Conectar

Ver Versão Completa : consumo exagerado... o que fazer?

Vinicius Hauagge
05/07/2005, 18:05
Pessoal, tenho meu jeep há mais de 10 anos e ele sempre fez em torno de 5 km litro de media... motor georgia ohc, carburador solex H34 SEIE dois estagios, gicle 120 no primeiro e 100 no segundo...
Acontece que de uma hora pra outra, sem explicacao, comecou a beber de forma incrivel.... ta fazendo em media 2,0 km litro... abri o carburador e aparentemente nao tem nada de errado... tentei colocar gicle menor, mas nao anda...
Alguem tem um explicacao pra tamanha alteracao, pois nada foi trocado do carburador?
E quais seriam as alternativas para voltar ao consumo normal?
Abraço com o bolso doido de por combustivel...

Vinicius Hauagge
05/07/2005, 18:12
Pensei que poderia haver algum vazamento no tanque, na bomba de combustivel, no retorno, mas tb tá tudo em ordem...

Ronaldo B.
05/07/2005, 19:18
Vinicius,

Muito estranho essa média cair assim sem motivo aparente, pode parecer uma pergunta cretina a que vou fazer mas mesmo assim vai.... Você não trocou os pneus por outros de diâmetro diferente, o que estaria causando uma marcação errada de quilometragem percorrida ???

Os problemas que ocasionariam esse aumento de consumo podem ser, velas em maus estado, gasolina adulterada, ponto de ignição fora, motor sem força precisando de uma retífica, vazamento, borboleta do afogador fechando sozinha, mas todos essas causas você perceberia alguma alteração no comportamento do jeep. Você sentiu alguma perda de potência ou algo diferente ??

[]´s

Vinicius Hauagge
06/07/2005, 09:58
Não, nenhuma perda de potencia... O jeep tá redondinho.... Pega facil frio, não da sinal de excesso de combustivel... já desmontei o carburador quatro ou cinco vezes e nao achei nada de errado...
A unica coisa que nao está perfeita é a junta que fica entre o carburador e a flange do coletor, que está um pouco desgastada (nada em excesso)... mas vou trocar a bendita pra ver se melhora...
Eu desconfiava da bomba de combustivel estar com o diafragma rompido e mandando combustivel para o motor, mas o nivel de oleo nao subiu... será que pode ser isso?

Ronaldo B.
06/07/2005, 11:51
...Eu desconfiava da bomba de combustivel estar com o diafragma rompido e mandando combustivel para o motor, mas o nivel de oleo nao subiu... será que pode ser isso?

Vinicius,

Que eu me lembre, a bomba de combustível do OHC tem um furo na carcaça, tipo um respiro, se o diafragma estiver furado como você suspeitou, provavelmente o combustível estará sendo jogado para fora da bomba por esse furo na carcaça da bomba e não indo para o motor.

Abre o capô do jeep e dá partida no motor e pede prá alguém verificar se quando dá partida não está esguichando combustível pelo respiro da bomba, pode estar aí o defeito.

Quanto a junta entre o coletor e o carburador, se ela estiver com entrada falsa de ar por estar gasta ou até desmanchando você percebe problema na marcha lenta, é bom verificar, mas não acho que seria isso o responsável por esse aumento de consumo tão grande.

Se descobrir a causa coloca aqui depois, fiquei curioso de saber o que tá causando esse problema, também tenho o H34 SEIE no meu CJ, mas com GM151 a álcool e o consumo é entre 4 a 5 km/l.

[]´s

extraterreno
06/07/2005, 13:35
Aproveitando o embalo, meu primo que teve um Willys ano 53, disse que para diminuir o consumo podemos colocar um "Y" na mangueira de combustível e fazer um retorno para o tanque.
Isso realmente procede? Como posso fazer? Em todos os willys dá para fazer isso? Não a risco de ter falta de combustível? Será necessário fazer ajustes no carburador? De que tamanho tem que ser esse "Y" e a mangueira de retorno?

[]´s já comprando um "Y" de 5 polegadas para fazer o restorno... hahahahaha

Vinicius Hauagge
06/07/2005, 15:24
Ronaldo, esse era o consumo do meu jeep... 4, 5 km por litro.... na estrada, chegou a fazer 5,5 andando a 90km/h (aferido pelo totem)

Quanto ao retorno, o meu jeep tem o retorno de combustivel para o tanque, mas nesse caso o retorno advem da propria bomba que é original do motor...
Se nao me engano, o bf 161 nao tem retorno...
Segundo alguns conhecidos, o retorno auxilia um pouco sim na economia, pois a gasolina nao utilizada volta diretamente para o tanque...

Beto Lacerda
06/07/2005, 15:59
checa o ponto , velas , cabos , bobina , platinado , que qdo ruins aumentam o consumo . e sem sacanagem verifica se o tanque num ta furado :lol:
[]'s

Ronaldo B.
06/07/2005, 17:03
Vinicius,

Além do retorno, a bomba também tem o respiro na carcaça que eu citei e é por esse furo de mais ou menos 2,0 mm de diâmetro que eu disse que pode estar vazando combustível se o diafragma estiver danificado.
Eu ví isso acontecer na bomba de combustível do OHC do jeep do meu cunhado, o motor funcionava normal, mas vazava combustível por esse furo na carcaça que não é o retorno.
Vale a pena dar uma verificada, porque não é raro isso acontecer na bomba de combustível do OHC.

[]´s

Sergio Rocha
06/07/2005, 18:26
Aproveitando o embalo, meu primo que teve um Willys ano 53, disse que para diminuir o consumo podemos colocar um "Y" na mangueira de combustível e fazer um retorno para o tanque.
Isso realmente procede? Como posso fazer? Em todos os willys dá para fazer isso? Não a risco de ter falta de combustível? Será necessário fazer ajustes no carburador? De que tamanho tem que ser esse "Y" e a mangueira de retorno?

[]´s já comprando um "Y" de 5 polegadas para fazer o restorno... hahahahaha

Pode perfeitamente fazer isso.Só não esqueça q vc vai ter q conectar esse novo tubo, no tanque.E agora conecta aonde ?

Brincadeiras a parte, dá uma pesquisada sobre retorno aki no forum q vc vai ver como faz.E aproveita coloca tb um desborbulhador. :wink:

Não precisa fazer nada no carburador.O retorno só vai poupar a sua bomba e o estilete da boia do carburador.Quanto a economia, esquece.outra coisa q melhora é q para de dar falta de combustível com o jeep muito inclinado.
[]'qualquer coisa grita

extraterreno
07/07/2005, 09:17
Muito Obrigado Sergio Rocha, vou tentar fazer isso.

Aurélio
14/07/2005, 15:31
Vinícius,

A título de informação, em anexo duas tabelas da Brosol com informações da regulagem do carburador H-34-SEIE para Mavecos até 8/75 e a partir de 9/75 e uma vista explodida do dito cujo.

[]'s procurando um desses NOVO 8)

Vinicius Hauagge
14/07/2005, 15:41
Valeu pessoal, obrigado!

Acho que descobri o problema.... a mangueira de combustivel estava com um furo minusculo, depois da bomba... e acho que por ali estava o vazamento... não tenho certeza, mas so pode ser isso...
Então, troquei todas as mangueiras, coloquei desborbulhador, pus os gicles de ar e combustivel na medida que consta na tabela postada pelo Aurélio...
Agora vou fazer a média pra ver como ficou!
Obrigado a todos novamente!
Abraço,
Vinicius!

Aurélio
17/07/2005, 13:05
Pessoal,

Quem quiser carburador novo, na caixa, é só procurar com Ivo Figueiredo, no Rio, telefone 21 2589 4072.

[]'s informativos 8)

Ronaldo B.
19/07/2005, 14:01
Pessoal,

Quem quiser carburador novo, na caixa, é só procurar com Ivo Figueiredo, no Rio, telefone 21 2589 4072.

[]'s informativos 8)

Aurélio,

Você sabe o preço de um H34-SEIE novo ???

O Ivo tem loja ou apenas está vendendo um carburador ??

Obrigado,

[]´s

Aurélio
19/07/2005, 15:06
Você sabe o preço de um H34-SEIE novo ???
R$400,00 na promoção :D

O Ivo tem loja ou apenas está vendendo um carburador ??
Loja; I.Figueiredo & Cia. Ltda e segundo o SAC da Dana, é o maior distribuidor de carburadores do Brasil :shock:

[]'s duplamente carburados 8)