x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 22
  • #1
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36

    Camper pop-up rígida




    Fala rapaziada! Acho que comecei a projetar a camper para a minha velha Ford Ranger cabine estendida!
    A ideia inicial é fazer algo um pouco diferente do que se encontra por aí. Alguns dos itens iniciais que me nortearam nesse projeto são os seguintes:
    1-largura da camper não exceder a largura do veículo
    2-pop-up com paredes laterais rígidas em todo o perímetro, nada de lonas
    3-altura tal que o conjunto possa entrar em container
    4-quando fechada, nenhuma janela aparecendo
    5-pés de apoio sempre fixos na estrutura, escamoteáveis
    6-lay-out interno com foco em ter um banheiro decente, cozinhar e dormir. Devido a largura de 1,65 m, sem poltrona ou sofá
    7-ocupação de duas pessoas, visitas dormem ao relento pra ir logo embora....kkk
    8-sistema de fixação através de parafusos passantes no piso da camper, sem tirantes pelo lado de fora
    9-estrutura tipo sanduíche, fibra de vidro + espuma rígida
    10-tudo completo não exceder a metade da carga máxima da Ranger

    Talvez atender a todos os itens seja algo difícil no mesmo projeto, mas a tentativa é válida, e tb excitante...rsrs

    Seguem os esboços:
    Anexo 553058

    Anexo 553059

    Anexo 553060

    Anexo 553061

    Uma dúvida que eu tenho de início é se a parte traseira que extrapola a linha do para-choque não vai me trazer problemas com os hermanos argentinos, uma vez que no código de trânsito deles, há referência a não poder extrapolar o limite dos para-choques originais do veículo. Alguém com alguma experiência nisso?
    Bom, vamos ver como isso caminha! Uma coisa é certa.....vai ser bem devagar, e realmente não espero que em menos de 2 anos esteja pronta (sendo beeem otimista!).
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #2
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Segunda tentativa de mandar as fotos.
    -camper-01-esboco.jpg -montagem1.jpg-montagem1-corte.jpg-camper-01-pb.jpg
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #3
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Bom projeto...também estou projetando um pequeno trailer pop-up com parede rigida.
    Já planejou como será o sistema de abertura?
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #4
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por sandro_ventania Ver Post
    Bom projeto...também estou projetando um pequeno trailer pop-up com parede rigida.
    Já planejou como será o sistema de abertura?
    Sandro, as laterais se dobram pra dentro. Aqueles triângulos nas extremas das laterais se dobram sobre a lateral, e o painel traseiro e dianteiro sobre os triângulos. E o teto sobre tudo! É essa a ideia!
    Ainda vou refinar o projeto de forma que eu consiga mover as partes para conferir o funcionamento, possíveis interferência, massas, etc.

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #5
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Entendi...muito engenhoso...espero que você consiga por em prática.
    A minha ideia é mais simples...as laterais se deitam e depois a frente e a traseira se deitam junto com o teto.
    Todo o segredo é fazer com que ele fique a prova de chuva depois de montado.
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #6
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Fala rapaziada! Acho que comecei a projetar a camper para a minha velha Ford Ranger cabine estendida!
    A ideia inicial é fazer algo um pouco diferente do que se encontra por aí. Alguns dos itens iniciais que me nortearam nesse projeto são os seguintes:
    1-largura da camper não exceder a largura do veículo
    2-pop-up com paredes laterais rígidas em todo o perímetro, nada de lonas
    3-altura tal que o conjunto possa entrar em container
    4-quando fechada, nenhuma janela aparecendo
    5-pés de apoio sempre fixos na estrutura, escamoteáveis
    6-lay-out interno com foco em ter um banheiro decente, cozinhar e dormir. Devido a largura de 1,65 m, sem poltrona ou sofá
    7-ocupação de duas pessoas, visitas dormem ao relento pra ir logo embora....kkk
    8-sistema de fixação através de parafusos passantes no piso da camper, sem tirantes pelo lado de fora
    9-estrutura tipo sanduíche, fibra de vidro + espuma rígida
    10-tudo completo não exceder a metade da carga máxima da Ranger

    Talvez atender a todos os itens seja algo difícil no mesmo projeto, mas a tentativa é válida, e tb excitante...rsrs

    Seguem os esboços:
    Anexo 553058

    Anexo 553059

    Anexo 553060

    Anexo 553061

    Uma dúvida que eu tenho de início é se a parte traseira que extrapola a linha do para-choque não vai me trazer problemas com os hermanos argentinos, uma vez que no código de trânsito deles, há referência a não poder extrapolar o limite dos para-choques originais do veículo. Alguém com alguma experiência nisso?
    Bom, vamos ver como isso caminha! Uma coisa é certa.....vai ser bem devagar, e realmente não espero que em menos de 2 anos esteja pronta (sendo beeem otimista!).
    excelente projeto , quanto ao excedente , colocar em possibilidade colocar um parachoque traseiro que acompanha o comprimento da cabina do camper , pode ser ate uma chapa , pode ser soldada no proprio parachoque , eu prefiro aproveitar os suportes , alongar e criar um super parachoque aproveitando para colocar estepe , escada ou tanque extra ou ate mesmo uma bike atras espaco extra do lado de fora , segundo o manual dos hermanos , tendo motorcasa no documento fica dificial encher o saco ...mas se tratando de viagem america do sul , se prepara para as propinas e coimas ao longo da jornada ... imfelizmente
    Ford Ranger 1996-1997
    Jeep Renegade 2016

  • #7
    Citação Postado originalmente por RicardoFLN Ver Post
    Segunda tentativa de mandar as fotos.
    -camper-01-esboco.jpg -montagem1.jpg-montagem1-corte.jpg-camper-01-pb.jpg
    no parachoque de tras aproveitando os suportes , acho que da para fazer uma caixa de ferro que pode ser utilizada para caixa cinza ou negra ( detritos) e utilizar ela tambem como parachoques ao estilo , parachoque 007 com reservatorio embutido , e ainda suportes de bike , tanque de combustivel extra , escada , rampas e outros acessorios ...
    so uma curiosidade , se fazer um pop up com as dobradicas so de um lado ( o da frente , ou mesmo de lado ) usando dobradicas so de um lado do camper , sera que nao economiza dobradicas , e por serem solidas menos dobras , pelas infriltracoes ... to fazendo uma maquetinha de papel , para imitar as placas , ficariam mais inteiras e com menos chances de infiltracao e , dobradicas menos aparentes ....

    espero ter ajudado ... belo projeto
    Ford Ranger 1996-1997
    Jeep Renegade 2016

  • #8
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por Ktranger Ver Post
    no parachoque de tras aproveitando os suportes , acho que da para fazer uma caixa de ferro que pode ser utilizada para caixa cinza ou negra ( detritos) e utilizar ela tambem como parachoques ao estilo , parachoque 007 com reservatorio embutido , e ainda suportes de bike , tanque de combustivel extra , escada , rampas e outros acessorios ...
    so uma curiosidade , se fazer um pop up com as dobradicas so de um lado ( o da frente , ou mesmo de lado ) usando dobradicas so de um lado do camper , sera que nao economiza dobradicas , e por serem solidas menos dobras , pelas infriltracoes ... to fazendo uma maquetinha de papel , para imitar as placas , ficariam mais inteiras e com menos chances de infiltracao e , dobradicas menos aparentes ....

    espero ter ajudado ... belo projeto
    Pois então Ktranger, realmente não estava querendo mudar nada na parte exterior da Ranger, mas caso não encontre saída, talvez seja a solução.
    A princípio não teria caixa cinza nem negra. O sanitário seria daqueles portáteis com reservatório integrado.
    O suporte das bikes provavelmente sejam no teto e elas ficariam deitadas, as rampas podem ser na lateral.
    Os reservatórios de água, embutidos por baixo daquelas partes da caçamba que são espaço morto, tirando ali onde é o bocal de combustível, daria pra colocar nas outras 3 extremas da caçamba. Ou então embaixo da cabine nas laterais, preso ao chassi.
    Quanto as possíveis infiltrações, onde haverá dobradiças põe-se também borrachas de forma a fazer a vedação, realmente não vejo muito problema, ainda mais que a ideia é ter zero de madeira ou compensado.
    Não sei se entendi o que colocastes, mas dobradiça só de um dos lados ou só na frente (como nas campers semi pop-up) pra mim não rola. Coloque como uns dos item da lista inicial "não ter de ficar com a cabeça dobrada, ou meio abaixado".
    Quando fizer tua maquete de papel põe umas fotos aí pra nós! Discutir, sempre ajuda!

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #9
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Muito legal o projeto! Como ficará a distribuição de peso dele? Na ranger, se não me engano, o tanque de combustivel é lado esquerdo, e todo o peso do seu projeto também ficará deste lado, ou estou enganado? Talvez seja interessante ver qual seria o melhor lado para colocar o peso, para evitar de ter problemas de pneu gastando do lado que tiver mais peso. Você poderia "espelhar" o projeto deixando ele do outro lado, ou então poderia utilizar a parte debaixo para colocar algum reservatório de água, algo do tipo, ai talvez equalize o peso. fica a dica!

  • #10
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Muito legal o projeto! Como ficará a distribuição de peso dele? Na ranger, se não me engano, o tanque de combustivel é lado esquerdo, e todo o peso do seu projeto também ficará deste lado, ou estou enganado? Talvez seja interessante ver qual seria o melhor lado para colocar o peso, para evitar de ter problemas de pneu gastando do lado que tiver mais peso. Você poderia "espelhar" o projeto deixando ele do outro lado, ou então poderia utilizar a parte debaixo para colocar algum reservatório de água, algo do tipo, ai talvez equalize o peso. fica a dica!
    Pois é paulorl, estás certo! No meio do caminho eu me dei conta disso, mas como é meio que um rascunho toquei pra frente....rsrs. A ideia é ser espelhado mesmo.
    Com certeza no definitivo vou acompanhando pra onde vai o centro de massa a medida que vou colocando os apetrechos!

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • #11
    Usuário Avatar de paulorl
    Entrada
    07/08/2012
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    46
    Posts
    811
    Agradecimentos: 32
    Você poderia pegar a parte que fica entre o sanitário e a cama, e colocar de atravessado, de lado a lado, encostado na cama. De repente daria até para fazer do lado esquerdo (mesmo lado do sanitário) uma espécie de escada para acessar a cama. Ou, dividir essa estrutura e colocar o frigobar do lado direito, encostado na cama, daria espaço para entrar, só que teria que acessar na diagonal. Como está pensando em fazer a estrutura da cama? Seria somente aquele pedaço do desenho? Daria certo o tamanho? Daria para mandar fazer em algum tapeceiro um pop-up no teto, para aumentar a altura. Não seria algo muito sofisticado, seria algo com umas 4 travas, lona sanfonada e suportes para manter aberta.

  • #12
    Usuário Avatar de RicardoFLN
    Entrada
    31/10/2014
    Local
    Águas Mornas/SC
    Idade
    45
    Posts
    676
    Agradecimentos: 36
    Citação Postado originalmente por paulorl Ver Post
    Você poderia pegar a parte que fica entre o sanitário e a cama, e colocar de atravessado, de lado a lado, encostado na cama. De repente daria até para fazer do lado esquerdo (mesmo lado do sanitário) uma espécie de escada para acessar a cama. Ou, dividir essa estrutura e colocar o frigobar do lado direito, encostado na cama, daria espaço para entrar, só que teria que acessar na diagonal. Como está pensando em fazer a estrutura da cama? Seria somente aquele pedaço do desenho? Daria certo o tamanho? Daria para mandar fazer em algum tapeceiro um pop-up no teto, para aumentar a altura. Não seria algo muito sofisticado, seria algo com umas 4 travas, lona sanfonada e suportes para manter aberta.
    Paulo,
    Não dá. Lembre-se que a largura da camper é de 1,65m. Naquela parte entre a "cama" e o sanitário, tem de ponderar que um pedaço daquilo ali tb é cama. Acho que a imagem abaixo esclarece a coisa toda.
    A cama para ficar utilizável vai ocupar aquele pedaço da bancada "da cozinha" que não é vazado (ali nas aberturas vão a cuba e o fogão duas bocas), vai usar outro pedaço da prateleira do lado direito (por enquanto direito, até eu virar tudo do avesso!), e vai subir uma chapa basculante no meio. Ai sim vou poder esticar a carcaça de 1,96m.
    -camper-011.jpg
    Pop-up no teto? Estás falando de um pop-up no pop-up?

    Abs.
    Ranger XL CE 4x4 Diesel 2000/2001
    Maxion 2.5 transformado 2.8+TGV

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Capota rigida
      Por Amador no fórum Jeep Willys
      Respostas: 168
      Última resposta: 29/04/2019, 22:50
    2. Capota Rígida
      Por Fabiano Afonseca no fórum Suzuki
      Respostas: 46
      Última resposta: 21/10/2008, 18:13
    3. capota rigida!
      Por jipeiroloko no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 06/07/2007, 12:44
    4. CAPOTA RIGIDA 99/00
      Por Eduardo_NiTrO no fórum Troller
      Respostas: 2
      Última resposta: 30/03/2006, 23:47
    5. Capota Rígida
      Por Ashidani no fórum Troller
      Respostas: 4
      Última resposta: 05/08/2005, 09:36

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade