PDA

Ver Versão Completa : Acendeeram a luz do ABS , controle de tração e cont tração OFF ,juntas da pajero full

amithai
14/01/2012, 21:28
:(

Q será q foi?

Será q foi pq na troca do filtro de oleo, ele ficou vazando e melou todo o motor ali embaixo, pegando algum conector???

Será q detonou algum modulo$?

Abs e obrigado

Sem Loção
14/01/2012, 22:00
Amigo, vc lavou o carro?

Já notei, quando lavo ou passo num alagado mais profundo (TR4) que a luz do ABS acende, e após algum tempo e algumas utilizações do freio, ela apaga (umidade? sujeira?)... a luz do OverDrive OFF acende também nestes casos e apaga após algum tempo.... Well, antes de morrer em troca de peças, dê uma levantada no carro e veja se os contatos dos sensores do câmbio e freios não estão molhados ou sujos....

témais!

amithai
14/01/2012, 22:15
Não lavei de agua mas que teve um spray de oleo ali em volta do filtro de oleo teve...amanha vou ver se levanto e vejo algo.

ah, outra....isso ocorreu durante uma viagem de 700 km chovendo o tempo todo.

Abs e obrigado

amithai
15/01/2012, 08:37
alguem saberia dizer qual é o conector e onde fica, assim vou direto neles. ali embaixo tem inumeros. Será que é na roda? Ou perto do cambio mesmo?

Sem Loção
15/01/2012, 15:08
amigo, na Full não sei onde fica não, mas neste post tem as fotos por baixo da TR4, e imagino que sendo o mesmo sistema de acionamento, deve ser algo semelhante..

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/94531-oficina-do-sem-locao-questoes-da-tr4-2006-a-5.html#post1538311

té mais!

amithai
15/01/2012, 15:12
cara vou ver, obrigado. A questao é que ja tirei a proteção do cambio e nao tinha nenhum conector la. Os conectores estao na CT e todos ESTEREIS, imundos por fora, estereis por dentro! Bicho bom essa Mit.

O q sera q foi q aconteceu? Ninguem passou por isso?

To pensando em Rele, sera que foi algum relé?

Abs

srgrande
15/01/2012, 15:34

Q será q foi?

Será q foi pq na troca do filtro de oleo, ele ficou vazando e melou todo o motor ali embaixo, pegando algum conector???

Abs e obrigado

Em dezembro aconteceu a mesma coisa com meu Pajero Full: Acendiam as luzes do ABS, Controle de tracao e Controle de Estabilidade ASTC.
Nos sites europeus falaram muito so bre possiveis falhas nos sensorer de velocidade localizados nas rodas.
Na oficina, scanearam o sistema, testaram o sensor MAF e por fim, descobriu-se que a valvula wastegate estava com haste, que fica junto a parte quente da turbina, solta. Bastou encaixar e colocar uma trava.

amithai
15/01/2012, 16:39
A valvula wastegate estava com Waste, perdendo demais pressao, isso? Mas o q isso pode ter a ver com ABS e controle de tração?

Vou dar uma olhada na valvula.

Obrigado

Tem endereço desses sites europeus?

srgrande
16/01/2012, 20:10
A haste que sai da turbina e abre a valvula, nao tem nada a ver com ABS ou controle de tracao e estabilidade, mas o modulo entrava em " modo de seguranca" e o carro ficava lerdo apos 2.000RPMs e acendiam as luzes no painel. Seguem os sites, mas basta escrever Pajero ASC no google e achara varios outros sites:

The Mitsubishi Pajero Owners Club® :: View topic - ASC - Active Stability Control 2007 Shogun (http://www.pocuk.com/forums/viewtopic.php?t=110373&sid=133d6c9007aefbd96bc6f637eb580b0c) ou ASC on or off in sand 4wd'ing? - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum (http://www2.pajeroclub.com.au/forum/showthread.php?t=10128)

amithai
16/01/2012, 20:13
obrigado, vou dar uma olhada. Penso que pode ser o sensor do abs nas rodas ou modulo mesmo. conector cheio dagua acho que nao...eles sao muito estanques!

obrigado

Sem Loção
16/01/2012, 20:23
obrigado, vou dar uma olhada. Penso que pode ser o sensor do abs nas rodas ou modulo mesmo. conector cheio dagua acho que nao...eles sao muito estanques!

obrigado

dê uma olhada nisso.... agora me lembrei que muitas vezes que a luz do ABS acendeu foi quando a roda e portanto os discos/pinças ficaram submersos principalmente em lama e o carro tava parado.... depois de andar uns 20 minutos e acionar o freio, parecia que limpava e apagava a luz...

duas situações que ocorreu isso:

https://lh6.googleusercontent.com/-gqN0xtG3F0g/TpYF90v0XnI/AAAAAAAADpk/Bn62RJA_x94/s720/T%2525C3%2525BAneis%252520Sabar%2525C3%2525A1%2525 20III%252520-%25252012OUT2011%252520293.JPG

e

https://lh6.googleusercontent.com/-9-fVyhl341M/TpYGptZ9IpI/AAAAAAAADq0/H5h1HlmTqeM/s720/T%2525C3%2525BAneis%252520Sabar%2525C3%2525A1%2525 20III%252520-%25252012OUT2011%252520349.JPG

amithai
16/01/2012, 20:43
caraca bem hard a parada...comigo foi so muita chuva , parei num posto, quando liguei ela acendeu (abs+tract on e tract off) e ate agora nao apaga.

valeu pela força

ALGUEM SABE CADE O ALEFULL???

amithai
17/01/2012, 21:29
levei hj num maluco com um scanner mas ficou tarde e nao deu tempo, amanha volto la.

Sem Loção
18/01/2012, 09:39
levei hj num maluco com um scanner mas ficou tarde e nao deu tempo, amanha volto la.

Bleza, assim que tiver o resultado post aí pra gente saber...

abraço!

amithai
18/01/2012, 10:58
Cara deu 4 erros, ele apagou os 4 e voltou 1

os 4 foram

31 ignition
56 press switch
52 valvule
61 m/c pressure

voltou o 61.

To pesquisando na internet.

abs light on dash/active stability control - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum (http://140.99.20.180/forum/showthread.php?t=9000)

O meu mecanico ligou pra Mit e o amigo dele la disse que pode ser uma mola atras do volante ou solenoide da tração.

De 11 forma vou ter que agendar um horario na Mit pra passar o scanner(150 pratas ) e para mais o que der.....ai ai

valeu

amithai
19/01/2012, 23:40
marquei amanha as 10 pra levar o carro, nao sei quando vao me dar a resposta. Consegui pelo just answer, um serviço de respostas pela internet, paguei 35 pilas, o maluco me falou que era ou modulo ou bomba do abs. Ja to achando q vai ser caro demais isso , de qq forma gastarei 235 reais no total só pelo diagnostico.

Consigo importar peças por que site?

Obrigado

Sem Loção
20/01/2012, 08:17
marquei amanha as 10 pra levar o carro, nao sei quando vao me dar a resposta. Consegui pelo just answer, um serviço de respostas pela internet, paguei 35 pilas, o maluco me falou que era ou modulo ou bomba do abs. Ja to achando q vai ser caro demais isso , de qq forma gastarei 235 reais no total só pelo diagnostico.

Consigo importar peças por que site?

Obrigado

Nunca usei, mas tem muita gente aqui que compra na Rockauto.com

amithai
20/01/2012, 19:50
Galerissima, aconteceu um milagre

Era o fusível da luz de freio que fica no compartimento do motor!!

Um fusível de 15 amp!! Tava queimado! Tinha passado por ele antes mas nao olhei direito!

Bom espero q ele nao torne a queimar!

Abs e obrigado a todos

Jeribah
23/01/2012, 20:26
sou novo no mundo da Pajero Full, mas quando estou na estrada (asfalto) e de pé atolado , de vez em quando acende a luz do controle de Estabilidade ON e OFF , se aliviar o pé um pouco elas apagam, o Pessoal da Concessionaria HC me falou que era a Bomba Injetora (so tem nas concessionarias e custa nova R$16.000,00 ou REMAN pela Mitsubishi e custa R$6.500,00) , mas nao concordo , ja que nao acende a luz da injeção e nem do ABS , apenas as do Controle de estabilidade ON e OFF
me deram outro prognostico , fazer a descarbonização (ja que esta com 115.000 km) e trocar o oleo do cambio (custa R$80.00 o litro , são 9.70 litros), queria a opiniao de voces mais antigos nas Pajero Full

Jeribah
23/01/2012, 20:31
sou novo no mundo da Pajero Full (Pajero Full HPE 2006/07 com 195cv), mas quando estou na estrada (asfalto) e de pé atolado , de vez em quando acende a luz do controle de Estabilidade ON e OFF , se aliviar o pé um pouco elas apagam, o Pessoal da Concessionaria HC me falou que era a Bomba Injetora (so tem nas concessionarias e custa nova R$18.500,00 ou REMAN pela Mitsubishi e custa R$6.500,00) , mas nao concordo , ja que nao acende a luz da injeção e nem do ABS , apenas as do Controle de estabilidade ON e OFF, a partida nao esta "longa" , nao esta fumaceando branco, ja fiz a limpeza do sistema (tanque, filtros, e modulos PCV's)
me deram outro prognostico , fazer a descarbonização (ja que esta com 115.000 km) e trocar o oleo do cambio (custa R$80.00 o litro , são 9.70 litros), queria a opiniao de voces mais antigos nas Pajero Full.... o que devo fazer...

Flavio

amithai
23/01/2012, 23:35
Cara eu nao mexeria em nada e pararia de andar com o pé atolado

Caracará
24/01/2012, 00:34
Pessoal, esses dias minha esposa estacionou o carro na porta do escritório (TR4 2004 AT) e na volta não pegou. Detectei o fúsivel do ABS (daqueles 3 maiores que ficam juntos - 60 amps) queimado. Troquei e nada. Aí descobri zinabre nos terminais da bateria. Limpei. Voltou a funcionar normal, após uma checagem por aquele aparelho e a troca por um fusível não original. Tá funcionando normal, com o problema de a luz do ABS não apagar. Alguém dá uma luz......Ainda não chequei se o fusível novo é de 60 amps. Alguma coisa a ver????
Grato desde já.

amithai
24/01/2012, 13:51
Carcará!!! Cara acho que deve ter queimado mais um fusivel, procura ae. O fato de nao ser original nao quer dizer nada. Tira os cabos da bateria e encosta um no outro(nao na bateria, maluco) por uns 5 min e depois conecta de novo , o pos antes do negativo. Zinabre nao é motivo pra nao pegar a nao ser que tenha insuportavelmente muito zinabre ainda assim...bom posso ta falando besteira. Com certeza é uma solução simples....esses carros sao japoneses, cara!!!

Caracará
24/01/2012, 19:34
amithai, grato pela dica. vou dar uma checada hoje. O trem foi esquisito demais e realmente havia muito zinabre, por baixo do polo. O puto do cara da oficina que eu comprei uma bateria nova há uns 4 meses, nem pra limpar os fios quando instalou a nova. No dia que deu pane, ficava dando um clec (tipo um curto) vindo daquela caixinha preta no canto dos fusiveis. Pelo manual é um tal de ECU. Suponho que deve ser tipo o comando eletrônico da parte elétrica do carro. Deduzi que a carga/corrente ficou oscilando aí queimou fusível.
Tenho que resolver outro problema também meio urgente. Existe algum furo na canaleta lateral do capô, porque quando chove muito fica pingando água no pé esquerdo, bem próximo à caixa interna de fusíveis.

JairoM
26/01/2012, 11:44
Voltando ao assunto luzes de tração piscando e abs acendendo....

Minha pajeto sport diesel ta assim.
Testei os solenoides, e les estao perfeitos e funcinando bem. Joguei ar comprimido nos dutos, e eles estao limpós.

Pra terminar, simplesmente inverti os dutros la embaixo onde eles entram na caixa de redução. Resultado..... tudo voltou a funcionar perfeitamente por 3 meses. Depois deste tempo, voltou a piscar a luz da tração e acender o abs.

Basta engrenar a traçao e desengrenar, que a luz do abs apaga, mas a luz da tração continua piscando....

Alguma ideia ???

AACL
30/01/2012, 16:56
Ué, mas não é normal acender a luz do controle de estabilidade mostrando que ele está funcionando?

Fullero
17/02/2012, 16:26
meu caro! a minha full com ecou com essa acendedura de luz e...por fim sefoi a bomba injetora. mandei pra campinas S.P e me pediram 10 mil pra arruma-la...alguem sabe de uma remanu mais barata??
me ajudem..

gilsonm012
08/07/2013, 09:36
Colegas,

Já li sobre o assunto no fórum e na Internet, também li e reli o manual, mas ainda não estou 100% entendido do assunto e tive um problema recentemente. Vejam:
Em relação ao Mitsubishi Pajero Full 3.2 DiD 2008/2008:

Segundo o manual do proprietário (capítulo 5) na parte sobre o “Sistema de controle de tração e estabilidade ativa (ASTC)” (página 5-45):

Controle de Estabilidade:

O “Controle de estabilidade ativa” (ASC) é automaticamente ativado quando a ignição é colocada em “ON”
O ASC pode ser desligado apertando-se o interruptor “ASC OFF” com o veículo parado (embora o Manual cite parado acho que é até 40km/h)
Para reativar a função ASC é só apertar novamente o interruptor “ASC OFF”
Quando a opção “4LLc” é ativada o ASC é desligado automaticamente
Quando o veículo estiver em neve ou lama o ASC pode ser manualmente desligado, o que auxiliará na tração do veículo
Se o veículo atingir 120km/h e o ASC estiver desativado o mesmo será automaticamente ativado
“O sistema de controle de estabilidade ativa foi projetado para aumentar a estabilidade do veículo em condições escorregadias ou durante mudanças rápidas de direção.” Ele atua na potência do motor e no freio de cada uma das rodas.
A luz “ASC OFF” no painel de instrumentos indica que o sistema não está funcionando.
A luz com “um carro escorregando” indica que o sistema está funcionando naquele momento.

Sistema de Controle de Tração:

“O sistema de controle de tração ativa mantém a tração em rodovias escorregadias através do controle automático da saída do motor e aplicando os freios de maneira que as rodas são impedidas de derrapar”.
Ele é automaticamente ligado quando a ignição é colocada em “ON”.
Ele não pode ser manualmente desligado.
A luz com um carro escorregando indica que o sistema está funcionando naquele momento, a(s) luz(es) da(s) roda(s) que est(á)ão sendo trabalhada(s) também piscará(ão).

Então resumindo meus “entendimentos”:

Entendo que o sistema de estabilidade pode ser manualmente desligado e o de tração não. Entendo que o sistema de estabilidade seria mais atuante e velocidades maiores e curvas e o sistema de tração em saídas com piso escorregadio, lama, neve, e outras situações com perda de aderência (mesmo em alta velocidade).
Mas aí não entendo porque posso desligar o controle de estabilidade e não o de tração, não deveria ser o contrário?
Porque o modo 4LLc desabilita o sistema de controle de estabilidade e não o de tração, não deveria ser o contrário?
Quando estou com o carro parado no asfalto sobre brita e preciso sair rápido (por exemplo ao adentrar em uma rodovia) o sistema que atua é o de tração pois vejo as luzes com o carro escorregando e a roda corrigida se acendendo no painel, nesse momento o motor dá aquela “diminuída” e o carro se estabiliza, até aí tudo bem, porém se antes de fazer isso eu desligo o “sistema de controle estabilidade” o carro se comporta como as camionetes antigas (sem esses sistemas) dá aquela rabeada na traseira e logo logo se acerta, sem qualquer intervenção dos sistemas. Mas se eu desliguei foi o controle da estabilidade e quem atua nesse caso é o de tração, então não entendo.

Assim, agradeço a quem puder me ajudar a completar meu entendimento sobre o assunto, pois confesso que quando acho que estou entendendo vejo que nada está batendo.

Aproveito para relatar um caso ocorrido e perguntar se alguém já passou por isso:

Há algumas semanas eu estava fazendo um viagem com bastante chuva, eu estava em modo 2H, média de 110km/h, depois de cerca de 120km rodados acenderam as luzes “ASC OFF” e a do “carro escorregando”, ou seja falha no sistema ASTC. Continuei rodando até que aos 270 km parei em um posto, desliguei o veículo e saí, ao retornar, liguei a ignição e estava tudo bem. Cerca de 50km depois, a chuva continuava, as luzes se acenderam novamente e assim permaneceram por mais 220km, quando findei essa viagem.
No outro dia estava tudo normal, rodei alguns dias na cidade, tudo normal, não tinha CCS na cidade, então retornei os 540 km com tudo normal (sem chuva), rodei mais algumas semanas na cidade tudo normal, repeti essa viagem e mais 1300km rodados e estava tudo normal.
Logo penso: deve ter sido a água da chuva (enxurrada do asfalto) que molhou alguma central ou conector do sistema, então pergunto se vocês sabem onde ficam esse componentes e se alguém já passou por isso.

Obrigado e desculpem pelo longo post.

Gilson

abnerjr
09/07/2013, 21:55
Meu caro

Tambêm demorei para entender este sistema , mas creio que seu carro não tem defeito .
Todas as vezes que vc liga o veiculo e ''roda'' sem o uso de tração . O sistema esta automaticamente acionado , a não ser que vc o desligue antes de rodar .
Ele entra em funcionamento automaticamente com um aviso no painel ( carro derrapando) , todas as vezes que a perda de aderência. Coisas tipo pista suja ou lombadas , com perda momentânea de aderência , acionam o dispositivo.
E se ele der o aviso no painel e vc apertar o botão , ele desarma e mostra no painel um aviso de '' asc off".
Respondido ?
Att

LGVM
10/07/2013, 16:58
Opa, é o seguinte:

O controle de estabilidade controla o motor e freios para vc não perder o controle do carro. Atua tb para não deixar as rodas derraparem. Por exemplo, em uma subida escorregadia se uma das rodas perder a tração ao invés dela derrapar a força dela será cortada pelo sistema evitando que a mesma não gire em falso. Se vc estiver em "ASC OFF" a roda vai derrapar normalmente.

O controle de tração é para situações off-road, ele trava a roda que está girando em falso e deixa a força somente nas rodas que tem aderência. Este controle evita o famoso X nas trilhas.

Eu ja passei por todas as situações com a minha e afirmo que os sistemas funcionam muito bem. Já derrapei em uma das curvas da dutra a 120 km/h sob chuva (devia ter óleo) e pude sentir o carro se auto-corrigindo. No fora de estrada tb, passa erosões com muita facilidade.

Espero ter ajudado e se falei alguma besteira que entende mais pode corrigir.

Abs

johnnyu
22/10/2013, 23:58
Boa noite !

Amigo tenho uma pajero do mesmo ano e modelo da sua e estou tendo o mesmo problema que você relatou mas a minha está em tempo integral , ou seja , toda vez que pego estrada e começo a desenvolver velocidade já acendo ASC OFF e aparece um carro derrapando!
A sua ainda está assim ? Sabe me dizer o que está acontecendo ?

Se alguem poder me ajudar ?
Johnnymaujp@yahoo.com.br

gilsonm012
23/10/2013, 07:52
Johnnyu, na verdade depois do episódio que relatei ocorreu só mais uma vez, e também voltou ao normal sozinha.
No entanto, ainda durante o alerta eu li os códigos de erro da central (usando um adaptador ELM327 BT e um dispositivo android - pois não tenho CCS por aqui) e achei dois alertas que realmente parecem estar relacionados, porém, como tudo voltou e está normal não corri atrás de solução.
Seguem os erros (pesquise pelos códigos no google):

P0106 - Transmissao manifold absolute pressure / barometric pressure circuit range / performance problem
U1120 - [mitsubishi] Engine(CAN message)

Se descobrir algo mais poste aqui, pois estou certo que um dia esse problema voltará...
Boa sorte.

Gilson

Glauro
31/10/2013, 14:06
A todos,
Apesar de participar pouco desse fórum sempre estou zapeando os tópicos aqui e na maioria das vezes sempre encontrei as respostas para as minhas duvidas, principalmente as do Engesa bem mais simples que o MIT.
Fica aqui meu relato com relação ao problema deste tópico, acho que poderá ajudar muitos, principalmente a não serem explorados pelas concessionarias MIT.
Tenho uma Full que acendeu o ASC OFF, o ABS e o controle de estabilidade enquanto estava na estrada, parei e tentei resetar o problema mas não tive sucesso, como o carro estava normal continuei a viagem. No outro dia chegando em casa fui a caça do problema e lendo este e outros fóruns não consegui identificar o problema, testei todos os fusíveis e circuitos. Resolvi recorrer então a concessionaria que de cara quis agendar uma data (2 ou 3 dias para a frente) sugeriram que ficasse com o carro sem andar e que somente o scanner poderia diagnosticar o motivo das luzes do painel acenderem custaria R$170,00 fora as peças (provavelmente sensores e atuadores) + custo da mão de obra por hora. O consultor sequer dignou-se a olhar para o carro.
Como achei um roubo voltei para casa e ai que percebi que as luzes de freio e brake light não estavam acendendo, desmontei a lanterna traseira e verifiquei que as lâmpadas de freio (são 2) e do brake light (são 3) estavam queimadas, fiz a troca de todas (gastei R$50,00) e as luzes no painel apagaram e tudo está funcionando.
Acredito que as lâmpadas funcionem como um sensor do sistema de estabilidade e quando queimam fazem acender a luz no painel.
Resumindo: Só volto a pisar em uma concessionaria MIT quando for comprar outra Full zero.

[]s
Glauro

Fabio HDJ
10/02/2015, 01:24
Pessoal,
já dura quase 2 anos minha peregrinação em busca de uma solução para o meu problema...

Ao dar uma volta com o carro, a luz do sistema de estabilidade (ASC) se acende e permanece em off. Já passei scanner, já passei em 4 css mitsubishi e nada !! ninguém sabe explicar e solucionar isso.

se alguém já passou por isso , pelo amor de Deus, me ajuda, porque gosto muito do meu carro, mas já estou ficando esgotado, e vou acabar vendendo.

Obrigado.

leojaz
10/02/2015, 22:39
Mas o que já foi feito, alem de passar scanner??? O que as CSS falaram??

GV3-2014
11/02/2015, 07:59
Fábio,

parece que este defeito é comum, dei uma olhada rápida em sites no exterior e há vários relatos, creio que você possa encontrar respostas neles, ou então envie mensagem para a mitsubichi no Japão, segue um dos links

http://www2.pajeroclub.com.au/forum/showthread.php?t=20791

boa sorte,

Ricardo

Pessoal,
já dura quase 2 anos minha peregrinação em busca de uma solução para o meu problema...

Ao dar uma volta com o carro, a luz do sistema de estabilidade (ASC) se acende e permanece em off. Já passei scanner, já passei em 4 css mitsubishi e nada !! ninguém sabe explicar e solucionar isso.

se alguém já passou por isso , pelo amor de Deus, me ajuda, porque gosto muito do meu carro, mas já estou ficando esgotado, e vou acabar vendendo.

Obrigado.

valtercruz
15/03/2015, 16:29
Boa noite !

Amigo tenho uma pajero do mesmo ano e modelo da sua e estou tendo o mesmo problema que você relatou mas a minha está em tempo integral , ou seja , toda vez que pego estrada e começo a desenvolver velocidade já acendo ASC OFF e aparece um carro derrapando!
A sua ainda está assim ? Sabe me dizer o que está acontecendo ?

Se alguem poder me ajudar ?
Johnnymaujp@yahoo.com.br

Como resolveram isso . Acontece o mesmo no meu.

gilsonm012
16/03/2015, 13:58
Como resolveram isso . Acontece o mesmo no meu.

Amigo, infelizmente eu não resolvi, vendi o carro dessa forma, da mesma forma que o erro aparecia ele sumia.
Boa sorte.

amithai
03/03/2016, 17:32
Voltando ao assunto, mesmas luzes acesas, Abs, controle de tração e controle off.... Era o fusível só que eu troco, passa um tempo bom e ele queima de novo. Fusível de 15a, botei agora um de 20,vamos ver. Alguém sabe o q é? Não olhei as brake lights e nem a válvula wastegate....

Carlo_TR4Flex
08/03/2016, 23:21
Voltando ao assunto, mesmas luzes acesas, Abs, controle de tração e controle off.... Era o fusível só que eu troco, passa um tempo bom e ele queima de novo. Fusível de 15a, botei agora um de 20,vamos ver. Alguém sabe o q é? Não olhei as brake lights e nem a válvula wastegate....

Amigo, GRANDE ERRO aumentar a potencia do fusivel, ele existe para queimar em caso de sobrecarga ou curto circuito. Se ele esta queimando quando vc troca é por que existe algo errado. Se vc aumentar a resistência do fusível ele talvez não queime mais e sim outras partes importantes como módulos e sensores ai ao invés de R$ 5,00 do fusível vc tenha que gastar alguns milhares de reais em peças.

Se eu fosse vc levaria seu carro em um bom auto eletrico para que ele procure onde esta a sobrecarga ou curto circuito.

Vc tem alguma alteração tipo modulo de som, inversor, camera de ré, etc? dependendo da instalação o instalador pega energia de algum circuito que já esta sobrecarregado e não liga se vai causar sobrecarga...

Herbet23
12/04/2016, 14:04
Na minha Full 2009/2010 a luz do carro derrapando, asc off e abs estão acesas direto e não aparece no scanner... e agora?

enasor
12/04/2016, 17:09
Na minha Full 2009/2010 a luz do carro derrapando, asc off e abs estão acesas direto e não aparece no scanner... e agora?

Prezado amigo Herbet

Veja que um dos erros indicado pelo criador do tópico foi “barometric pressure circuit range”, ou seja, variações no circuito de pressão barométrica ... Também vi no seu post, lá no tópico “Pajero Full – Comentários Gerais”, que você comentou que também a luz da injeção de seu veículo se mantém acesa ... diante dessas informações suas, lembrei-me de um comentário muito interessante que vi na Internet, que foi resolvido com um procedimento de limpeza no sistema de admissão de ar num Pajero Full, por acaso igual ao seu (Pajero Full 3.2 Common Rail 2009) ... Veja o caso no “link” abaixo:

Oficina Brasil • Exibir tópico - DICA: Hilux, defeito que virou oportunidade de negócio (http://oficinabrasil.com.br/forum/2-reparador-para-reparador/dica-hilux-defeito-que-virou-oportunidade-de-negocio-t69850-10.html)

Lembro-lhe, também, que esses Fulls são dotados de muita tecnologia embarcada comandadas por um determinado módulo eletrônico, de forma que, às vezes, um problema num determinado setor, reflete em outro que não tem nada a ver. Exemplo: Um problema de carga na bateria, implica no acendimento da luz indicadora do sistema de estabilidade ativa (“carrinho escorregando”). Isso já aconteceu três vezes comigo, quando a bateria descarregou porque esqueci a porta do veículo muito tempo aberta e com a central multimídia ligada ... daí tive que dar uma “chupeta” na bateria ... a luz só se apagou quando a bateria estava plenamente carregada, após andar alguns minutos com o veículo ... portanto, outra dica é mandar testar a amperagem da bateria, cabos ... também sei de casos de Fulls, onde uma lâmpada queimada, implicava no acendimento da luz do ABS no painel ... então, verifique se há alguma lâmpada queimada e mande trocá-la ...

Abs.

carlos messias
16/04/2016, 22:13
Fábio,

parece que este defeito é comum, dei uma olhada rápida em sites no exterior e há vários relatos, creio que você possa encontrar respostas neles, ou então envie mensagem para a mitsubichi no Japão, segue um dos links

HELP!!!! ASC and Engine Light = Limp Mode - Pajero 4WD Club of Victoria Public Forum (http://www2.pajeroclub.com.au/forum/showthread.php?t=20791)

boa sorte,

Ricardo

Srs. Tenho o mesmo problema na minha pajero full 2008, alguem ja achou alguma soluçao para este problema?
fico no aguardo, obrigado

Ricardomit
17/04/2016, 12:16
Boa tarde , amigo o seu problema esta no controle do asc atras do volante de direção mais informações (11) 26387813 D CERTO MOTORS

Herbet23
30/05/2016, 07:33
Um sensor ABS estava fora. Comprei um no Aliexpress por U$25 e as luzes já sumiram!

marlonwh
10/10/2016, 19:40
Pessoal,

Apenas acrescentando meu relato caso alguém tenha dificuldade similar, com relação a este "problema" que já me ocorreu em duas situações:

1 - Na CCS, fui fazer algumas consultas de preço e acabou demorando um pouco mais que o previsto. Percebi que tinha deixado as luzes acesas só ao final e quando fui ligar o carro já era tarde. Com o carregador deles mesmos ligamos o carro, mas a luz do ASC OFF ficou acesa. Para resolver eles ligaram o computador e fizeram um procedimento que requer torcer o volante numa determinada posição, registrar no computador, centralizar e registrar novamente. A luz apagou. Informaram que normalmente cobrariam 1/2 hora técnica para resolver o problema caso não tivesse ocorrido lá dentro. Segundo eles é um procedimento para garantir que o sensor identifique o que é linha reta e curva e consiga saber quando deve entrar no controle ou não se as rodas estiverem rodando em velocidades diferentes.

2 - Deixei o carro para lavar no estacionamento e encontrei o carro com a luz do ASC OFF já acesa. Confirmaram que o carro ficou sem bateria durante a limpeza (deve ter ficado a luz acesa) e que fizeram a "chupeta". Imaginei que precisaria retornar a CCS, porém depois de rodar por uns 2 km a luz apagou. Espero que não volte a repetir, mas estava achando muito estranho o carro precisar passar pela autorizada toda vez que a bateria é trocada ou descarregada. Aparentemente ele consegue se reconfigurar sozinho depois de rodar um tempo.

Abs.

Glaicon
11/10/2016, 06:40
Pessoal,

Apenas acrescentando meu relato caso alguém tenha dificuldade similar, com relação a este "problema" que já me ocorreu em duas situações:

1 - Na CCS, fui fazer algumas consultas de preço e acabou demorando um pouco mais que o previsto. Percebi que tinha deixado as luzes acesas só ao final e quando fui ligar o carro já era tarde. Com o carregador deles mesmos ligamos o carro, mas a luz do ASC OFF ficou acesa. Para resolver eles ligaram o computador e fizeram um procedimento que requer torcer o volante numa determinada posição, registrar no computador, centralizar e registrar novamente. A luz apagou. Informaram que normalmente cobrariam 1/2 hora técnica para resolver o problema caso não tivesse ocorrido lá dentro. Segundo eles é um procedimento para garantir que o sensor identifique o que é linha reta e curva e consiga saber quando deve entrar no controle ou não se as rodas estiverem rodando em velocidades diferentes.

2 - Deixei o carro para lavar no estacionamento e encontrei o carro com a luz do ASC OFF já acesa. Confirmaram que o carro ficou sem bateria durante a limpeza (deve ter ficado a luz acesa) e que fizeram a "chupeta". Imaginei que precisaria retornar a CCS, porém depois de rodar por uns 2 km a luz apagou. Espero que não volte a repetir, mas estava achando muito estranho o carro precisar passar pela autorizada toda vez que a bateria é trocada ou descarregada. Aparentemente ele consegue se reconfigurar sozinho depois de rodar um tempo.

Abs.
Sua bateria está no fim da vida útil. Com certeza.
Troque antes que fique sem a mesma numa situação mais desagradável.:concordo:

enasor
11/10/2016, 07:04
Bom dia ...
Acho que "já vi esse filme", antes ... atente para o conselho do amigo Glaicon ... se a bateria de seu Full passou de 2,5 anos de uso no veiculo, já é hora de pensar em trocá-la ...
Abs.

Otaner Alves
19/04/2017, 09:09
Bom dia.
Estou com esse mesmo problema há quase dois anos. Pajero Full HPE 2005/6, 3.2 diesel. Na estrada quando aperto o pé o carro, não avança a marcha mesmo com o pé em baixo. Ascende ON/OFF do controle de estabilidade voltando a apagar após aliviar um pouco o acelerador.
Já fiz de tudo, até limpeza do tanque de combustível. A Concessionária condenou o Servo Freio.
Só quê o pedal do freio não fica pesado. Se alguém souber algo a respeito desse defeito fico grato se poder me ajudar.

Otaner Alves
19/04/2017, 09:12
Bom dia. Estou com esse mesmo problema. Conseguiu resolver?

ivancgbsb
19/04/2017, 09:26
Aconteceu a mesma coisa com a minha Full 2008. Quando apertava o pé, ela não desenvolvia e a luz ASC começava a piscar. Como havia iniciado isso logo após uma mexida em suspensão, levei na concessionária.
Era só a necessidade de um "reset/reconfiguração" na centralina, pois como a suspensão havia sido mexida ela não interpretava direito os sensores.
Demorou uns 15 minutos o "conserto".

Sergio luiz Martiniano
12/10/2017, 08:22
Bom dia ...
Acho que "já vi esse filme", antes ... atente para o conselho do amigo Glaicon ... se a bateria de seu Full passou de 2,5 anos de uso no veiculo, já é hora de pensar em trocá-la ...
Abs.

Eu acho que a minha está desligado direto pq não aparece no painel quando ligo a chave a luz do controle ou seja talvez o abs nem esteja funcionando pq os 2 tabalham juntos como faço para ter essa certeza

enasor
12/10/2017, 19:42
Eu acho que a minha está desligado direto pq não aparece no painel quando ligo a chave a luz do controle ou seja talvez o abs nem esteja funcionando pq os 2 tabalham juntos como faço para ter essa certeza

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/148669-pajero-full-comentarios-gerais-216.html#post2450617

edicatte
07/03/2018, 09:54
Olá, Bom dia!

Tenho uma Pajero Full 2005 gasolina. E estou tendo um problema com ela com esse sistema de ante derrapagem. Pois bem, estou andando com ela e do nada ( com o carro movimento mesmo) ela ativa o Sistema Antiderrapagem e acende a luz da injeção eletrônica. E logo em seguida o carro "trava", reduz absurdamente a força e velocidade, não passando de uns 5km/h. E o mesmo só volta ao normal quando quer, realizando o desligamento e ligamento do carro. Alguém já teve esse problema ou sabe o que seja?

Obs: O mecanico já passou o computador e não acha nada

lj.mota
18/11/2018, 15:40
Boa tarde , amigo o seu problema esta no controle do asc atras do volante de direção mais informações (11) 26387813 D CERTO MOTORS

Minha Full 2009 Diesel 5D começou a acionar o controle de estabilidade e consequentemente acionando o ABS quando em descidas ...
desacelerando ate cair para 40 p hora..mesmo eu desligando o ASC ....no plano e em subidas nao aciona o controle estabilidade....(fica piscando o desenho do carro derrapando) Eu estava voltando de viagem quando ocorreu,,resumindo..o varro voltou de guincho p casa.......o que pode ser?
Verifiquei os sensores abs..

gaudine
03/03/2019, 23:32
A minha está apresentando o mesmo.... As luzes de estabilidade e injeção acendem e apagam... Tenho a impressão que se trata de uma folga na borracha do amortecedor traseiro... Dá para ver sobre a roda... Colocar a mão, se vc conseguir girar verá a folga.. Att

Polaa
26/11/2021, 22:20
Boa noite, minha Full diesel 2012 acendeu algumas luzes no painel (ABS, controle de tração, controle de estabilidade e do freio de mão), ficou apitando e meu freio ficou duro e funciona só em algumas vezes, intermitente. Parei o carro logo de cara, alguém já teve esse problema ou sabe me dizer oq pode ser??? Grato!

joaofidelio
25/03/2023, 14:53
Minha Full 2009 Diesel 5D começou a acionar o controle de estabilidade e consequentemente acionando o ABS quando em descidas ...
desacelerando ate cair para 40 p hora..mesmo eu desligando o ASC ....no plano e em subidas nao aciona o controle estabilidade....(fica piscando o desenho do carro derrapando) Eu estava voltando de viagem quando ocorreu,,resumindo..o varro voltou de guincho p casa.......o que pode ser?
Verifiquei os sensores abs..

Boa tarde! Minha Full 08 está passando pelo mesmo problema, você conseguiu resolver?

Bruno Pimentel
18/10/2023, 16:17
PAJERO FULL 3.2 DIESEL 2008 DESEMPENHO FRACO LUZES ASC OFF E CONTROLE DE ESTABILIDADE Acendem e ao religar tudo OK...
Boa tarde a todos...
Antes de tudo, venho lendo tópicos e posts relacionados as luzes ASC off e controle de estabilidade há mais de uma semana, sensor MAP em regra mais citado, até reconfiguração do controle de estabilidade com o veículo a 60km/h e engatar a tração 4x4 e andar 200m... enfim, após ver de tudo ainda não consegui solucionar meu problema...
A minha Pajero Full 3.2 Diesel que possuo desde de 0km e não pretendo de forma alguma me desfazer nunca, de uns tempos para cá perdeu força de arrancada, em subidas de ruas que tenho que parar ela não arranca como antes, vai devagarzinho até conseguir chegar em 2.000rpm e depois desenvolve melhor.
O que ocorre é que as vezes as luzes do carro derrapando e ASC off acendem, na estrada o carro se comporta normalmente, já na cidade que vem a estranheza que não achei em nenhum post, na cidade quando as tais luzes acendem ela fica com a potencia restaurada, forte, arrancando rápido...numa dessas oportunidades recorri ao aparelho que detectou os erros U1102 e P0106, lembrando que com as luzes acesas ela fica forte como nova... Sensor MAP trocado, nenhuma diferença com as luzes apagadas, fica fraca, quando acendem as luzes novamente fica forte...
Quando desconecto o plug do sensor MAP e a manqueirinha, as luzes acendem e ela fica forte novamente, não sei o que pode ser e ninguém descobre o que seja...
Outra coisa é o altíssimo consumo, coisa de no máximo 5km/l (ar ligado e sem exagerar), lembrando que com as luzes apagadas as vezes de 2ª ela reduz para 1ª marcha para romper a lerdeza...
Enfim, a Pajero está fraca na cidade, sem o torque que o diesel fornece quando nenhuma luz está acesa, mas quando dá de acender as luzes do controle de estabilidade e ASC off ela fica forte na arrancada novamente...se pudesse deixar as luzes acesas para ter a potencia normal eu deixaria mas toda vez que desliga e vai ligar elas fica apagadas...
Peço humildemente que alguém consiga me dar uma direção e orientação justa da solução porque já tentei realmente quase todas as suposições...
Muito obrigado a todos, antecipadamente, pela ajuda e fiquem com Deus..
Abraços a todos

Glaicon
19/10/2023, 06:12
PAJERO FULL 3.2 DIESEL 2008 DESEMPENHO FRACO LUZES ASC OFF E CONTROLE DE ESTABILIDADE Acendem e ao religar tudo OK...
Boa tarde a todos...
Antes de tudo, venho lendo tópicos e posts relacionados as luzes ASC off e controle de estabilidade há mais de uma semana, sensor MAP em regra mais citado, até reconfiguração do controle de estabilidade com o veículo a 60km/h e engatar a tração 4x4 e andar 200m... enfim, após ver de tudo ainda não consegui solucionar meu problema...
A minha Pajero Full 3.2 Diesel que possuo desde de 0km e não pretendo de forma alguma me desfazer nunca, de uns tempos para cá perdeu força de arrancada, em subidas de ruas que tenho que parar ela não arranca como antes, vai devagarzinho até conseguir chegar em 2.000rpm e depois desenvolve melhor.
O que ocorre é que as vezes as luzes do carro derrapando e ASC off acendem, na estrada o carro se comporta normalmente, já na cidade que vem a estranheza que não achei em nenhum post, na cidade quando as tais luzes acendem ela fica com a potencia restaurada, forte, arrancando rápido...numa dessas oportunidades recorri ao aparelho que detectou os erros U1102 e P0106, lembrando que com as luzes acesas ela fica forte como nova... Sensor MAP trocado, nenhuma diferença com as luzes apagadas, fica fraca, quando acendem as luzes novamente fica forte...
Quando desconecto o plug do sensor MAP e a manqueirinha, as luzes acendem e ela fica forte novamente, não sei o que pode ser e ninguém descobre o que seja...
Outra coisa é o altíssimo consumo, coisa de no máximo 5km/l (ar ligado e sem exagerar), lembrando que com as luzes apagadas as vezes de 2ª ela reduz para 1ª marcha para romper a lerdeza...
Enfim, a Pajero está fraca na cidade, sem o torque que o diesel fornece quando nenhuma luz está acesa, mas quando dá de acender as luzes do controle de estabilidade e ASC off ela fica forte na arrancada novamente...se pudesse deixar as luzes acesas para ter a potencia normal eu deixaria mas toda vez que desliga e vai ligar elas fica apagadas...
Peço humildemente que alguém consiga me dar uma direção e orientação justa da solução porque já tentei realmente quase todas as suposições...
Muito obrigado a todos, antecipadamente, pela ajuda e fiquem com Deus..
Abraços a todos
Ela está com quantos Km´s rodados?
Você alguma vez já fez limpeza da EGR e coletor de admissão?
A minha acendia a luz no painel do ASC e desligava o piloto automático de vez em quando.
Era por causa da carbonização.
Fiz a limpeza em agosto de 2019 e migrei para o S10.
Nunca mais aconteceu o problema.
Sobre perder a potência, aconteceu comigo algumas vezes.
Inclusive, depois da limpeza da EGR. Então, deve ter sido por motivo diferente da carbonização.
Foram situações bem eventuais.
A última vez foi em julho do ano passado, subindo uma pequena estrada de Paraty em direção à rodovia Rio/São Paulo.
Tive que colocar a alavanca do câmbio para o TipTronic e andar em primeira ou segunda marcha, pois não dava quase nada de força.
De repente parou o problema e segui viagem normalmente, inclusive sem alteração no consumo.
Já rodei mais de 10.000 Km´s depois desta vez e nunca mais aconteceu.
Não procurei mais o motivo deste problema.
Boa sorte na sua pesquisa.:concordo:

Bruno Pimentel
20/10/2023, 13:09
Glaicon, boa tarde...
Ela está com 180.000km. A limpeza da EGR e coletor foi feita aos 110.000km, na verdade precisei comprar uma EGR original nova...
Como não sei a variação de pressão do MAP no scanner, estou a 800m acima do nível do mar e ele marca 94, quando acelero até uns 3.500rpm marca 103kpa, sendo qua já li algum post falando que deveria marcar menos pressão na aceleração...logo, resolvi fazer um teste, desconectei a mangueirinha do MAP e a pressão ficou a mesma, mas não alterava na aceleração e o carro se comportou pouca coisa melhor, depois fui mais radical, desconectei o plug do sensor MAP e fui testar...as luzes derrapando e ASC off acenderam, e, inacreditávelmente o carro ficou muito forte de arrancada, umas 3x mais forte do que estava, e a dúvida é o que poderia ser? Vou deixar desconectado porque o carro ficou forte e maravilhoso, quanse não preciso acelerar no transito urbano, só não sei o que pode ser e se isso de deixar desconectado com as luzes acesas no painel comprometam a Pejero...
Se alguém puder ajudar agradeço demais...
Fiquem com Deus

Glaicon
21/10/2023, 06:18
Glaicon, boa tarde...
Ela está com 180.000km. A limpeza da EGR e coletor foi feita aos 110.000km, na verdade precisei comprar uma EGR original nova...
Como não sei a variação de pressão do MAP no scanner, estou a 800m acima do nível do mar e ele marca 94, quando acelero até uns 3.500rpm marca 103kpa, sendo qua já li algum post falando que deveria marcar menos pressão na aceleração...logo, resolvi fazer um teste, desconectei a mangueirinha do MAP e a pressão ficou a mesma, mas não alterava na aceleração e o carro se comportou pouca coisa melhor, depois fui mais radical, desconectei o plug do sensor MAP e fui testar...as luzes derrapando e ASC off acenderam, e, inacreditávelmente o carro ficou muito forte de arrancada, umas 3x mais forte do que estava, e a dúvida é o que poderia ser? Vou deixar desconectado porque o carro ficou forte e maravilhoso, quanse não preciso acelerar no transito urbano, só não sei o que pode ser e se isso de deixar desconectado com as luzes acesas no painel comprometam a Pejero...
Se alguém puder ajudar agradeço demais...
Fiquem com Deus
Bom, as luzes acesas são sinais de advertência, e algumas funções deixarão de funcionar, como o ABS ou controle de tração.
Mas, não alterará funções do motor.
Você poderá rodar normalmente.
Claro que não é o desejável, mas dá para seguir viagem, buscando a solução quando estiver em casa e com tempo de levar a viatura à oficina de confiança.
Boa sorte na sua investigação.
Depois coloque aqui o resultado sobre esta perda de potência.:concordo:

Bruno Pimentel
21/10/2023, 11:30
Amigos, ontem dediquei o dia de folga para tentar descobrir porque os problemas acima quanto ao sensor MAP e, acho que descobri... Saindo do sensor MAP tem uma mangueirinha que desce, mas depois mais embaixo, conectado direto no motor, bem escondida tem outra mangueirinha, o lugar é bem difícil de acessar para quem tem mãos grandes, mas valeu o sacrifício, a mangueirinha estava rompida totalmente, tem uns 8cm no total e parece ter diâmetro interno de 4mm, falta agora encontrar a de reposição. Vou postar a foto e espero que ajude vocês também...
Fiquem com Deus...

Glaicon
22/10/2023, 08:12
Amigos, ontem dediquei o dia de folga para tentar descobrir porque os problemas acima quanto ao sensor MAP e, acho que descobri... Saindo do sensor MAP tem uma mangueirinha que desce, mas depois mais embaixo, conectado direto no motor, bem escondida tem outra mangueirinha, o lugar é bem difícil de acessar para quem tem mãos grandes, mas valeu o sacrifício, a mangueirinha estava rompida totalmente, tem uns 8cm no total e parece ter diâmetro interno de 4mm, falta agora encontrar a de reposição. Vou postar a foto e espero que ajude vocês também...
Fiquem com Deus...
Opa!
Investigação rendendo positivamente!:palmas:

Bruno Pimentel
22/10/2023, 20:23
Com relação ao desempenho sem grandes alterações, permanece um pouco fraca, os valores de pressão do MAP que antes ficavam em 94kpa, agora em movimento e acelerando sobem a 175kpa em 4.000rpm... Quando desconecto o plug do MAP o carro fica muito, muito mais forte...será que a fábrica não quis que usássemos toda a potência??? Estranho isso, a diferença de arrancada é brutal...se algum amigo tiver dicas sobre isso agradeceria. De toda forma vou trocar o filtro de diesel semana que vem, uso sempre o original via Mercado Livre e, vamos ver se corrige a força... o que não dá para entender é o porque ela fica tão forte sem a conexão do MAP, enfim, valeria a pena fazerem o teste de desconectar o plug do MAP e andarem um pouco para ver se sentem também a grande diferença de força, quem puder ajudar seria ótimo. Muito obrigado, boa semana e fiquem com Deus...

antonio euflauzino
23/02/2024, 14:59
Boa tarde,
Tenho uma pajero full 2011/12.
Ela tem apresentado as luzes de controle de estabilidade e tração acesas ao acaso. Pode ser no primeiro quilometro ou em 50 quilometros. A qualquer velocidade. Só apaga se parar e desligar o carro. Quando retorno a viajem ela acende da mesma forma (em 100m ou 100km, tanto faz). Não consegui identificar nenhuma alteraçao de funcionamento, nem motivo para essa luz aparecer (chuva, terra, buracos, freios, aceleração).
Estou a seis meses entre concessionaria, mecanicos especializados, etc.
Já troquei oleo do cambio e tração, troquei alguns elementos eletronicos (cabos, switchs) mas nada de parar de acender.
Alguem passou por isso?

Glaicon
24/02/2024, 09:47
Boa tarde,
Tenho uma pajero full 2011/12.
Ela tem apresentado as luzes de controle de estabilidade e tração acesas ao acaso. Pode ser no primeiro quilometro ou em 50 quilometros. A qualquer velocidade. Só apaga se parar e desligar o carro. Quando retorno a viajem ela acende da mesma forma (em 100m ou 100km, tanto faz). Não consegui identificar nenhuma alteraçao de funcionamento, nem motivo para essa luz aparecer (chuva, terra, buracos, freios, aceleração).
Estou a seis meses entre concessionaria, mecanicos especializados, etc.
Já troquei oleo do cambio e tração, troquei alguns elementos eletronicos (cabos, switchs) mas nada de parar de acender.
Alguem passou por isso?
Examinaram válvula EGR e admissão?
Esse é o problema típico já relatado neste tópico: carbonização.
Precisa fazer a limpeza do sistema.
Bem vindo ao fórum.
Coloque depois o resultado da sua busca, para que sirva a outros usuários.:concordo:

Lucianojrnior
18/04/2024, 01:15
sei que estou atrasado aqui, porem o problema quando acontece isso é bem simples, ja aconteceu com meu carro, e acontece bastante com os carros mais atuais… o problema esta apenas no sensor do Abs que fica atras dos pneus… é realizar a troca… nao é caro, e muitas vezes vende no par

Lucianojrnior
18/04/2024, 01:18

Q será q foi?

Abs e obrigado

É apenas o sensor do Abs que esta com problema… fica atras do pneu… muitos carros acontece isso, so realizei a troca do sensor e resolveu

Glaicon
13/07/2024, 10:38
Bom, senhores.
Passados quase 5 anos e uns 40.000 Km´s rodados, minha Full voltou a falhar, perdendo potência, principalmente em baixa rotação.
Não apagava, mas ficava bem fraca.
Tenho viajado pouco e usado mais na cidade.
Por isso, cheguei a pegar rodovia e rodar uns 150 Km´s, na esperança de melhorar a viatura.
Ledo engano.
Até o câmbio automático estava estranho, produzindo um baixo ruído, como se estivesse rajando, mudando a marcha em rotações um pouco acima do normal e repentinamente.
Fiquei bem preocupado.
Mas, felizmente era apenas carbonização.
Digo "felizmente", porque a solução já é conhecida e simples de resolver, ou seja, limpeza química das peças.
Parecia os pulmões de um funcionário de mina de carvão e fumante de narguilé.
Feito todo o serviço, com a entrega da viatura ontem, tudo voltou ao normal, inclusive o câmbio.
Custo de R$ 1,640,00.
Seguem fotos das peças antes e depois da limpeza.
Pobre, mas feliz e aliviado!:mrgreen:
.
581784581785581786581787581788581789581790

josegalego
13/07/2024, 11:58
Bom, senhores.
Passados quase 5 anos e uns 40.000 Km´s rodados, minha Full voltou a falhar, perdendo potência, principalmente em baixa rotação.
Não apagava, mas ficava bem fraca.
Tenho viajado pouco e usado mais na cidade.
Por isso, cheguei a pegar rodovia e rodar uns 150 Km´s, na esperança de melhorar a viatura.

Não tem jeito, esses motores foram feitos para andar na rodovia.

Parabéns pelo serviço!

Glaicon
14/07/2024, 09:02
Não tem jeito, esses motores foram feitos para andar na rodovia.
Parabéns pelo serviço!
Verdade.
Uso urbano e sem a temperatura ideal do motor não fazem bem.
O estranho é que andando na rodovia em giro mais elevado, a 110, 120 Km/h, o motor não falhava.
Somente em baixa rotação.
Ou seja, ainda passava ar por alguma fresta no meio desta sujeira toda.
Vá entender!:mrgreen:

Glaicon
09/08/2024, 07:38
E o problema voltou.
É certo que a descarbonização era necessária, mas não era só ela a dificuldade.
Passados alguns dias desde o último relato, dia 25/07 subi a serra até Rancho Queimado, cidade a pouco mais de 80 Km´s de Florianópolis, para um pequeno passeio com a família.
Logo que comecei a forçar um pouco mais o motor, a situação voltou a ficar estranha, como o giro do motor se mantendo elevado, mesmo depois de tirar o pé do acelerador.
Dava um pequeno delay, baixando lentamente a rotação, e a marcha mudava com atraso.
Já nem conseguia ultrapassar algum veículo lento nas subidas.
Mantive a viagem com cautela, pisando leve no pedal.
Fomos e voltamos.
Chegando em Florianópolis, ainda no trânsito, precisei até parar o carro, desligar e tornar a ligar, tirando um pouco da falha, conseguindo chegar em casa.
Frustração grande.
Nos poucos dias seguintes conseguia até ir para o trabalho, mas sem forçar o motor.
Tinha a vã esperança de a viatura se ajustar. Nada!
De volta na oficina, o proprietário especulou em "investigar os módulos".
Tremi!
Senti que seria na tentativa e erro, pois se mostrava bem perdido.
Fui embora.
Meu sócio, que tem uma SW4 indicou uma oficina, que só trata com veículos diesel.
Fomos lá. Dois galpões lotados. O dono nem queira pegar meu carro.
"Só poderei olhar daqui há alguns dias."
Enfim, deixei na segunda retrasada e só começaram a investigar nesta terça-feira.
Na quarta, o diagnóstico: válvula reguladora da pressão do combustível.
É uma peça acoplada à bomba do common rail.
No scanner não acusava erro.
Descobriram pela variação da pressão no sistema.
Trocada a válvula, o sensor MAF e, filtro de ar.
Viatura retirada ontem no final do dia.
Custo de R$ 3.285,00, sendo R$ 1.965,00 de peças e, R$ 1.320,00, de mão de obra.
Aparentemente, tudo normalizado.
Mas, ainda assustado.
Precisarei de uns dias e passeios, até voltar os batimentos cardíacos à normalidade.:mrgreen:

Sergio c
09/08/2024, 10:49
Ótimo relato sobre o problema na Pajero Glaicon, sempre ajuda tb outros donos de veículos.
E da p ver tb que peças e mão de obra qualificada p motores diesel são caraaaasss hehehehe.

Glaicon
10/08/2024, 08:29
E da p ver tb que peças e mão de obra qualificada p motores diesel são caraaaasss hehehehe.

Sim, Sérgio.
Quando o dono da oficina mandou mensagem de áudio dizendo "que o problema é uma pecinha que vai na entrada da bomba, para regulagem da pressão do combustível", imaginei que "pecinha" tivesse "precinho".
Ledo engano.:mrgreen: