PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas sobre consumo



Contas
16/01/2012, 11:05
Boa tarde pessoal, tudo bem?

Peço desculpas se estou postando no fórum errado, pois na realidade as dúvidas são referentes à um carro que não é 4x4 (Gol ano 2002).

São algumas situações, então vou enumerá-las para organizar as idéias melhor:

Situação 1) Na realidade, qual a rotação ideal para se trocar a marcha? Por exemplo, haveria algum problema se eu trocar a marcha com uma rotação muito baixa (por exemplo, colocar a segunda e depois de dar uma leve puxada colocar a terceira), como desgaste ou consumo acima do normal?

Situação 2) Na cidade ou na estrada, andar em marcha alta diminui o consumo? Eu tenho o costume de chamar muito pouco o motor para trocar as marchas, usualmente dentro da cidade ando de terceira ou quarta, por exemplo, aos 40 km/h já ando de quarta, e aparentemente não vejo problema algum. Andar com marcha alta para a velocidade, como terceira para 20 km/h e quarta para 30-40km/h causa algum tipo de desgaste excessivo, ou na realidade não há problema e diminui o consumo?

Situação 3) É aconselhável reduzir a marcha somente quando a rotação for compatível com ela, correto? Muitas vezes ao andar de quarta marcha (nada de velocidade muito acima do normal, uns 40-50km/h) e reduzir para a terceira, dá pra sentir que o motor fica com o giro muito elevado, pedindo a quarta. Na realidade o ideal é reduzir bem e depois sim colocar a terceira? Novamente, tem algum problema com relação a consumo e desgaste?

Situação 4) Na pista, quanto maior a velocidade do carro, maior o consumo? Meu carro fazendo 15km/litro, e eu precisando andar 100km, qual gastaria menos? Andando a 80km/h ou a 100km/h? À 80 km/h eu faria o percurso em 75 minutos, ao passo que à 100km/h eu faria o percurso em 60 minutos. Essa redução de 15 minutos faria na realidade eu gastar menos combustível, ou na realidade eu gastaria mais, pelo fato do motor ter trabalhado em uma velocidade maior?

Muito obrigado pela atenção.

Dimasi
16/01/2012, 12:22
Contas
O seu raciocínio de de andar sempre com a mínima rotação no motor é correta para economia ( não para desempenho ). É o chamado método carga, aplicável em motores do ciclo otto ( gasolina, etanol e gnv ). Esse link Best Cars Web Site - Consultrio Tcnico (http://bestcars.uol.com.br/ct/economia.htm) explica o conceito. Esse, faz um teste prático Best Cars Web Site - Servio (http://bestcars.uol.com.br/servico/consumo-1.htm) . Um ex. subir uma serra em quarta a 60km/h com o pé no fundo, gasta menos do que subir a mesma serra tb a 60km/h em terceira com o acelerador em 50%. Andar em baixa rpm não danifica o motor, respeitados os limites. Quando o motor fica parecendo uma batedeira, já passou da hora de reduzir hehehe.
Quanto a economia na estrada, vc mede consumo por km rodado e não por tempo, portanto se vc tem que percorrer 100km, e teu carro faz 9kml/l a 100 km/h, vc gasta uma hora e 11,1 l de combustível, se vc for a 80 km/h e teu carro passa a ter um consumo de 10 km/l, vc gasta 1h e 15 min e 10l de combustível. Isso ocorre pq o maior esforço é para vencer o atrito ( peças móveis, peneus X solo e resistência ao ar ) e essa é uma conta exponencial. Mas a maior economia que vc pode fazer na estrada é moderando o pé na hora das ultrapassagens e retomadas, sempre que possível utilizando o método carga.
abs
Fabiano

Contas
16/01/2012, 13:24
Dimasi, fiquei surpreso com a sua resposta, bem esclarecedora e objetiva.

Muito obrigado, sempre tive dúvida se andar em marcha alta realmente diminuía o consumo e não danificava o motor, agora tenho a confirmação.

Mas eu gostaria de aproveitar e já realizar outra pergunta: em automóveis de ciclo otto, pisar mais no acelerador significa, sempre, que está se gastando mais combustível? Pelo exemplo que você mencionou, parece que não.

Caso a resposta seja muito complicada, não se incomode em responder hehe. Já se for simples, ficaria contente em saber a realidade sobre gastar mais ou não ao pisar no acelerador.

Obrigado novamente.

Abraços

Desnickadu
16/01/2012, 16:08
Método carga é, ao meu ver, balela. Quando acontece o WOT [Wide Open Trottle - borboleta completamente aberta - acelerador no fundo] sabemos que a central desconsidera o sinal da Sonda Lambda e injeta a maior quantidade de combustivel possivel até vc aliviar o pé, portanto não tem como economizar o quer que seja assim. Além disso, quanto mais oscilação no acelerador menos correta será a mistura, todo sistema de injeção funciona muito melhor com aceleração linear e consistente.

@contas
1) Pra economia o ideal é acelerar até o ponto onde a proxima marcha não entre "chocha", o ponto onde vc não perde velocidade na troca de marchas.... por exemplo, passar da segunda pra terceira a 2000 rpm no plano. Eu costumo trocar as marchas [np AP 1.6] quando a proxima entra em 1500rpm mais ou menos.
Isso não danifica nada no carro, assim como andar em rotações elevadas também não danifica.

2) sim. Manter a velocidade de cruzeiro dentro dos pessimos limites que temos no lisarB economiza combustivel. O relação de marcha/velocidade depende muito do carro... existem carros que não conseguem andar a 60km/h de 5ª marcha por ela ser muito longa, mas no nosso caso, como a VW usa cambios estupidamente curtos, isso nos ajuda a economizar nesse cenario sim.
O que não pode é deixar a marcha alta até o motor começar a 'bater valvula', ele começa a fazer uma barulho bem estranho se, por exemplo, vc andar a 30km/h de quinta e acelerar, nesse caso vc vai prejudicar o motor.

3) quando a borboleta do acelerador ficar mais aberta mais combustivel vai entrar, então vai gastar mais sim. A 60km/h em um lugar plano vc pode usar a quinta sem problemas. Vc pode passar da quarta pra terceira a 60km/h pra utilizar o freio motor, ajudando os discos a parar o carro economizando então os freios :)

4) A velocidade do carro não influencia diretamente no consumo, o que influencia é o quanto vc aperta o acelerador. Por exemplo, a 100km/h se vc estiver a favor do vento o consumo será menor do qeu se vc estiver contra o vento.
As vezes pego um trecho da dura de 100km mias ou menos, como tem muitas subidas e descidas, andando a 80km/h gasto mais combustivel do que quando viajo a 100km/h porque na subida tenho que acelerar mais e as vezes até reduzir pra quarta quando estou a 80km/h.
Então depende muito da estrada, vc precisa fazer os testes e descobrir o que é melhor pra sua realidade.

Contas
16/01/2012, 19:45
Desnickadu, muito obrigado pelos esclarecimentos!

Agradeço a ajuda de vocês, clareou as minhas dúvidas.

Abraços

Desnickadu
16/01/2012, 20:24
Achei um video de um profissional falando:

Dr CARRO 12 Dicas Consumo Combustível - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=1Sg6a8EDULM)