x
Convex Datacenter
  • Meu 4x4

    CADASTRE SEU VEÍCULO AQUI
  • NOVO DEFENDER: “To be, or not to be, that is the question”

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-7-.jpeg

    Saber se o que foi apresentado hoje, no salão de Frankfurt é ou não um “DEFENDER”, só o tempo dirá.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-18-.jpeg

    O que pude saber e talvez você também já saiba, é que foi apresentado hoje, depois de mais de 3 anos fora da linha de produção, um novo Land Rover Defender, que voltou inclusive com os mesmos nomes de modelos, 90 e 110.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-9-.jpg

    A maior duvida dos interessados pelo carro é se conseguirá manter ao menos a fama de um grande ícone 4x4, como são os Defender´s construídos antes deste modelo apresentado hoje na Alemanha.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-16-.jpg

    O diferencial desde o inicio da sua existência em 1947, é a sua capacidade off road. Na versão 2020, encontramos muito luxo, sensores, fios, módulos, suspensão pneumática, câmeras e mais um monte de tecnologia.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-13-.jpg

    Exatamente esta tecnologia é quem vem assustando os apaixonados pelo modelo e já mandam logo uma pergunta tensa: “Atravessa rio, deserto, lamaçal como o anterior? Hybrido? Ai ai ai, e se quebrar lá na casa do Cráulio, quem resolve?

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-6-.jpgCÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-10-.jpg

    O cenário atual é exatamente este e com a experiência que tive ultimamente com os novos modelos Land Rover, é que sim! Atravessa rios, neve, desertos e qualquer outra coisa que o ‘velho’ Defender já encarava e além. “O problema é se der problema”.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-11-.jpeg

    Realmente não temos ainda pessoas em todos os estados e cidades que saibam consertar estes carros. Não tem nem ferramentas apropriadas, já que tudo começa através de um computador plugado no carro. Então reza pra dar tudo certo, nestas horas só o pensamento positivo pode ajudar.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-14-.jpeg

    O velho Defender deixou de ser fabricado por não mais atender as novas normas de segurança e ambientais. Por isso, necessário se fez a construção de um novo Defender completamente novo.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-3-.jpg

    Este novo modelo promete honrar o legado deixado por seus antecessores, mas cabe a nós consumidores, sermos sensatos que se trata de uma evolução tecnológica que exige sim mais cuidados que os “brucutus” antes fabricados.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-2-.jpg

    Então vamos falar o que o novo modelo inicialmente pode nos oferecer em meados de 2020, valendo observar que no site oficial da marca aqui no Brasil já consta informações gerais do modelo, inclusive pacotes personalizáveis de acessórios, como destaco abaixo:

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-4-.jpg

    Modelos 90 e 110, se mantiverem a tradição, eles devem ter 90 e 110 polegadas de entre-eixos (2,28 e 2,79 metros respectivamente) 5 e 7 lugares.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-1-.jpg

    Tração integral com opção de reduzida, com seleção de pisos. Lá fora falam de 5 versões: Defender S, SE, HSE, X e First Edition. Já para o Brasil, parece que teremos 4 pacotes de acessórios para o Defender, sendo Explorer, Adventure, Country ou Urban. Os nomes já dizem tudo. O carro poderá ter várias configurações de motor e visual a escolha do cliente, conforme o próprio site sugere.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-explorer.jpgCÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-adventure.jpg

    Aqui ainda não sabemos quais virão, mas lá fora são 4 opções de motores sendo 2 diesel de 200 e 240cv (D200 e D240), 2 gasolina (P300 e P400MHEV), sendo o P400MHEV um V6 mid-hybrid, ou seja, um motor elétrico acoplado a ele, tornando-o hibrido. Minha opinião é que trarão inicialmente o D240 e o P400MHEV e não as 4 opções. Todos estarão acoplados ao cambio automático ZF de 8 velocidades.
    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-country.jpgCÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-urban.jpg

    A LR disse que ficou mais robusto como nunca com a nova arquitetura D7x, construída em monobloco de alumínio. Com isso a estrutura torna-se mais rígida do qualquer outra, possibilitando a eletrificação e adoção de suspensão independente com função pneumática ou com molas tradicionais.

    CÂMBIO CLARCK 5 M NO MOTOR ORIGINAL 6CC-newdefender_4x4brasil-5-.jpg

    Vou especular os valores aqui: Com motor D240 289.000 e com P400MHEV 299.000. E aproveito para lançar a minha pergunta tensa: "Você compraria um nestas condições?" Qual seria seu Pack Style? Pode responder la no nosso Instagram.

    Até a próxima!

    Flávio Verna
    Insta: flaviostm e 4x4brasil
  • Jipe Clube

    Parceiros de estrada