x
Convex Datacenter
  • Picape Off Road? Sim, nova Ford Ranger Storm

    Farol de Blackout-ranger-storm-4x4brasil-1-.jpg

    A Ford surpreendeu na apresentação da nova versão Storm da Ranger, com foco no off road.

    Fiz uma live no instagram para mostrar em detalhe o novo modelo, incluindo a participação dos seguidores @4x4Brasil®, com perguntas e respostas. Foi uma troca de ideia tão prazerosa que resolvi aderir e já teve também com o Troller TX4. O próximo será o Jeep Compass S, versão topo, diesel e 4x4.

    Farol de Blackout-ranger-storm-4x4brasil-8-.jpg
    Aqui abaixo, relaciono resumidamente os principais atributos da Ranger Storm, na minha opinião:

    Snorkel de fábrica;

    Santo Antônio e estribos de metal além de varias proteções inferiores de alta resistência;

    Projeto refinado contando com varias melhorias;

    Bloqueio eletrônico de diferencial traseiro;

    Pneus para uso no fora de estrada e rodas importadas funcionais;

    Protetores laterais de para-lamas (fenders),

    Motor mais potente da categoria, acoplado ao cambio AT6.

    Farol de Blackout-ranger-storm-4x4brasil-1-.jpg

    Minha opinião: Já avaliei todas as picapes do Brasil, não tenho duvidas que a nova Ford Ranger Storm, é a melhor de todas ‘originais de fábrica’ para o fora de estrada”.

    Ter a opção do snorkel vir instalado de fabrica é cômodo e mais seguro, já que desta forma se mantém os 5 anos de garantia e dá para encarar alagados sem medo.

    Farol de Blackout-ranger-storm-4x4brasil-5-.jpg

    O par de estribos é um dos mais resistentes que já vi. O Santo Antônio não foi feito para enfeite e aguenta peso, além de ter uma extensão de apoio muito útil, principalmente quando necessário maior profundidade da caçamba. Equipa também a FX4 americana.

    Farol de Blackout-ranger-storm-4x4brasil-7-.jpg

    Todos sabem que ‘offroader’ é raiz, forte e bruto, mas isso não quer dizer que não precisa de praticidade no dia a dia, certo? Pensando nisso, a equipe de engenharia superou a física com um sistema que deixa a tampa da caçamba a peso de penas, então, principalmente se estiver com as mãos ocupadas, abrir ou fechar é moleza.

    Farol de Blackout-ranger-storm-4x4brasil-3-.jpg

    Proteção inferior não faltou, chapas metálicas grossas evitam prejuízos, item este que percebi não estar presente nem mesmo no Troller TX4.

    Tive a oportunidade de conversar com diversos engenheiros desse projeto e descobri que vários outros itens foram aperfeiçoados na Ranger em modo geral. A maior parte destas melhorias já estão aplicadas nas picapes fabricadas desde Julho de 2019, ou seja, se for adquirir uma seminova, lembre-se de reparar nisso.

    Farol de Blackout-ranger-storm-4x4brasil-4-.jpg

    Com o mesmo diferencial traseiro do Troller, a Storm conta também com indispensável bloqueio traseiro eletrônico, acionado por um botão no console. Lembrando que na Ranger o freio traseiro ainda é tambor e não a disco como no Troller. Achei bem dimensionado a capacidade de frenagem, mas se fosse a disco seria melhor.

    Farol de Blackout-ranger-storm-4x4brasil-10-.jpg

    Para combinar com os pneus Pirelli Scorpion A/T Plus, rodas importadas com desenho funcional para o off road, sempre pintadas de preto e em conjunto com os fenders provocam uma impressão de caixa maior. As medidas originais são 265/65 r17”.

    Farol de Blackout-ranger-storm-4x4brasil-2-.jpg

    Um seguidor que comprou uma Storm, trocou o Pirelli por BF T/A 285/70, instalado com alargadores de 32mm e afirmou: “Ficou perfeito, deveria vir de fabrica assim!”. #ficaadica

    Farol de Blackout-ranger-storm-4x4brasil-6-.jpg

    O acerto mais importante em minha opinião foi a escolha da motorização. Acho muito honesto o 2.2, mas nesta versão o bruto 3.2 de 200cv é o sal do tempero.

    Farol de Blackout-ranger-storm-4x4brasil-9-.jpg

    O valor de 151k está condizente com o produto/cenário, mas achei um tanto quanto salgado os acessórios custarem 5.660 (snorkel + capota marítima), porém, deve ser considerado para manter a garantia. Não esquecendo que mesmo sem o snorkel, todas as versões da Ranger são capazes de atravessar alagados de até 800mm, sendo a maior capacidade declarada pelo fabricante no mercado.

    Minha próxima avaliação completa será do modelo TX4 da Troller, não perca!


    Flávio Verna _ Insta: @FlavioStm
  • Jipe Clube

    Parceiros de estrada

Change privacy settings