Ver Versão Completa : Gafanhoto - paixão antiga
Marcus Brandão
17/01/2012, 15:11
Engesa 92
Q20b
240V
tração original f2
eixos originais (ainda não olhei dentro mais deve ser original –que não sei qual é.
Pneus 35” sem flutuantes – pra horror do Dr. Guilherme
Freio traseiro de kadet
Gaiola bruta
Snorkel
.328601328605328606328607
Opa, achei diferente a cor, mas gostei.Posta mais fotos ai (se tiver dele em ação melhor).
Marcus Brandão
17/01/2012, 23:35
Acabei de comprar e já era dessa cor. Tive maior receio mas ao vivo é bem legal. Ainda não tenho fotos mas procure "Engesa no rio" no youtube. Veleu!
Marcus!
Seu engesa está muito bem cuidado, parece zerado!
Problemas, todos tem! (sobre o relato no outro tópico)
Parabéns pelo Engesão - Gafanhoto!!!
Abraços.
Kim.
ps.: quer dar um toque especial? Pinte os alargadores da cor da capota!
Marcus Brandão
18/01/2012, 00:48
Ok, Kim, deve ficar legal mesmo. No momento quero resolver a questão do câmbio. Proximo passo são os eixos. Os cristais da capota estão ressecados e manchados. Vou trocar pois o resto tá muito bom e nAo to fabricando din-din. Já troquei as pastilhas traseiras e os rolamentos dianteiros. Próximo passo é revisão geral de freios-mesmo antes de tentar sistema melhor. Tenho uma Gran Blaser e tive problemas com o freio. Coloquei a bomba da d20 como o seu e nunca mais. Sobrou um cilindro original na caixa. Acho que vou tentar, dependendo do preço do hidrovácuo, colocar esse sistema. Será que calça no hidrovácuo da s10- Blaser?
diogo ludovico
18/01/2012, 02:22
Marcus, parabens pelo engesa!!
Não gaste dinheiro com as pinças de kadett, se possivel troque o conjunto de pinças, pois estas são pequenas e principalmente, travam facil um dos lados, de forma que só uma das pastilhas atue, e em pouco tempo voce perde a mesma, e se não tomar cuidado perde o disco!!.
Depois de gastar mais de R$400,00 em revisão de pinças, trocar 4x as pastilhas traseiras, e perder os dois discos (voltando de uma trilha cheia de barro), vou substituir as pinças e os discos por outros mais resistentes.
Marcus Brandão
18/01/2012, 09:49
Valeu, Diogão, meu vizinho. Na verdade esse freio foi o que veio e, durante a viagem onde fui buscar a vtr já vim dando manutenção. não dava pra rodar e a porcaria anda como uma d-20. Sem saber que esses pneuzinhos iriam arrancar o eixo de baixo de mim, vim rodando a módicos 120, 130. Só que os freios vieram pedindo reparos. Vim remendando. Quando for trocar vou consultar os oráculos do fórum pra decidir se uso o esquema de tudo toy - me parece legal - ou d-20 na frente. "ramuvê"
um abraço
Marcus
Eduardo Velo
18/01/2012, 10:38
Bela vtr Marcus , agora é deixar do jeito do novo dono ...
Esse guincho é igual ao meu , muito bom , mas é lento e consome um pouco mais de carga que os atuais , qdo usar vai com calma ...
No meu tem uma garrafa plastica de 600 ml na mangueira que sai do radiador , evita entrar poeira qdo o radiador esfria em estrada de terra e mantém o nível de água ...
Se o Q20B não tiver turbo prefira o URSA 40 , qdo coloco 20w40 ou 15w40 o motor ganha um pouco mais de temperatura que o normal .
Olha bem por baixo da vtr se todas as tampas das travessas estão em boas condições , principalmente as 2 menores nas extremidades da caixa sob as portas , elas se interligam pela travessa central ...
Não sei pq , mas no meu o freio original funciona perfeitamente , usa campanas e lonas de D10 na tras. e na diant. pinças de Kombi e burro mestre de gol ...
A embreagem é hidr. ? pela foto parece que não , se não for , providencia de qqer Van ou Picape ...
Como vc não reclamou o que mais tem reclamação nos Engesas , então a dirigibilidade deve estar boa , deve estar com as barras prox. de paralelas e terminais e pivô em bom estado ...
abs ... e vamos ver se sai um encontro na Canastra esse ano ainda , é quase a mesma dist. de SP , RJ e BSB ...
Edu
Marcus Brandão
18/01/2012, 11:05
Oi, Edu.
Adorei a dica do "vaso de expansão", já havia pensado mas só pra manter o nível. nunca pensei na entrada de pó. valeu. se eu encontrar uma garrafa de cerveja de "prastico" vou pendurar o acessório do lado de fora. kkk
Seu carro continua sem VT?
a dirigibilidade do carro é surpreendente. só que fiquei com mito medo quando lí sobre rodas com vida própria. sem flutuantes não tenho coragem de viajar novamente.
o motor tá turbinado e já perde um pouco na subida pra mover essas ferraduras. uso ursa td em todos os motores diesel desde sempre.
Considero esse q20b um motor muuiito bacana. não pensa em turbinar o seu? o treco é jeca de tudo mas nunca ví abrir o bico. e olha que nessa viagem eu tentei rsss. soma a velocidade de viagem com os problemas de superaquecimento e pense na brutalidade. Queimou a junta (ou já tava queimada pois viajou de São Carlos pra RP numa tirada só e eu não consegui rodar mais que duzentos sem parar).
De qualquer forma eu já tô preparando outro motor pra vtr. Só tô com medo pq o torque bom ficou num giro muito alto. olha aí o pessoal testando.
http://www.youtube.com/watch?v=gSHToyGIxWE&feature=youtube_gdata_player
aumenta o volume e se liga no escape. música pra quem gosta.
Você acha que vou conseguir melhorar o torque de baixa com uma reduzida de toy?
Marcus Brandão
18/01/2012, 11:07
acho que o link não foi. vou tentar novamente.
Testing an F1 Engine - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=gSHToyGIxWE&feature=youtube_gdata_player)
Marcus Brandão
18/01/2012, 11:08
ah! achei.
Testing an F1 Engine - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=gSHToyGIxWE&feature=youtube_gdata_player)
Marcus Brandão
18/01/2012, 11:13
Desculpa, pra mim o link não aparece. fui olhar no celular e tá tudo lá. posso excluir esses últimos?
Eduardo Velo
18/01/2012, 12:04
Marcus , sou mais torque que potência ... , nem penso em turbinar , pego qqer subida bem íngreme no tótótó ... rs , 1500 rpm no maximo .
O diferencial do meu é 3.07 , longo ... , apesar de usar ferradura de pônei ( 31" BF AT ) consigo andar a 100 km/h sem nenhum esforço pro motor ( 2200 rpm ) e média de 10,5 km/l , pra que mexer né ??
Depois que troquei o radiador sempre estou usando a VT , só tirei numa emergência e mesmo assim a temp. ficou no limite .
Manda fotos da suspensão qdo possível , por estar com boa dirigibilidade vai ajudar muita gente no forum , o meu só tem problema qdo aparece desgaste das buchas ou de algum terminal ... mas é tudo original , nem serve como parâmetro ... rsrs .
Qto a reduzida de Toy , é uma boa , desde que ... não seja um mexânico que vai executar ... , qdo for trocar do meu pretendo trocar o conj. ( cambio + Red. ) de Hilux ...
abs ... Edu
Marcus Brandão
18/01/2012, 12:18
sim mas você viu o motor em teste? Reduzida só pra melhoras o torque em baixa desse "motorzinho". rssss
seu carro tá no frota?
abs
marcus
Eduardo Velo
18/01/2012, 15:25
É esse motor que entra no lugar do Q20B ??
Meu Engesa está aqui nesse tópico - http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/2222-engesa-f3-edu-jabiraca-37.html -
Q20B - 31" BF AT - Bateria e alternador de 100 A - fiação nova - Bancos em couro - Radio USB - PX - PY - Guincho Work 12000#-capota de fibra - rdas de liga Mangels 15" - freios , susp., diferenciais , motor , cambio ... originais - DH do Opala - Emb. Hid. da Besta - altamente confiável pra viajar
abs ... Edu
M-Beltrame
18/01/2012, 15:55
Ta bonitona a engesa, parabéns.
Quanto ao motorzinho, não tem mais um sobrando ai não???:twisted::twisted:
T+
Marcus Brandão
18/01/2012, 17:27
Edu, clica na imagem daquele motor e aumente o som que vc vai escutar uma música linda. rsss Parece que o Beltrame gostou.
qdo você fala em "lubrificar" as travessas vc está falando da carroceria, ok? aqueles furos que aparecem na foto 74 do seu tópico?
já tinha visto e acompanhado sua empreitada mas já fazia tempo e não lembro do trampo todo.
como vc fez para lubrificar o chassi?
Depois que trouxe o Gafanhoto pra BSB eu resolvi o problema do aquecimento e fui mexer logo com a documentação. Não tenho andado muito. Já tá com PX e o PY tá em casa.
outro lance: quais as diferenças básicas do f2 pro f3?
por quê Jordânia? O capô do gafanhoto tbm é alto como o da Jabiraca. PQ?
Quanto à cor, minha idéia era comprar um fosco, verde militar... mas aí apareceu esse que é mais discreto. Mas aí é outra história...
Na verdade, como diz o grande Waldez Ludwig. Voce vale é pela sua raridade. Outro dia desses eu ia entrando em um engarrafamento (de transito e não etíllico) e pensei: "pô, esse carro esquentando, eu na subida... vai ser de lascar pra entran na principal. Qdo cheguei na BR, o carro que ficou emparelhado comigo reduziu pra poder olhar a tranqueira. Quase que eu parei também, pensando que havia algo errado. rrrr.
Eduardo Velo
18/01/2012, 17:59
Costumo falar que o Capô alto é pra melhorar a aerodinâmica ... rsrs ... os Engesas que saíram com motor Diesel saíram com capô alto de fábrica pra caber o bixo + o radiador ...
O chassi é fechado , não tem como lubrificar , a não ser que vc faça um furo ... as travessas são os reforços da carroceria , Jordânia é pq ele ganhou a concorência com o Hummer na Jordânia , mas não adiantou pq o Tio Sam não ia dar $ pro Brasil e deixar de vender o Hummer ... a diferença do F2 para o F3 é só o tamanho , não sei qto o F3 é > entre eixos , é pouco , acho que 20 cm , os 2 tem limpador na parte inferior , cx de ar atras do painel , travessas e caixa lateral , bocal de abast. do lado do carona , cambio ligado direto no cardam tras. e com CT pro diant. , na frente tem uma travessa de reforço tb ... num encontro desses vc vai tirar as dúvidas ao vivo ...
Fiz um comentário sobre cor no tópico das engesas , não usaria cores camufladas pra andar na terra , quero que vejam o carro de longe e desviem dele ... rs , já bateram na Jabiraca 2 vzs de frente na est. terra , 2 PT ... rs
Sobre o motor , achei legal a sonzeira , da pra por um Deep Purple de acompanhamento ... rs
abs ... Edu
Marcus Brandão
18/01/2012, 18:01
escutou o motor?
Marcus Brandão
18/01/2012, 18:07
Obrigado pelas inf. Agora vou correr pro outro trampo. abs
Marcus Brandão
19/01/2012, 16:10
Embolou as últimas mensagens.
Edú, como se faz o "grude" para jogar nas travessas? meio a meio?
Fui buscar a câmera no conserto ontem e vou tirar umas fotos mas acho qua não vai ajudar muito. tá tudo original.
vou tirar umas fotos da gaiola que ficou forte paracaramba.
Aqui em Brasília tbm rolam uns encontros. Preciso resolver uns perrengues pra poder ir aos encontros.
Até lá estou curtindo mais o fórum que o Engesa.
Eduardo Velo
19/01/2012, 17:08
Usei um anticorrosivo , não lembro se é Protcar ou Protemax junto com óleo 90 , suspendi a vtr com hi-lift e coloquei até chegar no furo do tampão , andei em subidas e descidas pra lubrificar bem as travessas , depois foram 3 meses pingando óleo na garagem mesmo pegando estrada de terra pra fazer aquela mistura e parar de vazar ...
Se nenhuma travessa estiver faltando tampão ou com tampão trincado não precisa mexer em nada , no meu tive até que refazer a furação pq não tinha tampão em um monte de furos e não tive nenhuma orientação a respeito , o cupim de ferro atacou feio ... rsrs ... pra limpar tive que fazer uma ferramenta - arame farpado e cabo de aço - passava esse treco entre os 2 furos , thinner pulverizado e ar comprido pra limpar tudo , depois tinta de fundo e o óleo ...
Marcus Brandão
22/01/2012, 22:21
Edu, vi no seu frota a pocão que voce usou. Conheço anti-rust. Vou procurar um de boa marca e dar um molho. Apesar de que, estive olhando em baixo do gafanhoto e tá tudo novinho. Essa ferramenta tbm tem aqui em casa. Dona Ana me recebia com ela. Sorte quenão pensou em limpar por dentro. Rssss Tem estou com dois Jordânias em casa,um meu s um de um amigo que também acabou de comprar. Peguei minha
camera no conserto mas cade as memórias? A tranqueira é um tipo de engesa da sony. Só que não tem peça. Tava no estaleiro ha quaze um ano.Encomendei
Umas memórias no ML na quinta. Tá chegando. Hoje fui procurar aqui nessa fazenda e o cara me pediu 35 lascas em um adaptador que custou 3,5 no ML. Resolvi que as fotos vão esperar. Só que agora à noite eu lembrei de uma memória antiga. Deve caber umas 20 fotos. Já tá bão. Amanhã eu posto umas fotos.
O Gafan hoto tá com 92000. To achando que são originais. Tá muito novo em baixo tbm. Vou tentar tirar umas fotos comparando os dois carros. Isso vai dar o que falar.
estou usando um celular prA escrever. Porisso as letras trocadas. Desculpe.:parede:
Abç
Marcus Brandão
23/01/2012, 20:17
329399329400329401Olha que sonho. Ah, se eu pudesse e se meu dinheiro desse...
Marcus Brandão
23/01/2012, 20:35
detalhes da suspensão dianteira do Gafanhoto.
329403329404
Marcus Brandão
23/01/2012, 20:40
pneus traseiros raspando no alargador
329406
Edu, seria melhor subir carroceria ou colocar calço nas molas?
Se não me engano em algum lugar vc fala em molas de maior tamanho. Existe?
Marcus Brandão
23/01/2012, 20:51
Edu, olha que idéis maneira essa escadinha "rebatível". Ela permite que vc abra a porta traseira. O sistema de travas é bem simples. Ampliando a foto dá pra ter uma idéia.329407329408
Eduardo Velo
23/01/2012, 20:52
Marcus , daria um jeito nesse alargador pra não mexer em time que ta ganhando ... pra subir sempre é melhor colocar calços maiores e não mexer no trem de arraste , mas está pegando tão pouco que optaria em modelar o alargador pra não pegar mais ...
O que acontece é que o centro do eixo não é o centro do vão do paralama , mais uma obra de engenharia lusitana da Engesa ...
Esse Jordania amarelo está a venda ?
Marcus Brandão
23/01/2012, 20:56
caixa de som presa na gaiola329411
Marcus Brandão
23/01/2012, 21:30
Triste constatação, as travessas estão sem tampão. tá muito entupido. tem algo oleoso misturado com barro... Pra ajudar tem um estribo que precisa ser retirado pra iniciar a limpeza. Vou aprender a dar manutenção antes de aprender a andar no barro. Rsssss.
olha o tamanho do cilindro da grand blazer. vai substituir o original. vou ver se encaixa no servo da s10. se não der vou colocar uma bomba da f 250. Só com ela consegui resolver a falta de freio da grand blazer. vou ter que movimentar ou trocar o reservatorio de óleo da DH
329414329415
Marcus Brandão
23/01/2012, 21:34
acho que ele vende sim. Tá aqui em casa tem 1 mês. Andou falando em vender.
Eduardo Velo
24/01/2012, 08:06
Vc sentiu deficiência no freio ? se não , nem mexe nisso ...
Qto a falta de tampão , aquela ferramenta usada pra corretivo vai ter que ser usada na limpeza das travessas ... rsrsrs ... no meu tb estava assim , tive muita dificuldade pra limpar pq o barro entra e seca virando tijolo dentro da travessa ...
Marcus Brandão
24/01/2012, 09:52
Edu, apos comprar o engesa e cuidar do basico- aquecimento e freios- fui cuidar da documentação, antes de investir mais pesado. Você nao usa reduzida,certo?
O Câmbio 2615A tem uma relação muito próxima do 40v. O guilherme (dr) fala que sonha com um 2315 -acho que é isso. Não ia ficar sem força de primeira?
Ainda preciso trocar os discos e pastilhas. Acho que não vou precisar mexer mesmo.
A lubrificação dos rolamentos traseiros requer abertura do diferencial?
Abs
Eduardo Velo
24/01/2012, 22:23
Uso cambio original e com relação longa ... até agora não senti falta de cx com redução ... a 1a red. já atende bem ...
Pra lubrificação e vistoria dos rolam. tras. no eixo original , é só tirar os 4 parafusos e puxar o semi eixo ... não precisa abrir o diferencial , mas é bom inspecionar os rolamentos e engrenagens do diferencial tb , é só tirar a tampa e depois trocar o óleo ...
Opa Marcus!
Vejo que está sendo assessorado por grande mestre.
Não perco um lance aqui, mesmo não postando, estou de olho!!!!
Abraços.
Kim.
Marcus Brandão
25/01/2012, 10:27
Pois é, galera
Assim como vocês, gosto mais da idéia de expedição que de trilha pesada.
Nunca fiz uma trilha. Nos primeiros posts eu tentei contar como e porque comprei o Engesa mas caia a conexã...
Mas resumindo, é pra andar e desmontar. Só to Pt com o excesso da policia no lance da transf. Ma...
Outro dia saí pra dar uma voltinha nas fronteiras do DF. Rodei 220 km.estradinha pra Galaxi. Só atolei uma vez e provocado. Guincho numa arvore e nós na estrada. Nenhum problema.
Mas no dia da Transferencia, escutei um barulho na frente, fui procurar e cadê o parafuso inferior da pinça dir? Sorte que havia um amigo com uma boa cx de ferramentas. Consegui amarrar com um cabo de aço encapado. 3 voltas. Ainda tive freio mais alguns km.
Claro que o cabo nAo agüento. Tirei a pinça sacrificando o tubinho metálico. Foi a única forma de vasar pouco. Levei o carro para uma boa oficina e pedi para prender as pinças, trocar os discos... Enfim, revisar. Poxa, na oficina onde troquei a junta já haviam "revisado". Como confiar? No dia seguinte me ligaram e perguntaram se poderiam fazer a revisão quando o proprietário chegasse de viagem pois ele queria me atender pessoalmente mas que o carro iria passar mais um dia com eles pois precisava trocar os rolamentos. Eu haviareparado que estavam ruins mas como larguei o carro à noite, nem lembrei de falar. Ponto pra oficina. Pena que nAo vi desmontado.
Agora a parte ruim. Rolamentos, retentores, pinos travas, tubinho da pinça, parafuso e mão de obra: 936 chutes no estômago. Pô,a enfer me pediu 2200 pra trocar a bola, reforçar o eixo dianteiro e enviar de volta- frete por minha conta mas dá trabalho. Achei bastante Salgado o preço da primeira. Pode ser justo mas nAo é pro meu bico. Ainda bem que nAo trocaram discos, pastilhas, reparos... Rsss
Marcus Brandão
25/01/2012, 10:28
Pois é, galera
Assim como vocês, gosto mais da idéia de expedição que de trilha pesada.
Nunca fiz uma trilha. Nos primeiros posts eu tentei contar como e porque comprei o Engesa mas caia a conexã...
Mas resumindo, é pra andar e desmontar. Só to Pt com o excesso da policia no lance da transf. Ma...
Outro dia saí pra dar uma voltinha nas fronteiras do DF. Rodei 220 km.estradinha pra Galaxi. Só atolei uma vez e provocado. Guincho numa arvore e nós na estrada. Nenhum problema.
Mas no dia da Transferencia, escutei um barulho na frente, fui procurar e cadê o parafuso inferior da pinça dir? Sorte que havia um amigo com uma boa cx de ferramentas. Consegui amarrar com um cabo de aço encapado. 3 voltas. Ainda tive freio mais alguns km.
Claro que o cabo nAo agüento. Tirei a pinça sacrificando o tubinho metálico. Foi a única forma de vasar pouco. Levei o carro para uma boa oficina e pedi para prender as pinças, trocar os discos... Enfim, revisar. Poxa, na oficina onde troquei a junta já haviam "revisado". Como confiar? No dia seguinte me ligaram e perguntaram se poderiam fazer a revisão quando o proprietário chegasse de viagem pois ele queria me atender pessoalmente mas que o carro iria passar mais um dia com eles pois precisava trocar os rolamentos. Eu haviareparado que estavam ruins mas como larguei o carro à noite, nem lembrei de falar. Ponto pra oficina. Pena que nAo vi desmontado.
Agora a parte ruim. Rolamentos, retentores, pinos travas, tubinho da pinça, parafuso e mão de obra: 936 chutes no estômago. Pô,a enfer me pediu 2200 pra trocar a bola, reforçar o eixo dianteiro e enviar de volta- frete por minha conta mas dá trabalho. Achei bastante Salgado o preço da primeira. Pode ser justo mas nAo é pro meu bico. Ainda bem que nAo trocaram discos, pastilhas, reparos... Rsss
Marcus Brandão
25/01/2012, 10:51
Kim, agradeço a atenção e princiPalmente ao Edu pela paciência pelas dicas e pelas aulas. O cara é bom e não é estrela. Espero conhecê-los pessoalmente. Assim que tiver confiança na vtr nos veremos por aí. Ou por aqui. Já conhecem Terra Ronca?
Marcus!
O Edu me ajudou muito quando comecei na vida engesistica!
Bem, se precisar de visualizar algo, tem meu álbum de fotos na assinatura, que tem muita coisa, e passo a passo.
Abraços.
Kim.
Marcus Brandão
26/01/2012, 18:48
Tá brincando, cara.
Vi toda a fabricação do seu carro, bem como todos os posts do Edu. Isso bem antes de comprar o Gafanhoto. por isso fiquei muito surpreso de ser recepcionado justamente por vcs 2. Né papo de viado não, realmente admirei muito o trabalho de vocês, bem como as dicas do Dr. preocupado com a segurança dos outros. "não me acostumo" diz ele. Rssss. Sei que é f... cada caso parece o primeiro.
Então é isso. Antes de qquer coisa, preciso reverenciar o trabalho, e paciência e a didática de vcs. As dicas aqui são úteis para qualquer que seja seu interesse pessoal. Esse entendimento mecânico, essa empatia com as necessidades alheias... Caracoles, é de adimirar. Já vi de tudo no forum, desde colegas que menospresam a capacidade de entendimento dos outros e respondem grosseiramente - minoria - até aqueles que, mesmo sendo mal tratados pelos outros, não perdem a linha e nem a vontade de ensinar. Mas volto a dizer. fiquei muito surpreso de ser recepcionado pelas duas feras.
Na verdade, uma das funções do fórum é essa e vcs fazem com maestria.Parabéns. Já tenho padrinho e madrinha, tirem no par ou impar. kkkk
Vamulá. botei o bicho no cavalete pra olhar os rolamentos traseiros e depois os dianteiros. Não vou conseguir confiar de olhos fechados na oficina. Estou recem operado e isso vai levar tempo. preciso de badeco e hoje só deu pra colocar no cavalete. rrrr. amanhã não vou poder nem olhar mas vou tirar fotos desde a roda montada. vai que serve pra alguém.
Por hoje só uma pergunta praquela minoria: que que é diesel? kkkk
Eduardo Velo
26/01/2012, 19:41
Marcus , uma das funções do Forum é essa mesmo de criar e tirar dúvidas ... rs , tb serve pra reunir o pessoal , fazer passeios , trilhas , expedições ... aqui é a nossa 2a casa ... rs
Não sei se o preço foi justo pq não sei o que foi trocado , mas pra mexer em freio costumam cobrar entre 25,00 e 40,00 / roda de mão de obra , o Kim parece que teve o mesmo problema de sair o parafuso da pinça , já tive que apertar do meu pq soltou , mas por sorte deu aviso , acabei quebrando a cx de 4x4 ontem pq soltaram os 4 parafusos que prendem o suporte da cruzeta na saida da cx 4x4 e só fez barulho na hora que quebrou , muita sacanagem ... rs vim no Guincho de Paralheiros , umas 2 h de viagem com transito atravessando Sampa ... amanhã vou tirar umas fotos , vou dar um jeito de colocar porca parlock em vez de parafuso pra não soltar mais e a cx , 2o meu meca , tem jeito de soldar sem problema ... logo estara na ativa ...
Não deixa seu engesa em oficina comum , procura quem mexe com jipe , picape ... até quem mexe com trator é mais camarada ...
Em oficina comum não tem mecânico , tem trocador de peça , eles saem trocando tudo por falta de vontade de ser mecânico e só ver $$$$$ na frente ...
Tem uma galera de BSB que frequenta o bate papo de Tracker ... vou perguntar se tem algum meca de confiança por aí ...
abs ... Edu
Eduardo Velo
26/01/2012, 22:30
Marcus , vou te passar 2 mecânicas aí como me passaram , veja se conhece alguma ...
" Os mais referidos para jipes em geral, que eu me lembre agora, são o Makoto (Mecânica " Light", Setor de Oficinas do Guará) e o Meneses ( 'Meneses off road" Setor de Oficinas Norte, perto do antigo Carrefour). "
abs ... Edu
Caro Marcus!
Quando comecei aqui, fazia cada pergunta, que hoje, lendo, tenho até vergonha, pois era muito coxinha!
Aprendi bastante, e gosto muito de dispor um tempo, para ajudar nas dúvidas de quem precisa.
Dentro de algum tempo, vc é quem começará a responder os questionamentos da galera, pois também terá adquirido conhecimento sobre o assunto.
Não tenha medo de perguntar, sua dúvida, pode ser a dúvida de muitos, e a galera aqui, pode te ensinar a fazer, passo-a-passo, parafuso a parafuso!
Agora, num tindi sua pergunta do diesel?
Abraços.
Kim.
Marcus Brandão
27/01/2012, 00:29
Kim, foi só pra mostrar meu nivel de conhecimento. Mas já que você tocou em outra dúvida minha, o que é parafuso? O compridinho ou o outro? Rssss.
Edu, não procurei qquer oficina mas não vou tratar isso em forum aberto. Não sou de colocar preço no serviço dos outros, ou posso pagar ou não posso.
Vi um pos de 2009 onde alguém passava o preço de 65 em cada um dos rolamentos. Nem pesquisei. Vou tentar descrever os valores. 4 rolamentos a 95 cada, dois retentores a 45 cada, duas travas a 11 cada, graxa a 12, cola a 32, mo a 400Se somar e der 936 eu lembrei de tudo. Pra mim não dá. Obrigado pelas dicas mas não vai ajudar dessa vez. Rsss
Galera, reposicionei a tranqueira pra ter bom acesso aos rol traseiros depois de passar uma semana sem dirigir nada. Peeeense no tesão...
Legal observar, como as vtrs são silenciosas e macias. Alguns avisos passam desapercebidos. Os 3 tivemos problemas com parafuso de pinça. Passou a ser parte do check. Nem quis falar mas, pela sugeira do furo, acho que o parafuso ja tinha ido passear a séculos.
pô Edu, azar do carvalho. Raramente esses problemas de cruzeta não avisam. Bate um tambor que a uruca é feia.rrrrr. desculpe se ofende sua religião. Só brincadeira.
Cara, conheço um super mecânico só que o cara tá com uns contratos grandes e tá dificil sobrar tempo.
Kim, por aqui tá rolando um problema de fusão ou desmembramento de empresa avícola e os integrados estão arrepiados. Oxalá não tenha te preocupado. Acho que foi com a asa alimentos.
Amanhã é dia de branco
abs
Marcus Brandão
01/02/2012, 10:32
Começou a encrenca.
Gafanhoto nos cavaletes.
Após retirada das pinças e discos, limpando o campo cirúrgico - melhor usar uma trincha mas era o que tinha. Nenhum vazamento.
Soltando o eixo
330621.330622.330624
Marcus Brandão
01/02/2012, 10:46
Tentando sacar o semi na unha.
"descolando" o retentor com a ajuda da "Ressonância magnética".
Rolamentos em muito bom estado dos dois lados.:euforico::euforico::euforico:
330631.330632.330633
Marcus Brandão
01/02/2012, 11:15
Estrias do semi eixo esquerdo novas :euforico::euforico::euforico:
Estrias do semi eixo direito "amolando" :shock::shock::shock:. tem que trocar. Diferentes marcas.
Diferencial aberto, tudo parecendo em ondem,óleo limpo e sem fragmentos no assoalho... um dente da planetaria direira fraturado na metade. :putz::putz::putz:. Não marcou as outras engrenagens mas... (perdi até o foco das fotos. nem vou postar. depois de retirada eu fotografo)
Resumo da ópera:
Trocar miolo do diferencial e o semi direito.
Aí chegou o puto do francês.
Onde consigo comprar um kit de flutuantes 30e daqui da fazenda da coronela Dilma? Já fiz contatos e pedi orçamento mas me falam de projetos mirabolantes. Pô, daqui tá difícil.
Aproveito a retirada da caixa pra colocar um bloqueio??? Recomendação do Francês.
330636.330637
Eduardo Velo
01/02/2012, 11:40
Se vc não tinha problema em rodar com os semi eixos do jeito que vieram , deixa assim ... as engrenagens da planetária é bem fácil , vai em qqer mecânica e pega usada em bom estado , se quiser comprar nova td bem , mas é bem fácil de achar em bom estado nas oficinas ... vai em quem mexe com cambio e diferencial que vc acha ...
No meu é tudo original , não tenho como te ajudar nessa parte dos semi-eixos ... , mas viu como é fácil sacar pra verificar os rolamentos ... ?
abs ... Edu
Marcus Brandão
01/02/2012, 11:40
Pastilhas trocadas a 500 km já com marca de desgaste. ainda boa. pinças cuidadas na bancada e reinstaladas. "Pinos de deslizamento" das pinças cheios de vaselina industrial e barro. limpamos. e colocamos os pinos secos. os guarda-pós estão perfeitos.:pular::pular::pular:. O desgaste das pastilhas indicou com funcionamento. Só vou olhar a frente depois mas já sei que preciso de discos novos na frente.
Cabo do freio de mão cortado para o tamanho ideal. Não deu trabalho nenhum.
Mortecedores em bom estado, porém com folga nos espaçadores. vou colocar arruelas em volta dos espaçadores pois as buchas estão em bom estado. não dá pra serrar os espaçaçadores pois os suportes não fechariam.
Preciso de ajuda nos eixos:semideia:semideia
Marcus Brandão
01/02/2012, 11:47
Valeu, Edu. Com sua orientação eu não tive dúvida.
O problema é que vou ter que Trocar o semi eixo (tem carro similar?) com rolamento, retentor, e planetária. Vou orçar isso por aqui e pensar já na troca. to esperando que me mandem orçamentos.
[]s
Marcus Brandão
01/02/2012, 13:07
ajudante querendo credito e o dente da engrenagem quebrado. Não dá pra ver direito mas ele tbm não está lá. Rssss330643.330644
Eduardo Velo
01/02/2012, 17:46
Marcus , não mexe em nada do diferencial , esse dente quebrado só vai interferir se tiver outro dente quebrado na peq. senão esquece pode fechar e colocar óleo ... o semi eixo ainda deve rodar do jeito que está tb ... o disco de freio é só dar passe ...
VC está dectando os problemas por enqto que estão por vir ... esse dente quebrado por ex. vc pode rodar 50.000 km e não acontecer nada , o mesmo com as estrias do semi eixo ... vai depender muito de como vc leva a vtr e se usar pneus 31" vai demorar muito pra dar trabalho ...
Se estiver mesmo a fim de mexer , guarda essas peças como sobressalente ...
A indicação da mecânica Light aí de BSB é quente ... tenho boas informações dessa oficina ...
abs ... Edu
Marcus!
Reitero o que o Edu disse, essas peças rodam muito ainda, mais somente se usar pneus moderados, se colocar um 33 para cima, aí complica.
Sobre o semi, se for bolota deslocada, eu tenho um caso ache necessário.
Sobre as engrenagens, caso queira mesmo trocar, '[e algo bem simples, retirará o pino que trava o eixo, então este deslisará da caixa satélite.
Para comprar, é só pedir o jogo de planetárias da F1000 4 marchas estria fina!
Gostei do ajudante, tenho um aqui também, teima em dormir no meu pé quando deitado de baixo do jipe!!!!
Bom trabalho!
Abraços.
Kim.
Marcus Brandão
03/02/2012, 14:54
Gente, muito obrigado. minha vontade é deixar como está mas a vtr veio com pneus de 35" e não vou mexer por enquanto. Todas as peças estão em ótimo estado, mesmo o semi-eixo. Trocar a planetária não em parece tão simples. Não sei se consigo retirar o pino elástico com a caixa no lugar e, caso consiga, devolvo o mesmo ou ele vem no jogo do miolo?
Kim, a bolota é central e o semi já tá até no lugar. to esperando umas propostas. recebi uma da Enfer completo menos freio por 3 lascas e da ensimec por 3,5. tô aguardando. se demorar fecho e vou andando mordendo o banco. Obrigado pela dica da compra do miolo.
Edu, vou rodar as oficinas. Obrigado. O atendimento e serviço na Meneses é nota dez. Meu amigo de adolescência Elson tá no comando desde sempre. Manja horrores.
Badeco desses da foto tenho vários. meu trabalho.
forte abraço
Eduardo Velo
03/02/2012, 16:51
Marcus , divirta-se ... veja o filme até o fim vc vai ver sacar as engrenagens sem desmontar o dif. segue o passo a passo que o cara é fera ...
MGB Differential Repair Part 1 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=9cFanj0iSMA&feature=related)
veja os outros filmes tb ... vai se inteirando da coisa ... rsrs ; graxa na veia ... rs
abs ... Edu
Grande Edu!!!
Que vídeo instrutivo!
Aprendi isso na unha, no meio de uma terra pronta para plantio de mandióca, de uma D10, um braseixo, que tem as travas na ponta do semi, dentro do diferencial, foi um parto!!!!
Eduardo Velo
03/02/2012, 20:34
Kim , a gente acha um monte de coisa nesse Youtube , o unico problema é que tem que procurar em ingles ... em portugues só acha sacanagem ... rsrs ...
Tem mais vídeos didáticos pra gente , tem que saber procurar ...
abs ... Edu
Marcus Brandão
03/02/2012, 23:17
Ai, quem me dera.
Cara, mais uma vez muito obrigado. Só que o diferencial do elétrico(rss) do cara é diferente. No nosso caso- ou pelo menos no meu- o pino se move paralelo ao eixo. Ele é grandão e passa por dentro da coroa.
Talvez com paciência dê pra tirar mas ainda não estou podendo fazer esforço. Operei o umbigo e tenho que me guardar senão eu vou e o jipe fica. Fotografo amanhã.
Kim, a trava do braseixo é mais fácil. Mas é que nem aquelas magicas de feira. Até aprender por onde ir... Melhor ainda é no meio da terra de cultura. Só faltou uma chuvinha. Rssss
O cara do elétrico também tem um badeco. Rss
Eduardo Velo
04/02/2012, 00:01
Se o pino elástico for paralelo ao eixo , vai ter que tirar os 4 parafusos das castanhas , sacar e desmontar na bancada ...
Desmontando e montando só a satélite não mexe no ajuste ...
Queria um macaco daquele ( aparece aos 2:10 min. ) será que tem aqui pra vender ? nunca tinha visto ...
O Badeco que vc fala é o Gato ?
Marcus Brandão
05/02/2012, 13:07
Putz, o elevador do cara é demais. O badeco é o gato. A caixa de satélites tá desmontada e dentro da bacia. Recebi hoje uma visita inesperada. O Danil ( casa da transmissão 4x4 ) tendo visto minha dificuldade, aproveitou que viria a Brasilia e se ofereceu pra me fazer uma vista. Dedicou parte do seu domingo pra me ajudar. Sacou e desmontou a cs. E identificou o eixo: dana 46 t e 30 diant. De volta aos estudos. Preciso de flutuantes?
Larguei máquina no trabalho. Depois posto fotos.
Kim, tem espaço pra sacar o pino sem desmontar mas como não preciso medir pra recolocar...
Outro inconveniente seria os discos das planetárias. A cx é auto blocante, teria que ter 5 mãos ou mais pra remontar no lugar. Rrr
Seria legal achar um elevador daqueles mas pra 2 ton??? Melhor não.
Marcus Brandão
05/02/2012, 13:08
Desculpa. Respondi ao Kim e era pro Edu e nome do colega da casa da transmissão 4x4 é Danilo.
Danilo, desculpa. Diga pras meninas que mandem notícias das orquídeas.
Abraços e obrigado
Marcus Brandão
07/02/2012, 17:48
Edu, a eaton informou por telefone que meu cambio foi enviado pra Engesa em 92. Ano do carro. Informação oficial só com ofício da delegacia. Vou pedir que solicitem. Agora é contar com a boa vontade. :euforico::evil::euforico:
Desmontei a CS e tá com o miolo todo ruim. To com uns pensamentos... Rssss
Problema é que é d46.
Vou fotografar.
Eduardo Velo
07/02/2012, 19:25
Dana 46 saíram nas Campers , tem muita coisa no clube da camper ... Clube da Camper - O nosso ponto de encontro (http://www.camper.com.br/)
Vc está na terra dos corruptíveis e impunes , com certeza aí tem jeito pra tudo ... rs
abs ... Edu
Marcus Brandão
07/02/2012, 21:46
Não .nego velho, Na verdade é só a vitrine. É como a violencia do Rio. Éra mais fácil pros reporteres verem a coisa onde está e Vênus platinada - plin, plin. Agora tá tudo muito parecido. Não que não tenha corrupção. é como em qquer lugar. Corrupção no governo federal... só pode ser em Brasília. No governo local... tudo igual. Porém não é o caso. Ninguém me pediu nada. Existe uma norma local que os caras devem seguir e ponto. O que incomoda é a lentidão. Tem que fazer, faça logo e bem feito. é pra isso que pagamos. A pessoa responsável pelo caso é bem atenciosa. vou empurrando e os passos vão seguindo. A sacanagem é justamente me sentir que. por estar com um carro velho vão me ver como suspeito, sei lá... quero o engesa pra andar e fuçar, não pra incomodar ninguém e muito menos ser incomodado. É o outro lado de estar na vitrine. Engesa só nós. Rssss.
Cara, encomendei os flutuantes. Quando terminar de pagar jé tá na hora de trocar:shock:. Pela informação a diferença é só nas flanges. Peguei uma dicas no furum das Campers. Vamos esperar chegar e montar tudo com muitas fotos... ou então ficar P. por que não funcionou. Aí coloco umas orelhas de burro e vou curtir o carnaval. kkkk:bananadança::bananadança:
Marcus Brandão
14/02/2012, 07:29
Edu, devo receber o kit hoje. Chegou sábado mas ficou retido na RF pq a empresa que enviou não pagou o icms de forma adequada. Fiz o pgmt ontem pela manhã. Vou tentar retirar hoje. Posto depois.
Abç
Eduardo Velo
14/02/2012, 08:26
Marcus , a fome de imposto é grande e não sai nada em troca pra nós ...
Espero que de td certo com as peças e no carnaval vc vai brincar no bloco dos montadores de jipe ... rsrs
abs ... boa sorte na empreitada ...
Marcus Brandão
14/02/2012, 10:45
Como não sai nada em troca? Tem uns caras aqui tomando cafezinho pago com esse imposto. O Ofício pra resolver o problema do câmbio ainda não foi enviado. Acredito que o pessoal esteja muito ocupado. Rsss
No Carnaval vai rolar folga pra uns colegas na clínica. Sou o Slave da vez, vou ficar de mecânico de cachorro mesmo.rsss
Se bem que ontem à noite eu coloquei a CS no lugar. enquanto reciclava. Tudo certinho, torquimetro e aí depois... Meu cabelo tá doendo até agora. Acho que o eixo vai ser da mesma forma. Se tudo correr bem o "figo" aguenta.
Cara, enviei o comprovante de pagamento do imposto ontem, liguei pra avisar o pessoal da empresa e hoje liguei pra ver se estava tudo resolvido... ô inocente. ninguém quer porr@ nenhuma com trabalho. Cara, ou vc faz o que gosta ou vive empacado. a "m" é que empaca a vida dos outros.
é por isso que eu bebo.
Marcus Brandão
14/02/2012, 10:58
332106332107332108
Caixa antiga.
Planetárias com dentes quebrados, pino marcado e satélites sem defeito aparente.
Discos de fricção em muito bom estado.
CS montada com tudo novo. Aguardando eixos.
Casa da transmissão4x4
18/02/2012, 19:24
332106332107332108
Caixa antiga.
Planetárias com dentes quebrados, pino marcado e satélites sem defeito aparente.
Discos de fricção em muito bom estado.
CS montada com tudo novo. Aguardando eixos.
Fala Marcus !!!
E ai ? Só agora que eu ví o topico..rsrs...Depois tira foto da manga de eixo pressa no eixo e posta aqui.
Um abraço e no aguardo de noticias.
Marcus Brandão
23/02/2012, 15:37
Devido ao fato de usar um Dana 46 precisei de auxilio para adiquirir um kit para o eixo traseiro.
Auxilio prontamente oferecido pelo Luiz da rota 4x4. è falar com o cara e parece que ele tá olhando pro carro. sabe tudo e disponibiliza até o celular particular. Gosta do que faz e faz bem feito. e rota tem uma flange específica pro D46.:concordo::concordo::concordo:
Vamulá:
não vou postar fotos da montagem do cubo pois esse é anti-burro. nada cabe no lugar errado e pronto.
Pra começar é só sacar a capa do rolamento antigo que iria ficar alí fazendo nada. Tirei usando uma chave de boca grande e batendo cruzado até o bicho pular. é "tronquilo".
Tudo limpo com bastante tinner (usei aguarraz pois tinha em casa) iniciei descobrindo qual das duas flanges é a correta-elas têm lado.
O lado correto só será reparado na hora da colocação da manga. depois explico.
Definida a flange, precisei cortar a parte central da flange antiga - meu carro já tinha freio a disco treseiro. Colocação da flange com bastante silicone na reentrancia da flange onde ela encaixa no tubo e depois colocação dos parafusos allen fornecidos no kit. Os parafusos roçam na solda do tubo, portanto, torque.
333129
nos parafusos livres da chave dá pra reparar o "pouquinho" de trava química.:twisted:
Marcus Brandão
23/02/2012, 15:46
Os parafusos que prendem a flange são um pouco maiores que o necessário. Cortar prim eiro? "craro que não". A metadinha que vai sobrar já dá uma ajudinha. ainda mais que vai estar presa pela manga que encaixa justinha na manga. então...
333130 333132 333131 :karate::karate:
Marcus Brandão
23/02/2012, 15:57
Todos os parafusos que prendem a flange retificados, mais silicone.
333133
A colocação da flange é guiada pela furação da flange, por isso prestar atenção no lado carreto da flange. A cava de escoamento deve ficar virada para baixo. se trocar a flange não dará certo.
333134:dance::dance::dance:
Marcus Brandão
23/02/2012, 17:00
Pra prender a manga na flange mais um "banho" de trava química.
333135
Marcus Brandão
23/02/2012, 17:06
Manga de eixo no local, cubo encaixado, rolamentos travados.
333136
do lado direito a parte superior da flange antiga precisou ser retirada pois a pinça não "fechava"
333137
Marcus Brandão
23/02/2012, 17:19
Disco preso com dois parafusos pra alinhar a pinça.
alinhamento feito apenas com o cavalete apesar da pinça estar montada na foto.
alinhar com o uso de arruelas, trava química e muuuuiiita brutalidade.
333138
Opa Marcus!
Está de parabéns pelo serviço!
Abraços.
Kim.
Marcus Brandão
23/02/2012, 17:48
Colocar e travar o semi-eixo com trava química sómente após colocar os pinos guias.
333142 333143
150 kms de asfalto rodados e tudo 100%
Agradeço ao amigo Luiz da rota 4x4 e ao Danilo da casa da transmissão 4x4 pela ajuda por telefone em todas as dúvidas. vcs são do "carvalho".:euforico::euforico::euforico:
Ao amigão Breno Rodrigues. Comigo do primeiro ao último parafuso, ralando e reciclando. Esse cabra da peste vai comigo na proxima viagem.
Marcus Brandão
23/02/2012, 17:54
Kim, vc sempre atento e gentil.
depois disso troquei os discos dianteiros, troquei todos os terminais de direção, alinhei "no barbante" e levei pro alinhamento. Aumentou apenas um grau na convergência pra ficar com 3. tava co 2 e é aceitavel. nem gritava.
Tá acabando. viagem em torno da Serra da Mesa prevista pra meados de março. vamunessa?
sua proposta de trampo vingou? se Deus quizer sim e vai atrasar sua expedição à Serra da mesa. tem tempo
abç
Marcus Brandão
23/02/2012, 18:16
Aspecto anterior:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=330624&d=1328099501&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=330624&d=1328099501)
E atual:
333144
perece melhor...
Marcus Brandão
21/03/2012, 14:03
Primeira experiência com cabo de embreagem quebrado. Por sorte foi no maior engarrafamento em um entroncamento e sem escape. Mamãe foi lembrada. kkkkk
coloquei outro cabo mas já tô na captura dos cilindros. optei pelos da toy. Na faixa de 250 os dois por aqui. to olhando as adaptações pra não fazer M.
Marcus Brandão
25/03/2012, 08:31
Não consegui preço nos cilindros. Faixa de 200 cada. Resovi compra em sumpaulo e... deu cáca. Veio sem os varões e sem reservatório. Resolvo essa semana.
Eduardo Velo
25/03/2012, 11:17
Fala Marcus , td blz camarada ??
Po qdo vai ser essa exp. pra Serra da Mesa ?? , vc é de Gioas ??
Pra instalar o emissor e receptor vc mesmo pode montar os varões e o reservatório ... , pode colocar qqer reservatório de sistema hidráulico e pode ser bem pequeno , qdo substituir a parte inferior procura montar com um varão com rosca pra ajuste , além de ficar mais facil pra adaptar vai ter como ajustar a altura do pedal depois ... na parte interna da carroceria coloca umachapa grossa tipo 5/16" abrangendo a maior área possível pra evitar flambagem o engesa foi projetado pra cabo que é puxado e o hidraulico é empurrado ...
Essa é uma das adaptações que fiz tb e acho que é mais uma falha da engenharia , eles procuraram deixar o jipe com manutenção bem simples pra poder resolver qqer problema estilo MacGyver ... rs , mas o cabo rompe demais , não sei o motivo , talvez angulo de trabalho ... no meu te um par da Besta , adaptado com suporte de carburador de fusca reforçado pra aproveitar o angulo que é bem parecido com a da chapa corta chamas ...
O meu sempre alinho no barbante , ele tem que ficar com 5 mm na soma das folgas , depois ajusta a direção pelo estriado do volante ou pela barra do pitmam ... vc está ficando expert no assunto ... rsrs
abs ... Edu
guilhermeabreu
25/03/2012, 12:35
PÔ MARCUS BRANDÃO
Só hoje fui ver seu FROTA 4X4 , parabens seu ENGESA esta bom demais e parabens pela mão de obra SUA nas mudanças aí .
Já te apertando nas perguntas , neste KIT FLUTUANTE as pinças mantiveram as do KADETT ???? Caso seja afirmativo , vc deve ter lido a respeito destas pinças em minha EXPERIENCIA com elas não ??? Acabam muito rápido , a cada 3.000 km sem fazer trilhas e acabam em APENAS UMA TRILHA COM LAMA , foi por este motivo que troquei pelas pinças da BAND na traseira tb .
O disco de freio dianteiro é o original ?? Caso seja , acho as pastilhas da KOMBI muito pequenas para segurar um BRUTAMONTES deste ( discordando um pouco com o grande EDU VELO ) , eu acho que o disco dianteiro e pinças da KOMBI da dianteira ficaria bom na traseira e discos ventilados com pinças da BAND na dianteira ficaria um conjunto muito bom , APENAS FICARIA SEM O FREIO DE MÃO , que seria outra estória .
Eu tb tenho a embreagem hidráulica da BAND no meu , vc já comprou , mas aqui em Campos estas peças tem preços muito bons esta na faixa dos R$95,00a R$115,00 cada cilindro de embreagem se não me falha a memória .Qdo precisar de comprar peças de BAND fala comigo primeiro .
Como falei no meu tópico esta madrugada , estou pensando em ír pescar em SERRA DA MESA em outubro deste ano , viciei nestas pescarias onde tem bastante peixes , pq aqui esta muito difícil de encontrar os robalos que sempre eram abundantes por aqui , mas continua ainda saindo os maiores robalos do Brasil aqui , o record Brasileiro é de 4,950kg lá no RS , mas aqui vejo sair ROBALOS PEVAS de 6,0 a 7,0kg , fala a literatura que não existe ROBAOLS PEVAS com mais de 5,0 kg , é pq os cientistas não vieram por aqui e ninguem daqui teve o cuidado de REGISTRAR estes monstros daqui e colocar no IGFA para homologar o RECORD de ROBALOS , e qdo falo ísto o pessoal pensa que é conversa de pescador . Não ligo para ísto não pois somos nós daqui que vemos e pegamos estes ROBALÕES . O nosso maior ROBALO FLEXA é de 25,0kg pego na foz do rio Paraíba do Sul .
Desculpe o OFF TOPIC .
MAS PARABENS PELO BELO ENGESA que comprou e vejo que esta em ótimo estado .
E FICO MUITO FELIZ DE VC TER OBSERVADO MINHA PREOCUPAÇÃO COM A SEGURANÇA DO FLUTUANTE E TER COLOCADO O MAIS BREVE QUE PODE . O MEU RECADO SURTIU EFEITO IMEDIATO , BELEZA .
ABRAÇÃO , e estarei mais presente agora no seu tópico , não havia descoberto/observado , lí todinho e fiquei chateado por descobrir um pouco tarde , mas nunca é tarde não é ??
Marcus Brandão
25/03/2012, 13:54
Freios de kombi e kadet. Discos enfer novos. Parece que foram feitos no formão. Mil km e não estão 100% mas essa semana um lambe sal arrastou os freios dum carrinho desses tipo nãoseionomequepramimétudoamesmamerda e eu colado na traseira. Empurrei o pé no freio, rezei e... parou. O abestalhado botou a mãozinha pra fora e fez sinal pra eu passar por cima:screwy: . Melhorou meu astral na hora. Dei a volta e o prego tava lá embaixo de beiço branco. Certo que devia tá todo cagado. Kkkk
Marcus Brandão
25/03/2012, 14:04
Guilherme. Não gosto de pescar, Amo.
nunca pesquei robalo. Breve irei pro sul da Bahia que lá é que estão os grandes agora, pelo que fiquei sabendo. Serra da mesa esta a 300km do meu barraco.estou iniciando uma obra que vai consumir pelo menos 1 ano. Certamenta no ano que vem poderei receber uma galera por aqui e faremos uma bela expedição dàndo a volta na represa. +- 1000km ida e volta. Vou construir um canil grandão. Vai caber todo mundo rssss.
Marcus Brandão
25/03/2012, 14:37
Putz, não vi onde vc disse que quer ir pra Serra da mesa, guilherme. Quando quiserem me avisem.Edu, valeupela dica dos varões. Então vou pensar em usar os ororiginais. Aliás o original de baixo. Minhas dificuldades: meu carro tem duas baterias e essa bosta não deixa espaço proximo ao pedal. Tô pensando em colocar no lugar do cabo. Pq você colocou suporte do fusca? Tem problema o cilindro ficar pouco inclinado?
vi agora que a data pra serra da mesa é outubro. A partir do dia 10 eu devo passar 15 dias fora. De férias. Essa data não tá fechada. Vamos desenrolando.
Eduardo Velo
25/03/2012, 15:08
Segue foto do suporte do emissor , a base é do carburador do fusca com reforços de solda ... o emissor e receptor são da Besta , rodando faz uns 8 anos sem nehum problema ...
Em outubro então que vai pra Serra da Mesa ... vamuve ... rs
abs ... Edu
Casa da transmissão4x4
25/03/2012, 17:04
Segue foto do suporte do emissor , a base é do carburador do fusca com reforços de solda ... o emissor e receptor são da Besta , rodando faz uns 8 anos sem nehum problema ...
Em outubro então que vai pra Serra da Mesa ... vamuve ... rs
abs ... Edu
Edu, eu uso tambem o cilindro da besta (superior e inferior) no meu jipe, so que no meu caso acho que ficou um pouco pesado, eu vou até aumentar o garfo de embreagem para ver se melhora. Você usa o mwm 2.8 ?
Eduardo Velo
25/03/2012, 17:25
Danilo , no meu é Q20B aspirado , só que o garfo tem acréscimo de 1" em realação ao anterior para acertar o alinhamento com o varão do receptor , é bem macio ...
A ultima vez que quebrou o cabo estava numa trilha super complicada , tive que fazer um improviso com prensa cabo em baixo de muita chuva e o Engesão agarrado num tronco de arvore que tinha caido que serviu pra deixar ele com espaço pra poder trabalhar , ali mesmo já comecei a planejar a colocação de emb. hidr. ... rsrs ... deu problema qdo instalei de flambar a chapa e depois quebrou a base pq o suporte do carb. de fusca é só ponteado , aí fiz solda corrida na base e coloquei uma chapa mais grossa prox. ao embolo do emissor pra evitar a flambagem ... ficou 10 , nenhum problema mais apareceu ...
abs ... Edu
Casa da transmissão4x4
25/03/2012, 17:45
Danilo , no meu é Q20B aspirado , só que o garfo tem acréscimo de 1" em realação ao anterior para acertar o alinhamento com o varão do receptor , é bem macio ...
A ultima vez que quebrou o cabo estava numa trilha super complicada , tive que fazer um improviso com prensa cabo em baixo de muita chuva e o Engesão agarrado num tronco de arvore que tinha caido que serviu pra deixar ele com espaço pra poder trabalhar , ali mesmo já comecei a planejar a colocação de emb. hidr. ... rsrs ... deu problema qdo instalei de flambar a chapa e depois quebrou a base pq o suporte do carb. de fusca é só ponteado , aí fiz solda corrida na base e coloquei uma chapa mais grossa prox. ao embolo do emissor pra evitar a flambagem ... ficou 10 , nenhum problema mais apareceu ...
abs ... Edu
Engraçado, uma vez eu instalei o cilindro da band no meu jipe e ficou tão duro que quando eu pisava ne embreagem eu chegava a levantar no banco do veiculo..rsrs...
Abc.
Danilo.
Marcus Brandão
25/03/2012, 18:30
Danilo, conforme nos falamos, devo ir até Unaí pra tomar cervejas aí mexemos nos carros. Largo aí com vc e fico te xingando no fórum até vc acabar o serviço kkkk.
To pensando em traçar a grand blazer. Talvez melhorar a dianteira do Gafanhoto e colocar esse dana 30 (danadinho) na caminhonete. Que acha?
Casa da transmissão4x4
25/03/2012, 18:35
Danilo, conforme nos falamos, devo ir até Unaí pra tomar cervejas aí mexemos nos carros. Largo aí com vc e fico te xingando no fórum até vc acabar o serviço kkkk.
To pensando em traçar a grand blazer. Talvez melhorar a dianteira do Gafanhoto e colocar esse dana 30 (danadinho) na caminhonete. Que acha?
Marcus, colocar esse dana30 no mwm 6cc, e o mesmo que colocar um motor de 750cc em uma CG125 !..rs...
devo ir até Unaí pra tomar cervejas aí mexemos nos carros. Largo aí com vc e fico te xingando no fórum até vc acabar o serviço kkkk.
Pode trazer que eu vou te enrrolar o maximo possivel que eu puder.......kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkk......
Abraço.
guilhermeabreu
25/03/2012, 18:42
Freios de kombi e kadet. Discos enfer novos. Parece que foram feitos no formão. Mil km e não estão 100% mas essa semana um lambe sal arrastou os freios dum carrinho desses tipo nãoseionomequepramimétudoamesmamerda e eu colado na traseira. Empurrei o pé no freio, rezei e... parou. O abestalhado botou a mãozinha pra fora e fez sinal pra eu passar por cima:screwy: . Melhorou meu astral na hora. Dei a volta e o prego tava lá embaixo de beiço branco. Certo que devia tá todo cagado. Kkkk
POIS É AMIGO MARCUS BRANDÃO
Tive esta experiencia tb pra nunca mais passar de novo por estes sufocos, FREIO DE ENGESA COM PINÇAS DE KOMBI NA FRENTE E KADETT NA TRASEIRA = PASSAR SUFOCO , só , mas somente só o EDU VELO que gosta desta concepção , ( SENDO QUE NO DELE O TRASEIRO É POR LONA , ORIGINAL DO CARRO ) .
Como já afirmei em meus tópicos que a pinça do KADETT é ísto aí : FREIA MUITO BEM MAS AS PASTILHAS NÃO PASSAM DE 3.000KM E SE FIZER TRILHA É UM JOGO DE PASTILHA POR CADA TRILHA FEITA COM LAMA , JÁ PERDÍ UM DISCO POR CONTA DISTO , troquei as pastilhas e fui para a trilha , no dia seguinte , fazia barulho de ferro no ferro , nem ví , pois achava que era lama no sistema , pois havia trocado as pastilhas antes de fazer a trilha e qdo fui ver o DISCO JÁ TINHA ÍDO PRO BREJO .
DAÍ NÃO GASTEI MAIS COM PASTILHAS DE VELOCÍPEDE/CARRINHO DE MÃO/QUADRICICLO/CARRINHO DE CRIANÇA BRINCAR , COLOQUEI PINÇAS E DISCOS DA BAND ATRAS TB E NUNCA MAIS TIVE PROBLEMA DE ACABAR COM AS PINÇAS A CADA 3.000KM OU CADA TRILHA QUE FIZESSE .
GRANDE EDU VELO : PQP ACORDA , rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs , é só vc que consegue frear as suas mais de 2T com estes freios .
guilhermeabreu
25/03/2012, 18:52
Guilherme. Não gosto de pescar, Amo.
nunca pesquei robalo. Breve irei pro sul da Bahia que lá é que estão os grandes agora, pelo que fiquei sabendo. Serra da mesa esta a 300km do meu barraco.estou iniciando uma obra que vai consumir pelo menos 1 ano. Certamenta no ano que vem poderei receber uma galera por aqui e faremos uma bela expedição dàndo a volta na represa. +- 1000km ida e volta. Vou construir um canil grandão. Vai caber todo mundo rssss.
MARCUS BRANDÃO
Até nisto somos parecidos , já fui 3x no sul da Bahia ( Barrolandia , entre Itapebí e Belmonte ) , ha 15 anos atras um barco 5metros + motor 15hp com 2 pessoas pegavam em 3 dias de pescaria em torno de 150 robalos , mas lá não tem roblaões como temos aqui , " o pessoal daqui de Campos tem fama de exterminar os peixes dos lugares " , MAS É PURA VERDADE MATAM TODOS OS PEIXES , INCLUSIVE OS ABAIXO DA MEDIDA .
Hoje , o pessoal tem quebrado muito a cara , em 3 dias de pescaria pegam em torno de uns 20 a 40 tudo abaixo dos 2,0kg ,já não existe mais tantos robalos assim lá , a maioria esta na faixa de 800gr a 1,8kg , difícil de pegar robalos com mais de 2,5kg .
Qdo abre a temporada saem daqui de Campos mais de 30 barcos para lá , é um VERDADEIRO EXTERMÍNIO DE ROBALOS , DIGO ROBALINHHOS . E os caras vem orgulhosos dos feitos ( assassinato ), e curtem ainda matei tantos , FICO ENVERGONHADO DE SER CAMPISTA COM ESTA ATITUDE ANTI-ESPORTIVA .
Já não esta valendo muito a pena ír lá , são 900km daqui .
Pode deixar que qdo eu for a SERRA DA MESA falo com vc .
guilhermeabreu
25/03/2012, 19:04
Engraçado, uma vez eu instalei o cilindro da band no meu jipe e ficou tão duro que quando eu pisava ne embreagem eu chegava a levantar no banco do veiculo..rsrs...
Abc.
Danilo.
DANILO
Minha embreagem hidr. é da BAND como sabe , é pesada pra caramba , mas a minha perna esquerda esta mais grossa do que a direita e não sei o pq disto .rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs .
Mas não é tão dura que me fizesse mexer no garfo para aliviar o peso , acho que acostumei , mas minha esposa nunca quer dirigir o ENGESA e sei o pq : EMBREAGEM DURA DEMAIS .
Marcus Brandão
25/03/2012, 19:13
Edu e Guilherme, temos duas estações aqui. Seca e chuva. A chuva ta acabando e recomça em set/outubro. Não é a melhor época. Pensem em vir entre abril e setembro. Sem chuva, lago baixando. Mais conforto e melhor pesca.
Nasci pra pescar e agora vou de Gafanhoto. Aiiiii, papá!!!
Marcus Brandão
25/03/2012, 19:16
Edu e Guilherme, temos duas estações aqui. Seca e chuva. A chuva ta acabando e recomça em set/outubro. Não é a melhor época. Pensem em vir entre abril e setembro. Sem chuva, lago baixando. Mais conforto e melhor pesca.
guilhermeabreu
25/03/2012, 19:16
MARCUS BRANDÃO
Esta foi a melhor dica que recebí , pois cada região tem a sua época certa de pescarias mais produtivas, la ía eu quebrar a cara em outubro .
VALEU MESMO PELA IMPORTANTE DICA .
Eduardo Velo
25/03/2012, 19:23
GRANDE EDU VELO : PQP ACORDA , rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs , é só vc que consegue frear as suas mais de 2T com estes freios .
Doc não tenho dificuldade nenhuma em frear o Engesa com o freio original - Cilidro mestre do GOL , pinças de Kombi e tambor de D10 ... mas tem que levar em conta que o restante tb é original , o motor é original Perkins aspirado , ando a 100 km/h e só passo disso pra ultrapassagens , pneus 31" AT que é o mesmo diam. do Original 7.50 x 16 ... o sistema só tem 4 anos de uso , troquei todo sistema em 2008 , tudo que fazia parte do sistema de freio foi trocado , usamos uma caixa cheia de redutores e fomos experimentando um por um até chegar no que freava sem arrastar de lado ... já me fizeram testar até em curvas e o bixão responde muito bem ... berra alto , mas responde ... rs
Marcus Brandão
25/03/2012, 19:31
Putz saiu em duplicata. Fouds. To num shoping que nem adolescente. Mamãe, Ana e as gêmeas gastando e eu no cafezinho.
Guilherme, aqui a galera tem medo pq tem fiscalização. Mas tem muuuuito babaca tbém. Esquece. Se náo pegar peixe passeio.
Edu, buáááá!!! Nesse lugar tem uma bateria enorme. 80a
Pensei em colocar dentro mais o clindro q comprei nAo cabe. Segue o baile. To tentando acertar com o Danilo pra colocar reduzida em abril. Vamos ver o que dizem os feladaputas sobre o câmbio
guilhermeabreu
25/03/2012, 19:41
Putz saiu em duplicata. Fouds. To num shoping que nem adolescente. Mamãe, Ana e as gêmeas gastando e eu no cafezinho.
Guilherme, aqui a galera tem medo pq tem fiscalização. Mas tem muuuuito babaca tbém. Esquece. Se náo pegar peixe passeio.
Edu, buáááá!!! Nesse lugar tem uma bateria enorme. 80a
Pensei em colocar dentro mais o clindro q comprei nAo cabe. Segue o baile. To tentando acertar com o Danilo pra colocar reduzida em abril. Vamos ver o que dizem os feladaputas sobre o câmbio
MARCUS BRANDÃO
Uma péssima pescaria é um ÓTIMO DIA DE SE VIVER .
Pô mata a minha curiosidade logo , o que tem este raio de cambio seu que esta tão enrolado ?????
Marcus Brandão
25/03/2012, 21:10
Se ficar sem bateria conto amanha.
Marcus Brandão
25/03/2012, 21:18
Na hora da Transferencia o merda do vistoriador disse que estava com o número fora do padrão. É aquela marcação feita a punção como no seu. O cara disse que tinha que ter plaqueta. Mandei o delegado solicitar informação via ofício pra Eaton. Os caras ficaram de enviar as inform. Essa semana mas pelo número que ta gravado a Eaton me disse que o cambio foi fornecido pra Engesa em 92- ano do meu carro
Marcus Brandão
25/03/2012, 21:24
O número ta no lugar certo era gravado assim na época e não tem nada gravado embaixo. Acho que é questão de tempo um na justiça, pra mim é indifernte.
A merda é que o jumento aqui faz a investigação e os felas recebem um puta salário.
Casa da transmissão4x4
25/03/2012, 21:38
DANILO
Minha embreagem hidr. é da BAND como sabe , é pesada pra caramba , mas a minha perna esquerda esta mais grossa do que a direita e não sei o pq disto .rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs .
Mas não é tão dura que me fizesse mexer no garfo para aliviar o peso , acho que acostumei , mas minha esposa nunca quer dirigir o ENGESA e sei o pq : EMBREAGEM DURA DEMAIS .
kkkkk....minha esposa tambem não gostava de dirigir meu jipe porque a embreagem era muito dura, hoje esta mais macia, e ainda eu coloquei o clark2615 agora direto ela pega o jipe(se eu fosse você mantia o 240V)...rsrs... !!
Casa da transmissão4x4
25/03/2012, 21:45
MARCUS BRANDÃO
Uma péssima pescaria é um ÓTIMO DIA DE SE VIVER .
Pô mata a minha curiosidade logo , o que tem este raio de cambio seu que esta tão enrolado ?????
Os caras sacaniaram o Marcus, ô Guilherme, eu estive acompanhando a historia e nunca ví tanto aborrecimento por pouca coisa, se fosse no interior os caras nem olhavam debaixo do jipe, o meu se for em Brasilia nem transfere por causa de tanta modificação.
Egraçado, nos EUA existem diversas modificação e parece que não tem encheção de saco igual aki o Brasil, porque se tivesse eles não fariam tantas modificações que aparecem na internet ou em revistas.
Att.
Danilo.
guilhermeabreu
25/03/2012, 22:11
kkkkk....minha esposa tambem não gostava de dirigir meu jipe porque a embreagem era muito dura, hoje esta mais macia, e ainda eu coloquei o clark2615 agora direto ela pega o jipe(se eu fosse você mantia o 240V)...rsrs... !!
Não penso em tirar a 240V de jeito algum , pois é uma tranquilidade só , PENA QUE NÃO TEM A 5ª OVER , mas como tenho a T-CASE da BAND , fico tranquilo .
guilhermeabreu
25/03/2012, 22:19
Os caras sacaniaram o Marcus, ô Guilherme, eu estive acompanhando a historia e nunca ví tanto aborrecimento por pouca coisa, se fosse no interior os caras nem olhavam debaixo do jipe, o meu se for em Brasilia nem transfere por causa de tanta modificação.
Egraçado, nos EUA existem diversas modificação e parece que não tem encheção de saco igual aki o Brasil, porque se tivesse eles não fariam tantas modificações que aparecem na internet ou em revistas.
Att.
Danilo.
Pois é !!!!!!!!!!!!!
Aqui em Campos-RJ qdo transferí o meu para meu nome e qdo fiz a mudança de motor e até hoje , NINGUEM DA VISTORIA OLHA Nº DE CAMBIO , até qdo torquei o motor , apenas apresentei a nota fiscal do motor e NINGUEM foi conferir se o nº do motor era o que estava na nota fiscal .
MARCUS BRANDÃO , no pior das hipóteses tras o bichão pra cá que resolvemos tudo rapidinho sem molhar a mão de ninguem , tudo dentro dos conformes e ainda falam que no Estado do Rio é tudo enrolado .
Muito pelo contrário , qdo mudei o motor a álcool para díesel , levei exatos 25 dias entre a entrada dos documentos no despachante , vistoria do INMETRO vistoria do DETRAN a saír o documento verdinho na minha mão como díesel .
Marcus Brandão
25/03/2012, 22:28
Pô tem um tal de 2615A que tem a primeira parecida com o 240v e over na quinta. Com reduzida de band (2/1) deve ficar muiiiiito bão. So conheço o cambio de manual. Vou descobrir qual carro usava e posto aqui.
Danilo, obrigado pela solidariedade mas não me sinto sacaneado. Passei dessa idade. Se tem uma dúvida que seja dirimida. O foda é eu ter que fazsr o serviço dos caras.
anota aí:
Gente burra é que nem barata. Não tenho medo, tenho nojo.
Marcus Brandão
25/03/2012, 22:40
Minha bela Analucia não dirige o Engesa e ponto. Acho ruiiiiiim.
João Mineiro foi pro saco
"Daquele maldito momento até hoje, só você"
Por isso que eu bebo. Kkkk
Marcus Brandão
25/03/2012, 22:49
Já estou com o documento de 2012 na mão. No mínimo até julho do ano que vem eu posso rodar. Até lá eles resolvem isso. Até lá, só alegria. Eles fazendo de conta que trabalham, se frustrando, infartando e eu de Engesa.
guilherme, entrou no 4shared?
guilhermeabreu
25/03/2012, 23:15
Já estou com o documento de 2012 na mão. No mínimo até julho do ano que vem eu posso rodar. Até lá eles resolvem isso. Até lá, só alegria. Eles fazendo de conta que trabalham, se frustrando, infartando e eu de Engesa.
guilherme, entrou no 4shared?
MARCUS
Ainda não , vou entrar amanhã pois estarei bem descansado , estou de férias .
ÉHHHHHHH MARCUS ,
Já estou achando que vc não tem memória de elefante , vc esqueceu de que BURRO PARA INTERNET ????????? Dei uma olhada lá agora e abriu um palácio em minha frente , tudo em inglês , me sentí o VERDADEIRO BURRO OLHANDO PARA O PALÁCIO .
hahahahahahahahahahaha , mas vou perguntar ao meu filho como esta geringonça funcionar .
Vou dormir pois esta noite passada fui dormir as 4:30hs , vendo MMA .
ABRAÇÃO
Marcus Brandão
25/03/2012, 23:50
Boa noite, amigo. Obrigado pela oferta de resolver a documentação por aí. Se não conseguir nos próximos dois anos kkk boto no endereço da minha cunhada em Sumpaulo, de onde é a placa e tá resolvido. Mesmo assim, muito obrigado. Se precisar que jogue uma pedra no congresso conte comigo.
Cara, comece escolhendo o idioma ou escreva o que quiser procurar na janelinha de pesquisa e aperte o enter. Depois é só seguir. Se errar começa de novo. Esse trem não morde e tem musicas duca. Se esforça que o rio Marquinho quer ver.
Férias...Invejinha. Amanhã tenho treze horas de p dentro. Graças a Deus.
Dormí.
Marcus Brandão
27/03/2012, 09:23
Edu, estou com um conjunto de cilindros da besta e um da band como o Guilherme. vou montar a embreagem hidráulica na semana que vem. Os cilindros da band são mais bem acabados e bonitos que os da besta mas os da besta são mais finos e aparentam ter menor volume interno, o que é desejável. gostei mais dos da besta. na hora de montar devo encostar os dois e trabalhar com outro que nem sei ainda. Rsss
Danilo, se sair aquele documento vou descambar pra Unaí. Passo o dia na oficina, a noite na farra, durmo na cadeia e volto pra oficina no dia seguinte. kkkkk
guilhermeabreu
27/03/2012, 11:09
Edu, estou com um conjunto de cilindros da besta e um da band como o Guilherme. vou montar a embreagem hidráulica na semana que vem. Os cilindros da band são mais bem acabados e bonitos que os da besta mas os da besta são mais finos e aparentam ter menor volume interno, o que é desejável. gostei mais dos da besta. na hora de montar devo encostar os dois e trabalhar com outro que nem sei ainda. Rsss
Danilo, se sair aquele documento vou descambar pra Unaí. Passo o dia na oficina, a noite na farra, durmo na cadeia e volto pra oficina no dia seguinte. kkkkk
MARCUS BRANDÃO
HAHAHAHAHAHAHAHAKKKKKKKKKK .
Entei no 4shared beleza , mas no meu PENDRIVE quase não existe mais músicas boas que não tenha lá , mas valeu pela dica . Levei 1 ano e meio só escolhendo a dedo minhas músicas preferidas , tenho mais de 900 músicas intrnacionais romanticas e mais 700 entre rock nacional , MPB , forró e sertaneja , esta bem variado . Já me pediram pra gravar mais de 10 pendrives , é que gosto de um jogo de buraco e fico ouvindo e os amigos não resistem e pedem para eu gravar para eles .
Casa da transmissão4x4
27/03/2012, 11:20
Pode vir que cadeia tem muitas por aki......kkkkkkkkkk......seu farrista....!!!
Assim que tiver noticias me avise.
Abraço.
Marcus Brandão
27/03/2012, 11:50
Guilherme, então comece a procurar outras coisas. tem música de todo tipo. dá pra te fazer companhia nos plantões da vida.
Ale´m de bos música gosta de piadas? tem lá. Procure Renato Fechine ( Eu vou beber pra esquecer meus problemas... ). depois te falo desse cara. é fera.
Agora, se procurar só o que já tem é o que vai achar. craaaaro!
Hoje não tem Engesa, vou consertar cachorro. noite longa, G.a.D.
Eduardo Velo
27/03/2012, 11:53
Marcus , pode escolher qqer um dos 2 que vai ter como reparar se for necessario , os 2 são de fácil manutenção ...
Nossos gostos musicais são um pouco diferentes ... , gosto das dos anos 60 e 70 e algumas dos 80 , mas a maioria é rock classico e progressivo , uso tanto esse que vc recomendou como o Atube pra puxar musicas , tenho quase tudo de Led Zeppelim , B. Sabbath , P. Floyd , L. Skynnyrd , Doors , J. Thull , Yes , ELP , Supertramp ... e muitas musicas classicas tipo Beethoven , Bach , Strauss , Mendelsom , Vivaldi ... alguma coisa de MPB como Chico , Caetano , Milton , Gal , E. Regina , Paulinho ... mas não consigo ouvir de jeito nenhum sertaneja , forró , pagode , axé ... rsrs ... não consigo ser tão eclético ... gostaria muito , assim iria sofrer menos pq é uma tortura pra mim ouvir esses tipos de músicas ... , e é justamente o que o pessoal escuta no ultimo volume ... rs
abs ... Edu
Casa da transmissão4x4
27/03/2012, 11:56
:pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::pipoca::p ipoca::pipoca::pipoca::pipoca:
Marcus Brandão
27/03/2012, 17:34
Edu, sertanejo, Axé... Nem pensar.Pagode é Zeca, Martinho da vila, ivone Lara, Jovelina...Rock como os seus. Pesado não.Musica brega pra rir é jóia.Clássicas gosto mas não busco muito.Enfim, musica tambem pode ser lúdica. Diversão a gente busca na Academia.E com bons amigos escuto até Julio Nascimento. Eca!!
Marcus Brandão
27/03/2012, 17:39
Edu, já conhece um grupo chamado sambô? Recomendo
guilhermeabreu
27/03/2012, 18:24
Edu, sertanejo, Axé... Nem pensar.Pagode é Zeca, Martinho da vila, ivone Lara, Jovelina...Rock como os seus. Pesado não.Musica brega pra rir é jóia.Clássicas gosto mas não busco muito.Enfim, musica tambem pode ser lúdica. Diversão a gente busca na Academia.E com bons amigos escuto até Julio Nascimento. Eca!!
MARCUS E EDU
São por estas diversidades de gostos que SOMOS UNIDOS E AMIGOS UNS DOS OUTROS , o MARCUS BRANDÃO chegou agora , embora ele nos conheça a tempos pois vivia corujando todos nós na encolha e o tópico do GAFANHOTO já esta na página 11 , ha tres dias atras estava na página 2 , agora ninguem segura o MARCÃO .
MARCUS , embora vc esteje longe da gente , da para vir no VI ENCONTRO DOS ENGESAS E OUTROS 4X4 mesmo vindo de avião . Vamso ouvir músicas boas e beber umas caninhas boas como a ROCHINHA 12 anos , a melhor que tomei até hoje .
ABRAÇÃO A TODOS
Eduardo Velo
27/03/2012, 18:49
Edu, já conhece um grupo chamado sambô? Recomendo
Marcus , gostei das músicas estrangeiras canatadas em samba , muito bom ... mas as brasileiras são exatamente as que não curto de jeito nenhum ... rs , legal ... mais uma opção ... não conhecia ...
Bananal ta bem longe pra vc , mas ainda vamos marcar na Canastra tb , se não der pra vir nessa a gente toma caninha na Canastra ...
Leonardo Storti
27/03/2012, 19:04
muito fera seu engesa
Marcus Brandão
28/03/2012, 00:44
Valeu, Léo. Ta bonito mesmo. Comprei assim em Sumpaulo e dei muita sorte. Essa galera do fórum tá dando a maior força pra eu escolher a coisa certa. E a sua viatura?Galera, para com a tentação que eu vou bater aí logo em breve. Comecei uma reforma no barraco e tô em fase de aceite de projeto. Vou dar o ponta pé e depois eu "dou de presente" pra Ana deixo ela cuidando e vou pescar pra não estressar.Mês passado fui conhecer um amigo em Jaú. Só conhecia de e-mail havia 8 anos. Fomos pescar no Tietê. Ganhei um irmão e me diverti pacas. Fui pra diminuir a cerveja e quase voltei fumando. KkkkPassei a noite no centro cirúrgico ouvindo the doors, ub 40 e Amália Rodrigues. Uma pra cada bichinho.Vou dormir que to morto.Oficina marcada pra quarta da outra semana. Quero estar perto do torneiro.Boa noite.
Leonardo Storti
28/03/2012, 18:45
Minha tenho uma Blazer 2.2 EFI, sem atrapalhar seu tópico sabe alguém que quer compra uma canoa não ?
Marcus Brandão
28/03/2012, 21:11
Leonardo, pensando em comprar um 4x4?
Sou novo no fórum e não sei se é permitido mas tem lugar para anunciar o barco.
Procura o fórum "turma do biguá. ParEce que o biguá é jipeiro tbém.
Não sei quem quer, sinto muito e boa sorte
Eduardo Velo
28/03/2012, 21:35
Marcus , da uma olhada nas chapas que coloquei na parte interna pra não flambar qdo pisa no pedal da emb. Hidr. -
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/2222-engesa-f3-edu-jabiraca-38.html
O Biguá aqui do Forum é de SJ dos Campos e é fazedor de Engesa Show ...
Leonardo!
O Marcus está certo, pode ser que seu post venha a ser deletado.
Sobre a embreagem, não vou palpitar, pois uso o sistema da F250, sem adaptação, só uma readequação para o pedal.
https://lh6.googleusercontent.com/-iDbI5VB006k/S4R3td7sO0I/AAAAAAAAE_U/nAtEepl0JgY/s400/05082009%2528006%2529.jpg
Abraços.
Kim.
Marcus Brandão
29/03/2012, 10:45
Cara, voltei 5 páginas no seu "fuzila" e fiquei de luto. Ainda bem que não precisou vender mas agora o estrago tá feito. Pior é que só vou poder tomar umas cervas pra esquecer no sábado depois do batente. Tô rodando esclusivamente no gafanhoto desde que coloquei o flutuante e não tenho nem saudade de outros carros. Tá cansado de ter carro bom? tenho lá na loja uma Towner daquelas antigas. Mando ela pra você tentar transformar aquilo num carro. Aí te elogio. kkkk
Brincadeira, maior carinho tenho por aquela M. Rssss
Leonardo Storti
29/03/2012, 13:17
Foi mal a e e qe so novo aqe tbm, nem to pensando em compra 4x4 não
guilhermeabreu
29/03/2012, 17:02
Foi mal a e e qe so novo aqe tbm, nem to pensando em compra 4x4 não
LEONARDO STORTI
Não foi mal não cara , como vc falou , vc é novo aqui e ainda não conhece como este forum funciona , o caso é que tem aqui um local próprio para vc anunciar em CLASSIFICADOS PARTICULAR , é só dar uma checada lá e colocar lá .
Boa sorte na venda .
Marcus Brandão
29/03/2012, 17:36
Obrigado, Guilherme.
Tava lembrando - e não é minha memória que é de elefante nem a tromba, mas a barriga.
Como ficou a questão do filtro da seu carro, manteve o interno?
Se manteve faz o seguinte: arranca quando estiver retornando de um plantão urbano he! he! e sinta o carro.
Todo carro turbinado trabalha com filtro de ar e escapamentos aliviados. estrangular os gases pode ser pior que deixar passar um pouquinho de pó. Minha idéia e experiencia. Todos os carros diesel trabalham (ou trabalhavam os mais antigos) sem o filtro interno na versão turbo. veja as antigas D20, f 1000...sá coisa novinha, né?
Olha o som como ficou.
338858 338859
guilhermeabreu
29/03/2012, 17:49
[QUOTE=Marcus Brandão;1659379]Obrigado, Guilherme.
Tava lembrando - e não é minha memória que é de elefante nem a tromba, mas a barriga.
Como ficou a questão do filtro da seu carro, manteve o interno?
Se manteve faz o seguinte: arranca quando estiver retornando de um plantão urbano he! he! e sinta o carro.
Todo carro turbinado trabalha com filtro de ar e escapamentos aliviados. estrangular os gases pode ser pior que deixar passar um pouquinho de pó. Minha idéia e experiencia. Todos os carros diesel trabalham (ou trabalhavam os mais antigos) sem o filtro interno na versão turbo. veja as antigas D20, f 1000...sá coisa novinha, né?
Olha o som como ficou.
MARCUS
Ha bastante tempo que retirei o filtro interno , desde o Vº ENCONTRO NACIONAL DOS ENGESAS E OUTROS 4X4 lá em CONSERVATÓRIA , lá eu e outros mais que estavam presente retiramos o filtro interno MAS ESTA ESTÓRIA RENDEU MUITOS DESENCONTROS DE INFORMAÇÕES E ACHO QUE ATÉ HOJE , mas retirei o meu desde aquela época . E qdo retirei , havia rodado +- uns 2.000km com o filtro novo e JÁ APRESENTAVA ASPIRAÇÃO DOS FIAPOS DO FILTRO INTERNO PARA DENTRO DO COLETOR DE ADMISSÃO , iria acabar aspirando tudo para dentro do motor para ser queimado e exercendo a função de lixa .
Marcus Brandão
29/03/2012, 19:34
legal, O você viu o nó que o Edu deu na minha cabeça?
não acompanhei o raciocínio rápido do cara. tirei as mesmas notas que ele naquelas matérias mas com a vírgula deslocada pra esquerda.
Edu, tenha paciência que o amigo é meio burrinho. Vamos por partes. didática pra um amiguinho de 6 anos.
primeiro aprender o nome das pecinhas: kkkk
338870338872
Na primeira imagem temos da direita pra esquerda a CT, a luva, o irmão da yoko ono, e o cardã.
na segunda imagem temos o cardã, a luva e o diferencial dana 30.
a folga está entre o irmão da yoko (acho que o nome é yuke. esqueci) e o cardã.
pra colocar um fresado de melhor qualidade como o da f1000, o que preciso fazer?
Não tenho escapamento. o carro trabalha sem escape.
mentira, o escapamento tá do lado de fora.
Olha só, Edu, não me lembro que turbina é essa mas não estangula nada de baixa, enxe rápido, sobe bem, não judia do motor e não dá manutenção. sei que é você é resistente mas vou provocando. é o segundo q20b que uso com a mesma turbina - mesmo modelo. Só alegria.
Casa da transmissão4x4
29/03/2012, 19:39
legal, O você viu o nó que o Edu deu na minha cabeça?
não acompanhei o raciocínio rápido do cara. tirei as mesmas notas que ele naquelas matérias mas com a vírgula deslocada pra esquerda.
Edu, tenha paciência que o amigo é meio burrinho. Vamos por partes. didática pra um amiguinho de 6 anos.
primeiro aprender o nome das pecinhas: kkkk
338870338872
Na primeira imagem temos da direita pra esquerda a CT, a luva, o irmão da yoko ono, e o cardã.
na segunda imagem temos o cardã, a luva e o diferencial dana 30.
a folga está entre o irmão da yoko (acho que o nome é yuke. esqueci) e o cardã.
pra colocar um fresado de melhor qualidade como o da f1000, o que preciso fazer?
Não tenho escapamento. o carro trabalha sem escape.
mentira, o escapamento tá do lado de fora.
Olha só, Edu, não me lembro que turbina é essa mas não estangula nada de baixa, enxe rápido, sobe bem, não judia do motor e não dá manutenção. sei que é você é resistente mas vou provocando. é o segundo q20b que uso com a mesma turbina - mesmo modelo. Só alegria.
Marcus, eu acho que você pode colocar da toyota bandeirantes mesmo, e muito mais barato que os da F-1000. essas peças são Luva(femea) espiga(macho) <== isso não e aula de sexo não viu ? ..rs..
Marcus Brandão
29/03/2012, 19:47
Ai, credo. você fica falando nome feio... kkkkk
Valeu, meu gurú. e o que faço? compro a luva e a espiga, mando soldar a espiga (claro que respeitando as folgas) e troco a luva?
a cruzeta é a mesma?
vou fazer em uma casa especializada mas gostaria de saber o que vou fazer pra não dar bobeira.
depois é um prazer falar com vocês.
vou pra casa. tchau!
Marcus!
O Danilo já deu a deixa sobre a nomenclatura.
O Edu explicou.
Eu vou reforçar.
York = Peça que segura a cruzeta, se encontra tanto na CT que usa, quanto na entrada do diferencial, tem a estria que vai encaixada no pinhão.
Luva = é a fêmea do cardam.
Espiga = é o macho, vai fixo ao cardam.
Suporte cruzeta = vai no cardam, para encaixar a cruzeta.
Então, procure uma luva, que encaixe na cruzeta que tem, para não ter que trocar o york também.
Os engesas usam peças GM, provavelmente, o da silverado servirá, pois quando troquei a cruzeta do lado do diferencial, usei da silvrado.
Do lado do CT, uso da Toy, pois os yorks, são toy.
Portanto, o cardam que uso, é ibrido.
Abraços.
Kim.
Casa da transmissão4x4
29/03/2012, 20:11
Ai, credo. você fica falando nome feio... kkkkk
Valeu, meu gurú. e o que faço? compro a luva e a espiga, mando soldar a espiga (claro que respeitando as folgas) e troco a luva?
a cruzeta é a mesma?
vou fazer em uma casa especializada mas gostaria de saber o que vou fazer pra não dar bobeira.
depois é um prazer falar com vocês.
vou pra casa. tchau!
Marcus, só para completar : as cruzetas não são as mesmas do engesa não, só porque você esta querendo colocar a t-case da band seria bom colocar logo a luva e espiga da toyota bandeirantes, tanto pela resistencia como tambem pelo valor baixo, e ainda você economizaria alguns $$ com torneiro e 2 garfos da cruzeta. Se você colocar logo a luva e espiga da F-1000 por estes dias você gastaria 2 vezes com torneiro, entende ?
Abraço.
Marcus Brandão
29/03/2012, 21:18
Obrigado, galera. Começou a clarear.E não precisaria trocar os yokes ou yorks?
Qdo colocar a TC da band vou ter que cortar o cardã, não vou?
Marcus Brandão
29/03/2012, 21:19
Casa da transmissão4x4
29/03/2012, 21:22
Isso, vai ter que cortar os dois cardans, se você colocar as espigas e luva você vai economizar em 2 flanges do cardan tambem !!
guilhermeabreu
29/03/2012, 22:55
Terá que cortar os dois cardãs para adequar ao novo tamanho do tubo que vai ficar , pq as luvas e espigas novas tem tamanho diferente dos originais .
Eduardo Velo
30/03/2012, 00:44
Opa , os mestres chegaram em peso por aqui ... rsrs
Então é isso aí que já falaram , a receita que passei é com CT e dif. originais , pra não ter que mexer nos yokes , só serve pra quem ta com eixos e CT originais de Engesa ...
Cara eu gosto muito do comportamemto do Q20B sem turbo , vou até fazer um adesivo , Feliz Sem Turbo ... rsrs ... acredito que seja bom mesmo o Q20B turbinado , mas ja acostumei andar sem , o carro anda na média de 100 km/h na boa ... se passar disso é multa na maioria das estradas mesmo ... rs ... ainda não tive motivos pra mexer com isso ... na verdade vou fazendo bem feitorias , o que já ta bem feito fica ... rs
Casa da transmissão4x4
30/03/2012, 06:24
Opa , os mestres chegaram em peso por aqui ... rsrs
Então é isso aí que já falaram , a receita que passei é com CT e dif. originais , pra não ter que mexer nos yokes , só serve pra quem ta com eixos e CT originais de Engesa ...
Cara eu gosto muito do comportamemto do Q20B sem turbo , vou até fazer um adesivo , Feliz Sem Turbo ... rsrs ... acredito que seja bom mesmo o Q20B turbinado , mas ja acostumei andar sem , o carro anda na média de 100 km/h na boa ... se passar disso é multa na maioria das estradas mesmo ... rs ... ainda não tive motivos pra mexer com isso ... na verdade vou fazendo bem feitorias , o que já ta bem feito fica ... rs
Eduardo, um dia eu andei numa D-10 a quese 160km/h, cantava pneus até de 3 macha, e por curiosidade eu abri o capô pensando que era uma turbina grande, e para minha surpresa era maçarico(sem turbo). se teu motor tiver bom igual a esse eu jamais colocaria um turbo, e uma peça a mais para estragar !!!
OBS : eu já andei em diversas D-20 com turbo(fui alinhador de automoveis por quase 10 anos, sempre testava veiculos na rodovia), mas igual a essa D-10 eu nunca tinha visto nada igual para andar.
Abc.
Eduardo Velo
30/03/2012, 10:04
Danilo , o meu não chega a ser assim , mas da pra andar na boa ... da pra manter 130 km/h , mas não gosto de andar nessa velocidade , ando entre 100 a 110 km/h com giro entre 2200 e 2400 rpm ... dif. longo 3.07 tb ajuda um pouco ...
O motor só esquenta um pouco em subidas muito longas , em condições normais fica perto do 2o risco no nônio , e em subidas longas chega no 3o risco , mas nunca passa disso ... nunca tive que mexer no motor , já troquei bomba de água , termostática , junta de coletor , radiador , solenóide , bomba primaria ... mas no motor ainda não foi feito nada e pretendo manter assim ... andando na boa só faço as preventivas , por isso nem pesno em turbo ... Feliz Sem Turbo ... rs
abs ... Edu
Marcus Brandão
30/03/2012, 10:54
Quem tem padrinho não morre pagão. kkkkkk
Em setembro do ano passado eu não sabia nem o que era um munhão, agora já sei que é um gel de passar no cabelo.
karaka, vamos ter que marcar uma reunião breve. To quase entendendo.
agora ficou mais fácil pois cada peça recebeu três ou quatro nomes então posso chamar do que eu quizer, afinal tenho pra mim que nem sei mas de repente sei lá, entende. Rssss
Se alguém tentar explicar de novo é um homi morto.
Edu, olha a turbina com escape pela lateral. Muito bom.
única vantagem pra mim da turbina é óbvia. retomada e subidas. faz uma boa diferença. mais uma peça pra quebrar seria o único senão.
Uso 3.07 também mas com pneus 35. Sem turbo deve ser uma lástima e na descida não segura o suficiente. Vou ter que reduzir.
To andando só com ele desde a troca dos diferenciais. hoje cortei um engarrafamento pelo barro e minha filha (16a) disse que vai querer um jipe também porque estava gostando muito.:shock::shock::shock:.
minha mulher nem toca e eu adoro. agora vou ter que dividir com as filhas????
preciso de um samuray. rsss
338962338963338964338965338966
Eduardo Velo
30/03/2012, 11:11
Vou ter que redimensionar o escape , o meu ta muito mal bolado , além de passar muito prox. do cardam e do cambio o silencioso está numa posição péssima ... e tb vou colocar tubo sanfonado pra evitar a vibração ... essa passagem que tem no seu e colocação de silencioso está perfeita , só não gostei da saída do escape muio prox. da porta do passageiro , colocaria ele atras da roda , mais no alto e inclinado pra baixo no final ...
Sempre tem o que melhorar nessas vtrs ... rsrs ... oooh cachaça ... rs
Marcus Brandão
30/03/2012, 12:10
Guilherme, novidades do último congresso de anatomia de Lagoa do Barro.
338976
Marcus Brandão
30/03/2012, 12:16
Edú, a saída lá atrás é um conforto mas na lateral não tá fazendo muito barulho nem fumaça. Queimar a perna pode ser... problema é que passar o escapamento pra fora do chassi e depois voltar... Manoel Joaquim. Sempre tive carros com escape pro lado. Gostava do reflexo do Kadron nas guardas da estrada. (kadron... aí é antigo kkkkk).
guilhermeabreu
30/03/2012, 13:04
Vou ter que redimensionar o escape , o meu ta muito mal bolado , além de passar muito prox. do cardam e do cambio o silencioso está numa posição péssima ... e tb vou colocar tubo sanfonado pra evitar a vibração ... essa passagem que tem no seu e colocação de silencioso está perfeita , só não gostei da saída do escape muio prox. da porta do passageiro , colocaria ele atras da roda , mais no alto e inclinado pra baixo no final ...
Sempre tem o que melhorar nessas vtrs ... rsrs ... oooh cachaça ... rs
EDU VELO
O que vc fala em colocar um tubo sanfonado , na realidade vc esta querendo dizer um pequeno tubo de malha de aço flexível correto ???
Marcus Brandão
30/03/2012, 14:07
Edu, vou tirar fotos de todo o circuito e suportes pra você na semana que vem. Sei que é diferente por causa da turbina mas dá uma Idéia que pode ser uma opção.
Aliás, daqui a pouco vc pode tirar aquele "original" da sua assinatura.
Eduardo Velo
30/03/2012, 14:32
EDU VELO O que vc fala em colocar um tubo sanfonado , na realidade vc esta querendo dizer um pequeno tubo de malha de aço flexível correto ???
Isso mesmo ... é de malha de aço e trabalha fechando , abrindo e torcendo ...
Marcus , considero original pq não mexi muita coisa , o sist. elétrico foi trocada fiação mas é a mesmo , motor , cambio e diferenciais são originais ... depois que colocar flutuante aí tiro o Original ... rsr .
Tem Dir. e emb. hidraulicos pq original não presta , capota de fibra pq se a de lona fosse igual do Wrangler não precisava trocar ... bancos de couro pq qdo pega barro pode sentar sujo sem problemas pra limpar depois ... e mais algumas melhorias , mas ainda ta bem original ...
Marcus Brandão
30/03/2012, 14:47
Kkkk
Brincadeira só pra te provocar, amigo.
guilhermeabreu
30/03/2012, 15:12
Guilherme, novidades do último congresso de anatomia de Lagoa do Barro.
338976
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Marcus Brandão
02/04/2012, 11:05
Edu, devo desmontar o dana 30 entre terça e quarta feira. alguma dica importante? onde fica o feltro?
Marcus Brandão
02/04/2012, 12:38
Danilo, Algumas considerações:
Você havia falado que gosta muito dessa caixa do f2. o problema é a falta de reduzida.
Não pretendo usar meu carro em trilhas tão pesadas que comprometam a minha segurança mas o pneuzão realmente pesa no conjunto.
Se, ao contrario de colocarmos uma reduzida eu aumentasse minha relação não poderia ficar com um conjunto bem equilibrado também? O gafanhoto não tem problema de final. já coloquei 130 mas não é uma velocidade na qual vou andar. o motor tá descansado nessa velocidade. Tá tudo muito longo.
Se partir para a reduzida vou continuar achando que tá muito forçado quando desligada. Pneus menores já são uma idéia mas tô gostando do 35".
Trocando a relação fica mais fácil pensar em bloqueio tbm
Eduardo Velo
02/04/2012, 13:38
O feltro deve ficar dos lados das cruzetas , entre a chapa defletora e o retentor ...
Segue fotos ...
VC vai desmontar o dana 30 ?? qual o motivo ??
Marcus Brandão
02/04/2012, 16:01
Galera, novidade. Estou na delegacia pra pegar o termo de restituição do cambio. A verdade prevalece e eles não me agüentam mais. He! He!
Marcus Brandão
02/04/2012, 16:03
Edu. Pra saber o que tem dentro. Nunca abri. Depois eu falo. Guentaí.
Marcus Brandão
02/04/2012, 18:47
Olá, finalmente o Gafanhoto foi liberado Pra Transferencia. Agora é encarar o DETRAN. O problema é vistoriar com aqueles pneuzões, e outras besteirinhas como cristal da capota velho.
Mas o importante é que reconheceram que o cambio é original. Grande passo.
Obrigado aos colegas que se solidarizaram
Marcus Brandão
02/04/2012, 19:06
As chapas defletoras são essas "tampinhas" circulares côncavas? Meu carro não tem nenhuma. Será que consigo comprar essa m aqui nessa fazenda?
Casa da transmissão4x4
02/04/2012, 19:31
As chapas defletoras são essas "tampinhas" circulares côncavas? Meu carro não tem nenhuma. Será que consigo comprar essa m aqui nessa fazenda?
Marcus, o documento deu certo ? Vai ter festa para comemorar ??????????????...rsrs...
Eduardo Velo
02/04/2012, 19:31
Edu. Pra saber o que tem dentro. Nunca abri. Depois eu falo. Guentaí.
Meu conselho não vale p... nenhuma , mas seria pra vc não mexer ... a não ser que ache algo errado ...
já ouviu falar que time que ta ganhando não se mexe ... rs . Não é complicado , mas se for pra desmonatr toda parte do eixo diant. é bem chato ... os prensa rolamentos do munhão são um sac. pra tirar e depois pode ficar com folga ou pressão demais e vai perder tempo pra ajustar ... vai ter que ter um jogo de calços pra fazer isso ... deixa pra mexer só qdo der problema ... qdo for mexer avisa ... vou pra BSB fazer um documentário ... rsrs vai pro Youtube depois ... rs
abs ... Edu
Casa da transmissão4x4
02/04/2012, 19:40
Danilo, Algumas considerações:
Você havia falado que gosta muito dessa caixa do f2. o problema é a falta de reduzida.
Não pretendo usar meu carro em trilhas tão pesadas que comprometam a minha segurança mas o pneuzão realmente pesa no conjunto.
Se, ao contrario de colocarmos uma reduzida eu aumentasse minha relação não poderia ficar com um conjunto bem equilibrado também? O gafanhoto não tem problema de final. já coloquei 130 mas não é uma velocidade na qual vou andar. o motor tá descansado nessa velocidade. Tá tudo muito longo.
Se partir para a reduzida vou continuar achando que tá muito forçado quando desligada. Pneus menores já são uma idéia mas tô gostando do 35".
Trocando a relação fica mais fácil pensar em bloqueio tbm
Marcus, eu entendi o que você disse, mas achar uma relação igual para os dois eixos são dificeis, o dianteiro seu e dana30 e o traseiro dana46, se fosse pelo menos o dianteiro dana44 talvez poderiamos pensar em trocar as relações. A vantagem da reduzida toyota não e só no desempenho nas trilhas, e tambem por questão de peças para reposição. Acho que a relação mais proxima que daria certo pros dois eixos seria 10x39 dianteiro, e 12x47 traseiro, só que a 12x47 você teria que colocar da silverado que tambem e dana46. A dianteira 10x39 o nosso companheiro Guilerme tem uma para vender, já a traseira dele e 12x47 dana44.
OBS : essas relações citadas ficaria muito curto tambem.
Abc.
Eduardo Velo
02/04/2012, 19:49
Já vi muito engesa sem as defletoras e sem os feltros , mas no manual do mecanico pede pra colocar ... ajuda a manter os retentores e assim demora mais pra dar problema neles ... vc pode fazer essas chapas , ou ir num desmanche e pegar as de amortecedores , essas que estão no meu peguei com o falecido Xara na Rota 4x4 em 2002 ...
Quem tem padrinho não morre pagão. kkkkkk
Em setembro do ano passado eu não sabia nem o que era um munhão, agora já sei que é um gel de passar no cabelo.
karaka, vamos ter que marcar uma reunião breve. To quase entendendo.
agora ficou mais fácil pois cada peça recebeu três ou quatro nomes então posso chamar do que eu quizer, afinal tenho pra mim que nem sei mas de repente sei lá, entende. Rssss
Se alguém tentar explicar de novo é um homi morto.
Edu, olha a turbina com escape pela lateral. Muito bom.
única vantagem pra mim da turbina é óbvia. retomada e subidas. faz uma boa diferença. mais uma peça pra quebrar seria o único senão.
Uso 3.07 também mas com pneus 35. Sem turbo deve ser uma lástima e na descida não segura o suficiente. Vou ter que reduzir.
To andando só com ele desde a troca dos diferenciais. hoje cortei um engarrafamento pelo barro e minha filha (16a) disse que vai querer um jipe também porque estava gostando muito.:shock::shock::shock:.
minha mulher nem toca e eu adoro. agora vou ter que dividir com as filhas????
preciso de um samuray. rsss
338962338963338964338965338966
Marcus!
Em algum momento passou batido esse post.
Vendo as fotos, fiz uma observação, que talvez não gostará muito!
O caracol quente (escapamento) está grande, em relação ao caracol frio (admissão), essa relação tem que ser oposta.
Olhe no tópico da Milona
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/49112-f1000-4x4-milona-316.html#post1659677
Se colocar o correto, verá o canhãozinho que tem na mão.
Sobre os defletores e feltros, na ROTA4x4 tem, tudo certinho, eu comprei lá, inclusive as proteções dos rolamentos/mancais de munhão, fiz um pacote!
Se for abrir os munhões, não esqueça os gurada-pó dos rolamentos/mancais de munhão.
Marcus Brandão
02/04/2012, 20:43
Danilo, uma volta do meu "pneuzinho" mede 2,75 m aproximadamente. É bonito mas sobrecarrega tudo. Tenho uma relação 14/43 na traseira. Na frente vou ver na quarta mas acho que existe a mesma pro d30.
Edu, vou trocar as estrelas dos cubos que não foram trocadas e olhar a CS dianteira. Desmontar o eixo só se sentir necessidade.você já me convenceu.
Tive vontade de fazer festa, Danilo mas aí quando lembro que ainda tenho que ir ao famigerado Detran...
Edu, qual o eixo dianteiro da jabiraca? O guilherme não recomenda sair do d30 para o híbrido. E a troca da "bola" usando otubo original?
Marcus Brandão
02/04/2012, 21:16
Poxa, kim, como achar ruim uma observação amiga. Não é meu feitio recusar dicas. O maior problema de quem " sabe demais" é que perde a oportunidade de aprender. Obrigado pela dica.
Edu, que baixa auto estima é essa, doido? " meu conselho não vale p... nenhuma". Você é o mestre dos mestres. Falou pra eu não mexer, parei.rssss
Kim, obrigado pela dica da rota. Quando precisar mexer não bato mais cabeça.
Marcus Brandão
02/04/2012, 21:43
Essa internet tem tudo mesmo. Obrigado pelo vídeo sobre o turbo. Kim, fui um moleque curioso, daqueles que desmontava tudo e remontava um quinto.rsss entendo o funcionamento do turbo, apesar de não decorar a queles nomes de volume de câmara... só no empirismo. O gafanhoto tava com o turbo montado quando comprei mas na primeira vez que abri seu levissimo caput dei de cara com aquele " turbão". Achei que não ia funcionar e tinha 900 km pra rodar.
bem, só consegui sentir direito o efeito do turbo qdo cheguei em casa. Como disse o carro tá com relação 3,07 e pneus de 35" em um motor de tobata - desculpa, Edu, eu tbém gosto. - tem tudopra não funcionar. Se eu fosse dimencionar não confiaria em alongar tanto. Pra chegar aqui em casa eu encaro uma subidinha de uns 4-5 km bem acentuada e o Gafanhoto consegue entrar a 60 e manter. Dá pra escutar a turbina soprando. Por outro lado, boto pra subir uma buraqueira- não tive oportunidade de encarar uma boa ainda- o motorzinho vai no tó, tó, tó e ladeira acima, sem estrangular.
Breve terei oportunidade de colocar um caracol menor e observar. Gastar din-din com isso, só depois de testar.assim que testar te aviso com resultados. Obrigado.
Você sabe o modelo indicado?
Eduardo Velo
02/04/2012, 22:55
Edu, vou trocar as estrelas dos cubos que não foram trocadas e olhar a CS dianteira. Desmontar o eixo só se sentir necessidade.você já me convenceu. Edu, qual o eixo dianteiro da jabiraca? O guilherme não recomenda sair do d30 para o híbrido. E a troca da "bola" usando otubo original?
Não sei o que é estrela do cubo ... tentei adivinhar , mas desisto ...
O eixo diant. da Jabiraca é Dana 30 , só que uso pneus 31" , recomendo ... rsrsr .
Em subida longa fica entre 70 e 80 km/h em 4a marcha a 2200 rpm ... 4a até o fim só mantendo giro ...
Marcus Brandão
03/04/2012, 05:53
Edu, travas estrela das porcas do cubo. Lembra daquele selviço que fiz emergencialmente quando soltou o parafuso da pinça e me cobraram 936 lascas? Um dos ítens listados foi a troca das travas. Não trocaram. Comuniquei ao dono da oficina e ele pediu desculpa e disse que ia verificar. Bem, foi no inicio de janeiro...
A 80 de quinta o gavanhoto retoma só acelerando, sem cambiar. Sobe a 60 de quinta.mas se precisar acelerar tenho que baixar pra quarta. Se diminuir o caracol um pouco deve ficar mais bruto. Devo trocar os pneus pra 33 mas os meus devem durar muito tempo ainda, feizmente.
Marcus!
Que bom que tenha gostado, essa observação do turbo que fiz, é para um futuro, quando algum dia for mexer no sistema.
Esse motor, eu acho excelente, como já disse em algum lugar no forum, eu tive 2 D10, que andavam muuuiito.
Edu!
Creio que essa estrela, seja a a arruela aranha, ou trava aranha, que vai entre as porcas do cubo, travando o sextavado das mesmas.
Marcus Brandão
03/04/2012, 08:26
Isso aí Kim. Aranha.
Lembra o modelo das turbinas?
Amanhã vou ficar por conta de oficina. Vou tentar adiantar vários trabalhos como cardam,comando hidráulico da embreagem, folga de tampa do MEU cambio...
Fotos e relatos.
Eduardo Velo
03/04/2012, 08:55
Ah ta ... estrela do cubo = arruela trava tipo aranha ... rs , devia ter me tocado ... se ficou bem travado nem mexe nisso , não precisa trocar , troca qdo for mexer novamente ... O que precisa verificar é o que fez soltar , se foi montagem mal feita ou se foi por esforço ...
Boa empreitada Marcus ...
abs ... Edu
Marcus Brandão
03/04/2012, 10:07
Valeu, irmão. A aranha não soltou, soltou o parafuso da pinça.
Quando troquei os discos pois os que vieram estavam cheios de trinca, vi que as aranhas não haviam sido trocadas e estavam em péssimo estado. tenho que trocar. Aproveito pra ver a carga nos rolamentos. É nóis
Eduardo Velo
03/04/2012, 11:21
Opa , aí sim ... Meca Jack ... rsr ...
Fui verificar a folga nas rodas hj , ta no cavalete pra ajustar folga no munhão , ontem troquei a bucha da panhard que estava com folga e fez a Jabiraca virar Kombi , o volante tinha vida própria ... rs
Precisa ver então o que fez soltar o parafuso da pinça , ali é rosca fina não é pra soltar tão facil , deve ter sido mal apertado ...
Marcus Brandão
03/04/2012, 12:35
bem, antes dessa kgada a única informação que eu tinha era quanto ao superaquecimento. pior é que solicitei a revisão nessa oficina e na outra que trocou a junta do cabeçote. nessa segunda vou amanhã pois confio:-? no meca. problema é que ele confiou no badeco e esse quase me f... o cara olhou a pastilha por dentro da pinça e disse que tava ótima (inferência). realmente a pastilha era pouco usada mas desmanchava na unha. pigs service. o flórida é ter que pagar e ficar vigiando pros cara não fazerem m. mas como tô com o meu em cima, melhor olhar.
Marcus Brandão
03/04/2012, 12:41
A bucha do PH tá com folga perto do munhão esquerdo. fica dando pancadinhas no volante. Amanhã acaba.
Ah! estou usando terminais novos da d10. no munhão esquerdo o pivô entra com folga. tenho que usar um espaçador para dar aperto. falei com o pessoal da rota e eles disseram que é aceitavel. não me conformei.
Tem diferença de diamentro entre os dois furos desse munhão ou devo encher ou uso outro terminal. Esse terminal é o mesmo que estava quando comprei, apenas coloquei um novo pois achei que ia melhorar.:curtir_nao:
Marcus Brandão
03/04/2012, 13:00
A barra do pitman tá fechada até o final. O carro não tem jogo. vou abrir amanhã e ver como fica.
Trampo pra carvalho, mas o senhor é meu pastor...
xacumigo.
hoje à niote 4 paciêntes pra consertar. Amanhã 7h30 na oficina a 40 km de casa. Vantagem é que o Engesa dá pra desligar. Rsssss.
Dormir é pros fracos, conta aí, doc.
Nóis é nóis.
quinta de molho no CH3CH2OH. O cachorro engarrafado, melhor amigo do homem.
conforme combinado, não me ligue que eu não te telefono. brincadeira. tô na área. vou ao famigerado Detran (última vez que pronuncio tal sigla).
Eduardo Velo
03/04/2012, 13:39
Os furos no Munhão são diferentes , o maior é da barra entre rodas e o menor do braço pitmam ...
É aceitavel usar um calço sim , o objetivo é travar a parte conica do terminal da D10 , que é original ,se verificar que não está travando mesmo usando um calço aí parte pra um terminal de conico maior e usina o alojamento ... o importante é ficar travado a parte do meio pra fazer girar o terminal e não ter folga ...
O meu estva assim tb , co, a panhard dando pancada na direção e com folga ... ja troquei a bucha ... e tb ja ajustei o munhão ... o resto ta td normal ...
Marcus Brandão
03/04/2012, 14:02
"Falou e tá falado, bicho, tem que ser assim.
Tudo tá na boa, bicho, tem que se ligar em mim.]
Podes crer, amizade, podes crer amizade.":bananadança:
Marcus Brandão
03/04/2012, 14:05
Dei uma carona pra um colega que estava com a hilux 2010 quebrada e o féla perguntou de não havia uma capota rígida pra botar no meu Gafanhoto que agora está com o MEU cambio. disse que ia procurar pra mpoder melhor atende-lo.
sou um gentleman.
Marcus Brandão
03/04/2012, 14:10
Edu, você disse que não se amarra mas tô com uma tela no fórum e na outra rolando um Buddy Guy.
o cara toca no Rio em 11/05, se não me engano. Tô voltando de Fortaleza no dia 10 mas já tô coçando...
Doc, Tem coragem?
Marcus Brandão
03/04/2012, 14:14
Ha! consultei minha dona e ela disse que voltamos dia 07. Brasil, aqui vou eu...
Marcus Brandão
03/04/2012, 14:33
E aí o cara da hilux dirigiu o Gafanhoto e ficou perplexo dizendo que tá tudo justinho e eu achando que tá uma M. kkkk.
Eduardo Velo
03/04/2012, 15:52
Buddy Guy eu curto , não curto as musicas brasileiras do Sambô ... rsrs ... as musicas barsileiras são de dificil digestão ... são bem raras as que eu curto ...
Dia 12/05 é na capital da fumaça - Via Funchal -
E vc pensando que era um Gentleman ... o cara então é um LORD ... rsrs ... como não será a Hilux heim ... rsr .
Marcus Brandão
03/04/2012, 21:43
A hilux é nova. Nunca pisou no barro. O problema é que olham aquela trapizomba e acham que é ruim. Fouds.
Tralha dentro do carro, máquina fotográfica preparada e tá rolando uma chuva forte há mais de2 horas. Não chovia forte há dias. Tomara que não chova amanhã pra não atrapalhar o trampo.
A hilux é nova. Nunca pisou no barro. O problema é que olham aquela trapizomba e acham que é ruim. Fouds.
Tralha dentro do carro, máquina fotográfica preparada e tá rolando uma chuva forte há mais de2 horas. Não chovia forte há dias. Tomara que não chova amanhã pra não atrapalhar o trampo.
Hahahahahahahahahahaha
Primeiro jipeiro que vejo não querendo chuva!!!
Hahahahahahahahahahahahaaqh!!
Marcus Brandão
05/04/2012, 07:38
Pois é, Kim. E isso em pleno deserto. Kkk
Mas não choveu e o trampo andou. Cardans novos.
Já to na frente da oficina esperando abrir pra recomeçar, fotos dispoiz.
Marcus Brandão
06/04/2012, 10:29
Gafanhoto com cardans novos.CT f2 fechada sem junta na frente fazendo com que engrenagens se tocassem marcando-as. Com uma junta de volumóide 1,6 A Distancia ficou ótima. CT em bom estado e sem vazamento.
Diferencial dianteiro em ótimo estado.
bucha do panhard trocada. Direção ficou firme, sem pancadinhas.
Hidráulica da embreagem colocada do lado do cabo, no cofre do motor. Tentei colocar o cilindro mestre dentro do carro mas sem sucesso. Usei os cilindros da besta.
Calço do motor quebrado mas não houve tempo de trocar.
4 mecas das 7:30 às 20:00h.
Eduardo Velo
06/04/2012, 11:36
Cade as fotos ?? , colocou cardam diant. de F mil ??
A CT estava sem junta ?? só com slicone ?? aconselho levar na vtr pelo menos uma bucha da panhard de reserva , elas trabalham muito mais que as buchas das links , a panhard tras. trabalha pouco , mas a diant. leva toda carga da direção , imagina como sofre em buracos qdo vc está virando a direção prum lado e pro outro ...
Como ficou a parte inferior da Emb. da Besta , o receptor , ficou bom com o garfo original ?? tive que alongar um pouco o do meu pq não estava dando alinhamento ... o emissor foi colocado com qual base ?? e a bateria atrapalhou ?
VC ve qta coisa vai tendo que fazer ?? e isso que vc estava andando com ele normalmente ... rs
Marcus Brandão
06/04/2012, 12:22
Grande Edu,
tava sem junta a porqueira. Não deu prejú mas quase. Resolvido.
buchas do ph eram novas mas com pequeno desgaste.resovido
ponteira do cardam de ônibus volvo. Semelhante à sua. Ficou excelente. A luva é a de f1000. Do eixo dianteiro ma.tive o tubo fino, a parede dele é muito boa. Troquei o resto até a última arruela. Do trsdiro não proveitei nada. Tudo zero.
A adaptação superior ficou por cima da bateria, na posição da saida do cabo. Ainda não reforcei por dentro. Espero que dure até segu.da
estavamos com dois emissores e não lembro qual ficou. Vou ver e te digo e tiro foto.
A embreagem funcionou de primeira mas vou subir o furo da alavanca pra aumentar o curso.
Fotos sabado.
boa páscoa a todos.
Casa da transmissão4x4
09/04/2012, 19:51
Grande Edu,
tava sem junta a porqueira. Não deu prejú mas quase. Resolvido.
buchas do ph eram novas mas com pequeno desgaste.resovido
ponteira do cardam de ônibus volvo. Semelhante à sua. Ficou excelente. A luva é a de f1000. Do eixo dianteiro ma.tive o tubo fino, a parede dele é muito boa. Troquei o resto até a última arruela. Do trsdiro não proveitei nada. Tudo zero.
A adaptação superior ficou por cima da bateria, na posição da saida do cabo. Ainda não reforcei por dentro. Espero que dure até segu.da
estavamos com dois emissores e não lembro qual ficou. Vou ver e te digo e tiro foto.
A embreagem funcionou de primeira mas vou subir o furo da alavanca pra aumentar o curso.
Fotos sabado.
boa páscoa a todos.
E ai Marcus ? Qual cilindro você usou ?
Abc.
Marcus Brandão
09/04/2012, 21:19
Grande Danilo, usei os dois da besta. Fininhos que nem uma seringa. Mandei fazer um flexivel com malha de aço para não dilatar. Ficou muito bom. Peso normal, curso adequado e fàcil acesso. Vou postar fotos em breve. To com preguiça de montar camera, notebook...
Hoje mandei trocar os calços do motor. São os da d20.
Valores. Cilindros e flexível 50 lascas cada.
serviço do porqueiro, digo, torneiro 50 lascas. Parece que é tudo tabelado.kkkk
o torneiro ficou com os moldes enquanto fui fazer compras. Fez o suporte inferior invertido e jogou o molde fora. Se não estivesse atento olha a pik.
Marcus Brandão
09/04/2012, 21:54
Os da band estão novinhos na caixa. Vou mandar pra casa da transmissão em breve.
Marcus Brandão
09/04/2012, 21:55
Aliás, quando vem à corte?
Tem que levar aqueles semieixos...
Marcus Brandão
10/04/2012, 15:05
Danilo, pra vc para de implicar com meu avatar. kkk
Casa da transmissão4x4
10/04/2012, 15:20
Danilo, pra vc para de implicar com meu avatar. kkk
kkkkkkkkkkkkk..................kkkkkkkkkkkkkkkkkkk kk
Marcus Brandão
11/04/2012, 11:16
Galera, to na intensão de colocar uma reduzida toy no gafanhoto com o Danilo.
meu dif traseiro é centralizado, portanto o cardam vai ficar desalinhado. queria impressões de quem já conhece. O Guilherme Abreu usa essa caixa mas não sei como é o dif. traseiro do carro dele.
Se alguém puder ajudar...
valeu!
Usamos o diferencial do engesa FI!
Casa da transmissão4x4
11/04/2012, 11:56
Usamos o diferencial do engesa FI!
Kim, mas tem gente que usa o diferencial do fase 1 com esta tração não tem ?
A CT da Toy, tem a saida do lado direito, e o diferencial do engesa FI, e bolota para o lado direito, tanto o dianteiro, quanto o traseiro.
Fica perfeito!
Casa da transmissão4x4
11/04/2012, 12:04
A CT da Toy, tem a saida do lado direito, e o diferencial do engesa FI, e bolota para o lado direito, tanto o dianteiro, quanto o traseiro.
Fica perfeito!
Pois é, mas o Marcus acabou de comprar o kit flutuante para o engesa dele, ela esta com a seguinte duvida : será que compensa tirar a t-case original sem reduzida e colocar da toyota bandeirantes e ficar com o cardan torto ?
Marcus Brandão
11/04/2012, 20:26
É isso aí. A bolota do meu diferencial é no centro. Alguem usa essa configuração?
Hoje abri a ct novamente e descobri pq estavam raspando as engrenagens. Trava correu no eixo. Travas de dois mm. Vou procurar uma mais grossa. Todos os rolamentos, retentores e juntas serão trocados.
Eduardo Velo
11/04/2012, 21:01
Ja fiz esse trampo um tempo atras , escapou a trava e fiquei em 4x2 na canastra com muita chuva e muito barro ... e por incrível que pareça o bixo foi bem em 4x2 no barro e nas erosões , mas teve que ser puxado qdoo chegamos num trecho que tinha que passar pela grama ... não saía do lugar de jeito nenhum , se tivesse sozinho ia ter que cavar uma vala com a chibanca pra poder ter tração e passar ... rs
O meca mandou num torneiro pra abrir os rasgos das travas e colocou travas com o dobro de espessura ... ficou muito bom ... o teste foi puxar a F 75 do Roger Nunes por mais de 60 km entre trilha , subidas e descidas íngremes e asfalto ... e a F tava pesada pra kct , não podia passar de 50 km/h no asfalto pq a frente do Engesa subia e ficava sem aderência ...
Faz esse trampo da usinagem nos anéis trava que não escapa mais ... esses rolamentos são bem dificeis de dar problema , olha bem se precisa trocar mesmo ... retentor e junta é de lei trocar qdo mexe ...
abs ... Edu
Marcus Brandão
11/04/2012, 21:46
Lembrei de ter visto no jabiraca. Amanhã cedo tô no meca pra pegar a tranqueira e levar no torneiro. Não sei se vou achar fácil as travas grossas. O rolamento grande tá chiando. Olhinho puxàdo e deve ter sofrido com atrito entre engrenegens. Os pequenos estão aparentemente bons. Fouds, vou usar de chumbada. Não vou fechar com eles nem a pau. Deve custar uns 10 mirréis cada um.
Tirei mais fotos hoje, um dia a preguiça passa.
O que precisa sobre a trava:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/98996-marrua-2011-aberto-para-critica-e-elogios.html#post1587259
guilhermeabreu
11/04/2012, 22:50
É isso aí. A bolota do meu diferencial é no centro. Alguem usa essa configuração?
Hoje abri a ct novamente e descobri pq estavam raspando as engrenagens. Trava correu no eixo. Travas de dois mm. Vou procurar uma mais grossa. Todos os rolamentos, retentores e juntas serão trocados.
GRANDE MARCUS
Não sei se ficar com a inclinação com a sua bolota no centro ficará bom , MAS QUE A T-CASE DA BAND É UMA ÓTIMA OPÇÃO EU TE GARANTO QUE É , já precisei várias vezes de usar até em decidas íngremes usei sem precisar de usar freio , esta é uma das grandes vantagens , é uma tranquilidade , só em vc saber que tem engrenagens reduzidas de sobra , já é uma grande tranquilidade , vc vai a qualquer lugar sem medo de ser feliz .
Agora é só aguardar para ver se tem alguem com esta configuração , T-CASE DA BAND + EIXO TRASEIRO COM BOLA CENTRAL , para dizer se o angulo que ficou é aceitável para as cruzetas .
Marcus!
Sobre a bolota, não da certo.
Se ainda não colocou o kit, pode trocar, somente os semi eixos e achar um diferencial aqui no fórum, sempre tem, inclusive, acho que o Paje, ou o Vinicius tem um.
Depois vende o seu.
Não funciona com a ângulação, vibra demasiadamente, com problemas de quebra de cruzetas.
Marcus Brandão
12/04/2012, 07:21
Obrigado, tchurma.
Kim, acabei de colocar meus flutuantes e abortar a Ct toy. Não to botando fé na angulação e chega de gasto por hora.
Exatamente esse tópico qua havia lido sobre a trava do Edu, obrigado, sozinho não iria reencontrar nunca. Bem, meu rolamento é de esfera e não de tolete como diz o colega do Marruá. Minhas travas são de 2 mm. Vou montar o eixo fora da caixa, avaliar as folgas e botar uma trava mAis forte. Depois conto a saga.
Esse Marruá deve ter bolota central. Sabe se o colega trocou a Ct?
Marcus!
Trocou!
Colocou da Hilux!
Olha aqui, e continua lendo os post's.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93531-torim-marrua-am100-08-a-18.html#post1644733
Não aguentou!
Marcus Brandão
12/04/2012, 22:39
Putz, não deu certo? Não tem nem 30 dias e já deu xabu?
Revisei a suspensão da Grand Blazer. Aí travou o compressor do AC. Como o Gafanhoto não ficou pronto ontem, voltei pra casa na GB. No engarrafamento o radiador rachou perto do bocal. Cheguei em casa e voltei pro meca com o c na mão. Sprint bruto feito a pata da burra guentou sem ferver. Mandei o radiador pro conserto enquanto acompanhava a revisão do jipe.
Recebi as porcas de engenharia mas não serviram na manga. Testei em uma manga original toy mas não serviram. Não testei na frente.
Casa da transmissão4x4
12/04/2012, 22:46
Revisei a suspensão da Grand Blazer. Aí travou o compressor do AC. Como o Gafanhoto não ficou pronto ontem, voltei pra casa na GB. No engarrafamento o radiador rachou perto do bocal. Cheguei em casa e voltei pro meca com o c na mão. Sprint bruto feito a pata da burra guentou sem ferver. Mandei o radiador pro conserto enquanto acompanhava a revisão do jipe.
Recebi as porcas de engenharia mas não serviram na manga. Testei em uma manga original toy mas não serviram. Não testei na frente.
Marcus, as porcas não serviram ? Testa na dianteira primeiro ! Marcus eu me lembrei agora, você usa manga de eixo na traseira da toyota e dianteira do engesa não é ?
Marcus Brandão
12/04/2012, 22:47
Na frente, se for engesa servirá!
Na toy, o fio de rosca e o tamanho são diferentes!
Casa da transmissão4x4
12/04/2012, 22:49
Na frente, se for engesa servirá!
Na toy, o fio de rosca e o tamanho são diferentes!
Pois é, e diferente mesmo.
Marcus vai uns parentes meus em Brasilia na semana que vem, ai eu te mando as porca da toyota badeirantes, pode ser ?
Casa da transmissão4x4
12/04/2012, 22:50
Na verdade as mesmas do willys serve no engesa, e as da toyota são as mesmas do troller.
Marcus Brandão
12/04/2012, 23:07
Desculpa, travou e repetiu.
Isso Danilo. Manga dianteira da toy na traseira e Engesa na frente.
Problema da Ct do jipe. Trocaram as travas de eixo por maiores e mais grossas mas não abriram as fresas:freaking:
Tudo resolvido, cubos traseiros revisados, Ct engatando com dificuldade mas funcionando 100%. Jipe travando quando engata a ré.
Larguei a M lá e voltei na GB. Quando fui ao torneiro montaram as rodas traseiras, acho que desalinharam as pinças.
Amanhã alinhar as pinças e afrouxar a trava de esfera da ct. E a casa em obra e eu sem lugar pra desmontar o carro aqui:cry:Qdo terminar mandar a GB pra trocar o compressor e pegar o jipe, espero.
Marcus Brandão
12/04/2012, 23:16
Danilo, fica tranquilo meu irmão. Como disse, to contigo até o fim. Obrigado pela atenção. Não tenho pressa.
Segue o baile...
Marcus Brandão
12/04/2012, 23:18
Danilo, vou testar na frente e aí te digo como ficou, ok?
Casa da transmissão4x4
13/04/2012, 06:13
Danilo, vou testar na frente e aí te digo como ficou, ok?
Ok, fico no aguardo.
Abraço.
Marcus Brandão
13/04/2012, 08:35
341016
:pipoca: vou lá, com cerveja!
Marcus Brandão
13/04/2012, 15:12
Fui no meca hoje e acompanhei o alinhamento das pinças. nada a ver. continuou travando. Liguei pro grande parceiro Danilo que me deu logo aquele conselho amigo: "burro, vai quebrar essa porcaria testando no asfalto. Tá engatando pra frente e pra trás esquece, tá pronto." Brincadeira, falou com toda a educação que lhe é peculiar e com toda paciência com este neófito que vos fala.
Danilo, valeu. Obrigado por mais essa.
diferencias 43/14 nos dois eixos. tudo em ordem (mesmo após o teste, he, he!)
porcas de engenharia serviram no eixo dianteiro mas não cabem dentro da RL. voltamos à aranha. Não estava presente na montagem das porcas, por isso não tenho mais detalhes.
Marcus Brandão
13/04/2012, 22:15
Por parte.
as porcas de engenharia foram torneadas, estão no lugar e eu feliz da vida.
Vou tentar postar fotos dos cardans.
341204
Edu, essa ponteira é do ônibus Volvo
do cardam dianteiro só foi aproveitado o tubo.
341205
Garfos novos
341206
Do Cardam traseiro nada foi aproveitado
341207
eixo dianteiro balanceado
341208
aspecto final dos cardans
Casa da transmissão4x4
13/04/2012, 22:20
Então as porcas não serviram diretamente na roda livre ? Teve que usinar então ! Os cardans ficaram "BÂO" heim !!
Ficando bom heim!
Parabéns pela empreita, e sempre acompanhando!
Marcus Brandão
13/04/2012, 22:39
As fotos da embreagem não ficaram boas. A embreagem ficou.
Torneiro expert. fez o suporte ao contrario e jogou o molde fora. Ficou chateado de ter que fazer outro.
Solicitados dois furos 8 mm e dois 10 mm. e o torneiro perguntou pq não fazia todos de 10.:putz:
suporte do acionador soldado no suporte do cabo,
341209
reservatório seiládequê, ficou bacana, mesmo inclinado. Talvez derrame se o carro ficar de cabeça pra baixo
Os cilindros são da besta. na ponta do cilindro a braçadeira que trava o reservatório no cilindro.
341210
instalado lo lugar. O primeiro furo deixou o curso muito curto.
As arruelas que seguram o cilindro foram reforçadas para não rasgar a lataria com o uso.
341220
Aspecto do cilindro já em funcionamento
341223
Cilindro inferior, o suporte foi fixado nos parafusos do suporte das alavancas do cabo.
341226
mais uma
341227
Marcus Brandão
13/04/2012, 23:10
É isso aí, Danilo. talvez por causa do modelo das RLs, foi mole. muito pouca coisa cortada. valeu pela experiência.
Agora as engrenagens da CT.
341228
Engrenagens em bom estado. Por erro de montagem no eixo as engrenagens "rasparam" umas nas outras. Marcaram mas não houve dano maior. O virabrequim acima é de um sprint 2.8 que o Flavio tá montando. Bloco novo, cabeçote novo... sonho.
341229
Todos os retentores, rolamentos e juntas foram trocados. Todos. mesmo os que não estão nas fotos.
Por causa de vasamentos, possivelmente, os rolamentos já chiavam. Tá zero.
341230
341231
341232
O eixo estava com essas travas imensas e as fresas não foram abertas, Como resultado a trava de cima correu deixando a engrenagem de acionamento com folga no eixo.
Fazer o quê? Por sorte não Fdeu tudo.
Tá resolvido. Engate e desengate precisos.
Agora é parar de gastar um pouco e curtir o brinquedo.
Danilo, O problema da tração era o que vc disse mesmo. burrice minha, Rsss, Muito obrigado mesmo.
Kim, obrigado pela visita.
Tô ligado no Fuzila.
Reparei nas fotos do primeiro dia que havia marca de rolamento na manga. Será que tava rodando?
As porcas que comprei na Casa da transmissão 4x4 são de excelente qualidade. O primeiro lance é liso e apóia muito bem a cabeça dos parafusos, provocando uma torção muito forte. Trava meeeesmo. além do fantástico atendimento do Danilo. Obrigado.
341233
Marcus Brandão
22/04/2012, 21:27
Enfim Gafanhoto transferido e devidamente documentado.
Eduardo Velo
24/04/2012, 08:01
Marcus , mexi no guincho em 2005 e não tirei fotos qdo abri ...
O guincho está com problema ?? no meu era só o encaixe do motor que precisei alinhar pq o motor subia e descia conforme enrolava o cabo ... não é complicado abrir , mas só mexe nessa tranquerira se for preciso é bem chato pra fechar ele depois ...
O seu é o 12.000 compacto tb ??
Marcus Brandão
24/04/2012, 08:21
"ingualzinho" ao seu.
Não está com problema. O cabo está esgarçado aos 20 mt aproximadamente. Quero lubrificar e não tenho o "manoel" de manutenção.
Cara, obrigado pela dica dos cilindros da besta. Paguei 100 reais nos dois novos. meu maior trabalho foi ficar vigiando o torneiro que fez os suportes.
O de baixo o cara fez invertido e ainda me perguntou porque eu queria dois furos de 8 mm e de 10, porque não fazia todos de 10?????
Quanto ao lagartixa, nunca passou pela minha cabeça que um jipe fosse capaz daquelas proezas. O único capotamento foi daquele troller que resolveu descer uma diagonal sem ancoragem. Na verdade ele usou uma fita e botou o zequinha pra segurar lá em cima. Deve estar com a canela no gelo até agora. descascou bem mas não foi grave. O piloto nem se assustou.
342987
Eduardo Velo
24/04/2012, 08:39
Não precisa trocar a graxa , ela não pega ar ... pode ficar sussa com isso ...
Qto ao cabo , se for esgarçado muito forte seria melhor encurtar e confiar no que sobrou ou trocar ... pra romper cabo é quase sem aviso , qdo perceber alguma coisa já foi ...
O melhor do cilindro da Besta é que é facil de achar , em qqer lugar do Brasil ou nos países vizinhos tem , o meu já vai completar 6 anos de uso e muitos kms rodados sem nenhum problema ...
Esse Rock Crawling com mistura de terra e pedra é muito show , vou tentar ver ao vivo na prox. edição ... é bom pra ver as gambis bem feitas nesses monstrinhos ... rs
Marcus Brandão
24/04/2012, 09:29
Então, se quer ver uma competição "aos costumes" fica ligado no calango trophy. Acontece no final do ano e dura 2 a 3 dias. procure videos.
O cabo vou troca assim que sobrar algum trocado, ou seja, nunca. kkkk
mesmo aquele disco externo do guincho não vale a pena abrir? vc tem o manual dele?
Eduardo Velo
24/04/2012, 17:21
Não tenho manual , não vale a pena mexer não , deixa como está , só mexe se der algum problema ... . Os Duendes e Gnomos andam visitando Brasilia é ?? rsrs ... esconde a graxa azul ... r~s
RogérioNunes
24/04/2012, 19:05
Assinando pq aqui tem coisa boa!
[]´s
Casa da transmissão4x4
24/04/2012, 19:08
Assinando pq aqui tem coisa boa!
[]´s
Não muito, são os mesmos peças raras do topico do vicenti....kkkkkk
Peças raras?????
Me chamaram????
Marcus, eu comprei um guincho dentro de uma caixa de sapatos, a maior peça, era o cilindro de enrolar o cabo.
Escrevi para a Work, explicando a situação, e me mandaram uma vista explodida do 9.000.
No outro dia, estava pronto, totalmente revisado!
Marcus Brandão
24/04/2012, 23:04
Galera, vcs não tem idéia da bagunça que to arrumando. Resolvi reformar a casa e já taquei um pedação no chão. Li a dica do Kim (obrigado) e logo pensei: pô, vou ligar pra work e logo acordei. Mexer nessa merda aonde? Kkkk
Vou passar uma semana na praia. Quero que se foda quem inventou o concreto estampado. Rssss
Marcus Brandão
24/04/2012, 23:49
Roger, obrigado pela visita. O Danilo tá certo e você também. As peças raras são as mesmas do Vicente e essas são as coisas boas. O que que eu ia fazer sem os amigos? E ia mentir pra quem? Aposto que a maioria acreditou que eu tinha um Engesa.
Eduardo Velo
25/04/2012, 10:02
Roger, obrigado pela visita. O Danilo tá certo e você também. As peças raras são as mesmas do Vicente e essas são as coisas boas. O que que eu ia fazer sem os amigos? E ia mentir pra quem? Aposto que a maioria acreditou que eu tinha um Engesa.
Acho que vc foi abduzido pelos Duendes do Kim ... Seu Engesa só existe na sua imaginação ... rsrs ... vc não ta tomando a dose certa de Gardenal ... rs
O Tarjapreta off-road ta só crescendo ... logo logo vamos ser banidos ... rs
To te falando ... num mexe nessa tranqueira de guincho que vai acabar se arrependendo ... , vai curtir arrastão na praia que é melhor ...
Marcus Brandão
17/05/2012, 11:13
Como não podemos deixar de atender os chamados dos gnômos e duendes mas segurando os já escassos $onho$, resolvi fazer um super upgrade no câmbio e transmissão do Gafanhoto. Seguem fotos das atualizações.
No câmbio:
347849http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=347850&d=1337263522&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=347850&d=1337263522)347851
Na transferência:
347859347860347861
Tem gente dizendo que é brega. Poxa, nem percebi!!!! Kkkkkkkk
Ainda não chegou. Tá vindo de SC.
Casa da transmissão4x4
17/05/2012, 11:15
Como não podemos deixar de atender os chamados dos gnômos e duendes mas segurando os já escassos $onho$, resolvi fazer um super upgrade no câmbio e transmissão do Gafanhoto. Seguem fotos das atualizações.
No câmbio:
347849http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=347850&d=1337263522&thumb=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=347850&d=1337263522)347851
Na transferência:
347859347860347861
Tem gente dizendo que é brega. Poxa, nem percebi!!!! Kkkkkkkk
Ainda não chegou. Tá vindo de SC.
que bacana heim ! e a bola do cambio e outra para o engate da tração ?
Marcus Brandão
17/05/2012, 11:38
É isso aí.
depois só as cortininhas, as bolas penduradas no para choques, e o bonequinho dando tchau no vidro traseiro. Rsss
Por falar em vidro traseiro, consegui um capoteiro que vai trocar todos os cristais de capota por 150 legais. esse cara já fez dois serviços pra mim e todos super baratos e ótimos. um remendo de banco e uma capota marítima. sem reclamação.
Eduardo Velo
17/05/2012, 12:32
Tem iluminação noturnica ?? Ooohhh inveja danada sô ... rs
Pra acompanhar da pra ficar ouvindo Beto Barbosa e Sula Miranda ... e lógico , no ultimo volume ...
Como é que vcs acham essas coisas ??? rsrs ... brega é pouco ... rsrs
Marcus Brandão
17/05/2012, 14:08
tem iluminação não. a foto é que ficou chique no úrtimo.
comprei no ML. entrei em contado com outro doido e disse o que queri dentro. ele foi catar e fez pra mim. Demorou mas saiu. foi difícil arrumar o bicho. os primeiros ficaram com a cor ruim. deu maior trabalhão mas o cara não desistiu. Maneiro ele Ainda não recebi, quando montar boto foto.
Beto Barbosa e Sula miranda são cult. Tem que escutar é Júlio Nascimento.
"eu fui ao garimpo
e deixei a minha mulher..."
Bicho, Fui no show do Buddy Guy lá no Brasil. Muuuuuito bom. Parece que o cara nasceu com a guitarra grudada no corpo. E a vitalidade do camarada com 78 primaveras no lombo? Superduca.
Se tiver oportunidade vá ve-lo aí em Sampa. Não tem erro.
Marcus Brandão
21/05/2012, 08:26
Galera, ontem fazendo um passeio leve andei 50 km com as RL em 4x4. Usei a tração poucas vezes e a CT vazou bastante na saída traseira. Acabei de reforma-lá e havia 2 retentores nessa saída. Coloquei apenas um novo. A caixa não apresentou vazamento quando inativa e nem em outros pontos. Alguma dica para solução do problema? Alguém tem a numeração do retentor original ou sabe de algum superior? Obrigado.
Eduardo Velo
21/05/2012, 09:46
Marcus , não sei o num. desse retentor , mas vai ter que abrir de qqer jeito , então pega o num. depois de aberto ... se estiver com pressa o melhor é deixar num meca pra ele desmontar e correr atras das peças ...
Se fosse pouco vazam. era só ir completando o nivel ...
Marcus Brandão
21/05/2012, 10:41
Oi, Edú, obrigado pela atenção.
Pois é, queria o número pq ia desmontar em casa mesmo e se já estivesse com ele na mão era só montar novamente. Tá vazando muito, não vai dar pra ficar completando, além do que, ficar completando já é metade do trabalho de trocar o retentor.
Vou colocar dois novamente pra ver como fica.
Marcus Brandão
08/06/2012, 09:31
Opa, ligação do Meca um minuto após o post no tópico do fuzila:
vazou quase nada pelo retentor, mola partiu (????????) não rodou nem 3000 km. nenhum problema nos rolamentos, cubos ou luvas. Trocar retentor e só. Aproveitar que o cabra nem trabalhou e desmontar pedaleira que está rangendo.
Pastilhas de kadet na traseira em perfeito estado com 3000 km de trabalho 90% asfalto.
Domingão desmontar capota de lona pra trocar os cristais. será que consigo remontar? Rssss