Ver Versão Completa : hilux sw4 2002, agua vai para reservatorio e não retorna?????
Bom dia, estou com um problema em minha hilux sw4 2002 efi, ela esta apresentando o seguinte:
O radiador quando está cheio até a tampa, e o reservatorio está no nivel máximo, ando com o carro em viagem, quando paro, o reservatorio esté cheio, passa agua do radiador para o reservatorio (mais ou menos 300ml) dae o carro parado quando esfria retorna cerca de 100ml só... pq isso??
Notei tbm que o fluido do radiador faz espuma, parece sabão:shock: quando quente! será que está na hora de substitui-lo?
Ou minha tampa do radiador está ruim?
O carro nunca esquentou nem apresentou sinais de fumaça branca.... por isso acho dificil ser cabeçote!
wagão,
Comece pelo mais simples, substituindo os 3 itens abaixo:
1 - Líquido de arrefecimento, na proporção de 40% aditivo concentrado e 60% de água (lave bem todo o sistema antes).
2 - Tampa do radiador.
3 - Válvula termostática.
Após isso, faça o teste na estrada e com a viatura parada.
Procedimento para testar com a viatura parada (SOMENTE APÓS SUBSTITUIR OS ITENS CITADOS):
- Com o motor QUENTE e LIGADO, abra a tampa do reservatório de expansão e coloque o tubo de borracha da mesma para fora e peça para alguém acelerar o motor em torno de 2.800 RPM e manter acelerado por uns 20 segundos.
Resultado esperado:
NÃO PODE JORRAR ÁGUA PELO TUBO DE BORRACHA, SE ISSO ACONTECER VC TEM PROBLEMAS COM O CABEÇOTE.
OBS: NÃO CONSIDERE ALGUMAS GOTAS OU UM RÁPIDO E PEQUENO FILETE DE ÁGUA, ISSO É NORMAL QUE SAIA.
Um abraço, Delfim.
Delfim, muito obrigado, torço que não seja cabeçote, pois o carro esta normal, não aqueceu e nem foi forçado, eu ando so a 100 e 110km/h, entao vou faze isso trocar esses itens!
outra pergunta delfim, quantos litros vai de agua no radiador?
delfim, liguei o carro quante agora acelerei a 3mil giros por 20seg e nao saiu nada de aguá pela mangueira do reservatorio de expansão. será que é a tampa mesmo do radiador?
wagão,
As SW4 de 1999 à 2002 saíram de fábrica com o radiador de 10 litros, portanto vc vai precisar de 4 litros de aditivo e 6 litros de água para diluí-lo na proporção recomendada.
Cuidado, pq há no mercado alguns aditivos que já vem diluídos (em proporção não informada), por isso é importante que seja o CONCENTRADO.
Um abraço, Delfim.
delfin, troquei a tampa e blz tudo voltou ao normal! nem cheguei a troca a valvula e o líquido de arrefecimento, mas logo logo troco tudo!
obrigado pela ajuda aew... abrss
wagão,
Que bom que resolveu, mas não deixe de trocar os outros 2 itens, pois isso lhe dará tranquilidade por mais 40.000 Km.
Um abraço, Delfim.
JEFFCATUNDA
11/01/2012, 20:08
Colega, não espere nem até amanhã!
Se o liquido está fazendo espuma é sinal que está usando o liquido errado...
Já pasei por isso e poso te afirmar que sai mais em conta fazer logo...
Retire todo o liquido e lave o sistema, mas lave com muita agua mesmo...
Como fazer...
Retire o mangote que leva o liquido para o ar condicionado. Conecte uma mangueira com agua corrente no bocal do radiador e ligue a viatura...
Só pare de lavar quando a agua sair bem limpa........
Dai então você vai proceder de forma a recolocar o liquido correto, que não deve espumar...
Esvazie o sistema e coloque o liquido, colocando o já diluido é mais dificil de errar nas quantidades...
O que ocorre é que quando espuma, a espuma expande, aumenta a pressão e alem de não trocar calor ela expulsa mais agua que o que deveria para coletor...
Isso pode sim por a perder seu cabeçote, pois mesmo não esquentando primeiro a espuma expulsa a agua que não retorna e o cabeçote trinca por falta de liquido de arefecimento....
Outra coisa... a agua do reservatorio de expansão deve ficar no minimo, ou no máximo no meio das marcas, exatamente para permitir a vinda do liquido e seu retorno...
Lembre que o ponto fraco de sua viatura é exatamente essa relação cabeçote/radiador....
Jeffcatunda, valew pela explicação, vou fazer isso mesmo, trocar a agua do sistema, pois prevenir é melhor que remediar!!! sei que esse ponto cabeçote/radiador é complicado mesmo.... já tive problemas com uma L200 mesmo tomando todos cuidados, sei que a sw4 é mais forte que a L200 nesse ponto, mas esses cabeçotes de aluminio são complicados...
mais 2 duvidas...
1- depois de trocar o liquido pela agua lavando pela mangueira como vc falou, como faço pra adicionar o fluido, como esvazio o radiador? minha 2.8 tem um terminal abaixo do radiador que esvazia ele facil facil... a 3.0 é assim tbm?
2- E qual a melhor marca de fluido para diluir em agua? Ouqual o recomendado?
E se puderem me ajudar minha japa sw 2.8 esta com muita ferrugem no radiador, tem como colocar fluido tbm, ou so coloco antiferrugem? o que devo fazer pra não estragar o bloco nem a bomba de agua?
ATENÇÃO....Provalvemente espuma por estar usando liquido errado, eu mesmo cometi este erro utilizando MWM ANTI_FERRUGEM que é 1litro para 30litros de água-coloquei 3litros em 4litros de agua- (cor do liquido azul), pensando que era aditivo (cor do liquido rosa). As embalagens são iguais e tambem o rotulo.LLDiesel - Tratores e Veculos (http://www.lldiesel.com.br/)
Quando começou a funcionar verifiquei que formava espuma.
imediatamente desliguei , limpei o sistema e coloquei o ADITIVO ADEQUADO com ÁGUA DESTILADA( pode ser deionizada).
OS ADITIVOS (lLEIAA COMPOSIÇÃO ANTES DE COMPRAR E USAR) podem ser original toyota , paraflu, MWM, Bardal , Castrol (recomendada pela toyota) ou outras marcas respeitadas e conhecidas devendo ser concentrada com 60% de água deionizada - siga as dicas do jeffcatunda a cima..(troque 30.000KM) lembre também da válvula termostática (cuidado com a borracha que a envolve ao trocar, mecânico colocou errada tive que recolocar) e troque a cada 60.000km pelo menos .
JEFFCATUNDA
15/01/2012, 01:22
Colega, Depois de lavar o sistema e fechar a saída da água do radiador do ar condicionado, ela vai estar completa com água somente..... A água já entrou pelo radiador do motor, lavou o próprio radiador, o bloco e o radiador interno do as condicionado....
Ai você faz a sangria normal, baixa toda a água e coloca a mistura e quantidades corretas de água + fluido correto, ai cada um faz de uma forma, alguns retiram o mangote inferior e o bujão, outros só o bujão... Proceda a troca da forma que você gosta de fazer, ela já estará lavada para receber o novo liquido... o mais comum que ocorre se você não lava da forma que falamos é que fica liquido com a mistura antiga nas mangueiras e no radiador interno do ar condicionado, e ele contamina a nova mistura e volta a espumar...
Jeffcatunda, valew pela explicação, vou fazer isso mesmo, trocar a agua do sistema, pois prevenir é melhor que remediar!!! sei que esse ponto cabeçote/radiador é complicado mesmo.... já tive problemas com uma L200 mesmo tomando todos cuidados, sei que a sw4 é mais forte que a L200 nesse ponto, mas esses cabeçotes de aluminio são complicados...
mais 2 duvidas...
1- depois de trocar o liquido pela agua lavando pela mangueira como vc falou, como faço pra adicionar o fluido, como esvazio o radiador? minha 2.8 tem um terminal abaixo do radiador que esvazia ele facil facil... a 3.0 é assim tbm?
2- E qual a melhor marca de fluido para diluir em agua? Ouqual o recomendado?
E se puderem me ajudar minha japa sw 2.8 esta com muita ferrugem no radiador, tem como colocar fluido tbm, ou so coloco antiferrugem? o que devo fazer pra não estragar o bloco nem a bomba de agua?
jeff, e rody, valew pelas dicas, amanha mesmo estarei procedendo o troca do fluido.... qualquer dúvida volto a incomodar vocês ai de novo!
Obrigado.
feitosac
15/01/2012, 23:24
Rody,
Legal seu post de advertencia aos amigos, com fotos, as embalagens sao muito parecidas, ainda bem que nao aconteceu nada com a viatura.
Abs.
Carlos.
delfin, troquei a tampa e blz tudo voltou ao normal! nem cheguei a troca a valvula e o líquido de arrefecimento, mas logo logo troco tudo!
obrigado pela ajuda aew... abrss
Amigo,
Estou exatamente com esse problema, a água vai e não volta. O carro é uma Hilux SRV 2001/2002.
Você pode me confirmar qual a tampa correta da viatura ? Pois, pode ser que a minha esteja errada, conforme abaixo. A que está no meu carro é a da direita, com o bico menor, marcando 1,1 e a outra marca 0,9 :
564984564985
https://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota/130829-hilux-sw4-consumindo-agua-16.html#post2501602
Amigo sua tampa está errada, tanto o modelo quanto a pressão.
Sugiro não perder tempo, compra uma original, vai vir a tampa correta e durar muito mais. Pode ficar tranquilo que não custa um rim.
Mesmo trocando a tampa ainda existe a possibilidade de ser outro problema. Fique atento
Amigo Leanog,
Mas, qual seria a tampa correta ? A da esquerda ou da direita.
E qual a pressão correta ?
Agradeço antecipadamente,
sandrord1
18/03/2019, 06:59
se seu motor for 2.8 pe a da esq. com mola... se for 1kzt-e ai é a da direira ..... mas pode ser cabeçote .... ambos motor rodam com 0.8 ou 1.1 nas tampas
Bom dia amigos,
Este sábado encomendei a tampa e a válvula termo-estática originais na loja da Toyota, demora uns 5 dias pra chegar. Vamos ver se trocando as peças paralelas pelas originais, o problema fica resolvido. O motor é 3.0 1kzt, e a tampa que eu uso é a da direita mesmo, só que comprado no mercado paralelo por 35 reais (a original foi 150). Já com a válvula tive uma boa surpresa, custou 120 reais a original, e aqui no RJ a paralela custa 180 reais.
Pela experiência de vocês, gostaria de uma opinião. Eu rodei 4000 kms com esse carro no mês passado em uma viagem ao Nordeste, sendo que teve dias que rodei até 900 kms, e outros de 800 kms (duas vezes) e 750 kms (duas vezes) . Tudo isso com o ar ligado e rodando durante 12/14 hs e, não tive nenhum problema com a temperatura, ou coisa parecida, apenas completei em duas oportunidades a água do radiador no dia seguinte, com o motor frio, já que a mesma não voltava do reservatório.
Mesmo assim, pode ser problema de cabeçote ?
Agradeço antecipadamente,
Uma forma de saber se é cabeçote é abrir cuidadosamente a tampa do radiador com ela ligada após fazer um trajeto e atingir temperatura de trabalho.
Se for cabeçote a água fica borbulhando muito por passar pressão da explosão pra água, além disso as mangueira superiores do radiador ficam muito tensas pelo excesso de pressão
sandrord1
20/03/2019, 07:57
nao ... 98% de chance de nao.... otimismo que é só a tampa mesmo ....
boa ...
nao ... 98% de chance de nao.... otimismo que é só a tampa mesmo ....
boa ...
Então amigo Sandro, espero que seja só a tampa mesmo. Pra ter certeza, já encomendei a tampa original por 150 pila na concessionária Toyota. Esta semana rodei bastante com o carro no trânsito, com ar ligado e, hoje de manhã a água estava no nível. Apenas para aumentar as informações que podem ajuda a chegar na resolução do problema, hoje, quando tirei a tampa pra ver o nível, ela estava com um pouco de pressão e, quando retirei ela, percebi que um pouco de água fez o caminho inverso, indo pro reservatório, mas, foi pouquíssima água mesmo, talvez só a que estava sob pressão na mangueira de retorno.
abs,
sandrord1
21/03/2019, 07:48
normal amigo... vai dar tudo certo grande abraço fraterno
Telmo Carvalho
18/04/2019, 20:04
Olá,
Este tópico "caiu como uma luva". Todos os posts foram úteis para mim. Obrigado.Também preciso repor a água do radiador quando rodo 600-800km num dia. Reponho cerca de 0,5-1,0 litro. Ando até 110, a 120km/h só em trechos curtos. Pergunto: é normal essa perda de água? Detalhe 1: ao dar a partida com motor frio, por cerca de 5-10 segundos sai uma fumaça branca (parecem pequenas baforadas) pelo escapamento e o motor parece dar esgasgadas. Depois desse tempo, não sai nada "visível" e a rotação se estabiliza.
Detalhe 2: adquiri com 280.000km e hoje estamos (kkk) com 350.000.
Desde já agradeço qualquer contribuição.
Abraço. Telmo
Bom dia amigos,
Este sábado encomendei a tampa e a válvula termo-estática originais na loja da Toyota, demora uns 5 dias pra chegar. Vamos ver se trocando as peças paralelas pelas originais, o problema fica resolvido. O motor é 3.0 1kzt, e a tampa que eu uso é a da direita mesmo, só que comprado no mercado paralelo por 35 reais (a original foi 150). Já com a válvula tive uma boa surpresa, custou 120 reais a original, e aqui no RJ a paralela custa 180 reais.
Pela experiência de vocês, gostaria de uma opinião. Eu rodei 4000 kms com esse carro no mês passado em uma viagem ao Nordeste, sendo que teve dias que rodei até 900 kms, e outros de 800 kms (duas vezes) e 750 kms (duas vezes) . Tudo isso com o ar ligado e rodando durante 12/14 hs e, não tive nenhum problema com a temperatura, ou coisa parecida, apenas completei em duas oportunidades a água do radiador no dia seguinte, com o motor frio, já que a mesma não voltava do reservatório.
Mesmo assim, pode ser problema de cabeçote ?
Agradeço antecipadamente,
Amigo Telmo,
A minha viatura, mesmo depois de ter trocado a tampa do radiador pela tampa original, ainda está sendo necessário repor a água do radiador, na mesma proporção da sua, entre 0,5 e 1,0 litro, mas, isso a cada 10/15 dias, mesmo usando todo dia, com ar condicionado ligado e pegando trânsito (aqui no Rio pego engarrafamento quase todo dia). O que mudou e eu fiquei muito satisfeito, foi com relação a temperatura, que, mesmo pegando muito engarrafamento. Outro dia peguei um de 2 horas, com o ar ligado, e a temperatura não passou do meio.
Minha maior dúvida agora, é se eu não estou sendo preciosista demais e, este consumo não seria normal. Nem no manual dela achei nada que falasse a respeito.
Detalhe, a minha também eu comprei com 280 mil kms e hoje está com 327 mil kms.
Algum dos amigos mais experientes poderia nos esclarecer essa dúvida ? Se esse consumo de 0,5 a 1,0 litro de liquido do radiador, após uns 15 dias, rodando todo dia, ou depois de uma viagem de 900/1000 kms num dia seria normal ?
Grande abraço !
Olá,
Este tópico "caiu como uma luva". Todos os posts foram úteis para mim. Obrigado.Também preciso repor a água do radiador quando rodo 600-800km num dia. Reponho cerca de 0,5-1,0 litro. Ando até 110, a 120km/h só em trechos curtos. Pergunto: é normal essa perda de água? Detalhe 1: ao dar a partida com motor frio, por cerca de 5-10 segundos sai uma fumaça branca (parecem pequenas baforadas) pelo escapamento e o motor parece dar esgasgadas. Depois desse tempo, não sai nada "visível" e a rotação se estabiliza.
Detalhe 2: adquiri com 280.000km e hoje estamos (kkk) com 350.000.
Desde já agradeço qualquer contribuição.
Abraço. Telmo
Está indo água da refrigeração para o bloco e cabeçote do motor.
Isto ocorre quando o motor esfria totalmente, fazendo a pressão do sistema do radiador e mangueiras vazar da galeria de passagem de água do cabeçote para os cilindros.
Isto acontece por estar com o cabeçote trincado (por super aquecimento) ou pela junta entre ele e o motor estar rompida.
Com essa passagem da água para os cilindros não há queima regular do diesel na primeira partida do motor.
Quando liga, ele expulsa a água pela descarga, dando algumas falhadas e gerando a fumaça branca, ou seja, vapor d´água.
Perceba que se você usar a viatura ao longo do dia, esse problema não acontece, pois não houve o resfriamento do motor.
Ao longo do tempo essa presença de água nos cilindros vai gerando a "ovalização" dos mesmos, pois dependendo da quantidade de água presente neles, acontecem pequenos calços hidráulicos.
Verifique isto em oficina extremamente séria, pois os custos são elevados, e exige excelente mão de obra.:concordo:
Algum dos amigos mais experientes poderia nos esclarecer essa dúvida ? Se esse consumo de 0,5 a 1,0 litro de liquido do radiador, após uns 15 dias, rodando todo dia, ou depois de uma viagem de 900/1000 kms num dia seria normal ?
Grande abraço !
Não Gil, não é normal.
Quando muito, é para acontecer uma pequena evaporação no vaso expansor.
Mas nada perceptível em apenas 15 dias.
Lamento!:sad:
Renatopami
01/05/2019, 13:15
Estou fazendo exatamente 2 anos com a minha,nunca completei o líquido de arrefecimento,sempre no mesmo nível....esse é o correto.
Está indo água da refrigeração para o bloco e cabeçote do motor.
Isto ocorre quando o motor esfria totalmente, fazendo a pressão do sistema do radiador e mangueiras vazar da galeria de passagem de água do cabeçote para os cilindros.
Isto acontece por estar com o cabeçote trincado (por super aquecimento) ou pela junta entre ele e o motor estar rompida.
Com essa passagem da água para os cilindros não há queima regular do diesel na primeira partida do motor.
Quando liga, ele expulsa a água pela descarga, dando algumas falhadas e gerando a fumaça branca, ou seja, vapor d´água.
Perceba que se você usar a viatura ao longo do dia, esse problema não acontece, pois não houve o resfriamento do motor.
Ao longo do tempo essa presença de água nos cilindros vai gerando a "ovalização" dos mesmos, pois dependendo da quantidade de água presente neles, acontecem pequenos calços hidráulicos.
Verifique isto em oficina extremamente séria, pois os custos são elevados, e exige excelente mão de obra.:concordo:
Amigo Glaicon,
Agradeço imensamente seus esclarecimentos, mas, gostaria de tirar apenas mais duas dúvidas :
- Com relação a primeira partida do motor, com ele frio, mesmo depois de dois ou três dias parado, só saí um pouco de fumaça, mas, fumaça preta, e não branca, e ela não falha, liga e funciona normalmente, sem ratear, como um relógio, e não tem nenhum sinal de água durante esse processo, e a descarga fica totalmente seca, sem sair água da descarga, e sem pingar na garagem.
- A segunda dúvida é com relação a válvula termoestatica, a minha viatura está sem ela e, eu até comprei uma nova original para instalar este final de semana, inclusive, no manual diz que ela é uma peça fundamental para o bom funcionamento de todo o processo de refrigeração, o que na minha visão otimista poderia ser o X da questão. Faz algum sentido isso ? Ou nem instalo ela e espero pra colocar depois de mexer no cabeçote ? Não sei se eu não expliquei bem, mas, essa água, em torno de um copo, na verdade não tá sumindo e sim indo pro reservatório do compensador e não está voltando. Ele estava pelo meio, e agora está acima do máximo.
Me desculpe incomodá-lo com estas perguntas todas, mas, só quero ter certeza que realmente é o cabeçote, antes de gastar uma grana enorme pra mexer nele, entende ?
Agradeço antecipadamente e um grande abraço !!!
Amigo Glaicon,
Agradeço imensamente seus esclarecimentos, mas, gostaria de tirar apenas mais duas dúvidas :
- Com relação a primeira partida do motor, com ele frio, mesmo depois de dois ou três dias parado, só saí um pouco de fumaça, mas, fumaça preta, e não branca, e ela não falha, liga e funciona normalmente, sem ratear, como um relógio, e não tem nenhum sinal de água durante esse processo, e a descarga fica totalmente seca, sem sair água da descarga, e sem pingar na garagem.
- A segunda dúvida é com relação a válvula termoestatica, a minha viatura está sem ela e, eu até comprei uma nova original para instalar este final de semana, inclusive, no manual diz que ela é uma peça fundamental para o bom funcionamento de todo o processo de refrigeração, o que na minha visão otimista poderia ser o X da questão. Faz algum sentido isso ? Ou nem instalo ela e espero pra colocar depois de mexer no cabeçote ? Não sei se eu não expliquei bem, mas, essa água, em torno de um copo, na verdade não tá sumindo e sim indo pro reservatório do compensador e não está voltando. Ele estava pelo meio, e agora está acima do máximo.
Me desculpe incomodá-lo com estas perguntas todas, mas, só quero ter certeza que realmente é o cabeçote, antes de gastar uma grana enorme pra mexer nele, entende ?
Agradeço antecipadamente e um grande abraço !!!
Pode não ser cabeçote, no seu caso.
Talvez, problema de retorno da água ao radiador.
A tampa é nova?
Eu sugiro ir numa oficina de radiadores e pedir para colocarem aquela bomba de pressão no bocal do radiador, para ver se não há perda de pressão por algum outro local.
Talvez haja perda, mesmo que pouca, mas que impossibilite de manter o vácuo no sistema, não tendo força para sugar a água de volta do vaso expansor.
Telmo Carvalho
21/05/2019, 13:00
Amigo Telmo,
A minha viatura, mesmo depois de ter trocado a tampa do radiador pela tampa original, ainda está sendo necessário repor a água do radiador, na mesma proporção da sua, entre 0,5 e 1,0 litro, mas, isso a cada 10/15 dias, mesmo usando todo dia, com ar condicionado ligado e pegando trânsito (aqui no Rio pego engarrafamento quase todo dia). O que mudou e eu fiquei muito satisfeito, foi com relação a temperatura, que, mesmo pegando muito engarrafamento. Outro dia peguei um de 2 horas, com o ar ligado, e a temperatura não passou do meio.
Minha maior dúvida agora, é se eu não estou sendo preciosista demais e, este consumo não seria normal. Nem no manual dela achei nada que falasse a respeito.
Detalhe, a minha também eu comprei com 280 mil kms e hoje está com 327 mil kms.
Algum dos amigos mais experientes poderia nos esclarecer essa dúvida ? Se esse consumo de 0,5 a 1,0 litro de liquido do radiador, após uns 15 dias, rodando todo dia, ou depois de uma viagem de 900/1000 kms num dia seria normal ?
Grande abraço !
Olá.
Muito obrigado pela resposta. Só vi agora porque não recebi nenhum alerta pelo forum. Não tenho problema com a temperatura, mesmo com muito calor. Aqui em Porto Alegre temos poucos engarrafamentos e também rodo muito pouco na cidade. Mas o ponteiro da temperatura sempre fica um pouquinho abaixo da horizontal. Reforço teu pedido para que algum colega experiente também comente a fumaça branca que sai nos primeiros segundos após ligar o motor frio e que desaparece quando a lenta estabiliza.
Obrigado.
Abraço.
Telmo Carvalho
21/05/2019, 13:08
Está indo água da refrigeração para o bloco e cabeçote do motor.
Isto ocorre quando o motor esfria totalmente, fazendo a pressão do sistema do radiador e mangueiras vazar da galeria de passagem de água do cabeçote para os cilindros.
Isto acontece por estar com o cabeçote trincado (por super aquecimento) ou pela junta entre ele e o motor estar rompida.
Com essa passagem da água para os cilindros não há queima regular do diesel na primeira partida do motor.
Quando liga, ele expulsa a água pela descarga, dando algumas falhadas e gerando a fumaça branca, ou seja, vapor d´água.
Perceba que se você usar a viatura ao longo do dia, esse problema não acontece, pois não houve o resfriamento do motor.
Ao longo do tempo essa presença de água nos cilindros vai gerando a "ovalização" dos mesmos, pois dependendo da quantidade de água presente neles, acontecem pequenos calços hidráulicos.
Verifique isto em oficina extremamente séria, pois os custos são elevados, e exige excelente mão de obra.:concordo:
Olá.
Obrigado pelo esclarecimento e pela orientação. Não tinha notado a tua resposta. Pois é, o problema é que só conheço uma oficina em Porto Alegre que não é autorizada. E também não sei se o serviço necessário é feito por ela ou por terceiros. Por favor, enviem sugestões de oficinas para este tipo de manutenção. Estou garimpando informações, inclusive na grande Porto Alegre. Abraço e muito obrigado.
Pode não ser cabeçote, no seu caso.
Talvez, problema de retorno da água ao radiador.
A tampa é nova?
Eu sugiro ir numa oficina de radiadores e pedir para colocarem aquela bomba de pressão no bocal do radiador, para ver se não há perda de pressão por algum outro local.
Talvez haja perda, mesmo que pouca, mas que impossibilite de manter o vácuo no sistema, não tendo força para sugar a água de volta do vaso expansor.
Amigo Glaicon e demais foristas,
Meu mecânico identificou um pequeno vazamento na tubulação que leva a água, para que a mesma passe no aquecedor, sendo que esse vazamento ficava em cima do coletor, ou seja, a pequena quantidade de água batia em cima do mesmo, e imediatamente evaporava. Ele pediu pra eu rodar e verificar se a água iria parar de baixar, mesmo que pouco e, se o problema da água ir para o compensador e não voltar também iria continuar, tendo em vista que, na opinião dele, esse pequeno vazamento afetaria todo o bom funcionamento do sistema.
Amigo Glaicon e demais foristas,
Meu mecânico identificou um pequeno vazamento na tubulação que leva a água, para que a mesma passe no aquecedor, sendo que esse vazamento ficava em cima do coletor, ou seja, a pequena quantidade de água batia em cima do mesmo, e imediatamente evaporava. Ele pediu pra eu rodar e verificar se a água iria parar de baixar, mesmo que pouco e, se o problema da água ir para o compensador e não voltar também iria continuar, tendo em vista que, na opinião dele, esse pequeno vazamento afetaria todo o bom funcionamento do sistema.
Que bom que localizou este defeito.
Espero que tenha resolvido.
Dirija por uma rodovia por bom tempo e guarde a viatura ao final do dia.
Observe o nível d´água ainda aquecida e no dia seguinte.
Espero que esteja tudo de acordo.:concordo:
guilhermeabreu
10/07/2019, 20:53
Amigo Glaicon e demais foristas,
Meu mecânico identificou um pequeno vazamento na tubulação que leva a água, para que a mesma passe no aquecedor, sendo que esse vazamento ficava em cima do coletor, ou seja, a pequena quantidade de água batia em cima do mesmo, e imediatamente evaporava. Ele pediu pra eu rodar e verificar se a água iria parar de baixar, mesmo que pouco e, se o problema da água ir para o compensador e não voltar também iria continuar, tendo em vista que, na opinião dele, esse pequeno vazamento afetaria todo o bom funcionamento do sistema.
Com certeza qdo ocorre um vazamento de água em algum , o sistema deixa de ser lacrado , com isto não forma vácuo e com isto qdo esquenta o motor joga água para o vaso de expansão e qdo esfria não forma vácuo e a água não retorna para o motor , daí com o tempo o rrsrvatório vai transbordar e faltar água no motor e superaquecer .
Descobriu a tempo .
Com certeza qdo ocorre um vazamento de água em algum , o sistema deixa de ser lacrado , com isto não forma vácuo e com isto qdo esquenta o motor joga água para o vaso de expansão e qdo esfria não forma vácuo e a água não retorna para o motor , daí com o tempo o rrsrvatório vai transbordar e faltar água no motor e superaquecer .
Descobriu a tempo .
Grande, Guilherme!
Bom dia!:concordo:
Telmo Carvalho
30/07/2019, 19:00
Caro Gil e demais foristas,
A tampa original que compraste é 0.9 ou 1.1? A autorizada não soube dizer(!) qual a pressão. Só com a encomenda da peça. Estou com uma 0.9 no motor 1KZT-E. Alguém sabe qual a diferença quando se usa uma tampa 0.9 ou 1.1 no motor 1KZT-E?
Obrigado.
Telmo
2002 TOYOTA 4RUNNER (KZN185L-GKMST)
GEN LHD 1KZTE TDE MTM
Amigo Telmo,
A minha viatura, mesmo depois de ter trocado a tampa do radiador pela tampa original, ainda está sendo necessário repor a água do radiador, na mesma proporção da sua, entre 0,5 e 1,0 litro, mas, isso a cada 10/15 dias, mesmo usando todo dia, com ar condicionado ligado e pegando trânsito (aqui no Rio pego engarrafamento quase todo dia). O que mudou e eu fiquei muito satisfeito, foi com relação a temperatura, que, mesmo pegando muito engarrafamento. Outro dia peguei um de 2 horas, com o ar ligado, e a temperatura não passou do meio.
Minha maior dúvida agora, é se eu não estou sendo preciosista demais e, este consumo não seria normal. Nem no manual dela achei nada que falasse a respeito.
Detalhe, a minha também eu comprei com 280 mil kms e hoje está com 327 mil kms.
Algum dos amigos mais experientes poderia nos esclarecer essa dúvida ? Se esse consumo de 0,5 a 1,0 litro de liquido do radiador, após uns 15 dias, rodando todo dia, ou depois de uma viagem de 900/1000 kms num dia seria normal ?
Grande abraço !
Telmo Carvalho
30/07/2019, 19:07
Olá,
Mais uma dúvida. Alguém sabe o significado dos códigos da minha viatura?
2002 TOYOTA 4RUNNER (KZN185L-GKMST)
GEN LHD 1KZTE TDE MTM
mtm deve ser cambio manual?
tde turbo diesel eletrônico?
gen ???
lhd ????
Obrigado,
telmo carvalho
Telmo Carvalho
30/07/2019, 19:42
Descobri o significado:
Características do veículo
DESTINO:
GEN:
PAÍSES GERAIS
POSIÇÃO DO CONDUTOR:
LHD:
MOVIMENTAÇÃO À ESQUERDA
MOTOR:
1KZTE:
3000CC DIESEL TURBO
SISTEMA DE COMBUSTÍVEL:
TDE:
TURBO DIESEL COM ECD
TRANSMISSÃO:
MTM:
TRANSMISSÃO MANUAL
CÓDIGO DE CORES:
K73
CÓDIGO DO COMPARTIMENTO:
FL17
Amigo Telmo, bom dia !
A tampa é 1.1.
abs !
Pode não ser cabeçote, no seu caso.
Talvez, problema de retorno da água ao radiador.
A tampa é nova?
Eu sugiro ir numa oficina de radiadores e pedir para colocarem aquela bomba de pressão no bocal do radiador, para ver se não há perda de pressão por algum outro local.
Talvez haja perda, mesmo que pouca, mas que impossibilite de manter o vácuo no sistema, não tendo força para sugar a água de volta do vaso expansor.
Amigo Glaucom,
Continuando com a saga da água que some da minha hilux srv 2002, esta semana descobri e troquei o selo (ou pastilha) dágua do bloco, que estava furado. Espero ter resolvido de vez o problema, vamos agora testar pra saber, o selo furado ficava próximo ao volante do motor, ou seja, além de evaporar com a temperatura do motor, a água do motor também era espalhada pelo volante, ou seja, perdia-se bastante água e não era possível identificar. Aproveitei também pra trocar a embreagem (paguei 1.100 reais no conjunto completo da marca Luk).
Alguém já teve problema parecido ?
Segue a foto do selo furado :
567885567885
Amigo Glaucom,
Continuando com a saga da água que some da minha hilux srv 2002, esta semana descobri e troquei o selo (ou pastilha) dágua do bloco, que estava furado. Espero ter resolvido de vez o problema, vamos agora testar pra saber, o selo furado ficava próximo ao volante do motor, ou seja, além de evaporar com a temperatura do motor, a água do motor também era espalhada pelo volante, ou seja, perdia-se bastante água e não era possível identificar. Aproveitei também pra trocar a embreagem (paguei 1.100 reais no conjunto completo da marca Luk).
Alguém já teve problema parecido ?
Segue a foto do selo furado :
567885567885
Por isso aquela sugestão de pressurizar o sistema, para identificar eventuais vazamentos.
Achou o maledito!
Como era uma perda lenta de água, é bem provável que não tenha atingido o cabeçote.:concordo:
Por isso aquela sugestão de pressurizar o sistema, para identificar eventuais vazamentos.
Achou o maledito!
Como era uma perda lenta de água, é bem provável que não tenha atingido o cabeçote.:concordo:
Grande Glaicon,
Exatamente amigo, suas dicas e sugestões foram muito valiosas e, me ajudaram muito. Também estou ansioso e torcendo para que você tenha razão no que diz respeito ao cabeço, ou seja, que o mesmo não tenha tido algum problema.
Grande abraço e mais uma vez obrigado :concordo:
Grande Glaicon,
Exatamente amigo, suas dicas e sugestões foram muito valiosas e, me ajudaram muito. Também estou ansioso e torcendo para que você tenha razão no que diz respeito ao cabeço, ou seja, que o mesmo não tenha tido algum problema.
Grande abraço e mais uma vez obrigado :concordo:
Keep Walking!:concordo:
Amigos,
Graças a Deus, parece que o cabeçote está ok.
Rodei a semana passada inteira, pegando trânsito, e ontem fui verificar a água do radiador e, a mesma estava completa, conforme saiu da oficina após a troca do selo do motor..ufa...só pra lembrar, antes, ela estava baixando +/- meio litro de água por dia...
Grande abraço !
Amigos,
Graças a Deus, parece que o cabeçote está ok.
Rodei a semana passada inteira, pegando trânsito, e ontem fui verificar a água do radiador e, a mesma estava completa, conforme saiu da oficina após a troca do selo do motor..ufa...só pra lembrar, antes, ela estava baixando +/- meio litro de água por dia...
Grande abraço !
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Telmo Carvalho
16/08/2019, 15:16
Amigo Telmo, bom dia !
A tampa é 1.1.
abs !
Olá, Gil.
Desculpe a demora em responder. Pois é.... Acabei encomendando uma tampa original (R$150:???:) e veio uma com pressão de 1,1. Porém não serviu no bocal do radiador (!). Acho que o meu não é original. Vou levar para limpar os bicos injetores em não-autorizada e ver o que eles dizem sobre isso.
Abraço e obrigado.
telmo carvalho
Telmo Carvalho
16/08/2019, 15:26
Caro Gil,
Esse " selo (ou pastilha) dágua do bloco " é de motor a gasolina ou diesel? Ou tem nos dois?
Outra ponto: Como chegaste nessa embreagem da marca Luk? É de boa qualidade? Veio disco, platô e rolamento? Quanto pagaste de mão de obra? :oops:
Abraço e obrigado.
Telmo Carvalho
Amigo Glaucom,
Continuando com a saga da água que some da minha hilux srv 2002, esta semana descobri e troquei o selo (ou pastilha) dágua do bloco, que estava furado. Espero ter resolvido de vez o problema, vamos agora testar pra saber, o selo furado ficava próximo ao volante do motor, ou seja, além de evaporar com a temperatura do motor, a água do motor também era espalhada pelo volante, ou seja, perdia-se bastante água e não era possível identificar. Aproveitei também pra trocar a embreagem (paguei 1.100 reais no conjunto completo da marca Luk).
Alguém já teve problema parecido ?
Segue a foto do selo furado :
567885567885
Olá amigo Telmo,
Vamos ver se posso lhe ajudar com as dúvidas :
Esse " selo (ou pastilha) dágua do bloco " é de motor a gasolina ou diesel? Ou tem nos dois?
Essa Pastilha (aqui no Rio se fala pastilha e, em SP, acho que selo), então, na verdade, todos os motores de todos os carros possuem, o que acontece é que, em geral, só dão problema de furarem em função de ferrugem, etc, depois de uns 15 anos e, em função disso, a gente nem fica sabendo que existe em todos os carros.
Outra ponto: Como chegaste nessa embreagem da marca Luk? É de boa qualidade? Veio disco, platô e rolamento?
Esta marca foi indicada pelo mecânico que fez a troca como uma das três melhores. Ela veio completa sim e custou 1.100 reais em 5x no cartão. Vale ressaltar que existe grandes diferenças de preços enter lojas, pelo menos aqui no Rio, porque a mesma embreagem luk completa, em outra loja, mais perto da minha casa custava 1.600 reais.
Quanto pagaste de mão de obra? :oops:
Rapaz, vou te dizer o valor, mas, acredito que não seja parâmetro, pois, os preços são bem diferentes, dependo do lugar, mesmo no mesmo estado e, o mecânico que trocou, é filho de um grande amigo meu, e eu conheço ele desde quando era um "Piá" que andava de chupeta na rua. Eu paguei 300 reais pra trocar a pastilha e a embreagem completa.
Qualquer dúvida, estou a disposição,
Grande abraço !
Abraço e obrigado.
Telmo Carvalho
[/QUOTE]
Telmo Carvalho
17/08/2019, 10:14
Olá, Gil.
Obrigado pela resposta. As peças da embreagem na Toyota devem custar varias vezes o preço que pagaste. A minha já dá uns trancos quando está feia, depois vai bem e não patina. Mas já estou me preparando, daí a pergunta sobre a marca Luk. Tive um conhecido que comprou na autorizada e levou para uma oficina de confiança para a troca. Não lembro quanto pagou.
Já estou pesquisando para ver se encontro quem faça a troca, aceitando que o cliente leve a peça.
Obrigado pelos esclarecimentos sobre o selo/pastilha. Pergunto: é de fácil acesso ou tem que desmontar muita coisa para conferir o esrado da peça? A minha é 2002 e usava só água. 😬😬
Abraço e bom fim de semana para todos.
Olá amigo Telmo,
Vamos ver se posso lhe ajudar com as dúvidas :
Esse " selo (ou pastilha) dágua do bloco " é de motor a gasolina ou diesel? Ou tem nos dois?
Essa Pastilha (aqui no Rio se fala pastilha e, em SP, acho que selo), então, na verdade, todos os motores de todos os carros possuem, o que acontece é que, em geral, só dão problema de furarem em função de ferrugem, etc, depois de uns 15 anos e, em função disso, a gente nem fica sabendo que existe em todos os carros.
Outra ponto: Como chegaste nessa embreagem da marca Luk? É de boa qualidade? Veio disco, platô e rolamento?
Esta marca foi indicada pelo mecânico que fez a troca como uma das três melhores. Ela veio completa sim e custou 1.100 reais em 5x no cartão. Vale ressaltar que existe grandes diferenças de preços enter lojas, pelo menos aqui no Rio, porque a mesma embreagem luk completa, em outra loja, mais perto da minha casa custava 1.600 reais.
Quanto pagaste de mão de obra? :oops:
Rapaz, vou te dizer o valor, mas, acredito que não seja parâmetro, pois, os preços são bem diferentes, dependo do lugar, mesmo no mesmo estado e, o mecânico que trocou, é filho de um grande amigo meu, e eu conheço ele desde quando era um "Piá" que andava de chupeta na rua. Eu paguei 300 reais pra trocar a pastilha e a embreagem completa.
Qualquer dúvida, estou a disposição,
Grande abraço !
Abraço e obrigado.
Telmo Carvalho
[/QUOTE]
[QUOTE=Telmo Carvalho;2512318]Olá, Gil.
Obrigado pela resposta. As peças da embreagem na Toyota devem custar varias vezes o preço que pagaste. A minha já dá uns trancos quando está feia, depois vai bem e não patina. Mas já estou me preparando, daí a pergunta sobre a marca Luk. Tive um conhecido que comprou na autorizada e levou para uma oficina de confiança para a troca. Não lembro quanto pagou.
Já estou pesquisando para ver se encontro quem faça a troca, aceitando que o cliente leve a peça.
Obrigado pelos esclarecimentos sobre o selo/pastilha. Pergunto: é de fácil acesso ou tem que desmontar muita coisa para conferir o estado da peça? A minha é 2002 e usava só água.
Então, eu descobri que a minha estava ruim, devido a uma pinga pinga de água debaixo do carro, então, levei no mecânico e ele viu que ela estava com a pastilha danificada, porque, o grande problema dela é o difícil acesso, porque essa pastilha mesmo custa só uns 30 reais, mas, para trocá-la é necessário "arriar" a caixa de marchas, então, ai que está o pulo do gato na questão da embreagem, se você já vai ter que tirar do lugar a caixa, é melhor aproveitar e trocar a embreagem também, caso esteja "meia vida", como a minha. Esse abaixo é o kit que comprei :
568264
TCHEIGOR
20/08/2019, 16:35
Olá, Gil.
Obrigado pela resposta. As peças da embreagem na Toyota devem custar varias vezes o preço que pagaste. A minha já dá uns trancos quando está feia, depois vai bem e não patina. Mas já estou me preparando, daí a pergunta sobre a marca Luk. Tive um conhecido que comprou na autorizada e levou para uma oficina de confiança para a troca. Não lembro quanto pagou.
Já estou pesquisando para ver se encontro quem faça a troca, aceitando que o cliente leve a peça.
Obrigado pelos esclarecimentos sobre o selo/pastilha. Pergunto: é de fácil acesso ou tem que desmontar muita coisa para conferir o esrado da peça? A minha é 2002 e usava só água. 😬😬
Abraço e bom fim de semana para todos.
[/QUOTE]
A LUK vai bem na segunda geração, 2,8 sem turbo. Pras 96 em diante só original presta.
Boa noite, estou com um problema na minha SW4 2002, porém a minha só aumenta o líquido no reservatório onde estou rodando acima de 2.500 RPM ou seja em estradas com velocidade de mais ou menos 120 quilômetros por hora, não sei mais o que fazer alguém pode me ajudar. Já substitui a válvula termostática, e a tampa do radiador.
Carlos, bom dia !
Você comprou a tampa original ? A tampa original custa em torno de 5 x o valor da paralela, mas, pode ser essa a raiz do problema. Lembro que paguei aqui no Rio 150 reais quando comprei a original, que tive que encomendar na Toyota de SJM.
abs !
MR.TESCH
16/04/2021, 16:59
Olha - pelo relato é cabeçote trincado.
Micro fissura no cabeçote deixa passar parte da compressão do motor para dentro do sistema de arrefecimento quando o motor chega a uma certa temperatura de trabalho e carga do motor. Isso normalmente acontece na estrada quando o motor passa a trabalhar em regime de rotação mais alta - pouco a pouco vai passando compressão para o sistema de arrefecimento - a pressão no sistema de arrefecimento vai aumentando aos poucos jogando agua para o reservatório - dependendo do tempo que o carro estiver rodando o liquido sairá pelo ladrão do vazo de expansão.
Na cidade você notara pouco essa situação porque o tempo que vc roda com o carro é menor, o regime de rotação é menor etc... então não da tempo da pressão dentro do sistema de arrefecimento subir o suficiente para jogar a água para fora.
O normal de o sistema de arrefecimento é - o motor esquenta, o liquido expande parte, a tampa do radiador (que é uma válvula de pressão) abre deixa um pouco do fluído passar para o vazo de expansão - esse "excesso" ficará no vazo de expansão enquanto o motor estiver frio (mas nunca chegará a sair pelo ladrão). Quando o motor esfria - o liquido contrai, a pressão diminui e cria-se um vácuo dentro do motor "puxando" aquele excesso de liquido de volta para dentro do radiador/motor e o nível no vazo de expansão volta ao normal.
Quando há trinca no cabeçote - esse vácuo não se forma e o excesso de liquido fica no reservatório mesmo com o motor frio.
Outro ponto, nem todo motor com esse problema no cabeçote mistura água com óleo.
Pode ser também um problema na junta do cabeçote - mas por ser cabeçote de alumínio normalmente o cabeçote da problema primeiro que a junta.
Mas antes de tudo, faça o que o nosso colega sugeriu e que é o mais barato - compra o tampa original para o seu carro e realize o teste. Certifique-se que o radiador esteja com liquido e o reservatório no nível correto. Pegue a estrada pelo menos 1 horas a 100km/h volte para casa e deixe o motor esfriar bem 5 a 8 horas. Se a liquido não voltar para o radiado então infelizmente vc terá que abrir o motor. A minha sugestão - se a junta não estiver queimada - troque o cabeçote por um novo!
abraço e boa sorte
MÁRCIO BARBAS
19/04/2021, 12:13
Olha - pelo relato é cabeçote trincado.
Micro fissura no cabeçote deixa passar parte da compressão do motor para dentro do sistema de arrefecimento quando o motor chega a uma certa temperatura de trabalho e carga do motor. Isso normalmente acontece na estrada quando o motor passa a trabalhar em regime de rotação mais alta - pouco a pouco vai passando compressão para o sistema de arrefecimento - a pressão no sistema de arrefecimento vai aumentando aos poucos jogando agua para o reservatório - dependendo do tempo que o carro estiver rodando o liquido sairá pelo ladrão do vazo de expansão.
Na cidade você notara pouco essa situação porque o tempo que vc roda com o carro é menor, o regime de rotação é menor etc... então não da tempo da pressão dentro do sistema de arrefecimento subir o suficiente para jogar a água para fora.
O normal de o sistema de arrefecimento é - o motor esquenta, o liquido expande parte, a tampa do radiador (que é uma válvula de pressão) abre deixa um pouco do fluído passar para o vazo de expansão - esse "excesso" ficará no vazo de expansão enquanto o motor estiver frio (mas nunca chegará a sair pelo ladrão). Quando o motor esfria - o liquido contrai, a pressão diminui e cria-se um vácuo dentro do motor "puxando" aquele excesso de liquido de volta para dentro do radiador/motor e o nível no vazo de expansão volta ao normal.
Quando há trinca no cabeçote - esse vácuo não se forma e o excesso de liquido fica no reservatório mesmo com o motor frio.
Outro ponto, nem todo motor com esse problema no cabeçote mistura água com óleo.
Pode ser também um problema na junta do cabeçote - mas por ser cabeçote de alumínio normalmente o cabeçote da problema primeiro que a junta.
Mas antes de tudo, faça o que o nosso colega sugeriu e que é o mais barato - compra o tampa original para o seu carro e realize o teste. Certifique-se que o radiador esteja com liquido e o reservatório no nível correto. Pegue a estrada pelo menos 1 horas a 100km/h volte para casa e deixe o motor esfriar bem 5 a 8 horas. Se a liquido não voltar para o radiado então infelizmente vc terá que abrir o motor. A minha sugestão - se a junta não estiver queimada - troque o cabeçote por um novo!
abraço e boa sorte
Concordo com o colega... infelizmente, os sintomas narrados são classicos de trinca no cabeçote...
MÁRCIO BARBAS
19/04/2021, 12:15
Boa noite, estou com um problema na minha SW4 2002, porém a minha só aumenta o líquido no reservatório onde estou rodando acima de 2.500 RPM ou seja em estradas com velocidade de mais ou menos 120 quilômetros por hora, não sei mais o que fazer alguém pode me ajudar. Já substitui a válvula termostática, e a tampa do radiador.
Amigão, ela só aumenta o volume da água no reservatório ou ferve e "vomita" a água??
Boa noite foristas segue a2u minha experiencia
ha mais ou menos um mes vim passando pelo mesmo probblema, reservatorio enchendo, temperatura nao subia porem ao forcar ela em estrada a temperatura tendia a subir, fora que tive q diversas vezes repor o liquido de arrefeciiumento.
Hoje fiz a troca de tudo, comprei um radiador novo, troca de valvula termostatica ( a antiga estava bem avariada), bomba d'agua 9aparentemente ok, mas coloquei uma nova) e todo o conjunto de correias do motor.
Ate agora nao notei nenhuma alteração, ja peguei estarda, "forcei" a rotação do motor e ate agora tdo ok. Essa semana sera de ir acompanhando como a viatura vai se comportar mas assim q tiver resultado mais concisos volto a postar aqui.
Agradecendo de ante mao a todos os posts por aqui e orientações que se tornam preciosissimas no momento de mexer com as brutonas.
Bom fds a tdos
Carlos, bom dia !
Você comprou a tampa original ? A tampa original custa em torno de 5 x o valor da paralela, mas, pode ser essa a raiz do problema. Lembro que paguei aqui no Rio 150 reais quando comprei a original, que tive que encomendar na Toyota de SJM.
abs !
Opas, paguei 53 reais na concessionária aqui em Porto Alegre. Carhouse Toyota.
Abraço!
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