Conectar

Ver Versão Completa : XTERRA, tipo de graxa no reservatorio de agua???

edwint
19/01/2012, 18:50
Já limpei o radiador duas vezes e cria uma graxa dentro do reservatório de agua, o que pode estar acontecendo? Isso acontece na Nissan Xterra. Porem o óleo do cárter esta bom, sem contaminação alguma, e também não há nenhum indicio de vazamentos externos.

Oque pode ser?

Pablo RR
19/01/2012, 19:25
Qual o tipo de aditivo voce está usando? Está usando na proporção adequada?
Usar aditivo em excesso causa uma especie de espuma oleosa que parece graxa.

Hoje estou usando aditivo da Valeo (verdinho) e me parece que ele mantem o sistema mais limpo que o rosa que usava antes.

Pablo RR
19/01/2012, 19:28
Tinha esquecido, se a graxa for em excesso, pode ser algum problema no trocador de calor ou na buchas dele, Tive esse problema, e fiz o serviço numa autorizada mwm, eles pareciam conhecer bem do problema e da solução. Parece uma graxa acizentada que fica boiando no reservatorio. Saiu na epoca por aproximadamente 300 reais, incluindo limpeza, novo liquido de arrefecimento, troca das duas buchas.

adolphovet
19/01/2012, 22:25
O problema é este mesmo a minha já deu este mesmo problema e na época procurei saber e descobri que é um problema crônico das XT, mas também é simples de resolver na maioria das vezes. No meu caso foi só trocar um reparo e nunca mais deu problema.

ZYKAO
19/01/2012, 22:30
O problema é este mesmo a minha já deu este mesmo problema e na época procurei saber e descobri que é um problema crônico das XT, mas também é simples de resolver na maioria das vezes. No meu caso foi só trocar um reparo e nunca mais deu problema.

É realmente deve ser um problema bem crônico... é o segundo relato que de uma Xterra com esse problema, kkkkkkkk.

adolphovet
19/01/2012, 22:51
É realmente deve ser um problema bem crônico... é o segundo relato que de uma Xterra com esse problema, kkkkkkkk.

ZYKAO, quando a minha XT apresentou este problema logo procurei um mecânico que me disse era comum este problemas nas XT e nas Frontiers, consultando a Nissan de minha região também fui informado que acontece com frequência...por isso que postei como sendo "crônico"
Pode ter alguma relação com a temperatura que aqui na minha região é bem elevada constantemente em torno de 40ºc.....não sei se teria algo a ver só uma suposição.

Leandro Salgado
19/01/2012, 22:57
Crônico:
Adj.
1. De longa duração; que vem de longa data.
2. Que sucede repetida e frequentemente.
3. Em medicina, antigo e frequente (em oposição a agudo).

Primeira vez que leio algo do gênero no Fórum !

Como relatou o Pablo, é interessante drenar e colocar o aditivo na quantidade especificada.:semideia

ZYKAO
20/01/2012, 07:55
ZYKAO, quando a minha XT apresentou este problema logo procurei um mecânico que me disse era comum este problemas nas XT e nas Frontiers, consultando a Nissan de minha região também fui informado que acontece com frequência...por isso que postei como sendo "crônico"
Pode ter alguma relação com a temperatura que aqui na minha região é bem elevada constantemente em torno de 40ºc.....não sei se teria algo a ver só uma suposição.

Adolpho, nos motores MWM anteriores a 2003 o sistema de trocador de calor era diferente e apresentou alguns problemas, após 2003 a MWM mudou o trocador de calor e resolveu, eventualmente como em qualquer outro motor pode haver desgaste em algum componente, mas bem longe de ser problema crônico... Não esqueca que o Troller, S-10, caminhão Agrale utilizaram o mesmo motor.

abs

edwint
20/01/2012, 08:28
No meu caso é apenas estetico, nao tem passado agua p/ o oleo nem vice versa, vou lavar o siatema e trocar o aditivo.

Oque vcs acham de antes da troca, colocar um pouco de querosene no sistema de arrefecimento, afim de dar uma boa limpesa, rodar alguns dias e após isso esvasiar e trocar o liquido todo?

DieselPower
20/01/2012, 10:15
No meu caso é apenas estetico, nao tem passado agua p/ o oleo nem vice versa, vou lavar o siatema e trocar o aditivo.

Oque vcs acham de antes da troca, colocar um pouco de querosene no sistema de arrefecimento, afim de dar uma boa limpesa, rodar alguns dias e após isso esvasiar e trocar o liquido todo?

Rapaz, eu não faria isto de jeito nenhum! :screwy:
Eu utilizaria apenas o aditivo original da MWM (que deve ser fabricado por outra empresa).
Caso você identifique muita sujeira no sistema, existem produtos específicos para este fim, da uma olhada aqui nos recomendados pela Cummins:
http://www.cumminsfiltration.com/pdfs/product_lit/americas_brochures/LT15108-PT.pdf

Ou um mias comunzinho da Bradahl:
RAD CLEAN - Radiador - AUTOMOTIVA (http://www.lojabardahl.com.br/loja/index.php/automotiva/radiador/rad-clean.html)

DieselPower
20/01/2012, 10:18

Zykao,
Eu também sou contra relatos absurdos sobre problemas crônicos, mas neste caso ele tem razão.
Este problema já aconteceu muito, e em todas as retíficas eles estão enjoados de realizarem este reparo.
Inclusive, segue um Informativo de Serviço da própria MWM:
http://www.nav-international.com.br/files/boletins/012Resfriador_Nissan.pdf
Infelizmente nem tudo são flores.
Grande abraço.

ZYKAO
20/01/2012, 10:34
Zykao,
Eu também sou contra relatos absurdos sobre problemas crônicos, mas neste caso ele tem razão.
Este problema já aconteceu muito, e em todas as retíficas eles estão enjoados de realizarem este reparo.
Inclusive, segue um Informativo de Serviço da própria MWM:
http://www.nav-international.com.br/files/boletins/012Resfriador_Nissan.pdf
Infelizmente nem tudo são flores.
Grande abraço.

Diesel,
por isso que disse que após 2003 esse problema de projeto foi resolvido, esse informativo da MWM é de 2002, sendo assim, como disse, qualquer motor está sujeiro a desgaste, mas isso não é crônico, se utilizar aditivo recomendado e fizer as trocas conforme o manual esse trocador de calor vai durar muito, o meu já tem 160.000KM e nunca mexi.

abs

DieselPower
20/01/2012, 11:15
Pois é Zykao, o meu também está 100% com 143.000 km.
Mas já escutei vários relatos nas retíficas.
Mais um relato aqui:
Passagem de água para o óleo e vice versa. Quais as principais causas? @ Clube do Diesel (http://www.clubedodiesel.com.br/?p=1341)

De qualquer maneira, tomara que realmente tenha sido resolvido e que não aconteça com mais ninguém!

adolphovet
20/01/2012, 11:22
Bom pessoal quando eu postei aqui não quiz dizer que todas as Xt tem esse problema, apenas "repassei" o que me foi dito por um mecânico (autorizada MWM) como não sei quase nada de motores a diesel sempre que tenho problemas procuro mecanicas especializadas MWM.

A palavra crônica ela pode ser usada também (em medicina é bastante usada) para designar problemas que evoluem lentamente como é o caso do trocador de calor pois ele vai sujando o reservatório aos poucos e não de maneira aguda. Talvez ele tenha se referido ao problema como sendo crônico pois aqui na minha cidade existem apenas 5 XT e destas ele mesmo ja detectou este problema em 3 delas.

Mas fico feliz por saber então que não é um problema "frequente" nas XT, por isso estes fóruns são importantes, para se aprender pois se todos nós soubessemos tudo e não errassemos este fórum não se justificaria. Meu intúito foi de colaborar com o que me foi passado e não polemizar, mas parece que alguns aqui não gostaram...

Abraços.

Leandro Salgado
20/01/2012, 12:03
Todas as opiniões são bem vindas, e a gente sempre brinca um com outro. :karate:

Agora dizer que é um problema crônico? Não acredito, pois foi a primeira vez que ouço falar nisso. Se é uma coisa antiga antes de 2002, todas as informações devem ser atualizadas, penso assim.

Se acompanhar outros tópicos da Xterra verá o que é crônico e o que é "fake". :dance:

Mas o que vale é a opinião.

Seja bem vindo e entre no https://www.facebook.com/groups/xterraclubebrasil/ para ter mais informações.

[]'s de boas vindas e correndo de coisas crônicas.

Bom pessoal quando eu postei aqui não quiz dizer que todas as Xt tem esse problema, apenas "repassei" o que me foi dito por um mecânico (autorizada MWM) como não sei quase nada de motores a diesel sempre que tenho problemas procuro mecanicas especializadas MWM.

A palavra crônica ela pode ser usada também (em medicina é bastante usada) para designar problemas que evoluem lentamente como é o caso do trocador de calor pois ele vai sujando o reservatório aos poucos e não de maneira aguda. Talvez ele tenha se referido ao problema como sendo crônico pois aqui na minha cidade existem apenas 5 XT e destas ele mesmo ja detectou este problema em 3 delas.

Mas fico feliz por saber então que não é um problema "frequente" nas XT, por isso estes fóruns são importantes, para se aprender pois se todos nós soubessemos tudo e não errassemos este fórum não se justificaria. Meu intúito foi de colaborar com o que me foi passado e não polemizar, mas parece que alguns aqui não gostaram...

Abraços.

adolphovet
20/01/2012, 15:29
Leandro,

Já estou aqui no fórum desde que comprei a minha XT em outubro de 2011, porém como tenho pouca experiência não posto muito, fico mais observando e aprendendo e quanto ao grupo no facebook também já sou membro (Adolpho Chiacchio).

Aliás muito bom tanto o fórum quanto o grupo, tenho aprendido muito. Estes grupos ajudam muito que não entende de motores a diesel para não cair nas mãos de mecânicos que, por perceberem que não entende as vezes tento explorar, por isso hoje sempre que surge um problema corro para ver se acho algo aqui ou no grupo do facebbok, para ja ter uma noção antes de ir para a oficina....parabéns aos que contribuem constatemente para sanar nossas dúvidas.

Abraços.

NO - CT Santos/SP
23/01/2012, 23:47
Adolpho
Se ai tem 5 XT ta bão ... aqui em Santos não localizei ninguem ... ja podem realizar passeios ai ...
Proxima vez que passar em Gurupi lhe aviso e quem sabe tomamos uma cerva ai kkkk
E se der aparece no proximo encontro do Clube XT, tem um tópico ...
abs

edwint
01/02/2012, 12:47
estou procurando no ML esse trocador de calor/ resfriador de oleo, mas nao estou encontrando. Alguem sabe o nome correto desta peca?

ZYKAO
01/02/2012, 13:18
estou procurando no ML esse trocador de calor/ resfriador de oleo, mas nao estou encontrando. Alguem sabe o nome correto desta peca?

Edwint,

voce vai precisar do resfriador do oleo e junta do resfriador, as vezes é mais barato comprar no distribuidor de pecas da MWM, de um aolhada no sie da MWM que lá tem a relacão dos dist. de pecas.

vieira912
03/02/2012, 14:42

Se formou borra parecida com graxa ou Óleo passando para àgua e se deixar com o tempo a Água pode invadir o cárter do motor dai adeus motor.

os problemas podem acontecer por 4 casos

1º Trocador de calor, os MWM tem um radiador de oleo dentro do bloco no sistema de arrefecimento com o tempo ele pode começar a vazar seja pela vedação ou pelas soldas

2º Bomba da água a bomba da água do motor MWM 2.8 é acoplado junto a bomba de óleo e o que separa o óleo da água e apenas um retentor

3º Junta do Cabeçote queimada, a junta do cabeçote pode ter queimado e estar passando óleo para aguá ou vice e versa

4º e ultimo caso pode ser a rachadura do cabeçote, muito raro mais já vi acontecer dai somente retifica.

COMO PREVENIR ESTES PROBLEMAS.

utilizar sempre aditivo SOMENTE a base de ETILENOGLICOL pois o mesmo tem varias funções anti ferrugem, anti congelante,anti fervura, e lubrificação do sistema de arrefecimento e bomba da água.

E Nunca Limpe o Sistema de arrefecimento com algum derivado de petróleo ou outro tipo de química, somente com Água pois agentes químicos destroem a elasticidade das borrachas ou seja destruindo as mangueiras.

qualquer duvida estamos ai até mais.:concordo:

raayres
02/03/2012, 00:33
Pessoal,
Minha XT é 2005 e esta apresentando óleo no reservatório de água também. Este problema veio com ela quando comprei ano passado. A loja levou para a oficina e disse "estar tudo ok" mas o problema voltou. Estou com 120.000 km, moro em Macaé mas vou bastante ao Rio. Alguém indica um bom mecanico para tratar disso?

edwint
02/03/2012, 08:34
Pessoal,
Minha XT é 2005 e esta apresentando óleo no reservatório de água também. Este problema veio com ela quando comprei ano passado. A loja levou para a oficina e disse "estar tudo ok" mas o problema voltou. Estou com 120.000 km, moro em Macaé mas vou bastante ao Rio. Alguém indica um bom mecanico para tratar disso?

Mandei abrir o resfriador de oleo, foi feito teste hidrostatico e nao constou nenhum furo no trocador/resfriador (sorte minha R$840,00), mas ao desmontar foi verificado falta de aperto nos parafusos. Troquei as juntas R$25,00 e remontado. Ficou 10, total da mao de obra R$140,00.

edwint
02/03/2012, 08:39
[QUOTE=vieira912;1622141]Se formou borra parecida com graxa ou Óleo passando para àgua e se deixar com o tempo a Água pode invadir o cárter do motor dai adeus motor.

os problemas podem acontecer por 4 casos

1º Trocador de calor, os MWM tem um radiador de oleo dentro do bloco no sistema de arrefecimento com o tempo ele pode começar a vazar seja pela vedação ou pelas soldas

2º Bomba da água a bomba da água do motor MWM 2.8 é acoplado junto a bomba de óleo e o que separa o óleo da água e apenas um retentor

3º Junta do Cabeçote queimada, a junta do cabeçote pode ter queimado e estar passando óleo para aguá ou vice e versa

4º e ultimo caso pode ser a rachadura do cabeçote, muito raro mais já vi acontecer dai somente retifica.

OBS: o radiador é de inox entao nao corre risco de ferrugem. Muito dificil praticamente impossivel entrar agua p/ dentro do motor (no caso do trocador de calor), visto que a pressão do oleo naquela parte do sistema é superior a pressão da agua.

Pablo RR
02/03/2012, 11:50
Legal, foi a mesma solução do meu MWM. Na minha Frontier foi aos 110.000km. Troca das buchas..

Vai perceber que vai aparecer mais um pouco da borra, principalmente depois que fazer uma viagem (motor rodando a 3.000 rpm por muito tempo), mas ai é só residuo que ficou. É só limpar de novo. Que vai ficar muito bom.

adolphovet
03/03/2012, 15:33
Adolpho
Se ai tem 5 XT ta bão ... aqui em Santos não localizei ninguem ... ja podem realizar passeios ai ...
Proxima vez que passar em Gurupi lhe aviso e quem sabe tomamos uma cerva ai kkkk
E se der aparece no proximo encontro do Clube XT, tem um tópico ...
abs

NO, só agora entrei no fórum novamente e vi sua mensagem, pois é aqui tem 5 viaturas a minha uma do tribunal de justiça do trabalho, outra policia (COE) e mais duas particulares....

E quando passar por aqui não deixe de avisar para tomarmos uma gelada...abração.

Brusa85
16/10/2012, 17:48
Vendo esse topico fui dar uma olhada no meu reservatorio de agua e etem um pouco de borra sim. Acabei de chegar de uma viagem de 15000 km q o carro foi bem exigido, a algum tempo atras troquei a junta do cabecote pq fui verificar se havia regulagem de valvula e foi constatado q nao. O meca deixou a junta fora q ficou vazando pressao e depois recolocada no lugar, pode ser ai que tenha contaminado a agua tbm. Mas fiquem esperto q teve um colega meu c uma frontier q viajando teve um calco hidraulico no motor pq entrou agua do reservatorio no carter,,, Nao da p vacilar.. Vo trocar o fluido e ver se volta a juntar oleo, se nao vou ter q desmontar tbm acreditando q pode ser o retentor na bomba de agua, minha viatura esta com 105000km.
brusa

edwint
16/10/2012, 18:07
Brusa,

na minha xterra, o problema eram os parafusos que estavam frouxos, trocaram as juntas e reapertaram , fucou novo denovo. o trocador foi testado com agua quente e fria em alta pressao. Cuidado com "mecanicos" desonestos, pq esse radiador de oleo é bem carinho...

DieselPower
16/10/2012, 22:19
V a algum tempo atras troquei a junta do cabecote pq fui verificar se havia regulagem de valvula e foi constatado q nao.

Brusa, como assim não havia regulagem de válvula?
Eu fiz a regulagem sem nenhum problema.
Abraço.

Lolozinho
17/10/2012, 14:56
Como disse o adolphovet, esses fóruns são muito importantes. Este problema de borra e óleo/graxa no reservatório de água da minha XTerra também está acontecendo. Quando percebí, liguei imediatamente para a concessionária da Nissan e o mecânico me disse que eu teria que substituir o trocador de óleo que custaria em torno de R$ 2.400,00. Agora vou verificar as buchas, talvez resolva o problema.

Brusa85
17/10/2012, 17:20
Entao Diesel power, a minha é 2006, e tem tuchos hidraulicos, nao tem como regular as valvulas.
E sempre desconfio de mecanicos, por isso eu mesmo estou querendo fazer esse servico, so tenho q descobrir quem faz esse teste de pressao no trocador de calor aqui em Curitiba, ja vi o preco da junta q é 21 reais, e na pior das hipoiteses so achei o resfriador junto c o cabecote q me pediram 760 reais, nao achei caro por vir c o cabecote. e os aneis de vedacao em torno de 2 reais cada, vao 3. Troquei hj de manha o liquido de arrefecimento e vo ver se volta o problema, se voltar vou ter q abrir novamente a caixinha de ferramentas. obrigado pelas resposta.
Mas quero acreditar que 15000 km sempre perto das 3000 rpm q podem ter sujado um pouco a agua... Vamos ver..
Brusa

Brusa85
29/10/2012, 15:34
Volteou a reaparecer o oleo, quero ver se ate amanha no maximo desmonto o sistema....

mram29
29/10/2012, 16:40
Normalmente a passagem de ÓLEO para a ÁGUA é proveniente de algum problema no intercambiador de óleo (trocador de calor) que pode ter algum tipo de vazamento nas placas de resfriamento de óleo e como a pressão de óleo é maior que a pressão da água, acaba contaminando o sistema de arrefecimento do motor.
Fonte: Clube do Diesel

Na minha tb apareceu, só que após 7000km a 3500rpm na média.

diegofreire
02/04/2013, 17:11
Gente, meu carro tem 105 mil kms e apareceu essa borra no sistema de arrefecimento do motor.
A peça aqui custa mil reais. Queria saber como vocês resolveram.

Ricardão4x4
02/04/2013, 19:44
DiegoFreire, o que aconteceu com uma 04 que tive foi a junta do trocador de calor do óleo de lubrificação do motor. Felizmente nos MWM a pressão do óleo é maior que a pressão do fluido de arrefecimento, acontecendo de esse (o fluido de arrefecimento) ser contaminado pelo óleo e não o contrário, onde o risco de perder o motor seria grande.

Aconteceu comigo lá no Atacama, só vim de olho no nível do óleo do motor, que baixou muito pouco e aqui no Brasil meu mecânico fez a troca. Lembro que o valor da junta era de menos de R$ 10,00 e a MO barata, pois é muito fácil o acesso e manipulação desse trocador. O preço do trocador de calor eu não sei, mas é difícil de crer que ele esteja furado (até pode ser, mas aí vale verificar se há reparo...)

Lógico que a junta do cabeçote é uma outra possibilidade, mas aí verás no tanque de expansão do fluido de arrefecimento pressão alta e a temperatura chegará algumas vezes no vermelho e até pode não contaminar o fluido. Se isso, aí tens que verificar primeiro a planicidade do cabeçote e depois do próprio bloco. Num caso desses, se prepara para 10 a 12 latas. Acontece quando por alguma razão (quebra do acoplamento da ventoinha, lama no radiador, falta de fluido de arrefecimento por alguma razão)a temperatura sobe e danifica a junta, chegando a empenar o cabeçote e/ou o próprio bloco. Mas vamos no mais fácil e barato antes, verifica a junta do trocador de calor do óleo do motor.

Sds,

edwint
03/04/2013, 08:42
Minha antiga Xterra com menos de 100.000 km, apresentou esse problema. também fiquei um pouco apreensivo, mas no final das contas era somente os parafusos que afrouxaram. final das contas troquei o kit de juntas mais mão de obra de 120,00.

Mas procure por um mecânico honesto, vc pode muito fácil ser enganado por esse probleminha!

adeirton
06/08/2018, 11:49
Olá amigos, sei que é um tópico antigo, mas vou ressuscitá-lo pois estou assustado.
O meu caso é o seguinte: Semana passada, de repente a minha Xterra (2004 - 180k) começou a baixar a água do reservatório de forma acentuada, cerca de 3 litros. Não observei nenhum vazamento.
Então hoje notei que mais uma vez o reservatório estava completamente seco e que a tampa dele não apresentava mais todas as roscas apesar de estar apertando bem. Resolvi trocar esta tampa imaginando ser este o problema.
Coloquei 3 litros de água até atingir o nível máximo. Só que enquanto eu consertava outra coisa, vi que a água sumiu completamente e imaginei que devia-se ao fato de anteriormente ter entrado ar no sistema. Foi preciso mais 5 litros. Liguei o carro e fui completando enquanto a água sumia até estabilizar. Comecei a ficar preocupado imaginando que a água estava indo para o cárter então fiquei observando a vareta por qualquer alteração no nível e na qualidade do óleo do motor. Nada aqui.
Fiquei encucado pois apesar de ser em menor quantidade, a água continuava a descer. Comecei a pensar que ela estava indo pra câmara de combustão, então dei umas aceleradas pra ver se diminuía mais rapidamente, o que de fato aconteceu. Só que quando estiquei um pouco mais o tempo de aceleração o reservatório da água ficou cheio de óleo. Imediatamente desliguei o carro e vim até aqui pra ver se tinha algum tópico sobre isso.
Tomara que o problema seja apenas no trocador de calor. O que acham que pode ser? Pra onde está indo tanta água?

valmirjunior
07/08/2018, 08:00
Adeirton, leve no mecânico pois seu motor precisa de intervenção.
Pelo relato será necessário a troca da junta de cabeçote.

Javarotti
01/03/2020, 00:17
Mandei abrir o resfriador de oleo, foi feito teste hidrostatico e nao constou nenhum furo no trocador/resfriador (sorte minha R$840,00), mas ao desmontar foi verificado falta de aperto nos parafusos. Troquei as juntas R$25,00 e remontado. Ficou 10, total da mao de obra R$140,00.

Amigo, quem foi o mecânico que fez esse reparo pra vc?

Andre Frontier
16/04/2020, 18:16
Na minha Frontier não foi nenhum dos caos descritos, o pessoal da retifica com 30 anos de profissão relataram nunca ter visto algo do tipo, atrás do filtro de oleo onde ele vai rosqueado tem uma galeria de agua e lá corroeu o bloco por não usarem aditivo então a pressão da bomba de oleo jogava oleo para o reservatorio de agua