PDA

Ver Versão Completa : Adaptar motor FALCON 3.6 no Jipe FORD

ropapa
10/01/2012, 01:46
Olá amigos , :confused:

Nao entendo nada de jipes e estou em um dilema.
Gostaria da opiniao de vcs, tenho um jipe ford com motor ohc 2.3 e cambio 4 m original.
O motor começou a fazer um barulho muito alto ... na parte de baixo. Surgiu a oportunidade de comprar um motor completo, com todos os periféricos , inclusive coletor, escape, carburador etc... tudo por R$ 2.000,00
ele é um falcon 3.6 carburado que estava em uma F1000, retirado para instalacao de um diesel.
Esse motor cabe no meu cambio? o que terei de fazer? compensa fazer a retifica do meu motor ?
obs: meu jipe anda de pneus 35.

Desde ja agradeco a todos.

Pedrão B.
10/01/2012, 08:39
Fala ropapa!
Cara até dá para usar essse motor com seu cambio, porém terá que fazer alguma adaptação.
Mas tome cuidado, pois este é um motor mais forte, e girador.
Tive uma Rural com esse motor e cambio de F1000 $ marchas, e gostei muito do conjunto.
Eu trocaria sem pensar duas vezes, já que o custo de se retificar um 2.3 é bem allto...
[]'s

4X4GARAGE
10/01/2012, 09:33
bom dia ropapa,não da pra montar esse motor no seu cambio,ele não aguenta!se voce pensar em menor custo,sim eu iria de falcon com cambio de f1000 4m ou 5m,mas nao é por causa dos pneus,pq tem muito jeep com motor menor(porem mais potente) dando show com pneus grande!
[]s

Pedrão B.
10/01/2012, 09:43
Tenho um amigo com um Falcon no 4(não $..rsrsrs)marchas Willys e nunca quebrou... Mas não usa pneu tão grande, e toca o Jeep muuuito bem...isso conta muito!
[]'s

junior888
10/01/2012, 16:01
É um ÓTIMO motor, fica muito bom em um jeep, mas ai com esses pneus.... não sei se a mecânica aguenta.
Eu botaria o 3.6 com a caixa da F-1000, a 4 marchas, e os pneus, eu botaria no máximo uns 33 para não forçar tanto.

Robertux
10/01/2012, 16:46
Cara pneus 35 com o OHC, seu Jeep deve estar uma b#$+@:putz:. O meu, com o motor OHC da F100, com carburador de corpo duplo, ignição eletrônica original, que tem 10 hp a mais que o OHC do Jeep, zerado, com menos de 1000 Km da retífica completa, câmbio 4 marchas e pneus 32 é fraco para sair em 1ª simples na subida, chega a queimar embreagem. :parede:Estou pensando seriamente em trocar o câmbio por um 5 marchas de Chevette e encurtar o diferencial de 9:44 para 8:43:concordo:, o seu, com pneus 35, deve ficar igual ao carro do Fred Flintstone, deve precisar empurrar com o pé para começar a andar:chorandoderir:.
Coloque esse motor 3.6 com o câmbio Clark original dele mesmo (5 marchas com a 5ª over drive) se não em engano é o 2205 E, que vinha na própria F1000 e seja feliz:dance:, na minha opinião essa é a melhor configuração para o Jeep, eu só coloquei esse OHC porque o meu trincou o bloco e eu queria manter a originalidade então comprei esse da F100 que é um pouco mais forte, retifiquei com o que tinha de melhor, mas antes procurei um Falcon 3.6 e não achei na época, se tivesse encontrado teria colocado com certeza.
O câmbio original do Jeep é muito fraco para esse motor, vai funcionar, mas vc corre o risco de quebrar na trilha. Se a grana estiver curta coloque o do Jeep mesmo mas você terá que tocar com muito cuidado, se quebrar vc coloca o da F1000. Uma outra opção boa e barata seria o Clark 3 marchas da Chevrolet C10 que é baratinho e forte;), ou o Clark 240 F de 4 marchas que também equipou as primeiras F1000 a diesel:concordo:.

tuna
10/01/2012, 17:03
Uma outra opção boa e barata seria o Clark 3 marchas da Chevrolet C10 que é baratinho e forte;), :concordo:.

:concordo::concordo::concordo::concordo::concordo:

sempre usei com esta configuração mais pneus 34,5" eixos de f-75 8x43 e nunca quebrou nada, ah e o motor é forte bagarai, um pusta torque em baixa e girador como o Pedrão disse, o meu é original a álcool e tanto na cidade quanto na estrada fazia 5km/l.

[]´s de falcon

Robertux
10/01/2012, 17:38
Com relação à retífica do OHC, se vc for fazer uma retífica completa, como tem que ser, como fiz no meu, trocando o camando de válvulas, todos os tuchos, fazendo retífica completa do cabeçote, encamisando o bloco, pistões novos, bomba de água nova, bomba de óleo nova, tensor da correia dentada novo, buchas do comando auxiliar novas, embuchamento do eixo do distribuidor, revisão geral no carburador, reforma completa do motor de partida, até o rolamentinho que vai no virabrequim na conexão com o eixo piloto coloquei novo pode preparar uns R$ 5.000,00.
No meu eu aproveitei (olha o fracês aí) e revisei também o câmbio, a reduzida, os cardans (cruzetas e luvas novas), os eixos (troquei todos os rolamentos e retentores) a direção (todos os terminais novos - a caixa estava boa), radiador novo (zero), alternador novo da Meriva, de 90 AH, mangueiras novas, instalação eletrica todinha nova, farois novos Rossi com lâmpadas bi-iodo de 90/100W. bateria nova, amortecedores novos, Turbogás da Ranger, capota nova Pissoletro, e mais alguma coisa que devo ter esquecido. Eu não somei mas acho que gastei uns R$ 15.000,00. Isso foi em março do ano passado e até agora não consegui cobrir o cheque especial. Mas o Jeep ficou muito bom.
Agora, depois de tudo feito me aparece no Rolo 4x4 um Falcon a Alcool aparentemente em bom estado por R$ 2.500,00 e na oficina de um amigo um Ford da Ranger 8 velas, injetado, por R$ 4.500,00:parede:.

tuna
10/01/2012, 17:53
Agora, depois de tudo feito me aparece no Rolo 4x4 um Falcon a Alcool aparentemente em bom estado por R$ 2.500,00 e na oficina de um amigo um Ford da Ranger 8 velas, injetado, por R$ 4.500,00:parede:.

:putz: É de lascar memo...

rodrigo.hoffman
10/01/2012, 20:08
Cara..

Com certeza e um mortor excelente.. Eu tenho um desses guardado aqui em casa meu OHC abrir o bico pra ele ir pro lugar..

NMHO um dos melhores motores pra se adaptar em jeep, sem grandes modificações em relação a carroceria, leve e com um excelente torque em baixas rotações..

Robertão.. Da uma olhada nesse motor que não era pra ser tão sofrivel assim como vc ta relatando... Pode ter coisa errada ai em algum lugar..

[ ]´s

Robertux
10/01/2012, 23:09
Robertão.. Da uma olhada nesse motor que não era pra ser tão sofrivel assim como vc ta relatando... Pode ter coisa errada ai em algum lugar..
[ ]´s

Fala Rodrigo, tudo bem?
Ele está melhorando conforme amacia, depois que sai ele fica muito forte, cresce pra karamba, mas em 1ª, para arrancar na subida cheguei a passar vergonha com ele, simplesmente não saia em uma rampa onde os 1.0 nem percebiam a subida.
Em 4ª marcha também tenho sentido falta de potência nas rodovias, no plano ele vai a 100 km/h fácil mas na subida cai bastante. Estou esperando amaciar um pouco e vou dar uma checada na regulagem, acho que está com o ponto um pouquinho adiantado porque as vezes ao dar partida ele dá aquela engolida, tipica de motor adiantado.
Ele ficou muito mais esperto no transito urbano, anda como um automóvel de passeio e não mais como um caminhãozinho, como era com o BF 161. Na trilha, com a reduzida engatada, é tão forte quanto o BF e alcança mais giro quando é necessário, como para limpar o barro dos pneus por exemplo. Não me arrependo da mudança, o Jeep ficou muito mais amigável para dirigir, só precisava um pouquinho mais de força na hora de arrancar e manter um pouquinho mais a marcha na subida em rodovias.
Depois de amanhã vou para Castelhanos, via Petrobrás, ida e volta de Piracicaba deve dar por volta de 700 km, iremos em 4 jipes, acho que será um bom teste para ele e finalmente chegarei na quilometragem necessária para fazer a primeira troca de óleo do motor e a primeira revisão, com reaperto no cabeçote e uma checagem na regulagem.

ropapa
11/01/2012, 03:45
Amigos., obrigado pelas dicas, e desculpa a demora para responder .... so consegui entrar agora no forum.... vou seguir o conselho e procurar a adaptaçao .... so mais uma coisa... qual o custo para uma adaptacao dessas? so pra eu ter uma base (por nunca ter feito) e alguem indica um "mecanico" rssss sei que indicar mecanico é dificil ... mais sem compromisso... Valeu pelas dicas!!!

Robertux
11/01/2012, 11:02
Essa adptação é simples, se vc comprar o câmbio da F1000 não precisa adaptar nada entre motor e câmbio, inclusive embreagem. Do câmbio para a caixa de tração já existe no mercado a flange pronta como exemplo veja a Adap Brasil e Deeptec.
O câmbio deve custar por volta de R$ 2.500,00 e a flange uns R$ 800,00. O resto é mão de obra a combinar com o mecânico. Se vc optar por outro câmbio provavelmente vai precisar de uma flange entre o câmbio e o motor de deve custar por volta de R$ 500,00 e a adptação da embreagem, que variará caso a caso.
Em São Paulo existem diversas oficinas especializadas nesse tipo de serviço, eu não conheço porque embora trabalhe em Sampa, minha base é em Piracicaba SP.

Yuri Trevisol
13/01/2012, 05:12
Essa adptação é simples, se vc comprar o câmbio da F1000 não precisa adaptar nada entre motor e câmbio, inclusive embreagem. Do câmbio para a caixa de tração já existe no mercado a flange pronta como exemplo veja a Adap Brasil e Deeptec.
O câmbio deve custar por volta de R$ 2.500,00 e a flange uns R$ 800,00. O resto é mão de obra a combinar com o mecânico. Se vc optar por outro câmbio provavelmente vai precisar de uma flange entre o câmbio e o motor de deve custar por volta de R$ 500,00 e a adptação da embreagem, que variará caso a caso.
Em São Paulo existem diversas oficinas especializadas nesse tipo de serviço, eu não conheço porque embora trabalhe em Sampa, minha base é em Piracicaba SP. cara, ja viu falar no motor v6 da capitiva, em aluminium, um amigo aqui boto e o bixo, ele usou cambio de s10, mas agora esta usando de chevete 4 marchas, e um motor forte, esse seu talvez deva optar por uma caixa com menos manutenção possivel.

Dodger
16/01/2012, 12:30
Só pra dar um aluz, os cambios Clark 3 e 4 marchas de C-10 e etc, bate a furação na capa seca do Falcon, ai facilita um monte a adaptação, o cambio original dele 5 marchas é bem caro...

Dodger
12/02/2012, 14:15
Eu já tinha colocado a mensagem lá na seção de Rural e F-75, como muita gente só abre o forum especifico dos CJ's, vou colocar aqui nos Jeeps tumém..:

Instalei um destes no meu Maverick, nem vou falar que adaptei pq este motor é o original do projeto americano do maverick, aqui no Brasil que a Ford aproveitou o estoque de motores 6 cil Willys e fez uma gambiarra pra usar ele no Maverick, o que contribuiu pra queimar o filme do carro por aqui, já que depois que ele pegou fama de fraco e beberrão, depois num adiantou colocar V8 302 nem o 4 cil OHC.

Vamos ao que interessa:

Motor Falcon 3.6 ano 94 de F-1000 já com os coletores dimensionados, capa seca e garfo do Falcon, Caixa Clark 3 marchas de Galaxie/Maverick(capa seca refurei pra ele, mas se fosse o de C-10 ou Dodge cabe sem mexer em furação), embreagem toda de C-10 só tem que dar um passe no centro do volante pra encaixar perfeito o disco da C-10 que tem um focinho mais comprido, plato é a mesma furação, acionamento fiz hidraulico.
O carburador que eu aproveitei um Solex H-34 de Maverick 4 cilindros que tinha guardado, mas tive que fazer uma flange(gambiarra mesmo) pra juntar as duas bocas do solex na boca simples do coletor, ai num casou direito, parece que dá falta em alta, mas isso ainda vamos ver direitinho. Talvez fique melhor com um 446 que tem abertura simultanea dos 2 estágios

Só apanhei um pouco pq comprei um motor praticamente novo mas parado a muito tempo e onde estava guardado roubaram distribuidor, arranque, bombas, etc, ai achar estas peças é chato e caro. Mas se tiver alguém que more perto da Argentina e possa buscar as peças, ai custa mais barato que peça de Fusca. Pra ter ideia paguei acho que 400 num distribuidor usadoe na argentina custa 200 novo na caixa...

fizemos um video da primeira funcionada dele, ronca grosso!!

http://www.youtube.com/watch?v=z0TOwrvIB78

gabriel-cj61
23/04/2012, 22:44
Amigos, o câmbio clark 4 marchas, eu acho que é o modelo que vinha nos maverick v8, fica bom com o motor falcon? quero saber pq tenho o falcon com o câmbio 3 marchas, que acho que é da c-10, mas na minha opinião falta uma marcha ali hehehe, diferencial ta 8x43, e os pneus são fronteira 255/75R15, o jeep ta bem forte! Qual vai ser a diferença em relação ao rendimento do jeep entre um cambio e outro? fica mais forte em 1ª? a final aumenta consideravelmente? É pq apareceu uma oportunidade boa de pegar esse câmbio, mas não tenho muitas referências...

Valeu, abraços

Pedrão B.
23/04/2012, 23:10
Fala Gabrié!
Cara, se o cambio for do maveco, deve ter a primeira meio longa... Mas aguenta bem a bucha.
Já pensou em colocar C&P 11x47?
[]'s

gabriel-cj61
23/04/2012, 23:37
heuehueh, fala Pedrão, beleza? Já te falei uma vez e vou repitir, esse Gabrié pega mesmo! hahaha
eu achei que a primeira seria mais curta... essa relação de 11x47 nesse mesmo cambio 3 marchas?
como vai ficar em relação a força pra sair em primeira e etc?
[]'s

antonio umino
24/04/2012, 08:41
Amigos se o motor é um Falcon. 3.6. com a relação 11x47 acho que vai ficar bom....
Os aero Willys, Rural. com motor 3.0 saiam de fabrica com o diferencial. 11x45. e tinham boa arrancada.
Isto com os cambios originais 4 marchas do willys 6 cil....
até mais.

gabriel-cj61
24/04/2012, 11:13
Amigos se o motor é um Falcon. 3.6. com a relação 11x47 acho que vai ficar bom....
Os aero Willys, Rural. com motor 3.0 saiam de fabrica com o diferencial. 11x45. e tinham boa arrancada.
Isto com os cambios originais 4 marchas do willys 6 cil....
até mais.

Pois é Antonio, o meu cambio é o 3 marchas, acho que da c-10 ou do galaxie, os mecanicos não tem certeza... pq parece que a furação é diferente e quando foi fazer a flange pra capa seca o mecanico falou que era da c-10 e o torneiro fez de acordo com a furação da c-10, daí chegou lá e não bateu kkkkk, foi alguma coisa assim, não me lembro bem! Você acha que fica bom com esse cambio tbm entao?
é muito difícil conseguir uma relação dessa aí?
qual é o preço mais ou menos?
a minha 8x43 é fácil de vender?

valeu pela resposta, abraços

antonio umino
24/04/2012, 12:51
Gabriel. muda o seu perfil. ....coloca a cidade e estado.
SE vc for colocar pneus maiores que o original. 600x16.... para 750x16... acho melhor deixar o 8x43.........
com pneu maior os de 11x47,. acho que vai ficar xoxo.... não vai ter força..
até mais.

Dodger
24/04/2012, 20:44
num entendi ter que usar flange pra colocar cambio c-10 na capa seca do falcon, pq as de c-10 ou f1000, tanto 3 quanto de 4 marchas a furação bate certo. deve tar com cambio de galaxie que tem a furação do cambio mais fechada.

O cambio de Maverick 4 marchas é mais caro e dificil de achar que os de f1000 c-10 c20 etc. além das de caminhonete ter as primeiras marchas mais curtas.

gabriel-cj61
24/04/2012, 21:38
Gabriel. muda o seu perfil. ....coloca a cidade e estado.
SE vc for colocar pneus maiores que o original. 600x16.... para 750x16... acho melhor deixar o 8x43.........
com pneu maior os de 11x47,. acho que vai ficar xoxo.... não vai ter força..
até mais.

Antonio, que estranho, antes tinha a cidade e o estado, só vi agora pq vc falou! pq será que sumiu?
meus pneus são 255/75R15, acho que algo em torno de 31". Eu pensei mesmo que ficará xoxo com essa relação, por isso estou tirando minhas dúvidas aqui com vocês, que não entendem quase nada dessa parada hahahah
valeuuu, até!

gabriel-cj61
24/04/2012, 21:48
num entendi ter que usar flange pra colocar cambio c-10 na capa seca do falcon, pq as de c-10 ou f1000, tanto 3 quanto de 4 marchas a furação bate certo. deve tar com cambio de galaxie que tem a furação do cambio mais fechada.

O cambio de Maverick 4 marchas é mais caro e dificil de achar que os de f1000 c-10 c20 etc. além das de caminhonete ter as primeiras marchas mais curtas.

Então Dodger, acho que é isso aí mesmo, o cambio do galaxie :D Vou postar uma foto aqui pra tentar tirar essa dúvida...
esse câmbio, um tio meu perguntou se eu não queria colocar no jeep, pq tava no maverick dele, que originalmente era v8, mas o antigo dono colocou esse motor falcon que agora ta no jeep, puta burrada. Daí meu tio voltou o v8 agora, ma aberto pra 347 e colocou o cambio T5 hehehehe, daí como é de graça né, pensei na possibilidade kkk

343101

Dodger
25/04/2012, 08:48
Esse é o cambio 3m do Galaxie/Maverick V8 mesmo! O Maverick V8 com cambio na coluna tbém vinha com ele original, é o mesmo Clark 260T de C-10, Dodge etc, só muda a carcaça e relação.

gabriel-cj61
25/04/2012, 12:14
tô achando que vou deixar como está mesmo, afinal, não preciso correr com o jeep hehehe, tava pensando mais numa questão de economia... mas não sei se vai melhorar muito :P

abraços

ropapa
16/07/2012, 17:41
Ola Amigos!!! Volteiiii agora com mais novidades!!! passaram se 7 meses mais enfim meu jipe anda de falcon 3.6.... meu e um rojao !!! mais estou com um pequeno problema... nao sei que radiador coloco nele ? alguem ja fez adaptou ? Abracos e Valeu mais uma vez!!!

Robertux
16/07/2012, 21:23
Realmente não sei que radiador colocar. Acho que o que vinha na F1000 deve ser o ideal e se eu não estiver enganado acho que não é muito diferente do original do Jeep.
Que câmbio você colocou?

Natan Felli
16/07/2012, 21:32
Ola Amigos!!! Volteiiii agora com mais novidades!!! passaram se 7 meses mais enfim meu jipe anda de falcon 3.6.... meu e um rojao !!! mais estou com um pequeno problema... nao sei que radiador coloco nele ? alguem ja fez adaptou ? Abracos e Valeu mais uma vez!!!

Veio eu tinha um falcon(e-max) 3.6 ano 95(último ano de fabricação) no jeep e usava radiador de c20 de aluminio, e somente usava ventoinha eletrica, a refrigeração era 10, nunca esquentou!
Mas aproveito para fazer a oferta do motor que agora estou vendendo pois estou reformando o jeep e vou trocar o motor para um v8 302!
O falcon(e-max) está tri bom foi retificado em 2009 rodou bem pouco, vai radiador de c20 de brinde! a quem se interessar!
natanfelli@hotmail.com

Natan Felli
16/07/2012, 21:36
Veio eu tinha um falcon(e-max) 3.6 ano 95(último ano de fabricação) no jeep e usava radiador de c20 de aluminio, e somente usava ventoinha eletrica, a refrigeração era 10, nunca esquentou!
Mas aproveito para fazer a oferta do motor que agora estou vendendo pois estou reformando o jeep e vou trocar o motor para um v8 302!
O falcon(e-max) está tri bom foi retificado em 2009 rodou bem pouco, vai radiador de c20 de brinde! a quem se interessar!
natanfelli@hotmail.com

Motor completo , com capa seca embreagem cabos acell bomba da agua do falcon sprint(tem mais volume de agua), carbura novo

Natan Felli
16/07/2012, 21:37
tô achando que vou deixar como está mesmo, afinal, não preciso correr com o jeep hehehe, tava pensando mais numa questão de economia... mas não sei se vai melhorar muito :P

abraços

no meu usava 9-44 e sobrava motor

ropapa
16/07/2012, 21:45
Vou procurar esses radiadores mais sinceramente nao sei como vc adaptou ... tenho que cerrar a helice original mesmo assim o espaco e mto pequeno!!!

georgevalle
17/07/2012, 09:02
O radiador original do jeep da conta mas coloca alem da elice do motor mais uma ventoinha eletrica por fora.

rural mamuth
17/07/2012, 15:24
Amigo eu usei na minha Rural o radiador original do jeep/Rural 6cc. Meu mecânico falou que usou as mangueiras de água originais do bf161
Nao sei se refrigera bem ,pois ela saiu da oficina faz 2 semanas e nao andei muito com ela.

tuna
17/07/2012, 16:26

Rural 6 cil. com ventoinha elétrica do opala, refrigera tranquilo :concordo:

ropapa
17/07/2012, 19:00
Galera comprei o radiador do gol 2.0 com ar condicionado e tentarei usar a helice original ... nao tem como eu colocar nem o radiador original, nem o do opala, nem outro ... por mais que eu tenha que cortar o "cofre" onde iria o original , no meu caso o motor ficou muito perto do painel frontal, ou seja o radiador tem que ser fino e estreito porque teria que caber entre os "oculos" dos farois... Vamos ver segundo o rapaz que trabalha com radiadores ele acha que se fecharmos o fluxo de ar com aquela capa original do 0hc 4cc talvez ele nao super aqueca..... vamos ao teste!!!! logo posto o que aconteceu!!!! abs

ropapa
17/07/2012, 19:02
Ahhh esqueci de falar ...tambem colocaremos um reservatorio de gol bola ... para ajudar .... vamos ver no que da

Caiogaucho
17/07/2012, 21:53
Pessoal,

Tive um Falcon no meu CJ anterior (SUKITA - os então parceiros do Niva clube o conheceram - Rui, Fábio, Luciano,...). Show! Porém, na época tinha dificuldades em encontrar peças. Atualmente não sei se persiste essa dificuldade!
Com certeza é um "baita" motor.

abs

Caio

Mário RED JEEP
07/02/2015, 20:01
Posso usar a mesma flange DEEPTEC do Câmbio Clark do Chevette 5 marchas 2205D no câmbio da F-1000 5 marchas 2205E para adaptar a reduzida do jeep willys?

Mário RED JEEP
18/02/2015, 13:57
Posso usar a mesma flange DEEPTEC do Câmbio Clark do Chevette 5 marchas 2205D no câmbio da F-1000 5 marchas 2205E para adaptar a reduzida do jeep willys?
Comprei um câmbio da D10 4 marchas. 240F ou GM1. Será que terei que refurar na capa seca do falcon ou encaixa bem?
Num motor Ohc 4cc fica fraco? Tem como colocar na capa seca do Ohc? Fica melhor pra andar?