Ver Versão Completa : Roda Livre Automatica AVM
Carlos_bass
05/07/2005, 10:13
Gostaria de Saber a opinião de quem usa ou ja usou a roda livre automatica de roletes da AVM?
Estou pensando em colocar em uma F75, para ser usada em trilhas moderadas.
Carlos,
Já tive uma Rural, com RLA, todos que olhavam para ela diziam: "Quando é que vc vai trocar essas M#*@s". :shock:
Eu tinha sensação que elas não seguravam nas descidas, parecendo uma catraca de bicicleta - só quando pedala tem tração.
Coloque a RLM e seja feliz.
[]'s que não confiam em RLA :D
Carlos_bass
06/07/2005, 16:16
Kako,
Mas a RLA que voce teve era aquela que vem na rural ou o modelo da AVM?
De uma olhada.
http://www.avm.com.br/products2.htm
Carlos,
Comprei recentemente um CJ e ele esta com RLA da AVM, pretendo trocar por um RLM da AVM linha 400 antes de começar fazer trilha com o jeep.
Ja vi e ouvi varias situações que RLA ter deixado na mão na hora em que mais precisava, por isso concordo com o Kako, coloque uma RLM e seja feliz.
[]´s
Carlos_bass
06/07/2005, 16:43
Sem duvidas a RLM e muito melhor.
No meu caso eu só faço trilhas moderadas em estradas que não exigem muito da tração.
Sera memo no meu caso é mais indicado RLM?
Carlos,
No meu caso eu só faço trilhas moderadas em estradas que não exigem muito da tração.
Aí é que vc se engana!
Imagine só, uma estrada de terra, um trator passou por alí corrigindo todas irregularidades, deixando para traz 10cm de pó, cai uma chuvinha, pronto!
Quanto mais recurssos tiver melhor. Eu, nesta mesma situação, tive de literalmente descer com as rodas arrastando (90º em relação á estrada), DE LADO MESMO! não tinha nem pneus, nem RLM, por pensar assim.
[]'s que já passaram por cada uma! :D
Carlos_bass
06/07/2005, 23:02
Kako
Voce tem razão vou colocar a RLM, que é mais robusta e menos perigo de falhar quando eu mais precisar.
Alem disso tem a questão do preço ?
Valeu
Marcelo Lopes
07/07/2005, 18:09
Carlos,
A RLA custa por volta de L$ 400,00 o par, enquanto a RLM não chega a L$ 300,00.
Arruma um zequinha prá descer na chuva e na lama prá ligar as RL ( chama aquele amigo pentelho prá passear ) e relaxa...
Carlos_bass
08/07/2005, 08:44
Aquela RLA antiga sei que não é confiavel mas esta nova AVM sera que não melhorou o seu sistema.
Aquela RLA antiga sei que não é confiavel mas esta nova AVM sera que não melhorou o seu sistema.
:D Fala Carlos!!!
Pelo contrário... Essa nova parece ser feita de vidro...
Tem um modelo das antigas, que consiste numa peça sextavada, com a estria interna que encaixa no semi-eixo. Tem 6 roletes e a peça externa tem 6 "casas" para esses roletes. Esse é o único modelo de automática que costuma não apresentar problemas. Para um uso moderado, seria indicada.
As outras antigas, que possuem umas peças de plástico, são uma M3rd@!
E todas elas são AVM.
[]'s
Bom estava lendo o topico, agora me expliquem como funciona a RLA, a minha é original ai ela entra quando eu aciono a alavanca da tração,certo?!ja a manual é acionada manualmente fora do jipe,certo?!agora a pergunta real esse acionamento manual elimina a necessidade de acionar a tração pela alavanca ou primeiro vc desce e aciona a RLM e depois aciona a alavanca de tração?
ihaido,
Não! O fincionamento das alavancas continua normalmente, a RLM, serve apenas p/ travar a roda no semi-eixo, se não for acionada, o diferencial vai girar em falso e continuará sem tração. Mas se vc acionar somente a RLM, todo o conjunto vai girar desnecessariamente, e da mesma forma não terá tração no eixo dianteiro.
:concordo:
marcelo nunes
18/12/2005, 00:46
O primeiro grande problema da Automática: você não tem tração em marcha a ré...
O segundo grande problema da Automática: ela, às vezes, só engrena quando ela quer
Troquei pela manual da série 400 e sou feliz...antes eu pensava que era feliz, e não sabia :lol:
Estou pesquisando tópicos para tirar uma dúvida: pus a RLM na m/F75... comprei porcas novas porque os mecânicos rurais (da roça), metem talhadeiras... para pôr a nova porca com a trava e depois a "porca da roda livre" - que não é sextavada, é um anel com 2 parafusos pequenos. E aí vem a minha ignorância: onde é fixada porca da roda livre? Ela é rosqueada, e daí? Para que servem os 2 parafusos? Onde são aparafusados? :?:
O pessoal que usa a Roda Livre Automática da AVM recomenda seu uso, ou é uma fria?
[]'s Antonio.
dalmo cruz torres
18/09/2007, 11:54
All.
Prefiro queixo duro que roda livre automática.
Temos RLA AVM, das antigas, aquelas em que o afastador dos roletes é de plástico branco, e das com espaçador em lata, na Rural do Meu pai e na F-75 que é do meu pai mas eu sempre usei.
Funcionam em ré sim, sempre funcionaram para frente......
..........mas passar por uma longa descida enlameada, lisa que nem quiabo, com o freio motor só nas rodas traseiras, com o veículo jogando a traseira de um lado para o outro, ficando em angulo de 90 graus com a estrada, quando se está ao lado de um "sumidouro", com um 30metros de profundidade....
Roda livre mecanica!!!!!!!!!!!!!!!!!!
dalmo cruz torres
18/09/2007, 11:55
Folgado, é uma gelada.
Dalmo, desculpe-me a ignorância, mas o que é "queixo-duro"? Como funciona?
[]'s.
Antonio.
Denilsom
18/09/2007, 14:22
Caro colega eu usava essa roda livre automatica e passei raiva em trilhas em subida forte com valas quando vc esta devagar ela nao engata e perde a traçao,coloquei AVM manual, o que o Dalmo diz queixo duro,e roda presa trab direto com diferencial rodando,eu nao gosto pq fica desgastando peças sem nessecidade, mas tem a vantagem de traçao garantida, e barata.
dalmo cruz torres
18/09/2007, 16:14
Folgado, queixo duro é como o Denilsom falou, no lugar da roda livre vai uma tampa de ferro que trava o cubo de roda ao semi eixo. Mesmo que v/c desligue a alavanca da tração, as peças internas continuam sendo arrastadas, mas não quebra.
Na minha região o pessoal chama as F-75 queixo duro de"camionete enrrola camisa", porque em velocidades mais altas(uns 60Km/h!!) a direção ficava vibrando, acabando por fazer o carro todo vibrar, e o motorista ficava pulando por causa do banco de molas....e acabava com a camisa enrrolada nas costas.
Muito obrigado aos colegas.
Pois é, acho que jipe não pode ter nada de eletrônico ou automático. Tem que ser tudo mecânico mesmo. É bem mais confiável.
[]'s. Antonio.
dalmo cruz torres
18/09/2007, 20:40
Folgado, uma roda livre que deve ser muito boa é a recentemente lançada pela ensimec, onde a roda livre é conjugada com o cubo de roda. deve ser muito resistente. Quando comprei a minha F-75, ela veio com uma roda livre manual antiga(a enfer fabrica uma cópia dela), que engata/desengata dando uma volta inteira na borboleta. ela estava quebrada, troquei-a por uma moderna da Avm, de alumínio, achando que estava fazendo o melhor negócio do mundo. Na primeira travada que dei com a minha F e com o então récem instalado 4.9i, o corpo da roda livre despedaçou, e eu fiquei travado no buraco sem a tração dianteira funcionar.
Quando levei a roda livre até a loja pedindo que ela fosse trocada, não aceitaram a troca alegando que a camionete era adaptada...reformei a velha roda livre que veio junto com a camionete, e estou usando ela até hoje...
Bom...
Tenho uma Rural 1974 com motor BF-161 (6cc willys) com roda livre manual da AVM. Quando faço trilhas, independente de ser trilha pesada, média ou apenas um passeio onde tenho que anda traçado (4x4 ligada), as AVM's esquentam bastante após passado alguns kilometros rodados. Notei também que existe um pequeno vazamento proveniente do botão que giro para engatar e desengatar os AVM's.
Pergunto: Isso tudo é normal?
Obrigado e abraços!
dalmo cruz torres
18/09/2007, 22:04
Acho que esquenta porque todo o conjunto esquenta ao se usar o freio. Sobre o vazamento, se o seu jeep tiver só esse tá bão demais. A minha tem cinco pontos de vazamento, um no motor, um no cambio, um na caixa de redução e um em cada diferencial.....
Dalmo.
Uma Rural com motor BF-161 e toda a mecânica original não ter vazamento? Conta outra piada que essa foi ótima!!
Minha Rural fica a semana inteira parada no estacionamento. Quando tiro ela pra dar umas voltas, olho por baixo e parece uma cachoeira de óleo (é só força de expressão!!!). Vaza no reparo do carter, no retentor da polia dianteira (polia da correia), em algum lugar na caixa de marchas, em algum lugar na caixa de redução e no AVM do lado direito (quando o utilizo). No pé do carburador sempre fica acumulado um tipo de vazamento mas, uma vez liguei a Rural e fiquei de olho. Percebi que era água que condensava e escorria por tudo, depois que o motor esquentava a água evaporava e não "vazava" mais. Os diferênciais, depois que abri as tampas, dei um trato nelas, coloquei reparos novos e de boa qualidade e completei com o óleo certo, nunca mais vazou!!! ;)
Um abraço.
Lucas Nassif
20/09/2007, 22:25
No Magnum vaza na parte da frente do cárter, na divisa com o câmbio, e um ponto lá no câmbio..."só" tem 3 pontos!!
:D
Abrs.
dalmo cruz torres
20/09/2007, 23:31
teoria do meu amigo " Seu " Tião "Medonho": Se tá sangrando tá vivo... Por analogia: Se tá vazando é porque tá rodando...
Bom dia Galera!
Desculpem-me por estar ressuscitando o tópico, mas preciso esclarecer uma duvida sobre a lubrificação da roda livre automática... pois bem, sei que em roda livre manual não se coloca muita graxa, e sim um pouco de óleo de motor ou pouca graxa senão ela costuma escapar.... mas e as automáticas???? aquelas originais(de roletes que saiu muito nas rurais e f75 AVM)!!! como lubrificar??? e a mesma regra das manuais... ou tem uma outra forma de se lubrificar??? no meu jeep tenho as AVM manuais... mas meu pai tem uma f75 e as roda livre não estão em perfeito funcionamento... como ele não faz trilha, quer manter as automáticas msm e me pediu pra dar uma olhada.... alguem ai sabem me informar como lubrifica-las para elas funcionarem no mínimo d vez em quando???? pq do jeito q ta não da.....
obrigado!