Ver Versão Completa : Sidekick aquecendo quando quer!?
suzukao4x4
20/01/2012, 10:46
Então,
Estava subindo a serra de teresópolis com meu side e até ai tudo bem.. quando parei no mercado da serra percebi que havia um pouco de vapor (fumaça branca) saindo de dentro do capo. Nunca tinha acontecido antes comigo. Corri para comprar água e quando voltei já abri direto a tampa do radiador, que, como ainda estava meio quente, fez com que voasse um jato d'agua que por sinal tinha uma cor levemente amarronzado. Não me feri, apesar da manobra imbecil de nao esperar esfriar, mas no momento em que ia colocar agua no radiador fui repreendido por dois senhores que me disseram nunca colocar agua direto no radiador somente no reservatório. Esse, porem, se encontrava cheio não havendo aparente necessidade de mais agua.
Esperei o carro esfriar e subi até em casa sem mais problemas.
Nesse dia, mais tarde, desci até a cidade (moro em uma ladeira bem alta) e tive dois episódios de aquecimento em menos de 20 minutos circulando de carro sendo que o segundo chegou a fazer barulho de "bule quando a agua ferve"!
Liguei pro meu mecanico que me disse para colocar agua direto no radiador. Fiz isso e adicionei algo em torno de 3L deixando-o cheio até a boca. Detalhe que mesmo depois desses aquecimentos o nivel de agua no reservatorio continuou o mesmo.
Ao retirar a tampa do radiador percebi uma gosminha branca que pareceu suspeita mas na hora simplesmente limpei com um paninho e recoloquei.
Fiz um passeio de aproximadamente 1h e o carro parecia perfeito, mas quando estava chegando em casa ele voltou a soltar fumaça (não aqueceu), só fumaça.
Apos o carro esfriar reabri a tampa do radiador e recoloquei cerca de 700ml reenchendo-o.
Hoje voltei para o rio (aprox 2h de viagem (transito)) e o carro esta impecável nao aqueceu em momento algum, nem quando chegou em casa!
Então após esse longo relato ficam os problemas:
Aquecimento intermitente
Gosminha branca na tampa do radiador
Fumaça branca quando ligo o carro
Alguém tem alguma ideia do que possa ser? Devo me preocupar? Alguma opinião?
Muito grato e obrigado pela paciencia de ler!
Pra começar, tira toda a água e também a válvula termostática. Se nunca trocou, faz a substituição dela por uma nova e adiciona água desmineralizada + aditivo no radiador na proporção 50%/50%.
E nunca, jamais adiciona água fria/motor quente com o mesmo desligado pois a possibilidade de queimar a junta do cabeçote é enorme! O correto é ligar o motor e adicionar a água para que o mesmo circule no sistema para que não haja "surpresas" posteriores.
Olhe também a cor do óleo, se tá na sua cor original de acordo com a quilometragem ou se houve mistura da água com o óleo. Essa gosma branca aí é meio suspeita!!!!!
Boa sorte!
Aquecimento intermitente
Válvula termostática travando fechada intermitentemente.
Gosminha branca na tampa do radiador
Talvez empeno do cabeçote, por superaquecimento. Mistura água e óleo. Abra a tampa de colocação de óleo e veja se a gosminha está lá também.
Fumaça branca quando ligo o carro
Anéis de segmento com folga.
Isso é apenas a minha opinião.
suzukao4x4
20/01/2012, 12:07
A gosminha é anterior ao aquecimento. Lembro de ter visto ela a pelo menos 2 semanas e ter considerado como "agua do radiador deve estar suja"
O óleo do motor parece normal e foi trocado a uns 500km. Não há gosminha nem na vareta nem na tampa do óleo!
Estou com vntade de escorrer toda a agua. Teria como me apontar onde é a tampa que eu deveria abrir para escorrer a agua do radiador?
A gosminha pode ser a causa e não a consequência desse superaquecimento. Tire a mangueira inferior do radiador.
A gosminha é anterior ao aquecimento. Lembro de ter visto ela a pelo menos 2 semanas e ter considerado como "agua do radiador deve estar suja"
O óleo do motor parece normal e foi trocado a uns 500km. Não há gosminha nem na vareta nem na tampa do óleo!
Estou com vntade de escorrer toda a agua. Teria como me apontar onde é a tampa que eu deveria abrir para escorrer a agua do radiador?
Embaixo do radiador, acredito que bem ao centro (pois assim é no Grand Vitara) deve ter uma "toneirinha". Se não achar a mesma, com um alicate tira a presilha de pressão do mangote que fica lá embaixo do radiador e deixa escorrer. Quando descer toda a água, recoloca o mangote, a presilha e repoe a água + aditivo na proporção com o motor ligado!!!!!
suzukao4x4
20/01/2012, 13:07
vou tentar!
Ary, vc tinha dito que a gosminha poderia ser cabeçote empenado por superaquecimento! Nunca havia superaquecido antes.. teria alguma outra causa pra isso? Sei do tamanho do preju que seria um prob no cabeçote! Tem algum teste que eu possa fazer?
Outra pergunta de iniciante, mas onde fica a valvula termostática?
Aplainar um cabeçote trocando a junta não é tão caro assim.
Por partes, então:
"...me disseram nunca colocar agua direto no radiador somente no reservatório. Esse, porem, se encontrava cheio não havendo aparente necessidade de mais agua."
Esse reservatório não funciona tipo nos carros mais modernos, cujos radiadores são selados. Quando seu carro superaquece, a pressão é liberada pela tampa do radiador (sim, ela é uma válvula além de tampa) e o reservatório recebe essa água, liberando-a de volta ao radiador, quando esfria. No sistema do seu carro, pode sim colocar água direto no radiador, depois de esfriar.
"...Esperei o carro esfriar e subi até em casa sem mais problemas.
Nesse dia, mais tarde, desci até a cidade (moro em uma ladeira bem alta) e tive dois episódios de aquecimento em menos de 20 minutos circulando de carro sendo que o segundo chegou a fazer barulho de "bule quando a agua ferve"!
Liguei pro meu mecanico que me disse para colocar agua direto no radiador. Fiz isso e adicionei algo em torno de 3L deixando-o cheio até a boca. Detalhe que mesmo depois desses aquecimentos o nivel de agua no reservatorio continuou o mesmo."
Seu sistema de arrefecimento todo comporta menos de 5,5l...completo, radiador+reservatório+volume circulante. Você de uma vez colocou quase 2/3 de água (pura, imagino, sem aditivo). Quando fez isso, sem a tampa do radiador é óbvio, o alívio da pressão não permitiu o retorno da água do reservatório para o radiador. Isso só acontece com o sistema fechado.
Agora imagine o excesso de temperatura... foi suficiente para vc perder 3l de líquido!
"...Fiz um passeio de aproximadamente 1h e o carro parecia perfeito, mas quando estava chegando em casa ele voltou a soltar fumaça (não aqueceu), só fumaça.
Apos o carro esfriar reabri a tampa do radiador e recoloquei cerca de 700ml reenchendo-o."
Vc notou de onde vinha essa fumaça? Pode ser uma mangueira furada...água batendo no bloco quente. E evaporando!
"...Hoje voltei para o rio (aprox 2h de viagem (transito)) e o carro esta impecável nao aqueceu em momento algum, nem quando chegou em casa!"
já ouviu dizer que prá baixo todo santo ajuda? Pois é...
O que eu faria no seu lugar, depois de trocar o líquido (50/50):
1-Numa loja de radiadores, peça para submeterem seu sistema à pressão. Se houver vazamentos, eles aparecerão;
2-Havendo vazamentos, troque o que for necessário, mangueiras, abraçadeiras. Se for radiador, NÃO MANDE VARETAR, pois se o fizer, vai ter de trocar o radiador em pouco tempo;
3-Não havendo vazamentos, verifique a tampa do radiador e válvula termostática. Troque se possível as duas.
4-Fazendo tudo isso, se o superaquecimento voltar a acontecer... Se a água desaparece, sem dar vestígios, ou ela sai por um vazamento externo ou está indo para onde não deve...para o motor, junto com o óleo...
E aí...é melhor ver isso rápido, pois aplainar um cabeçote não é tão caro, mas fazer um bloco desse motor...:(
Se precisar, tenho quem faça isso para vc aqui no Rio.
suzukao4x4
20/01/2012, 22:16
Gostei muito da resposta! Teria como me passar o contato desse mecanico? É de confiança? Quanto custa essas peças?
No caminho de volta a temperatura não chegou nem até a metade!
Sobre os 3L adicionados no radiador tenho minhas duvidas quando foi a ultima vez que tinha colocado agua nesse carro. Pelo menos de agora em diante certamente vou verificar com mais frequencia!
Detalhe que em momento algum de toda essa viagem tive que colocar agua no reservatorio e o nivel nem sequer se mexeu!
Não achei que tivesse vazamento pois não tinha nenhum tipo de liquido embaixo do carro!
Obrigado pela atenção!
A oficina que me refiro é a Mopema, que fica na rua Bomfim em São Cristóvão. Essa rua é perpendicular à rua Bela, bastante conhecida. Te passo o tel depois. O nome do mecânico é Walter, ele além de mecânico tb é engenheiro...:)
Mas antes de ir lá, pede pra ele te indicar a oficina de radiadores para o serviço que te falei. É em frente a oficina dele. É de extrema confiança...está no mesmo lugar há 54 anos! A oficina vai de pai para filho.
suzukao4x4
20/01/2012, 23:51
excelente!
Vou tentar passar na oficina de radiador essa segunda mesmo!
Muito Obrigado!
mas.marco
28/01/2012, 18:52
só um detalhe: há umas borrachinhas que podem estar velhas e frouxas. NO meu Samurai vazava por ali... bem perto do bloco.
dá o parecer ao pessoal. se resolveu (como) ou não.
[]'s
suzukao4x4
28/01/2012, 19:42
Meu carro tá lá na Mopema como recomendado pelo Ruy! O serviço, a principio, ficou cotado em 900 moedas. Parece que eu também estava com um vazamento no radiador que está sendo consertado na Radimek, em frente a Mopema!
O problema foi a junta e várias outras borrachinhas da parte de cima do motor!
O Ruy ficou feliz com isso! Mas o Ary ficou mais ainda! :):):)
suzukao4x4
28/01/2012, 23:34
hahahahahaha Mil desculpas! Queria dizer Ary! Ruy é meu sogro! Ato falho!
mas.marco
29/01/2012, 23:00
900 pilas?
chegou a entrar a agua no motor a ponto de danificar algo?
a junta estava detonada, é isso? achei BEM caro pra 'junta e borrachinhas' .... a não ser que tenha detonado algo....
No Samurai, eu troquei as borrachas... o radiador estava perfeito.
Sds,
mas.marco
29/01/2012, 23:02
Estive no Viva Viver e vi um Vitara BEM legal.
Voltando pela L.A dei de cara com outro Samuca verdinho. 4 singelas mocinhas sorridentes e abestalhadas, como eu, de ver outro verdinho na rua.
Gemeos. Coisa rara....
suzukao4x4
30/01/2012, 15:38
A lista de serviços foi
Desmontagem do Motor (parte superior)
Retifica e Embuchamento do comando
Retifica dos mancais fixos
Retifica das sedes de valvulas, valvulas, face dos cabeçotes, tuchos e balanceiros
Ajustagem, montagem e teste do motor
Materiais - Juntas do motor (superior) e Retentores
O que totalizou 900 reais...
A oficina me ligou agora dizendo ser necessário a troca das 16 valvulas, 15 reais cada um, totalizando 240. Acham que procede? Vale a pena?
Que sintomas eu sentiria no carro que justificariam algum tipo de problema nas válvulas?
Grato!
mas.marco
30/01/2012, 16:00
que preju heim amigo....
só um detalhe: quando comprou o side, não tinha historico??
acho curioso quando abrem o motor pois sempre condenam dezenas de coisas....
não que seu caso não tenha fatos e argumentos mas é bem curioso.
aliás, seu carro estava batendo pino (a ponto de ouvir bem alto)?
pois bateção de pino sim, justifica (também) a troca de algumas peças internas....
suzukao4x4
30/01/2012, 16:23
Meu carro não tinha nenhuma barulho que eu considerasse estranho. Está na família a pelo menos 12 anos e já teve o motor refeito antes por descuido do meu pai ha uns 8 anos atrás. Desde então, nunca mais deu nenhum problema.
suzukao, deixe-me dar um pitaco:
1-Interessante a ideia do histórico: o que o seu pai fez qdo. abriu a máquina?
2-Quantos km tinha qdo o motor foi aberto e quantos tem agora?
Ninguém que se disponha (ou seja obrigado) a fazer uma retífica parcial ou total, abre mão desses serviços.
Seria +/- como tomar um banho sem lavar os pés... ou trocar o óleo sem trocar o filtro.
O que noto é que, de peças, vc tem uma junta de cabeçote (que é imperativa a troca após desmontagem) e retentores (que tb devem ser trocados). Normal, não vejo nenhum exagero.
Qto ás valvulas é mais fácil (e barato) trocar que retificar. Pelo visto, ele está te fazendo a preço de custo (15,00/cd). Aproveite.
Resumo: o que parece estar sendo feito no seu motor não é "resolver o problema de superaquecimento" e sim uma padronização da parte superior dele.
A solução do superaquecimento é um plus...
Outra coisinha... qualquer motor com ponto de ignição atrasado, bate pino...:)
mas.marco
30/01/2012, 19:49
e de tanto forçar (bater).... pimba!
mas interessante mesmo saber o que fora trocado na época.
só colocando luzes na coisa: conheço a oficina também. Na época, levei uma cherokee. Saiu de lá melhor do que quando foi tirada da concessionária.
vai atualizando o pessoal da retífica!:pipoca:
abs!
suzukao4x4
30/01/2012, 20:19
Na época tinha uns 12 anos e não estava muito por dentro do assunto.. Sei que ele ignorou a necessidade de checar o nivel de oleo de algum em algum tempo e acabou fundindo o motor por rodar sem óleo (pelo menos foi essa a história contada) o carro devia ter algo em torno de 65 mil rodado (hj tem 96mil)
a resoluçao, eu espero, do problema do superaquecimento, que seja o conserto do radiador. Vou aproveitar e trocar os fluidos, agora adicionando 50/50.
Outra pergunta, essa troca de válvulas pode melhorar o consumo do carro? ele vinha fazendo algo em torno de 5 km/L...!
sintam-se a vontade para perguntar mais.. cada dia que passa conehço mais do carro e pego mais afeição por ele!!
Cuidado pra não casar... :)
Passa (se já não passou) essa informação pro Walter. Se pode melhorar o consumo??? Não só pode...como vai!
suzukao4x4
30/01/2012, 21:59
Vou dar um pulo la amanha pra bater um papo com ele! Tinha ficado de me devolver o carro amanha e já adiou pra quinta!
Quer conversar legal com ele? Chega lá 6:00...:)
mas.marco
01/02/2012, 17:01
ó a minha válvula termostática indo pro bebeleu!
borbulhas de amor hj no calor....
ó a minha válvula termostática indo pro bebeleu!
borbulhas de amor hj no calor....
"ranca" ela, trava ventulina (que logo logo se não for nova vai pra o beleleu tbm) e seja feliz!!!!
mas.marco
01/02/2012, 21:01
já troquei....
comprei da fiat uno 1.3 ano 95.
plug and play
tudo está ok!
esse calor do rj tá sufocante...
já troquei....
comprei da fiat uno 1.3 ano 95.
plug and play
tudo está ok!
esse calor do rj tá sufocante...
C fala da termostatica neh????
mas.marco
02/02/2012, 13:30
isso, valvula... na verdade ela é um pouco maior e o 'sobe-desce' da valvula é bemm mais 'macio' do que a original.
ainda nao peguei transito, nem longas distancias no calor do rj pra averiguar mas acho que esta td 'ok'.
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