Conectar

Ver Versão Completa : Roda 15x8 vs 16x7 no vitara

TFelipe
10/01/2012, 09:56
Bom dia! estou trocando os sapatos do playmobil e estava pra fechar um jogo de 15x8 da USWheel e um jogo de armadillo 31x10.5. pórem o vendedor me informou que acabaram os 15x8 e me deu a idéia de botar um 16x7 com pneu 265/70r16 (9mm menor do que o 31"x10.5"). ambos com offset -25.

segundo ele: "A roda 16 é muito melhor de usar pois deixará folga de 15mm entre as pinças de freio e a roda, deixando o carro muito mais solto". Fica aí a dúvida dessa afirmação meio estranha, será que isso confere?

então, o que vocês acham? dou um jeito de arrumar um 15x8 com pneu 31" ou vou de 16x7 com 265/70?
Abraço,

aryrj
11/01/2012, 15:13
TFelipe, acompanhando sua odisseia...com muito interesse...

Não se estou enganado, mas o pessoal de GV e tracker, que vem com 16, faz o caminho inverso, trocando por 15, pela maior oferta de pneus...

Já pensou em rodas 10", tipo as do mauricio (monstrin)?

alexsp
11/01/2012, 17:14
TFelipe,

O meu samurai tem exatamente essa configuração, rodas 15x8 (offset -25) com pneus armadillo 31x10,5 e posso te dizer que não pega nas pinças de freio.
Realmente se você utilizar rodas 16", a distância entre a pinça e o aro será maior, mas deixar o carro "mais solto" apenas com essa alteração é algo impossível, isso está parecendo papo de vendedor que não tem o que você procura e quer empurrar o que ele tem disponível.
Na minha opnião, eu ficaria com as rodas 15x8, tem muito mais opção de pneus nessa medida.

Abraço.

TFelipe
11/01/2012, 19:35
esse negocio de deixar o carro mais solto não faz muito sentido mesmo rsrsrs,

resolvi o problema, hoje achei um jogo de mangels 15x7 triangulares bem baratas, metade do preço de um jg us wheel 16x7, só vou precisar pintar de preto, e quem sabe, botar um espaçador de roda, já que o offset -12 não parece deixar muito pra fora.

ary, botei a mangels 15x7 (offset -12?) ao lado de uma rodabras 15x8 (offset -25?), tinha que ver! a diferença é brutal, eu e o vendedor medimos e se não me falha a memoria, a rodabras medindo a partir do encaixe dos parafusos até o limite do lado de fora da roda dava +-16cm. já a mangels 15x7 dava +-12cm, agora pensa, o pneu que antes ficava 3 4cm para fora vai ficar 8cm pra fora do paralama rsrsrs, imagina com a 10"...

ainda fica a dúvida: um recape agressivo aumenta potencialmente a chance de quebra da homocinética do vitara, não?
Quem usa pneu 31" aí, teve que dobrar o para-lama dianteiro ou não fuçaram em nada, estilo plug and play?? se for dobrar, devo dobrar quanto? uns 3 centímetros? não vejo muita gente falando sobre isso...

aryrj
11/01/2012, 21:21
O monstrim tá com 10" + 32" recapados! Eh, doideira...:)

TFelipe o pessoal por aqui não fala muito bem das rodobrás não.
Tô pensando em mexer nas minhas originais, aumentar a tala prá 7 e offset -12...Aqui tem empresa que faz, com garantia.

Agora, acima de 235, prá mim, só depois de mexer na relação.

TFelipe
11/01/2012, 21:41
já ouvi falar falar que é possível mexer no offset, mas é possível mesmo aumentar a tala da roda?!?!? de qualquer forma eu vou guardar esse jogo de roda para caso algum dia tenha que fazer uma vistoria, ou para uma emergência etc...

Agora dei uma pesquisada sobre rodas no vitara e já estou cheio, pensei que o ideal era 15x7 -12, mas agora começo a ver que isso é pra quem quem "pneu pequeno" até 235/75r15, o pessoal mais extremista usa 15x8 -25 mesmo... bom, chega de pesquisas por hoje, amanhã vou lá na loja e peço pra instalar uma roda 15x7 -12 e uma 15x8 -25 pra comparar, se der eu tiro umas fotos e posto aqui.

aryrj
11/01/2012, 21:58
Na realidade Felipe, existem dois tipos de "mexida" em rodas de ferro:

1- Você "corta" (abre) a roda, no sentido da altura e faz um enxerto de uma faixa de ferro, na espessura do aumento ou modificação que quer fazer; ou
2- Você solta o miolo da roda e substitui a tala inteira por outra maior, cuja posição dependerá justamente do offset que você quer.

A empresa que me referi acima, faz pela 2ª opção, que é a melhor, disparado.

Provavelmente será minha opção. Se ficarem muito para fora, meto uns alargadores de borracha.

Falei da mudança de C&P porque pego estrada de serra; vai ficar meio difícil perder potência demais...

TFelipe
11/01/2012, 22:28
caraca, parece dar um trabalhão, não vale a pena comprar outras rodas? consegue por menos de R$200 cada mangels 15x7 -12, de quebra depois tu vende as tuas originais. deve sair mais barato. sem contar que mangels é mangels.

acabo de descobrir que essas rodabras 15x8 que vi hoje tem na verdade offset -50 ou algo próximo disso, pois aparentemente são feitas ao contrario, o miolo é invertido...

aryrj
12/01/2012, 08:32
Sai (parece) 145,00 por roda modificada pelo 2º processo; pintada. Por menos de 200,00, algo em torno de 175,00, fora frete, vc consegue tipo rodobrás, que eu não levo muita fé... Mangels vc não consegue mais novas, não são mais fabricadas. O que é feito geralmente é exatamente o que vc falou... o pessoal solta o miolo e inverte, então, +25, vira -50! Prefiro espaçadores...

No caso que falei, o miolo é solto e a tala é colocada nova, com o offset que vc pedir. Acho mais garantido, pois esse pessoal faz rodas especiais para "dragsters", opalas, mavericks, dodges para provas de arrancada.
Imagina o esforço a que essas rodas são submetidas para deslocar 2t, empuradas por uns 500cv!

Por outro lado, as rodas originais (+25), se vc usar espaçadores de 30mm ou 38mm, transforma-se em offset +/- 0, o que me parece mais "equilibrado", em relação a ponta do eixo...sem considerar o material das originais, comparado com as rodobrás da vida...

Estive pensando em talas 7, mas pneus 235X80, talvez...nem sei se existem.

E rodas usadas, mesmo Mangels, vc só vai saber o estado delas depois de montados no teu carro, qdo for balancear...e aí já é tarde.

Quanto mais sei, mais sei que nada sei...vou pensar um pouco mais a respeito...:(

LFC
12/01/2012, 12:02
Sugiro uma olhada nas Mangels tala 7. Eu tenho um jogo no meu carro e o offset é -14,95 (número estranho, mas é o que está escrito lá), fica bem para fora, uns 5 cm. Uso pneus 235/75 r 15, podem dar uma olhada nas fotos para ver aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/99699-vitara-94-a.html , o carro, inclusive, está à venda. Eu acho que um amigo tem um jogo para vender tb. Tala 8 com -25 é para pneu 31 com calços de suspensão e carroceria, 2 pol cada.
Abs,
LFC

aryrj
12/01/2012, 12:24
Sugiro uma olhada nas Mangels tala 7. Eu tenho um jogo no meu carro e o offset é -14,95 (número estranho, mas é o que está escrito lá), fica bem para fora, uns 5 cm. Uso pneus 235/75 r 15, podem dar uma olhada nas fotos para ver aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/vendem-se-veiculos/99699-vitara-94-a.html , o carro, inclusive, está à venda. Eu acho que um amigo tem um jogo para vender tb. Tala 8 com -25 é para pneu 31 com calços de suspensão e carroceria, 2 pol cada.
Abs,
LFC

Pois é LFC...as Mangels seriam minhas favoritas, mas muito difíceis de encontrar. A trocar por rodo(a)brás ou outra qq, prefiro modificar as minhas mesmo.

E teu carro é igual ao meu...:) Até o estepe é o mesmo...!

aryrj
12/01/2012, 13:02
[QUOTE=TFelipe;1606207]...ainda fica a dúvida: um recape agressivo aumenta potencialmente a chance de quebra da homocinética do vitara, não?.../QUOTE]

Pneus mais agressivos, além do peso, costumam dar problemas no famoso focinho do dif. dianteiro. As homos sentem é o lift de suspensão, que qto mais alto, mais a inclinação delas aumenta. Daí, o pessoal usa o famoso dropped kit. Mas a homos sentem também pelo excesso de pegada dos pneus. Numa subida íngreme, no final, acelerando tudo, as rodas perdem contato com o chão; e qdo. voltam a ele, vc ainda tá acelerando...o tranco é grande! Mas aí é questão de se acostumar... ou mexer na C&P...olha eu aí de novo!

Minha receita: Sem mexer na relação, rodas 15X7X-12 + VJ900 (recapados) 235X75X15. Fico por aí.

LFC
12/01/2012, 13:03
Pois é LFC...as Mangels seriam minhas favoritas, mas muito difíceis de encontrar. A trocar por rodo(a)brás ou outra qq, prefiro modificar as minhas mesmo.

E teu carro é igual ao meu...:) Até o estepe é o mesmo...!

Falei com o meu amigo, Ênio. Ele me pediu para passar o endereço dele para vc. Veja no seu e-mail.
Vamos acabar ficando com os carros muito parecidos mesmo.
Abs,
LFC

aryrj
12/01/2012, 13:23
Valeu LFC...já mandei o e-mail.

TFelipe
12/01/2012, 14:40
CORRETISSIMO ary. acabo de montar um 235/75r15 (75cm de diametro) em cima do meu vitara e ele parece a medida ideal para colocar sem mecher em nada, até chega a raspar levemente no paralama quando você vira a roda, mas é tão pouco, que é fácil de resolver....

agora eu comprei os 31" (80cm de diametro) no recape armadillo e quero ver meter aquele trambolho dentro, vo ter que passar a faca na lata valendo!!

quanto ao offset da roda, fizemos 2 testes:
1. Vitara com roda mangels 15x7 -12 e pneus 235/75r15 recapados: fica levemente para fora do paralama, 2cm ou coisa do tipo.
2. Vitara com roda rodabras 15x8 offset -30 40 sei lá: olha, eu acho pneu pra fora da lata a coisa mais bonita, mas o que aconteceu aqui é bizarro!! METADE DO PNEU FICA PRA FORA!!! quase 10cm pra fora da lata!

TFelipe
12/01/2012, 15:06
Dúvida: é fácil colocar parafusos (prisioneiros) maiores para as rodas? achei um jogo de espaçador de roda de 1,5cm baratinho, mas o prisioneiro só tem 1cm sobrando de rosca... onde acho pra vender esses prisioneiros maiores?

aryrj
12/01/2012, 16:48
Mas o que vc fez afinal, TFelipe?

Qual foi a roda?

Qual o pneu?

Fez 2 jogos, é isso?

E pra quê espaçadores???

Não entendi nada...desculpe.:(

TFelipe
12/01/2012, 17:36
Ohh desculpe não sou o melhor em explicar as coisas... esses pneus 235/75r15 que falei agora a pouco foram montados nas rodas mangels 15x7 offset -12 e rodabras 15x8 offset -30 -40 só para testes, para eu escolher com qual roda eu ia ficar. Acontece que logo que montamos as rodabras 15x8 já ficou claro que essas rodas seriam inviaveis, pois ficam cerca de 10cm para fora da lataria.

Testamos então as rodas mangels 15x7, essas, são o oposto das rodabras, quase não saem para fora da lataria, devem sair uns 2 3cm no máximo, de forma que se olharmos o carro de frente, só a borda do pneu fica aparecendo nas laterais. Por isso perguntei sobre os espaçadores, comprei essa roda mangels mas queria deixar ela 1 ou 2cm mais para fora para fora.

Por último vamos aos pneus : Comprei mesmo foi o Armadillo 31x10.5", devem chegar semana que vem.
Estes pneus que falei anteriormente, 235/75r15 foram montados de teste, só para ver como ficaria com a roda, tinham 75~76cm de diametro (eram recapados), e o pneu raspava lá dentro do paralama.

aryrj
12/01/2012, 19:38
AH...agora sim! Então vamos lá:

Diferenças entre os pneus que vc escolheu (235X75X15 / 31" 10,5):

Largura: 30 mm (12,77%)
Altura de Parede: 22,5 mm (12,77%)
Diâmetro de Fora: 45 mm (6,13%)
Circunferência: 141,37 mm (6,13%)
Revoluções por Quilômetro: -25,08 km (-5,78%)

Veja: o pneu que vc efetivamente comprou é 3cm mais largo que o de teste; da mesma forma, é 4,5cm maior no diâmetro(!)

É amigo, vc definitivamente vai precisar de espaçadores...:)

Eu não tenho coragem prá tanto... sem (de novo, outra vez) mudar as relações...

aryrj
12/01/2012, 19:44
TFelipe, acompanhando sua odisseia...com muito interesse...

Não se estou enganado, mas o pessoal de GV e tracker, que vem com 16, faz o caminho inverso, trocando por 15, pela maior oferta de pneus...

Já pensou em rodas 10", tipo as do mauricio (monstrin)?

TFelipe, as rodas 10" a que me refiro, não são 10" de tala e sim de diâmetro.

TFelipe
12/01/2012, 20:13
BAHH aí sim hein, coisa mais linda, o problema é achar um pneu desses, e deve ser uma $fortuna$

hoje quando cheguei em casa tirei aquele plastico preto do paralama para ver como ficava. acontece que sem paralama fica meio estranho, fica um buracão e da pra ver toda a lata por dentro.... to pensando agora em um jeito de dobrar o paralama e ainda conseguir encaixar o plastico para não ficar todo aquele buraco... há muito pouco material na internet sobre a necessidade de dobrar o paralama para pneus maiores, estou as cegas...

correção: na hora que eu falei dos testes eu troquei as bolas, falei que eu tinha colocado um 235/75r15 que tinha raspado no paralama. mas na verdade era um 31x10.5r15 na capa da gaita, (no diametro dava a mesma coisa de um 235/75r15 0km recapado)... mas pelo fato do 235 ser mais estreito ele não deve raspar no paralama. só em alguma torção forte talvez...

aryrj
12/01/2012, 23:26
O q vc chama de dobrar o paralama?

aryrj
12/01/2012, 23:43
Ah... agora achei o pneu certo...

Humvee airless tire test - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4jYcX_D09ig)

TFelipe
13/01/2012, 09:15
colocando um pneu maior ele raspa na caixa de roda da dianteira do vitara quando vira o volante. O problema fica ali entre a roda e a porta do motorista/caroneiro. a solução, dobrar, cortar, ainda nem eu sei ao certo, tudo que sei é que nessa parte ali raspa.

já encomendei os pneus, mas depois do que eu vi ontem to pensndo seriamente em mudar pra 30x9.5r15. esse talvez não raspe, e se raspar vai ser bem menos.

aryrj
13/01/2012, 12:42
Se na ponta dianteira da cx de roda tiver espaço, dá prá resolver regulando o caster...

Caster Correction Bushes - VITARA / X90 - Bits4Vits WebShop (http://www.bits4vits.co.uk/store/vitara-/-x90/caster-correction-bushes/prod_143.html)

Note que as rodas dianteiras vão pra frente e pra fora, economizando inclusive os espaçadores. A foto mostra um 31"10,5 montado.

Dê uma olhada tb em...

Stealth's Hagen Widening Mod. - Bits4Vits WebShop (http://www.bits4vits.co.uk/store/stealth-39-s-hagen-widening-mod-/blog_45.html)

e fique doido!:)

TFelipe
13/01/2012, 16:11
Queria um 31", mas acabei trocando por um 255/70 ou algo do tipo (tem 76 -77 cm de diametro). uns 4cm menor que o 31", e um tanto mais estreito. mas isso vai me poupar de mecher no paralama, não deixa o carro tão fraco, não força (tanto) a homocinetica e não deve aumentar tanto o consmo quanto um 31". Semana que vem quando eu montar eu posto umas fotos.

Interessante esse caster correction, mas é uma paulada$$$, se existisse uma versão nacional?? deve ficar meio estranho os pneus da frente ficarem mais para fora do que os de traz .

aryrj
13/01/2012, 18:01
Mudando de assunto...onde fica o teu respiro do eixo dianteiro? Ele sai no motor, perto do canister?

aryrj
15/01/2012, 10:49
Esquece...já achei. To tentando fazer um circuito de respiro como vi outro dia em em desses foruns pelo mundo... todo centralizado e com a saída junto com o snorkel. São muito bem feitos e não vi nada parecido por aqui... achando a foto, posto aqui.

TFelipe
18/01/2012, 21:21
Ary desculpe a demora, conseguiu resolver o problema?

instalei os pneus e quando viro a direção raspa do lado de dentro do paralama. não tem jeito, vou ter que cortar a lata do lado de dentro uns 2 3cm pra garantir...

enquanto isso os pneus ficam juntando poeira no canto.... :(

aryrj
18/01/2012, 22:21
alguém aqui já pensou em alargar DE FATO os para lamas??? Com lanterneiro mesmo?
Vi outro dia a adaptação que um cara fez das fenders do land em um vitara...sabe que ficou bem legal?