x
Convex Datacenter
Página 1 de 5 12345 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 49
  • #1
    Usuário
    Entrada
    29/08/2016
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    23
    Agradecimento: 1

    Iniciante - Expedição America




    Boa noite pessoal!


    Esse é meu primeiro tópico aqui no fórum e primeiro gostaria de me apresentar.


    Tenho 35 anos e sou casado. Eu e minha esposa adoramos viajar. Todos os anos aproveitamos nossas férias para fazer uma grande viagem. As vezes viagens mais caras como por exemplo quando passamos 35 dias na Califórnia de carro e rodamos aproximadamente 5.000km. Outras viagens não são tão caras mas também são inesquecíveis como por exemplo quando ficamos 20 dias de mochila em Boipeba e Maraú.


    Há algum tempo estamos pensando em fazer viagens mais longas do que apenas férias de 30 dias mas sempre nossas conversas giravam em torno do famoso mochilão. Pesquisando sobre essas viagens longas acabei me deparando com as famosas expedições feitas de carro e passei a me interessar muito pelo assunto. Comecei a pesquisar sobre o assunto e deixei de lado a ideia do mochilão.


    Não temos muito conhecimento sobre 4x4 e durante minhas buscas acabei vindo parar aqui no fórum e de primeira gostei muito do que vi... Todo mundo se ajundando como pode e nada daquelas confusões muito comuns por ai...


    Nossa idéia no momento é fazer no mínimo a America do Sul saindo do RJ, descendo ate o Ushuaia e subir passando por Chile, Bolivia, Peru e Colombia. Esse planos podem ser alterados (para mais) de acordo com o andamento da viagem.


    Pelo que tenho pesquisado até agora estou bem inclinado a comprar um Land Rover Defender 110 e transforma-lo na nossa "casa" como tenho visto em alguns blogs de pessoa que estão fazendo esse tipo de expedição. Os principais motivos para a escolha desse carro são:


    - Fácil manutenção e tem zero eletrônica o que facilita muito a manutenção.
    - Espaço interno bom já que nossa intenção é remover os bancos traseiros e montar nossa casa dentro dele. A barraca vai ficae em cima mas dentro a estrutura será montada para permitir dormir também em lugares que ão nos sentimos seguros o que esteja muito frio.
    - Ainda falando da adaptação, o carro tem que ter geladeira e opcao de cozinhar abrigado (se possível dentro)
    - Capacidade de se deslocar em qualquer lugar.


    Estamos na primeira fase do projeto que é a busca pelo carro. Gostariamos de opiniões sobre o que devemos nos preocupar quando formos ver um veículo para comprar para não cair em roubada...


    Além disso gostariamos de opiniões construtivas para que esse sonho possa ser realizado de forma mais tranquila possível.


    Abraços,
    Frank

  • #2
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Frank, bom dia

    Parabéns pela empreitada, antes de vir para cá eu mesmo vivia o mesmo dilema, fazer o mochilão por ai (fiz alguns) ou ir de carro, confesso que achava que o mochilão seria mais barato, mas, você acaba ficando um pouco preso as rotas do transporte, claro que da para se enfiar em uma mata e achar aquela cachoeira, mas não é em todo lugar que isto pode acontecer.

    Bom, acredito que esteja no caminho certo, só por ter encontrado o 4x4 brasil. Sou muito fã da LR defender, sempre quando vejo uma por ai faço aquela analise, mas, na minha opinião é um pouco de misticismo sobre a marca. Estes dias mesmo estava vendo o pessoal que quer fazer Ushiaia em 2017 (está na área de planejamento) estamos falando muito pelo wapp quanto as preparações diversas (não só de veículos, mas de barracas, roupas, itinerário etc) e confesso que fico com muito receio da minha viatura. Mas um dos viajantes disse uma coisa "olha no fórum em relatos de viagem e veja quais as variações de viaturas" e realmente, o pessoal vai de GVII, GVIII, Hilux (essa é clássica), L200, Band (procura o relato do Guilherme é muito bom) e por ai vai, ou seja, a viatura tem que estar em ordem, mas não precisa desprender tanto dinheiro em uma LR.

    Claro que vão me crucificar daqui a pouco, porque a Band é dura, porque os GVIII são novos e tem altura do solo reduzida etc. Mas penso muito na manutenção, o que acontece se sua LR quebrar lá na Bolívia? Vai ser mais fácil achar peças de LR ou de Toyota? De LR ou de Suzuki?

    E não adianta dizer que basta estar em dia que não vai quebrar, pode quebrar, como pode não quebrar a questão é e se quebrar.

    Pelo seu perfil, vejo que seu poder aquisitivo é relativamente alto, mas, penso pela facilidade de manutenção.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/re...e-ushuaia.html (17445km de Band! Carretera Austral, Paso Mayer, Chaltén, Calafate, TDP e Ushuaia)
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #3
    Usuário
    Entrada
    29/08/2016
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    23
    Agradecimento: 1
    Oi mfdomingues,


    Obrigado pela resposta!!


    Realmente um dos grandes fatores de escolher fazer a viagem de carro é a mobilidade que ele te permite. Vou poder alcaçnar lugares que dificilmente conseguiria se estivesse fazendo um mochilão...


    Com relação ao carro escolhido é claro que ainda posso mudar caso o pessoal daqui do fórum me de motivos parar isso. Vocês são muito mais capacitados para falar de 4x4 do que eu!! rsrrsrs


    A escolha do Defender foi baseada apenas nas minhas primeiras buscas na internet. Vejo muitos overlandersusando esse carro e acabei seguindo essa linha... Uma das grandes vantagens dele é o espaço interno que terei ao remover o banco traseiro.


    Não sei se ja conhece esse video aqui:



    É exatamente isso que pretendo fazer com o que eu comprar!! Nesse video não mostra muito bem mas o encosto do banco onde a garota esta sentada pode ser colocado ao lado do assento criando uma cama dentro do veículo o que pode ser muit bom para dias de muito frio ou para lugares que a pessoa não se sinta confortável em dormir na barraca. Acredito que nenhum outro carro me dê essa possibilidade....


    Com relação manutenção, pelo que tinha lido até agora, eu estava achando que não teria muita dificuldade em encontrar peças para esse carro... Mas pelo q vc falou não é bem assim.... Será que terei dificuldades com ele? Será que algum outro veículo seja mais fácil de consertar/arrumar peça?


    Com relação a grana, não é q eu tenha o poder aquisitivo alto... Eu e minha esposa começamos do zero e graças a Deus conseguimos chegar até aqui. Vamos vender tudo nosso, usar uma parte para a preparação e aplicar o resto para bancar essa viagem! Então o dinheiro cai ser contado e preciso sim me preocupar com isso pois esse é o único fator que pode inviabiliozar o sonho!


    Agradeço novamente sua ajuda!!


    Abraços!!

  • #4
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Frank, esse LR do vídeo é maior que o meu apartamento e muito mais confortável digo sem dúvidas rsrsrsrsrs.

    Com relação as peças, não são difíceis de encontrar, apenas são mais caras, é aquela velha história quando vou comprar peças para a minha viatura (que diga-se de passagem de longe é uma LR) fui comprar uma Flange para a válvula termostática, pecinha de alumínio ser nem um pingo de vergonha, quando vou na casa de peças e digo Kia Sportage Motor Mazda a resposta é imediata "Não tenho, vou encomendar e não é barato". Agora fiz o seguinte sai da loja e voltei 1 dia depois:

    - Tem uma flange desta? (mostrei a foto no celular)
    - Acho que tenho, para que carro?
    - Cara, não faço ideia o cara me pediu para comprar e mandou a foto por Wapp
    - Tem sim, sai R$ 48,00 essa flange é da Besta 2.2
    - (Em pensamento) Não era caro? Não tinha? Tinha que encomendar????

    Cara, é o mesmo que acontecia com meu Civic "você sabe neh, Civic é caro". Ou seja, o caras olham o dono de uma LR e pensam "cara tem grana sobrando".
    Assim o que eu quero dizer é que você terá que se planejar muito bem para comprar as peças, o pessoal das LR (veja aqui no fórum) são um dos grupos mais unidos. Eles tem muitas dicas e compram muita coisa pelo Ebay ou importadores diretos, mas tudo isto depende de planejamento e uma viagem desta não sei se aplica (não sei, não quero dizer que não funciona).

    Na minha opinião as LR são os Jipes mais confortáveis e espaçosos, mas, também não são indestrutíveis, o motor de alguns senão me engano é o bom e velho maxxion, ou seja, as S10 e rangers usam o mesmo, o negócio é a calibração que ele recebeu e a qualidade dos periféricos.

    Outros veículos que você poderia adaptar desta forma? Toyota bandeirantes por exemplo as demais não creio que fiquem assim devido a configuração aerodinâmica da cabine.

    Já pensou em puxar um trailer?

    Quanto ao poder aquisitivo, desculpa o mau jeito. Mas, viu como foi a minha forma de pensar? Cara quer um LR? Tem grana foi automático.
    4X4 Brasil
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #5
    Usuário
    Entrada
    29/08/2016
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    23
    Agradecimento: 1
    mfdomingues,

    Obrigado novamente pela resposta!

    Não precisa se desculpar qto a questão do poder aquisitivo! Eu entendi o que vc quis dizer.. Só quis tb explicar que a questão da grana é sim um fator importante e tem que ser bem pensada para que a viagem possa acontecer...

    Vc já está me ajudando bastante aqui e tb vou esperar pra ver se o povo se manifesta com mais sugestões.

    Pegando mesmo o LR, minha intenção é levar em alguma oficina BOA (provavelmente indicada por vcs) e fazer uma reforma geral pois quero sair com o motor como se fosse zero para tentar evitar ao máximo problemas durante a viagem.

    Trailer não sei se é uma opção muito boa... Não sei se poderia atrapalhar a viagem para lugares com terrenos mais complicados...

    Abraços!

  • #6
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por FrankRJ Ver Post
    mfdomingues,

    Obrigado novamente pela resposta!

    Não precisa se desculpar qto a questão do poder aquisitivo! Eu entendi o que vc quis dizer.. Só quis tb explicar que a questão da grana é sim um fator importante e tem que ser bem pensada para que a viagem possa acontecer...

    Vc já está me ajudando bastante aqui e tb vou esperar pra ver se o povo se manifesta com mais sugestões.

    Pegando mesmo o LR, minha intenção é levar em alguma oficina BOA (provavelmente indicada por vcs) e fazer uma reforma geral pois quero sair com o motor como se fosse zero para tentar evitar ao máximo problemas durante a viagem.

    Trailer não sei se é uma opção muito boa... Não sei se poderia atrapalhar a viagem para lugares com terrenos mais complicados...

    Abraços!
    Bom, não sei se fazer uma reforma geral é financeiramente viável, pode ser que sim (se pegar uma viatura destruída a um valor muito baixo), mas isto leva tempo também. Acho que muita coisa você poderia fazer em casa, veja eu não entendia nada de motor, hoje consigo fazer algumas pequenas coisas (pequenas mesmo, nada além de trocar uma termostática, verificar o funcionamento de uma turbina, limpar um intercooler, trocar velas aquecedoras etc) acho que se fosse o caso você poderia meter a mão na massa, também, além da economizar na com o analista (terapia) você conseguirá resolver pequenos problemas você mesmo.

    Trailer realmente é um limitador, teria que deixa-lo em algum lugar para ir a uma cachoeira por exemplo e depois ir busca-lo, mas enfim, acho que você está certo neste caso.

    Além do apartamento melhor que o meu dentro do veiculo você pensou em alguma coisa por exemplo, barraca de teto?
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #7
    Usuário
    Entrada
    29/08/2016
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    23
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Bom, não sei se fazer uma reforma geral é financeiramente viável, pode ser que sim (se pegar uma viatura destruída a um valor muito baixo), mas isto leva tempo também. Acho que muita coisa você poderia fazer em casa, veja eu não entendia nada de motor, hoje consigo fazer algumas pequenas coisas (pequenas mesmo, nada além de trocar uma termostática, verificar o funcionamento de uma turbina, limpar um intercooler, trocar velas aquecedoras etc) acho que se fosse o caso você poderia meter a mão na massa, também, além da economizar na com o analista (terapia) você conseguirá resolver pequenos problemas você mesmo.
    Certamente irei meter a mão na massa! Será um processo de aprendizado bem legal! Porém a primeira coisa que pretendo fazer é levar em um mecânico especializado e mandar dar uma olhada geral no motor e passar a lista do que recomenda fazer. A partir dai vou ver o que deixo pra ele e o que eu mesmo tento fazer... Se possível tentarei acompanhar tudo que ele fizer pois pode ser que eu precise durante a viagem...

    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Além do apartamento melhor que o meu dentro do veiculo você pensou em alguma coisa por exemplo, barraca de teto?
    Com ctz vou colocar uma barraca em cima e sempre que puder vou dormir na barraca.

    Segue a "listinha" com algumas coisas que pretendo fazer:

    Tanque extra para aumentar a autonomia. Além disso no teto pretendo levar 2 galões de água de 20L cada.
    A parte interna pretendo fazer bem parecida com essa do video: fogareiro, pia com filtro de água e armários.
    Uma bateria extra, tomadas para recarregar os eletrônicos e iluminação de LED no teto.
    Algum equipamento ligado as baterias onde eu possa verificar o estado das 2 e também desligar do sistema a principal qdo estiver com o carro parado.
    Chave geral para desligar o sistema elétrico do carro para questões de segurança.
    Um carregador de bateria para alguma emergência que eu fique sem as 2.
    Armários onde der para armazenar as roupas e etc...
    Comprar um daqueles "banheiros" desmontáveis e estou procurando algum sistema de aquecimento de água para tomar banho.

    Abraços

  • #8
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Tanque extra para aumentar a autonomia. Além disso no teto pretendo levar 2 galões de água de 20L cada.
    - Bacana, tem uns modelos que usam em caminhão que ficam rente ao teto, acho que da mais que 20l.

    A parte interna pretendo fazer bem parecida com essa do video: fogareiro, pia com filtro de água e armários.
    - Vai na Dellano ou todeschini? Brincadeiras a parte, é bem legal, mas, fico imaginando que tem que prender tudo lá dentro senão é uma bateção daquelas, tipo um panelaço.

    Uma bateria extra, tomadas para recarregar os eletrônicos e iluminação de LED no teto.
    - Tem um rapaz que vai conosco para Ushiaia ano que vem, ele tem umas celulas solares tipo ma lona, ele estica no chão mesmo e conectadas ao sistema da Hilux dele vai carregando tudo, muito legal.

    Algum equipamento ligado as baterias onde eu possa verificar o estado das 2 e também desligar do sistema a principal qdo estiver com o carro parado.
    - Legal

    Chave geral para desligar o sistema elétrico do carro para questões de segurança.
    - Sim, muito útil e seguro, ainda mais que pode haver equipamentos roubando carga e vc não fica sem bateria, mas, dependendo da viatura se for bomba mecânica igual a minha não precisa de bateria para funcionar, só para dar a partida.

    Um carregador de bateria para alguma emergência que eu fique sem as 2.
    - Bacana, pensa na celula fotovoltaica para isto também.

    Armários onde der para armazenar as roupas e etc...
    - Motohome ou Matohome? kkkk

    Comprar um daqueles "banheiros" desmontáveis e estou procurando algum sistema de aquecimento de água para tomar banho.
    - Cara, vi um destes acho que na adventure fair (alias, tem uma aqui em SP em outubro) achei bem legal, mas, tem um pequeno problema no meu ponto de vista, não aquece a água kkkk, brincadeira, isto é luxo.

    Boa empreitada ai
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #9
    Usuário Avatar de sandro_ventania
    Entrada
    24/01/2012
    Local
    Rio das Ostras/RJ
    Idade
    51
    Posts
    1,875
    Agradecimentos: 38
    Olá Frank!

    Realmente essa Land do video e outras semelhantes, são muito boas, fica muito legal o arranjo interno. Você também já deve ter visto o "viajo logo existo".
    Mas o que o mfdomingues falou, deveria muito ser levado em consideração, pois é bem dificil a aquisição de peças...com dinheiro é até fácil, basta uma ligação para uma boa CCS e pedir para entregar via Fedex onde você estiver. Mas zica só dá onde nem telefone tem não é? rssss!!
    O carro mais fácil de conseguir peças são em lugares distantes, são os da Toyota...Por sorte também está entre os mais resistentes e duraveis!
    Esse esquema que voce quer, daria para fazer em um bandeirante, com certeza.
    Para viajar pela america do sul, não precisa ser necessariamente um robusto 4x4. Para uma viagem longa mantendo um bom nivel de conforto, uma van com tração traseira (pois 4x4 é dificil de achar), já daria para voce fazer essa viagem. Lembrando que as estradas da maioria dos paises, são até melhores que do Brasil!
    Todas as minhas férias eu também saio em viagem, de carro, normalmente fico em torno de 20 dias viajando por aí, sempre ficando em camping.
    Ano que vem estou pensando em descer até o Uruguai. Viajar para o Ushuaia, somente quando eu pude ficar uns 6 meses, pra conhecer bem!
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...o-viajado.html (Assim tenho viajado!)
    "Numa viagem de carro, mais importante que o destino, é aproveitar ao máximo tudo que há de bom no caminho."
    Toyota Hillux SW4 93...Matilde.

  • #10
    Usuário
    Entrada
    29/08/2016
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    23
    Agradecimento: 1
    mfdomingues,

    Vou dar uma procurada nesse galão de caminhão que vc falou.
    Com relação a bateção por causa dos armários, tudo vai ter q ficar bem preso e alguns armários forrados por dentro para diminuir.. Acredito q não vá ficar 100% silencioso mas é o preço que se paga para uma viagem dessa kkkkkk
    Vou dar uma olhada nessas células solares! Obrigado pela dica!
    A água quente do banho pra mim não é tanto problema... A patroa é que vai chiar kkkkkkkk

  • #11
    Usuário
    Entrada
    29/08/2016
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    23
    Agradecimento: 1
    Sandro,

    Já conhecia o "Viajo logo existo". Tem mt dica boa la no site deles!!
    O problema do Band é q eu vi mt gente falando q ele é muito duro e tb que ele é menor que o Defender 110.
    Eu vi até vi um Band interessante que é cabine simples e a caçamba foi transformada para carregar cavalos. O espaço é enorme mas ele é 1986 e está com 300 mil Km e mal cuidado....
    Meu plano inicial é America do Sul mas existe uma grande chance de ser estendida para Central e Norte.
    Vi aqui seu carro e achei bem legal!! inclusive vou aproveitar sua ideia de tela contra mosquitos
    Me fala uma coisa... Aquela geladeira foi vc q montou? Funciona bem?

    Abs

  • #12
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por FrankRJ Ver Post
    Sandro,

    Já conhecia o "Viajo logo existo". Tem mt dica boa la no site deles!!
    O problema do Band é q eu vi mt gente falando q ele é muito duro e tb que ele é menor que o Defender 110.
    Eu vi até vi um Band interessante que é cabine simples e a caçamba foi transformada para carregar cavalos. O espaço é enorme mas ele é 1986 e está com 300 mil Km e mal cuidado....
    Meu plano inicial é America do Sul mas existe uma grande chance de ser estendida para Central e Norte.
    Vi aqui seu carro e achei bem legal!! inclusive vou aproveitar sua ideia de tela contra mosquitos
    Me fala uma coisa... Aquela geladeira foi vc q montou? Funciona bem?

    Abs
    Esse negócio da Band ser dura é complicado, se vc comparar com uma defender, ela é dura mesmo, mas nada que se você mexer nos bancos e há até umas receitas para mexer na suspensão dela para ela parar de passarinhar e fica mais macia, tem pneu etc etc etc.

    Agora, encontrar uma boa a venda, sai caro, mas acredito que o defender não vai variar muito não, se estiver filé o cara sabe quanto vale não vai lhe dar de mão beijada, alias carro nenhum, mesmo com essas histórias de "vou mudar do pais, estou enforcado, vou casar (nesta eu cai), não cabe mais na garagem"......
    4X4 Brasil
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Expedição - Percorrendo a América I - De Floripa a El Chaltén
      Por fsilvaarquiteto no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 1
      Última resposta: 19/10/2013, 09:45
    2. Troller ou Defender - expedição America do Sul
      Por Renandb9 no fórum Comparações entre Veículos
      Respostas: 9
      Última resposta: 20/06/2013, 19:49
    3. Expedição pela América do Sul: inverno ou verão
      Por MarcusTalamasca no fórum Planejamento
      Respostas: 1
      Última resposta: 23/01/2012, 00:09
    4. Expedição América do Sul - A caminho do Ushuaia
      Por Julio Hermes no fórum Planejamento
      Respostas: 9
      Última resposta: 20/10/2011, 10:27
    5. Expedicao Loco Por Ti America
      Por heibn no fórum Relatos de Viagem
      Respostas: 5
      Última resposta: 18/12/2010, 19:27

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade