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16/01/2012, 11:05
Boa tarde pessoal, tudo bem?
Peço desculpas se estou postando no fórum errado, pois na realidade as dúvidas são referentes à um carro que não é 4x4 (Gol ano 2002).
São algumas situações, então vou enumerá-las para organizar as idéias melhor:
Situação 1) Na realidade, qual a rotação ideal para se trocar a marcha? Por exemplo, haveria algum problema se eu trocar a marcha com uma rotação muito baixa (por exemplo, colocar a segunda e depois de dar uma leve puxada colocar a terceira), como desgaste ou consumo acima do normal?
Situação 2) Na cidade ou na estrada, andar em marcha alta diminui o consumo? Eu tenho o costume de chamar muito pouco o motor para trocar as marchas, usualmente dentro da cidade ando de terceira ou quarta, por exemplo, aos 40 km/h já ando de quarta, e aparentemente não vejo problema algum. Andar com marcha alta para a velocidade, como terceira para 20 km/h e quarta para 30-40km/h causa algum tipo de desgaste excessivo, ou na realidade não há problema e diminui o consumo?
Situação 3) É aconselhável reduzir a marcha somente quando a rotação for compatível com ela, correto? Muitas vezes ao andar de quarta marcha (nada de velocidade muito acima do normal, uns 40-50km/h) e reduzir para a terceira, dá pra sentir que o motor fica com o giro muito elevado, pedindo a quarta. Na realidade o ideal é reduzir bem e depois sim colocar a terceira? Novamente, tem algum problema com relação a consumo e desgaste?
Situação 4) Na pista, quanto maior a velocidade do carro, maior o consumo? Meu carro fazendo 15km/litro, e eu precisando andar 100km, qual gastaria menos? Andando a 80km/h ou a 100km/h? À 80 km/h eu faria o percurso em 75 minutos, ao passo que à 100km/h eu faria o percurso em 60 minutos. Essa redução de 15 minutos faria na realidade eu gastar menos combustível, ou na realidade eu gastaria mais, pelo fato do motor ter trabalhado em uma velocidade maior?
Muito obrigado pela atenção.
Peço desculpas se estou postando no fórum errado, pois na realidade as dúvidas são referentes à um carro que não é 4x4 (Gol ano 2002).
São algumas situações, então vou enumerá-las para organizar as idéias melhor:
Situação 1) Na realidade, qual a rotação ideal para se trocar a marcha? Por exemplo, haveria algum problema se eu trocar a marcha com uma rotação muito baixa (por exemplo, colocar a segunda e depois de dar uma leve puxada colocar a terceira), como desgaste ou consumo acima do normal?
Situação 2) Na cidade ou na estrada, andar em marcha alta diminui o consumo? Eu tenho o costume de chamar muito pouco o motor para trocar as marchas, usualmente dentro da cidade ando de terceira ou quarta, por exemplo, aos 40 km/h já ando de quarta, e aparentemente não vejo problema algum. Andar com marcha alta para a velocidade, como terceira para 20 km/h e quarta para 30-40km/h causa algum tipo de desgaste excessivo, ou na realidade não há problema e diminui o consumo?
Situação 3) É aconselhável reduzir a marcha somente quando a rotação for compatível com ela, correto? Muitas vezes ao andar de quarta marcha (nada de velocidade muito acima do normal, uns 40-50km/h) e reduzir para a terceira, dá pra sentir que o motor fica com o giro muito elevado, pedindo a quarta. Na realidade o ideal é reduzir bem e depois sim colocar a terceira? Novamente, tem algum problema com relação a consumo e desgaste?
Situação 4) Na pista, quanto maior a velocidade do carro, maior o consumo? Meu carro fazendo 15km/litro, e eu precisando andar 100km, qual gastaria menos? Andando a 80km/h ou a 100km/h? À 80 km/h eu faria o percurso em 75 minutos, ao passo que à 100km/h eu faria o percurso em 60 minutos. Essa redução de 15 minutos faria na realidade eu gastar menos combustível, ou na realidade eu gastaria mais, pelo fato do motor ter trabalhado em uma velocidade maior?
Muito obrigado pela atenção.