x
Convex Datacenter
  • Raid 2CV Brésil 2011 termina em Fortaleza e consagra o espírito aventureiro e desbravador do mítico Citroën

    snorkel-2cv.jpg

    Depois de 13 dias de aventura, terminou neste sábado (5), em Fortaleza, o Raid 2CV Brésil 2011, evento organizado pela francesa Peter Pan Production e que contou com a participação de 33 modelos Citroën 2CV, entre várias versões, origens e anos de fabricação. Foram aproximadamente 2.200 quilômetros percorridos entre os Estados do Ceará, Maranhão e Rio Grande do Norte, e que incluiu dezenas de passagem em estradas não pavimentadas, travessia de rios, parques, praias, dunas etc.

    O Citroën AIRCROSS, modelo SUV compacto da marca, foi o carro-madrinha do evento, desbravando os caminhos para esta grande aventura. Durante a dura prova, unidades do AIRCROSS também foram utilizadas no apoio logístico e operacional, seja como carros de sinalização, controle ou apoio.

    O Brasil visto por dentro de um 2CV
    “A sensação de conhecer o Brasil a bordo de um 2CV é indescritível... Ainda tenho em meus olhos as paisagens magníficas por onde passamos, das praias exuberantes à beleza exótica da região agreste. Tudo sempre acompanhado do sorriso generoso dos brasileiros... Imagens que levaremos para sempre junto com nossos deuches”, afirma Jean-Pierre Lenfant, diretor da Peter Pan Production, citando o apelido pelo qual o Citroën 2CV é chamado nos países de língua francesa.

    Cansados por causa do calor e da poeira, os participantes não escondiam a felicidade com o término de mais um Raid 2CV, já em sua 12ª edição - a primeira aconteceu em 1990, na Tunísia, e posteriormente foi realizada em diversas regiões e países, como Marrocos, Portugal, Patagônia, Mongólia-China e outros.

    “Mesmo com longas jornadas ao volante e, muitas vezes, com temperaturas acima de 40 ºC dentro do habitáculo, superamos todos os obstáculos e desafios“, comemorava Jean-Daniel Chartran, um dos participantes e proprietário do 2CV 6 número 3.

    “Pensei que não conseguiríamos passar pelas dunas dos Lençóis Maranhenses, um local maravilhoso, mas com grande dificuldade devido à baixa tração. Enfim chegamos... Agora, meu deuche precisa apenas de uma boa lavagem”, comentava Jean Pierre Gueho, da equipe 19.

    “Meu 2CV recebeu o mínimo de preparação”, explicava um orgulho e experiente Vincent Leroy, da equipe 28 (ele participou de todas as 12 etapas). “Pedi à concessionária Citroën que me atende no norte da França que utilizasse o máximo de peças originais, e estou muito feliz por não ter parado em nenhum momento. Por outro lado, como minha suspensão era praticamente de fábrica, tive bastante dificuldade para atravessar os longos trechos de areia”, confidenciou o piloto.

    “Minha opinião é que o circuito foi muito bem definido pela organização, e as pessoas que encontramos no Brasil foram muito receptivas e simpáticas. O Brasil é um país maravilhoso”, comentou Serge Moulins, que ficou algum tempo parado com seu 2CV após “decolar” em um trecho acidentado, logo nos primeiros dias do Raid.
    Um Brasil que poucos conhecem...
    A largada, que teve partida na concessionária Pariscar, em Fortaleza, no dia 24 de outubro, deu início a uma aventura inédita no país que percorreu mais de 2.200 km do interior do Nordeste, promovendo o contato e a interação de culturas e nacionalidades diferentes.

    Saindo de Fortaleza, o primeiro grande destino foi a cidade de São Luís, capital do Estado do Maranhão, passando pelo Parque Nacional de Sete Cidades. Depois, o Raid 2CV Brésil seguiu caminho para os municípios de Santo Amaro, Barreirinhas, Araioses, Camocim, Mundaú, Guaramiranga, Morro Branco e Tremembé. São Miguel do Gostoso, já no Rio Grande do Norte, foi o ponto Leste extremo da expedição, que, a partir daí, iniciou seu retorno para Fortaleza.

    Os 33 carros e os mais de 85 membros da equipe voltam agora para suas cidades de origem, levando histórias e, principalmente, a lembrança de um passeio inesquecível por algumas das mais belas paisagens brasileiras.

    Fonte: Cross Brasil

Change privacy settings