Conectar

Ver Versão Completa : Carcamano no Forno (KartCross)

GeorgeRocha
17/01/2012, 11:09
Pessoal, depois de anos só desejando e estudando o projeto, resolvi começar a fazer o meu KartCross. Ele se chamará Carcamano e to começando pela suspensão traseira. Vou fazer a com eixo rígido pela facilidade e custo. Pra começo eu tenho algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar fico muito grato.

1 - Estou pensando em colocar pneus 22"na traseria e dianteira, pois achoq ue fica mais bonito. Quais são as vantagens/desvantagens disso ?

2 - Pretendo comprar uma maquina de solda MIG dessas sem uso do gás. Sei que ela te ciclo curto e tenho que usar um pouco e esperar "descansar", mas isso nao seria problema pra mim... o que eu gostaria de saber é quanto dá pra fazer mais ou menos um rolinho de arame desses de 900g.

3 - Solda de Oxi Acetileno é "definitivamente desaconselhável" para o quadro (fora a suspenão) ? Tenho isso se graça (meu coroa é lanterneiro.

Outra coisa: Fiz uma gambiarra pra usar a esmerilhadeira pra corte. e funciona... simples de fazer. Vou tirar umas fotos e colocar aqui...

Valeu Galera...

mali9ski
17/01/2012, 14:56
Pessoal, depois de anos só desejando e estudando o projeto, resolvi começar a fazer o meu KartCross. Ele se chamará Carcamano e to começando pela suspensão traseira. Vou fazer a com eixo rígido pela facilidade e custo. Pra começo eu tenho algumas dúvidas, se alguém puder me ajudar fico muito grato.

1 - Estou pensando em colocar pneus 22"na traseria e dianteira, pois achoq ue fica mais bonito. Quais são as vantagens/desvantagens disso ?

2 - Pretendo comprar uma maquina de solda MIG dessas sem uso do gás. Sei que ela te ciclo curto e tenho que usar um pouco e esperar "descansar", mas isso nao seria problema pra mim... o que eu gostaria de saber é quanto dá pra fazer mais ou menos um rolinho de arame desses de 900g.

3 - Solda de Oxi Acetileno é "definitivamente desaconselhável" para o quadro (fora a suspenão) ? Tenho isso se graça (meu coroa é lanterneiro.

Outra coisa: Fiz uma gambiarra pra usar a esmerilhadeira pra corte. e funciona... simples de fazer. Vou tirar umas fotos e colocar aqui...

Valeu Galera...

você não quis dizer pneus 12''..............:slap:

valew..........:torcendo:

GeorgeRocha
17/01/2012, 15:49
No caso seria 22" de diametro final com aro 10"... eu que me expressei mal.

seria esse aí:

Pneu 22/10-10 Mini Buggy Quadriciclo Kart Cross Newracing - R$ 315,00 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-212049193-pneu-2210-10-mini-buggy-quadriciclo-kart-cross-newracing-_JM)

gbombana
17/01/2012, 19:58
Eae george, parabéns pela iniciativa, com certeza vai encontrar tudo que precisa aqui no forum, também estou montando o meu kart cross, só que com suspensão traseira independente, todas minhas duvidas foram tiradas aqui.
Aro 10 é o tamanho ideal para se usar, não chega ser pesado para o kart, não fica tão baixo e fica com uma estética legal, no meu vou usar aro 13, devido a facilidade de adaptação das rodas em cubos e mangas de eixo de automóveis, dispensando serviço de torneiro (que é uma das partes mais cara do kart).
Em relação a solda, você irá comprar uma maquina de solda MIG só para isso ??, se você tem pouca experiencia com solda, aconselho você começar praticando pela solda elétrica, que não tem tantas regulagens e etc, mas a mig sem gás também é bastante prática, no meu estou usando uma maquina de solda eletrica de 150 amperes (paguei 40 reais nela kkkk) até agora ta indo que é uma beleza.
Não recomendo usar solda acetileno para soldar peças com mais de 1,5 mm de parede ela não oferece resistencia e ainda mais no chassi, que é a parte que mais exige uma solda forte, se quiser usar para soldar as chapas que "encapam" o kart ela é ideal pra isso, mas para o chassi não.
Quanto ao corte, ja que vai usar esmerilhadeira para o corte, tenha em mãos sempre um esquadro, transferidor e etc, já que ela não oferece um corte tão preciso.
Eu fiz um policorte com um motor e umas ferragens que eu tinha aqui, foi bem simples e eliminou um grande problema, que era os cortes, eu tava usando uma makita com discos gastos de policorte para cortar, mas da muito trabalho, quebra muito disco e é perigoso, 1 dia de serviço para fazer o policorte me poupou 1 semana de serviço que eu ia ter para cortar na makita.
http://img7.imageshack.us/img7/50/dsc05113hk.jpg
Boa sorte na empreitada, ajudarei no que puder.

GeorgeRocha
17/01/2012, 22:48
Cara tu fez essa policorte ???? eu ia colocar a foto de um suporte para esmerilhadeira que coloquei aqui, mas agora estou até com vergonha... hehehehe, mas até que funcionou bem....

Quanto a compra da maquina MIG eu to pensando nela pela facilidade de soldar e por ser sem gás é uma máquina mais barata (em torno de 700,00 contos) o problema é que nao sei quanto dá pra fazer com um rolinho de 900g de arame.

gbombana
18/01/2012, 20:08
Cara, não é bixo de 7 cabeças não, é bem simples de se fazer, o suporte para esmerilhadeira é uma boa também, o motor da esmerilhadeira tem bastante rotação, que facilita muito o corte, no meu o motor é baixa rotação 3/4 de cv, mas mesmo assim cortei uma ponta de eixo com 30 mm de aço duro nela, com um pouco de trabalho, mas foi.
Não faço ideia do consumo de arame da mig, mas na solda eletrica foram 2,5 kg de eletrodo para soldar o chassi.

GeorgeRocha
19/01/2012, 08:37
Cara, não é bixo de 7 cabeças não, é bem simples de se fazer, o suporte para esmerilhadeira é uma boa também, o motor da esmerilhadeira tem bastante rotação, que facilita muito o corte, no meu o motor é baixa rotação 3/4 de cv, mas mesmo assim cortei uma ponta de eixo com 30 mm de aço duro nela, com um pouco de trabalho, mas foi.
Não faço ideia do consumo de arame da mig, mas na solda eletrica foram 2,5 kg de eletrodo para soldar o chassi.

Sai bem mais barato que solda mig... o problema é: será que eu saberia soldar ??? eu até faria um curso se fosse o caso, mas aqui na minha cidade tem dezenas de curso de solda, mas tudo TIG, Plasma, 3G, 6G... coisas que nem sei o que é... solda elétrica todo mundo fala a mesma coisa:'" é mole... vc aprende sozinho"... mas não sei não... mas acho que vale a pena tentar... vou comrear um kilinho de eletrodo pra ver...

Sobre o suporte de esmerilhadeira... o bicho ficou bom mesmo... cortei tubo fácil fácil... fiz um videozinho... o problema esta sendo achar o cabo da camera, mas assim que eu puder eu posto aqui.

gbombana
19/01/2012, 09:59
Realmente, na solda elétrica você só tem que escolher a amperagem e pronto, eu fui pegando o macete e aprendi a solda na elétrica sozinho, é bem simples.
Qual espessura de metalon você está usando ??

GeorgeRocha
19/01/2012, 11:12
Realmente, na solda elétrica você só tem que escolher a amperagem e pronto, eu fui pegando o macete e aprendi a solda na elétrica sozinho, é bem simples.
Qual espessura de metalon você está usando ??

Bem... o quadro eu metalon de 40 X 40 X 2mm a suspensão traseira eu estou fazendo com tubo de 40mm X 3.2mm.

gbombana
19/01/2012, 14:00
É uma boa espessura para soldar, quando é 1,5 mm ou menos se você não for muito bom na solda pode esquecer, fura tudo.

BrunoHolz
19/01/2012, 22:26
George, eu tbm tava de olho nessa MIG sem gás.. Acho que com uns 2 rolos daquele vc solda o chassi.. Mas achei uma MIG melhorzinha com gás, o arame é bem mais barato, e deve ser boa tbm. No final do Mes acho que vou comprar ela.. Pq o arame da sem gás é o olho da cara, 60 reais 900gr..

Abraço

GeorgeRocha
21/01/2012, 14:04
É.... tá decidido.. vou comprar uma Vonder de 150 amperes mesmo... R$ 250,00 aqui na minha cidade... Já separei uns tubos velhos que tenho aqui pra eu aprender a soldar...

To postando aqui as fotos do suporte pra esmerilhadeira que fiz.... tem um no ML baratinha (cerca de R$ 70,00), mas como eu nao tinha como esperar a entrega eu fiz esse a custo zero... e funciona mesmo... ficou muito bom.

329121329122329123

ademirjse
21/01/2012, 15:18
Policorte
Tem umas policortes portáteis, geralmente encontra com o nome de "Serra Rápida", tenho uma da Makita que paguei R$450,00, mas um amigo comprou outro dia em promoção por R$380,00, tem outras marcas por aí mais em conta, pouco mais de R$200,00, para serviços leves são ótimas, nem compensa gambiarrar.

Mig
Tenho uma da marca Einhell, paguei R$360,00 no Submarino, nunca mais vi por esse preço, mas é comum achar por R$800,00 a R$900,00 no Submarino, Ponto Frio, Extra. É uma mig com gás, muito boa pelo que custa.

gbombana
21/01/2012, 20:08
Essa maquina da vonder parece ser boa sim, a minha é 150 amperes e eu soldo nelas chapas de 10mm, acredito que possa ser um bom investimento.
Enquanto ao suporte, a esmerilhadeira trabalha numa rotação bem alta, acho que vai cortar bem, tome cuidado ao prender a peça que será cortada, ela tem que ficar bem presa e apoiada, se a peça tiver solta o disco quebra ou você pode até estragar a esmerilhadeira, a minha eu estraguei assim, tava cortando um metalon, ai o disco travou e roçou a coroa e pinha que ela tem dentro.
MIG com gás por R$ 360 ?? Caraca, quase de graça kkk.
Boa sorte

GeorgeRocha
23/01/2012, 09:31
Fora de orçamento uma policorte ou uma MIG... A minha "Gambiarra", não será tão rápida, mas vai cumprir seu papel... e com segurança... eu não faria nada que eu não confiasse.

A solda elétrica de 150A eu compro na sexta agora e o Carcamano vai começar a ganhar vida.

Outro ponto no qual eu gostaria da ajuda de todos, é a suspenção dianteira. Fiz um projeto da manga com chapa de 1/4 e que funciona com dois rolamentos e acho que vai ficar bom... to colocando alguns desenhos aqui pra vocês verem...

329271 329272 329273 329274

Alexandre Magri
23/01/2012, 10:31
achei isso no meus arquivos, talvez ajude.

BrunoHolz
23/01/2012, 11:26
George, esse sistema fica bom tbm, só que um pouco mais trabalhoso e caro.. Se vc tiver torno á vontade, vai fundo nesse ae...

A minha é como a primeira foto que o Alex postou, Simples e mais barato pra fazer. Só que não usei cubo, a roda ja tinha os rolamentos embutidos..

GeorgeRocha
23/01/2012, 13:57
George, esse sistema fica bom tbm, só que um pouco mais trabalhoso e caro.. Se vc tiver torno á vontade, vai fundo nesse ae...

A minha é como a primeira foto que o Alex postou, Simples e mais barato pra fazer. Só que não usei cubo, a roda ja tinha os rolamentos embutidos..

O sistema que o Alexandre postou pra mim fica mais trabalhoso... ja que o que eu projetei, eu posso fazer com retalho de chapa, um pedaço de tubo que ja tenho (pra fazer a "casinha" dos rolamentos), rolamentos (ja tenho os 4) e flange industrial de 1" no lugar do cubo(R$ 17,00 aqui na minha cidade). E'ainda daria pra colocar freio a disco (mas não pretendo mexer com isso nao).

gbombana
23/01/2012, 18:49
Mandei 2 repostas e editei essa, já que não consegui excluir, desculpe.

gbombana
23/01/2012, 18:59
Não seria mais simples soldar ou parafusar (recomendo parafusar, porque pra soldar aço é complicado..) na chapa com os próprios furos com rosca que a ponta de eixo vem e já usar um cubo de roda de carro, nesse tipo você vai ter que tornear o cubo não é ?? fica mais trabalhoso e se você soldar ou parafusar elimina aquela porca dentro da manga, dai da pra trazer aquele tubo mais para dentro e encurtar as abas da manga, aumentando a resistência da mesma.
Acho que desse jeito fica bem mais simples, mas você que vê ai, aquele parafuso de 1" tem que ser em aço.
Não sei se você está com o mesmo projeto que o meu, mas a manga de eixo tem que ter uma inclinação de 96º em relação ao chassi e balança e a ponta de eixo (que no seu caso é o parafuso de 1") tem que ter 5º de inclinação, essas inclinações servem para que o volante volte mais facilmente ao centro quando você faz uma curva, não precisa obrigatoriamente ter, mas é um item que garante a segurança e conforto de hora de dirigir.

GeorgeRocha
24/01/2012, 08:49
Não seria mais simples soldar ou parafusar (recomendo parafusar, porque pra soldar aço é complicado..) na chapa com os próprios furos com rosca que a ponta de eixo vem e já usar um cubo de roda de carro, nesse tipo você vai ter que tornear o cubo não é ?? fica mais trabalhoso e se você soldar ou parafusar elimina aquela porca dentro da manga, dai da pra trazer aquele tubo mais para dentro e encurtar as abas da manga, aumentando a resistência da mesma.
Acho que desse jeito fica bem mais simples, mas você que vê ai, aquele parafuso de 1" tem que ser em aço.
Não sei se você está com o mesmo projeto que o meu, mas a manga de eixo tem que ter uma inclinação de 96º em relação ao chassi e balança e a ponta de eixo (que no seu caso é o parafuso de 1") tem que ter 5º de inclinação, essas inclinações servem para que o volante volte mais facilmente ao centro quando você faz uma curva, não precisa obrigatoriamente ter, mas é um item que garante a segurança e conforto de hora de dirigir.

E aí Gbombana, tudo tranquilo ?

Não preciso tornear o cubo (flange)... ele vem com os furos padrão... eu vou furar a roda de acordo com a furação do flange... quanto ao tamanho das abas eu me preocupo com isso sim... mas acho que fazendo uns reforços funciona bem... e quanto a inclinação, eu vou fazer com duplo "A"... li em algum outro tópico que com duplo "A" não precisa da inclinação (Não sei se isso procede), mas de qualquer forma dá pra fazer se for o caso.

gbombana
24/01/2012, 20:36
Beleza cara e você...
Duplo A é show, acho que ela não precisa de inclinação da ponta de eixo, ja que a função dela e não deixar a roda arrastar nas curvas e a duplo A ja faz a função de deixar a roda sempre na posição certa, já o angulo de caster precisa do mesmo jeito se fosse com a balança normal, acho que não é tãããão necessário assim, mas é bom fazer. Não manjo muito disso, te aconselho a dar uma perguntada a alguém que entenda um pouco disso, nesse tópico tem alguma coisa http://www.4x4brasil.com.br/forum/gaiola-baja-e-bugue/99824-projeto-e-execucao-kart-2-lugares-250cc.html.

Até mais.

ademirjse
24/01/2012, 22:42
E aí Gbombana, tudo tranquilo ?

Não preciso tornear o cubo (flange)... ele vem com os furos padrão... eu vou furar a roda de acordo com a furação do flange... quanto ao tamanho das abas eu me preocupo com isso sim... mas acho que fazendo uns reforços funciona bem... e quanto a inclinação, eu vou fazer com duplo "A"... li em algum outro tópico que com duplo "A" não precisa da inclinação (Não sei se isso procede), mas de qualquer forma dá pra fazer se for o caso.

Se vai fazer duplo A como vai fazer para a suspensão trabalhar? No seu desenho só tem a articulação de direção.
Acho mais fácil usar pivôs, tipo o do Pálio que é barato, prende com três parafusos na balança, já faz tanto o trabalho da suspensão quanto da direção.

GeorgeRocha
25/01/2012, 07:32
Se vai fazer duplo A como vai fazer para a suspensão trabalhar? No seu desenho só tem a articulação de direção.
Acho mais fácil usar pivôs, tipo o do Pálio que é barato, prende com três parafusos na balança, já faz tanto o trabalho da suspensão quanto da direção.

O desenho não está completo ainda... to meio sem tempo, mas ja pensei nisso e assim que eu tiver tempo vou terminar o desenho e colocar aqui...

Higorsan
17/05/2013, 13:31
ola amigos me chamo Higor , estou tentando faser um kart estou usando um projeto " Kart cross sidewinder " e bom recomento usar ele mais tem que fazer algumas adaptações a seu gosto Kart cross sidewinder (http://www.slideshare.net/zerogravel/kart-cross-sidewinder). estou montando a minha " oficina " 1º vou faser uma maquina de solda de agua e sal , uma policorte de uma lixadeira com suporte = a esse de George. nao comesei a faser ele ainda porque eu vou começar pelas peças mais difiseis estou comesando pela balança traseira to agarado no eixo e no rolamento, vcs poderem me ajudar, ficarei muito grato.

Flávio Cadore
17/05/2013, 21:00
ola amigos me chamo Higor , estou tentando faser um kart estou usando um projeto " Kart cross sidewinder " e bom recomento usar ele mais tem que fazer algumas adaptações a seu gosto Kart cross sidewinder (http://www.slideshare.net/zerogravel/kart-cross-sidewinder). estou montando a minha " oficina " 1º vou faser uma maquina de solda de agua e sal , uma policorte de uma lixadeira com suporte = a esse de George. nao comesei a faser ele ainda porque eu vou começar pelas peças mais difiseis estou comesando pela balança traseira to agarado no eixo e no rolamento, vcs poderem me ajudar, ficarei muito grato.

Higor, "pelo amor de Deus" esqueça essa coisa de máquina de solda de agua e sal...é muito perigoso, compra um aparelho de solda, peça emprestado, o seu tio deve ter uma.
Mas soldar com água e sal, jamais.

oliveiraideal
17/05/2013, 21:59

higor, perto da sua casa, com certeza deve ter uma oficina que tem uma máquina de solda.. vale mais a pena você conversar com o dono, explicar o "sonho" de fazer o seu kart, e perguntar quanto ele cobra pra te ensinar a soldar e te deixar usar a máquina de solda dele.. sai mais barato, mais fácil e ainda ganha conhecimento!! não faça essa máquina de água e sal que é ilusão! não solda nada opis não tem transformador aumentador de tensão ele só vai acabar te eletrocutando!! Siga os conselhos de quem entende!! abraços!!

D@niel
17/05/2013, 23:13
Boa a ideia da policorte..

oliveiraideal
19/05/2013, 00:07
Boa a ideia da policorte..

cara, comprei uma policorte com angulo por 400 reais, da bosch, tem angulo horizontal e vertical.. essa daí é uma solução sim.. mas existem escolhas com um investimento mínimo..

D@niel
19/05/2013, 21:09
cara, comprei uma policorte com angulo por 400 reais, da bosch, tem angulo horizontal e vertical.. essa daí é uma solução sim.. mas existem escolhas com um investimento mínimo..

Ô parceiro.. verdade, uma policorte boa não precisa ser das mais caras, ainda mais se você não vai usar profissionalmente, apenas pra fazer um hoby.. ta nos meus planos comprar uma nessa faixa de 400 pilas mesmo. mas a ideia do amigo foi muito boa e funcional.