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Ver Versão Completa : Rural '75 4x4 - Nascimento de uma Cayenne



zanettev
10/01/2012, 14:11
Meus caros,

Estou abrindo esse tópico pra agradecer por tudo o que já conseguimos aprender aqui, o que ainda vamos aprender e pra contar a história, que ainda está pra começar, da nossa Rural 4x4.

Ela foi adquirida em dezembro de 2010 numa porra louquisse do Felipe Zanette (http://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil/felipe+zanette.html) (meu primo) que precisava de um sócio e me arrastou pra empreitada do jeito que estava nas fotos abaixo:

http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/Primeiras/imgCA68IYEO.jpg

http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/Primeiras/img.jpg

Ela é 4x4, está com o BF161 e um câmbio de 4 marchas. O guincho ficou com o antigo dono. O parachoques enorme com essa mesa tá lá, aguardando um presentinho...

Nossa idéia desde o início era montar algo que não temesse lama. Mas, como a grana é curta, em 2011 pouca coisa mudou nela. Ela apenas ganhou ignição eletrônica, um reparo no carburador (cujo ajuste rendeu um incêndio no cofre, hehehehehe) e uma revisão na elétrica. Os motivos de pouca coisa nela ter mudado são 2:
- primeiro, estávamos procurando um motor a diesel que fosse barato. Sonhávamos com MWM Sprint, mas aceitaríamos qualquer coisa que pudessemos pagar... hehehehe...
- perto de março ou abril de 2011, meu primo e meu tio iniciaram uma outra "aventura" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/93526-f-75-1969-amarelinha.html) nesse mundo Willys.

"Terminada" a amarelinha (terminada entre aspas, porque acho que carro assim nunca fica 100% pronto), levamos até as duas pra um pequeno ensaio erótico juntas:

http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural%20n%20F75%20nov11/girls.jpg

http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural%20n%20F75%20nov11/FxRural3.jpg

http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural%20n%20F75%20nov11/FxRural1.jpg

Bom, agora, pouco mais de 1 ano depois da compra, eis que a saga parece começar. Conseguimos um motor MB OM314 de uma Bandeirantes '64. Além do motor, o câmbio 4m (2 sincronizadas) e os eixos devem entrar no esquema.

http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/Motor/Foto0635.jpg

http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/Motor/Foto0630.jpg

http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/Motor/Foto0650.jpg

Só a título de curiosidade, a doadora dos órgãos foi isso aqui:

http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/Frank/Foto0593.jpg

http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/Frank/Foto0588.jpg

O cara tava montando um Frankenstein em cima de uma Band e desistiu do projeto. Sorte nossa!

Por enquanto, é isso. Temos que começar a desmontagem, que vai ser feita "no quintal de casa", sem pressa e com todo o detalhismo dos "chatos" que são o meu tio e meu primo.
A amarelinha demorou uns 6 meses pra rodar. A Rural não deve ser muito diferente.
Vou tentar manter esse tópico sempre atualizado.

Quaisquer dúvidas, críticas ou sugestões, mandem ver! Como estamos aprendendo, boas idéias sempre são bem vindas!

Abraços a todos!

junior888
10/01/2012, 23:03
Humm, essa caixa e t-case nao tem reduzida, certo???
E quando for botar esse motor, reforce bastante o chassi, pois esse motor é mais pesado e vibra muito mais que o motor original, se nao reforçar o chassi, vai começar aparecer trincas.

zanettev
11/01/2012, 17:50
Humm, essa caixa e t-case nao tem reduzida, certo???
E quando for botar esse motor, reforce bastante o chassi, pois esse motor é mais pesado e vibra muito mais que o motor original, se nao reforçar o chassi, vai começar aparecer trincas.
É, a reduzida já era. A Band não tem. Tem só aquela "primeira" marcha cuuuuuurta...
Sobre o reforço, valeu pelo toque! Quando começarmos a desmontagem eu vou atualizando aqui e pedindo palpites.
Sobre a vibração, ouvi falar que se eu reduzir o número de coxins, a vibração diminui. A vida útil dos coxins também reduz, claro, mas acho que prefiro essa solução.
Alguém sabe se essa informação procede?

Felipe Zanette
12/02/2012, 22:31
Bem, abaixo seguem algumas fotos de como está o andamento do transplante de motor.

Desmontando o carro, fiquei surpreso com a lataria da rural, que está em muito boa condição (nas regiões escondidas).

Vimos que devido ao motor ser maior verticalmente, seria necessário um cuidado especial para que o cárter do mesmo não ficasse muito próximo do diferencial dianteiro a ponto de esbarrar. A solução encontrada foi fazer o SPOA, e cortar o painel traseiro do cofre para deixar o motor mais recuado, assim aumentando a distância do diferencial e equilibrando o peso (que é bem maior no motor diesel).

Penso em fechar esse painel recortado com alumínio de piso de buzão, bem modelado e aparafusado na chapa do carro.

No momento optamos por utilizar somente o motor e o cambio da Band e assim sendo os diferenciais dela estão sobrando. Creio eu que os eixos da rural irão aguentar tranquilamente.

Sem esquecer de mencionar, foi feito um reforço no chassis, porém fotos só na próxima postagem.

Marco-Maga
12/02/2012, 22:51
Bem, abaixo seguem algumas fotos de como está o andamento do transplante de motor.

Desmontando o carro, fiquei surpreso com a lataria da rural, que está em muito boa condição (nas regiões escondidas).

Vimos que devido ao motor ser maior verticalmente, seria necessário um cuidado especial para que o cárter do mesmo não ficasse muito próximo do diferencial dianteiro a ponto de esbarrar. A solução encontrada foi fazer o SPOA, e cortar o painel traseiro do cofre para deixar o motor mais recuado, assim aumentando a distância do diferencial e equilibrando o peso (que é bem maior no motor diesel).

Penso em fechar esse painel recortado com alumínio de piso de buzão, bem modelado e aparafusado na chapa do carro.

No momento optamos por utilizar somente o motor e o cambio da Band e assim sendo os diferenciais dela estão sobrando. Creio eu que os eixos da rural irão aguentar tranquilamente.

Sem esquecer de mencionar, foi feito um reforço no chassis, porém fotos só na próxima postagem.


Felipe e Valdeir...

É isso aeee....

Coloca essa "Cayenne" pra rodar..

Legal que ja reforçou o chassis, vai precisar mesmo, como nosso amigo falou... senão ele vai trincar todo..

Não esquece de tirar o anuncio de venda dela la no rolo... Pq senão eu vou comprar pelo preço que ta lá..kkkkkk

Te mandei uma MP... e ve ai e me fala...:concordo:

Felipe Zanette
12/02/2012, 23:35
AHUHuha por aquele preço não, a venda está pausada.

ahushauhHUSH

Abraços

jkdaniels
13/02/2012, 09:24
Pô, assim eu vou pro PROCON DOS 4X4, eu tb quero por aquele preço.

HAHAHHAHAHAHA, Brincadeirinha. Vou acompanhar de perto essa adaptação pois quando mencionei que queria botar esse motor na minha me chamaram de louco, agora terei provas de que é possivel.

Um abraço e muita sorte na empreitada.

Denilsom
13/02/2012, 10:22
Eu ja vi um motor desse colocado numa Rural mas sem cortar a parede do corta fogo a questão do carter pegar no diferencial foi feito outro carter ficou muito bom.

Felipe Zanette
13/02/2012, 13:41
é, existe a possibilidade de se alterar o carter do motor,mas optei por trazer o motor mais pra traz, pra equilibrar o peso.

zanettev
03/07/2012, 14:44
Fala, galera!

Depois de um bom tempo sem novidades por conta de problemas pessoais, decidimos aproveitar a oportunidade que surgiu de ficar com um Sprint e estamos mudando um pouco o projeto.
Os eixos e alguns pedaços da Band já foram vendidos. O motor e o câmbio estão anunciado aqui, pra quem tiver interesse: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-pecas-e-acessorios/106832-vendo-motor-diesel-om314-cambio-4m-original-da-band.html

Instalamos os freios do Berga (4 discos com pinças duplas na frente e uma na traseira, mais freio de mão) e compramos DH de S10 pra instalar, mas ainda não sabemos exatamente como será isso... hehehehehe...

Uma foto dos freios, tiradas ainda pelo Berga:

http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/brakes/DSC00402.jpg

Aliás, Berga, se você passar por aqui, valeu pelo serviço e atenção!

Por enquanto é isso.
Quando tivermos mais novidades, eu atualizo.

Abs a todos!

F-14 TOMCAT
05/07/2012, 10:40
Fala Amigão...

Que freio descolado é esse que você arrumou???
Eu tô procurando algo desse tipo...
Se puder, me manda um contato...

Obrigado!!! Abs!!!

Adir Danielsson (Berga)
05/07/2012, 12:46
E ai Valdeir,blz,
Ainda bem que trocaram de motor,aquilo treme demais.
Que bom que gostou do serviço,e se tiver qualquer duvida pode pedir,
e uma pena que não tenho nenhuma rural pra tirar umas fotos da adaptação de uma hidraulica de s10 que coloquei numa,ou melhor,em varias,mas é bem simples,fica bem escondidinha atras do para choque.Tem um pessoal aqui no forun colocando ela por cima,fica horrível na minha opinião.Se conseguir te mando ok,mas não coloca por cima.Já falei uma vez aqui no forun mas o pessoal não acredita,então falo pra vc,a barra deslizante que vai do setor até a coluna pega da f250,é plug&play,sem emenda.
Abraço.

zanettev
23/08/2012, 13:32
Anos depois...

Chegou mais uma pecinha pro projeto!

http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/Cambio/417547_293366247437205_2090870212_n.jpg

Bora fazer a birosca andar ainda nessa vida!

junior888
23/08/2012, 21:48
apesar do mwm ter menos força que o om-314, ele é muito mais elasticoooooo, e agora com a caixa sincro e reduzida, vai ficar outra coisa... parabéns pelo projeto, vai ficar muito bom...

zanettev
26/08/2012, 12:46
Antes:


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/brakes/DSC_0185.jpg


Desmontando:


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/brakes/DSC_0186.jpg


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/brakes/DSC_0187.jpg


Montando:


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/brakes/DSC_0188.jpg


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/brakes/DSC_0189.jpg


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/brakes/DSC_0190.jpg


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/brakes/DSC_0191.jpg


E o resultado, por todos os ângulos:


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/brakes/DSC_0192.jpg


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/brakes/DSC_0193.jpg


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/brakes/DSC_0194.jpg

Valeu, Berga!

Adir Danielsson (Berga)
26/08/2012, 13:51
Troca as pinças de lado pois está errado,os sangradores ficaram para baixo.
Qualquer coisa avise.



Antes:





Desmontando:








Montando:










http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/brakes/DSC_0191.jpg


E o resultado, por todos os ângulos:










Valeu, Berga!

Felipe Zanette
27/08/2012, 01:41
Tá ao contrário ???, será que é por isso que o carro ainda n pegou freio ??? coloquei burrinho e hidrovacuo novo, e nada...

Fürst
27/08/2012, 08:49
Tá ao contrário ???, será que é por isso que o carro ainda n pegou freio ??? coloquei burrinho e hidrovacuo novo, e nada...Belo sistema de freio! Parabéns!Felipe, com os sangradores virados para baixo vc nao vai conseguir eliminar por completo o ar do sistema. Por isso nao vai conseguir total eficiência das pinças.Abraço!

georgevalle
27/08/2012, 08:55
É segundo a lógica o sangrador deve ficar para cima (onde a bolha de ar tende a ir) mas na prática isso não faz muita diferença pois o ar vai sair com a pressão do fluido, mesmo sabendo que vai funcionar de qualquer forma o correto é motar com os sangradores para cima.

Adir Danielsson (Berga)
27/08/2012, 10:34
Exatamente,nunca ira dar freio,pois o ar não sai de dentro por completo.


Tá ao contrário ???, será que é por isso que o carro ainda n pegou freio ??? coloquei burrinho e hidrovacuo novo, e nada...

Felipe Zanette
28/08/2012, 17:04
HAHAHA Temos freio agora. Bastava inverter mesmo a posição das pinças, puta falta de atenção. Agora consigo sangrar tranquilo.

zanettev
23/03/2013, 16:12
Anos depois...

Coração indo pro lugar, pra medir os suportes...


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/Motor/188531_383699698403859_1958889315_n_zps8389464e.jp g


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/Motor/425873_383699478403881_336482882_n_zpsf04e8b48.jpg


http://i1223.photobucket.com/albums/dd519/zanettevz/Rural/Motor/578700_383699515070544_1285251168_n_zps584930e7.jp g

georgevalle
25/03/2013, 08:00
Como vai fazer com o diferencial dianteiro?

Denilsom
25/03/2013, 15:57
Isso é facil colega se ele tiver usando o diferencial Original da Rural manda inverter o lado da Bola, agora já vi essa configuraçao na Rural com eixos do troller pois tem saida do cardam lado do motorista.


Como vai fazer com o diferencial dianteiro?

antonio umino
26/03/2013, 10:04
Zanettev......
Falando em bola do diferencial do lado esquerdo..... em que original é do lado direito.....
O nosso amigo do fórum O Santista. (Nelson).... tem um diferencial completo pra vender....

Dá uma olhada na secção de classificados - vende-se.
Parabéns pela montagem do sistema de freio.

Ok..
um abraço

fguerreiro
26/03/2013, 18:44
Que projeto legal! Acompanhando ...

Felipe Zanette
27/03/2013, 13:50
Iremos inverter a "bola do diferencial" respeitando o angulo para as cruzetas... é um serviço terapêutico hahaha

Soloboda
20/04/2015, 21:02
berga preciso entrar em contato com vc, para negociar uns freios

Adir Danielsson (Berga)
20/04/2015, 21:25
segue meu e-mail,
adirdanielson@brturbo.com.br





berga preciso entrar em contato com vc, para negociar uns freios