x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 39

Tópico: 4x4 para Projeto

  • #1
    Usuário
    Entrada
    29/01/2016
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    40
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0

    4x4 para Projeto




    Olá, sou novo no fórum, apesar de acompanhar esporadicamente um ou outro tópico.

    Eu e minha esposa estamos arquitetando uma "expedição" de longa duração (2 anos), com foco no Brasil e na América Latina. Não temos muito conhecimento sobre 4x4. Atualmente temos uma TR4 2007, que usamos para viagens de curta duração e no más...
    Nossa idéia é percorrer o Brasil e a América do Sul, conhecendo comunidades agrícolas sustentáveis, onde nos hospedaremos e trabalharemos voluntariamente, aproveitando, nos entretempos e quando der vontade, para conhecer as regiões. Não precisaremos fazer do 4x4 uma casa, bastando espaço suficiente para equipamentos e coisas pessoais. Como viveremos estes 2 anos com alguns rendimentos, precisamos gastar o estritamente necessário no carro, sem abrir mão da possibilidade de explorar as regiões. Conforto interno é prescindível. Ou seja, precisa ser:

    - Compacto, econômico e robusto. Nosso foco não é o carro. Como já vi em outro tópico, valorizaremos o estritamente necessário para nossas necessidade, fugindo de acessórios caros e pouco usados...

    - Fácil reparo em qualquer lugar do Brasil (e da América do Sul, eventualmente): podemos, é claro, nos deslocar para centros urbanos maiores, mas o foco é o interior. Existe um fusca das 4x4 (hehehe)?

    - Customizável: Pretendemos fazer algumas modificações que se adaptem as nossas necessidades, como bagageiro de teto, etc..

    - Capacidade de se deslocar em qualquer lugar: claro, a idéia não é testar esta capacidade ao extremo, mas gostaríamos de poder explorar lugares como o Jalapão ou Atacama.

    Das experiências que andei lendo, o pessoal costuma usar uma Land Rover Defender 110 para expedições overland. Acho que seria excessivo para nossa ambição, mas parece interessante a idéia de uma Defender 90. Quero, porém, explorar outras opções.

    Desde já, agradeço contribuições!

  • #2
    Usuário
    Entrada
    27/04/2015
    Local
    Campo Bom/RS
    Idade
    32
    Posts
    85
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde Jonas! Bem vindo ao fórum!

    Acredito que para sua experiência, se há restrição no $$, talvez a LR não seja a melhor opção, embora que seja um carro bem robusto, o custo das peças é relativamente alto e nem sempre fácil de encontrar.

    Sobre se deslocar para qualquer lugar, você que é do RS, deve ter visto o rapaz de Novo Hamburgo que está indo de Variant II para o Atacama e tenho um casal de amigos da minha cidade que foi e voltou de fusca sem maiores problemas.. na verdade, tiveram o mesmo que eu, carro a gasolina apanha em altitude.

    Recomendaria algum carro a Diesel, que geralmente tem uma durabilidade maior, mais robusto para este tipo de empreitada e menor recorrência de manutenção (não menor custo).

    Depende da faixa de investimento, mas olharia talvez uma Ranger, Troller, L200, Bandeirante..


    Abraços e boa sorte!
    4X4 Brasil
    Jimny 4All 2015 | PU3ETB
    Ex - Grand Vitara 4x4 2011
    Expedição San Pedro de Atacama - Chile

  • #3
    Usuário
    Entrada
    29/01/2016
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    40
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Valeu pelas dicas. Vou analisar os veículos.

    De fato, não descartamos outras opções de veículo para a aventura. Claro, trará algumas limitações, mas ainda está tudo em aberto. Simpatizamos muito com a Kombi, que sempre foi amplamente utilizada para isso.

    Quanto ao nosso teto, creio que em investimentos totais, poderíamos arcar com uns 50/60 mil no veículo.

    Abraços!

  • #4
    SW4 ANOS 1999 / 2000 é robusta, economica, pouca manutenção, totalmente mecanica (nada de eletronica).
    A Bandeirante é outra opção, só que peca no conforto.
    Abraço.
    Citação Postado originalmente por JonasBranda Ver Post
    Valeu pelas dicas. Vou analisar os veículos.

    De fato, não descartamos outras opções de veículo para a aventura. Claro, trará algumas limitações, mas ainda está tudo em aberto. Simpatizamos muito com a Kombi, que sempre foi amplamente utilizada para isso.

    Quanto ao nosso teto, creio que em investimentos totais, poderíamos arcar com uns 50/60 mil no veículo.

    Abraços!

  • #5
    Usuário Avatar de Laranjinha
    Entrada
    14/12/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    38
    Posts
    108
    Agradecimentos: 3
    Jonas,
    o RUBENS LINHALIS está vendendo a SW4 dele. Dá uma olhada e troca uma ideia com ele.
    Vendo Toyota SW4 1997 - Motor 2.7 16v Gasolina ( Pacato)

    Abraço
    Léo - Jimny 4Sport (LARANJINHA)

  • #6
    Usuário Avatar de titanium
    Entrada
    16/07/2009
    Local
    ---/DF
    Posts
    3,667
    Agradecimentos: 65
    Jonas,


    Opção Econômica, sem priorizar o conforto, de manutenção fácil no Brasil e na América Latina.... são, com certeza, veículos TOYOTA.
    Não que os Land Rovers não te permitam encontrar peças na america latina... permitem sim! Mas são caras... aí saem do seu critério economia.


    No entanto, acredite: sua TR4 pode te levar por todos esses lugares!!
    Qualquer carro que vocês peguem precisará de uma excelente revisão (a menos se der sorte de pegar uma viatura já pronta e revisada para expedições, de algum entusiasta que esteja vendendo - como o amigo Rubens aqui do fórum que está vendendo sua SW4... o detalhe é que ela é gasolina).


    Bom, a Toyota Bandeirante é uma EXCELENTE opção!!!
    O conforto é contornável facilmente com a instalação de bancos confortáveis na dianteira.
    Os bancos traseiros podem ser removidos para facilitar a acomodação dos equipamentos e bagagem.
    É um carro de mecânica simplérrima! feito para durar e não quebrar... e se quebrar, reparo é fácil! Qualquer um com boa vontade e conhecimentos básicos de mecânica, repara ela.

    Uma outra EXCELENTE opção é a SW4 JAPONESA, as fabricadas de 93 a 95.
    São tratores!
    Os bancos dianteiros originais delas não são tão confortáveis.. mas também é fácil resolver isso.
    O custo de manutenção delas é ligeiramente superior ao das Bandeirantes, mas compensa pelo maior espaço e conforto.
    Mecânica também é simples.
    Ah! Algumas delas saíram com Bloqueio LSD no diferencial traseiro (um equipamento muito importante para quem viaja sozinho).


    Falando em equipamentos, eu recomendo levar instalar um guincho na dianteira do veículo. E recomendo instalar um BOM!
    Guincho é igual seguro de vida. Ninguém quer usar.... mas quando precisa..............

    Enfim, fora um bloqueio de diferencial traseiro e Guincho, eu sugiro equipamentos básicos de resgate: Cintas de pelo menos 6 toneladas, patesca, cordas e pá.
    Com esses equipamentos básicos vocês percorrerão com certa tranquilidade a américa latina.
    Sei que muitos dirão que "não é necessário tanto", mas numa viagem longa você enfrentará diversos climas e poderá pegar estradas em, numa época são facilmente trafegáveis, mas que em outras não fica tão boa assim para quem anda sozinho..


    As viaturas que citei são confiáveis, customizáveis, dificilmente quebram (se estiverem BEM revisadas e com peças de qualidade), as peças têm valores justos, peças são achadas facilmente na américa latina.... enfim, enquadram nos seus requisitos.



    Abraços
    --
    Viajar é bom e necessário!

  • #7
    Usuário
    Entrada
    29/01/2016
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    40
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    1) obrigado pela dica da SW4. Dei uma olhada e parece um excelente veículo. Estar em boas mãos parece fazer toda diferença na hora da aquisição.
    2) estamos em fase de coleta de informações. A ideia é comprar o carro mais adiante, sem pressa, e fazer as modificações aos poucos.
    3) A informações sobre a Toyota é excelente. É bem isso que procuramos!
    Vou comecar a dar uma boa estudada no assunto e pesquisar sobre a Bandeirante.

    abracos e obrigado novamente

  • #8
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    Jonas

    Esta certo o Titanium SW4 é uma excelente opção, resistente, espaçosa e mecânica simples, além de ser relativamente econômica.

    Abs
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #9
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Citação Postado originalmente por Amostardeiro Ver Post
    Jonas

    Esta certo o Titanium SW4 é uma excelente opção, resistente, espaçosa e mecânica simples, além de ser relativamente econômica.

    Abs
    Para uma empreitada tão longa, em locais afastados dos centros urbanos EU iria de Band.

    Ou com uma F-1000 motor 229 MWM da para pensar em muitas adaptações e usar para trabalho.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #10
    Jonas eu também voto na SW4, principalmente nas Japonesas!!! Um certo conforto sem nenhuma eletrônica para dar dor de cabeça.
    Acabei de anunciar a minha nos classificados !!!! heheehehehe

  • #11
    nesse caso eu optaria por um doblo.. mesmo nao sendo 4x4 tenho certeza que atenderia perfeitamente o projeto
    Amarok CS S 17/17
    Ranger CS XL 4x4 3,0 08
    sw4 manual 2006 (sucatona)

  • #12
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Jonas,

    Se a grana vai ser contata durante esses dois anos, economizar é o lema diario. Dá pra economizar na comida e hospedagem. Combustivel é praticamente impossivel. Pra economizar em comida, o carro tem que ter geladeira e opcao de cozinhar abrigado (se possível dentro). Para economizar em hospedagem vai ter que dormir muito no carro (ou só no carro). Ficar sem tomar banho dar-se um jeito, mas cagar e mijar o bixo pega, ainda mais para mulher. Entao, tem que ter o vaso "porta potti" dentro.
    Diesel é bom, mas gasolina tambem, hoje a diferença não é tanta se botar na ponta do lapis. Hoje vc faz uso constante de 4x4 em suas viagens? Se não faz, nao é nesse projeto que vai fazer. Os lugares que mencionou da pra ir de 4x2. Há é preciso pode sentar no carro, entao tem que ter altura interna.

    A kombi é famosa, muitos usam. Eu nao sei sobre manutencao, mas tem umas sprinter antiga MB 180 que parecem ser uma boa opcao. Quando mais discreto por fora, melhor.

    abraços

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 20
      Última resposta: 21/03/2017, 17:43
    2. projeto para quadriciclo
      Por diogomaq no fórum Quadriciclos / ATVs
      Respostas: 17
      Última resposta: 13/06/2011, 21:44
    3. ºlllº - Projeto para Montagem de um CJ de A a Z
      Por SBARRETO no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 14/04/2011, 00:18
    4. SOM - Projeto de Som para o NIVA
      Por "GRAUÇÁ 4x4" no fórum Niva
      Respostas: 6
      Última resposta: 04/03/2011, 17:47

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade