Ver Versão Completa : Escapamento passando por fora do chassi
valeriano
21/01/2012, 15:21
Pessoal,
depois que instalei o Ekron na Band, meu escapamento só tem me dado dor de cabeça.
O espaço pra passar o escapamento entre o cardã do guincho e o resto é muito restrito e ou fica batendo de um lado ou de outro.
Se não me engano, as Bands a partir de 94 vinham com o escapamento passando por fora do chassi.
Algumas outras tiveram o escapamento adaptado para passar por fora, pra não pegar em nada, como a BandCruiser do Guiga.
Bom, vou mandar refazer o meu escapamento e queria fotos do pessoal que tem o escapamento assim (por fora do chassi), pra poder ter ideia de como é pra explicar pro cara.
Quem tiver escapamento assim e puder postar fotos, agradeço.
jorge.duarte
21/01/2012, 22:48
Valeriano,
Leva na Noscan em bonsucesso, eles tem todo o maquinário, para dobrar, solda mig e fazem um trabalho de primeira. Um amigo que turbina carros, tem que quebrar a cuca para fazer descarga após a instalação e sempre leva lá. Recentemente levei a Hilux depois que turbinei, para emendar a descarga.
Procura o Mauricio!
Abs
feitosac
22/01/2012, 00:13
Jorge,
Posta ai o endereço e telefone, talvez eu precise do serviço deles ou me envie por MP.
Obrigado.
Abs.
hercilio.neto
22/01/2012, 00:34
Valeriano,
Quando voce diz "passar por fora do chassi", se refere a passar por baixo das longarinas?
Também estou com problemas de "escapamento que toca em algo". Na minha Band o escapamento passa por baixo da longarina, acho que para passar por cima das longarinas é apertado, e olha que eu nem tenho o guincho. O Guiga disse que nunca teve problemas em trilhas, e olha que ele fez a TAC.
No meu caso, pega em algum lugar entre a parede corta fogo e a travessa do cambio. Em outo tópico recebi bastante informação interessante sobre o assunto.
jorge.duarte
22/01/2012, 12:42
Jorge,
Posta ai o endereço e telefone, talvez eu precise do serviço deles ou me envie por MP.
Obrigado.
Abs.
Segue o link:
:: NOSCAN AUTO SERVIÇOS :: (http://www.noscan.com.br/)
tem umas fotos na galeria deles, que comprovam o que comentei!
abs
valeriano
22/01/2012, 14:35
Valeriano,
Quando voce diz "passar por fora do chassi", se refere a passar por baixo das longarinas?
Também estou com problemas de "escapamento que toca em algo". Na minha Band o escapamento passa por baixo da longarina, acho que para passar por cima das longarinas é apertado, e olha que eu nem tenho o guincho. O Guiga disse que nunca teve problemas em trilhas, e olha que ele fez a TAC.
No meu caso, pega em algum lugar entre a parede corta fogo e a travessa do cambio. Em outo tópico recebi bastante informação interessante sobre o assunto.
Bom, deixa eu explicar a situação. Atualmente eu tenho 3 pontos ruins no meu escapamento. Existem 2 pontos onde ele está encostando no cardã do guincho.
Aqui:
http://a1.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/399651_316998371676735_100000997237514_937472_1820 428264_n.jpg
e aqui:
http://a2.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/406324_316998478343391_100000997237514_937476_1337 677026_n.jpg
Outro ponto (que não é crítico agora mas que será em breve) é na parte de trás. Dá pra ver na foto abaixo, que os dois abafadores (não sei se ambos são abafadores) estão quase colados um no outro:
http://a6.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/407854_316998648343374_100000997237514_937481_1651 935584_n.jpg
No final do maior, é feita uma curva forte, para que ele vá pra lateral, passando quase colado no amortecedor (o que é ruim por si só), como é visto na foto abaixo:
http://a5.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/399620_316998835010022_100000997237514_937485_2091 164768_n.jpg
Isso foi feito pois eu tenho um tanque extra no lugar do estepe original, diminuindo bastante o espaço para o escapamento.
Para segurar o escapamento, foi soldado no chassi uma chapa para segurá-lo, como é visto na foto abaixo:
http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash4/400429_316998871676685_100000997237514_937486_5555 30162_n.jpg
No entanto eu vou refazer o meu para-choque logo depois do carnaval e neste espaço onde está a chapa que segura o escapamento, vai ficar uma mão francesa para dar mais suporte ao para-choque.
Antes de instalar o guincho, o escapamento estava saindo antes da roda:
http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash2/58754_141320085911378_100001001612640_203319_29051 16_n.jpg
Mas como agora os dois abafadores estão muito colados, não tem espaço pra deixar como estava antes.
Eu queria fazer algo assim:
http://a8.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/400390_316975188345720_100000997237514_937384_1217 8775_n.jpg
Colocar o escapamento passando por fora do chassi e prender o abafador abaixo da porta do motorista.
Mas o abafador minúsculo da FJ40 não vai conta do MB da minha Band. Sem falar que nesse lugar, do lado direito tem o tanque e do lado esquerdo tem a bateria.
Tem a possibilidade de sair antes do suporte da carroceria e voltar para dentro do chassi, como a Band do Guiga:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=238565&d=1281373310
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=157401&d=1234739726
mas com essa solução eu cairia no mesmo problema de antes: Não teria espaço para o escapamento sair antes da roda.
Será que se eu tirar um dos abafadores (o menor) fica muito esporrento? Isso facilitaria muito as coisas. De repente trocar os dois abafadores que estão lá agora pelo abafador do MB710...
valeriano
22/01/2012, 14:41
O que eu queria mesmo era botar uma turbina e deixar o escapamento direto, saindo atrás da roda dianteira, como é visto nessa Land Cruiser, no minuto 1:58:
Rainforest Challenge 2009 Champions - YouTube (http://youtu.be/AI1k76GLwOI)
Mas a turbina só virá ano que vem (talvez mais tarde) e eu tenho que dar uma solução pra esse escapamento antes de refazer meu para-choque traseiro.
hercilio.neto
22/01/2012, 21:07
Valeriano,
Que dureza cara, tá bem complicado mesmo.
Tem que se pensar em tudo o que vai ser feito na Band pra ficar um serviço definitivo.
A vantagem da Band Longa é que tem um pouco mais de espaço e dá pra usar abafadores mais longos.
Eu não utilizei abafador intermediário, só o silencioso e tive que colocar meio de lado. Na minha opinião, o cano de descarga livre deixa a Band muito barulhenta, não acho legal, por isso incluí o silencioso.
Gostei da solução do Rafael Bata que colocou 2 silenciosos menores em paralelo, ficou bem acomodado. Mas acho que pra voce não dá certo por causa do tanque extra.
O cardã do guincho te deixou meio sem opção. Terá que passar por fora do chassi na saída do cofre e depois voltar para dentro como na Bandcruiser. Eu sonho com um guincho mecânico e não imaginava que tinha essa "complicaçãozinha" no escapamento.
valeriano
22/01/2012, 21:33
Valeriano,
Que dureza cara, tá bem complicado mesmo.
Tem que se pensar em tudo o que vai ser feito na Band pra ficar um serviço definitivo.
A vantagem da Band Longa é que tem um pouco mais de espaço e dá pra usar abafadores mais longos.
Eu não utilizei abafador intermediário, só o silencioso e tive que colocar meio de lado. Na minha opinião, o cano de descarga livre deixa a Band muito barulhenta, não acho legal, por isso incluí o silencioso.
Gostei da solução do Rafael Bata que colocou 2 silenciosos menores em paralelo, ficou bem acomodado. Mas acho que pra voce não dá certo por causa do tanque extra.
O cardã do guincho te deixou meio sem opção. Terá que passar por fora do chassi na saída do cofre e depois voltar para dentro como na Bandcruiser. Eu sonho com um guincho mecânico e não imaginava que tinha essa "complicaçãozinha" no escapamento.
Não conheço a solução do Rafael.
Vou mandar um email pra ele pedindo fotos.
Realmente o guincho tem essa complicação do espaço pro escapamento. Fica bem restrito.
Como ele tá querendo comprar um Ekron por agora, vou logo alertá-lo para isto.
Oi Valeriano, veja o tópico da minha Band ali na minha assinatura, tem as fotos do escapamento direto com duas saídas.
Não sabia que poderia ter problemas com o cardã do guincho... vou verificar isso com a Ekron pois acabei de fazer escape, não gostaria de mexer novamente....
valeriano
22/01/2012, 23:31
Oi Valeriano, veja o tópico da minha Band ali na minha assinatura, tem as fotos do escapamento direto com duas saídas.
Não sabia que poderia ter problemas com o cardã do guincho... vou verificar isso com a Ekron pois acabei de fazer escape, não gostaria de mexer novamente....
Isso está escrito especificamente no manual de instalação deles:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=329246&stc=1&d=1327282230
Isso está escrito especificamente no manual de instalação deles:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=329246&stc=1&d=1327282230
Conferi aqui no manual.... esse item 2.9 falando sobre o escapamento só existe para seção de Bands 4 marchas.... no manual para Bands 5 marchas não fala nada de mexer no escapamento. Só se essa informação estiver faltando no manual.
Bom mas mesmo que tenha refazer parte do escapamento, não tem jeito... não vou deixar de colocar guincho só por isso tb.
Valeu pelo toque.
O que eu queria mesmo era botar uma turbina e deixar o escapamento direto, saindo atrás da roda dianteira, como é visto nessa Land Cruiser, no minuto 1:58:
Rainforest Challenge 2009 Champions - YouTube (http://youtu.be/AI1k76GLwOI)
Mas a turbina só virá ano que vem (talvez mais tarde) e eu tenho que dar uma solução pra esse escapamento antes de refazer meu para-choque traseiro.
Valeriano essa Land Cruiser c escape direto tá show de bola, o q mais instiga é o barulho gostoso da turbina cantando, hehehe, abraço.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.