x
Convex Datacenter
Página 14 de 79 PrimeiroPrimeiro ... 45678910111213141516171819202122232464 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 157 a 168 de 942
  • #157
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por rfdex Ver Post
    ... Um dos melhores conselhos que dou é instalar o(s) eixo(s) em posição mais recuada, o que propiciará uma melhor condução do reboque, fazendo com que balance menos. Os reboques norte-americanos são assim montados, mas os brasileiros seguem um padrãozinho ruim de conduzir por possuírem os eixos alinhados ao centro. Isso faz com que a carretinha trabalhe como uma "gangorra", ora pressionando o carro para baixo, ora para cima.

    Amigo, seja bem vindo à discussão.

    A geometria de um reboque é extremamente importante para que o seu comportamento seja adequado.

    Uma coisa que deve sempre se ter em mente, é o tipo de veículo que vai rebocá-lo. Na verdade, é isso o que determina como o reboque deve ser.

    Construir uma carreta onde seu eixo fica mais recuado, resulta em um peso muito maior sobre o ponto de engate do carro. Alguns carros, nem estrutura adequada possuem em seu monobloco para suportar o peso do reboque, quanto mais o próprio engate que geralmente é comercializado por aqui, na maioria das vezes extremamente frágil. Outro fator é que a suspensão também tem que estar preparada para suportar esse peso todo.

    Um ponto a favor dessa distribuição de peso, é o fato de numa frenagem, o carro se comportar melhor, caso o reboque não possua freio. Quem já puxou um reboque pesado, com uma pick up sabe o que eu estou falando. O risco de fazer L é muito grande.

    No Brasil, a maioria dos nossos veículos são de porte pequeno se comparado aos norte americanos que acabam se prestando para reborar trailers. Certamente, o consumidor de lá também deve contar com opções específicas para
    cada situação.

    O segredo é saber distribuir o peso da carga sobre o reboque, afim de aliviar um pouco do peso sobre o engate.

    Sempre que me deparo com um carro puxando um reboque, fico observando seu comportamento. A maioria fica pulando e rebolando na traseira do carro, interferindo também em sua estabilidade.

    A impressão que eu tiro é que tem muito reboque por aqui feito nas coxas, sem conhecimento científico algum. Suspensão mau projetada, amortecedores inadequados, pneus errados, mau calibrados, etc etc etc.

    Em casa sempre tivemos reboques, uma carretinha Kharman Guia, uma fazendinha, e um reboque para um barco de 6 metros. Este último foi construido pelo meu pai e meus tios. Por incrível que pareça, é a carreta que se comporta melhor na estrada.

    A Kharman Guia é firme, acompanha bem o carro, mas pelo fato de ser leve demais e ter uma suspensão muito dura, pula demais, transmitindo balanços para o carro.

    A fazendinha, pilona, como se ficasse alternando entre a roda direita e esquerda, nunca encostando ambas ao mesmo tempo no chão. Isso sacode o carro inteiro.

    Já a carreta do barco, é um espetáculo. Foi construída com tubos retangulares, e sua suspensão é a traseira de uma belina, usando molas dianteiras de maverick. Vale lembrar que sempre que saímos de viagem, a maioria da carga vai dentro do barco cujo tem uma lona feita sob medida para cobrir e protejer o que estiver dentro do barco. O detalhe é que o nunca deixamos o cabeçalho da carreta ficar pesado demais, sempre me lembro do meu pai conferindo o peso.

    Já rebocamos de Caravan 4 cil, Belina CHT, Royalle 2.0, e por último, Ranger.

    O comportamento de todas sempre foi semelhante independente do carro.


    Um detalhe importante ainda para ser levado em conta, é a altura em que o engate se encontra no carro, e a postura que a carreta fica, quando engatada no carro. Nunca pode ficar /\ ou \/. O ideal é que fique --.

    As forças de desaceleração podem tirar o carro rebocador do controle.


    Abraços

  • #158
    Usuário Avatar de RicardoCosta
    Entrada
    11/08/2012
    Local
    Goiânia/GO
    Posts
    64
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Amigo, seja bem vindo à discussão.

    A geometria de um reboque é extremamente importante para que o seu comportamento seja adequado.

    Uma coisa que deve sempre se ter em mente, é o tipo de veículo que vai rebocá-lo. Na verdade, é isso o que determina como o reboque deve ser.

    Construir uma carreta onde seu eixo fica mais recuado, resulta em um peso muito maior sobre o ponto de engate do carro. Alguns carros, nem estrutura adequada possuem em seu monobloco para suportar o peso do reboque, quanto mais o próprio engate que geralmente é comercializado por aqui, na maioria das vezes extremamente frágil. Outro fator é que a suspensão também tem que estar preparada para suportar esse peso todo.

    Um ponto a favor dessa distribuição de peso, é o fato de numa frenagem, o carro se comportar melhor, caso o reboque não possua freio. Quem já puxou um reboque pesado, com uma pick up sabe o que eu estou falando. O risco de fazer L é muito grande.

    No Brasil, a maioria dos nossos veículos são de porte pequeno se comparado aos norte americanos que acabam se prestando para reborar trailers. Certamente, o consumidor de lá também deve contar com opções específicas para
    cada situação.

    O segredo é saber distribuir o peso da carga sobre o reboque, afim de aliviar um pouco do peso sobre o engate.

    Sempre que me deparo com um carro puxando um reboque, fico observando seu comportamento. A maioria fica pulando e rebolando na traseira do carro, interferindo também em sua estabilidade.

    A impressão que eu tiro é que tem muito reboque por aqui feito nas coxas, sem conhecimento científico algum. Suspensão mau projetada, amortecedores inadequados, pneus errados, mau calibrados, etc etc etc.

    Em casa sempre tivemos reboques, uma carretinha Kharman Guia, uma fazendinha, e um reboque para um barco de 6 metros. Este último foi construido pelo meu pai e meus tios. Por incrível que pareça, é a carreta que se comporta melhor na estrada.

    A Kharman Guia é firme, acompanha bem o carro, mas pelo fato de ser leve demais e ter uma suspensão muito dura, pula demais, transmitindo balanços para o carro.

    A fazendinha, pilona, como se ficasse alternando entre a roda direita e esquerda, nunca encostando ambas ao mesmo tempo no chão. Isso sacode o carro inteiro.

    Já a carreta do barco, é um espetáculo. Foi construída com tubos retangulares, e sua suspensão é a traseira de uma belina, usando molas dianteiras de maverick. Vale lembrar que sempre que saímos de viagem, a maioria da carga vai dentro do barco cujo tem uma lona feita sob medida para cobrir e protejer o que estiver dentro do barco. O detalhe é que o nunca deixamos o cabeçalho da carreta ficar pesado demais, sempre me lembro do meu pai conferindo o peso.

    Já rebocamos de Caravan 4 cil, Belina CHT, Royalle 2.0, e por último, Ranger.

    O comportamento de todas sempre foi semelhante independente do carro.


    Um detalhe importante ainda para ser levado em conta, é a altura em que o engate se encontra no carro, e a postura que a carreta fica, quando engatada no carro. Nunca pode ficar /\ ou \/. O ideal é que fique --.

    As forças de desaceleração podem tirar o carro rebocador do controle.


    Abraços

    Bom dia!

    Só a título de curiosidade, tenho um trailer KC450 e a recomendação da Karmanguia é que o peso no engate não ultrapasse 80Kg.

    Este trailer é de um eixo só e não se consegue passar de 80Km/h na estrada independente do veículo que arraste.

    Ricardo

  • #159
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,394
    Agradecimentos: 17

    Carreta off-road no forno !

    Boa tarde a todos!

    Hoje, 12 de setembro de 2012, com este tópico completando seus 3 anos de existência, gostaria de informar que estou inaugurando meu primeiro post no Fórum 4x4 Brasil aqui neste espaço, bem como iniciando a construção de minha carreta off-road, a qual, após ano e meio de pesquisas, será muito similar à mostrada na primeira foto do primeiro post deste tópico, ou seja, similar à carreta modelo Horizon da Adventure Trailers, contendo as seguintes especificações básicas:

    1. Roda e Pneu 255/75R15 do Troller, uso misto 50% on Road / 50% off road e cubos da S-10.

    2. Ligações elétricas para geladeira 12Vdc, refletores led, 2 baterias estacionárias, interruptores, inversor , carregador, tomadas ac/dc, painel solar monocristalino 120w 7 amps, isolador de bateria acoplado ao alternador do Troller.

    3. Dimensões baú principal 1600 c x 1100 l x 650 a mm, com tampa basculante para cima e com 2 braços amortecedores.

    4. Altura do solo do baú principal 580 mm com 4 sapatas de apoio ao solo.

    5. 2 baús laterais 1600 c x 320 l x 300 a mm.

    6. 3 Portas sendo 1 na traseira com abertura lateral e 1 em cada baú lateral com abertura para baixo ( todas as portas com trincos reforçados em inox e previsão para uso de chave).

    7. 3 travessas na tampa basculante superior do baú para suportar barraca de teto.

    8. Plataforma entre o baú frontal e cambão, servindo como base para caixa elétrica e 2 suportes de galões de 20 litros para água.

    9. botijão P5/galão 5 Litros para combustível nas duas laterais frontais.

    10. Piso do baú e para-lamas em alumínio reforçado com tapete de borracha antiderrapante, bagageiro e tampa superior reforçados, toda a estrutura da carreta será reforçada para uso off –road.

    11. Acoplador de engate importado da própria Adventure Trailers. Já está comigo, uma peça de arte projetada para 3.500 kgs:
    Multi-Axis Couplers by Adventure Trailers

    12. Receptor de engate universal na traseira, para suporte de 2 MTB's.

    13. Comprimento do cambão suficiente para permitir abertura da porta traseira do Troller.

    Por enquanto é só. Minha meta é postar o projeto na íntegra aqui neste espaço, fotos e etapa da construção, lista de materiais, preços e fornecedores.

    Parabêns a todos por este tópico !

    Nilton
    Troller 2011 Azul/Prata

  • #160
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Opa. excelente notícia.

    Não deixe de compartilhar conosco.

    Abração e boa empreitada

  • #161
    Usuário Avatar de Jyoti
    Entrada
    24/02/2005
    Local
    Nova Lima/MG
    Idade
    74
    Posts
    500
    Agradecimentos: 0
    blz, Nilton !
    Parabéns pela iniciativa.
    Estamos aguardando o "gran finale". Penso q vc deve pensar em comercializá-lo no futuro, caso fique bem feito, resistente, prático e a preço viável, pois, mercado acho que não falta.
    Atente para as vedações das portas do baú, principalmente a trazeira, para que ele não vire um depósito de poeira e lama !
    Abraço,
    Jyoti
    TLC 120 - Nós não fazemos a viagem. A viagem é que nos faz...

  • #162
    Equipe de Apoio Avatar de jeisonk
    Entrada
    03/02/2006
    Local
    Nova Mutum/MT
    Idade
    46
    Posts
    6,645
    Agradecimentos: 0
    Show de bola Nilton, sucesso.

    Vamos acompanhando a saga.

    Abraços
    Jeison Krauspenhar .'.
    '92 Toyota Land Cruiser HDJ80 - Moranguinho + Reboque com 2 barracas CW

  • #163
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,394
    Agradecimentos: 17

    Carreta off-road no forno !

    Como escrevi em meu post inicial, foram ano e meio de pesquisas e estudos para se chegar no estágio do projeto atual desta carreta. Após tomar contato com este site e principalmente deste tópico do fórum, bem como após a compra de meu Troller, despertou em mim o desejo em produzir algo do gênero. A exemplo dos colegas, naveguei em diversos sites americanos e australianos em busca de idéias e de maiores conhecimentos, chegando a conclusão que os excelentes produtos lá fora são para nós apenas sonhos de consumo, uma vez que vivemos numa espécie de república das bananas chamada de Brasil & Impostos S. A....e os poucos competentes fabricantes nacionais de trailers e carretas desconhecem por completo este tipo de mercado e as nossas necessidades off-road. Este pessoal local se especializou apenas em converter espalhafatosas vans em micro-kitnets...

    Procurei não reinventar a roda, mas espelhar-se em construir algo similar à algum produto pronto e consagrado lá fora, de preferência um produto leve e compacto, para acondicionar de maneira ordenada toda a tralha a fim de livrar o limitado espaço interno do Troller. E minha escolha, coincidentemente, bateu com a primeira foto do primeiro post de três anos atrás deste tópico, a carreta-trailer americana modelo Horizon da Adventure Trailers. Liguei pessoalmente à um dos proprietários da A T , Mario Donovan, o qual me passou alguns aspectos interessantes de seus produtos e que acabou facilitando a venda do seu acoplador de engate, peça chave para um produto destinado à aplicação off-road, muito mais superior, versátil, robusto e seguro de que os nossos engates tipo "bolinha" e sem apresentar ruídos e barulhos de um engate militar tipo "olho". Fiquei sabendo que o prazo de entrega de uma carreta Horizon lá nos EUA é cerca de 90 dias, pois o mercado está acirradamente vendedor devido ao "marketing do final dos tempos", aquela profecia maia de 2012...contando também que o mercado lá já é naturalmente comprador de produtos assim, devido à massiva cultura aventureira e campista dos americanos, que contam com excelentes e abundantes recursos em parques e campings estaduais, providos de vigilância e segurança pelos "park-rangers".

    Assim, meu trabalho resumiu-se a atuar como uma espécie de "integrador de projeto", a fim de idealizar e facilitar a construção deste tipo de veículo, a partir das idéias colocadas em papel em forma de rascunhos e desenhos feitos à mão. Minha carreta tem o nome preliminar de batismo de "Global One", o qual desde já aceito pitacos e sugestões dos colegas para outros nomes. Isto pois, por um capricho meu, a mesma terá peças de todos os continentes do planeta, tais como geladeira italiana, leds chineses, painel solar australiano, peças e acessórios off-road americanos, antena de radioamador inglesa, fogão tupiniquim tipo "caminhoneiro", barraca de teto paulista, galões de água africanos e carenagem/chassi/cambão produzida por uma empresa campineira 100% especializada em carretas para diversos fins, a qual fica no bairro vizinho de minha casa, e que me entregará a carreta montada, licenciada e emplacada. E me garantirá assistência técnica permanente.

    Não pretendo comercializar e ser dono do produto, mas o inverso, abrir todo o projeto para todos tirarem proveito das experiências obtidas, e se for o caso, também fabricarem seguindo o mesmo ou próximo padrão.

    Finalizo este meu segundo post informando que o principal fator simplificador que possibilitou a viabilidade deste projeto foi a "patroa", que como usuária apenas de hotel 5 * e assim avessa ao mundo off-road, dispensou a necessidade em se projetar um banheiro interno na carreta com chuveiro, água quente e porta-perfumes... coisa irrelevante para mim e meus companheiros de viagem, meu misto de boxer Batman, meu misto de raposa Robin e a minha caçadora-farejadora beagle Milla, meus três canídeos off-road com patas 4x4 !

    Saúde a todos!

    Nilton
    Troller 2011 azul/prata

  • #164
    Usuário
    Entrada
    10/07/2012
    Local
    porto belo/SC
    Idade
    43
    Posts
    78
    Agradecimentos: 0

    Parabens pela inciativa

    vai em frente, compartilhando a idéia de compartilhar o projeto, encaminho um desenho encontrado no sketchup que está muito bem feito e pode ser base para futuro. segue linhas do UEV490, porém feito de madeira.

    não sei como colocar o arquivo aqui. quem o quiser posta email que eu envio.
    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-foto-1.jpgAlguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-foto-2.jpg Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-foto-3.jpg

  • #165
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por AlfredoB Ver Post
    vai em frente, compartilhando a idéia de compartilhar o projeto, encaminho um desenho encontrado no sketchup que está muito bem feito e pode ser base para futuro. segue linhas do UEV490, porém feito de madeira.

    não sei como colocar o arquivo aqui. quem o quiser posta email que eu envio.
    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-foto-1.jpgAlguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-foto-2.jpg Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-foto-3.jpg
    Alfredo

    Belo projeto.

    Sds
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #166
    Usuário Avatar de Nilton J
    Entrada
    12/09/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    64
    Posts
    1,394
    Agradecimentos: 17

    Carreta off-road no forno !

    Conforme tinha prometido em meus dois posts anteriores, apresento abaixo a lista de materiais e seus respectivos fornecedores, tudo já devidamente encomendado e a maioria dos itens já em estoque para iniciar a produção. A listagem está separada em três blocos distintos, sendo o primeiro bloco o kit básico, o segundo bloco são os acessórios nacionais e o terceiro bloco os acessórios importados. Assim, partindo sempre do kit básico, que seria o "carro-chefe" do projeto, o restante que são os acessórios ficam a gosto do cliente montar ou não. Os preços dos acessórios estão listados nos sites dos seus fabricantes/fornecedores. Indicarei apenas os preços dos itens que compõe o kit básico. Para não deixar este post muito extenso e cansativo, listarei os acessórios nacionais e importados num próximo post.

    Kit básico:

    carreta: carenagem em chapa galvanizada com pintura epox elestrostática branca, baú principal e 2 baús laterais todos com fechaduras e tampas com vedações de borracha reforçadas, piso do baú principal e para-lamas em alumínio xadrez, plataforma em alumínio xadrez para alojar 2 suportes de galões de 20 litros cada, caixa elétrica com tampa basculante presa à plataforma, tampa superior basculante do baú principal com 2 braços amortecedores e rack de 3 barras para fixar a barraca de teto, lanternas traseiras em led, toda a estrutura reforçada para uso off-road, 4 sapatas de fixação, cambão, chicotes elétricos diversos, montagem dos acessórios exceto a barraca, suspensão com 4 feixe de molas com braços amortecedores (similar à S10), cubo de rodas/prisioneiros da S10, peso estimado do conjunto carregado com os acessórios entre 550 a 580 Kg.
    fabricante: PAES ENGATES (19) 3276-9418
    contato comercial: Thais, contato técnico: Weber (projetista)
    preço de venda: R$ 5.400,00 em 6x, base setembro de 2012 (não incluso custos de documentação/licenciamento/emplacamento da carreta)

    barraca: modelo fronteira, tamanho família, 1600 mm x 1100 mm, azul e teto cáqui
    fabricante: www.campingsworld.com.br
    contato comercial: Ilka
    preço de venda: R$ 3.904,00 em 3x, base setembro de 2012 (valor inclui mão de obra de instalação da barraca na carreta, feito na fábrica da C W)

    rodas/pneus/acabamentos originais do Troller:
    fornecedor: http://www.trilhacampinas.com.br/
    contato comercial: Douglas
    preço de venda: R$ 2.200,00

    acoplador de engate: modelo multi-axis coupler
    fabricante: Adventure Trailers (veja o vídeo Multi-Axis Couplers by Adventure Trailers )
    fornecedor: http://www.equipt1.com/ (aceita paypal)
    contato: Paul May email Paul@Equipt1.com
    preço de venda FOB US$ 250,00 (total em reais incluindo frete e desembaraço na alfândega R$ 880,00)

    Saúde a todos!

    Nilton J PU2NBU
    Troller 2011 azul/prata

  • #167
    Usuário
    Entrada
    10/07/2012
    Local
    porto belo/SC
    Idade
    43
    Posts
    78
    Agradecimentos: 0

    Estou curioso

    Ansioso para ver o resultado!

  • #168
    Usuário
    Entrada
    18/05/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    59
    Posts
    33
    Agradecimentos: 0

    Poderia me mandar estese desenhos por gentileza?

    Citação Postado originalmente por AlfredoB Ver Post
    vai em frente, compartilhando a idéia de compartilhar o projeto, encaminho um desenho encontrado no sketchup que está muito bem feito e pode ser base para futuro. segue linhas do UEV490, porém feito de madeira.

    não sei como colocar o arquivo aqui. quem o quiser posta email que eu envio.
    Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-foto-1.jpgAlguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-foto-2.jpg Alguem conhece quem fabrica reboques assim no Brasil-foto-3.jpg
    Poderia, por gentileza, me mandar estes desenhos para cpassos@uol.com.br ou passos.dr@gmail.com

    Fico muito agradecido

    Carlos

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade