x
Convex Datacenter
  • Jeep® celebra 80 anos construindo o futuro

    -jeep-80th-logo.jpg

    Em15 de julho de 1941, há exatos 80 anos, a antiga Willys-Overland Co. assinou umcontrato com o Exército dos Estados Unidos para iniciar a produção do primeiroveículo Jeep militar. Oitenta anos depois, a marca Jeep atua em todo o mundocom uma linha de produtos que continua se expandindo para novos segmentos, umacomunidade fiel de clientes e a utilização de novas tecnologias, como a dosveículos elétricos 4xe, como a evolução de oito décadas de liderança no setor.
    Em 2021, no Brasil, a Jeep celebra seus 80 anos comdiversas novidades. No Jeep Day (dia 4x4 ou 04/04), quando foi realizada acomemoração do aniversário da marca de forma antecipada no País, foi feito olançamento de uma série especial de aniversário para cada um dos quatro modeloscomercializados por aqui (Renegade, Compass, Grand Cherokee e Wrangler), alémda apresentação da Adventure Intelligence by Jeep Connect, plataforma deserviços de conectividade que estreou no Renegade, primeiro carro conectado damarca e da Stellantis no Brasil. Pouco depois, foi a vez da apresentação doNovo Compass, com mais performance com o novíssimo motor turbo Flex T270 compotência de 185 cv e torque de 270 Nm; novo design com mudanças por fora e pordentro, como o novo volante; mais sofisticação com itens como os novos faróisFull LED; e mais tecnologia com a nova central multimídia conectada de10’1”. “Celebramos estas oito décadas de olho no futuro, com umano repleto de novidades. Além de tudo que já trouxemos no primeiro semestre,ainda teremos em 2021 os lançamentos do Jeep Commander, SUV premium de 7lugares que elevará o patamar de luxo da marca, e do primeiro modelo híbrido4xe da Jeep na região. Estamos começando uma nova era para a Jeep já pensandonos próximos 80 anos”, afirma Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para aAmérica Latina.

    12momentos marcantes em 80 anos da Jeep no mundo Coloque 100 apaixonados pela Jeep ao redor do mundojuntos e peça a eles para indicar os momentos mais memoráveis na história damarca e é pouco provável que qualquer um deles dê a mesma resposta. Abaixo estáuma lista de alguns dos momentos mais importantes para a Jeep no mundo nessasoito décadas memoráveis.

    -momento-1-4xe-e-o-novo-4x4.jpg1.4xe é o novo 4x4A evolução da marca Jeep acelerou neste seu 80ºaniversário com a chegada do 4xe, a utilização de recursos de eletrificaçãopara desenvolver e produzir os veículos 4x4 mais robustos, divertidos eavançados do mundo, incluindo o totalmente remodelado Jeep Grand Cherokee, queserá apresentado no Salão do Automóvel de New York, nos Estados Unidos. Comoícone da Jeep, o Wrangler 4xe está liderando a ofensiva de eletrificação damarca no hemisfério Norte. O recurso 4x4 Trail Rated® do modelo é possívelgraças a uma bateria à prova d’água selada e sistemas eletrônicos que podemoperar nas condições mais difíceis. Alimentado por um motor PHEV turbo deinjeção direta 2.0L I4 DOHC, o 4xe oferece impressionantes 375 cv e 637 Nm detorque instantâneo. Com 49 MPGe, uma autonomia de 595 quilômetros, aceleraçãode 0-100 km/h em apenas seis segundos e modos de direção E-Selec, esse é oWrangler mais robusto, eficiente, ecológico e tecnicamente avançado que, porconta de sua alimentação elétrica silenciosa, pode agora inserir com maisimersão seus usuários na natureza.

    -momento-2-o-novo-premium-americano.jpeg2.O novo premium americanoOs novos Wagoneer e Grand Wagoneer 2022 colocam os SUVspremium em um patamar sem paralelos em termos de estilo, conforto e aventura.Os modelos para oito passageiros representam uma extensão premium da marcaJeep, embalada em um novo projeto sofisticado e autêntico. Elesforam construídos baseados na rica herança do refinamento e construçãoamericano de alto padrão, oferecendo a melhor experiência ao cliente com umconjunto de vantagens padrão premium que vão além do simples serviço VIP.

    -momento-3-expansao-global-jeep-renegade-brazil.jpg3.Expansão globalDurante a última década, a marca Jeep expandiu sua ofertade produto global com novas identificações como o compacto Jeep Renegade e onovo Jeep Gladiator, a picape Jeep mais robusta da história. A marca tambémexpandiu sua área de produção, permitindo que clientes em mercados tais comoEuropa, Brasil, Índia e China apreciem veículos da marca Jeep produzidoslocalmente. Esse portfólio diverso de produtos e áreas de produção global, comdez plantas em seis países permitiu que a marca Jeep quadruplicasse as vendasem um período de dez anos.

    -momento-4-o-maximo-em-tracao-e-dirigibilidade-1999-jeep-grand-cherokee.jpg4.O máximo em tração e dirigibilidadeEm 1999, dois novos sistemas de tração nas quatro rodasforam apresentados. O Quadra-Trac II ofereceu um sistema inovador que transfereo torque traseiro para a frente e de um lado para o outro, significando que otorque de tração estará disponível imediatamente para todas as quatro rodas -garantindo máxima tração e dirigibilidade a qualquer momento e em todas ascircunstâncias sem participação do motorista. Quando o Quadra-Trac foicombinado com os novos eixos progressivos dianteiro e traseiro Vari-Lok, queentregam muito mais torque para a roda com maior aderência, o resultado foi onovo sistema Quadra-Drive.

    -momento-5-o-jeep-grand-cherokee-impressionou-em-detroit-1992.jpg5.O Jeep Grand Cherokee impressionou em DetroitEm 7 de janeiro de 1992, no Salão do Automóvel de Detroit(NAIAS), Bob Lutz, então presidente da Chrysler, dirigiu o primeiro novo JeepGrand Cherokee ZJ da linha de produção de Jefferson, pelas ruas da cidade eatravés da porta de vidro do Cobo Hall (local onde o evento acontece),apresentando o avanço do SUV premium. O Grande Cherokee oferecia detalhesinteriores sofisticados, dirigibilidade na estrada, condução e conforto semperder qualquer característica off-road que fez da marca Jeep uma lenda.

    -momento-6-o-nascimento-de-uma-lenda.jpg6.O nascimento de uma lendaA chegada do Jeep Wrangler em 1986 atendeu ao desejo dopúblico de um SUV compacto com mais conforto. Ele apresentava um centro degravidade mais baixo, dirigibilidade melhorada e um interior mais confortável.O modelo estabeleceu precedente para um dos veículos Jeep mais amados erobustos de todos os tempos. Embora o Wrangler tenha compartilhado o perfil decarroceria aberta familiar do CJ-7, ele continha poucas partes comuns com seufamoso predecessor. Mecanicamente, o Wrangler tinha mais em comum com oCherokee. Em 5 de agosto de 1987, pouco mais de um ano após a apresentação doWrangler, a American Motors Corporation foi vendida para a Chrysler Corporatione a popular marca Jeep se tornou parte da Divisão Jeep / Eagle da Chrysler.

    -momento-7-o-primeiro-suv-compacto-do-mundo-cherokee.jpg7.O primeiro SUV compacto do mundo - CherokeeA crise de energia de 1979 estimulou o desenvolvimento deum 4x4 menor. O Jeep Cherokee XJ 1984 foi projetado a partir do zero e foi oprimeiro SUV compacto do mundo. Usando uma estrutura de monobloco, o veículoficou muito menor que seu antecessor mantendo ainda 90% de seu espaço interior.O veículo apresentou o sistema de tração de quatro rodas Command-Tracshift-on-the-fly.

    -momento-8-wagoneer-cria-o-suv-premium-original.jpg8.Wagoneer cria o SUV premium originalEm 1963, o Jeep Wagoneer foi o SUV premium original quecombinou a tração quatro rodas com uma transmissão automática. Oferecendoopções que estavam, até então, disponíveis em carros de passageiros de altatecnologia, o Wagoneer mudou a percepção das pessoas sobre um veículo de traçãonas quatro rodas. Isso ampliou o mercado e o apelo dos veículos 4x4 e criou oSUV moderno, que foi anunciado como “Totalmente novo, Totalmente Jeep”. Duasdécadas depois, a marca Jeep lançou o Grand Wagoneer, que trouxe a experiênciapremium 4x4 a outro nível com características como bancos em couro, ar-condicionado,rádio AM/FM/CB e isolamento acústico.

    -momento-9-jeep-jamboree-o-avo-de-todos-os-eventos-4-rodas.jpg9. JeepJamboree - o “avô” de todos os eventos 4 rodasEm 1953, o primeiro Jeep Jamboree aconteceu em GeorgetownDivide na Califórnia, atraindo 55 veículos e 155 participantes. Esse evento,organizado por Mark Smith, demonstrou como muitos proprietários de veículos damarca Jeep amam se reunir para se divertir, praticar a camaradagem e a aventura4x4. Embora o Jeep Jamboree realize orgulhosamente eventos sobre trilhasem todos os Estados Unidos, um dos mais populares encontros é o que acontece naRubicon Trail, que atravessa a cadeia de montanha de Sierra Nevada naCalifórnia -- sem dúvida, os 27 km mais extenuantes de aventura off-road jávistos. Poucas marcas no mundo geram tanta dedicação e compromisso de suacomunidade como a marca Jeep. Em cada canto do globo, todos os dias, hádemonstrações de paixão dos proprietários e fãs.

    -momento-10-o-primeiro-suv.jpg10.O primeiro SUVEm 1946, a Willys-Overland introduziu a primeira stationwagon de carroceria toda em aço - o Willys Wagon, mas a grande novidaderevolucionária foi em 1949 quando a tração nas quatro rodas foi adicionada aowagon para criar o primeiro SUV. Capaz de transportar sete passageiros comconforto, levar carga e enfrentar as trilhas mais difíceis, o Willys Wagonrepresentou uma virada de jogo. A Wagon projetada por Brooks Stevens esteve emprodução por aproximadamente 20 anos, mais que qualquer automóvel americano contemporâneode sua época.

    -momento-11-um-jeep-4x4-para-massas.jpg11.Um Jeep 4x4 para as massasO CJ-2A de 1945 se tornou o primeiro veículo leve comtração nas quatro rodas disponível em massa para o público em geral. Embora oCJ-2A tenha compartilhado a arquitetura básica do MB, houve diversas melhoriasnotáveis. Isso incluiu uma tampa traseira dobrável, estepe montado na lateral,faróis maiores e uma unidade de tomada de força.

    -momento-12-um-icone-nasce-no-periodo-de-guerra.jpg12.Um ícone nasce no período de guerraEm 1941, a Willys-Overland celebrou um contrato para ser a fornecedoraprimária do novo veículo militar de um quarto de tonelada para o Governo dosEstados Unidos. Mais de 350.000 desses Jeeps MBs seriam produzidos em 1945 eseriam a base para o Jeep CJ civil que iniciaria produção mesmo antes da guerraacabar.

    @FlavioVerna4x4


    +
  • Jipe Clube

    Parceiros de estrada

Change privacy settings