x
Convex Datacenter
  • Na lama com o Jeep Commander Overland 4x4

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-3-.jpg

    Felizmente pude testar o Jeep Commander Overland na lama e debaixo de chuva. Com isso, cheguei a uma conclusão clara sobre o que esperar desse modelo grandalhão de sete lugares que a Jeep tem emplacado tanto. Depois da minha experiência off road, que eu vou contar como foi e também vai ter vídeo lá no nosso canal do YT. Posso assegurar que acertaram a mão em mais um produto e o resultado nas vendas é só o reflexo de um produto de qualidade.

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-13-.jpg

    Aprovei e gostei muito do modelo, principalmente quando fora do asfalto, onde ele mostra ser um genuíno Jeep, aquele que encara desafios e entrega emoção, diversão, prazer e segurança ao motorista e também aos passageiros, que nesse caso pode chegar a seis, totalizando 7 ocupantes.

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-7-.jpg


    Normalmente veículos com essa capacidade tem público seleto, mas nesse caso, não acho que todos os proprietários optaram pela compra em virtude dos 7 lugares, mas sim pelo espaço de sobra quando a terceira fileira de bancos está rebatida sem perder a ‘possibilidade’ de transportar 7 pessoas, caso seja necessário em algum momento.

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-4-.jpg


    Tirando essa questão da quantidade de assentos, podemos dizer que o Commander é um carro espaçoso, confortável, tecnológico, seguro, conectado, luxuoso e manda bem em todas as tarefas, seja do dia a dia ou do final de semana. Comportamento idêntico ao de um Jeep Compass na cidade, de ‘suvezão’ na estrada e jipão no offroad, por mais que não aparente.

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-5-.jpg


    Eu confesso que não esperava tanto do modelo no offroad, mas também não me surpreendeu sua capacidade na lama, já que conheço bem os modelos da marca e sei o quanto eles são eficientes se bem usados e configurados. Acionei o 4x4low, selecionei o modo de condução MUD e fui que fui, ignorando o barro à frente. Muitos devem lembrar que em seu lançamento, a marca sugeriu que a imprensa subisse uma escadaria deixando um recado importante: “Não duvide da capacidade do Commander”.

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-10-.jpg


    Tem estilo para todas as idades, configuração e gosto. Motor esperto e econômico, registrou 11 km/l no circuito urbano, 14 rodoviário e 6 no off road com reduzida e subida de montanha. Excelentes médias para um veículo turbo com sete lugares e que pesa quase duas toneladas (1908kg). Atribuo parte desse bom consumo ao câmbio de 9 velocidades e também ao sistema eletrônico de controle de tração, já que a distribuição é feita sob demanda.

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-12-.jpg


    Com lotação total o porta malas fica muito pequeno, são apenas 233 litros de capacidade e se você assistir ao vídeo no YT verá que não cabe quase nada. Como a terceira fileira para dois ocupantes é bí-partida, ou seja, assentos independentes, dá para colocar bastante coisa no espaço de um assento, mas a maravilha acontece quando esses dois últimos assentos estão rebatidos, deixando um piso nivelado com 661 litros e se rebater a segunda fileira também sobe para absurdos 1760 litros, quase uma caçamba de picape, cabe muita coisa.

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-8-.jpg


    A capacidade volumétrica do tanque de diesel é de 61 litros, ou seja, capaz de te levar acima dos 850km de autonomia em circuito rodoviário e se o pé for mais leve que o meu, poderá chegar aos 950 km, considerando que minha melhor média foi 16 km/l em velocidade cruzeiro de 100 km/h. Vale lembrar que já vem com o tanque de ARLA32 e quando necessário completar, uma luz indicadora acenderá no painel.

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-1-.jpg


    Esse veículo tem bastante segurança embarcada, mas confesso que se tem alguma coisa que me incomodou no Commander foram seus estridentes alertas de faixa, frenagem, dentre outras. Para quem domina a arte da pilotagem é meio chato esse chilique, mas calma, antes de arrancar os cabelos, você ainda tem a opção de entrar nas configurações do veículo e ativar e desativar o que quiser. Para aqueles que gostam apenas de ir e vir e vê o automóvel como uma obrigação de locomoção, esse carro pode suavizar muito esse momento, já que conta com vários auxílios de condução, inclusive de estacionamento e frenagem de emergência.

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-6-.jpg


    Muita coisa já vem de série no modelo, como estes itens de conforto e facilitadores: Teto solar elétrico e panorâmico command view com esteira elétrica; Chave presencial com partida à distância e abertura do porta malas elétrico também com abertura à distância; Aletas para troca de marchas esportiva atrás do volante multifuncional de ótima pegada; Retrovisores elétricos com rebatimento; Sistema de som premium Harman-kardon de 450w (9 alto-falantes + Subwoofer) e tecnologia fresh Air; Sensor de chuva; HSA (Hill descent control) que segura o freio pra você descansar o pé; Freio de estacionamento eletrônico automático e moderno; Carregamento de celular por indução, usb, usb-c, tomada 127v com 150w de potência; Conexão Android auto e Apple Car Play sem fio na central multimidia de 10,1” que já vem com o Adventure Intelligence Plus com Alexa; Bancos dianteiros elétricos premium em couro marrom e Suede; Ar condicionado dual zone com ajustes para as fileiras traseiras; Painel de instrumentos Full digital e HD de 10,25” com reconhecimento de placas de transito; Comutação automática de farol pra você não ter que ficar se preocupando com ele; Faróis em Full Led e lanternas em led; 7 air bags; Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de câmera. Os tapetes que estavam em extinção no pacote de série, também estão inclusos nesse modelo. (raridade)!

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-2-.jpg


    No quesito segurança eletrônica ainda tem de série: Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, Detector de fadiga do motorista; Sistema de monitoramento da pressão dos pneus; Controle eletrônico anti-capotamento; Piloto automático adaptativo (ACC); Seletor de terrenos; Off road pages (assistente de informações de trilha); Aviso de mudança de faixas; Tração 4x4 Jeep Active Drive Low; Jeep Healthy Cabin e Panic Break Assist.

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-11-.jpg


    Tudo isso ainda pode ser combinado em bi-color (teto + carroceria) e incrementado com diversos acessórios originais Mopar desenvolvido especialmente para o modelo. Segundo a tabela Fipe de janeiro de 2023, a versão Overland (testada) custa a partir de 321k. Só como parâmetro, um Toyota SW4 SRX custa 382k e os dois bancos da terceira fileira ainda vem pendurados dentro do porta malas e o freio de mão ainda é alavanca, mas é muito difícil comparar, já que são projetos distintos.

    Seguro para Veiculos 4x4-jeep-commander-overland-4x4-brasil-9-.jpg


    Eu colocaria um Commander na minha garagem sem dúvida nenhuma, na versão avaliada, mas na cor Cinza Granite ou Prata Billet e você?



    @FlavioVerna4x4



    +


    Comentários 2 Comentários
    1. Avatar de Glaicon



      Para mim deu erro na abertura da página: "page not found".
      Usando Google Chrome.
      123
    1. Avatar de Spaceman555
      Isso é incrível!!!
      123
  • Jipe Clube

    Parceiros de estrada

Change privacy settings