x
Convex Datacenter
  • OFF ROAD, O QUE É, COMO SE PRATICA E O QUE ELE REPRESENTA

    Jumelo maior-off-road-4x4-brasil-4-.jpg

    Enfim, chegamos a ultima semana deste ano que parece nunca terminar e antes que termine, como eu sei que você adora off road, registrei a opinião de quem entende do assunto pra nós não ficarmos por fora, já que percebo que a maioria das pessoas parece não saber o que significa o off road, ser um verdadeiro off roader e o que isso representa na vida das pessoas, inclusive de quem vive dele. Para isso, fui encontrar com alguns feras do segmento e falamos sobre o assunto.

    Jumelo maior-off-road-4x4-brasil-2-.jpg

    Os feras do “Off Road”

    Luis Carqueijo, proprietário da Trailway especializada em eventos off road desde 1988.

    Jumelo maior-off-road-4x4-brasil-3-.jpg

    Tatão é tão conhecido quanto os próprios UTVs que vende em sua concessionária Terra Polaris, lugar que se tornou seu “QG” de encontro para as famosas trilhas pela região. Sempre acompanhado pelo João Pedro, seu filho, que nasceu respirando off road.

    Jumelo maior-off-road-4x4-brasil-2-.jpg

    O Wikipédia diz: “Nas pistas de terra e de barro, Jorge Negretti construiu uma carreira brilhante” . Diz também que ele é um dos mais importantes pilotos do país e não duvide. Ele não pôde estar presente no encontro, mas fez questão de mandar sua opinião também.

    Jumelo maior-off-road-4x4-brasil-1-.jpg

    As máquinas do Off Road

    A Ford Ranger Storm é a única picape que pode vir com snorkel instalado de fabrica, mantendo os 5 anos de garantia. O motor 3.2 trabalha forte com o confortável cambio automático de 6 velocidades que associado aos pneus AT Plus faz dessa picape uma ótima companhia para a pratica. Por isso, ela foi escolhida para ilustrar essa matéria e se perdeu ou quer ler de novo a avaliação completa dela é só clicar aqui.

    Jumelo maior-off-road-4x4-brasil-5-.jpg

    No nosso ponto de encontro, fizemos um reconhecimento de terreno para posicionar as maquinas e acabei atolando a Ranger. Logo o Luís tratou de lembrar que nunca devemos nos aventurar em locais de difícil acesso, sem apoio. Portanto, lembramos sempre que a segurança deve vir em primeiro lugar.

    Jumelo maior-off-road-4x4-brasil-7-.jpg

    O resgate ficou por conta do clássico mais vivo na mídia dos últimos tempos, este Land Rover Defender 110, que virou seu odômetro total para 110.000km rodados nesse mesmo dia. Imaginem quanta história vem junto desse numero. Precisaríamos de uma vida inteira... Aproveito para dizer que o teste completo do novo Defender já esta no forno.

    Jumelo maior-off-road-4x4-brasil-3-.jpg

    Quando a gente fala de moto pra off road, naturalmente nos remetemos as motos de trilha. Porem, existem vários outros tipos e modelos e a Himalayan é uma delas. Motocicleta de turismo de aventura indiana fabricada pela Royal Enfield, que pode ser vista como uma ótima opção de desbravar o Brasil.

    Jumelo maior-off-road-4x4-brasil-4-.jpg

    E por ultimo, um dos melhores brinquedos para off road, o UTV Polaris RZR XP 1000 Pró, esse brinquedo é de gente grande, já que pode custar mais que uma picape 4x4. O diferencial dele é que sobe, desce e passa pra todo lado, com tamanho reduzido e capacidade dobrada, anda como se tudo fosse plano, incrível.

    Jumelo maior-off-road-4x4-brasil-6-.jpg

    O que é um verdadeiro off roader?

    Tatão: “Off roader é aquele que consegue compartilhar com a maquina todas as dificuldades do terreno que a natureza oferece. E para tirar toda a performance da maquina, precisa aplicar todo seu conhecimento de pilotagem.”

    Segundo João Pedro, já são 25 anos de off road nos seus 25 anos de idade, que principalmente neste momento de pandemia, tem sido sua válvula de escape. Uma alternativa de fugir do stress do dia a dia, das aflições do trecho urbano, abrindo um espaço livre para você com você mesmo e poder refletir sobre as coisas da vida.

    Luis Carqueijo: “Poderia falar sobre a essência do off road por horas com vocês, mas basicamente, é desbravar, se aventurar utilizando uma maquina, seja ela moto, carro, UTV ou picape, mas que leve você a conhecer lugares diferentes, te ajudando a se entrosar com a natureza e viver perto dela. A máquina é o meio para te proporcionar isso.”

    Jorge Negretti: “Quem me conhece sabe que minha principal atividade no off road é no moto cross, mas pratiquei muito em trilhas e competi no Enduro, Rali, Arena cross e super cross, ou seja, sou um apaixonado pelo off road.”

    Jumelo maior-off-road-4x4-brasil-8-.jpg

    O que é off road na prática?

    Tatão: “Off road é desbravar as dificuldades dos terrenos mais diversos possíveis e encontrar lugares onde carros não chegam, mas o UTV me leva.”

    João Pedro: “O off road na prática é muito similar a qualquer outro esporte, temos sempre que estar ligado com o movimento do corpo, mantendo a atenção completamente ativa junto a coordenação muscular. Para mim a leitura correta do terreno é muito importante e quando faço off road com moto, sinto que a percepção do que tenho ao meu redor aumenta colaborando inclusive para a sensibilidade no dia a dia.”

    Luis Carqueijo: “O off road na prática é sentar na sua maquina e sair por ai, ganhando experiência e conhecendo novos lugares e quanto mais prática e conhecimento, mais fácil fica se aventurar cada vez mais, inclusive com mais consciência e segurança. Se você esta começando, não tenha medo, procure alguém que conheça ou se junte a uma turma, aqui pelo fórum ou pelos grupos de whatsapp, facebook, instagram, não importa, só comece, pois a prática vai te trazer cada vez mais a alegria e satisfação em ter você e sua maquina inserida na natureza.”

    Jorge Negretti: “A essência vai além da simples pilotagem. Se conectar preservando, respeitando e admirando à natureza. O espírito de companheirismo que o próprio off road ensina pra nós acaba nos tornando uma família. Isso tudo é muito bacana e é o que representa essencialmente o off road para mim.”

    Jumelo maior-off-road-4x4-brasil-10-.jpg

    O que o off road representa na sua vida?

    Tatão: “Eu faço off road há 50 anos, já estou com 64. Pra mim o off road com o UTV é a prática mais prazerosa que encontrei na vida. Quando faço off road com o UTV, me sinto de novo com 18 anos, foi a melhor terapia que encontrei.

    João Pedro: “Sou suspeito para dizer o que o off road representa na minha vida, pois nasci nesse meio, faço trilhas de motocicleta desde que eu tinha 4 anos de idade, quando ganhei minha primeira moto, meu pai colocou na sala de casa, embaixo da arvore de natal e passei a noite abraçado a ela em meu quarto. Nas trilhas rolava na lama e junto dela me sentia um só. Essa educação me fez entender muito cedo como funcionavam os carros e motos, me orientando nas vias publicas e criando minha educação. Percebo isso com meus amigos que não tiveram esse mesmo privilegio, mas pretendo passar para meus filhos sem dúvida. Estar junto das pessoas que a gente gosta, é o que me faz feliz e isso que o off road me proporciona, família e off road juntos é o mais importante na minha vida.”

    Luis Carqueijo: “Off road na minha vida é resumido ao monotemático, meus amigos, diversão e profissão estão no off road, então o off road para mim é tudo, eu sou um cara monotemático.

    Jorge Negretti: “Falar o que o off road representa na minha vida é muito fácil, pois é como falar de um irmão, é algo muito próximo e faz parte da minha vida. Sem saber eu já praticava, mesmo antes de andar de moto ou bicicleta. Quando chovia e eu ia brincar com o barro, já praticava sem saber. Devo muito ao off road, a vida toda estive envolvido com moto cross, sempre fiz trilhas, então sou muito grato a tudo que aprendi, as amizades e espero que se estenda por muito mais tempo ainda.”

    ***

    Todos nós gostaríamos de saber o que significa offroad pra vc, se quiser compartilhar, manda aqui: flavioverna4x4@gmail.com ou @FlavioVerna4x4


    @FlavioVerna4x4

    +
  • Jipe Clube

    Parceiros de estrada

Change privacy settings