação de suas barras são alterada tambem.
Enfim só é bom conferir o alinhamento depois do lift para saber como está, é muito mais fácil o caster estar fora por alguma batida e deformação dos compnentes da suspensão que pelo lift propriamente dito.
[]s
Já pedindo desculpas Leo, mas continuo não vendo o caster alterado por lift. Quando você coloca um calço por cima da mola, o alinhamento vertical dela continua intacto. Quando você prolonga o amortecedor, da mesma forma o alinhamento continua lá. O triangulo a que vc se refere é a balança propriamente dita, certo? Qual o braço dela que aumenta, que você diz?
No caso do camber sim, a balança tende a "diminuir" como um todo, visto que sua inclinação aumenta na proporção do calço da mola...
Existe sim, um meio de trazer a roda da frente mais para fora e mais para frente, evitando a raspagem de um pneu maior no bico de trás do para-lama dianteiro. Nesse caso, e aí sim, a balança é alterada, usando-se uma bucha excêntrica no braço maior da balança junto ao chassis, fazendo com que esse braço "cresça", aumentando a convergência que deve ser acertada. Mas não conheço ninguém que use isso por aqui.
leobnaval
21/03/2012, 14:09
Já pedindo desculpas Leo, mas continuo não vendo o caster alterado por lift. Quando você coloca um calço por cima da mola, o alinhamento vertical dela continua intacto. Quando você prolonga o amortecedor, da mesma forma o alinhamento continua lá. O triangulo a que vc se refere é a balança propriamente dita, certo? Qual o braço dela que aumenta, que você diz?
Ary se o lift na susp. diant. do vitara dor colocado calço na mola o cáster se mantém dentro do projeto da susp. Se o lift colocado for o espaçador de fix. do suporte superior da suspensão tem alteração de cáster (conforme o croqui) mas essa alteração, como disse é bem pequena, quase desprezivel, mas que alterar, altera.
O bom é só certificar qual ângulo do cáster após o lift. E se possui regulagem como você disse, dá para fazer uma possivel correção caso seja necessário.
[]s
337183
Vc diz baixar a torre do amortecedor e mola? No seu croquis parece que subiu...
leobnaval
21/03/2012, 14:43
Sim, a parte em vermelho acima da linha é o lift e a linha vermelha inclinada a variação do ângulo do cáster após o lift, entendeu?
No desenho eu mantive o pneu e susp. no mesmo plano, mas poderia ter desenhado eles pra baixo, alinhando o lift com o outro sistema, tanto faz o jeito que está no desenho o resultado final é o mesmo, mas o correto é descer a torre do amortecedor.
[]s
Ah, agora vi. Desculpe, cego é uma m....:) De fato, se fossemos pensar em um lift finalizado, bem feito, esta seria a maneira mais correta. No reposicionamento das torres, poderia se acabar com os dois problemas, camber e caster, não acha?
leobnaval
21/03/2012, 23:10
Ah, agora vi. Desculpe, cego é uma m....:) De fato, se fossemos pensar em um lift finalizado, bem feito, esta seria a maneira mais correta. No reposicionamento das torres, poderia se acabar com os dois problemas, camber e caster, não acha?
Sim, se a flange superior (lift) fosse muito bem feita e com bastante precisão dimensional, poderia ter as correções nela mesmo, sem ter que partir para outras correções posteriores.
[]s
Vitara com pneus grandes super MUD!
Vou passar a configuração e algumas fotos do meu Vitara com intúito de auxiliar os amigos:
Pneus 255 x 70 R16 racapados Colossus Max 2, bem agressivos com gomos de 3 cm;
Rodas 16" US Wheels off set - 14
Calços de suspensão 2" e calços de carroceria 2";
Parachoques RC 4x4 3";
Molas originais na frente e atrás;
Amortecedoras originais na frente e cofap turbo gás Suprema na traseira;
Tive que cortar o paralama dianteiro e rabater a parte interna, não pega nada na frente, em nenhuma situação, porém a traseira raspa no parachoque e raspa nos contornos do paralama ( parte inferior dianteira ) , estou pensando em cortar também os contornos e a ponta do parachoque,rsrsrs....
Como foi cortado o paralama dianteiro, tive que fazer uma capa de fibra para proteger e dar sustentação ao mesmo.
Segue as fotos da viatura:
354091
Antes do corte do paralama dianteiro
354092
O depois já com o parabarro de fibra
354093
A arte final...
Penso em reforçar os semi-eixos traseiros, tava pensando no kit Calmini, alguém já usou???
E os eixos reforçados do Alexandre X, os amigos recomendam??
É isso aí...
Boa tarde pessoal, pesquisei muito sobre a necessidade do corte no paralamas do vitara e pouco achei. então resolvi criar um tópico a fim de ajudar os próximos...
em anexo seguem as fotos do corte e e dobra que eu fiz no meu paralama para encaixar os armadillo 255/70r15 (76 - 77cm de diametro) e rodas mangels com offset -12 (a viatura já está com calço de 2"+2")
agora estou com o problema de andar no asfalto e jogar todo barro para cima, pois tirei o plastico do paralama onde a agua batia, então todo o barro e sujeira da estrada fica saindo pelos piscas laterais do carro quando chove... estou estudando a possibilidade de cortar esse plastico do paralamas um pedaço e instalar eles, assim que o fizer eu posto aqui para vocês verem como ficou...
Quem mais cortou o paralama para instalar os pneus? poderiam postar umas fotos para ver como fizeram, e como ficou?
Ressucitando o tópico: Tfelipe finalmente meti os 235X75X15 recape VJ900! E como só tenho 2" de suspensão, fiquei com o mesmo problema que vc: vou ter que cortar o mesmo tanto que vc cortou do para lama dianteiro. Pra ser diferente, meti duas 7" atrás e 6" na frente, ficou show de bola. E de offset são quase 0(zero!) Nem na regulagem da direção precisei mexer! Comparado com as originais +25 ficou na manha!
Rainer 89
21/07/2012, 10:36
Aryrj,
Quanto maior (em altura) ficam os pneus com essa banda Vj900???
No final com que altura ficou o 235/75 R15??
Grato!
Rainer, os 235x75x15 com recape vj900 ficaram com 750 mm de diãmetro, o que corresponde quase a um 30x9,5. Se vc considerar que meus antigos pneus tinham 696 mm de diâmetro, ganhei aí +/- 1" de altura do solo! Ficou bom demais!:)
Tiro umas fotos e posto aqui depois.
E detalhe... todos pegaram balanceamento e com chumbo mesmo!:concordo:
Rainer 89
22/07/2012, 02:04
Tenho muita vontade de recapar os meus 235/75 mas tenho medo de ficar muito grande e acabar alterando muito o consumo e a dirigibilidade (que é mto boa). Meu carro também não tem Lift na dianteira e não sei se com o lift só de 1" vai ficar sem raspar demais. (Lift de 2" é um investimento para o futuro.) Minha vontade é de conseguir uns 205/75 ou 215/75 R15 pra recapar.
Como seu carro ta se comportando no asfalto com esses pneus??
Abraço!
Olha Rainer, é ainda muito cedo pra afirmar alguma coisa. Mas tem certas coisas que já dá prá adiantar:
1- Com lift de 1" na suspensão, simplesmente não dá. Vai raspar tudo, tanto na frente qto atrás; sem ele então nem entra, acho eu;
2- Quanto ao comportamento na estrada, de fato com pneus mais agressivos, maiores e mais pesados, certamente o consumo sofre;
3- A dirigibildade, gozado, no meu caso pelo menos, que dirijo como um jeep mesmo, pouca ou nenhuma diferença fez até agora. Ou seja, só no sapatinho, 80/90km/h, curvas no macio e etc..;
4- Perda de potência em alta, também teoricamente ocorre. Na cidade, a 5ª quase que eu não uso;
Agora, vamos parar pra pensar: prá quê vc quer a viatura? Se é como viatura do dia a dia ou como brinquedo pra trilhas? Se fôr a 2ª alternativa, acho besteira um 205 ou até mesmo um 215 recapados. E digo isso por conta da necessidade de vão livre embaixo do carro pra trilhas. Eu só coloquei esses pneus prá isso... o que um 205 ou 215 não vão te dar.
De repente, deixa vc juntar mais umas doletas e partir pro lift 2" e pneus até os meus, 235x75 recapados. E se quiser partir prá maiores ainda. 31" prá cima... Aí amigo, a brincadeira vai longe...$$$$$$!!!!!
Mas tudo isso eu tô dizendo mais por opinião, porque essa configuração está comigo há 02 dias! Não peguei nenhum enrosco ainda. Quando pegar, ainda vou ver coisas tipo, se vou ter que rebater os bicos dos paralamas dianteiros (é certo que vou, resta saber o qto e como, porisso reativei o tópico), rebater as abas internas dos traseiros e etc, etc..
O certo seria subir a carroceria tb, mas isso vai ser dificílimo eu fazer... não gosto de mexer nisso.
Abs e espero ter ajudado.
P.S.: O TFelipe seria o cara certo prá te dar umas dicas. Ele mexeu muito prá chegar na configuração dele. E atrás dele (no bom sentido) que eu tô, pra saber como acertar os detalhes dos paralamas.
TFelipe, cadê vc????
Rainer 89
22/07/2012, 12:05
Aryrj,
Infelizmente não posso me dar ao luxo de ter um carro só para trilhas, sou universitário e ter um carro, ainda mais um 4x4, já um luxo e tanto. rsrsrs
Meu suzukinho é "pau pra toda obra" é meu carro de todo dia, de passeios de fds e estou querendo que volte a ser meu carro de trilha (já fiz bastante mas estou parado), claro q não tenho como fazer nada muito pesado que exija muita modificação ou que possa danificar o carro.
A configuração ideal pro meu carro no momento seria lift de 1" com pneus 235/75 15 BFGoodrich All Terrain ou Mud. Mas Pneu ta muito carro e colocar um BF ou mesmo um novo de uma outra marca está $$$ inviável dentro do orçamento. A ideia era recapera os meus com a banda da Vipal ou comprar 4 remolde, estou estudando a banda e o tamanho ideal.
Muito obrigado pelas dicas...
Rainer, se vc recapar um 235, com um lift de 1"... vai raspar. Lembre-se que um recape é quase 1" a mais no diãmetro do pneu original. Eu tinha Lift 1" e usava com 225X70X15, Dunlop Grandtrek AT3... Era uma boa configuração. Agora BFs AT ou MT com 1"... acho que até eles raspam... Mas aí não sei, nunca usei.
P.S.: Também tenho só uma viatura. E acabei de rodar 1000 km em dois dias. Perfeito. (O da patroa não conta, é um renault Logan... mas um dia ela ainda vai ter um carro...:))
Algumas fotos de celular e à noite... horríveis , mas dá prá ter uma idéia.
360231360232360233360234
Umas fotos melhores...
360504360505360506360507
Tenho muita vontade de recapar os meus 235/75 mas tenho medo de ficar muito grande e acabar alterando muito o consumo e a dirigibilidade (que é mto boa). Meu carro também não tem Lift na dianteira e não sei se com o lift só de 1" vai ficar sem raspar demais. (Lift de 2" é um investimento para o futuro.) Minha vontade é de conseguir uns 205/75 ou 215/75 R15 pra recapar.
Como seu carro ta se comportando no asfalto com esses pneus??
Abraço!
Acabei de rodar 200 Km de asfalto, dia quente, subidas, muitas curvas.
Impressões:
1- Fato: o consumo cresce. Acredito que perca 1km por litro. Deixa zerar meu tanque para fazer contas;
2- A dirigibilidade é muito pouco afetada. Mesmo com 2" de lift de suspensão e com os novos pneus, a direção continuou firme, segura, estável. Certo também que o balanceamento foi feito por um mestre nisso aqui do Rio;
3- A estabilidade perde, lógico. Mas vc tem que se acostumar com isso. Curvas fechadas, pianinho;
4- Média na estrada? 90 km/h, sem estresse nenhum;
5- Retomadas? Vai ter reduzir mais, com certeza; (daí o maior consumo...)
Enfim, é mais o caso de se adaptar a nova configuração. Nada de tão diferente assim.
Mas lembre-se que o meu objetivo é talvez diferente do seu.
Rainer 89
25/07/2012, 01:29
Aryrj,
O carro ficou muito bonito com esses pneus...
Só de de ver as fotos da pra ver que sem duvida o que se perde no asfalto se ganha na trilha com vão livre, etc.
Mas de fato essa é uma configuração q não dá pra mim, pelo menos não agora... quem sabe um dia, meu carro fica só pra trilha!
o que tem que levar em consideração na hora de tirar a média é que com estes pneus tem mias ou menos 13% maior diametro que o original, então tem que acrescentar 13% a distancia percorrida!
Aryrj,
O carro ficou muito bonito com esses pneus...
Só de de ver as fotos da pra ver que sem duvida o que se perde no asfalto se ganha na trilha com vão livre, etc.
Mas de fato essa é uma configuração q não dá pra mim, pelo menos não agora... quem sabe um dia, meu carro fica só pra trilha!
Rainer, o que se deve medir nesse caso é que talvez um aumento em custos de manutenção, versus a possibilidade no duplo uso da viatura (transporte e diversão), compense um investimento inicial um pouco maior.
Pense que, se fôr só para uso urbano em deslocamentos curtos, até o fato de se possuir um 4x4 já é um desperdício.
Boa sorte e espero ter ajudado!
Rainer 89
26/07/2012, 02:42
Rainer, o que se deve medir nesse caso é que talvez um aumento em custos de manutenção, versus a possibilidade no duplo uso da viatura (transporte e diversão), compense um investimento inicial um pouco maior.
Pense que, se fôr só para uso urbano em deslocamentos curtos, até o fato de se possuir um 4x4 já é um desperdício.
Boa sorte e espero ter ajudado!
Para mim não é, de forma alguma, um desperdício ter um 4x4. A viatura já tem uso duplo. (Mesmo original isso é possível, é a proposta do carro.) Só que no momento seu uso fora de estrada é mais leve, então estou buscando uma preparação leve e que seja economicamente viável. Algo mais difícil que preparar um carro para trilhas pesadas, tem mais variáveis envolvidas. Por conta disso pesquiso bastante sobre o assunto. Sempre que surge oportunidade de conseguir mais informações técnicas leio ou pergunto, sobre pneus, lift, etc. No mundo 4x4 o equilíbrio é a regra, cada um tenta encontrar o seu. Estou buscando um compatível as minhas necessidades.
O dia que quiser, e puder, ter um 100% off-road compro um trator de esteira. rsrsrs
Valeu Aryrj!
Caras, com 1 polegada dá pra botar um pneu 225/75 R15 que fica um pouco maior que um 235/75 R15. É o limite, mais que isso raspa ou na longarina dianteira (caso tenha montado nas rodas originais) ou bate nos paralamas traseiros (caso tenha rodas com offset negativo). Quanto ao consumo: aumenta, porque não é só o diâmetro da roda que aumenta, o peso também. Um pneu recapado é uns 50% mais pesado que um pneu normal. Estabilidade: fica comprometida, pois a banda de rodagem do recap geralmente deixa o pneu "bamboleante" por causa da altura do recap. Ruído: é uma porcaria, dá muito barulho na estrada. Incomoda em deslocamentos maiores que 30km. Na trilha o recap é um monstro, pro dia-a-dia não compromete muito se tens uma direção defensiva e não se importe com consumo e ruído. Falo tudo isso pois já tive recap papa-barro do geninho que é um desenho similar ao VJ900, um pouco mais agressivo eu diria.
Rainer, te aconselho a largar essa vida de lift de 1". Vitara tem que ser 2" na suspensão, seja ele de trilha ou de shopping. O bixo fica bonito e é o básico pra encarar algum trecho offroad sem muita preocupação! Rodei bastante tempo com 1" no meu antigo Vitara e te digo que depois que botei 2" nele, virou outro jipe!
Aryrj, na minha opinião foste infeliz em dizer que possuir 4x4 é um desperdício. Na verdade qualquer veículo é custo, sem retorno. Porém, o retorno psicológico que um 4x4 proporciona é muito maior que o de um Celtinha que faz 20km/L.
4x4 é 4x4, o resto é meio de locomoção. Digo isso com propriedade de quem tem uma viatura que faz trilha e roda no dia-a-dia consumindo religiosos 9,75 km/L a mais de 1 ano.
Abraços!!
Beleza Nanito! Parece que, sob aspectos, digamos, "técnicos", concordamos plenamente. Minha opinião baseou-se apenas neles, e não em psicológicos.
Agora, se vc busca só um meio de locomoção, não há como comparar custos de manutenção de um 4x4 com um 4x2 convencional.
-Se custo é sua preocupação predominante;
-Se sua proposta de utilização não fôr de pêso considerável, pendendo à realização pessoal;
-Se vc tiver no momento outras prioridades a serem satisfeitas;
-Se vc tem uma vida corrida, com muitos deslocamentos 99% urbanos, em trânsito complicado, travado, sobre asfalto... amigo, um Celtinha que faz 20 km/L, no final do mês, faz diferença sim.
"4x4 é 4x4, o resto é meio de locomoção" Concordo plenamente, de novo! Mas olha aí o psicológico de novo...
Esse é o NOSSO caso... talvez não seja o do Rainer hoje... Cada um sabe onde lhe apertam os calos.
E digo isso com a propriedade de quem já teve mais de 40 viaturas, 4x2 e 4x4, de tudo quanto é marca e modêlo, que usa um 4x4 porque precisa como ferramenta de trabalho, além de, claro, lazer.
E, no meu ponto de vista, um 4x4 em determinadas situações é, de fato, um desperdício.
[]s
Rainer 89
29/07/2012, 20:25
O objetivo do fórum é discutir aspectos técnicos relacionados a 4x4, não julgar quem deve ter ou não um, quem decide isso é o dono do veiculo.
Uso o meu carro no dia a dia mas também uso o 4x4 e preciso dele em algumas situações.
Gosto de mecânica, sou eu quem faz a manutenção e as adaptações do meu suzuki, o que não faria se tivesse um 1.0.
Sou estudante de engenharia e um "chato". Não vou enfiar lift ou qualquer outra coisa no meu carro sem pesquisar muito antes.
Estudei bastante, um lift de 2" esta dentro dos meus planos em médio prazo. Pois para faze-lo não vou simplesmente esticar molas e amortecedores originais, como boa parte dos vitareiros faz e depois acaba tendo problemas de quebra de homocinéticas, etc. Agora minha duvida é qual pneu usar, antes do lift. Por conta disso postei no tópico. (Nanito obrigado pelas informações, foram muito relevantes)
Participo de reuniões de jeep club e trilhas dês dos 15 anos... Se tem uma lição que aprendi cedo é a respeitar o perfil de cada "jeepeiro". Outra lição importante é trocar experiências sem julgar oque o outro faz com seu veiculo. O cara que vc esta conversando sobre lift e pneu hoje, pode ser o cara que vai te desatolar na próxima trilha ou te dar um socorro quando vc estiver enguiçado na estrada. Cultivar a camaradagem e o respeito é fundamental. Para isso é importante tomar cuidado com oque se fala/escreve para não causar desavenças e mal entendidos.
P.S.
Não quero poluir o tópico então para mim essa discussão encerra por aqui.
Amigo, aqui nunca houve desavença alguma. Foi vc que pediu opiniões. Foram dadas. Um abraço.
Amigo, aqui nunca houve desavença alguma. Foi vc que pediu opiniões. Foram dadas. Um abraço.
Pois é, também não vi nenhuma desavença aqui. Estamos apenas conversando como se estivéssemos numa mesa de bar tomando uma gelada.
Agora, pra te ajudar com essa tua dúvida sobre o lift de 2". Primeiro que ninguém estica a mola (pelo menos não conheço ninguém que tenha feito isso). É só colocar o calço de tecnil nas molas e trocar (ou prolongar) os amortecedores traseiros.
Sobre quebra de homocinética, ela só vai quebrar se tu és pé de chumbo usando pneu 31". Com pneu menor que 31" diminui bastante a possibilidade de quebra das homocinéticas. Outra coisa que quebra com pneu 31" é o focinho do diferencial dianteiro.
Minha dica: dá mais uma estudada no fórum a respeito do lift de 2", já que és estudante de engenharia deve ter algum conhecimento a mais, também mais acesso a determinadas ferramentas para fabricar os calços. O resto vai arrumando aos poucos: espaçador de cardan, calço da bandeija traseira, etc.
Abraços, sem polêmicas!!
Retornando ao tópico.
Quando montei os pneus já mencionados, tive de rebater as abas internas dos para-lamas traseiros. Até aí, nada demais.
Acontece que com os novos pneus mais para fora, gostaria de colocar fenders de borracha, para prevenir aborrecimentos com fiscalização.
Só que esses fenders são presos nas abas que foram rebatidas.
Alguém tem uma sugestão?
Retornando ao tópico.
Quando montei os pneus já mencionados, tive de rebater as abas internas dos para-lamas traseiros. Até aí, nada demais.
Acontece que com os novos pneus mais para fora, gostaria de colocar fenders de borracha, para prevenir aborrecimentos com fiscalização.
Só que esses fenders são presos nas abas que foram rebatidas.
Alguém tem uma sugestão?
Aryrj, estou exatamente na mesma situação que tu, pois com as abas rebatidas, não temos aonde prender aqueles tradicionais fenders de borracha que são rebitados.
Temos duas opções, porém não foram testadas/instaladas em Vitaras 4 portas:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/106540-fender-alargador-de-paralama-bushwaker-em-prolipropileno-mkrawler.html
Alargador De Paralama P/ Suzuki Vitara 1.6 - Sport 4x4 - - R$ 580,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-223864697-alargador-de-paralama-p-suzuki-vitara-16-sport-4x4--_JM)
Além de não terem sido ainda instaladas em Vitaras 4 portas, custam o olho da cara!!
Abraços!!
Nanito, fui eu que achei esses fenders, até foi no mercado livre! Mas, além de muitooooooooooooooo caros, até já vejo eles depois de uma barrancada de jeito... lixo!
Depois, 580,00 por fenders... quase a mesma coisa de um bloqueio... não dá.
Há algum tempo eu vi num site acho que americano, a adaptação de fenders do land, em um vitara... tem que procurar em ferro-velho.
Resumindo, não temos saída. Amanhã vou estar com um conhecido meu que trabalha como revenda de perfis de borracha industriais. De repente aparece algum que dê para adaptar.
Conforme fôr, posto aqui. Abs.
Nanito, fui eu que achei esses fenders, até foi no mercado livre! Mas, além de muitooooooooooooooo caros, até já vejo eles depois de uma barrancada de jeito... lixo!
Depois, 580,00 por fenders... quase a mesma coisa de um bloqueio... não dá.
Há algum tempo eu vi num site acho que americano, a adaptação de fenders do land, em um vitara... tem que procurar em ferro-velho.
Resumindo, não temos saída. Amanhã vou estar com um conhecido meu que trabalha como revenda de perfis de borracha industriais. De repente aparece algum que dê para adaptar.
Conforme fôr, posto aqui. Abs.
Beleza! Eu andei olhando até fenders que tem nos paralamas de onibus, mas pra prender só rebitando mesmo. A solução é prender por fora, como nos fenders dos links que mandei acima.
Abraço!
Nada!!! Mais de mil modelos de perfis e nada que dê certo. Só tem um jeito: criatividade.
Tô bolando um de alumínio e borracha... Qdo tiver o projeto, mostro e a gente discute. Ou volta pro zero de novo!
É irritante!
Rapaz... tô quase indo ao funileiro.
Eu vi em um Vitara um perfil de borracha que se usa emn barcos (não tenho foto) colado na parte de fora do pála-lama com fita dupla face. Só nao vai aguentar se ralar em barranco ou algo assim. Uma opção seria aumentar o batente para o pneu não entrar muito para dentro do pára-lama.
Abs,
LFC
Pois é, mas vc aumentando os batentes traseiros, de certa forma diminue o curso da suspensão... e isso é tudo que eu não queria. Mesmo porquê, no meu caso, com o rebatimento das abas internas, já não raspa mais nada. Meu problema é a guarda municipal, é visual mesmo.
Vão aqui duas idéias.
361815
A primeira, com uma meia-cana de 2X2cm mais uma fita por baixo.
A segunda, com um perfil quadrado, 2X2cm mais a mesma fita.
Tudo de borracha. Nos dois casoa, a fita tem 4X1/2cm.
As fitas ainda podem ser cortadas (modeladas) para uma estética melhor.
Tanto a meia-cana qto o perfil quadrado seriam presos por parafusos no paralama traseiro e as fitas presas nos perfis. Isso me daria o que preciso para cobrir os pneus e me livrar de multas e aporrinhações.
P.S.: Se o meu problema fosse pneu pegando, outra solução seria, já que eu tenho calços de 2" na frente e na traseira com molas originais, seria colocar molas de chevelho, ganhando 1,5" de altura.
leobnaval
01/08/2012, 00:14
Aryrj
Não sei se já leu este tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/38252-borrachao-de-paralama.html
E tem estas opções de perfis de borrachas de ônibus:
CENTER NIBUS - Borrachas e Batentes (http://www.centeronibus.com.br/htm/borba.htm)
tem 2 modelos de paralamas, se cotar lá depois posta aqui os valores.
[]s
Eu li esse tópico, mas o nosso problema nem é o borrachão, e sim como fixá-lo em paralamas sem aba interna. Desenvolver um não é tão difícil; problema é fazer um sistema de fixação que não seja muito aparente e que não fure demais a lataria. Nesse site de onibus tem essas duas aplicações: vitória e viaggio. Tudo depende da "altura" deles (preciso de 40mm). Vou pedir as medidas e posto aqui.
Ou talvez trabalhar os próprios fenders da Garra... com fitas dupla face e/ou parafusos, talvez dê certo. Ou mesmo cola de contato.
361971
361970
Eles são como a foto1. Poderia usar a foto2 ou a 3.
Ou talvez trabalhar os próprios fenders da Garra... com fitas dupla face e/ou parafusos, talvez dê certo. Ou mesmo cola de contato.
361971
361970
Eles são como a foto1. Poderia usar a foto2 ou a 3.
Aryrj, que bom que está bem engajado nesta causa! Eu já fui atrás disso uma época, agora estou meio sem saco, somente aguardando pela tua solução!! Hehehe!! Acho que essa tua idéia do borrachão da foto 2 de repente funcionaria utilizando dupla face forte tanto por dentro quanto por fora do paralama no borrachão.
Torço pelo sucesso dessa empreitada!
Abraços!
Pois então. Não é nem voluntariado... é por necessidade mesmo.
Nesse período pré-eleitoral, o atual prefeito está engajado em aumentar a arrecadação via multas...
E está sendo muito bem-sucedido!
Agora, vc disse por dentro e por fora dos paralamas? Eu acho que não daria para pôr por dentro... só por fora mesmo. E dando certo, eu preferiria cola de contato (aquela de carpete). Ficaria mais definitivo.
Tipo assim:
362078
Tirei um tasco para experimentar:
362092
Então, juntando isso, mais a idéia da fita dupla-face (3M)... O que acham?
Naquela parte reta, dá uns 30 mm.
E a fita teria que ser essa:
Fita Dupla Face Espuma Vermelho 24mmx1,5m Uso Externo - 3M | C&C (http://www.cec.com.br/tintas-e-acessorios/acessorio/fita/fita-dupla-face-espuma-vermelho-24mmx1-5m-uso-externo?produto=1106033)
E a fita teria que ser essa:
Fita Dupla Face Espuma Vermelho 24mmx1,5m Uso Externo - 3M | C&C (http://www.cec.com.br/tintas-e-acessorios/acessorio/fita/fita-dupla-face-espuma-vermelho-24mmx1-5m-uso-externo?produto=1106033)
Essa que ia indicar. Usei essa duplaface pra colar quadros, porta papel-toalha, etc. O negócio aguenta muito firme, pra tirar o quadro sai o reboco junto!!
E me diz uma coisa, como que é esse borrachão de onibus, ele tem a mesma curvatura do paralama do Vitara?!
Mandei um e-mail pedindo medidas, mas acho difícil os 40 mm externos que preciso. Pode ser.
Entra no site que o Leo indicou lá atrás e dá uma olhada.
Borracha cortada e fita comprada. Amanhã tento montar. Posto resulatados aqui.
mauricioalan32
13/08/2012, 20:36
Opa, isso muito me interessa Ary. Vamos ver como que fica na tua viatura!
Abs
Opa, isso muito me interessa Ary. Vamos ver como que fica na tua viatura!
Abs
Rapaz... paciência, mas muita paciência mesmo. Mas parece que funcionou! Segue as fotos.
364455364456
1º. E indispensável. LIMPE muito bem tanto o paralama qto a borracha; sem isso o raio da fita fica soltando. Usei uma mistura de 1l de água pra uma colher de sopa de querosene; funciona perfeitamente e tira toda a gordura;
2º. Comece de qualquer lado a colocar afita no paralama; IMPORTANTE! Comece a pressionar no sentido da borda do paralama para cima e não ao contrário; a fita para acompanhar a curvatura, é melhor prender bem no raio menor e depois expandir pro maior, acima;
364457364458
3º. Antes de retirar o plástico vermelho da fita, faça logo com o estilete o encontro da borracha com a portinhola do tanque;
4º. Comece a colar a borracha; aí é que vem a paciência: Da parte mais baixa para a mais alta (nas fotos, da direita para a esquerda), afim de que qdo vc estiver no fim, no desconforto de trabalhar agachado não faça m.... para acabar mais rápido. Se vc colocou bem a fita, acompanhe a parte superior da borracha com a parte superior da fita já colocada. Avance aos poucos, de 10 em 10cm, pressionando com os dedos mesmo, por uns 2 minutos;
364463364464
5º. Recorte o borrachão na interseção com a portinhola do tanque;
6º. Corte a sobra que ficou atrás do jeito que quizer; eu cortei reto mesmo.
364466
É isso aí pessoal. Parece que ficou bem firme mesmo! Essa fita é a de uso externo, não esqueçam.
Não ficou ruim... pelo menos eu acho.:concordo:
Ah... já ia esquecendo.
Mais prá cima, no tópico, tem o modo de cortar o borrachão da garra4x4. Não sei se de outras lojas são iguais, acredito que sim. Qdo forem cortar a aba, é aquela que tem a fita de alumínio... macete: use um estilete desses que vende em papeleria, tentando deixar o mais reto possível, para aderir bem na fita 3M.
#113, fig 3
Mão firme e nada de cerva por perto!!!:):):)
O outro lado já pronto. Tudo deu umas 02 hs de trabalho.
364531364533
Pessoal, dão uma passada nesse tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/23307-tomada-de-ar-vitara-futuro-local-p-snorkel.html
Fiquei apaixonado nesse snorkel... Opiniões???
O outro lado já pronto. Tudo deu umas 02 hs de trabalho.
364531364533
Ary, primeiramente gostaria de dar os parabéns pela insistência por esta solução para o alargador!! Estou torcendo para que com chuva, vento, poeira, o tempo de uso e vibrações a borracha não descole da fita!!
Vai postando aqui o comportamento desta tua solução! Acho que vou fazer isso também no meu vitara!!
Grande abraço!!
Cara, achei uma fita aqui no meu escritório, Scotch 3m VHB. Pelo que li no site da 3M é a fita mais resistente que existe.
Vou usar essa fita na instalação dos meus alargadores!
Abraços!
Nanito, tira uma foto da embalagem dessa fita. Gostei tanto dessa solução que acho que vou fazer assim tb na dianteira!
De qualquer forma acho um bocado difícil desse troço descolar, mesmo com a fita que usei. Parece pregado no paralama! Quanto a vibração, sol e chuva, o pessoal que trabalha em entregas de moto por aqui (motoboys) usam essa fita prá fixar o bagageiro das motos na armação do banco. Um puta teste!!!:)
Mas, de fato, só o tempo dirá...
Bom gente, prá terminar, fiz os paralamas dianteiros também, usando o mesmo método. Agora é rodar prá ver...:pensativo:
364727
Até agora, continua tudo no lugar... pregado.
Bom gente, prá terminar, fiz os paralamas dianteiros também, usando o mesmo método. Agora é rodar prá ver...:pensativo:
364727
Até agora, continua tudo no lugar... pregado.
Na parte da frente dá pra colocar rebitado, pois o problema da aba interna é somente nos paralamas traseiros!
To tentando comprar meus alargadores lá na garra 4x4, mas tá complicado o sistema deles de compra on-line com cartão de crédito!!
Eu usei fita na dianteira por pura falta de saco de furar e rebitar. Estou apostando nesse sistema, mesmo porquê, o acabamento fica bem melhor que com rebites e/ou parafusos. Se com o tempo a fita resistir passa a ser, na minha opinião, a melhor opção.
Outra alternativa seria 03 parafusos no vinco do alargador, um no ponto mais alto e dois, um em cada extremidade do borrachão. Isso tiraria a responsabilidade da fita com o pêso e ela serviria apenas com fixador de posição.
Mas se der tudo errado, já penso em um plano B... bem mais radical, feito em tubos metálicos e chapa.
P.S.: Experimenta ligar prá Alternativa. O site deles é meio enrolado mesmo.
Nanito, me diz uma coisa: vc tem rodas 7", -12 na frente e 235x75x15, com calços de 1" na suspensão? É isso?
Nanito, me diz uma coisa: vc tem rodas 7", -12 na frente e 235x75x15, com calços de 1" na suspensão? É isso?
Ary, tenho rodas mangels na viatura, acho que são tala 7" e offset -12. Os pneus são 235/75 R15 MT e tenho 2" na suspensão!
Abraço!
Tuas rodas dianteiras ficam muito prá fora dos paralamas? Não pegam nada neles, nem quando a suspensão fecha muito?
Tuas rodas dianteiras ficam muito prá fora dos paralamas? Não pegam nada neles, nem quando a suspensão fecha muito?
Na frente não pega nada, nem na longarina. As rodas ficam quase 2 dedos pra fora do paralama!
Mesmo totalmente exterçados e a suspensão fechada?
Mesmo totalmente exterçados e a suspensão fechada?
Nadica de nada! Na frente nunca pegou nada!
O meu problema era só nos paralamas traseiros, antes de eu rebater as abas! Agora não pega nada em nenhum lugar!
Beleza, então... Ah, e os alargadores continuam lá!
Conseguiu comprar os teus?
Beleza, então... Ah, e os alargadores continuam lá!
Conseguiu comprar os teus?
Consegui comprar! Assim que chegarem vou fazer o serviço com a fita 3M VHB!!
Abraços!
Opa, blz então! Não esqueça da PACIÊNCIA na hora de recortar os borrachões... vai com calma pra não errar! :concordo:
Ontem não foi uma trilha, mas um passeio off, com muita costela, poeira e umas brincadeiras na lama. Os papabarro da Genius são bons mesmo!
Mas o melhor é que os alargadores "fitados" nem se mexeram, continuam pregados! Nada foi alterado!
É nanito, acho que matamos o problema!:)
leobnaval
19/08/2012, 16:35
Mas o melhor é que os alargadores "fitados" nem se mexeram, continuam pregados! Nada foi alterado!
Pode ficar sussegado que esta fita dupla face é bem resistente, as próprias montadoras usam para aplicar borrachões laterais e molduras plásticas nos carros em linha de montagem.
[]s
Pode ficar sussegado que esta fita dupla face é bem resistente, as próprias montadoras usam para aplicar borrachões laterais e molduras plásticas nos carros em linha de montagem.
[]s
Pois é Leo, parece que deu certo mesmo...
Faz um tempo já que chegaram meus borrachões alargadores, mas como o tempo tá chuvoso, estou esperando um dia seco pra aplicar a dupla face!
A minha idéia é de fixar com dupla face + rebites, ou seja, vou colar a dupla face por toda a lateral do paralamas, e na parte interna, vou cortar os borrachões somente na parte onde o pneu poderia pegar numa torção, pois é numa região específica da aba interna do paralama traseiro que pega o pneu. No restante do borrachão, vou colocar rebite pela aba interna. Acho que assim não vai ter jeito de escapar!!
A propósito, como vão os teus borrachões Ary?!]
Abraços!!
Nanito, na boa... esquece os rebites. Sem querer dei uma raspada num poste de madeira qdo dei um escorregadela lateral. Os bichos dobraram pra cima e pra baixo. Já saí da viatura p...o pra ver o estrago. NADA! Os borrachóes estão onde sempre estiveram, pregados no mesmo lugar!!! Nem se mexeram e muito menos soltaram em nenhum ponto! Santa 3M!!!
R E S O L V I D O.
nanito, na boa... Esquece os rebites. Sem querer dei uma raspada num poste de madeira qdo dei um escorregadela lateral. Os bichos dobraram pra cima e pra baixo. Já saí da viatura p...o pra ver o estrago. Nada! Os borrachóes estão onde sempre estiveram, pregados no mesmo lugar!!! Nem se mexeram e muito menos soltaram em nenhum ponto! Santa 3m!!!
R e s o l v i d o.
maravilha!
rodrigo.hoffman
11/05/2013, 11:57
Tirando a poeira do tópico
Como a viatura vai pro barro, vou ter que trocar os pneus.. Hj to rodando com os 235/75/15 AT.. Dei uma boa lida na maioria dos tópicos sobre pneus e a maioria usa pneus aro 15.. Não vi quase nenhum que utiliza aro 16.. Tem umas medidas que acho que dariam certo, 215/80/16, 235/70/16 e o 235/85/16 com a vantagem de serem mais estreitos que os de mesma altura do aro 15..
Que vc´s acham?
[ ]´s
AlemãoRS
11/05/2013, 16:57
É que alguns anos atras as opções eram apenas aro 15, mas hoje temos boas opções aro 16 tb.
rodrigo.hoffman
11/05/2013, 20:58
É que alguns anos atras as opções eram apenas aro 15, mas hoje temos boas opções aro 16 tb.
Pois é
Ja dei uma ligada pra OST e eles tem o 235/85/16 lá.. Só falta definir o recape (VJ ou Godlokos).. Será que com 2" + 2" de lift vou ter algum problema com as cxs de roda?? Ele é um pouco maior que o 31 mais é mais estreito..
[ ]´s
AlemãoRS
12/05/2013, 08:52
Rodrigo, esse pneu é tem 31,7" com o recape vai ficar maior que 32", não sei se não fica muito grande. Tem a opção do 245/75r16, um pouco menor. No paralama dianteiro usando rodas com offset negativo ou alargadores acho difícil não precisar cortar.
eu uso 750x16 recape fronteira, do lado de um 33" mud a altura fica praticamente igual, uso 3" + 2" e ainda tive que tirar um pedacinho do paralama na dianteira!
aqui uma foto antes de cortar!
rodrigo.hoffman
13/05/2013, 13:24
Bom
Ontem e não me guentei e tirei os 31 do jeep e coloquei no Vitara.. Eu não qual o offset dessas minhas rodas, mas dá pra dizer que o visual fica bem mais loko que com os que estavam nele..
Da pra ver que entraram nas cxs de roda, mas se vai pegar no paralama ai e outro problema.. Hj a noite quero testar pra ver se vai pegar
Segue as fotos
410886410887410888410889410890410891
[ ]´s
eu acho q esse ai nao vai raspar não!
aproveita e deixa eles ai e compra outros para o jeep!
AlemãoRS
14/05/2013, 10:21
Com a direção esterçada deve pegar no paralama, na trilha. Uso 255/75R15 e com 2" + 3" pegava, tive que cortar.
Ficou show os pneus..
rodrigo.hoffman
14/05/2013, 15:02
Com a direção esterçada deve pegar no paralama, na trilha. Uso 255/75R15 e com 2" + 3" pegava, tive que cortar.
Ficou show os pneus..
Então
Ontem eu levantei a roda dianteira ate fechar totalmente a suspensão da roda traseira.. A mola encostou os elos e deu batente e o pneu não pegou em nada.. Só pegou por dentro da cx de roda por causa daqueles gomos laterias que tem nesse modelo ai.. Vou fazer o teste na dianteira pra ver..
[ ]´s
AlemãoRS
14/05/2013, 16:19
É, na traseira acontece isso ai mesmo.No meu o problema foi na frente com a direção esterçada.
rodrigo.hoffman
15/05/2013, 00:30
É, na traseira acontece isso ai mesmo.No meu o problema foi na frente com a direção esterçada.
Cara..
Fiz o teste de esterçar agora a noite e qd esterço o pneu pega na parte interna do paralama dianteiro, mas só do lado do passageiro e é quase um cabelinho que pega (acho que a marreta vai pegar).. To começando a achar que o Fênix vai ganhar pneus e aros novos em vez do "Japinha"..
[ ]´s
da pra limitar um pouco o curso da direção, evita q raspe e poupa um pouco as homocinéticas tbm!
rodrigo.hoffman
16/05/2013, 23:33
da pra limitar um pouco o curso da direção, evita q raspe e poupa um pouco as homocinéticas tbm!
Vou tentar dar uma ajustada nos parafusos, mas creio que nao vai adiantar.. O negocio vai ser dar uma rebatida na pontinha interna do paralama que ta pegando.. Esse final de semana resolvo isso e ja vou pontear o parachoque que to fazendo, pra ver como vai ficar..
[ ]´s
Andre Frederico
10/06/2013, 10:06
Li os posts e ainda continuo na dúvida, tenho um vitarinha 2p com 2+2, já tinha os pneus 235/70 16 genius 1001 do ex grand vitara, depois de levantar a viatura achei que ficou pequeno no carro, qual seria o maior tamanho que possa colocar nele sem ter que cortar o paralama? Pelo visto o 215/80 16 é maior que o 245/70 16 qual o melhor para uso exclusivo na trilha (aro 16)?
Esse pneu (genius 1001) é pouco agressivo mas tem a vantagem de não forçar muito o conjunto mecânico, gostaria de colocar um do tipo fronteira mas fui desaconselhado alegando ser muito bruto para o carro, o que a galera daqui aconselha a respeito de modelo de pneu 100% off-road (com bloqueio traseiro)? Tenho outro jogo AT para cidade.
Abraço
rodrigo.hoffman
10/06/2013, 11:06
Li os posts e ainda continuo na dúvida, tenho um vitarinha 2p com 2+2, já tinha os pneus 235/70 16 genius 1001 do ex grand vitara, depois de levantar a viatura achei que ficou pequeno no carro, qual seria o maior tamanho que possa colocar nele sem ter que cortar o paralama? Pelo visto o 215/80 16 é maior que o 245/70 16 qual o melhor para uso exclusivo na trilha (aro 16)?
Esse pneu (genius 1001) é pouco agressivo mas tem a vantagem de não forçar muito o conjunto mecânico, gostaria de colocar um do tipo fronteira mas fui desaconselhado alegando ser muito bruto para o carro, o que a galera daqui aconselha a respeito de modelo de pneu 100% off-road (com bloqueio traseiro)? Tenho outro jogo AT para cidade.
Abraço
Cara..
Acho que no aro 16 o maior que vai caber e um 245/75/16, mas acho que dependendo do recape não vai escapar de ter que recortar as abas internas dos paralamas dianteiros..
Sobre o recape eu acabei de comprar pra colocar no meu Vitara um Genius Sem limite 31X10.5X15 e mesmo cortando a aba interna dos paralamas dianteiros ainda ta pegando..eu acho que e por causa do offset das rodas que comprei, acho que são tala 8 -25.. Qd testei os meus 31 da godlokos com roda 7 -12 depois do recorte não pegou..
Se alguém tiver alguma sugestão, ou vou acabar cortando o paralamas.. heheh
[ ]´s
aqui no sul os pneus que mais se vê é o goodlokos da ost e o sem limites da genius! muitos elogios para os dois!!!!
Augusto Schimidt
10/06/2013, 13:37
Cara..
Acho que no aro 16 o maior que vai caber e um 245/75/16, mas acho que dependendo do recape não vai escapar de ter que recortar as abas internas dos paralamas dianteiros..
Sobre o recape eu acabei de comprar pra colocar no meu Vitara um Genius Sem limite 31X10.5X15 e mesmo cortando a aba interna dos paralamas dianteiros ainda ta pegando..eu acho que e por causa do offset das rodas que comprei, acho que são tala 8 -25.. Qd testei os meus 31 da godlokos com roda 7 -12 depois do recorte não pegou..
Se alguém tiver alguma sugestão, ou vou acabar cortando o paralamas.. heheh
[ ]´s
Rodrigo,
para colocar o 31'' vc teve que trocar o focinho do diferencial dianteiro por um de ferro?
Pergunto pq também quero colocar o 31'' mas o fochinho do meu vitara ainda é de alumínio e acho que vai quebar com pneu 31''. Esta semana quebrou o suporte da panela do diferencial dianteiro e ele já está todo desmontado para soldar e queria aproveitar para torcar o diferencial mas tá dificil de achar por um preço não tão caro.
Abs
Andre Frederico
10/06/2013, 22:13
aqui no sul os pneus que mais se vê é o goodlokos da ost e o sem limites da genius! muitos elogios para os dois!!!!
Esse Godlokos não é muito agressivo (para a viatura)? Gostei do sem limites
Então, para não mexer no para-lamas o melhor é ficar com o 235 mesmo?
Abraço
rodrigo.hoffman
11/06/2013, 00:41
Rodrigo,
para colocar o 31'' vc teve que trocar o focinho do diferencial dianteiro por um de ferro?
Pergunto pq também quero colocar o 31'' mas o fochinho do meu vitara ainda é de alumínio e acho que vai quebar com pneu 31''. Esta semana quebrou o suporte da panela do diferencial dianteiro e ele já está todo desmontado para soldar e queria aproveitar para torcar o diferencial mas tá dificil de achar por um preço não tão caro.
Abs
A principio ainda não troquei o focinho.. Pra andar no asfalto não vai ter problema algum, mas com certeza nas trilhas a probabilidade de quebrar será bem maior.. Essa troca já está nos meus planos.
[ ]´s
Esse Godlokos não é muito agressivo (para a viatura)? Gostei do sem limites
Então, para não mexer no para-lamas o melhor é ficar com o 235 mesmo?
Abraço
No meu ponto de vista é muito agressivo.. No meu caso os que usei vibravam bastante no asfalto.. Segundo o pessoal da OST o modelo que eu tinha era muito off-road com umas garras laterais bem grandes.. Com os sem limite eu rodei bem pouco (+/- uns 5km) mas gostei.. O ruído é baixo e a rolagem no asfalto é satisfatória para um pneu voltado para o uso fora de estrada como ele é.. Visualmente o Godlokos é mais bonito na minha opinião e na trilha é o bixo.. O sem limite ainda não posso opinar no off, mas no on e muito bom
[ ]´s
pessoal, nem pense em colocar o vitara na trilha sem trocar o focinho! ele vai quebrar com certeza, e quando isto acontecer ele leva coroa e pinhão junto! então para poupar numa base de 2k entre peças e mão de obra, troca antes!
Rodrigo,
Abs
no meu vitara quebrou 2 vezes, acho que o mesmo suporte! pelo menos foi o que entendi! mas se não é o seu caso, pode vir a ser! então bolei um reforço que acho importante instalar junto com o focinho, nunca mais quebrou! segue foto
Augusto Schimidt
11/06/2013, 12:54
no meu vitara quebrou 2 vezes, acho que o mesmo suporte! pelo menos foi o que entendi! mas se não é o seu caso, pode vir a ser! então bolei um reforço que acho importante instalar junto com o focinho, nunca mais quebrou! segue foto
Mairo,
quebrou exatamente neste suporte, já mandei fazer a solda e o torneiro fez mais resistente, disse que ali não quebra mais. Também fez a tampinha de alumínio do respiro do diferencial que perdeu também, ficou muito boa, só esqueci de tirar umas fotos para postar aqui.
Vc acha que mesmo com pneus pequenos ( 235/75/15 recapado ) e com recape pouco agressivo como os biscoito ainda assim deve ser trocado o fochinho por um de ferro?
Abs.
Andre Frederico
11/06/2013, 18:17
Mairo, esse suporte substitui a troca do focinho?
como podem ver nas fotos, está com focinho do samurai e com o reforço no suporte da panela! ambos são extremamente importantes! primeiro eu quebrei o focinho com pneus 235/75 R15 recape VJ900, e de quebra me levou a coroa e pinhão junto, instalei o focinho, depois quebrou o suporte com o mesmo pneu, o mecanico fez uma solda reforçada que não iria quebrar mais, depois quebrou novamente ja com pneus 750x16 fronteira, soldei novamente e fiz o reforço, ele vai dividir a força com o suporte de alumínio, pois vai parafusado junto com o fucinho, hj mesmo com motor ap não quebrou mais, acho que deve fazer os dois up's para evitar dor de cabeça depois!
quando instalei o focinho do samurai, não sei se mudou o angulo ou posição do diferencial ou se o focinho é mais comprido que o original, o fato é que o cardan ficou exprimido, ficou comprido, e precisa de uma folga na luva pra ele trabalhar, foi o que fez quebrar o suporte da panela! precisei mandar encurtar o cardan um pouco, depois ficou blz! quando instalarem o focinho, antes de colocar os 4 parafusos da flange que une o cardan no diferencial, certifique que ficou uma folga na luva do cardan para o vai e vem (muitos risos) tudo precisa do famoso vai e vem!
tbm perdi a tampinha do respiro, fiz de tecnil, ficou muito bom!
Augusto Schimidt
12/06/2013, 08:56
Valeu Mairo,
vou comprar o meu hoje mesmo, encontrei por 400 pilas o focinho e por 1300 pilas a carcaça toda de ferro do tracker diesel, estou na dúvida em qual comprar.....mas um dos dois vou comprar com certeza.
Abs
se tiver a grana disponível compra toda a carcaça, vale a pena! pois o diferencial do vitara parece uma casca de ovo!
Augusto Schimidt
12/06/2013, 13:03
Comprei o focinho do samurai mesmo! Pensei no seguinte, só o focinho já resolve quase que a totalidade dos problemas com quebra do diferencial dianteiro, é mais barato mesmo fazendo a adaptação do suporte e o reforço mostrado pelo Mairo, e por último, estou até agora fazendo trilhas com o focinho de aluminio e tudo bem por enquanto, portanto, somente o focinho já resolve meus problemas.
Agora é esperar chegar e montar o bicho....e o pior que já estou com o carro todo montado, vamos desmontar tudo mais uma vez....rsrsrs....
tjflorindo
12/06/2013, 15:08
Bahhh
E por R$ 400,00 conto pagou barato viu! Fiquei 4 meses procurando essa mosca branca, até que achei uma, paguei R$ 700,00!!
Augusto Schimidt
12/06/2013, 16:26
Também achei bom o preço, eles também tem o focinho da tracker diesel por R$ 800,00 mas optei pelo do samurai mesmo devido a grande diferença de preço, e o completo da tracker diesel por R$1300,00, neste caso é só trocar as partes internas e intalar, não precisa adaptar nada.
Se mais alguém precisar, comprei na Cinalpe (48) 3240-4424.
rodrigo.hoffman
12/06/2013, 23:20
Voltando ao assunto dos paralamas..
Segue ai umas fotos de como ficou os sapatos e se alguém ai tem alguma foto de algum paralama cortado.. To pensando em dar uma cortada mesmo neles, aumentando um pouco a cx de rodas.. Assim acredito eu que os 31 vão caber sem nenhum problema
Também achei bom o preço, eles também tem o focinho da tracker diesel por R$ 800,00 mas optei pelo do samurai mesmo devido a grande diferença de preço, e o completo da tracker diesel por R$1300,00, neste caso é só trocar as partes internas e intalar, não precisa adaptar nada.
Se mais alguém precisar, comprei na Cinalpe (48) 3240-4424.
Cara..
Será que tem mais algum focinho do samurai lá??
[ ]´s
Augusto Schimidt
13/06/2013, 00:01
Rodrigo,
ficaram show estes pneus!!! Estes são 31'?
Vou trocar o sapatos do meu vitara tb e estou pensando no 30 ou 31 , pois, tenho somente calço de 2'' na suspensão.
Quanto ao focinho, acho que eles tem mais lá sim, dá uma ligada e fala com a Elaine.
Abs
muito, mas muito show a viatura! parabéns!
meus paralamas sao cortados, mas revirei aqui e nao achei uma foto que aparece direito!
agora a viatura ta em off para uma reforma, depois de pronto pretendo colocar uns 33"
Augusto Schimidt
13/06/2013, 10:03
Nossa....um 33'' deve ficar muito show. Mas não vai ficar mutio pesado para o motor? Mesmo vc usando um ap?
Depois que instalar o focinho de aço pretendo trocar os pneus, será que um 255/75/15 recapado vai ficar muito grande para um lift de apenas 2'' na susp.? Quanto deve dar em polegadas mais ou menos um 255 recapado? Será que quase chega nos 31''?
tjflorindo
13/06/2013, 10:16
Mairo, semana que vem te falo como fica!! O meu ta passando por uma bela reforma, ontem estive na oficina, chegou na parte dos pneus....Vou montar com o 255x75x15, colossus max....gomo tem 5 cm de altura....medi ontem, tem a mesma altura de um BF 33" all ...da 84 cm!
tjflorindo
13/06/2013, 10:41
Augusto, de tanto "futricar" pra escolher um que encaixasse melhor no meu uso aqui....aprendi um monte de coisa...
Dependendo do tipo da recapagem, vc tem que somar de de 2 a 6 cm no tamanho do pneu...
Por exemplo: um 255x75x15 ((2*(255*0,75))+(15*2,54)) original tem 76,35 cm de altura por 25,5 cm de largura. Recapado, chega a 78,50 cm a 82,5 de altura (dependendo da recapagem).
Um 31"x10,5 tem original (31*2,54) 78,74 cm de altura por 26,67 cm de largura.
Uma coisa muito interessante que nunca tinha me ligado: peso do pneu!!
Um pneu com a mesma medida do meu 255x75 com recape VJ910, pesou 12 kg a mais!
Augusto Schimidt
13/06/2013, 11:57
Obrigado Tjflorindo, era exatamente isto que eu queria ouvir. Vou tentar o 255 com recape Tork para ver se vai servir, se não der vou de mais 2'' na carroceria.
Quanto ao peso do pneu, sempre foi algo que preocupou pois quanto mais pesado pior para o conjunto geral de transmissão.
Obrigado e abraço.
Obrigado Tjflorindo, era exatamente isto que eu queria ouvir. Vou tentar o 255 com recape Tork para ver se vai servir, se não der vou de mais 2'' na carroceria.
Quanto ao peso do pneu, sempre foi algo que preocupou pois quanto mais pesado pior para o conjunto geral de transmissão.
Obrigado e abraço.
eu não aconselho pneu tork, ainda mais pro vitara! é bem agressivos para os eixos e péssimo desempenho no barro, só vai pro fundo! todo mundo que tinha aqui trocou!
Augusto Schimidt
13/06/2013, 13:07
eu não aconselho pneu tork, ainda mais pro vitara! é bem agressivos para os eixos e péssimo desempenho no barro, só vai pro fundo! todo mundo que tinha aqui trocou!
Obrigado Mairo,
neste caso, qual seria um bom pneu que não seja muito agressivo mas também seja bom para off road?
Hj tenho o biscoitão, gosto deles mas no barro empapuça demais e fica parecendo um pneu slick.
Abs
eu iria de goodlokos ou algo do tipo ou sem limites!!!!
Augusto Schimidt
13/06/2013, 13:51
Eu vi o sem limites e gostei do desenho dele, inclusive parace ser bom no deslocamento até a trilha....
rodrigo.hoffman
13/06/2013, 23:28
muito, mas muito show a viatura! parabéns!
meus paralamas sao cortados, mas revirei aqui e nao achei uma foto que aparece direito!
agora a viatura ta em off para uma reforma, depois de pronto pretendo colocar uns 33"
Valeu Mairo
Ta demorando mais doque eu gostaria mais ta ficando do jeito que eu quero.. Já tomei a decisão e vou recortar as cx de rodas pra abrir um espaço maior pros pneus.. Eles só pegam na ponta do paralama, na longarina do chassis não pega.. Se conseguir a foto ficarei agradecido..
Rodrigo,
ficaram show estes pneus!!! Estes são 31'?
Vou trocar o sapatos do meu vitara tb e estou pensando no 30 ou 31 , pois, tenho somente calço de 2'' na suspensão.
Quanto ao focinho, acho que eles tem mais lá sim, dá uma ligada e fala com a Elaine.
Abs
Esse pneus são 31 sim, recape Sem limite.. Só com lift de 2 não vai caber.. Vai ter que fazer um BL de 2" tb e mexer nas rodas.. Dá um trabalho mais fica legal..
Se der amanha dou uma ligada lá..
Obrigado e abraço.
Corre desses Tork.. E um pneus muito pesado (recape a quente) e não é tão bom assim na trilha não.. O Godlokos da de 10 a zero nele tanto na trilha como no asfalto..
O Sem limite ainda não testei no barro mais no asfalto e muito melhor que os dois (tork, godlokos)..
[ ]´s
Augusto Schimidt
14/06/2013, 10:00
Os Godloks eu achei na OST mas tem três tipos: Godlokos, Godlokos Mais e o Godlokos Big. Dos três qual será que se dá melhor com o Vitara?
Particularmente eu gostei do Godlokos Big.
http://www.pneusost.com/img/pneus/24.jpghttp://www.pneusost.com/img/pneus/25.jpghttp://www.pneusost.com/img/pneus/26.jpg
A Mamute também tem uns pneus bem legais, será que o Anti-vírus é demais para o Vitara?
http://mamuteoffroad.com.br/upload/20bedd2ccb22be997e751af7bbd6616f.png
Augusto Schimidt
17/06/2013, 18:59
Amigos,
enfim, chegou hj meu focinho de aço, na verdade acabei fazendo uma troca de última hora e peguei o da Tracker a diesel. Mesmo sendo mais caro vai acabar compensando devido ao preço da solda que o único torneiro da cidade cobrou para fazer, falou que no mínimo 200 pilas para soldar, pois, tem trocentos tipos de solda para verificar qual é a correta e tudo mais, por isso, liguei lá e chorei um desconto e saiu por 700 pilas e assim fica mais garantido já que o suporte é fundido e não soldado. Amanhã vou tirar uma fotos do serviço e posto aqui.
show de bola, depois de colocar um drop kit, nunca mais você vai lembrar de diferencial dianteiro, e acredite ele deu muita dor de cabeça aos donos de vitara!
Augusto Schimidt
18/06/2013, 12:13
Valeu Mairo, espero que seja isso mesmo....rsrsrs....onde vc comprou o seu drop kit? Estou procurando mas não encontrei, pensei até em fazer um com uma chapa de aço com os furos 1'' mais baixo, será que funciona?
Seria algo parecido com este..
.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/335830-dropped-kit-no-grand-vitara-dsc05283v-1-.jpg
Abs
rodrigo.hoffman
19/06/2013, 00:20
Valeu Mairo, espero que seja isso mesmo....rsrsrs....onde vc comprou o seu drop kit? Estou procurando mas não encontrei, pensei até em fazer um com uma chapa de aço com os furos 1'' mais baixo, será que funciona?
.http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/suzuki/335830-dropped-kit-no-grand-vitara-dsc05283v-1-.jpg
Abs
Quem vende o drop kit senão me engano é a RC4X4.. dá uma ligada lá e fala com o Rodrigo, que por sinal me pareceu muito gente boa..
[ ]´s
Abs
eu cheguei a usar um deste da foto, até na época eu achei isso num site gringo e andei postando por ai! como uso calços de 3" e queria um drop kit de 2" achei perigoso fazer um destes com 2" ai comprei um da RC4X4 que é mais garantido e depois aumentei mais 1"
Augusto Schimidt
21/06/2013, 11:17
Amigos,
focinho de aço já no lugar e funcionando.:cool:
Foi plug and play, nenhuma adaptação, o problema mesmo é a regulagem da coroa e pinhão, se não fosse por isso dava para fazer em casa mesmo.
Seguem uma fotos do focinho também solda do diferencial dianteiro com o novo respiro.
tjflorindo
04/07/2013, 14:13
Boa tarde pessoal! Até que enfim meu jipe está saindo da oficina, ou melhor, quase! Falta só adaptar o focinho do diferencial do samurai na dianteira e trocar os amortecedores dianteiros.
Na dianteira teve que cortar mesmo, e bastante. Esses pneus são 255x75x15, mas por causa do recape, deu quase 33" mede 83,5 cm ( ta mucho na foto).
A viatura ta com 2" na suspensão e um pouco mais de 3" de lift na carroceria.
As rodas são tala 8 -25.
rodrigo.hoffman
05/07/2013, 09:12
Boa tarde pessoal! Até que enfim meu jipe está saindo da oficina, ou melhor, quase! Falta só adaptar o focinho do diferencial do samurai na dianteira e trocar os amortecedores dianteiros.
Na dianteira teve que cortar mesmo, e bastante. Esses pneus são 255x75x15, mas por causa do recape, deu quase 33" mede 83,5 cm ( ta mucho na foto).
A viatura ta com 2" na suspensão e um pouco mais de 3" de lift na carroceria.
As rodas são tala 8 -25.
Show de bola...
Os meus tb já estão cortados.. Agora não pega mais nada.. Já comprei os alargadores de borracha e devo estar instalando em breve..
Me diz uma coisa.. Onde comprou seu snorkel??
[ ]´s
tjflorindo
05/07/2013, 09:38
Rodrigo, eu comprei desse site: http://www.sport4x4.com.br (http://www.sport4x4.com.br/)
Eles mesmo que fabricam.
Muito bem acabado por sinal o snorkel.
Onde comprou os alargadores de borracha?? Vou ter que adaptar tmb.
Show de bola...
Os meus tb já estão cortados.. Agora não pega mais nada.. Já comprei os alargadores de borracha e devo estar instalando em breve..
Me diz uma coisa.. Onde comprou seu snorkel??
[ ]´s
rodrigo.hoffman
08/07/2013, 00:05
Rodrigo, eu comprei desse site: http://www.sport4x4.com.br (http://www.sport4x4.com.br/)
Eles mesmo que fabricam.
Muito bem acabado por sinal o snorkel.
Onde comprou os alargadores de borracha?? Vou ter que adaptar tmb.
Blza..
Depois vou dar uma olhada no site deles pra ver os detalhes do produto..
Os alargadores eu comprei no Garra 4x4 Alargador de Paralama de Borracha - VITARA / NIVA - Garra 4X4 (http://www.garra4x4.com.br/garra4x4/interface/product.asp?template_id=2&partner_id=2&utm_source=www.Garra4x4.com.br&departamento=Alargador&produto=Alargador+de+Paralama+de+Borracha+-+VITARA+%2F+NIVA&dept_id=10&pf_id=AL037)
Na época do CJ eu ja tinha comprado deles tb.. Ainda não instalei mais semana sai..
Segue umas fotos do recorte e do resultado final..
rodrigo, ficou muito bom, no meu vitara eu soldei a virola do paralama novamente, pois sem e virola o paralama trabalha muito! fica meio bobo!
rodrigo.hoffman
08/07/2013, 22:42
rodrigo, ficou muito bom, no meu vitara eu soldei a virola do paralama novamente, pois sem e virola o paralama trabalha muito! fica meio bobo!
Mairo
Guardei as abas que foram cortadas e provavelmente vou solda-las novamente pra ajudar a prender os alargadores... Valeu pela dica..
[ ]´s
Andre Frederico
09/07/2013, 16:25
Rodrigo,
vc comprou esses pneu onde? Pagou quanto?
Abraço
rodrigo.hoffman
09/07/2013, 22:18
Rodrigo,
vc comprou esses pneu onde? Pagou quanto?
Abraço
Os pneus são da Genius Tyres (http://www.geniustyres.com.br/).. Como esssa coisas mudam muito de preço, da uma ligada la e ve com eles qt fica.. Mas na época eu paguei R$ 420,00.. Só pra lembrar que pra colocar esses pneus ai vai dar um pouco de mão de obra e algumas "plásticas" na lata.. hehehe
[ ]´s
Andre Frederico
10/07/2013, 12:51
kkkkkk
Já vi que não vou poder correr muito disso não, na última trilha que fui senti a necessidade de um pneu mais agressivo, vou partir para a violência:
Focinho de aço;
Pneus e plástica nos paralamas
Xcrawler
Meu vitarinha é automático, achei que faltou motor no atoleiro, devo compensar com a xcrawler.
Seus pneus são 31"?
Augusto, que solda é essa no focinho do samurai? O melhor seria do tracker diesel mesmo?
Abraço
Augusto Schimidt
10/07/2013, 13:24
Augusto, que solda é essa no focinho do samurai? O melhor seria do tracker diesel mesmo?
Abraço
Andre,
o focinho do diferencial dianteriro do Vitara tem um suporte que é ligada em uma travessa do chassis, ele ajuda suportar o peso do diferencial, vc pode ver pelas fotos que postei alguns posts atrás. Já o do Samurai não tem este suporte e por isso deve ser confeccionado e soldado no focinho de aço do Samurai. O da tracker a diesel é plug and play, ele é exatamente igual ao do Vitara, é tirar um e colocar outro, não preceisa soldar nada e não requer qualquer outro tipo de adaptação.
Na minha opnião vale pagar mais caro pelo da tracker a diesel pelo fato de ter o suporte fundido junto com o focinho e ficar perfeito na hora de colocar no carro mas se não encontrar para comprar use do Samurai que fará o mesmo efeito, apenas certifique-se que o suporte está igual ao original.
Abs.
tjflorindo
10/07/2013, 14:43
Quando eu fui comprar, achei apenas o focinho do Samurai. Fui ontem na oficina, meu mecânico deve estar montando hoje, mas, não aceitou soldar de jeito nenhum!! Vai adaptar o suporte com uma cinta de aço prendendo na carcaça. Ficando pronto postos fotos!
Andre Frederico
11/07/2013, 13:11
Andre,
o focinho do diferencial dianteriro do Vitara tem um suporte que é ligada em uma travessa do chassis, ele ajuda suportar o peso do diferencial, vc pode ver pelas fotos que postei alguns posts atrás. Já o do Samurai não tem este suporte e por isso deve ser confeccionado e soldado no focinho de aço do Samurai. O da tracker a diesel é plug and play, ele é exatamente igual ao do Vitara, é tirar um e colocar outro, não preceisa soldar nada e não requer qualquer outro tipo de adaptação.
Na minha opnião vale pagar mais caro pelo da tracker a diesel pelo fato de ter o suporte fundido junto com o focinho e ficar perfeito na hora de colocar no carro mas se não encontrar para comprar use do Samurai que fará o mesmo efeito, apenas certifique-se que o suporte está igual ao original.
Abs.
Obrigado pela resposta, clareou as ideias...
Abraço
Daniel Bila
15/08/2014, 10:54
Rodrigo, com esse corte no paralama sera q da pra colocar alargador de paralamas do sport 4x4?
rodrigo.hoffman
17/08/2014, 22:11
Rodrigo, com esse corte no paralama sera q da pra colocar alargador de paralamas do sport 4x4?
Opa..
Não sei se foi pra mim a pergunta, mas se for eu não sei te responder... heheheh
Teria que ver com o pessoal lá que vende o alargador pra ver como e fixado e os tamanhos..
[ ]´s
Daniel Bila
20/08/2014, 07:42
Blza foi sim. hehe......voi entrar em contato com eles pra ver. pq aqui no rio tem vistoria anual e com as rodas pra fora do paralamas eles encrencam...palhaçada do detran..
kylletus
23/07/2019, 21:12
Boa noite pessoal, sei que já faz muito tempo que o tópico não tem postagem, mais tenho certeza que muitos usam em leitura dele, bom tenho um vitara 94 E estou usando tudo que está aqui no fórum, agora vou cortar os Paralamas dele para por os pneus 31 , até aqui obrigado pessoal,