PDA

Ver Versão Completa : Sistema de filtragem de ar - Dicas e Soluções

Alexandre Jeep Vermelho
13/01/2012, 16:47
Olá pessoal,
Tentei encontrar dicas e soluções para instalar o filtro de ar no meu Jeep, mas não encontrei o assunto no fórum. Vi que muitos instalaram o sistema da Kombi, mas não achei motivos ou dicas.

Estou instalando o motor GM 151 e não tenho idéia de que filtro usar. Penso em utilizar um Snorkel no futuro, portanto seria interessante que a nova instalação do sistema já fosse compatível...

Alguma sugestão? Prós e contras?

Obrigado e desculpem caso este assunto já se "esgotou"

Abraços

chinelao4x4
13/01/2012, 18:33
cara , vai fazer um snorkel no futuro ? faz já, gasta uma vz só , existem prontos, mais á maioria faz em casa, desde mangueiras de pscinas, a´do tipo trolher, então vai da sua ideia e bolso, um ex: ?

um cano de lata, um filtro do fusca ou um esportivo, pedaço de mangueira e abraçadeiras, alguns parafusos e arroelas, uma tampa se for pro filtro do fusca, se for esportivo não, e MÃOS HÁ OBRA...

Charles_Curitiba
13/01/2012, 18:58
aproveitando o assunto, gostaria de substituir o filtro de ar (a oleo) original do BF161 por um filtro seco, alguem poderia dar uma dica de qual filtro ou suporte do filtro usar? Tipo qual daria certo pro carburador original? abraços

Fernando Massad
13/01/2012, 19:49
aproveitando o assunto, gostaria de substituir o filtro de ar (a oleo) original do BF161 por um filtro seco, alguem poderia dar uma dica de qual filtro ou suporte do filtro usar? Tipo qual daria certo pro carburador original? abraços

O BF 161 usa carburador DFV 228. Os Opalas antigos tb usavam esse carburador. Portranto, se vc encontrar o filtro do opala antigo é compatível. A adaptação vai depender do carburador que vc usa. No meu caso (Carburador tb DFV 228) puxei uma mangueira e instalei um filtro tipo cilindrico, do FIAT (acho que o 147), porque não encontrei o do Opala. O filtro original do Willys, com óleo, é uma verdadeira merd@@ ....em inclinações mais acentuadas nas trilhas ele manda óleo pro carburador e solta fumaça, parecendo que o motor tá ruim......:???:

Abçs e boa sorte na adaptação!!!:concordo:

vavarusso
04/10/2012, 14:15
Boa tarde, bem pessoal estou querendo a participação dos senhores na solução do meu problema, que é: adaptar filtro de ar no jeep com motor gm 151 com servofreio que tomou o espaço do filtro original. Qual o simples, barato e funcional? O do fusca é alto e pega no capo? Aqueles esportivos nus, servem? Só os cilíndricos ligados com mangueiras servem?
Vavá Russo

calhiandro
04/10/2012, 14:23
Coloca um cilindrico, no para-lama direito, puxa uma mangueira do carburador até o filtro.

Bercan
04/10/2012, 14:30
Eu adaptei o filtro do Corcel... o resultado foi muito bom!

segue foto!

Abraço!!!

vavarusso
04/10/2012, 17:38
Eu adaptei o filtro do Corcel... o resultado foi muito bom!

segue foto!

Abraço!!!
Bercan muito bom, obrigado.
Voce sabe dizer sobre esses mangotes, curvas????

Jacimar
04/10/2012, 18:31
Boa tarde, bem pessoal estou querendo a participação dos senhores na solução do meu problema, que é: adaptar filtro de ar no jeep com motor gm 151 com servofreio que tomou o espaço do filtro original. Qual o simples, barato e funcional? O do fusca é alto e pega no capo? Aqueles esportivos nus, servem? Só os cilíndricos ligados com mangueiras servem?
Vavá Russo

Boa tarde prezado ! não, esses esportivos não servem ! o grande mérito desses cônicos esportivos é a maior vazão de ar, sem se importar com a eficiência de filtragem, a algum tempo atrás fiz contato com um fabricante famoso desses filtros e eles só falavam em alta vazão e tal, mas quando os apertei com relação ao tamanho de partícula que o filtro capturava eles sairam pela tangente, os e-mail estão em algum tópico dentro do fórum . . . meu filtro ainda é o a óleo ( BF161 ) mas já decidi, quando for trocar vai ser o da Kombi, com filtro seco, já pensando no snorkel . . . boa sorte e um abraço !

vavarusso
04/10/2012, 18:43
Valeu Jacimar. Filtro ruim é esparro para o motor. Tô fora!

Bercan
04/10/2012, 20:17
Bercan muito bom, obrigado.
Voce sabe dizer sobre esses mangotes, curvas????

Estes são os mangotes originais do corcel.... este filtro usa um só, eu que utilizei dois... eles são bem flexíveis... quanto ao tubo, e o que faz a ligação do sistema do ar quente para o filtro de ar do gol com motor cht.

abraço!

NMiller
04/10/2012, 23:20
Olá!
Há boas dicas no link;
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/100242-filtro-de-ar-da-kombi-no-bf-161-a.html

Quando for trocar o meu será um de kombi, gostei das dicas da galera e ficou bom e prático.
Pelo que percebi alguns usaram mangueiras tipo de conduite mais largos que são flexíveis e com um pouco de braçadeiras e saiu a conexão com o carbura e filtro.:concordo:

juleymar73
05/10/2012, 02:54
Ola pessoal , estou querendo adaptar um filtro seco no meu BF , voces acham que o filtro de ar do GM 151 serve pro BF 161? o fluxo de ar e suficiente ?

Jacimar
05/10/2012, 07:01
Ola pessoal , estou querendo adaptar um filtro seco no meu BF , voces acham que o filtro de ar do GM 151 serve pro BF 161? o fluxo de ar e suficiente ?

Bom dia prezado ! com certeza atende, a "cilindrada" é praticamente a mesma assim como o regime de rotações, mas se não houver nenhuma questão técnica, pense em um filtro mais elegante, mais cedo ou mais tarde você vai ver a necessidade de retirar a captação de ar de dentro do cofre do motor, lembre-se : o snorkel além de pegar um ar mais limpo elimina de vez o problema de pegar vapor de água quando passamos dentro de algum ribeirão, a água atinge a descarga e sobe vapor que é aspirado pelo motor apagando-o, boa sorte e um abraço !

vavarusso
05/10/2012, 07:55
Vejam esse link http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...-bf-161-a.html (filtro de ar da kombi no bf 161) (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/100242-filtro-de-ar-da-kombi-no-bf-161-a.html)

georgevalle
05/10/2012, 09:11
O filtro do chevete encaixa certinho no carburador do BF, mas o melhor já é instalar um com o Snorkel como o Jacimar falou (pode ser o do chevete mesmo apenas com a entrada pelo snorkel).

vavarusso
05/10/2012, 20:11
373980373981373982 Adquiri esse filtro mas ainda nao sei de carro é. (uno ou elba ou...) pretendo adaptar como na primeira foto. Com um elemento com toda essa areá nao terá problema de asma. rsrsrs

juleymar73
05/10/2012, 22:27
Bom dia prezado ! com certeza atende, a "cilindrada" é praticamente a mesma assim como o regime de rotações, mas se não houver nenhuma questão técnica, pense em um filtro mais elegante, mais cedo ou mais tarde você vai ver a necessidade de retirar a captação de ar de dentro do cofre do motor, lembre-se : o snorkel além de pegar um ar mais limpo elimina de vez o problema de pegar vapor de água quando passamos dentro de algum ribeirão, a água atinge a descarga e sobe vapor que é aspirado pelo motor apagando-o, boa sorte e um abraço !

Caro Jacimar, eu achei um filtro de Combi 1600 por R$60,00 , mais eu to com um de Opala aqui parado de um motor GM 151 que comprei pela bagatela de 200tão, tinha sido todo feito na eleição passada ai o cara desmanchou e me vendeu o motor funcionando bem, mais vou por o de Opala por ja ter ele , mais vctem razÀO.

ABRAÇO.

juleymar73
05/10/2012, 22:30
373980373981373982 Adquiri esse filtro mas ainda nao sei de carro é. (uno ou elba ou...) pretendo adaptar como na primeira foto. Com um elemento com toda essa areá nao terá problema de asma. rsrsrs

bonitão esse filtro em Vava , descobre de que veiculo e ele que vou correr atras de um desses.

georgevalle
06/10/2012, 09:05
Vavá não monte o filtro como você mostrou na foto pois assim fica invertido o sentido do ar, o filtro é projetado para fazer um turbilhonamento na parte entre a carcaça e o filtro para assim não entupir prematuramente o elemento filtrante inclusive não retire aquele plastico com formato de turbina é ele faz isso, normalmente (para não afirmar sempre) a saída é no centro, uma dica é você colocar o filtro onde você pensou mesmo e fazer uma abertura na parede do jeep para o motor aspirar o ar de dentro do jeep (o meu estava assim) não tem essa conversa de cheiro ou barulho do motor, como se você conseguisse escutar um barulho pequeno como o da aspiração do ar passando pelo filtro com o jeep funcionando.

vavarusso
06/10/2012, 11:59
Vavá não monte o filtro como você mostrou na foto pois assim fica invertido o sentido do ar, o filtro é projetado para fazer um turbilhonamento na parte entre a carcaça e o filtro para assim não entupir prematuramente o elemento filtrante inclusive não retire aquele plastico com formato de turbina é ele faz isso, normalmente (para não afirmar sempre) a saída é no centro, uma dica é você colocar o filtro onde você pensou mesmo e fazer uma abertura na parede do jeep para o motor aspirar o ar de dentro do jeep (o meu estava assim) não tem essa conversa de cheiro ou barulho do motor, como se você conseguisse escutar um barulho pequeno como o da aspiração do ar passando pelo filtro com o jeep funcionando.
Meu caro George nao entendi direito sua mensagem. Por favor poderia ser mais claro

vavarusso
06/10/2012, 12:18
374013uma nova foto da filtro fiat

georgevalle
08/10/2012, 08:35
É complicado de explicar o funcionamento do filtro mas enfim o tem que sair pelo centro ao contrário também funciona mas o rendimento e a durabilidade são menores.

vavarusso
08/10/2012, 10:08
É complicado de explicar o funcionamento do filtro mas enfim o tem que sair pelo centro ao contrário também funciona mas o rendimento e a durabilidade são menores.

Caro George bom dia, eu nao inverti a posição de funcionamento. Ele vai funcionar como foi projetado. Veja uma foto ai na minha assinatura (no rodapé desta mensagens).
Valeu!!!

gustavomacau
08/10/2012, 18:22
Recentemente comprei um CJ5 com motor opala 4 cilindros e caixa chevette.
Reparei que o o motor está sem o filtro de ar. Tem apenas um cano com a boca apontada pra trás.
Pretendo logo instalar um snorkel. Queria saber qual filtro usar, como é o esquema do snorkel. Se alguem puder me mostrar com fotos ficarei muito agradecido

vfserra
08/10/2012, 21:41
VAVA, sem querer ser chato nem abusar de vc, teria como vc colocar as medidas desse filtro, principalmente a altura dele, gostei do local onde vc colocou mas acho q não vai caber no meu cj entre o motor e o capô.

vavarusso
08/10/2012, 21:48
VAVA, sem querer ser chato nem abusar de vc, teria como vc colocar as medidas desse filtro, principalmente a altura dele, gostei do local onde vc colocou mas acho q não vai caber no meu cj entre o motor e o capô.
Espere um pouquinho que volto já.

vavarusso
08/10/2012, 21:57
VfSerra compartimento do filtro tem 28x22. Ele é da linha fiat: europa, elba, panorama, premio....

vfserra
09/10/2012, 22:42
obrigado, vou ver se cabe.

juleymar73
09/10/2012, 23:00
VfSerra compartimento do filtro tem 28x22. Ele é da linha fiat: europa, elba, panorama, premio....
Fala Vava , ta sempre ON , gostei desse filtro ficou bunito , deve ser facil de achar , assim que puder vou num FV dar uma busca , ha comprei a maquina slda MIG igual a sua , no anuncio fala que solda chapa 8mm , comprei marca V8 BRASIL, falam que e boa vamo ver, vou ver se começo a mecher no meu jeep, se precisar vou pedir umas dicas , afinal vc ta bem por dentro do assunto modifica, ajusta, adapita... etc hehehe.
valew ate.

vavarusso
09/10/2012, 23:06
Fala Vava , ta sempre ON , gostei desse filtro ficou bunito , deve ser facil de achar , assim que puder vou num FV dar uma busca , ha comprei a maquina slda MIG igual a sua , no anuncio fala que solda chapa 8mm , comprei marca V8 BRASIL, falam que e boa vamo ver, vou ver se começo a mecher no meu jeep, se precisar vou pedir umas dicas , afinal vc ta bem por dentro do assunto modifica, ajusta, adapita... etc hehehe.
valew ate.
Tamo aqui pode falar se eu souber será um prazer servi. Nao tô achando o mangote para o filtro...

juleymar73
09/10/2012, 23:14
HUM !!!! Vava acho que la no topico do filtro da combi um menbro adaptou um mangote proprio do fitro de ar , ficou parecendo original , da uma olhada la.