PDA

Ver Versão Completa : filtro de ar da kombi no bf 161



benderrr
16/01/2012, 15:10
alguem poderia me dizer se fica bom colocar o filtro de ar da kombi no velho bf .. estive vendo topicos antigos , eles infelizmente nao dizem mtoo e nao mostrao fotos se alguem tiver algumas fotos seria interessante

tuna
16/01/2012, 15:21
Fala Benderrr, eu uso no Falcon 3.600, com carburação simples, instalei no paralama tranquilo e o filtro dá conta do recado, além de ter ficado de fácil acesso, bem vedado, fácil pra puxar um snorkel, e o elemento é barato, num lembro quanto agora, porque faz tempo pacarai que troquei a última vez, mas é barato

jkdaniels
16/01/2012, 15:31
Amigo, a mangueira de ligação dessa tua foto, ela já vem com o filtro ou é de algum outro carro? Gostei desse, acho q vou colocar um na minha rural com bf-161, faz tempo que quero tirar o original que vive melando de óleo.

tuna
16/01/2012, 15:45
jkdaniels, essa mufla aí se não me engano é da blazer, tava dando sopa na oficina e eu catei, mas é mole-mole pra fazer com tubo de borracha...

jkdaniels
16/01/2012, 16:32
Bah! Show de bola, adeus filtro a óleo, só serve pra atirar porcaria pra dentro do carburador.

Abração!

ARINALDO ELOI
17/01/2012, 10:42
Olá pessoal. Gostaria de ler a opinião de alguem com mais conhecimentos tecnicos sobre o assunto. Sendo um curioso conhecido como "fazquasetudo", levanto a seguinte hipótese: A quantidade de ar "arrastado" para a camara de combustão do BF é diferente da quantidade necessaria ao funcionamento do motor da Kombi. Sendo assim, duas coisas podem acontecer ao meu ver quando esse filtro for adaptado no BF. 1- O elemento filtrante trabalhará saturado devido a quantidade de ar que passará pelos microporos do mesmo, levando a crer que o motor trabalhará "esguelado", necessitando de mais ar do que esta passando pelo filtro. 2- Considerando que essa passagem de ar pelo filtro será sempre insuficiente, não é o mesmo que dizer que a queima de combustivel será sempre maior do que a necessária, já que será como andar sempre com o afogador semi-acionado? Como esse motor já é conhecidamente beberrão, é uma questão a ser considerada. No mais é claro que é muito mais pratico. O velho filtro a oleo é uma dor de cabeça constante. Desculpem a intromissão mas é levantando questões que forçamos as cacholas a descobrirem falhas e consequentemente soluções para melhorarem nossos amados Jeepões. Um abraço a todos.

tuna
17/01/2012, 10:50
funciona no 3.600cc muito folgado, por quê não funcionaria no 2.600cc?

TTVANELI
17/01/2012, 11:51
Amigo, eu também estava pensando em colocar o Filtro de ar da kombi no meu BF, mas quando fui comprar, eu vi o da "Ford Pampa". É um pouco maior e filtra bem mais. Coloquei no meu BF e ficou nota 1000. Bonito e de fácil adaptação. Eu utilizei aquelas mangueiras de conduintes elétricos (sanfonada) que é anti-chamas. Já faz 1 ano que adaptei e tá do mesmo jeito.
Gastei R$ 60,00 (40,00 no filtro com o refil + 10,00 do suporte + 10 com mangueira, parafusos e presílias).

Se vc quiser eu posto fotos.

Um abraço

antonio umino
17/01/2012, 12:18
TTVANELI... Posta fotos. assim fica melhor pra gente ver como ficoú.
Ok. abçs

M-Beltrame
17/01/2012, 12:29
Coloca umas fotitas ae para nos vermos.



T+

Renan Folly
17/01/2012, 18:47
na minha f75 coloquei um filtro de gol antigo (refrigerado a ar) e ficou muito bom, ele aguenta bem o motor. foi só adaptar o pé, ele fica acima do carburador e se parece com o original que era o que eu queria.

johnnyjeepeirosp
18/01/2012, 00:13
coloquei o filtro de ar da kombi...
o motor eh um 2.6 gasolina...
nao ficou esgoelado...
desencanei desta preocupaçao ao medir a area do meu velho filtro ( original do motor ford OHC 2.3 ) e comparar c a area do filtro da kombi ... este ultimo tem uma area bem maior ...
o jeep de um amigo ta c esta configuraçao e passou de primeira na inspeçao veicular da controlar ( sp ) ...
fica minha contribuiçao
abraço a todos...

TTVANELI
18/01/2012, 22:16
Olá amigos, segue abaixo as fotos que tirei do filtro da Ford Pampa adaptado no meu BF161.
Eu também pensei em colocar o da Kombi, mas comparei bem e sem dúvidas optei por este. O resultado foi ótimo. :concordo:
Usei apenas as pontas da borracha da própria Pampa coladas com silicone em um mangote de conduinte elétrico, desses anti-chamas encontrados em lojas de materias de contrução ou materiais elétricos.

Espero ter ajudado.

Um abraço à todos.

NMiller
18/01/2012, 23:39
Ficou muito maneiro TTVANELI!:palmas:
Estou tenatndo melhorar o filtro de ar, na verdade nem sei qual está instalado atualmente, mas sei que é uma M......
O carro tem GNV e com o filtro precário a mistura fica pobre e fica difícil de regular o bicho no GNV...
Como comprei o Jeep e pouco tempo, estou resolvendo um problema de cada vez e gostei da sugestão do filtro de ar da pampa.
Mais uma boa dica deste forum!

jkdaniels
19/01/2012, 10:08
TTVANELI, me tira uma duvida: a mangueira que vai no topo do carburador, veio com o filtro ou tu comprasse separada?

TTVANELI
19/01/2012, 11:02
Nelson Miller...
...Se o problema no seu Jeep for a mistura pobre, pode adaptar o filtro da Pampa mesmo que ele é muito mais eficiente que o da Kombi. Garanto que vc vai sentir muita diferença no funcionamento do seu Jeep.
Observe também, que a boca do filtro fica em um lugar muito bom, em cima do para-lama, onde fica protegida da poeira levantada pelas rodas e muito menos bate água.
Tá aprovado!!!

jkdaniels...
...essa mangueira (borracha) presa ao carburador veio com o filtro quando comprei. Estava garrado nele, então acredito que seja da Pampa mesmo. Como ela não fazia a curva certinho para encaixar, eu cortei e aproveitei somente as pontas (uma encaixada no carburador e a outra encaixada no filtro). Utilizei bastante silicone e encaixei a manueira de conduinte elétrico mais ou menos 5cm por dentro da boracha. Aguentou legal e já faz mais de ano que está assim.

O único problema é para tirar o filtro (Refil), pois como ele é comprido, é preciso soltar o suporte, mas é muito fácil fazer isso. Pode colocar ele inclinado numa posição que dê pra tirar, mas eu preferi colocá-lo retinho por questão de estética.

Não tive mais problema com filtro de ar.

Um abraço aos amigos

Bercan
19/01/2012, 11:18
gostei desta ideia do filtro da pampa..... mas o problema pra quem ainda tem o sistema com platinado q parece q o espaço fica bem reduzido.... o q vai dificultar as regulagens e trocas de platinado e condensador.......

sera q daria pra colocar o filtro por baixo do suporte da bateria????

abraço!!!

TTVANELI
19/01/2012, 11:39
Bercan...

Não vai caber não...
Mas se vc não tiver hidovácuo , ele cabe do outro lado.
Mas também não ocupa tanto espaço assim. Dá pra mecher no distribuidor tranquilo.
Se quizer dá pra colocar ele mais próxomo ao para-lama ou até mesmo mais baixo ou mais alto.

Na verdade, vai pensando aí em trocar essa ignição. Platinado é complicado.

um abraço

Bercan
19/01/2012, 11:55
Rapaz.... sistema a platinado so e complicado quando esta bagunçado, ou cheio de gambi.... meu motor funciona como um relóginho..... mas ja tenho um GM-151 com ignição na garagem esperando tempo ($$$)

mas quanto ao filtro, valeu pela dica ...... eu ate tenho um do corcel guardado.... mas pelo q vi no farum deve estrangular o bf.....

vou mesmo correr atras de um da pampa!!!

abraço!!

TTVANELI
19/01/2012, 12:12
Pode investir Matheus...

Fica bom.

Um abraço

Marcio Rossetto
19/01/2012, 22:12
Bercan , no meu uso o filtro do pampa e esta instalado bem cima do motor , inclusive os 2 parafusos da tampa de valvula prendem o filtro, um terceiro prende perto do filtro de óleo .Depois posto fotos ...





Rapaz.... sistema a platinado so e complicado quando esta bagunçado, ou cheio de gambi.... meu motor funciona como um relóginho..... mas ja tenho um GM-151 com ignição na garagem esperando tempo ($$$)

mas quanto ao filtro, valeu pela dica ...... eu ate tenho um do corcel guardado.... mas pelo q vi no farum deve estrangular o bf.....

vou mesmo correr atras de um da pampa!!!

abraço!!

Guilherme Kyrillos
20/01/2012, 02:04
Pessoal, saudações.
Tratando-se de um jipe para fazer trilha, considero que o filtro de ar deva estar instalado em local protegido de água, por isso alguns instalam snorkel.
Pensando assim, em meus dois CJ5 instalei um filtro de ar do UNO/PÁLIO entre o painel e a parede de fogo.
No primeiro CJ ficou enfrente ao banco do motorista, entre a coluna de direção e a lateral do jipe, e do lado da pedaleira. No segundo, nessa mesma posição, só que do lado do carona.
No primeiro o motor era um GM151 4cc, e no segundo é GM 4.1 6cc. Em nenhum deles ficou estrangulado.
Lembro que o elemento filtrante é baratinho, FICA exremamente protegido da água e da ação da poeira, dando uma vida mais longa ao elemento.
[ ] S

Bercan
20/01/2012, 08:21
Bercan , no meu uso o filtro do pampa e esta instalado bem cima do motor , inclusive os 2 parafusos da tampa de valvula prendem o filtro, um terceiro prende perto do filtro de óleo .Depois posto fotos ...


valew.... boa ideia, estilo o filtro dos OHC Georgia.... bota as fotos ai!!!


abraço!!!

abraço!!!

Pablo.pinto2007
24/01/2012, 15:34
Bem, parece brincadeira, ontem tirei o filtro ar que tinha instalado da kombi. Realmente, estava estrangulando, mas o meu problema é que o filtro que estava usando era o de dupla carburacao, então, realmente fica pouco o ar. Mas acho que se usar o filtro de um carburador só, deve ficar bom sim.
Abraços à todos.

Alex-RJ
25/01/2012, 00:20
testa a mudança de filtro, e vai ver a mudança.

jkdaniels
06/02/2012, 11:42
E aí galera? Posso botar o filtro da kombi então? Pq aquele filtro da pampa conforme as fotos do nosso amigo eu não to achando aqui na minha região.

Abraço!

Boudeville
07/02/2012, 22:56
Eu uso o filtro de Ar do Uno, não tenho reclamação

jkdaniels
25/03/2012, 16:37
Aí galera, minha adaptação: filtro de ar da pampa com a mangueira do mesmo cortada para caber no gargalo do carburador. Andei hoje e ficou 10, o motor parece q tá puxando melhor.
338031338032338033

NMiller
09/01/2013, 12:20
Olá Galera,
Segue a contribuição! Gostei do resultado no GNV ficou outro Jeep, antes era uma embolação só usando GNV!
Foto antes com filtro tipo panela e depois com as gambi para instalar o filtro de ar da kombi.
abç8--)
388866388867388868388869388870388871

juleymar73
09/01/2013, 23:47
Olá Galera,
Segue a contribuição! Gostei do resultado no GNV ficou outro Jeep, antes era uma embolação só usando GNV!
Foto antes com filtro tipo panela e depois com as gambi para instalar o filtro de ar da kombi.
abç8--)
388866388867388868388869388870388871

ola Nelson , ficou show de bola ein , que mangueira e essa que vc usou pra fazer a ligação do filtro ao carburador?

NMiller
10/01/2013, 00:14
Blz Juleymar!
A história á seguinte:
Quando consegui o filtro na concessionária de Jeep (ferro velho) fiquei pensando na posição e onde caberia. Quando escolhi a posição do filtro, fiquei pensando na mangueira...ui! Parti para net até ver uma que o formato agradasse uiuuiui!!
É uma mangueira de Brasilia/kombi mesmo. Segue o link de uma loja que vende do mesmo modelo, mas quando fui nesta loja vi que parecia um material meio "fraco".... NAFIL Auto-Peças (http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=22030)
Daí procurei em outra loja a mesma mangueira e tinha com material melhor, borracha melhor (esta outra loja não tem site e só trabalha com borrachas.
Note que ficou faltando um tiquinho para ligá-la direto do filtro de ar ao carbura, então um Jeepeiro torneiro meu amigo fez uma solda e ainda deu um gralzinho. (última foto). O único "inconveniente" é que a mangueira entra meio apertada no carbura, mas nada que a braçadeira não resolvesse.

juleymar73
11/01/2013, 00:51
Blz Juleymar!
A história á seguinte:
Quando consegui o filtro na concessionária de Jeep (ferro velho) fiquei pensando na posição e onde caberia. Quando escolhi a posição do filtro, fiquei pensando na mangueira...ui! Parti para net até ver uma que o formato agradasse uiuuiui!!
É uma mangueira de Brasilia/kombi mesmo. Segue o link de uma loja que vende do mesmo modelo, mas quando fui nesta loja vi que parecia um material meio "fraco".... NAFIL Auto-Peças (http://www.nafil.com.br/detalhes.php?id=22030)
Daí procurei em outra loja a mesma mangueira e tinha com material melhor, borracha melhor (esta outra loja não tem site e só trabalha com borrachas.
Note que ficou faltando um tiquinho para ligá-la direto do filtro de ar ao carbura, então um Jeepeiro torneiro meu amigo fez uma solda e ainda deu um gralzinho. (última foto). O único "inconveniente" é que a mangueira entra meio apertada no carbura, mas nada que a braçadeira não resolvesse.

Então NElson , eu vi ali na ultima foto a emenda , mais ficou muinto bom , mais me diga a diferença de resistencia da mangueira deve deve ser a marca , se vc puder dra uma olhada pra mim na marca ficarei grato ,
obrigado.

NMiller
15/01/2013, 18:13
Então NElson , eu vi ali na ultima foto a emenda , mais ficou muinto bom , mais me diga a diferença de resistencia da mangueira deve deve ser a marca , se vc puder dra uma olhada pra mim na marca ficarei grato ,
obrigado.

Oooo Amigo Juleymar,
Infelizmente não há marca escrita na mangueira! Olhei a mangueira de perto! ui, ui:oops: e a embalagem já se foi!
Vou tentar ir na loja que me vendeu ver a marca da mangueira...
Abraços.

juleymar73
16/01/2013, 00:46
Oooo Amigo Juleymar,
Infelizmente não há marca escrita na mangueira! Olhei a mangueira de perto! ui, ui:oops: e a embalagem já se foi!
Vou tentar ir na loja que me vendeu ver a marca da mangueira...
Abraços.
Valew Nelson , se conseguir posta aqui que eu to de olho , vou adaptar esse filtro pois ele alen de ficar bonito facilita adapta'~ao do snorkel .

abraço.

Endrigo
05/04/2013, 10:11
Mais uma sugestão de configuração usando filtro de Kombi . Ficou muito melhor o desempenho que com o original a óleo , não fiz furo pra suporte usei um já existente ( usei cinta furada e um parafuso) , dá pra fechar a saída de gases de óleo e ligar na entrada do filtro ja que a carcaça dele tem uma pra isso mesmo. Posição não atrapalha em caso de mecher no distribuidor ...o antichama é do ap usei peças que tinha em casa..enfim meus 10cents!


404455404456404457

Fabbo
05/04/2013, 10:41
Eu usei da Kombi e não funcionava, ficava muito travado, mas era pro motor Falcon, no motor BF acho q não tem erro, qq filtrinho ali ja faz o serviço;

Pablo.pinto2007
05/04/2013, 20:13
Sei não viu... esses dois últimos colegas utilizam o filtro da kombi de dois carburadores (não sei se tem diferença), mas no começo do tópico tem filtro se dizendo de kombi que é diferente desses últimos, se é que estão me entendendo...

Só digo uma coisa no meu motor AP ficou estrangulando no segundo estágio, que exige uma quantidade de ar muito superior... deve ser por isso que nos BF's não tem problema, pois o carbura é de um estágio só!!! Eu mandei reabrir a boca de saída do filtro, mas não teve jeito... a única vantagem que vi na minha instalação é que como não gosto de snorkel (acho feio para o CJ-3A), instalei ele na parde do corta fogo, porém atrás do para-lama (tive até que cortar um pouco do para lama pra ele entrar, e a boca onde coleta o ar fiz um buraco pra dentro da cabine e vedei tudo com silicone ao redor da boca, assim haveria um risco de entrar água sim, mas só se o jeep ficasse parado dentro de uma água muito funda... pra lama nunca tive problema, aliás nunca tive problema com água... mas só tem um incômodo, o barulho dentro do jeep... que já não é pouco, aumenta ainda mais com aquela zuada de ar entrando no filtro... shiiiiiiiiiiiiiiii o tempo todo, às vezes até agrada o intrépido motorista tarado em barulho de motor, mas na verdade incomodava mais que agradava...

Hoje utilizo um daqueles filtros esportivos cônicos de bom diâmetro... sei que corro risco de sujeira mas da mesma forma coloquei pra dentro da cabine e num local mais alto, bem mais alto... assim não corro o risco que corria de entrar água no piso e o motor aspirar!!!

PS.: o filtro que me refiro que usava é o mesmo do Miller e do Endrigo... Ah e esses filtros tem um suporte supimpa, o Miller está utilizando... é fácil de colocar, 4 parafusos e se colocar na parede do corta fogo faz como eu, joga a boca pra dentro do jeep... assim evita o snorkel... ou então deixa o buraco preparado (tampado com alguma coisa - borracha, pedaço de chinela havaiana cortada no molde, enfim) e quando for pra água / lama é só afrouchar a abraçadeira e virar a boca do filtro pra dentro do jeep... simples...

Forte abraços e parabens pelas adaptações!

Pablo

Pablo.pinto2007
05/04/2013, 20:21
Ah e existe no mercado de mangueiras, lojas especializadas (em toda capital deve ter, se aqui tem... então)... mangueira para vácuo, que é tipo aquelas de piscina mesmo, só que não azuis e não naquele diâmetro, são mais grossas e tem de todo diâmetro... eu confesso que no meu carburador não entrou certinho, mediante mufla, fiz uns calços e meti silicone resolvendo esse problema... essa mangueira é muito utilizada em snorkels mais caseiros, aquela turma de limpa fossas (caminhões de esgoto) usa bastante... qualquer coisa é só abordar os caras que eles sabem onde vende, pois eles sempre têm que repor aquelas mangueiras (ou um simples telefonema resolve)... ou em lojas de mangueiras industriais... também deve encontrar!!!

Assim qualquer distância é um mero detalhe!!!

Abraços!!!

Pablo

Endrigo
06/04/2013, 11:36
pois é. cada aplicação exige uma solução como eu não faço trilha pra mim ficou bom. Quanto ao motor de AP ficar estrangulado tem lógica pois o AP mesmo sendo 1.8 vs 2.6 exige mais ar que o BF pois é a alcool e tem compressão bem maior ( 11 : 1 ) contra ( 7,5 :1).
Fora o giro do AP que da torque máximo se não me engano lá pelos 3000 rpm e o BFão em 2000 RPM..talvez o BF numa rotação bem mais alta até de "nariz entupido" .Embora esteja tudo em dia não tenho coragem nem na garagem de esticar o véio pra ver se guenta ..pra que né?

tuna
08/04/2013, 11:38
Sei não viu... esses dois últimos colegas utilizam o filtro da kombi de dois carburadores (não sei se tem diferença), mas no começo do tópico tem filtro se dizendo de kombi que é diferente desses últimos, se é que estão me entendendo...

Pablo


Pois é amigão EU ESTOU te entendendo, quem não está entendendo é você...

A única foto no começo do tópico é minha, e quem é vc. pra vim me dizer que o meu filtro de ar não é da kombi?

Filtro Ar Motor ( Sem Elemento): Kombi Clipper, Kombi Diesel - R$ 180,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475463460-filtro-ar-motor-sem-elemento-kombi-clipper-kombi-diesel-_JM)

quantos tipos de motor a kombi tem? há quantos anos ela está em produção?

Num vem falar que meu filtro tá se dizendo da kombi não... ele é dá kombi, eu num venho aqui dar informação errada...

[]´s

Pablo.pinto2007
09/04/2013, 03:54
Pois é amigão EU ESTOU te entendendo, quem não está entendendo é você...

A única foto no começo do tópico é minha, e quem é vc. pra vim me dizer que o meu filtro de ar não é da kombi?

Filtro Ar Motor ( Sem Elemento): Kombi Clipper, Kombi Diesel - R$ 180,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-475463460-filtro-ar-motor-sem-elemento-kombi-clipper-kombi-diesel-_JM)

quantos tipos de motor a kombi tem? há quantos anos ela está em produção?

Num vem falar que meu filtro tá se dizendo da kombi não... ele é dá kombi, eu num venho aqui dar informação errada...

[]´s

Olá Tuna, quando eu digo "se diz" é porque existem alguns modelos de filtros de ar de kombi... e a kombi saiu com alguns modelos de motores diferentes, embora todos refrigerados a ar, salvo de 2007/08 pra cá (refrigerado a água)... não tive a intensão de denegrir sua imagem de jeito nenhum, nem estava desconfiando de que seu filtro não é da kombi, só que esse seu filtro é diferente, como postei, dos que aparecem por ultimo (nas fotos) no tópico, e que este ultimo é o mesmo que utilizei e não ficou bom... Esse filtro parece ser menor, pois é equipado na kombi que saiu com 2 carburadores e inclusive o elemento filtrante é caríssimo, onde acho que foi você disse que é barato (o do seu modelo)... a última vez que comprei (na verdade só comprei 2 vezes) ele custava 50 reais (eu acho caro pra um filtro de ar, a maioria custa na média de 15,00)... e é por isso que deduzi que ele não é suficiente para puxar um motor AP 1.8, já que a kombi bi-carburada são dois filtros e o motor é 1.6!!!
Explicações a parte, desculpa se vc se sentiu ofendido!!!

Pablo

tuna
09/04/2013, 14:25
Olá Tuna, quando eu digo "se diz" é porque existem alguns modelos de filtros de ar de kombi... e a kombi saiu com alguns modelos de motores diferentes, embora todos refrigerados a ar, salvo de 2007/08 pra cá (refrigerado a água)... não tive a intensão de denegrir sua imagem de jeito nenhum, nem estava desconfiando de que seu filtro não é da kombi, só que esse seu filtro é diferente, como postei, dos que aparecem por ultimo (nas fotos) no tópico, e que este ultimo é o mesmo que utilizei e não ficou bom... Esse filtro parece ser menor, pois é equipado na kombi que saiu com 2 carburadores e inclusive o elemento filtrante é caríssimo, onde acho que foi você disse que é barato (o do seu modelo)... a última vez que comprei (na verdade só comprei 2 vezes) ele custava 50 reais (eu acho caro pra um filtro de ar, a maioria custa na média de 15,00)... e é por isso que deduzi que ele não é suficiente para puxar um motor AP 1.8, já que a kombi bi-carburada são dois filtros e o motor é 1.6!!!
Explicações a parte, desculpa se vc se sentiu ofendido!!!

Pablo


Pablo, acho que me expressei muito mal, depois relendo vi que ficou muito feio e rude o que escrevi, quem deve ter se sentido ofendido foi você, desculpe mas não foi minha intenção também, estamos todos aqui para nos ajudar, trocar nossas experiências, enfim ser um irmandade...

Lembro na década de noventa que uma amigo tinha uma kombi diesel refrigerada a água também, acho que aquele modelo ficou conhecido como "nabo" ou encrenca, dava amolação pra caramba...

Vamo que vamo, força aí na sua reforma, to no mesmo barco, faltando pra mim só a massearia, quer dizer pastifício, ops, rostisseria, não, não FUNILARIA, ah agora sim :mrgreen:

[]´s

juleymar73
09/04/2013, 22:43
Pablo, acho que me expressei muito mal, depois relendo vi que ficou muito feio e rude o que escrevi, quem deve ter se sentido ofendido foi você, desculpe mas não foi minha intenção também, estamos todos aqui para nos ajudar, trocar nossas experiências, enfim ser um irmandade...

Lembro na década de noventa que uma amigo tinha uma kombi diesel refrigerada a água também, acho que aquele modelo ficou conhecido como "nabo" ou encrenca, dava amolação pra caramba...

Vamo que vamo, força aí na sua reforma, to no mesmo barco, faltando pra mim só a massearia, quer dizer pastifício, ops, rostisseria, não, não FUNILARIA, ah agora sim :mrgreen:

[]´s

Tuna , esqueceu da "fibraria" por aqui tem uns lanterneiro que emenda com fibra tambem hehehe.

tuna
10/04/2013, 10:58
Tuna , esqueceu da "fibraria" por aqui tem uns lanterneiro que emenda com fibra tambem hehehe.


Beleza!, vamo incluir a fibraria também, os alargadores e os paralamas são de fibra e precisaram ser "ajustados", servicinho para condenado, pelamordedeus!!! num mexo com aquilo nunca mais :mrgreen:

[]´s

Pablo.pinto2007
10/04/2013, 18:02
Beleza!, vamo incluir a fibraria também, os alargadores e os paralamas são de fibra e precisaram ser "ajustados", servicinho para condenado, pelamordedeus!!! num mexo com aquilo nunca mais :mrgreen:

[]´s


Ok! meu amigo é isso mesmo... vamos que vamos!!!

Abraços!

Pablo

Aquiles Melo
10/09/2014, 11:59
Pessoal, comprei todo o material e fiz a adaptação, só que ainda não testei. Fiquei em dúvida em uma coisa: na saída do filtro de ar, onde a gente coloca a mangueira que vai pro radiador, tem uma saída mais fininha. Pra que serve aquilo? O ideal é eu isolar/tampar? Vi que alguns colocam uma mangueira fina ligando ela à outro lugar, mas não sei onde. Vocês conseguem entender minha dúvida?

Willian Del Piero Rocha
10/09/2014, 12:54
Aquiles ,vc quis dizer a mangueira que vai para o "carburador" e não radiador correto.Se eu não estiver enganado aquela saída fininha era onde ligava a mangueira que sai do respiro do motor(respiro do óleo). No meu BF eu amassei ela, deixei sem função.

Ian Jeep
10/09/2014, 12:57
Pessoal, comprei todo o material e fiz a adaptação, só que ainda não testei. Fiquei em dúvida em uma coisa: na saída do filtro de ar, onde a gente coloca a mangueira que vai pro radiador, tem uma saída mais fininha. Pra que serve aquilo? O ideal é eu isolar/tampar? Vi que alguns colocam uma mangueira fina ligando ela à outro lugar, mas não sei onde. Vocês conseguem entender minha dúvida?

Não entendi muito bem, mas vamos la.

A mangueira q se refere é a do ladrão do radiador, q sai do lado da tampa e vai la pra baixo?
477038

Se for isso, ela não tem nenhuma ligação com o filtro de ar.

Apenas quando se usa um vaso expansor, é q se faz uso da mangueira e isola a tampa ou não.
477039

Não sei se era isso q vc queria saber.

Abraços

Ian Jeep
10/09/2014, 13:01
Aquiles ,vc quis dizer a mangueira que vai para o "carburador" e não radiador correto.Se eu não estiver enganado aquela saída fininha era onde ligava a mangueira que sai do respiro do motor(respiro do óleo). No meu BF eu amassei ela, deixei sem função.

Nossa, era carburador mesmo :parede:

Aquiles Melo
11/09/2014, 00:38
Desculpem a confusão. É justamente esse respiro, na saída do filtro de ar, próximo de onde a gente liga a mangueira que vai ao carburador. Esse respiro de óleo, se eu não quiser utilizar, eu posso tampar ele sem problemas? Ou devo deixar aberto?

Willian Del Piero Rocha
11/09/2014, 08:22
Deve tampar ,se não vai entrar ar para o carburador sem passar pelo filtro.

Willian Del Piero Rocha
11/09/2014, 15:02
Somente um alerta,comprei a mangueira do filtro de ar da Kombi ,marca GONEL ,e não consegui encaixar no carburador de jeito nenhum ,já tinham falado que entrava forçado ,mas essa não entrou nem com reza ,mergulhei na água fervendo para amaciar ,não adiantou ,esquentei no fogo ,também não foi ,até vaselina liquida passei na mangueira e não adiantou ,acabei fazendo um corte na lateral(depois colocava uma fita)e nem assim foi .O bocal dela é muito duro ,não expande ,vou ter que voltar para gambiara ,ou vou tentar comprar uma no ferro velho ,talvez já venha amaciada. 52,00 reais jogado fora.

william_1966
11/09/2014, 21:09
Pessoal, e quanto a esse filtro aqui: g477164




Modelo "mosca", edelbrock, tem algum problema instalar, sendo que não faço trilha?

Willian Del Piero Rocha
11/09/2014, 21:41
Não conheço ,mas parece com aqueles cônicos esportivos ,já debateram sobre eles no fórum ,não sei em qual tópico ,muitos usam ,só sei que ele é avesso à água ,se passar em áreas alagadas ou poças grandes que espirem água por dentro do motor ,ele vai sugar .Se não faz trilha e não pega muita poeira ,acho que não tem problema ,não sei quanto a vazão.

eder martins
12/09/2014, 14:27
Não conheço ,mas parece com aqueles cônicos esportivos ,já debateram sobre eles no fórum ,não sei em qual tópico ,muitos usam ,só sei que ele é avesso à água ,se passar em áreas alagadas ou poças grandes que espirem água por dentro do motor ,ele vai sugar .Se não faz trilha e não pega muita poeira ,acho que não tem problema ,não sei quanto a vazão.
pensando nos esportivos sera que deixa passar sugeira para dentro motor mesmo ou e exageiro de alguns?

Willian Del Piero Rocha
12/09/2014, 16:40
Os filtros esportivos foram feitos para veículos que rodam mais no asfalto ,onde é mais difícil pegar poeira ,sujeiras, etc .

william_1966
12/09/2014, 17:26
Só se fizer igual a subaru no WRC, colocar uma "meia fina" no filtro, pra ajudar na filtragem...

Willian Del Piero Rocha
12/09/2014, 18:09
É isso ai xará ,a meia fina evita partículas maiores ,mas também lembre-se que ali é um carro de competição ,que vão tentar tirar o máximo possível do motor e se danificarem ,eles tem patrocinadores para bancar , ,eu não tenho ,prefiro proteger o motor ,até porque é um BF ,um filtro esportivo não fará milagres.

eder martins
12/09/2014, 18:52
Entao qual seria uma boa opção tirando esse de kombi e pampa q ocupam muito espaço

Willian Del Piero Rocha
12/09/2014, 21:21
Eder ,uma das vantagens do Jeep é justamente o grande espaço no cofre do motor para fazermos nossas adaptações ,mas se acha que ocupa muito espaço ,alguns utilizam aqueles de opala que ficam em cima do carburador.
Segue um modelo apenas para exemplo .
Filtro De Ar,carcaça,opala,caravan Alcohol - R$ 100,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587909311-filtro-de-arcarcacaopalacaravan-alcohol-_JM)

eder martins
12/09/2014, 22:02
Interessante mas custa isso tudo mesmo ?? Aki na cidade o pessoal tem falado no de fusca será cabe fica bom?? Sei la mas fusca acho que nao neh kkkk

juleymar
12/09/2014, 22:53
Eder ,uma das vantagens do Jeep é justamente o grande espaço no cofre do motor para fazermos nossas adaptações ,mas se acha que ocupa muito espaço ,alguns utilizam aqueles de opala que ficam em cima do carburador.
Segue um modelo apenas para exemplo .
Filtro De Ar,carcaça,opala,caravan Alcohol - R$ 100,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-587909311-filtro-de-arcarcacaopalacaravan-alcohol-_JM)
Willian no meu BF adaptei um desses ficou bom o elemento e barato , so tive trabalho pra encaixar no velho DFV pois e mais largo o bocal da caixa de filtro do Opala ,
abraço.

Ian Jeep
13/09/2014, 01:53
Pessoal, e quanto a esse filtro aqui:
477164




Modelo "mosca", edelbrock, tem algum problema instalar, sendo que não faço trilha?

Eu sou loco por um filtro desses, mas ele combina mais com hot roads onde o motor ficam a mostra etals, geralmente é para motores V8 e a edelbrock é uma empresa conceituada e conhecida pela qualidade dos produtos.
Tmb uso o do opala.

477250

Vi uma foto e gostei do modelo, mas não sei de q carro é. parece corcel 2 ou Gol antigo.

477251

Abraços

Bercan
13/09/2014, 08:47
Eu sou loco por um filtro desses, mas ele combina mais com hot roads onde o motor ficam a mostra etals, geralmente é para motores V8 e a edelbrock é uma empresa conceituada e conhecida pela qualidade dos produtos.
Tmb uso o do opala.

477250

Vi uma foto e gostei do modelo, mas não sei de q carro é. parece corcel 2 ou Gol antigo.

477251

Abraços

Gostei do 2 modelo. Parece do gol bx. Sera q da conta do bf?

douglasfrener
13/09/2014, 12:52
eu uso da pampa, serve muito bem e não me trouxe problemas até agora.

477258

Bercan
20/10/2014, 08:55
Eu utilizei por muito tempo o do Corcel I, utilizava o filtro original banhado a óleo e quando passei pro do Corcel percebi uma melhora significativa, mas não sabia eu que meu bf estava amarrado.

Neste final de semana, andando pelo ferro velho de um amigo, me deparei com uma Pampa motor AP, perguntei pelo filtro e ele disse R$ 40,00. Não pensei 2x e comprei para substituir o do Corcel.

Meus amigos, a diferença é GIGANTE. Para contribuir, seguem fotos do novo filtro instalado e foto comparativa do elemento do filtro do Corcel x Pampa AP. Tive que instalar do lado direito pois do outro lado está fixado o relé do guincho.

Alguém ia utiliza o respiro da tampa de válvula do BF ligado ao filtro de ar?

fabiogaucho
20/10/2014, 23:15
Eu utilizei por muito tempo o do Corcel I, utilizava o filtro original banhado a óleo e quando passei pro do Corcel percebi uma melhora significativa, mas não sabia eu que meu bf estava amarrado.

Neste final de semana, andando pelo ferro velho de um amigo, me deparei com uma Pampa motor AP, perguntei pelo filtro e ele disse R$ 40,00. Não pensei 2x e comprei para substituir o do Corcel.

Meus amigos, a diferença é GIGANTE. Para contribuir, seguem fotos do novo filtro instalado e foto comparativa do elemento do filtro do Corcel x Pampa AP. Tive que instalar do lado direito pois do outro lado está fixado o relé do guincho.

Alguém ia utiliza o respiro da tampa de válvula do BF ligado ao filtro de ar?

ola bercam, vc ja me deu a dica de qual ignição comprar e deu certo, então la vou eu te incomodar de novo....estes dias visitei um ferro velho para procurar um filtro para o velho bfão, que ainda tem o original a óleo. O cara me mostrou um filtro exatamante como este que vc tem na foto que é da pampa ap, só que o cara me pedio 100 reais....o filtro está bom mas sera que vale tudo isto?

juleymar
20/10/2014, 23:36
Eu utilizei por muito tempo o do Corcel I, utilizava o filtro original banhado a óleo e quando passei pro do Corcel percebi uma melhora significativa, mas não sabia eu que meu bf estava amarrado.

Neste final de semana, andando pelo ferro velho de um amigo, me deparei com uma Pampa motor AP, perguntei pelo filtro e ele disse R$ 40,00. Não pensei 2x e comprei para substituir o do Corcel.

Meus amigos, a diferença é GIGANTE. Para contribuir, seguem fotos do novo filtro instalado e foto comparativa do elemento do filtro do Corcel x Pampa AP. Tive que instalar do lado direito pois do outro lado está fixado o relé do guincho.

Alguém ia utiliza o respiro da tampa de válvula do BF ligado ao filtro de ar?
Ola amigo Matheus , engraçado eu estive em Mantena em um ferro velho desmontando um DelRey pra usa a frente em um Pampa ai perguntei se o dono ja tinha desmontado Combi diesel ai ele disse que sim e tinha o filtro jogado pr la ainda ai perguntei se vendia ele disse " me de vinte conto ai e leve ele " kkkkkk conclusão não tive nem como pechinchar , mais eu tive olhado sua foto aqui e vc pos o filtro colado no coletor de escape , acho que nao fica legal pois o ar vai aquecer antes de entrar no motor , e com isso o carro perde potencia , não sei quanto mais perde e pode ser insignificante essa perda mais pro BF pode ser muinto , e por esse motivo que carros com turbo usa intercooler que nada menos e um radiador que esfria o ar depois que ele passa pela turbina que aquecida pela descarga se expande dilatando as moleculas de ar nisso cabendo menos moleculas na camara de explosão , e essas poucas moleculas ja expandidas pelo calor da turbina ao aquecer pela explosão da ignição do combustivel se espandem pouco e isso gera menos potencia que com ar frio , pois o ar frio as moleculas estao mais compactas e cabem mais quantidade delas na camara e na hora da ignição se tem uma expansão maior do ar ou moleculas e com isso mais potencia ,
Obs... na pagina 02 desse topico tem umas fotos desse mesmo filtro adaptado,
abraço

Bercan
21/10/2014, 07:50
ola bercam, vc ja me deu a dica de qual ignição comprar e deu certo, então la vou eu te incomodar de novo....estes dias visitei um ferro velho para procurar um filtro para o velho bfão, que ainda tem o original a óleo. O cara me mostrou um filtro exatamante como este que vc tem na foto que é da pampa ap, só que o cara me pedio 100 reais....o filtro está bom mas sera que vale tudo isto?

Rapaz, comprei barato pois o cara é muito meu amigo e ainda é jeepeiro. Creio que vale sim, mas por 100 tem que ser completo... suporte, 2 presilhas, mangueira e bocal em plástico... só o bocal no ML custa 80,00.

Eu procuro um filtro desses faz tempo, é e bem complicado de encontrar... joga no Google ou ML pra vc ver... não encontra. Se tiver completo vale sim os 100...

Só o elemento custa 41,00, comprei lá em MG.

Bercan
21/10/2014, 08:02
Ola amigo Matheus , engraçado eu estive em Mantena em um ferro velho desmontando um DelRey pra usa a frente em um Pampa ai perguntei se o dono ja tinha desmontado Combi diesel ai ele disse que sim e tinha o filtro jogado pr la ainda ai perguntei se vendia ele disse " me de vinte conto ai e leve ele " kkkkkk conclusão não tive nem como pechinchar , mais eu tive olhado sua foto aqui e vc pos o filtro colado no coletor de escape , acho que nao fica legal pois o ar vai aquecer antes de entrar no motor , e com isso o carro perde potencia , não sei quanto mais perde e pode ser insignificante essa perda mais pro BF pode ser muinto , e por esse motivo que carros com turbo usa intercooler que nada menos e um radiador que esfria o ar depois que ele passa pela turbina que aquecida pela descarga se expande dilatando as moleculas de ar nisso cabendo menos moleculas na camara de explosão , e essas poucas moleculas ja expandidas pelo calor da turbina ao aquecer pela explosão da ignição do combustivel se espandem pouco e isso gera menos potencia que com ar frio , pois o ar frio as moleculas estao mais compactas e cabem mais quantidade delas na camara e na hora da ignição se tem uma expansão maior do ar ou moleculas e com isso mais potencia ,
Obs... na pagina 02 desse topico tem umas fotos desse mesmo filtro adaptado,
abraço

Eu sei, mas como já havia dito, do outro lado tenho o relé do guincho e o reservatório do radiador, e não estou pensando em mudar, ainda mais que se for colocar do outro lado terei que colocar muita mangueira pra levar do filtro até o carburador visto que a saída do filtro ficará para frente e se colocar como na pagina 2 qualquer manutenção no distribuidor e carburador vai ter o trambolho do filtro atrapalhando.

Desta forma que coloquei vai ser mais simples para colocar o snorkel, falta coragem para furar a lata.... ainda estou tentando arrumar um jeito de colocar sem furar a lata. Com Snorkel creio que o problema da captação de ar quente não será um problema...... se bem que dentro do cofre do BF é complicado um local sem ar quente, rsrsrsr.

valeu

Willian Del Piero Rocha
21/10/2014, 09:58
Matheus ,qual é essa mangueira/bocal que está ligada no carburador ,encaixou tranquilo ? Uso o filtro da Kombi e comprei a mangueira nova ,mas não encaixou nem a porrete ,tentei esquentar na água fervendo ,passei vaselina ,e nada ,tive que fazer uma gambiara ,que está lá à uns 3 meses. Com esse bocal que usa acho que ficaria muito bom ,só teria que fazer uma emenda. Abraços.

Bercan
21/10/2014, 10:07
Matheus ,qual é essa mangueira/bocal que está ligada no carburador ,encaixou tranquilo ? Uso o filtro da Kombi e comprei a mangueira nova ,mas não encaixou nem a porrete ,tentei esquentar na água fervendo ,passei vaselina ,e nada ,tive que fazer uma gambiara ,que está lá à uns 3 meses. Com esse bocal que usa acho que ficaria muito bom ,só teria que fazer uma emenda. Abraços.

Esta é a coifa do carburador do Corcel I, encaixe perfeito no carburador original do CJ, ela e bem flexível então a pequena diferença de diâmetro do carburador do corcel e do jeep não atrapalha em nada. Comprei no Ferro Velho (original) por 5,00, mas nas lojas o preço é em media 30,00.

Coifa Filtro Ar Corcel E Belina Okm De Época - R$ 29,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-590700182-coifa-filtro-ar-corcel-e-belina-okm-de-epoca-_JM)

Willian Del Piero Rocha
21/10/2014, 11:41
Beleza meu camarada ,muito obrigado.

juleymar
23/10/2014, 01:00
Eu sei, mas como já havia dito, do outro lado tenho o relé do guincho e o reservatório do radiador, e não estou pensando em mudar, ainda mais que se for colocar do outro lado terei que colocar muita mangueira pra levar do filtro até o carburador visto que a saída do filtro ficará para frente e se colocar como na pagina 2 qualquer manutenção no distribuidor e carburador vai ter o trambolho do filtro atrapalhando.

Desta forma que coloquei vai ser mais simples para colocar o snorkel, falta coragem para furar a lata.... ainda estou tentando arrumar um jeito de colocar sem furar a lata. Com Snorkel creio que o problema da captação de ar quente não será um problema...... se bem que dentro do cofre do BF é complicado um local sem ar quente, rsrsrsr.

valeu
Matheus poie que sim , da um trabalho achar local pra tanta adaptação rsrss mais vc pedo tentar fazer um izolamento com papel aluminio colando no porta filtro entre ele e o coletor , o cofre do velho willys e bem quante mais ai a miimetros do coletor de escape vai ser 4 ou mais vezes quente que em outro local ,
abraço.
abraço.

juleymar
23/10/2014, 01:04
Onten passando em frente uma oficina vi um Uno 1.5 carburado daqueles antigos e o filtro e identico o da Combi diesel se não for o mesmo bem grande do tamanho do filtro do motor MWW 2.8 da S10 deve ficar bom no BF , e a mangueira e bem longa ,
vai uma boa dica pra esse topico,
abraços.

fabiogaucho
24/10/2014, 20:17
Eu utilizei por muito tempo o do Corcel I, utilizava o filtro original banhado a óleo e quando passei pro do Corcel percebi uma melhora significativa, mas não sabia eu que meu bf estava amarrado.

Neste final de semana, andando pelo ferro velho de um amigo, me deparei com uma Pampa motor AP, perguntei pelo filtro e ele disse R$ 40,00. Não pensei 2x e comprei para substituir o do Corcel.

Meus amigos, a diferença é GIGANTE. Para contribuir, seguem fotos do novo filtro instalado e foto comparativa do elemento do filtro do Corcel x Pampa AP. Tive que instalar do lado direito pois do outro lado está fixado o relé do guincho.

Alguém ia utiliza o respiro da tampa de válvula do BF ligado ao filtro de ar?

bercan, se puder postar mais fotos da sua instalação do filtro pegando ângulos diferentes eu agradeço, e antes que eu me esqueça...como vc fez o suporte para o filtro ? usou que materiais ?

Bercan
25/10/2014, 18:41
bercan, se puder postar mais fotos da sua instalação do filtro pegando ângulos diferentes eu agradeço, e antes que eu me esqueça...como vc fez o suporte para o filtro ? usou que materiais ?
amigo, hoje estou mudando, trocando para o outro lado por causa do calor do coletor.. assim que terminar posto mais fotos

Bercan
25/10/2014, 22:08
amigo, hoje estou mudando, trocando para o outro lado por causa do calor do coletor.. assim que terminar posto mais fotos
o suporte é o original da pampa, ele é parafusado. Ainda nao terminei falta ligar ao carburador.

Willian Del Piero Rocha
25/10/2014, 23:36
Fabio ,uso o da Kombi que é similar(redondo) e como não comprei ,ganhei de um mecânico, veio sem o suporte ,eu comprei duas abraçadeiras reguláveis de um tamanho que era adequado ao filtro ,e furei as abraçadeiras e aparafusei no paralamas ,ficou bom .segue fotos para ter uma noção.
481580481581 Bom ,na época a filhota já gostava de mexer no jeep ,hoje está com quase 5 anos e adora o jeep.

fabiogaucho
26/10/2014, 16:33
Fabio ,uso o da Kombi que é similar(redondo) e como não comprei ,ganhei de um mecânico, veio sem o suporte ,eu comprei duas abraçadeiras reguláveis de um tamanho que era adequado ao filtro ,e furei as abraçadeiras e aparafusei no paralamas ,ficou bom .segue fotos para ter uma noção.
481580481581 Bom ,na época a filhota já gostava de mexer no jeep ,hoje está com quase 5 anos e adora o jeep.

willian, eu furei o casco do filtro da pampa e coloquei por dentro uma chapinha com dois parafusos soldados nela, assim os parafusos saem do corpo do filtro e passam em dois furos que fiz no para lamas...também usei borracha entre o filtro e a lata do jeep para evitar que tripide e evitar que possa entrar água pelos furos que fiz, eu coloquei o filtro ao contrario para sugar ar longe de onde possa entrar água e onde seja fácil instalar um snorkel algum dia.(parabéns...filha linda)481629481630481631

fabiogaucho
26/10/2014, 16:36
o suporte é o original da pampa, ele é parafusado. Ainda nao terminei falta ligar ao carburador.

obrigado bercam, ja dei o meu jeitinho pra colocar o filtro

juleymar
26/10/2014, 19:18
o suporte é o original da pampa, ele é parafusado. Ainda nao terminei falta ligar ao carburador.
Matheus ficou bom agora !! os filtros Kombi diesel , Uno 1.5 carburado e Pampa AP ficam muinto bom e bonitos no jeep ,
o da Kombi que comprei vou usar no meu novo projeto Ap diesel 1.6, no que ja tenho vou deixar o filtro do Opala mesmo que ja e 10 vezes melhor que o original ,
abraço.

Juleymar.

Bercan
06/11/2014, 13:40
Segue foto do Filtro depois de instalado.

LucasPereirapt
27/10/2016, 20:32
Olá PESSOAL POR FAVOR ME AJUDE

Eu estou prestes a colocar o filtro de ar da Kombi no meu BF-161, e queria saber se o filtro de ar da Kombi muda o ronco, ou se da o barulho do ar sugando,

Obrigado

Jacimar
28/10/2016, 09:17
Bom dia prezado ! da experiência que tive com filtros de ar no BF, já usei filtro original, cônico, MB608 e agora da Besta, o único que mudou foi o cônico, isso porque não filtra nada . . . dá realmente o barulho de ar sugado, abraço.