x
Convex Datacenter
  • Testamos o Toyota RAV4 Híbrido no fora de estrada

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-1.jpg

    Desde seu lançamento, fiquei ansioso pelo dia em que eu pudesse testar o novo Toyota RAV4 híbrido no fora de estrada. Com quatro motores em um só veiculo, é como se tivéssemos um motor para cada roda, imaginem só como fica a tração no fora de estrada.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-2.jpg

    O motor principal é um 2.5L movido a gasolina, combinado com mais três motores elétricos que geram um total de 222cv de potencia máxima e um pouco mais de 22kgfm de torque.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-3.jpg

    A potencia é muito boa mas o torque é baixo em números. Entretanto, por ter os motores elétricos conjugados e mais atuantes na saída da inércia,o fora de estrada é favorecido aparentando ter até mais torque que o informado pela própria Toyota.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-4.jpg

    Vejo com bons olhos os motores elétricos no fora de estrada, justamente por oferecer torque imediato independente do giro, ou seja, de 1 a 7.000 giros com a mesma curva de torque, e isso é muito bom para a maior parte das transposições difíceis do fora de estrada e eu senti isso na prática.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-5.jpg

    O teste deste modelo, que vale lembrar foi com o topo de linha SX, foi na Serra da Mantiqueira, com muitos dias de chuva sem cessar. Não fosse pela falta de altura de solo e pneus mais agressivos eu teria vencido todos os desafios tão bem quanto com qualquer outro 4x4 mais parrudo.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-6.jpg

    Sabemos o quanto pneus adequados fazem falta nesta modalidade, não só para o RAV4, mas para qualquer 4x4. Sei também que o RAV4 não é o tipo de veiculo para enfrentar grandes desafios no fora de estrada, mas a boa noticia é que ele se sai muito bem e suas principais dificuldades estão relacionadas a altura de solo e pneus.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-7.jpg

    Os pneus não poderiam ser outros, já que a principal proposta do carro é ser econômico, eficiente e ecológico, as quais cumpre com louvor. No quesito altura de solo, apesar de ser muito baixo e raspar no solo com facilidade, não ha muito com o que se preocupar, já que o modelo vem quase todo lacrado por baixo com chapas de proteção.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-8.jpg

    Com a chuva caindo forte, minha dificuldade maior foi conseguir aderência dos pneus em uma subida íngreme e escorregadia. Vale lembrar que o RAV4 tem em seu console central, próximo ao seletor de modo de condução, um botão "Trail" o qual deve ser acionado quando o caminho for fora de estrada pavimentada. O controle de tração também deve estar desligado e ainda bem que é possível através do botão no painel.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-9.jpg

    Nas duas primeiras tentativas de vencer a subida sem êxito, fiz sem usar velocidade e nem a força do motor. Na terceira tentativa, também sem êxito, embalei mas também não resolveu. Como a RAV4 não tem muita altura de solo e já estava raspando bem, resolvi não baixar a pressão dos pneus para tentar ganhar mais contato do pneu com o solo.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-10.jpg

    Na quarta tentativa foi a vez da brutalidade, com o controle de tração desligado e em modo 'Sport' acionado, mantive em segunda marcha e exigi resposta mais vigorosa dos motores. Patinou, patinou e a força venceu. Só para se ter uma idéia, este mesmo trecho estava difícil até mesmo para a Hilux, forçando usar a reduzida e bastante braço para chegar ao topo.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-11.jpg

    O controle de descida fez falta, já que usando os freios e a primeira marcha fixa não eram suficientes para segurar e controlar o veiculo, que por varias vezes decidiu o trajeto e a velocidade de descida.



    Em outros trechos com bastante lama, mas sem aclive ou declive, a tração trabalhou bem e se manteve na direção, gerando bastante segurança na condução, graças a boa eletrônica. Estradas de cascalho solto, terra e depressões passou com tranquilidade e confortavelmente.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-13.jpg

    Resta dizer que depois de tanta aventura a bordo do RAV4 ele voltou inteiro e sem cicatrizes. Acreditando que estas informações sejam as mais importantes nesta avaliação, já que ainda não encontrei nenhum material semelhante sobre o RAV4, posso dizer que o carro me agradou positivamente.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-14.jpg

    Aproveito para mencionar alguns outros pontos, como por exemplo não ter um multimídia completo que inclua Apple Car Play e Android Auto.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-15.jpg

    Item de grande destaque que não posso deixar de comentar também é a suspensão. Transmite muito conforto e segurança, que apesar do tipo de carroceria deste suv, faz curva como um esportivo.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-16.jpg

    O consumo como é de se esperar é satisfatório. O 'Auto Hold' é uma comodidade indiscutível no transito de grandes cidades, que quando acionado, ao pisar no freio com o carro parado, ele permanece travado sem a necessidade de ficar com o pé no pedal.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-17.jpg

    Outro item de conforto que merece ser destacado é a ventilação dos bancos dianteiros, controlados por botão no painel central com três intensidades. Apesar do ruído de ventilador, ajuda muito nos dias muito quentes.

    Farol de Blackout-toyota-rav4-h-4x4-brasil-18.jpg

    Se você tiver interesse em adquirir um Toyota RAV4 híbrido 0km hoje, terá que desembolsar 216k e esperar quase três meses para recebê-lo, já que é fabricado no Japão e as entregas estão sendo fracionadas, conforme os lotes vão chegando ao Brasil.

    Flávio Verna _ Insta: 4x4brasil e Flaviostm

Change privacy settings