x
Convex Datacenter
  • Levamos o Audi Q5, calçado com pneus Run Flat para nossa pista de testes off road

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil.jpg


    Levar luxuosos suv´s para o fora de estrada não é tarefa para qualquer pessoa e exige desapego, muita responsabilidade e principalmente conhecimento de dirigibilidade neste ambiente. Uma avaria simples, como uma lanterna traseira quebrada, pode custar muito caro e estragar o humor de qualquer ser humano.

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil-1-.jpg

    Mas se você investiu quase 300k para ter um suv com tração integral, como no caso do Audi Q5 Ambition deste teste e não tiver coragem para colocá-lo no fora de estrada, aqui vão umas dicas que poderão encorajá-lo:

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil-20-.jpg

    Em primeiro lugar, esteja certo que esta no modo de condução apropriado, “Off-Road”. Lembre-se que seus aliados estão quase todos na eletrônica para este tipo de carro. Vá até as configurações do veiculo e desative o controle de tração, caso esteja escorregando, cascalho ou pouca aderência, mas não se estiver em área arenosa. Baixe um pouco a pressão dos pneus, caso necessário maior contato com o solo, aderência.

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil-3-.jpg

    Por ultimo, use todos os recursos a seu favor e evite ao máximo transpor obstáculos usando a velocidade. Se for em baixa velocidade, mantendo a rotação no mínimo necessário, tenho certeza que ganhará cada vez mais confiança para o trajeto.

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil-19-.jpg

    Pessoas não habituadas com o off road, não imaginam do que estes carros são capazes. Alguns meses atrás, pude testar a versão maior da Audi, o Q7 e foi muito empolgante, pois andei num atoleiro que dava medo de parar no meio e não sair mais, só que com o Q7, parecia até asfalto, parei e sai varias vezes, para frente e para trás e não consegui atolar.

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil-12-.jpg

    O modelo Q5 é muito similar, apenas ligeiramente menor que o Q7 e não possui suspensão a ar. Parei em um determinado ponto da pista de testes para decidir entre passar ou não com o Q5, pois uma maquina havia trabalhado há dois dias lá e não tinha terminado em virtude da chuva. Ou seja, barro com piso fofo que poderia afundar e travar a parte de baixo do Q5.

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil-5-.jpg

    O receio ficou ainda maior em virtude de um Mit Pajero Sport com pneu A/T quase não conseguir passar pelo mesmo trecho. Neste momento pularam vários grilos na cabeça e a duvida era se valeria a pena realmente o caminho ou abortá-lo.

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil-9-.jpg

    Mas como eu estava lá para testar o modelo, espantei os grilos da cabeça, soltei o freio, acelerei e lá fui eu para aventura. Só que a aventura deve ter abortado o trecho e não deu as caras. Passou tão fácil que não chegou a gerar nenhuma adrenalina, mas sim o orgulho da eficiência da tecnologia empregada nestes modernos veículos traçados. O Audi Q5 passou como se nada tivesse acontecido do lado de fora e até a mim, já experiente que sou, surpreendeu.

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil-6-.jpg

    Então se você tiver interesse em saber toda a ficha técnica desse carro, corre para o Google que tem tudo lá. Aqui meu objetivo é informá-lo como se comportou na prática e no teste em pista off road e foi muito bem, obrigado!

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil-10-.jpg

    Uma curiosidade de bastidores é que nenhuma marca que empresta os veículos para testes e avaliações autoriza qualquer alteração no carro. Mas fico imaginando como seria um destes carros com pneus mud 100% barro, deve ficar animal.

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil-2-.jpg

    Se estiver domando o escorpião para comprar uma nave dessa, faça logo, garanto que vale cada centavo. A enorme tela TFT é demais. A manopla de cambio eu acho do kct. O ambiente dentro da cabine é sensacional, principalmente pela ambientação interna e o enorme teto de vidro que trás a natureza de fora para dentro deste suv premium.

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil-11-.jpg

    Item importante para quem usa no fora de estrada é o fato deste modelo utilizar pneus run flat. Testei com a pressão baixa e com dois pneus sem ar e o ganho de tração foi de uns 25% mais ou menos. Lembrando que os pneus com a tecnologia run flat podem rodar até 80km sem pressão de ar comprimido e no off road também, sem detalonar. Essa é outra dica, mas só esvazie se não tiver outra saída, já que com os pneus mais baixos, o carro perde também na altura livre de solo.

    Adaptar 4x4 na F-1000-audi-q5-4x4brasil-8-.jpg

    Espero que tenham gostado de compartilhar esta experiência e em breve testarei o Audi RS Q3 para dizer se vale a pena ter um suv esportivo para o uso também no fora de estrada.


    Flávio Verna _ Insta: 4x4brasil e Flaviostm
  • Jipe Clube

    Parceiros de estrada

Change privacy settings