Conectar

Ver Versão Completa : Cabeçote novo hilux 3.0 tb 1997

toyotero sr5
13/01/2012, 21:07
Boa Noite!!
Minha kilux sw4 apresentou uma trinca no cabeçote e como vi em varios topicos aqui no forum é um problema devido a não ''tropicalização'' de algumas viaturas.Efim estou substituindo o cabeçote por um zero e tambem estou verificando todo sistema de arrefecimento para verificar a possivel causa. A duvida é a seguinte mesmo substituindo por um novo cabeçote o mesmo pode apresentar o mesmo problema? abraços

feitosac
13/01/2012, 23:15
Toyotero,
MINHA OPNIAO, esse problema do cabeçote pode ter ocorrido por falta de manutençao adequada, então se voce revisar todo o sistema, provavelmente nao acontecerá outra vez.
Não se esqueça de trocar a válvula termostática e a tampa do radiador.
Abs.

dpab
14/01/2012, 00:04
Toyotero,
Corroboro com a opinião do amigo Carlos Feitosa !
O maior vilão dessa história toda sempre é o desleixo do dono.
Se vc der uma geral no sistema, substituindo o radiador pelo de 10 litros, mangueiras, tampa do radiador, válvula termostática e líquido de arrefecimento e fizer a manutenção preventiva adequada, vc não precisa se preocupar.
Um abraço, Delfim.

José Tito de Lima Neto
14/01/2012, 08:24
Boa Noite!!
Minha kilux sw4 apresentou uma trinca no cabeçote e como vi em varios topicos aqui no forum é um problema devido a não ''tropicalização'' de algumas viaturas.Efim estou substituindo o cabeçote por um zero e tambem estou verificando todo sistema de arrefecimento para verificar a possivel causa. A duvida é a seguinte mesmo substituindo por um novo cabeçote o mesmo pode apresentar o mesmo problema? abraços

É isso aí, toyotero, siga as orientações que a galera colocou e pode ficar tranquilo. Boa sorte.

toyotero sr5
14/01/2012, 18:41
Boa Tarde!!
Muito obrigado ai pessoal pelos comentários e dicas, vou seguir a risca todas recomendações e tambem postarei os resultados da instalação de um filtro kobra e relogio de temperatura digitalb abraços

dorderf
14/01/2012, 19:43
Amigo, diga os preços tb.

José Tito de Lima Neto
19/01/2012, 11:19
Boa Tarde!!
Muito obrigado ai pessoal pelos comentários e dicas, vou seguir a risca todas recomendações e tambem postarei os resultados da instalação de um filtro kobra e relogio de temperatura digitalb abraços

E aí companheiro, como estão os preparativos para rodar novamente? Espero que estaja td resolvido com o cabeçote.Devo passar por Floripa na semana que vem, aí do um aloo. Aproveito para mostrar o funcionamento do filtro kobra na minha japa.

leodbc
19/01/2012, 15:40
Li aqui no forum de um caso em que trincou o cabeçote mas estava na garantia, ai a toyota pagou o cabeçote(8k) e o cara só pagou a mao de obra, mas 2 anos depois trincou de novo e o cara gastou 10 k para arrumar.

A dica é nao forçar o motor ou esticar as marchas (nao andar acima de 4 mil rpm), ou andar por muito tempo (longas viagens) em alta velocidade em alta rotação.

Com boa manutenção preventiva e bem cuidado o motor vai longe.

toyotero sr5
24/01/2012, 23:18
Boa Noite a todos!!
Finalmente semana passada o meu problema foi resolvido com a substituição do cabeçote por um novo!! A viatura ficou muito boa pegando no estalo mesmo de manha ela pega de primeira!!! Fiz limpeza no radiador troquei velas aquecedoras, limpeza de bicos e calibragem e tambem aditivo no radiador. Instalei tambem o filtro kobra que no terceiro dia de uso já apresentava agua que foi drenada eu acho que esse filtro é um otimo investimento visando a vida longa de bicos e bomba injetora , já percorri 5 km de trilha na areia fofa entre a praia do moçambique em fpolis e a viatura se comportou normalmente ufffaaa
abraços

José Tito de Lima Neto
25/01/2012, 12:59
É isso aí toyotero, agora é só alegria e curtir bastante as belezas desta ilha maravilhosa com o novo brinquedo. A minha japa vai pra revisão de 5.000 km. Vou pedir abrirem mais a bomba pois ela está mais fraca que de costume. Também já peguei umas trilhas na serra buscando cachoeiras e foi td tranquilo, cheguei a atolar em um banhado, mas foi só tracionar saiu.
Um forte abraço e boa sorte

Boa Noite a todos!!
Finalmente semana passada o meu problema foi resolvido com a substituição do cabeçote por um novo!! A viatura ficou muito boa pegando no estalo mesmo de manha ela pega de primeira!!! Fiz limpeza no radiador troquei velas aquecedoras, limpeza de bicos e calibragem e tambem aditivo no radiador. Instalei tambem o filtro kobra que no terceiro dia de uso já apresentava agua que foi drenada eu acho que esse filtro é um otimo investimento visando a vida longa de bicos e bomba injetora , já percorri 5 km de trilha na areia fofa entre a praia do moçambique em fpolis e a viatura se comportou normalmente ufffaaa
abraços

toyotero sr5
25/01/2012, 23:51
É isso aí toyotero, agora é só alegria e curtir bastante as belezas desta ilha maravilhosa com o novo brinquedo. A minha japa vai pra revisão de 5.000 km. Vou pedir abrirem mais a bomba pois ela está mais fraca que de costume. Também já peguei umas trilhas na serra buscando cachoeiras e foi td tranquilo, cheguei a atolar em um banhado, mas foi só tracionar saiu.
Um forte abraço e boa sorte

Boa Noite Jose Tito!!
Agora a tarde fiz o trajeto de floripa para curitiba e tudo normal ate subir a serra, o ponteiro da temperatura que marcava entre o meio e um pouco mais abaixo chegou ate quase o vermelho!!!!!!!!!!! Verifiquei o oleo que não tinha presença de agua e o motor está funcionando normal so que acho que quase mandei o cabeçote pro espaço de novo!! O que pode estar de errado com minha viatura?? Será que meu radiador não é o 10 litros?? E como o indentifico? Na cidade em transito parado ela mantem a temperatura normal mas nesta viagem ela aumentou bastante o que será? Amanha vou ligar para o mecanico para ver qual orientação ele me passará!! Agora tenho que exercitar a santa paciência novamente vamos lá não vou desistir!! um abraço jose ate mais!!!

guilhermeabreu
26/01/2012, 00:26
Boa Noite Jose Tito!!
Agora a tarde fiz o trajeto de floripa para curitiba e tudo normal ate subir a serra, o ponteiro da temperatura que marcava entre o meio e um pouco mais abaixo chegou ate quase o vermelho!!!!!!!!!!! Verifiquei o oleo que não tinha presença de agua e o motor está funcionando normal so que acho que quase mandei o cabeçote pro espaço de novo!! O que pode estar de errado com minha viatura?? Será que meu radiador não é o 10 litros?? E como o indentifico? Na cidade em transito parado ela mantem a temperatura normal mas nesta viagem ela aumentou bastante o que será? Amanha vou ligar para o mecanico para ver qual orientação ele me passará!! Agora tenho que exercitar a santa paciência novamente vamos lá não vou desistir!! um abraço jose ate mais!!!

TOYOTERO SR5

Já ía falar pra vc ao invez de limpar o radiador , VERIFICAR A LITRAGEM DELE , mas vc já deu o resultado que elevou a tempratutra nas subidas , acho que o problema esteja neste seu radiador , pois se ele não for o de 10 litros , como todos sabemos ESTA É A CAUSA PRINCIPAL DE SUPERAQUECIMENTO DESTE MOTOR .

Em primeiro lugar antes de vc andar mais com ela , retira o radiador e mede qtos litros ele pega , se for menos de 10litros , compre um novo de 10 litros que vc terá resolvido seu problema .

Fala pra gente sobre o resultado desta conferencia .

ABRAÇO

HERICK
26/01/2012, 08:49
Boa Noite Jose Tito!!
Será q não foi pq vc forçou em demasia a viatura, qdo faz retífica de motor vc tem q andar no sapatinho, amasiar a criança, o mecânico não te deu essas informações? mas de qualquer forma dá uma varetada no radiador pra conferir, já tive uma sw4 97 diesel igual a sua e o radiador é realmente subdimensionado pro motor, não é o de 10lts pode ter certeza, a partir de 99 eu acho não tenho certeza, já resolveram o problema c o radiador maior, toyotero eu nunca tive problemas c superaquecimento, qdo comprei, mandei dar uma geral no sistema de arrefecimento por conhecer o calcanhar de aquiles dessa viatura, mas por enquanto não vejo a necessidade de troca do radiador, vai gastar um $$$$$$ forte, se o radiador estiver ruim, sem conserto, aí sim vc parte pro de 10 lts, forte abraço meu amigo.
PS. nunca precisei trocar o radiador pelo maior de 10 lts, apenas fazia as manutenções prevenivas.

toyotero sr5
31/01/2012, 22:30
Boa Noite Jose Tito!!

Boa Noite a todos!!!
Chegando a Curitiba como relatei fui até a radiadores iguaçu para varetear o meu radiador e o funcionário me recomendou a não abrir o radiador pois segundo ele é muito sensivel esquentar os grampos do radiador. Ai ele olhou para a ventoinha e me falou que dentro dela existe um gel chamado de viscose que quando o motor esquenta ele trava e ventila mais e a minha estava um pouco fraca.Ai fui até um posto de combustivel como indicado pelo cara do radiador e lá tinha uma oficina que recondicionava a ventoinha (colocava o gel novamente) e após a montagem o motor até mudou de barulho e faz uma ventania fudida!!! Na decida para floripa a viatura se comportou normalmente com a temperatura em 1/4 , 2/4 no maximo achei que melhorou bastante e em trajeto urbano ela esta funcionando muito fria!! Agora dá para ficar mais tranquilo!!! Ah o valor do reparo na ventoinha r$ 180,00 meio salgado mas acredito que resolveu!!
abraços

José Tito de Lima Neto
31/01/2012, 23:06
Boa Noite a todos!!!
Chegando a Curitiba como relatei fui até a radiadores iguaçu para varetear o meu radiador e o funcionário me recomendou a não abrir o radiador pois segundo ele é muito sensivel esquentar os grampos do radiador. Ai ele olhou para a ventoinha e me falou que dentro dela existe um gel chamado de viscose que quando o motor esquenta ele trava e ventila mais e a minha estava um pouco fraca.Ai fui até um posto de combustivel como indicado pelo cara do radiador e lá tinha uma oficina que recondicionava a ventoinha (colocava o gel novamente) e após a montagem o motor até mudou de barulho e faz uma ventania fudida!!! Na decida para floripa a viatura se comportou normalmente com a temperatura em 1/4 , 2/4 no maximo achei que melhorou bastante e em trajeto urbano ela esta funcionando muito fria!! Agora dá para ficar mais tranquilo!!! Ah o valor do reparo na ventoinha r$ 180,00 meio salgado mas acredito que resolveu!!
abraços

Legal, esta eu não conhecia, uma dica valiosa. Tomara que o problema esteja resolvido. Avalia e publica o resultado. Interesssa a todos.
Abraço

guilhermeabreu
31/01/2012, 23:16
SÓ PRA LEMBRAR

Comprei ou melhor mandei fazer um radiador novo na PACCINI radiadores ficou por R$780,00 posto em casa .

Eles reformam e fabricam radiadores , eu mandei o meu velho e eles aproveitaram apenas a caixa , o serviço ficou show , o LUCA daqui do forumque me deu a dica da PACCINI RADIADORES , fica em São Paulo .

Acho que eles devem ter este radiador nooe de 10 litros para as HILUX .

feitosac
01/02/2012, 01:07
Boa Noite a todos!!!
abraços

Toyotero,
Cuidado com esta estoria de trabalhar muito fria, o motor tem uma temperatura de trabalho ideal, que é o marcador sempre no meio, se esta com 1/4 a valvula termostatica pode nao estar funcionando direito ou o liquido viscoso ta fazendo a ventoinha trabalhar cedo demais, só por exemplo na minha sw4, rodei a Patagonia com temperatura baixa 0 graus e o marcador nunca se alterou, ficou sempre no meio, porque a valvula termostatica mantem a temperatura constante em 82 graus , ou seja ela fecha e nao circula agua pelo radiador.
Espero ter ajudado.
Abs.

jorge.duarte
01/02/2012, 12:03
Toyotero,
Cuidado com esta estoria de trabalhar muito fria, o motor tem uma temperatura de trabalho ideal, que é o marcador sempre no meio, se esta com 1/4 a valvula termostatica pode nao estar funcionando direito ou o liquido viscoso ta fazendo a ventoinha trabalhar cedo demais, só por exemplo na minha sw4, rodei a Patagonia com temperatura baixa 0 graus e o marcador nunca se alterou, ficou sempre no meio, porque a valvula termostatica mantem a temperatura constante em 82 graus , ou seja ela fecha e nao circula agua pelo radiador.
Espero ter ajudado.
Abs.

Complementado o que o amigo Carlos, falou: Temperatura ideal é ficar no meio, essa coisa de trabalhar frio é balela de mecanico. Todo o motor tem uma temperatura ideal de trabalho, onde todas as folgas das peças internas do motor, chegam na tolerancia, onde o oleo trabalha na viscosidade ideal, etc...

Abs

toyotero sr5
01/02/2012, 13:37
Boa tarde Amigos!!!
Seguindo suas recomendações essa semana vou levar a viatura para revisão com o mecânico pois substitui o cabeçote a poucos dias e vou trocar a valvula termostática tambem!!! O mecânico falou que a valvula estava funcionando corretamente mas tambem acho que é bom trocar!!! Na estrada ela está mantendo a temperatura no meio mas na cidade está 2/4 um pouco fria mesmo mas vou verificar!! Muito obrigado a todos pela ajuda e postarei a opinião do mecânico !! abraço

dpab
01/02/2012, 14:54
Toyotero,
Recomendo que vc compre a válvula termostática ORIGINAL Toyota.
Um abraço, Delfim.

toyotero sr5
17/02/2012, 00:57
Boa Noite!!
Ainda não deu tempo de levar a viatura no mecanico mas minha duvida é a seguinte: o motor trabalhando muito frio qual são os pontos negativos? Estou achando que a ventoinha está direta não sei, mas quando acelero parece que está vindo um ''avião''' rsrsrsrsrsr nem tanto mas faz um pouco mais de barulho.Lembrando que recondicionei a viscose da ventoinha a pouco tempo.

agradeço a ajuda
abraço

FLAVIO LUIZ JANUARIO
19/09/2016, 16:20
Por gentileza alguem sabe informar se o cabeçote sharak vem com alguma especificação da marca na carcaça assim como o AMC , como vou saber se o que estou comprando é realmente o cabeçote sharak ?