x
Convex Datacenter
  • Honda divulga equipe brasileira que participa do Rally Dakar

    Uma Ideia...-honda.jpg
    A Honda do Brasil, pela primeira vez, terá uma equipe oficial no Rally Dakar que acontece entre os dias 5 e 18 de janeiro, na Argentina, Bolívia e Chile.


    Os pilotos Jean Azevedo, Dário Júlio e Ike Klaumann serão os representantes na categoria Motos do Rally. O anúncio foi feito na última quarta-feira (9/10) durante coletiva de imprensa no estande da montadora no Salão Duas Rodas, em São Paulo.

    “A presença de uma equipe do nosso país no Dakar é uma grande conquista, já que a competição é uma prova de repercussão mundial que atinge mais de um bilhão de pessoas”, destaca Alexandre Cury, gerente geral comercial da Moto Honda da Amazônia.

    Na edição de 2013, a marca retornou à competição após 24 anos, com a Team HRC, composta por cinco pilotos de diferentes nacionalidades. A Honda já havia participado nove vezes na categoria motocicletas do precursor do atual Rally Dakar, o Rally Paris-Dakar, de 1981 a 1989, e foi vencedora por cinco vezes.

    O objetivo da presença da Honda no Dakar é o desenvolvimento, ou seja, usar a tecnologia adquirida nas corridas em aplicações comerciais. Por isso, desde 2012, a empresa desenvolve a moto CRF 450 Rally.

    O modelo 2014 será utilizado no próximo Dakar pelos pilotos da Team HRC, os portugueses Helder Rodrigues e Paulo Gonçalves, o espanhol Joan Barreda, o argentino Javier Pizzolito e o britânico Sam Sunderland, e também será o equipamento do brasileiro Jean Azevedo. O brasileiro participou 15 vezes da prova e conquistou o quinto lugar na classificação geral de motos.

    “Será meu 16º Dakar e a primeira vez que terei uma moto oficial de fábrica. Isso me deixa bastante motivado a trazer um bom resultado para o Brasil”, diz Jean.

    O catarinense de Rio Negrinho, Ike Klaumann, 26 anos, campeão brasileiro de Rally Cross Country e de Rally Baja, tem no currículo uma participação no Dakar em 2012. “Minha primeira experiência no Dakar foi importante, apesar de não ter completado a prova. A competição é totalmente diferente de qualquer outra. Temos uma equipe entrosada e bem alinhada e acredito que isso será fundamental no nosso desempenho”, conta Ike.

    Dário Júlio, 36 anos, mineiro de Lavras e tricampeão brasileiro de Rally Cross Country e vice-campeão do Rally dos Sertões, é o estreante da equipe no Dakar.

    “A expectativa é grande. É o maior desafio para um piloto de rali. A prova exige muito do físico e mais ainda do psicológico. Estou me preparando, sempre aproveitando o conhecimento do Jean, que vai para sua 16ª participação”, destaca Dário, que assim como Ike utilizará o modelo CRF 450X.

    CRF 450 Rally A Honda apresentou na última terça-feira (8/10) a nova CRF 450 Rally, moto que será utilizada pela Team HRC, no Dakar 2014. O piloto foi anunciado por Alexandre Cury, gerente geral comercial da Moto Honda da Amazônia, como um dos integrantes da Equipe Honda do Brasil para participar da próxima edição da competição.

    O protótipo CRF 450 Rally é baseado na CRF 450X, modelo mundialmente conhecido para enduro que combina fácil dirigibilidade com maior força competitiva. O Dakar 2013 gerou informações valiosas em áreas-chaves, como potência do motor, desempenho aerodinâmico, durabilidade e requisitos de manutenção, que foram usadas como base para futuras modificações no design e melhorias.

    O modelo 2014 mantém a injeção de combustível programada (PGM-FI), sistema de injeção eletrônica de combustível que tem mostrado desempenho comprovado nas condições severas e altamente variáveis do Dakar. A moto será utilizada pela Team HRC e futuramente produzida também para outras equipes de rali.

    Dakar 2014 Na 35ª edição, a sexta na América do Sul, o Dakar 2014 terá largada dia 5 de janeiro, em Rosário, na Argentina, e chegará em Valparaíso, no Chile, em 18 de janeiro.

    Fonte: Webventure

Change privacy settings