PDA

Ver Versão Completa : Valvula Termostática



ricardolm
04/07/2005, 10:15
Olá All,

Por acaso alguem conhece uma valvula para o Jota que abra em torno de 60~70 graus?
Ou alguem ja tirou a valvula termostatica?

Pois noto que a minha demora muito para abrir, acima dos 75~80 graus.

Grato,

majf
04/07/2005, 14:51
Ricardo,

Eu quando tinha um Jota substituí a válvula termostática, ela é da linha Fiat e tem vários modelos atrelados à temperatura. Se não me engano, na própria válvula tem a inscrição com a temperatura de abertura.

Abraço

Marcelo R. A. da Cunha
04/07/2005, 15:44
Me lembro do pessoal colocar a do Chevette. Agora e bom lembrar que Motor muito frio = Vida Util Reduzida e + Consumo de Combustivel e de Oleo Lubrificante.

rgds,

Marcelo

ricardolm
04/07/2005, 16:19
Ola Marcelo, beleza?

Eu nao sabia deste detalhe de que motor frio dura menos que o motor quente, pensei justamente ao contrario, pois a possibilidade de queimar alguma coisa seria menor..

Ola Majf, valei pela dica!

Valeu!

AdrianoJPX
05/07/2005, 11:52
Não uso válvula termostática há um bom tempo.
Utilizo meu J diariamente na cidade e devido ao trânsito (para e anda) o motor está sempre na temperatura adequada.
É claro que quando eu consigo andar mais ele dá uma esfriada.
Em trilhas é a mesma coisa.
Prefiro ficar sem ela do que ocorrer o que aconteceu comigo ( a válvula travou e não abriu, resultado.....Todos já conhecem..junta queimada).

É isso aê.

Correa
07/07/2005, 20:29
Caro amigo,
Ainda não tive problemas de aquecimento no meu Jota, mas coloquei nele o cebolão de Passat que abre em 72°, isto faz com que a ventoinha arme mais vezes, mais prefiro trocar a ventoinha que a junta ou o motor.
Anod todo fim de semana 500 km, sendo 100 de estrada de terra e não tenho reclamação quanto a temperatura do veículo, ando também com um cebolão reserva de passat, pois o cebolão original abre em 85°, isto mata qualquer um de susto e deixa pouco espaço de tempo para qualquer emergência caso ele não funcione.
Boa sorte,
Corrêa

gvogetta
07/07/2005, 22:38
Ola Marcelo, beleza?

Eu nao sabia deste detalhe de que motor frio dura menos que o motor quente, pensei justamente ao contrario, pois a possibilidade de queimar alguma coisa seria menor..

Ola Majf, valei pela dica!

Valeu!

É isso aí...

Motor frio = maior desgaste = menor vida útil
O fato de queimar junta é coisa do XUD...

Especialmente o diesel, que trabalha com base no calor.

Saudações,

ricardolm
08/07/2005, 09:06
Ola Corrêa, bele?

Este cebolão de Passat é do passat nacional ou do importado? É Plug and Plag :pensativo: ?? Ou precisa de alguma adaptação??

Valeu!!

[]s

ricardolm
09/07/2005, 17:31
Correa, bele?

So outra duvida, vc nao trocou a valvula termostatica tambem? Porque nao adianta ligar a ventuinha se a valvula estiver fechada (a aqua quente permanecera presa no motor, que é o meu caso) meu mecanico disse que tem que ter uma diferenca de 10 graus entre a valvula termostatica e a cebolinha que liga as ventuinhas, sendo que a valvula tem que ser a de menor temperatura (ou seja abrir 10 graus antes de ligar a ventuinha)

[]s

Correa
13/07/2005, 12:35
Caro amigo,

Minhas experiências com o Jeepão, são bem particulares, não sou mecânico, tenho experiência prática com minha viatura pois passo uns bons apertos.
O cebolão e de passat nacional, tirei um e coloquei outro, sem nenhuma adaptação.
Não mexi na válvula termostática e a temperatura do meu jeep passou a vicar constante , " um ponteiro abaixo do meio, ligando a ventoinha, um ponteiro acima do meio"
Espero ter sido útil.
O motor não pode funcionar muito frio, senão, como dito acima desgasta mais rapidamente.
Felicidades.

Corrêa

Adilson Mancebo
14/07/2005, 18:15
No meu J, coloquei o cebolão do Chevette mantendo a válvula termostática original. Está funcionando bem, o ponteiro chega a 3/4, arma as ventoinhas e volta ao meio.