Agora, Marcelo, naum entende seu raciocínio, virar ao contrário ??? Já li váriós tópicos no pirate com jeeps que tem eixos de unimog e nunca fizeram alguma alteração, os eixos funcionam normalmente. Só é preciso fazer uma adaptação para usar cardãns convencionais e não os tubos de torque que utilizam originalmente nos unimogs, do mais é só não passar de 50km/h...
Agora, Marcelo, naum entende seu raciocínio, virar ao contrário ??? Já li váriós tópicos no pirate com jeeps que tem eixos de unimog e nunca fizeram alguma alteração, os eixos funcionam normalmente. Só é preciso fazer uma adaptação para usar cardãns convencionais e não os tubos de torque que utilizam originalmente nos unimogs, do mais é só não passar de 50km/h...
[]'s
Veja bem Fernando, no Jeep o cardã gira num sentido, certo, pois o eixo do Jeep não tem caixas de redução. Agora quando se coloca os eixos de Unimog, que tem as caixas e são 2 engrenagens por ponta de eixo, aí se inverte a rotação, justamente por ser 2 engrenagens, entendeu?
Na figura 1 eu coloquei mais ou menos como seria, deu pra entender?
Eu acho que dá pra resolver isso mas não sei como. Com certeza tem um jeito, pois se lá fora eles conseguem, aqui também conseguiríamos!
Já vi que tem muita gente que usa esses eixos por aí afora.
Talvez (não sei) no Unimog possa se virar a coroa de lado (talvez eu esteja falando besteira...), como é feito na kombi que tem caixa de redução, nos VW podia-se montar a coroa de qualquer lado dentro do diferencial, para que fosse possível usar as caixas de redução.
Ficou claro!? Ou confundiu mais?
Prezados Srs,
Após consultas aos universitários ...
Vejam nas figuras abaixo que a posição da coroa é diferente no eixo do Unimog e do Jeep ... um é do lado direito e outro é do lado esquerdo ...
A rotação do câmbio e cardan são os mesmo (sentido horário) tanto para o Unimog quanto para o Jeep ... mas o que irverte a rotação dos eixos é a mudança da posição da coroa e pinhão ...
[]'s não me preocupando mais pra que lado gira a bagaça ...
Caramba, tá certo, uma coisa tão simples!
E isso tava dando nó na minha cabeça... e olha que eu tenho essa mesma figura do eixo do Unimog aqui e nem me toquei!
É, agora tá resolvido o problema!
Pelo menos pra mim, esses eixos seriam os ideais (embora o momento financeiro não seja o ideal) pra minha idéia: são na medida, nem muito largos nem muito estreitos; muito reduzidos e lembrando que eles já vinham de fábrica com bloqueio 100%, e mecânico!
Problemas resolvidos agora vamos pra pergunta ...
Danilo, alguma novidade do nosso 'amigo'?
Por kR$12 vai ficar dificil ele vender ... ainda sem documento ...
[]'s
boa noite, entrei no tópico não pra ser mais um concorrente na compra dos eixos, apenas pra retirar algumas informações interessantes pois fiquei sabendo de uma sucata de "mog" jogada em um quintal aqui da minha cidade e vou lá dar uma conferida no par de eixos.
Boa sorte na empreitada, alguns ajustes são necessários pra encaixar e normalmente os eixos de mog dianteiro tem a bola deslocada para o lado do motorista, além da conversão para usar cardãns e uma possível conversão para freios a disco.
Fora esses pequenos detalhes , os eixos são ultra fortes, muito reduzidos (de 6.9 a 7.46:1), com um vão livre impressionante e já bloqueados via cabo, os mais modernos já são por ar. Ahnn tem outra devem pesar uns 250kg cd um...
[]'s incentivando o que pode ser o primeiro CJ-5 brasileiro com eixos de mog
Olá.
Ha 2 dias, sou o feliz proprietário de um Unimog 411, 1957. Não sei se é motivo para ficar feliz ou triste (com a dor de cabeça).... rs
Estou precisando do motor e câmbio, itens ausentes no meu veículo.
Fico grato se puderem me ajudar nessa empreitada, pois gostaria de manter a mecanização original.
Um abraço.
Boa sorte na empreitada, alguns ajustes são necessários pra encaixar e normalmente os eixos de mog dianteiro tem a bola deslocada para o lado do motorista, além da conversão para usar cardãns e uma possível conversão para freios a disco.
Fora esses pequenos detalhes , os eixos são ultra fortes, muito reduzidos (de 6.9 a 7.46:1), com um vão livre impressionante e já bloqueados via cabo, os mais modernos já são por ar. Ahnn tem outra devem pesar uns 250kg cd um...
[]'s incentivando o que pode ser o primeiro CJ-5 brasileiro com eixos de mog
Fala Fernando, não recebi essa notificação no email
Pois é, ainda não tive tempo de olhar a sucata que falei e tava pensando aqui sobre esse lance de freios, cubos de roda, cardâns, etc.
Se der certo o negócio vou abrir um tópico pra gente buscar soluções e idéias sobre as mudanças necessárias.