Ver Versão Completa : estrias do eixo do volante
Willian Del Piero Rocha
19/01/2012, 20:46
À mais de dois anos venho comprando peças e acessorios para meu jeep e deixando gardadas para montar quando possivel e de acordo com a reforma ou modificações que vou executando.Bom,está semana foi colocar o volante(Walrod westpoint),primeiro foi o sufoco para tirar o antigo(original,não sei!!!!),mas ao colocar o novo que estava guardado a mais de dois anos,o volante passou direto no estriado do eixo:evil:,bitola maior,e o volante foi comprado na Gama como sendo o cubo para jeep:evil:.Como o volante pode trocar o cubo,tudo bem,mas qual cubo,qual bitola do estriado(já que o que me mandarão como sendo de jeep, não era.
Quem se habilita ????!!!!!
Tira uma foto da coluna de direção e do volante que estava no jeep, aí fica mais facil falar algo.
Abraço.
Renato
Charles_Curitiba
19/01/2012, 21:16
À mais de dois anos venho comprando peças e acessorios para meu jeep e deixando gardadas para montar quando possivel e de acordo com a reforma ou modificações que vou executando.Bom,está semana foi colocar o volante(Walrod westpoint),primeiro foi o sufoco para tirar o antigo(original,não sei!!!!),mas ao colocar o novo que estava guardado a mais de dois anos,o volante passou direto no estriado do eixo:evil:,bitola maior,e o volante foi comprado na Gama como sendo o cubo para jeep:evil:.Como o volante pode trocar o cubo,tudo bem,mas qual cubo,qual bitola do estriado(já que o que me mandarão como sendo de jeep, não era.
Quem se habilita ????!!!!!
o que voce quer dizer com "passar reto", a bitola é maior mesmo? uma maneira de voce saber se é o cubo certo é voce contar o nr de estrias do cubo, e do eixo. meio tupiniquim né mas dá certo.
eu tenho o volante Walrod no meu, é não entra com folga não. manda foto
Willian Del Piero Rocha
19/01/2012, 21:24
"passar reto",é como se o estriado do eixo fosse 1" e o estriado do cubo do volante fosse 1 1/2'....329016
Willian, posso estar enganado, mas tenho a impressão que o eixo da estria da coluna foi trocado pra adaptar outro volante, por isso pedi a foto do volante também, pra saber se era o original que estava no lugar ou não. Não to bem certo, mas o eixo original não sai tanto pra fora da coluna assim.
Abração.
Willian Del Piero Rocha
19/01/2012, 22:20
Acho que nesta foto da para ver o volante,caso contrario tiro uma só dele.329038
Esse volante não é original e agora fiquei na dúvida se a coluna é original com a adaptação pra outro volante ou se é uma coluna completa de outro carro. É mais certo ser uma coluna completa de outro veículo, pela capa abaixo do volante. De qqer forma, independente de qual das duas possibilidades acima seja, você não conseguirá colocar o cubo com estria willys, por não se tratar de eixo original willys.
Ta me parecendo coluna e volante de opala/C10, sei lá. hehehe
Abração
Acho que nesta foto da para ver o volante,caso contrario tiro uma só dele.329038
Willian Del Piero Rocha
19/01/2012, 22:50
É pelo visto vou ter que levar ao meu mecânico,para ver se ele descobre de que carro é essa coluna,mas se mais alguém quizer se manifestar,agradeço......
antonio umino
20/01/2012, 08:38
Tá parecendo da linha do Galaxie Landau ou ford F 100...
abçs.
Realmente!
Tá parecendo da linha do Galaxie Landau ou ford F 100...
abçs.
Willian Del Piero Rocha
20/01/2012, 18:18
Bom pelo menos já tenho por onde começar a investigar,agora a duvida vai ser se troco a coluna de direção ou somente o cubo do volante,ou até mesmo o volante todo,já que a coluna vai ser mais trabalhoso....mas primeiro vou ter que ter certeza de qual carro é para não errar de novo no volante.Por enquanto agradeço a galera e se tiver mais alguém com um palpite,,,aceito,quanto mais informação melhor.
Minha sugestão é trocar só o cubo, bem mais fácil...
Abraço..
Willian Del Piero Rocha
20/01/2012, 20:52
È isso aí,mas vou ter que confirmar de qual carro é essa coluna.Grato
Willian, vai com o Jeep em algum FV e peça vários cubos pra testar na coluna, fizemos isso com a F de um amigo aqui que tava com uma coluna diferente e encontramos um cubo que deu certinho na coluna e no volante shutt que ele havia comprado...
Abraço...
Charles_Curitiba
20/01/2012, 21:22
Bom pelo menos já tenho por onde começar a investigar,agora a duvida vai ser se troco a coluna de direção ou somente o cubo do volante,ou até mesmo o volante todo,já que a coluna vai ser mais trabalhoso....mas primeiro vou ter que ter certeza de qual carro é para não errar de novo no volante.Por enquanto agradeço a galera e se tiver mais alguém com um palpite,,,aceito,quanto mais informação melhor.
esse volante seu é bem parecido com da C10, meu velho tem uma e é bem parecido.
Willian Del Piero Rocha
23/01/2012, 20:06
Bem galera,testei hoje um volante de opala e não serviu,não entrou na estria.Agora estou na seguinte situação,um volante que é para jeep mas que passa direto no eixo estriado, um volante de opala que não entra no eixo estriado.
Sei que o melhor seria levar o jeep em um ferro velho,ou loja e testar varios cubos ou volantes,só que falta eu refazer a parte eletrica,e não quero rodar sem seta,luz de freio,etc,,,,se os Ómi pega eu tô ferrado.
Opa, tudo certo Willian? Ta nesse impasse ainda? Sei como é ter que levar a viatura em alguns lugares e ficar com medo da puliça, hehehe, doc da minha ta irregular ainda... Você não consegue pegar alguns cubos em um FV, levar pra testar e depois devolver?
Abração!
antonio umino
24/01/2012, 09:02
Tem outro jeito.....
Desmonta a caixa de direção. Tira o eixo sem fim.
Leva em um torneiro, com certeza esta estria não é original do jeep, deve estar emendada.
Aí vc pode colocar o volante que quizer. basta soldar novamente a estria do volante a ser adaptada.
Monta novamente e beleza.... fica tudo certo..
Ok..... um abç
Charles_Curitiba
24/01/2012, 17:13
hummmm...soldar essa peça? ela vai sofrer torção.....num sei não
ué, tira a coluna de direcao e leva ao ferro velho pra testar os volantes.
Willian Del Piero Rocha
24/01/2012, 18:18
Por uma feliz coincidência,estou com uma kombi na oficina e ao ir até lá fazer uma visita,o que vejo ao lado,um galaxy,pois bem, foi em casa peguei o volante que estava no jeep (o que aparece nas fotos),e no fim da tarde passei lá para comparar,e o volante é igualzinho o que está no galaxy.Só que o mecânico disse que o volante do corcel ll (os primeiros)é muito parecido,se não igual.Vou levar o volante em um ferro velho e tentar colocar em uma coluna de corcel ll,e também tentar convencer o mecânico a deixar eu tirar o volante do galaxy e ver se o meu encaixa certinho.
Mas mesmo assim as idéias acimas estão anotadas,o que falta é tempo para desmontar,levar em um torneiro,soldador,ou mesmo ferro velho,por isso estou tentando os caminhos mais simples primeiro,que dá para fazer no horario de trabalho...
MDRibeiro
06/10/2020, 07:58
Pra dar um Up no tópico, ganhei um volante "original" aquele de 2 raios, ja bem judiado, reformei ele, ficou lindão, ai me vem surpresa quando fui coloca-lo, passou direto também, a estria da barra de direção é bem mais fina que a do volante, cá estou eu atrás de alguma solução
Sydney66
11/11/2020, 19:03
Boa noite;
Ribeiro, verifica se sua caixa de direção é ROSS. Essa caixa de direção foi até 60/61, se sua caixa for essa o eixo do sem-fim onde se encaixa o volante, é diferente, o volante de 2 raios para o jeep só apareceu em 67 se não me engano, quando já era a outra caixa, a GEMER.
Aristides Jr
12/11/2020, 11:07
Olá Pessoal
Acho que independente do ano as estrias são iguais!
No seu caso Ribeiro se o volante não serviu a barra não é original!
Faço esta observação pois minha caixa de direção é uma ROSS 2 original de 51 e diferente dos Jeeps mais modernos, no entanto quando comprei nesta mesma caixa de direção estava com a volante de 2 raios dos Jeeps mais novos!
Por isso tenho a impressão que os volantes são todos cambiáveis.
Abraço Aristides Júnior
MDRibeiro
30/11/2020, 10:30
Então, não sei dizer se minha caixa de direção é original ou não, vou tentar identificar isso de alguma forma, porem consegui resolver o problema comprando um adaptador que aumenta as estrias da barra de direção de 17mm para 21mm!