x
Convex Datacenter
  • Avaliação: BYD TAN EV – suv 4x4 de luxo, 7 lugares e 100% elétrico

    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-3-.jpg

    Mais uma avaliação e teste no fora de estrada com veiculo 100% elétrico. Como tem aumentado rapidamente a frequência desses testes, já começo a me acostumar com isso de forma a não ter mais tanta ansiedade para os movidos a combustão quanto aos elétricos, será normal isso? A indústria mudou mesmo seu foco para a eletrificação aqui no Brasil? E as previsões de que nós seriamos mais atrasados? Cadê o cara que falou isso?
    Porque o cenário mostra que estamos mais rápidos que as previsões.

    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-4-.jpg


    É fato que o crescimento não é só na procura por informação sobre os veículos elétricos, mas também nos emplacamentos que cresceram absurdamente. A grosso modo, foram emplacados 2.851 em 2021 inteiro e só no primeiro semestre deste ano já havíamos emplacado quase 4.000 e previsão de fechar 2022 com quase 10.000 emplacamentos.


    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-5-.jpg

    Mas não estou aqui para falar de mercado, mas sim de produto. As impressões sobre o Tan da BYD só me fazem pensar que a eletrificação pode estar ainda mais próxima do que todos nós podemos imaginar. Dado a construção, direção, eficiência e capacidade que estes carros tem mostrando perante suas marcas e antes mesmo de falar objetivamente do produto, vale mencionar que a BYD não é qualquer empresa Chinesa que tenta emplacar no mercado de automóveis.


    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-6-.jpg

    A BYD é a marca número 1 em vendas de veículos elétricos no mundo, acima inclusive da primeira marca que nos vem à cabeça: Tesla, que tem feito mais barulho que carro. Ou seja, acostume-se a essa nova, talvez pra você, marca de automóveis no Brasil, pois ela veio pra nunca mais sair e logo você irá estar dentro de um produto BYD, se já não esteve e não percebeu, pode ser no transporte por aplicativo ou até mesmo em um ônibus. Fique atento!


    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-9-.jpg

    Meu foco foi levar este suv, que é o único 100% elétrico com capacidade para 7 lugares à venda aqui no Brasil, para o fora de estrada. Lá na pista de teste o carro surpreendeu pela convivência muito parecida com veiculo a combustão. Não fosse pela ausência de ruído de motor, daria para esquecer que se tratava de um elétrico puro.


    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-13-.jpg

    Nos desafios com pouca aderência ele não foi tão bem quanto outros modelos testados até eu aprender a melhor receita de condução nessa situação e depois disso, nenhuma diferença mais restou. A eficiência entregue foi acima do esperado, principalmente quando pensava no pouco vão livre entre o solo que surpreendentemente não raspou nada.


    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-7-.jpg

    Todo percurso de teste foi concluído com sucesso, respeitando os limites do modelo, obviamente, mas não dá pra negar que a impressão transmitida é que sobra capacidade offroad. Vale lembrar que fiz todo o teste sem passageiros, mas coloquei um lastro de 100kg no porta-malas e a suspensão traseira não mudou nada.


    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-12-.jpg

    Opção de desligar o controle de estabilidade e ligar o de descida, além do ‘modo’ Snow (neve) que funciona muito bem para a maioria das situações com pouca aderência, faz o Tan ser eficiente na maioria dos cenários fora de estrada para o tipo de veículo em que ele se enquadra suv-médio, que na tradução é: Sport
    Utility Vehicle, ou seja, veículo utilitário esportivo.


    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-10-.jpg

    O BYD Tan é legítimo! Ele precisa de menos de 5 segundos para tirar duas toneladas e meia da inércia e chegar aos 100 km/h, impulsionado pelos dois motores elétricos, um em cada eixo, que combinados geram potência de 517cv e quase 70kgfm de torque. A capacidade offroad, de carga e passageiros nunca foi tão útil e ecológica em um veículo destas características. Mas a 'partida', ou seja, ligar o carro até estar pronto para sair, isso sim é lento.


    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-15-.jpg

    Tecnologia, requinte e conforto como devem imaginar vem embarcado, mas o que mais impressiona mesmo é seu design externo. Linhas fluidas que nos prendem a atenção. Lateral envidraçada dá um efeito sugerindo que o teto está flutuando com uma leve caída no final da traseira, com um quê de coupé. Nesse momento nosso olhar é capturado pela enorme lanterna traseira em led e 3D que invade a tampa do porta malas conectando-se e formando uma só peça.


    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-11-.jpg

    As câmeras estão por todos os lados e auxiliam muito no offroad, mas são legais também na hora de gravar o passeio, que pode ser de dentro da cabine ou a frente do carro, você escolhe qual quer usar, mostro isso no vídeo que fiz e já está lá no YT. A tela multimidia é enorme e ainda dá pra optar por visualizá-la na vertical ou na horizontal.


    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-14-.jpg

    Mas como é tudo isso sem gasolina, diesel, gnv ou etanol? Às vezes ainda pode ser tenso... onde carregar não é ofertado na mesma quantidade de outros combustíveis fósseis, mas isso está melhorando com muita rapidez.


    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-byd-tan-ev-4x4-brasil-8-.jpg

    No meu período de teste, passei pela situação de chegar a críticos 2% de carga e 8 km de autonomia, sem contar que estava no ‘fora da cidade’ e também no ‘fora de estrada’, mas no final deu tudo certo. É importante deixar claro que o carro não entra em pânico com você, tudo continua fluindo naturalmente para o carro, mas sempre alertando sobre a carga e autonomia.


    MOTOR DIESEL NO CJ-3 OU 5-img_20220724_163457.jpg

    Tem muita coisa pra falar do carro e conto algumas outras lá no vídeo, por isso, assista e se puder, siga e compartilhe, pois o canal está reativado. O Valor para ter um BYD Tan na sua garagem é de algo próximo a 500k e se eu pudesse e meu dinheiro desse, pagaria.


    @FlavioVerna4x4



    +
  • Jipe Clube

    Parceiros de estrada

Change privacy settings