x
Convex Datacenter
  • Levamos luxo e eficiência para o barro com o novo Volvo XC60 D5

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil_abre.jpg

    Por mais que os fabricantes estejam engajados na migração para motores menos poluentes com versões híbridas e elétricas, é fato que o motor diesel para o XC60 D5 foi uma tacada certeira e abriu frente ao seu principal concorrente, o Land Rover Discovery Sport.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-16-.jpg

    O XC60 D5 ficou ainda melhor, inclusive com mais itens de série e com autonomia inacreditável. Rodei 916 km com um tanque de combustível de 71 litros, que gerou uma média geral de 13km/l, inclusive com trecho off road para manter nossa tradição do portal.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-1-.jpg

    Devo admitir que o modelo trás como seu principal atributo o conforto e segurança da condução semi autônoma. O ponto negativo disso afeta só quem é viciado em dirigir, como eu, porque a sensação é de ser 'semi passageiro'.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-3-.jpg

    Eu particularmente aceitei me entregar a facilidade e comodidade que o suv oferece e usei todos os recursos que são extremamente fáceis e intuitivos no uso pratico. Com apenas 3 clicks ajustei a distancia do carro da frente, a velocidade limite da rodovia e bastava eu ficar com as mãos ao volante que o carro fazia o resto, incluindo curvas, frenagens e acelerações.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-4-.jpg

    O visual do carro geralmente agrada a maioria e a mim não foi diferente por já ter tido uma paixão de verão pelo XC90. Vale lembrar que o sistema de áudio da marca é de primeira linha e entrega um som limpo e sem distorções. No painel digital de 12,3 polegadas e visual moderno, podemos acompanhar aviso de radar, velocidade da rodovia e o velocímetro mais preciso que já testei.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-6-.jpg

    Outro item de excelente eficiência é o conjunto de faróis com opção de luz alta automática que desvia o facho do carro da frente ao invés de baixar. O teto panorâmico, a iluminação interna trazem mais aconchego e o conforto vai também para os pequenos no assento traseiro, com opção de elevação para ficarem mais a vista. A abertura e fechamento da tampa do porta malas não é elétrica, mas ao menos é bem leve.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-15-.jpg

    Mas o modelo já foi avaliado pelos principais canais especializados e o foco aqui é trazer para vocês minha impressão do carro no off road e é sobre isso que quero falar.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-2-.jpg

    Não, este carro não foi desenvolvido para rodar no fora de estrada, mas tem tração nas quatro rodas. A tração foi pensada para as estradas da Europa que costumam ter muita neve no inverno mais rigoroso. Mas a 'nossa neve' - barro - apesar de não tão branquinha como a deles, escorrega tanto quanto.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-12-.jpg

    Para testar este modelo, fui pelo Parque Estadual Ilhabela rumo a praia de Castelhanos. Chegando no parque, o aviso já dizia: "Entrada permitida apenas para veículos 4x4 e motocicletas". Na minha frente tinha um Toyota Bandeirante e atrás um LR Defender 110.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-11-.jpg

    Havia muitos anos que não passava por esta estrada e na ultima vez foi uma aventura memorável com amigos trilheiros de um grupo do Vale do Paraíba. Então como não pretendia causar danos ao veiculo de teste, entrei com cautela. Logo antes de completar meu primeiro km percorrido dentro do parque, cruzei com uma picape com dois sujeitos na caçamba que não hesitaram em dizer que com o Volvo eu não conseguiria voltar, criando mais uma ruga de preocupação em meu semblante.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-9-.jpg

    Mas como nós off roaders não somos medrosos, deixei a preocupação na primeira cachoeira que encontrei no caminho e segui o percurso. Muitas pedras soltas, erosões e lama, mas nada disso foi capaz de trazer a preocupação de volta. O XC60 se saiu muito bem causando orgulho na chegada a praia, onde só tinha viaturas parrudas no estacionamento.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-10-.jpg

    Hora do banho de mar para lavar a alma e depois de umas 200 picadas de borrachudo fazer o caminho de volta que agora contava com subidas ingremes e barro. Na configuração do modo de condução já acionei 'off road' e sai com um Pajero TR4 na minha frente que na subida com barro já deu umas escorregadas de lado, mas o nosso Volvo seguiu reto e sem escorregamento algum, como se no asfalto estivesse.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-7-.jpg

    Claro que dá um pouco de dó colocar um carro deste em estradas esburacadas, barro e erosões, mas se você é daqueles que acha que quem tem dó é violão, pode sentar o pé que o carro vai e também volta.

    Seguro para Veiculos 4x4-volvo-xc60d5_4x4brasil-8-.jpg

    Parabéns para a marca que conseguiu produzir um veiculo que não ostenta, mas entrega muito luxo, conforto, capacidade, segurança e principalmente economia. O modelo avaliado foi D5 Momentum, na cor Luminous Sand (Areia luminosa) e custa por volta de 275k, ou seja, 21 mil mais caro que a versão a gasolina, será que vale?

    Flávio Verna
    Insta: flaviostm

Change privacy settings