Ver Versão Completa : ranger não enche o filtro de combustivel e apaga em marcha lenta
toninho55
21/01/2012, 19:05
ola meus amigos do forum,preciso das imformaçoes dos colegas entendidos nesse problema antes de procurar um mecanico.voces sabem né ?eles fazem tantos diagnosticos que deixa a gente confuso e com [medo r$]. vamos ao problema, tenho uma ranger xlt 2001 2.5 que até poucos dias não tinha defeito algum. de repente ela começou a perder a potencia ou seja não aumenta a velocidade em alta rotaçao.parece que falta diesel na bomba injetora,então manero o pé e ela anda bem a 80 a 100 km. outra coisa o motor náo rateia ou coisa parecida,a marcha lenta cai e ela morre,basta um toque no acelerador e ela volta ao normal.ja troquei o filtro combustivel e nada de melhorar,estou desconfiado da bomba auxiliar de alimentação.espero opinioes dos amigos . abraços a todos .socorro.....
Anthoniusnikos
21/01/2012, 19:14
Eu começaria por retirar a bomba auxiliar(que é fácil) para dar uma verificada no seu estado.
Anthon
LeoLeone
22/01/2012, 10:35
ola meus amigos do forum,preciso das imformaçoes dos colegas entendidos nesse problema antes de procurar um mecanico.voces sabem né ?eles fazem tantos diagnosticos que deixa a gente confuso e com [medo r$]. vamos ao problema, tenho uma ranger xlt 2001 2.5 que até poucos dias não tinha defeito algum. de repente ela começou a perder a potencia ou seja não aumenta a velocidade em alta rotaçao.parece que falta diesel na bomba injetora,então manero o pé e ela anda bem a 80 a 100 km. outra coisa o motor náo rateia ou coisa parecida,a marcha lenta cai e ela morre,basta um toque no acelerador e ela volta ao normal.ja troquei o filtro combustivel e nada de melhorar,estou desconfiado da bomba auxiliar de alimentação.espero opinioes dos amigos . abraços a todos .socorro.....
Então Toninho....
Eu passei por um problema idêntico ao seu. Na minha Ranger era pedaços do pescador do combustível do tanque que entrou pelo tubo e obstruía parcialmente a passagem de combustível.
Muito boa sorte...
toninho55
22/01/2012, 11:20
então amigo leoleone,a minha ranger esta com esse mesmo problema, so que com 20 litros no tanque de diesel ela jah dar entrada de ar, por exemplo quando passar por um quebra-mola, ai temos q abrir o bico, para q o ar sai e ela pega normalmente, pode ser que meu pescador tbm esteja quebrado e tenha obstruido a passagem de combustivel, como vc resolveu o seu problema ?
LeoLeone
22/01/2012, 11:43
então amigo leoleone,a minha ranger esta com esse mesmo problema, so que com 20 litros no tanque de diesel ela jah dar entrada de ar, por exemplo quando passar por um quebra-mola, ai temos q abrir o bico, para q o ar sai e ela pega normalmente, pode ser que meu pescador tbm esteja quebrado e tenha obstruido a passagem de combustivel, como vc resolveu o seu problema ?
Esse defeito é muito comum nas Rangers diesel mais idosas. Existem muitos relatos por aqui no fórum. Você tem que retirar o tanque, abrir a tampa, retirar o conjunto boia e pescador. Não adianta colocar outro pescador igual que irá estragar de novo. eu comprei uma mangueirinha corrugada (é esse o nome) genérica e um filtro que é uma telinha redonda, também genérica para carros a gasolina com bomba dentro do tanque em auto peças. Essa mangueira corrugada encaixa no filtro de telinha certinho. Então Vc corta a mangueira do tamanho que a tela fique no fundo do seu tanque. Antes de montar lave o tanque, desconecte a tubulação de combustível da bomba auxiliar e mande ar comprimido para limpar possíveis pedaços do pescador que pode ter entrado na tubulação (no meu caso entrou). Dá um pouco de trabalho mas resolve pra sempre. Eu fiz em casa mesmo.
QQ dúvida pode perguntar...
Boa sorte
toninho55
22/01/2012, 13:06
acabei de chegar em casa com a patroa, fomos comprar aqele franguinho sagrado do domingo. adivinha o que aconteceu,o motor morreu de repente sem nenhum aviso,e de novo tive que abrir os bicos para ele pegar de novo. obs. rua super plana e com mais ou menos 40 litros de diesel no tanque.olhando o diesel ser aspirado atraves da transparencia da mangueira que vem do tanque,observei que esta passando bolhas de ar junto com o combustivel.sera mesmo obstruçao dentro do tanque?
Walter L. L. Casitta
22/01/2012, 13:51
acabei de chegar em casa com a patroa, fomos comprar aqele franguinho sagrado do domingo. adivinha o que aconteceu,o motor morreu de repente sem nenhum aviso,e de novo tive que abrir os bicos para ele pegar de novo. obs. rua super plana e com mais ou menos 40 litros de diesel no tanque.olhando o diesel ser aspirado atraves da transparencia da mangueira que vem do tanque,observei que esta passando bolhas de ar junto com o combustivel.sera mesmo obstruçao dentro do tanque?
Esse motor não precisa de sangrar não. Desde que no nível no tanque esteja normal é só na chave de ignição que ele expulsa o ar sozinho.
LeoLeone
22/01/2012, 17:00
acabei de chegar em casa com a patroa, fomos comprar aqele franguinho sagrado do domingo. adivinha o que aconteceu,o motor morreu de repente sem nenhum aviso,e de novo tive que abrir os bicos para ele pegar de novo. obs. rua super plana e com mais ou menos 40 litros de diesel no tanque.olhando o diesel ser aspirado atraves da transparencia da mangueira que vem do tanque,observei que esta passando bolhas de ar junto com o combustivel.sera mesmo obstruçao dentro do tanque?
Toninho
Já passei por isso..
Se você observar, na hora que o carro enguiçar e não quiser pegar, abra o capo e verá que o botão de sangria está arriado devido a BI estar puxando combustível, e como não vem, forma um vácuo na tubulação e no filtro de diesel por causa da obstrução. Essa pressão negativa eh tão forte que o botão de sangria desce forçando a mola para baixo. Isso só pode ser observado logo após enguiçar, se não, o pouco diesel que consegue passar pela obstrução vai liberando o botão lentamente. Parece difícil de aceitar pois logo após a sangria dos bicos o carro funciona normalmente, até voltar a acontecer, e cada vez os intervalos são menores pois parece que a obstrução vai piorando. Nem sempre a obstrução eh dentro do tanque, basta entrar um pedaço do pescador pela tubulação.
Imperador!
22/01/2012, 17:13
Esse motor não precisa de sangrar não. Desde que no nível no tanque esteja normal é só na chave de ignição que ele expulsa o ar sozinho.
Tem certeza, Walter?
O motor é o 2.5...
Walter L. L. Casitta
22/01/2012, 17:45
Tem certeza, Walter?
O motor é o 2.5...
Absoluta, a minha também quebrou o pescador...
HSD, 2.5, 2.8 e o motor da L200 não precisam sangrar....
Imperador!
22/01/2012, 18:23
Absoluta, a minha também quebrou o pescador...
HSD, 2.5, 2.8 e o motor da L200 não precisam sangrar....
Tá certo :concordo:
Guto Machado
23/01/2012, 14:37
a minha 04/05 passei exatamente por isso era um pedaço da peneira na curva do pescador,detalhe limparam o tanque e revisaram a B.I isso na BOSH de campos(R.J), e ng descobria, quando trouxe para meu mecanico depois de 3 dias na BOSH, ele baixou o tanque d novo e tirou o pescador fora, foi dito e feito tinha um pedaço dentro da curva do pescador, a minha andava bem até uns 80km, daí quando forçava ou passava de 80 ela morria sangrava os bicos e funcionava d novo, rodei por 140km fazendo isso em 8 paradas e putu da vida pois tinha gasto 1,200 e meu carro continuava problemático, meu mecanico cobrou 200,00 e resolveu em 1 hora o q os caras não resolveram em 3dias fora o didim q gastei ...
Então Toninho....
Eu passei por um problema idêntico ao seu. Na minha Ranger era pedaços do pescador do combustível do tanque que entrou pelo tubo e obstruía parcialmente a passagem de combustível.
Muito boa sorte...
toninho55
23/01/2012, 17:24
ola amigos, vou trocar a tubulaçao que é uma mangueira, e ver se melhora o problema de ficar apagando, o tanque vou retirar pra trocar o pescador mais pra frente, agora estou sem tempo pra fazer isso, dps volto e digo se melhorou ou nao. agradeço a opniao de todos q foi de muita valia..
toninho55
23/01/2012, 18:27
ola amigos, agradeço cada opinião dos membros do forum, foi de grande valia, pois pude entender melhor o que pode estar acontecendo com a viatura.realmente ,além do problema no pescador, com certeza a tubulaçao de alimentaçao da bi deve ter alguma coisa obstruindo. a menos que o pescador quebrou bem em cima. como pode o motor morrer por falta de diesel , com o tanque com 35 litros, voces não acham? vou trocar a mangueira de alimentaçao por enquanto, se não resolver o fluxo de diesel, então terei que partir para o pescador. depois postarei resposta se deu certo.abraço a todos.
LeoLeone
24/01/2012, 18:41
ola amigos, agradeço cada opinião dos membros do forum, foi de grande valia, pois pude entender melhor o que pode estar acontecendo com a viatura.realmente ,além do problema no pescador, com certeza a tubulaçao de alimentaçao da bi deve ter alguma coisa obstruindo. a menos que o pescador quebrou bem em cima. como pode o motor morrer por falta de diesel , com o tanque com 35 litros, voces não acham? vou trocar a mangueira de alimentaçao por enquanto, se não resolver o fluxo de diesel, então terei que partir para o pescador. depois postarei resposta se deu certo.abraço a todos.
Toninho
Se Vc não pode mexer no tanque agora. desconecta a mangueira na entrada da bomba intermediária e manda ar comprimido pra dentro do tanque. Isso deve ser feito com o tanque baixo e com a tampa de abastecimento aberta, e sempre antes da entrada da bomba intermediária, pois ela tem válvula que impede o retorno de diesel. A mangueira não dá pra trocar pois a conexão na tampa do tanque só pode ser acessada com o tanque fora.
Boa sorte
toninho55
26/01/2012, 18:42
amigo leoleone, troquei a mangueira por uma novinha.como fiz isso sem descer o tanque vou explicar,quando deitei debaixo da viatura , foi que vi que estava com sorte. a mangueira que vem do pescador é so ums 80 centimetros ,tinha um pedaço de caninho mais ou menos da grossura de um lapis fazendo a emenda COM A MANGUEIRA QUE VAI NA BOMBA AUXILIAR, AI FOI MAIS MOLEZA QUE SOPA DE MINHOCA KKKK.TAMBEM FIZ COMO VOCE FALOU ,NUMA OFICINA SOPREI O PESCADOR DE COMBUSTIVEL .ACREDITE SE QUIZER, O CARRO NO TESTE NA RODOVIA, PARECE ZERO KM. FILTRO ENCHENDO NORMAL E POTENCIA TOTAL. OBRIGADO A TODOS QUE OPINARAM. VALEU COLEGAS.
Obs: aproveitei a emenda e coloquei um filtro daqueles para carro a gasolina, ai agora sempre fica cheio e sem bolhas na mangueira, funcionou 100% .. e fika ai a dica.
LeoLeone
27/01/2012, 17:58
amigo leoleone, troquei a mangueira por uma novinha.como fiz isso sem descer o tanque vou explicar,quando deitei debaixo da viatura , foi que vi que estava com sorte. a mangueira que vem do pescador é so ums 80 centimetros ,tinha um pedaço de caninho mais ou menos da grossura de um lapis fazendo a emenda COM A MANGUEIRA QUE VAI NA BOMBA AUXILIAR, AI FOI MAIS MOLEZA QUE SOPA DE MINHOCA KKKK.TAMBEM FIZ COMO VOCE FALOU ,NUMA OFICINA SOPREI O PESCADOR DE COMBUSTIVEL .ACREDITE SE QUIZER, O CARRO NO TESTE NA RODOVIA, PARECE ZERO KM. FILTRO ENCHENDO NORMAL E POTENCIA TOTAL. OBRIGADO A TODOS QUE OPINARAM. VALEU COLEGAS.
Obs: aproveitei a emenda e coloquei um filtro daqueles para carro a gasolina, ai agora sempre fica cheio e sem bolhas na mangueira, funcionou 100% .. e fika ai a dica.
Então Toninho...
Assim que puderes manda arriar o tanque para retirar os restos do pescador pois eles podem voltar a obstruir a tubulação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=160674&stc=1&thumb=1&d=1269569504
http://img403.imageshack.us/img403/2002/tanque3.jpg
Veja na segunda foto como eh o pescador, e na primeira como eu fiz no meu.
Leia tb o tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/42971-fazendo-manutencao-do-tanque-da-ranger-7.html
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