PDA

Ver Versão Completa : Motor de Arranque - Hilux - SW4 Diesel.



Fejao
18/01/2012, 18:12
Salve galera 4x4!

Não sei o que está rolando com a partida da hilux. Dou no contato, espero apagar a "molinha" no painel...viro a chave na primeira e nada (não faz barulho nenhum)...na segunda, tec tec tec tec.... ela liga!

Alguém de vocês desconfia o que pode estar rolando? Imagino que seja uma pane elétrica, algum módulo...sei lá. Não acredito que seja o motor de arranque...quando levei no auto-elétrico o cara nem imaginou o que poderia ser.

Tenho receio disso me deixar na mão de vez. Se tiverem alguma dica, agradeço.

Esse é o único problema que tive com ela,,,,2 anos e zero de problemas! Essa caranga é muito fod@!

abraços

jorge.duarte
18/01/2012, 18:56
Salve galera 4x4!

Não sei o que está rolando com a partida da hilux. Dou no contato, espero apagar a "molinha" no painel...viro a chave na primeira e nada (não faz barulho nenhum)...na segunda, tec tec tec tec.... ela liga!

Alguém de vocês desconfia o que pode estar rolando? Imagino que seja uma pane elétrica, algum módulo...sei lá. Não acredito que seja o motor de arranque...quando levei no auto-elétrico o cara nem imaginou o que poderia ser.

Tenho receio disso me deixar na mão de vez. Se tiverem alguma dica, agradeço.

Esse é o único problema que tive com ela,,,,2 anos e zero de problemas! Essa caranga é muito fod@!

abraços

Esse problema é o famoso solenoide, bendix como alguns chamam. Fica agarrado no motor de arranque. Assim que é acionada a chave de partida, ele atraca a engrenagem na cremalheira do motor e faz contato interno, energizando o arranque para ele girar, muitas vezes ele emperra ou começa a dar sinais de cansaço. O que me espanta é o eletricista não verificar isso.

Abs

Eduardo Schaefer
18/01/2012, 20:21
Fejão, na minha japa 94 aconteceram 2 coisas nesses 2 anos e pouco que tenho e foi parecido com isso que falas
Primeiro , da uma olhada nos contatos(não sei se assim que chamam), parecem uns " L" de metal e fazem contato com o automatico
Segundo, na minha falhava sempre na primeira virada, nada de barulho e na segunda virava perfeito, até que parou de vez, era o rele de partida, aquele que fica ao lado dos fusiveis.
Que seja o mais simples

Fejao
19/01/2012, 09:47
Valeu jorge/eduardo,

Vou dar uma olhada nessas peças que vocês falaram!

Obrigado

Ezahn
20/01/2012, 22:24
Esse problema é o famoso solenoide, bendix como alguns chamam. Fica agarrado no motor de arranque. Assim que é acionada a chave de partida, ele atraca a engrenagem na cremalheira do motor e faz contato interno, energizando o arranque para ele girar, muitas vezes ele emperra ou começa a dar sinais de cansaço. O que me espanta é o eletricista não verificar isso.

Abs

Cara, não sei se na hilux é diferente, mas normalmente o bendx quando emperra gira o motor de arranque sem engrenar no volante, ai faz o barulho do motor elétrico sem girar o motor do carro. É por isto que o eletricista não acusou ser o bendix. Acho mais provável ser o rele da partida como disse o Schaefer.

Rodolfo40c
01/10/2012, 18:02
Boa noite caros amigos das hilux´s!
Infelizmente hoje pela manha passei por este desconforto. Ao dar partida pela primeira vez, eu escutava apenas um breve estalo, após umas 10 tentativas, o carro funcionou. Desconfio do motor de arranque, pois a bateria está em perfeitas condições, e quando a camioneta ligou, foi de primeira. Quero saber a relação das peças necessárias para manutenção desse motor de partida, fora a lubrificação.

Att,

Rodolfo Yolmar

fabriciusmaximus
21/12/2012, 12:21
Bom dia pessoal!!!

Hj passei por este problema , pois a japa 95 rodou normalmente ontem e quando foi hj de manhã fui dar a partida a motor ficava engasgando , chamei o mecânico e ele falou que era o motor de arranque que estava colocado e presiva de ajuste !
- é possível ajustar este motor de arranque para ficar sem problemas de falhar em locais inapropriados ??
- onde é que fica este relé da partida pois acho que o cara que estava mechendo nos fusiveis deu orelhada pois ela tava normal (só falha na primeira batida e na segunda pegava)????

guilhermeabreu
21/12/2012, 14:49
Passei por isto com a minha EX-BONEQUNHA , o caso é que era de vez em qdo SEMPRE PELA MANHÃ virava uma , duas até 10x , aí pegava , levei num elétrico e não descobriu , assim fiquei por longos 3 anos , até que um dia qdo voltava de Natal-RN , em Itabuna-BA , pela manhã não pegou mais , levei na autorizada e eles mandaram o arranque para um eletricista fora e este condenou o arranque e mostrou que estava todo ruim por dentro , comprei um num desmanche de lá e resolvi o problema .

Mas ao chegar aqui meu vizinho que comprou uma SW 97 tb começou a apresentar o mesmo defeito e levei ele num outro eletricista aqui e ele resolveu , cobrou R$80,00 e nunca mais deu o problema e perguntei o que foi e ele falou que era segredo de profisssão.

Mas depois aqui no forum o pessoal que teve o mesmo problema resolveram e falaram que esta tal pecinha , uma chapinha em L que tem que ser reposicionada e resoldada e resolveram o problema , o que acho que tb é o seu caso e que deve ter sido isto que o eletricista daqui fez na SW4 do meu amigo e não quis dizer , É SERVIÇO BARATO PARA SER RESOLVIDO .

Acho até melhor vc ir no eletricista e JÁ IR DIZENDO O QUE VC QUER QUE ELE FAÇA , daí ele não tem pra onde fugir e/ou inventar outra coisa pra te meter a mão no teu bolso .

Clandio
21/12/2012, 18:43
Pode ser bobagem, mas lá vai...
Certa vez, quando estava construindo, um caminhão veio trazer material, o motorista desligou o caminhão e aconteceu algo parecido com isso. Dava um "tec" e não virava o motor. O pedreiro foi lá e apertou os contatos da bateria e pronto. Funcionou.
Verifica os contato tanto da bateria, aterramento e do circuito do arranque. Podem estar frouxos ou oxidados.

guilhermeabreu
21/12/2012, 19:45
Pode ser bobagem, mas lá vai...
Certa vez, quando estava construindo, um caminhão veio trazer material, o motorista desligou o caminhão e aconteceu algo parecido com isso. Dava um "tec" e não virava o motor. O pedreiro foi lá e apertou os contatos da bateria e pronto. Funcionou.
Verifica os contato tanto da bateria, aterramento e do circuito do arranque. Podem estar frouxos ou oxidados.


CLANDIO

Neste nosso caso , é diferente , pois qdo vc vira a chave para fazer funcionar , NÃO OUVE NENHUM BARULHO , PARECE QUE O CARRO ESTA SEM BATERIA .

fabriciusmaximus
21/12/2012, 21:26
Boa noite pessoal !!!

Hj como havia comentado estava no sufoco com a japa 95 , o mecanico que cuida dos meus outros carros afirmou de pé junto que era motor de arranque , fiquei muito preocupado !!! . Quando o eletrecista chegou ele em menos de um um minuto resolveu o problema, ele deu um ajuste nesta peça do motor de partida que segundo ele estava esbarrando numa outra e deu uma rápida carga na bateria e pronto, a japinha ressucitou !!!. O cara também deu uma olhada em alguns fios que estava soltos e cobrou R$ 100,00 pelo serviço.

fabriciusmaximus
21/12/2012, 22:07
pessoal to achando que a japa 95 está com o consumo alto ( aprox. 7 litros / km ) , falei com o mecanico ele me falou que era preciso eu trocar os quatros elementos dos bicos e baixa o tanque pra limpar e depois verificar a bomba injetora isso é verdade ou é aplicação do cara ????

Conto com ajuda dos nobres colegas

guilhermeabreu
22/12/2012, 00:39
pessoal to achando que a japa 95 está com o consumo alto ( aprox. 7 litros / km ) , falei com o mecanico ele me falou que era preciso eu trocar os quatros elementos dos bicos e baixa o tanque pra limpar e depois verificar a bomba injetora isso é verdade ou é aplicação do cara ????

Conto com ajuda dos nobres colegas



É por aí mesmo , este eu meca parece ser bom mesmo .

fabriciusmaximus
31/12/2012, 19:16
Boa tarde pessoal eu tenho uma hilux 95 2.8 (89cv-diesel) que recentemente adquiri e gostaria de saber a opnião dos nobres colegas se vale apena trocar por uma hilux 2.8 98/99 sr5 (79 cv-diesel).

a minha foi refeita a pintura e estofados , não tem vidro eletrico , precisa reparar o odomentro (peguei já parado), o ar (está fraco) e consertar o cardã dianteiro da tração.
a do cara está com 220 mik km (o t-belt está acusando na partida) e tem ar (não está gelando), vidro eletrico , apresenta avaria nas laterais esquerda e direita e na frente (provavelmente se envolveu em um acidente leve).

resumindo a minha está mais bonita mas precisa fazer alguns ajuste e a do cara por conta destes amassados está sem beleza porém é mais nova e pelo que vi a mecanica tb tá boa.

Preciso que os nobres amigos me ajudem a ver se vale a pena trocar a minha toyota 95 por esta que surgiu agora !
Aguardo a ajuda pois o cara ficou de me ligar !!!

guilhermeabreu
02/01/2013, 19:39
Boa tarde pessoal eu tenho uma hilux 95 2.8 (89cv-diesel) que recentemente adquiri e gostaria de saber a opnião dos nobres colegas se vale apena trocar por uma hilux 2.8 98/99 sr5 (79 cv-diesel).

a minha foi refeita a pintura e estofados , não tem vidro eletrico , precisa reparar o odomentro (peguei já parado), o ar (está fraco) e consertar o cardã dianteiro da tração.
a do cara está com 220 mik km (o t-belt está acusando na partida) e tem ar (não está gelando), vidro eletrico , apresenta avaria nas laterais esquerda e direita e na frente (provavelmente se envolveu em um acidente leve).

resumindo a minha está mais bonita mas precisa fazer alguns ajuste e a do cara por conta destes amassados está sem beleza porém é mais nova e pelo que vi a mecanica tb tá boa.

Preciso que os nobres amigos me ajudem a ver se vale a pena trocar a minha toyota 95 por esta que surgiu agora !
Aguardo a ajuda pois o cara ficou de me ligar !!!



CARO FABRICIUSMAXIMUS

Os motores sendo 2.8 SÃO OS MESMOS MOTORES , a potencia é a mesma, se no manual de uma diz uma potencia e na do outro diz outra potencia , deve ser erro de impressão de alguma delas , se a sua esta mais bonita , e precisa de reparos , eu ficaria com ela , OU PARTIRIA PARA OUTRA COM MOTOR 3.0 .

fabriciusmaximus
02/01/2013, 21:04
Obrigado pela orientação Guilherme !!!

fabriciusmaximus
02/01/2013, 21:15
grande Guilherme pela sua experiência vc acha que arrumar a lataria desta hilux 98/99 sai mais caro de que fazer os ajuste na minha japa 95 ???

fabriciusmaximus
02/01/2013, 21:19
japa 95 - cardã dianteiro trepida muito (parece frouxo), ar fraco (o cara disse que é preciso trocar o compressor), arquear os feixes de molas trazeiros

guilhermeabreu
02/01/2013, 21:26
grande Guilherme pela sua experiência vc acha que arrumar a lataria desta hilux 98/99 sai mais caro de que fazer os ajuste na minha japa 95 ???

Não é que fique mais caro , arrumar a lata PODE NÃO FICAR LISINHA como uma que nunca bateu , fica feia e desvalorizada , e vc vai trocar 6 por meia dúzia , SE QUER ANDAR MAIS PARA FRENTE , JUNTE MAIS UM POUCO DE GRANA E COMPRA UMA COM MOTOR 3.0 .

guilhermeabreu
02/01/2013, 21:28
japa 95 - cardã dianteiro trepida muito (parece frouxo), ar fraco (o cara disse que é preciso trocar o compressor), arquear os feixes de molas trazeiros

Cardã dianteiro é fácil de arrumar e barato , agora o compressor do ar , se for original é caro , mas já deve ter nacional no mercado e fica bom tb e fica na faixa dos R$1.600,00 só o compressor .

fabriciusmaximus
02/01/2013, 22:43
Obrigado Guilherme sua ajuda é de grande valia para min cara !!! Valeu

guilhermeabreu
02/01/2013, 22:53
FABRICIUSMAXIMUS

Eu prefiro mil vezes comprar um carro de lata boa e mecanica ruim , do que um com excelente mecanica e lata ruim , vc na ora de vender ninguem se interessa por ela e vc fica com um mico na mão EMBORA A MECANICA ESTEJE BOA .

Mais uma vez sugiro a vc consertar a sua , ír juntando uma grana e deixar separado só para a troca do carro e qdo estiver no ponto parte para uma 2003 , aí sim vc vai dar um pulo razoável que vai valer a pena , a não ser que vc tenha enjoado da sua , aí vc vai saír dela e caír numa outra PIOR AINDA DO QUE A SUA , pq o cara que deixa a lata ficar ruim , ELE TB DEIXA OUTRAS COISAS QUE VC NÃO VÊ SEM FAZER TB , se a lata que todo mundo vê ele deixou de lado IMAGINA A MECÂNICA COMO NÃO DEVE ESTAR .

Amigo sempre tive carros velhos E SEMPRE COMPREI PAGANDO VALORES ACIMA DO MERCADO PQ SEMPRE COMPRO CARROS IMPECÁVEIS de boa procedencia , pode até ter alguma coisa de mecânica pra fazer , mas por fora e por dentro TEM QUE ESTAR MUITO BOM e vc não perde dinheiro na ora de vender .

A sua vc já sabe o que tem que fazer pra melhorar , ESTA QUE VC VIU VC NÃO SABE COMO ELA ESTA .

fabriciusmaximus
03/01/2013, 21:30
Grande Guilhermeabreu mais uma vez agradeço por suas orientações!!!

Cara seus conhecimentos estão me ajudando de montão com a japa95.

fabriciusmaximus
04/01/2013, 20:50
Boa noite grande guilherme !!!

fabriciusmaximus
04/01/2013, 20:55
guilherme hj fui ao mecanico e o bombista e o cara fez o seguinte serviço:

- limpeza do bico injestor (os bicos estavam operam a uma pressão de 120 ) e colocou calço para aumentar a pressão para 150 libras
- ele deu um ajuste num parafuso da bomba injetora para diminuir a fumaceira.
- ele me pediu para voltar na segunda para fazer uma revisão na bomba injetora

fabriciusmaximus
04/01/2013, 21:02
cara o que gostararia de saber é se este procedimento pode diminuir o meu consumo de 7 km com litro.

- ele vai dar um grau na bomba injetora (disse que irá trocar o reparo da bomba injetora)
- ele me falou que os meus bicos estão bons mas que seu trocasse por novos melhoraria o meu consumo porém ele me indicou bicos da marca denso e um vendedor só tinha um da marca nacional

pergunto:

- revisão da bomba custa muito caro ? pois o cara me pediu R$400 tá na média??
-as correias que não seja dentada precisam ser originais ???

fabriciusmaximus
04/01/2013, 21:06
se os meus bicos estão calibrados e oprando normalmente há necssidade de trocar por novos ???
com este ajuste percebi um melhora na japa95 então preciso fazer este ajuste na bomba injetora ??

fabriciusmaximus
04/01/2013, 21:17
mais uma pregunta sobre os bico injetores !!

neste tipo de carro troca somente os elementos de bicos ou troca inclusiva a carcaça toda????

fabriciusmaximus
09/01/2013, 00:05
388840

pessoal essa é minha bom injetora (desnso)
- gostaria de saber qual dos parafusos é preciso rodar para que o consumo diminua (diminuir o debito) pois está muito aberta (gira horário ou antihorario?)

fabriciusmaximus
09/01/2013, 00:27
388848

-pessoal na minha bomba existe três parafusos (p1,p2,p3) que sempre confundo com o parafuso da regulagem, gostaria que vcs me confirmassem se o parafuso que regula (abrir ou fechar a bomba) a emissão de fumação preta é o parafuso 2 (p2) (diminuir o fumacê e o consumo) ?
- caso positivo quantas voltas é necessário (gira horário ou antihorário)?.
- só se regula este parafuso?

jorge.duarte
09/01/2013, 01:18
388848

-pessoal na minha bomba existe três parafusos (p1,p2,p3) que sempre confundo com o parafuso da regulagem, gostaria que vcs me confirmassem se o parafuso que regula (abrir ou fechar a bomba) a emissão de fumação preta é o parafuso 2 (p2) (diminuir o fumacê e o consumo) ?
- caso positivo quantas voltas é necessário (gira horário ou antihorário)?.
- só se regula este parafuso?

O parafuso é o 2 mesmo. Se apertar, sentido horario, aumenta o débito, joga mais combustivel. No sentido inverso, diminui, ou seja entra menos combustível. Se quiser diminuir, sugiro ir de 1/4 de volta e testando.

Abs

fabriciusmaximus
09/01/2013, 08:51
Obrigado grande Jorge.duarte !!!

vou seguir suas orientações e testar até chegar num nível ideal !!Faloww

abraço

guilhermeabreu
09/01/2013, 23:53
cara o que gostararia de saber é se este procedimento pode diminuir o meu consumo de 7 km com litro.

- ele vai dar um grau na bomba injetora (disse que irá trocar o reparo da bomba injetora)
- ele me falou que os meus bicos estão bons mas que seu trocasse por novos melhoraria o meu consumo porém ele me indicou bicos da marca denso e um vendedor só tinha um da marca nacional

pergunto:

- revisão da bomba custa muito caro ? pois o cara me pediu R$400 tá na média??
-as correias que não seja dentada precisam ser originais ???



Serviço de bomba é muito caro sempra passa dos R$1.000,00 . Na maioria das vezes qdo ele abre a bomba pra troca de peças internas fica em torn de 2.000 contos

fabriciusmaximus
10/01/2013, 00:03
boa noite pessoal !

tem algum problema fechar bomba injetora demais ????

sandro_ventania
10/01/2013, 11:33
O problema é ela perder um pouco potencia...mas pra acabar a fumaceira e melhorar o consumo, voce vai ter que entender que ela vai ficar um pouquinho mais fraca mesmo. O pessoal abre a bomba justamente pra tentar ganhar um pouquinho mais de potencia.
Pra mim não compensa!
A minha está fazendo 11km/l e não sai fumaça nenhuma em nenhuma condição.
Se o próprio bombista falou que os bicos estão bons...vai trocar pra quê??
Ahh...eu ficaria tambem com a sua 95.

fabriciusmaximus
14/01/2013, 01:07
Obrigado sandro pela resposta, eu acabei de voltar de uma viagem com a japa95 (ela andou bem na ida 11km/l - variando entre 75 80 km/h ) !!!

falow!!

fabriciusmaximus
31/01/2013, 00:16
Boa noite pessoal aconteu uma coisa estranha com a japa !!!

andei normalmente com ela durante o dia, quando foi de agora noite fui voltar casa e quando pisei na embreagem a sentia algo estranho, percebi que ela estava mais baixa e quando passava a marcha ela descia mais até dificultou para passar a marcha!!!

Pessoal o que pode ter acontecido ??

kit de embreagem ou folga no cabo ??/

quem puder dar uma luz vou ficar no aguardo

Eduardo Schaefer
31/01/2013, 12:42
pode ter dado problema no(s) cilindro(s) da embreagem hidraulica.Não tem nada pingando ? como esta o nivel do reservatorio ?

fabriciusmaximus
31/01/2013, 19:08
boa tarde Eduardo !!!

Realmente o cilindro mestre foi pro brejo , tiver que trocar .

Quinteiro
14/07/2013, 21:12
Ola Sandro ,gostaria de saber a função deste parafuso (4) na bomba injetora .
Grato.

Marcos Carvalho
14/07/2013, 22:39
Colegas, meu problema é quando ligo a VTR em cada dez vez uma dá um estalo bem grade e não liga ou outras vezes faz um barulho bem alto, como se estivesse quebrando tudo lá dentro, feio mesmo e não liga. O motor de arranque segundo o eletricista é reduzido, ele disse que sairam assim a partir dos modelos 99, ele pediu para que eu me preparasse pois neste modelo as peças sao difíceis de achar e caras. (também me disse que é o mesmo modelo usado na KIA), procede?

guilhermeabreu
14/07/2013, 23:13
Colegas, meu problema é quando ligo a VTR em cada dez vez uma dá um estalo bem grade e não liga ou outras vezes faz um barulho bem alto, como se estivesse quebrando tudo lá dentro, feio mesmo e não liga. O motor de arranque segundo o eletricista é reduzido, ele disse que sairam assim a partir dos modelos 99, ele pediu para que eu me preparasse pois neste modelo as peças sao difíceis de achar e caras. (também me disse que é o mesmo modelo usado na KIA), procede?

MARCOS CARVALHO

Se o problema for mesmo o arranque e se não tiver conserto , sugiro a vc procurar um em um desmanche , aconteceu com minha SW4 93 a uns 8 anos atras e em Itabuna consegui um num ferro velho , na época paguei R$1.200,00 .

dorderf
15/07/2013, 08:17
Eu pegaria o código da peça e jogaria no ebay. Deve ser incrivelmente mais barata!

F. Oliveira
15/07/2013, 17:19
Colegas, meu problema é quando ligo a VTR em cada dez vez uma dá um estalo bem grade e não liga ou outras vezes faz um barulho bem alto, como se estivesse quebrando tudo lá dentro, feio mesmo e não liga. O motor de arranque segundo o eletricista é reduzido, ele disse que sairam assim a partir dos modelos 99, ele pediu para que eu me preparasse pois neste modelo as peças sao difíceis de achar e caras. (também me disse que é o mesmo modelo usado na KIA), procede?

Cara..na minha ex tb tive isso...um barulho escroto e sequer girava. Era o bendix do motor de partida. 400 conto em ponta-porã.

Marcos Carvalho
16/07/2013, 17:51
Ok colegas, assim que der vou parar a viatura e posto o orçamento.

Marcos Carvalho
18/07/2013, 22:01
Passei literalmente o dia hoje inteiro no eletricista, o cara me cobrou R$70,00 de mão de obra, abriu o arranque e disse que não havia “nada” de errado, apenas lavou com gasolina e lubrificou. Depois de reinstalado, fizemos uma série de ignições e em mais ou menos cada dez vezes em uma ele voltou a dar o defeito novamente. Aí o eletricista disse que o problema era da cremalheira que necessitaria ser virada; não concordei, falei que só podia ser o bendix, pois esse tipo de barulho era característico, assimo arranque foi aberto novamente (vocês devem imaginar com que boa vontade) peguei meu bendiz original e fui atrás da peça, pois ela é realmente muito difícil de se achar, mesmo nas maiores autopeças da cidade. Portanto fiz o que o vídeo aqui no fórum ensina, http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/104387-arranque-toyota-bendz-escapando.html (parabéns ao colega forista Silmar Carvalho,post de excelente ajuda) comprei então o mais semelhante possível R$ 200,00 BK6n921 BIRKSON IMPULSOR, aplicação ToyotaHilux 2.8 – 11 dentes código original Nippondenso 0280992700 (a catraca do meu tinha 10 dentes e comprei um com 11 dentes), pedi para o eletro substituir somente a minha catraca que estava boa, de cara o mesmo me disse que não daria certo, insisti , ele pegou um paquímetro, depois de muito custo mediu aqui.......ali e se convenceu......., total do prejuízo R$270,00 peça e mão de obra; até agora, graças a Deus, não escutei mais o barulho, apesar de (confesso) estar traumatizado como se fosse ouvi-lo novamente a qualquer momento e caso isso aconteça, terei que concordar em virar a cremalheira.
Obs: tinha outro modelo com 10 dentes, um pouco diferente do meu modelo, mais que caberia perfeitamente no arranque, custava a bagatela de R$390,00 e com certeza, se eu tivesse levado esse, o elétrico não faria a substituição e eu teria que terminar morrendo em pagar o dobro.

Fabio Diniz
15/09/2013, 12:19
Boa Tarde Pessoal.
Bom,eu não tenho uma hilux, mas estou com o motor de uma.hehe Meu motor é um toyota hilux 2.4 tb diesel 94. Estou com um problema e espero que vocês possam me ajudar com isso. Meu motor de arranque quebrou no fucinho, onde fixa junto ao motor. Estou com dificuldade de achar uma reposição desta peça.
Venho pedir um HELP de vocÊs. Por favor, ajudem...:mrgreen:

rfdex
15/09/2013, 14:46
Boa Tarde Pessoal.
Bom,eu não tenho uma hilux, mas estou com o motor de uma.hehe Meu motor é um toyota hilux 2.4 tb diesel 94. Estou com um problema e espero que vocês possam me ajudar com isso. Meu motor de arranque quebrou no fucinho, onde fixa junto ao motor. Estou com dificuldade de achar uma reposição desta peça.
Venho pedir um HELP de vocÊs. Por favor, ajudem...:mrgreen:

EBAY!!! Saudações

dorderf
16/09/2013, 12:40
Eu pegava o código da peça e jogava no Ebay. Isso deve ser DE GRAÇA nos states!

Fabio Diniz
17/09/2013, 12:02
Eu pegava o código da peça e jogava no Ebay. Isso deve ser DE GRAÇA nos states!


Boas...
Vou conferir no e-bay, não me passou pela cabeça este site, porem, acredito que se eu achar por la, demorara muiito para chegar, vou tentar e ver. Agora codigo? Eu não achei codigo nenhum na peça. Onde estaria este codigo inserido na mesma? Abraços e obrigado pela dica.

dorderf
17/09/2013, 17:27
Boas...
Vou conferir no e-bay, não me passou pela cabeça este site, porem, acredito que se eu achar por la, demorara muiito para chegar, vou tentar e ver. Agora codigo? Eu não achei codigo nenhum na peça. Onde estaria este codigo inserido na mesma? Abraços e obrigado pela dica.

Amigo, entra nesse site: ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/q.html) , joga o chassi e vc vai ter acesso ao DNA do carro!

Se mesmo assim vc não achar a peça, vai numa concessionária que o cara te passa o número da peça.

As compras do ebay não demoram muito pra chegar não. A última que fiz chegou em menos de 15 dias.

Já nesse site aqui: http://www.partswebsite.com/pagetoyota/ o colega Johny Bravo comprou todas as borrachas do carro e chegaram sem problemas (só calcula 60% do roubo que o Governo cobra sobre o valor total da compra - incluindo o frete, é flórida!).

Só partiria pra outras alternativas se essas que citei não dessem certo!

Fabio Diniz
06/10/2013, 09:22
Amigo, entra nesse site: ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/q.html) , joga o chassi e vc vai ter acesso ao DNA do carro!

Se mesmo assim vc não achar a peça, vai numa concessionária que o cara te passa o número da peça.

As compras do ebay não demoram muito pra chegar não. A última que fiz chegou em menos de 15 dias.

Já nesse site aqui: http://www.partswebsite.com/pagetoyota/ o colega Johny Bravo comprou todas as borrachas do carro e chegaram sem problemas (só calcula 60% do roubo que o Governo cobra sobre o valor total da compra - incluindo o frete, é flórida!).

Só partiria pra outras alternativas se essas que citei não dessem certo!

Salve dorderf

Cara, muito obrigado pela dica, eu demorei em ver aqui o post, porque as vezes me perco em tanto forum que acabo entrando e depois não me lembro em qual entrei.kkkkk ( começando a anotar sempre nos posts que entro ). Bom, sobre a sua dica, vou seguir sim, e ver o que compensa mais. Achei um cara em sampa que até tem a peça e/ou talvez o motor de arranque completo ( valor do motor R$ +-800 latinhas). Mas checarei antes a sua dica. Eu não tenho o chassi, mas vou ver na concessionária.
Muito oberigado pela ajuda.
ABração

dorderf
06/10/2013, 09:28
Salve dorderf

Cara, muito obrigado pela dica, eu demorei em ver aqui o post, porque as vezes me perco em tanto forum que acabo entrando e depois não me lembro em qual entrei.kkkkk ( começando a anotar sempre nos posts que entro ). Bom, sobre a sua dica, vou seguir sim, e ver o que compensa mais. Achei um cara em sampa que até tem a peça e/ou talvez o motor de arranque completo ( valor do motor R$ +-800 latinhas). Mas checarei antes a sua dica. Eu não tenho o chassi, mas vou ver na concessionária.
Muito oberigado pela ajuda.
ABração

Pega o chassi no CRLV que tu tens. Aqui em PE eu consigo o chassi pela placa do carro direto no site do DETRAN.

Fabio Diniz
03/11/2013, 14:18
Pega o chassi no CRLV que tu tens. Aqui em PE eu consigo o chassi pela placa do carro direto no site do DETRAN.


Esse motor de hilux esta em um engesa. :safari-rig:

Abraços

dorderf
04/11/2013, 17:09
Esse motor de hilux esta em um engesa. :safari-rig:

Abraços

Esse é o motor 3L? Peguei o chassi de uma 1997, pick-up: ToyoDIY.com (http://www.toyodiy.com/parts/g_G_199710_TOYOTA_HILUX~4RUNNER_LN107L-PRMSS.html)

g0ulart
09/04/2014, 15:10
Eu pegaria o código da peça e jogaria no ebay. Deve ser incrivelmente mais barata!


E como faço isso? como adquiro o código da peça?

guilhermeabreu
09/04/2014, 21:12
E como faço isso? como adquiro o código da peça?

Acho que o Codigo da peça é 9308 ou 8808 , vi no catalogo da TOYOTA , lá só ví o codico das peças do motor de partida , mas no início tem estes números que pode ser o codigo da peça .

Elias_qf
02/03/2015, 20:58
Boa noite galera, minha vtr a um mes mais ou menos começou a dar sinal de motor de arranque, virava a chave fazia um barulho tec e nada do motor virar, na segunda partida sempre pegava, ate o dia que tive que ficar umas 20 viradas tec tec tec tec... ate que o carro pegou...

desmontei o motor de arranque muito simples de fazer o serviço lavei td ele lubrifiquei todo sistema de engrenagem dele

como este motor de arranque não se faz a substituição do automatico como em outros carros, vc apenas troca os reparos,

o automatico trabalha em duas etapas comforme vc vira a chave ele empura o benix para frente fechando o contato para o motor de arranque girar e entrar em ação e fazer girar o motor


substitui estas peças estava bem gastas ficou perfeita

o conjunto completo com eixo e dois terminais é igual da besta, custa 150,00

comprei apenas os terminais 10,00 reais cada

abaixo a foto do terminal novo e do usado bem danificado pelo tempo de uso acredito que seja original ainda...

494228

rfdex
02/03/2015, 21:05
Show, parabéns!!!

Mantiqueira
03/03/2015, 00:25
É por pessoas como vc Elias, que nós adoramos esse forum. Esse tipo de solidariedade nos proporciona combustível para mantermos as nossas velhinhas. OBRIGADO pelas informações.:concordo:

Rodolfo40c
20/03/2015, 11:31
A 2 anos atrás paguei 350,00 para consertarem meu motor de arranque. Será que o cara trocou apenas uma peça de 10,00 e me cobrou 350,00? hahaha
Dá próxima vez mesmo desmonto..
Ótima dica Elias!

Fejao
26/07/2015, 22:51
Depois de 3 anos que eu abri esse fórum de discussão sobre a Toyota ligar na 2a virada de chave, a Toyota decidiu parar de ligar em dias muito frios. gira a chave e só faz o 'tac' no relê de partida. Agora vou ter que trocar essa peça e imagino que vá funcionar bem. Achei um fórum muito interessante que trata desse assunto http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/146075-japa-sw4-94-duplo-giro-na-chave-para-partida.html
Vou arriscar a fazer esse conserto by myself e ver no que dar. Caso contrario vou comprar o relê de partida na Toyota. vale lembrar que fiquei com isso na Toyota há mais de 3 anos e não tinha consertado ainda, rs.

Fejao
26/07/2015, 22:53
Em dias normais, o relê se comporta bem e liga. Ah, teve um dia de calor intenso na Ilhabela que ela decidiu não ligar também....

TCHEIGOR
27/07/2015, 01:55
Em dias normais, o relê se comporta bem e liga. Ah, teve um dia de calor intenso na Ilhabela que ela decidiu não ligar também....

Foi longe então antes de se entregar por definitivo!
Nos informe depois se o problema era realmente esse :concordo:

Elias_qf
27/07/2015, 11:55
Hj estarei retirando meu motor de arranque vou desmontar limpar trocar a bucha do eixo se tiver folga e trocar as escovas do motor que sei que ja esta no final da vida dela... vou tirar fotos e coloco depois td passo a passo...

Elias_qf
06/08/2015, 20:12
Bom desmontei o motor de arranque ja esta zero...

Modelo Alternador nippodenso.

o porta escova é: Aplicação: Aplicado em Motor NIPPONDENSO ALLIS-CHALMERS CATERPILLAR CHEVROLET DODGE. ISUZU KIA MOTORS: BESTA 2.7. KOMATSU. KUBOTA. LEXUS.MITSUI-DEUTZ. THERMO KING TOYOTA: HILUX 2.8 (<-02)

troquei

2 terminais contatores estava muito gastos

2 escovas por falta de competência do ultimo mecânico que fez manutenção o rabicho da escova tinha tanto estanho que nao era mais flexível a mola não empurrava a escova para fazer contato no induzido...

Ai tem umas fotos que postei esta meio amador mas não sei mexer com computador kkkk

so tem desmontando depois so montar td de novo de traz para frente kkkk

509056
509057
509058
509059
509060
509061
509062
509063
509064
509065
509066

TCHEIGOR
06/08/2015, 23:28
Muito bom Elias! Esse tópico já podia ficar fixo!

Obrigado por compartilhar.

Abraço!

EduQxQ
08/08/2015, 11:37
Muito legal Elias!
Assim como disse o TcheIgor precisam fixar o tópico.

Um abraço,
Edu

Freitag
10/08/2015, 14:50
Muito show Elias_qf, sempre contribuindo. Forte abraço.

AroldoMoreira
15/07/2016, 14:01
Pessoal,
uma dúvida, tenho observado na minha hilux(2008) que ela está com o motor um pouco "pesado" ao ligar , principalmente na primeira partida de manhã. Testei a bateria de 90Ah, tudo normal, tô suspeitando do motor de arranque. Minha dúvida é as escovas e buchas são fáceis de encontrar ? Acha original? Quero comprar antes de desmontar. Agradeço a ajuda.

sandro_ventania
15/07/2016, 17:46
Aroldo...sua hilux é novíssima, 2008 ainda tem cheiro de nova!
Acha tudo novo e original.

MAICON KAPPEL
17/05/2022, 17:58
Primeiramente, obrigado em fazer parte desta comunidade, sou novo deste grupo.


Antes do meu pai falecer, este ano, janeiro 2022, me passou sua camionete SW4 93, fez todo o motor e me entregou em vida para me ajudar,


Ele falou, que para liga-la precisa virar a chave duas vezes para dar a partida, uma virada não pegava. Somente a segunda virada ela pegava.


Só que não consegui tirar todas a duvidas com ele, antes da sua partida, para conhecer melhor a camionete.


Me aconteceu umas 3 vezes, deste ano, ao tentar dar a partida que ela não pegou, nem sinal de partida, aquele barulho tac tac tac não fazia. Mas tentei no dia seguinte, e ela começo a bater, aquele sinal que vai pegar ao virar a chave, que alegria que fiquei toda vez que voltou a ligar.


Agora ela parou, aqui no interior RS, caiu a temperatura e muito, faz 10 graus agora, terça-feira 17 maio,


Pelas experiências da comunidade, quem tem esta camionete SW4 93 é fusível ou tipo rele ou miolo da chave que não faz pega-la agora. Fiz uma viagem de 2 horas e andou bem, quando desliguei ela a tarde +- 14:00 e ao retorna-la as 19:00 nem sinal de partida, aquele barulho tentando ligar, mas a temperatura despencou aqui durante a noite quando fui liga-la e nada ontem.


Peço ajuda, estou sem direção, não sei quem recorrer. Aqui no interior, não tem gente especializada nestas camionetes aonde estou agora, aonde não posso retornar a minha cidade. O problema pode ser pequeno, mas não sei aonde começar a mexer.


OBS!!! meu pai trocou a bateria e fez todo o motor dela.


Agradeço a ajuda, pois estou sem chão neste momento e sentindo muito saudade do Pai(Falecido) e da família pois não consegui retornar a campo bom onde moro.




At.
Maicon Kappel
whats 51 98405-5018579065579066579067579068

MAICON KAPPEL
18/05/2022, 15:14
Ajuda!!!! Estou com problemas, deve ser pequeno, ate que eu mesmo posso fazer. Acima comentario.