Ver Versão Completa : Lubrificação.
Sergio Antunes
11/10/2003, 17:00
Oi, Pessoal.
Alguém poderia me passar quais os óleos corretos para se colocar nos diferenciais, caixa de cambio, reduzida e as graxas adequadas para os cardãs munhão (alias como colocar graxa no munhão já que o mesmo não tem engraxadeira e sim um bujão???? Tenho que levar em algum lugar especifico??? Não da para fazer isso em casa???). :? :?
Quanto os óleos e graxas, eu tenho o manual do jeep que puxei da net, mas como é um veículo antigo, acredito que tenha lubrificantes mais modernos hoje e portanto se vocês puderem me passar quais, inclusive marcas eu agradeço muito. :) :)
Abraços.
Sergio Antunes.
Carvalho
13/10/2003, 08:06
No motor o melhor é com especificação SL 20W50.
Nos diferencias e caixas originais quanto menor a especificação melhor, devido ser um projeto antigo e sofrer ataques de muito aditivos. É o que li no site da Rural.
Eduardo Velo
13/10/2003, 11:35
O óleo para o motor de SF pra cima , sendo SAE 20W pode ser qqer um , preferencia para as marcas conhecidas , tem muitos que colocam óleo 40 de motor diesel , só que não pode misturar .
Câmbio e diferencial não tem nada moderno , SAE 90 GL4 para Câmbio e SAE 90 GL5 pra diferencial , tbm marca conhecida . Nunca use óleos acima de 90 , eles aumentam os espaços entre os dentes e forçam os eixos ...
Os câmbios modernos usam um tipo de óleo 75 que é fino e não serve nos nossos , que são mil vezes melhores , como tudo que é antigo .
Vc pode tirar o bujão e socar graxa no munhão com uma vareta , pelo menos é assim que a gente faz nos CJs dos colegas , ergue e vai virando aroda e socando graxa , de preferencia Graxa azul ou EP .
[]s , e espero ter ajudado o colega ...
Sergio Antunes
13/10/2003, 14:24
Valeu Jmcc e Eduardo.
Ajudaram sim. Quanto ao motor não estava tão preocupado, mas tinha duvidas quanto a câmbio, diferenciais e como colocar a graxa no munhão.
Brigadão.
Sergio Antunes.
walter.andreis
14/10/2003, 01:17
Vc pode tirar o bujão e socar graxa no munhão com uma vareta , pelo menos é assim que a gente faz nos CJs dos colegas , ergue e vai virando aroda e socando graxa , de preferencia Graxa azul ou EP .
[]s , e espero ter ajudado o colega ...
Ou usar uma engraxadeira... :wink:
[]´s
Agora tenho 4x4
03/06/2008, 13:23
Boa tarde,
Estou para verificar o óleo da caixa de cambio e da mudança multipla (4x4-reduzida)
Gostaria de saber se é fácil para eu mesmo verificar esse oleo, tem alguma explicação simples para esse verificação??
Acredito que tenha que retirar o bujão......
Muito Obrigado por enquanto.
Abraços
Por favor alguém fala comigo......
matrakaum
03/06/2008, 14:57
O mexanico informou que o Caroço tem uns pontos de engraxar (01 em cada roda) nas rodas dianteiras mas que para engraxar seria preciso retirar as pinças de freio (O meu é a Disco).
Estes pontos são os pontos dos munhões? Se não, como faço (passo-a-passo, sou uma anta em mecânica) para engraxar os mesmos.
Um abraço,
Matraka
Danniel Pizatto
03/06/2008, 16:37
Boa tarde,
Estou para verificar o óleo da caixa de cambio e da mudança multipla (4x4-reduzida)
Gostaria de saber se é fácil para eu mesmo verificar esse oleo, tem alguma explicação simples para esse verificação??
Acredito que tenha que retirar o bujão......
Muito Obrigado por enquanto.
Abraços
Por favor alguém fala comigo......
Sim, apenas tire o bujão lateral e complete até o nível dele.
O mexanico informou que o Caroço tem uns pontos de engraxar (01 em cada roda) nas rodas dianteiras mas que para engraxar seria preciso retirar as pinças de freio (O meu é a Disco).
Estes pontos são os pontos dos munhões? Se não, como faço (passo-a-passo, sou uma anta em mecânica) para engraxar os mesmos.
Normalmente, na instalação de freios a disco são feitos furos e a instalação de bicos graxeiros na parte frontal do munhão, assim não precisa retirar as pinças e o suporte. Se o seu não foi feito isso, só desmontando toda a roda dianteira
matrakaum
04/06/2008, 09:46
Já que tem de desmontar eu poderia pedir para ele fazer os furos? Ou agora não adianta mais.
Se puder me passa o esquema completa, inclusive peças, para eu mostrar para ele.
Mto. Obrigado,
Danniel Pizatto
07/06/2008, 21:09
Já que tem de desmontar eu poderia pedir para ele fazer os furos? Ou agora não adianta mais.
Se puder me passa o esquema completa, inclusive peças, para eu mostrar para ele.
Mto. Obrigado,
Opa, desculpa pela demora.
Basicamente vc vai precisar de dois tampões (na medida do furo do bujão original e com chave allen), broca, macho de rosca e bico graxeiro com os tamanhos compatíveis. Aí é só instalar os tampões (talvez já estejam instalados, pois com os originais normalmente o suporte da pinça não entra), furar o munhão na parte frontal, fazer a rosca e instalar o bico.
[]'s
matrakaum
08/06/2008, 10:06
Ontem, 07/06 - Sábado, engraxei os bicos, para minha sorte, qdo desmontamos a roda deu para encontrar o bico. Ele já tinha sido adaptado.
O esperto do mecânico não havia visto.
Agora estou pensando em comprar uma engraxadeira aí eu mesmo engraxo.
Qto devo pagar em uma? A que o mecânico usou era pequena, deveria pegar no máximo uns 10 kg de graxa.
Danniel Pizatto
08/06/2008, 10:26
Ontem, 07/06 - Sábado, engraxei os bicos, para minha sorte, qdo desmontamos a roda deu para encontrar o bico. Ele já tinha sido adaptado.
O esperto do mecânico não havia visto.
Agora estou pensando em comprar uma engraxadeira aí eu mesmo engraxo.
Qto devo pagar em uma? A que o mecânico usou era pequena, deveria pegar no máximo uns 10 kg de graxa.
Comprei uma de 1/2 kg por volta de $45.
matrakaum
10/06/2008, 20:38
E 1/2 kg resolve? Aonde vc. comprou?
Danniel Pizatto
10/06/2008, 23:38
Bom, pra mim sim.. O ruim de engraxadeira grande é que aquela graxa fica lá envelhecendo.
Na pior das hipóteses, é só abastecer de novo.
Comprei em uma loja de ferramentas aqui em Brasília, mas também já vi em lojas online de ferramentas.
O óleo para o motor de SF pra cima , sendo SAE 20W pode ser qqer um , preferencia para as marcas conhecidas , tem muitos que colocam óleo 40 de motor diesel , só que não pode misturar .
concordando e reforçando.... oleo nenhum pode ser misturado....
Se mudar de oleo troque todo o oleo e o filtro.
Eu sempre usei oleo para motor a diesel nos carros a gasolina:
Nos anos 90 usava Ursa LA3 SAE40, Lembro que no rotulo vinha escrito que tambem atendia API-S? acho que era SF. Depois isso sumiu do rotulo... Ai passei a usar oleos multiviscosos para turbo diesel da lubrax, e uso ate hoje. A viscosidade destes oleos normalmente é SAE15W40, e atende a API SJ ou SL, depende do oleo.
Câmbio e diferencial não tem nada moderno , SAE 90 GL4 para Câmbio e SAE 90 GL5 pra diferencial
Por que nao usar GL5 no cambio tambem ?