Conectar

Ver Versão Completa : Relação 5/38

henrique zimmer
18/01/2012, 21:03
Boa noite amigos, como pricipiante no mundo das F's...adquiri a minha F75 ano 73 com motor 6 cc original, caixa 4 marhcas original e tracionada 4x4, com pneus 31' e a relação do diferencial 5/38...utilizo mais em estrada, eventualmente alguma trilha mas nada muito pesado...o que posso fazer para melhorar a velocidade final dela...que hj é em torno do 70 a 75 km/hr... Meu mexanico queria substituir motor e caixa...outro já me disse para mudar a relação...alguém poderia me dar uma luz...??? qual seria a melhor opção...??? ou alguma outra sogestão...abraço a todos...

danilo kid
18/01/2012, 21:49
se sua f75 ainda estiver com relação original, é provavel que seja 9/53(5,89) e não 5,38(8/43) como vc diz.

primeiro confirme isso abrindo a tampa do diferencial e contando os dentes.

na minha opinião a troca de relação por ser mais simples é a melhor opção, além de ser a mais barata também.

estude a possibilidade de usar 3 relações diferentes, nas quais não vai precisar trocar as caixas satélites, seriam elas: 9/44;; 11/47;; 11/45.

pesquise sobre o assunto aqui no fórum, pois há vasta bibliografia sobre sua duvida.

espero que ao fim chegue a um resultado que lhe satisfaça. boa sorte.

Marco-Maga
18/01/2012, 22:41
se sua f75 ainda estiver com relação original, é provavel que seja 9/53(5,89) e não 5,38(8/43) como vc diz.

primeiro confirme isso abrindo a tampa do diferencial e contando os dentes.

na minha opinião a troca de relação por ser mais simples é a melhor opção, além de ser a mais barata também.

estude a possibilidade de usar 3 relações diferentes, nas quais não vai precisar trocar as caixas satélites, seriam elas: 9/44;; 11/47;; 11/45.

pesquise sobre o assunto aqui no fórum, pois há vasta bibliografia sobre sua duvida.

espero que ao fim chegue a um resultado que lhe satisfaça. boa sorte.

Danilo,

Acho que mesmo que ele troque a relação, não vao conseguir uma maior KM/hr.

Ja tive uma F com o BF161, ele é isso mesmo.. tem mais força que velocidade.. uma coisa que contribui para a velocidade são os pneus pesados que estão nela..

Abs!

danilo kid
20/01/2012, 19:47
mas vc chegou a trocar relações da sua f com bf? quais opções chegou a usar? mesmo assim nunca conseguiu ganhar uns 20km/h a mais?

também acho que dependendo do ganho em velocidade a troca não compensa, afinal é bom também saber que com a troca da relação ela vai ficar mais xoxa...é toma lá dá cá.....

Marco-Maga
20/01/2012, 20:10
mas vc chegou a trocar relações da sua f com bf? quais opções chegou a usar? mesmo assim nunca conseguiu ganhar uns 20km/h a mais?

também acho que dependendo do ganho em velocidade a troca não compensa, afinal é bom também saber que com a troca da relação ela vai ficar mais xoxa...é toma lá dá cá.....

danilo,

Eu usei a 44/9 e a 43/8...

E ficou na mesma.. ganhei um pouco em subida aqui no sitio com 43/8, mas em velocidade de estrada tudo igual...

danilo kid
21/01/2012, 00:19
de 9/44 para 8/43 estamos falando em uma diferença de +-10%....

já de 9/53 para 9/44; ou de 9/53 para 11/45 estamos falando de uma diferença minima entre +-20 a 40% de relação de diferencial...

henrique zimmer
22/01/2012, 18:22
Pois é amigos.estive conversando com um mecânico que vai dar uma olhada semana que vem...me adiantou que antes de mexer em relação...talvës trocar a caixa de câmbio...vou ver o que ele vai dizer e posto para vcs...abraço a todos...

Renan Folly
22/01/2012, 18:59
Nada de trocar caixa!! Só vão pegar o seu dinheiro. Velocidade final é relação de diferencial, mas com esse motor a final é baixa mesmo esse é um motor para força. Trocando a relação vc pode talvez chegar a uns 90 mas nas subidas vai ser uma m***a vai ter que reduzir direto. Coloque um OHC que isso melhora já que vc não precisa de toda essa força que o motor produz e sim rotação.

Marco-Maga
31/01/2012, 13:04
Nada de trocar caixa!! Só vão pegar o seu dinheiro. Velocidade final é relação de diferencial, mas com esse motor a final é baixa mesmo esse é um motor para força. Trocando a relação vc pode talvez chegar a uns 90 mas nas subidas vai ser uma m***a vai ter que reduzir direto. Coloque um OHC que isso melhora já que vc não precisa de toda essa força que o motor produz e sim rotação.

X 2... É isso aeeeee.....