PDA

Ver Versão Completa : Transformar D-20 4x2 em 4X4

Muidoido
04/07/2005, 14:52
Olá galera, sou novo por aqui mas já vou chegar perguntando !!

Estou comprando uma D-20 4X2 cabinada, e gostaria de saber se é possível e se for, como fazer pra transformar ela em 4X4...

cristiano
04/07/2005, 16:06
Tinha um kit da Engesa para colocar nas D20, não sei se vende ainda... inclusive tenho um colega com uma D20 CD 4x4 que está com esse kit....

toyotafoz
05/07/2005, 20:22
Tem um kit desse para venda no www.mercadolivre.com

LeonanFL
07/07/2005, 14:27
Boa tarde amigos........

Entao Muidoido, ter jeito tem, mas eh dificil
Um kit desse da engesa eh mosca branca dos olhos azuis, e eh o unico "plug-and-play" nas D20, e mesmo assim requer algumas adaptaçoes na frente da camionete
Se vc quer saber mais sobre D20, vai em www.picapesgm.com.br, pode ter certeza que vc vai aprender muita coisa lá......

Pequeno jr
07/07/2005, 21:49
Tinha um kit da Engesa para colocar nas D20, não sei se vende ainda... inclusive tenho um colega com uma D20 CD 4x4 que está com esse kit....

Aquela branca do Jeep Club ??

Por falar no Jeep Club, a partir d Quinta q vem volto aos encontros la no Terraço Shopping.

cristiano
08/07/2005, 07:05
Pequeno jr, Exato...

GH
12/07/2005, 10:18
Amigos,
Não vejo dificuldade alguma para transformar uma picape GM em 4x4.
Basta trocar o eixo dianteiro por um de Rural ou de Troller moderno (6 furos, ano 2003 em diante) ou até mesmo de Toyota Bandeirante.
Depois, instalar suspensão de feixes, pode ser os traseiros de S-10 ou de Bonanza ou até mesmo a suspensão do Troller moderno, que seria show, pois usa molas helicoidais.
Eu até pensei em comprar uma picape só para fazer isso, pois já tenho o câmbio (Clark c/transferencia Toyota) e a suspensão do Troller, só falta o eixo.

Mas se alguém se interessar, vendo tudo isso aí :wink:

Walter L. L. Casitta
12/07/2005, 10:46
Eu também não. Da pra fazer com o pé nascosta... :roll:

christian govastki
19/07/2005, 12:33
Andei lendo a respeito na adaptação do 4x4 nas D20 em notei o seguinte:
1- Bitola do eixo dianteiro. Não seria mais interessante que fosse usado o eixo dianteiro da F1000 4x4? Já que as duas tem porte semelhante, mesma capacidade de carga. Então dá para se assumir que a bitola dianteira deve ser bem parecida.
2- Molas - A recomendação era para que fosse usadas as molas do F-350 antigo (anterior a 1972) a dúvida é? é possível achar esta mola em boas condições a um custo razoável ou existe uma outra alternativa(afinal estamos tratando do eixo direcional que envolve diretamente a segurança do veículo? Ainda a respeito não haveria uma forma de manter as molas helicoidais como na F1000? (PS- Não entendo muito de picapes GM, embora já tenha tido uma veraneio 78)

Fernando Figueiredo
21/07/2005, 00:20
Christian,
Eu coloquei esta informação, sobre o feixe de molas do F350. Passei por esse problema, o antigo dono tinha colocado o feixe do F600, 5 cm maior. Paguei 240,00 nas molas mestras e segundas lâminas. Foi encomendar e no dia seguinte instalar. Não dá para manter as molas helicoidais. Quer conforto, procure outro carro. Pois o sistem ficará bruto!

christian govastki
21/07/2005, 09:33
Na bem da verdade, o "carro" que quero comprar é uma Veraneio M, já localizei o carro, era da PCDF, o carro foi reformado parcialmente (descaracterizado, pintura geral, retirada do "chiqueirinho" e feita tapeçaria), mas ainda tem coisas a serem feitas, entre elas tem que dar uma geral na suspensão dianteira, com isto ao invés de gastar na recuperação da suspensão atual (troca de buchas, pivôs, balanças e etc) eu já passaria para 4x4.

Este "carro" ainda rodaria a alcool/gasolina e futuramente passaria ela para diesel.

Voltando a questão do eixo, consultei o manual da F1000/94 4x4 e constatei o seguinte: Eixo Dana 44 - Bitola 1,61m o que fica bem perto do 1,64 da D20, esta pequena diferença poderia ser compensada com espaçadores ou rodas de Off-set mais adequados (solução que perfiro, já que a veranoca está com rodas aro 16), pois acho que um eixo engesa seja mosca branca e pegar um de f75 e alargar vai dar muito trabalho...

Ps: A relação do diferencial dianteiro é 3,07x1

Outra coisa, para os que já tiveram D20, o risco de assalto é muito grande ou é exagerado pelas seguradoras? Estava pensando em colocar um rastreador e fazer seguro apenas contra terceiros...

Luizinho
21/07/2005, 14:18
O eixo da F-1000 não serve porque e articulado. A suspenssão dela (F-1000) e independente, normalmente para adptação de 4x4 na D-20 usa-se eixo rigido. A quem diga que seja possivel adaptar o sistema 4x4 original GM, mas nunca vi e pelo que sei e fragil.

Eu particularmente não entendo o numero de pessoas querendo adaptar D-20, sendo muito mais facil, seguro, confortavel, robusto e com melhor valor de revenda uma F-1000 4x4 original.

Abraço a Todos.

Walter L. L. Casitta
21/07/2005, 14:44
Das pessoas que demonstram interesse em transformar uma D20 4x2 em 4x4, apenas 0,00000000000000000000001% conseguem de teimosos.

christian govastki
21/07/2005, 15:16
O problema é que a Ford do Brasil não tem um carro do porte da Veraneio... a um preço acessível a assalariados. Gostaria muito de poder comprar uma Excursion, mas para mim não dá :lol: .

Luizinho, obrigado pela dica, arrumei um manual do proprietário da F1000 mas não há maiores informações sobre o sistema 4x4 embora ensine a usar a tração no gelo :o . O máximo que daria para fazer com uma F1000 era achar uma extendida e colocar a tração original.

Adaptações na carroceria, na minha opinião, tem resultados piores que na mecânica. Não conheço uma camionete cabinada que o resultado seja próximo de bom, a que chega mais perto são as falecidas XK da Souza Ramos.

Luizinho
21/07/2005, 16:02
Walter,
Tenho certeza disso mas nem como especulação vejo vantagem.

Christian,
Concordo que adaptações de carroceria são pessimas mas no caso da adaptação de 4x4 na D-20 a perda no comportamento dinamico do carro e Muito grande. F-1000 estendida com 4x4 original Ford colocado, ja vi uma (de longe), mas ai não vejo problema pois fica igual ao original que e bem resolvido.
Antes de se aventurar numa empreitada dessas, faça as contas direitinho e veja se não e melhor perder alguma coisa em charme e espaço e comprar uma picape media CD 4x4 pronta.
Os manuais da Ford são pessimos mas tente conseguir o catalogo de peças Ford e Gm e divirta-se com as combinações.
Em tempo, tambem gostaria que a Ford tivesse mais opções a um preço compravel para pobres mortais.

Abraço, sonhando com uma Excursion, Expedition, etc.....

Maurício Vitara
21/07/2005, 16:07
olha só o kit completo a venda

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=30231947

christian govastki
22/07/2005, 10:04
Caro Luizinho, concordo que uma solução "original de fábrica" ou "pacote fechado" é melhor, embora aparentemente saia mais caro mas a longo prazo, com certeza, terei menos dores de cabeça e não entraria no ciclo vicioso da adaptação na adaptação.

Você falou que a perda da dinâmica da D20 4x4 é muito grande, em que aspecto? Esta perda n`~ao seria a elevação da suspensão? Ou deve-se as molas serem elipticas ou ao eixo ser rígido, a combinação dos dois ou a impossibilidade de que seja feito um alinhamento nos parâmetros corretos? Talvez o uso de amortecedores mais adequados (rancho p.ex.) não compensaria esta deficiência.

O problema que vejo nas camionetes médias CD é que os pobres passageiros do banco de trás sempre se lascam em viagens mais longas, talvez as excessões sejam a ranger (embora seu banco seja quase vertical) e a hilux nova, pois as outras, L200, Frontier(brincadeira chamar aquilo de espaço traseiro), Hilux antiga e a própria S10, mais parecem cabines extra-estendida do que dupla. Eu, que não me considero grande (h=175, 85kg) não consegui entrar (com conforto) nem no banco dianteiro da L200 Sport, imagina no banco de trás...

Viajei quase 3000km numa L200 normal no banco de trás, só coube pois o eng. que viajava junto devia ter 1,5m de altura e o banco dele ficava todo avançado, senão era joelho nas costas o tempo todo...

Fiz um trecho da transamazônica numa Band CD...resumindo tinha que ir de lado no banco de trás, além do acesso ser péssimo (além de rídiculo por ser apenas do lado do passageiro)

Para quem acostumou com o espaço da veraneio antiga é uma dureza ter que encarar estas camionetes...

Ontem dei uma pesquisada, a Hilux nova está R$100k, por mais 8k dá para pegar um F250CD...aquilo que é espaço, pena que não tem tração...

Thales Pimenta
22/07/2005, 19:58
Você vai perder em conforto, pois as molas semi-elípticas são bem mais duras e em estabilidade por causa do aumento na altura da suspensão. Meu sonho seria um dessas, mas tem quer ter gosto e paciência...

[]'s

Luizinho
23/07/2005, 09:12
Christian,
Em relação a perda dinâmica que me referi, e um somatorio de fatores:
-Elevação da altura
-Eixo rigido
-Feixes de mola
Não vejo dificuldade de alinhamento se bem instalado o grande problema, que na minha concepção e o grande responsavel pela perda do conjunto, e a utilização de feixes curtos e com muitas molas.
Se voce observar, a tendencia atual para uso de feixes são os mais longos possiveis e com menos molas (vide os caminhões modernos por exemplo), agora temos que considerar que o Kit Engesa foi feito em outra epoca e de la pra ca as coisas evoluiram muito.
Obviamente e possivel melhorar o kit ou instalar algo parecido com o sistema do Engesa 4, mas eu pergunto, vale a pena perder esse tempo?
Voce com certeza deve saber todas as consequencias que uma adaptação pode trazer, sera que voce vai ter saco para isso?
Sei de todas as caracteristicas negativas das pick-ups medias mas elas existem, ja estão prontas e ate funcionam.
Veja, não quero causar polêmica ou contrariar voce ou outros colegas, mesmo porque adoraria ter tempo e dinheiro para fazer veiculos diferentes (ideias nâo faltam, te garanto), mas a realidade e um pouco mais dura.

Abraço, continua sonhando com a Excursion mas graças a Deus andando de Ranger.

Edintruder
24/07/2005, 20:27
Dá uma olhada nesse Link http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=30231947

Luiz Antonio
10/08/2005, 12:02
Muidoido, aqui todas as dicas passo a passo, que foram postadas pelo amigo Ulysses, na transformação de sua Bonanza.

http://www.pickupsgm.com.br/dicas/dica_4x4instalacao01.htm

[]'s esperando ter ajudado

Pequeno jr
12/08/2005, 14:27
Na bem da verdade, o "carro" que quero comprar é uma Veraneio M, já localizei o carro, era da PCDF, o carro foi reformado parcialmente (descaracterizado, pintura geral, retirada do "chiqueirinho" e feita tapeçaria), mas ainda tem coisas a serem feitas, entre elas tem que dar uma geral na suspensão dianteira, com isto ao invés de gastar na recuperação da suspensão atual (troca de buchas, pivôs, balanças e etc) eu já passaria para 4x4.

Este "carro" ainda rodaria a alcool/gasolina e futuramente passaria ela para diesel.

Voltando a questão do eixo, consultei o manual da F1000/94 4x4 e constatei o seguinte: Eixo Dana 44 - Bitola 1,61m o que fica bem perto do 1,64 da D20, esta pequena diferença poderia ser compensada com espaçadores ou rodas de Off-set mais adequados (solução que perfiro, já que a veranoca está com rodas aro 16), pois acho que um eixo engesa seja mosca branca e pegar um de f75 e alargar vai dar muito trabalho...

Ps: A relação do diferencial dianteiro é 3,07x1

Outra coisa, para os que já tiveram D20, o risco de assalto é muito grande ou é exagerado pelas seguradoras? Estava pensando em colocar um rastreador e fazer seguro apenas contra terceiros...

christian,

Se vc souber andar em BSB direito, vou t indicar uma pessoa q reformava e transformava 4 em cada 10 veraneios no centro-oeste. Ele com certeza poderar t indicar.

Você conhece o caminho q vai para a Fercal ? Proximo a Sobradinho ?? .. No caminho para a fercal .. no sentido plano fercal ... 1km apos a fábrica de gelo, do seu lado direito, logo depois dos quebra-molas fica essa oficina q estou t falando. La tem diversas Veraneios

ximenez
12/08/2005, 22:11
Gustavo Heck, Quanto quer por tudo?

ximenez
12/08/2005, 22:13
Desculpe mensagem errada.

Engels Kbça
12/08/2005, 23:52
F-1000 estendida com 4x4 original Ford

Luizinho, não existe F-1000 estendida 4x4 original. Se existisse eu teriam uma. Se conhesse alguém que tenha foi adaptada.

Um abraço.

Engels Kbça
12/08/2005, 23:57
:idea: Muidoido.
Aqui na Bahia, na região Itacaré, tem algumas D20 4x4, que transportam passageiros até Barra Grande. Se conhece alguém na área peça informações.

Um abraço

Luizinho
13/08/2005, 08:44
Engels,

Com certeza foi adaptada.

Abraço.

Edintruder
13/08/2005, 22:39
Citação:

F-1000 estendida com 4x4 original Ford

Luizinho, não existe F-1000 estendida 4x4 original. Se existisse eu teriam uma. Se conhesse alguém que tenha foi adaptada.

Aqui na minha cidade tem uma F-1000 cabine extendida 4x4, branca muito inteira. É caixa grande com 4x4 na palanca. Se não tem original, foi adaptada então.

Engels Kbça
14/08/2005, 06:24
:pensativo: Edintruder :pensativo:
Sempre fui fão das F 1000, meu pai teve algumas, e quando procurava um 4x4 pra comprar a opção numero UM era justamente a F 1000 4x4, com cabine estendida. Estive nas concessionárias Ford lá me informaram que não foi vendida com essa configuração. Depois consultei minha coleção de 4 RODAS e procurei, naquelas paginas de mercado de automoveis, de automóveis novos e também não encontrei. Pesquisei bastante pra afirmar isso. Seria meu carro ideal. :pensativo: Já pensei até em comprar uma F1000 4x4 e trocar a cabine, mas é difícil encontrar a cabine estendida.
Um abração

ULYSSES
21/08/2005, 21:48
Prezado Engels,

eu tb tive uma F-1000 4x4 e simplesmente adorava... qdo precisei de + espaço na cabine, cheguei a considerar a possibilidade de "traçar" uma 4x2 estendida. Desisti por 2 motivos: 1) o espaço no "banco traseiro" é infame, pior que as médias duplas; 2) o chassi é diferente das 4x4 na parte dianteira. Acabei comprando uma Blazer e pronto...

Para vc trocar a cabine de uma 4x4 tb seria complicado, pois o entre-eixos da estendida é maior (ela usa a caçamba normal). Mas a minha vontade de ter uma full-size 4x4 não passou, daí qdo apareceu uma Bonanza no jeito...

Comprei a dita e comecei a pesquisar sobre a transformação. A idéia de colocar o sistema orignal GM foi descartada pela fragilidade do eixo e suspensão dianteiros e tb porque o chassi é diferente.

Procurei então um kit Engesa e depois foi só levar tudo no meca. Acompanhei tudo e virei "expert" no assunto, hehehe... Infelizmente, hoje a menina está à venda, mas estou fazendo tudo para conseguir o $$ que preciso e aí não precisarei me desfazer dela.

O resultado ficou muito legal, igual àquelas blazers americanas tipo Ford Bronco: altona, largona, impõe respeito em qquer lugar. O custo de tudo não foi alto, muuuito menor que trocá-la por uma Blazer 4x4 diesel, por exemplo (que seria o veículo pronto de fábrica mais próximo do que eu tenho hoje).

Uma alternativa, claro, seria ter uma Camper daquelas levantadonas, mas com a Bonanza eu ainda olho elas "de cima" .. :twisted: :twisted:

Abraço!

Engels Kbça
22/08/2005, 21:23
:wink: Caro Ulysses.
Outra opção seria comprar uma F1000 4x4 cabine simples e mandar alongar a cabine, na Tropical, no Paraná. mas fica um pouco caro a transformação. Numa viagem que fiz a Curitiba ví algumas já transformadas por lá.
Mais uma coisa....quanto ta pedindo na sua Bonanza :?: ? Manteve o motor Maxion??

Um abraço

ULYSSES
22/08/2005, 22:55
Engels,

na época (98/99) eu cheguei a pesquisar e encontrei a Tropical. Eu vi uma transformada por eles e o serviço impressionou: parecia de fábrica, até os detalhes de acabamento seguiam o padrão da Ford. Só tinha um probleminha.... a transformação ficava em +- 70% do valor da F-1000 :cry: :cry:

Foi por isso que desisti, a minha intenção era fazer uma "Bonanza" com ela, toda fechada. Ia ficar show, mas era inviável. E se não me engano, eles tinham algumas restrições, tipo a pick-up não poder ter mais que 3 anos de uso e tal.

Na Bonanza eu estou pedindo 37 mil, sujeito a propostas desde que não muito indecentes :mrgreen: Se vc for lá nos Classificados do Fórum tem uma foto dela. Sim, ela está com o S4T, 108 mil rodados, :concordo:

Abraço!

Neubert
02/09/2005, 10:18
O eixo da F-1000 não serve porque e articulado. A suspenssão dela (F-1000) e independente, normalmente para adptação de 4x4 na D-20 usa-se eixo rigido.

Só pra constar, não sei bem o ano, mas sei que a f1000 4x4 de 93 até 95(acho) saia com eicho rígido! mas mesmo assim ainda tem um porém, o fato de ela ser 5 furos, enquanto a gm usa 6!!!

Luizinho
02/09/2005, 11:03
F-1000 nunca usou eixo rigido na dianteira.

Abraço.

zemirto
07/09/2005, 16:50
Amigo, tenho um Kit desses da Engesa que foi tirado de uma D-20 87, se interessar, só falta os freios e o miolo do diferencial, tenho a caixa de tração, o eixo dianteiro com os semi-eixos e os fechos de molas, te faço tudo por 2.500,00, tenho também uma caixa de transferência grande da Engesa(com tração, reduzida e tomada de força), essa te faço R$ 1.500,00. Obrigado e até mais, Zé Mirto

iNsAnE
15/08/2009, 20:33
Já que 4x4 é complicado, pelo menos daria pra por um eixo trazeiro com bloqueio?
Nao aqueles autoblocantes de fabrica, um daqueles que se aciona quando precisa e seja 100%?
Eu tava olhando no site da dana e sairam alguns dana 44 traseiros nessas camionetes, alem dos braseixos.

E aí, que acham voces?

adams
15/08/2009, 20:54
Zanzando pela internet encontrei uma f350 americana 88 modelo semelhante as f1000 93 97.
Detalhe:
Dupla, 4x4, v8 navistar internacional, dupla e caçamba longa....
Estou ate hoje procurando o cara mas não consegui encontrar...
Preta interior vermelho...
Acionamento do 4x4 manual...

Muidoido
22/03/2010, 14:52
Interessante como esse assunto rendeu... Eu acabei indo pelo caminho mais fácil, comprei uma F-75 4x4. :D Mas fiquei com água na boca pela veraneio à álcool. :(

GiovanniP
23/03/2010, 13:41
Caros colegas, meu irmão fez uma adaptação na d20 dele com um kit engesa original, tivemos um pouco de trabalho, mas posso afirmar que ficou muito animal e funciona perfeitamente.
Usamos a CT da BAND.
Não sou muito expert em mecânica, mas posso bucar mais informações técnicas se for ajudar....

RogérioNunes
25/03/2010, 18:26
Sem dúvida a "coceira" que dá fazer um carro diferente não tem limites. Brevemente vou traçar uma D20 cabine dupla duas portas que foi totalmente restaurada, porém, vou fazer também com suspensão 3 links tipo engesa/troler. Por enquanto estou na fase de pesquisa quanto ao eixo que vou utilizar, a transferência será da toyota bandeirantes com reduzida.

RONALDO DE SOUSA CARVALHO
14/10/2013, 01:45
amigo qd vc transformou sua bonanza em 4x4, ela ficou amarrada para andar na estrada? tipo ainda dava uns 130 km por hora ? o acionamento era feito na roda ou por dentro do veiculo? tinha reduzida? deu muitos problemas a adaptação ndepois?

uvantuil
14/10/2013, 07:22
Já viu as F1000 da policia cabine dupla (acho que ja vi pcsp e outros estados) vi algumas anunciadas ja sendo 4x4, onde teria que ver motor e demais itens, bem como pintura... mas ja teria um sistema 4x4 nativo... pode ser uma opção...

uvantuil
14/10/2013, 07:45
Zanzando pela internet encontrei uma f350 americana 88 modelo semelhante as f1000 93 97.
Detalhe:
Dupla, 4x4, v8 navistar internacional, dupla e caçamba longa....
Estou ate hoje procurando o cara mas não consegui encontrar...
Preta interior vermelho...
Acionamento do 4x4 manual...

Também já vi essa não lembro onde mas você comentando. lembro da imagem...