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Convex Datacenter
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  • #37
    Usuário Avatar de Francisco Lomonaco
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    Citação Postado originalmente por danielgab Ver Post
    Alguém teria alguma foto do by-pass da válvula do AC?
    A válvula é aquela que fica do lado direito do compartimento do motor, com duas mangueiras de mais ou menos 1/2 polegada, certo (carro 2003)?

    valeu!
    Danielgab
    A válvula citada controla a temperatura do ar condicionado por meio do liquido de arrefecimento do motor. Se você que eliminar pode usar uma conexão plástica ou mesmo um pedaço de mangueira que se encaixe nas que foram retirados da válvula. Fazendo a união das duas elimina o ar quente.

    Abraço
    Chico
    4X4 Brasil

  • #38
    Usuário Avatar de Ricardão4x4
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    Ar Condicionado que Esquenta

    Pessoal,

    Recentemente troquei a placa eletrônica (botoeiras de comando) do ar condicionado por ela ter resolvido o problema do ar do Troller de um amigo (R$ 260 latas na Trilha Eurocar, em Curitiba). Pois bem, no meu caso ela não resolveu.

    Seguindo as dicas daqui do forum, fui atrás da válvula solenóide (é essa mesmo, Daniel, que fica no compartimento do motor, atrás do porta-luvas, nº 22 do esquema anexo). Ela estava OK mas não chegava sinal algum. Então fomos atrás do relê e, bingo! estava com mau contato - os relês ficam em baixo do motor de acionamento dos limpadores de para-brisa, o eixo se desgasta e permite entrada de pó, água e lama, provocando mau contato e/ou queima. Agora, para chegar aos relês, meu amigo, foi preciso deslocar o painel inteiro... Aproveitamos e trocamos as abraçadeiras das mangueiras do ar condicionado que trazem o fluido de arrefecimento do motor até o radiador que aquece o ar, para controlar a temperatura, mais ou menos frio, pois estavam vazando, diminuindo o nível do reservatório do fluido.

    O equema anexo mostra o sistema como um todo mas, a resposta às nossas perguntas do por quê de o Troller ter esse problema de ventilar ar quente está no fato de ambos radiador (aquecimento) e evaporador (refrigeração) estarem no mesmo compartimento. Quando o ar condicionado está desligado e desligamos o motor do veículo, essa válvula solenoide abre, permitindo que o fluido de arrefecimento chegue até o radiador. Ao ligarmos o MWM, a válvula solenoide fecha automaticamente (exceto se a botoeira de controle de temperatura estiver no vermelho ou aquecimento). O ar fresco então passa por esse radiador, aquecendo e nos fazendo suar até que a temperatura do radiador fique igual a do ar fresco, isso se a solenoide estiver vedando bem. Resumindo, se tivessem duas entradas de ar fresco, uma para o sistema de aquecimento, outra para a refrigeração como num carro normal (coisas de Ford Ká), isso não aconteceria.

    O by-pass da válvula não é viável aqui no sul, pois o ar gela mesmo e às vezes precisamos aumentar um pouco a temperatura para não escutarmos reclamações das patroas!!!!

    Ainda ocorreu um terceiro problema, a ventoinha do radiador externo (aquele que fica na frente dos radiadores do motor, do intercooler e do radiador do sistema de ar condicionado, nº 25 do anexo) queimou e prejudicava a eficiência de refrigeração. Na Eurocar me pediram 580 latas. Comprei na HDS Refrigeração, em Curitiba por 60 latas!!!!!!! Ele é o ELETRO UNIVERSAL 10" 12 Volts, código (creio que da loja) DS720004.1 e de adaptação só há de se alargar um pouco os 4 furos da estrutura da própria ventoinha para que os parafusos de fixação fiquem na posição original.

    Espero ter ajudado tanto quanto vocês me ajudaram,

    Um abraço
    Ar Condicionado que esquenta Arquivos Anexos

  • #39

    Question Ar quente / condicionado

    Pessoal passei uma magrela quando o ar do meu T4 2004 simplesmente começou a esquentar..e eu tava...em San Pedro de Atacama...devia tá uns 35 graus ou mais...e pensei...retornar pelo Pampa del Infierno vai ser osso!

    Bom, depois de escutar minha noiva enfurecida por alguns longos minutos resolvi ligar/desligar/procurar por fusíveis...bom, não fiz nada e ele voltou ao normal...após as completas explicações do Ricardão4x4 entendi o problema..a tal da solenóide deve ter travado...cara vou desligar esse troço antes que ele me deixe num verdadeiro inferno (mesmo morando em Ouro Preto).

    Agora convenhamos, pelo preço que o Troller é vendido ter esse tipo de problema é falta de compromisso com o cliente...adoro Jeeps mas Ar além de tudo é segurança!

    Pessoal, vou fugir um pouco ao tópico, mas que tal o 4x4Brasil com todos os usuários proprietários de Troller encaminhar uma lista de melhorias a ser feita pela Ford no T4(sei que obter uma posição é difícil mas poderíamos votar)...:arrisco algumas poucas (tenho certeza que não serão muitas pois o T4 é excelente, realmente adoro o T4):

    * Maior curso de suspensão;
    * Melhor qualidade de acabamento (materiais de melhor qualidade);
    * Novo sistema de condicionamento de ar (sem esses problemas do sistema do Ford Ka...por que não o da Ranger...);
    * Pneus 33 como opcionais;
    * Acionamento manual da tração e redução;
    * Diminuição do comprimento do capo do motor em relação ao comp total do T4 (isso daria um melhor espaço interno...);
    * Melhorias no comportamento dinâmico (o Troller odeia andar em linha reta...nem meu Willys 1962 se comporta assim...tem alguma coisa mal dimensionada na susp/direção);

    Boa noite pessoal!!!

  • #40
    Usuário Avatar de Ricardão4x4
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    Ar condicionado que esquenta

    Policarpo,

    As tuas sugestões são ótimas. Os Bugões padecem exatamente desses itens que você citou.

    Ainda sobre o ar condicionado que esquenta, meu Trollão teve nova recaída. Dessa vez desmontei a solenoide e vi que o piloto da válvula estava sujo - água / fluido de arrefecimento do radiador que passou pela vedação e secou, não permitindo que a válvula fechasse 100%. Retirei a válvula solenóide, verifiquei que o bobinado estava OK, lubrifiquei com graxa vermelha, própria para altas temperaturas e testei em bancda. Resultado positivo, sem falhas.

    Nesse meio tempo, para não ficar com o Bugão parado, usinamos uns tarugos de madeira e fechamos a entrada e saída para o radiador (conexões da solenoide, cfme foto anexa). Daí pergunto, ao invés de se colocar um "by-pass", não é mais fácil
    a) travar a solenóide sempre fechada para o radiador? Externamente ficaria 100% original.
    b) tirar a solenóide e substituí-la pelos "plugs", no caso do pessoal que mora em regiões quentes? Pergunto porque a recirculação (aquela que evita que o fluido passe pelo radiador) não é de forma alguma necessária, ou estou errado?

    Um abraço,
    Ar Condicionado que esquenta Imagens Anexas

  • #41
    Pessoal,
    valeu pelo retorno tão detalhado. Este tópico vai me ajudar muito e provavelmente a vários outros trolleiros!

    Abraços,
    Daniel
    t4-03

  • #42
    Ricardão,
    já que vc se tornou um especialista em AC de Troller, vc saberia dizer se a solenóide trabalha por nível de tensão? Por exemplo: se é 12v com o controle de temperatura todo no frio, 5v na metade ou 0v com o controle todo no quente. Talvez isso explique o fato da válvula fechar qdo se liga o carro (a maior parte dos circuitos do carro tem a alimentação desligada quando se vira a chave na "partida" do motor... só um chute...)

    Pergunto porque gostaria de testar a tensão no plug, pra ver se o problema é elétrico (relé ou módulo) ou mecânico (emperramento no eixo da bobina), como vc descreveu...

    No meu caso, o AC só funciona no frio, sem mistura com ar quente, o q já é bem melhor que só no quente. Eu até arrumei um dispositivo para controlar a temperatura: minha esposa liga e desliga o ar quando gela demais, mas tenho receio que com o tempo isso se torne mais caro do que consertar o sistema...

    abraço,
    daniel

  • #43
    Usuário Avatar de Vermeio
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    pessoal,
    Uma pessoa aqui me falou que um possivel problema do ar seria a falta de um segundo eletro na frente do condensador, com isso baixaria a pressão do sistema e ele teria melhor rendimento. Alguem sabe me dizer se esta solução ajudaria?
    valeu
    abraço

  • #44
    Usuário Avatar de Ricardão4x4
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    [QUOTE=danielgab;526445]Ricardão,
    já que vc se tornou um especialista em AC de Troller, vc saberia dizer se a solenóide trabalha por nível de tensão? Por exemplo: se é 12v com o controle de temperatura todo no frio, 5v na metade ou 0v com o controle todo no quente. Talvez isso explique o fato da válvula fechar qdo se liga o carro (a maior parte dos circuitos do carro tem a alimentação desligada quando se vira a chave na "partida" do motor... só um chute...)


    Daniel,

    Também tive essa dúvida e a sanei quando do desmonte do painel para acessar as solenóiedes e o sistema do famosíssimo Ford Ká. A solenóide é "on/off", isso é, ou 100% aberta ou 100% fechada. O ar mais ou menos quente é então regulado através de um damper que aumenta ou diminui a mistura do ar refrigerado com ar quente do radiador, OK?

    Um abraço,

  • #45
    Usuário Avatar de Ricardão4x4
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    Corrigindo a mensagem anterior, o painel foi desmontado para acessar, além do sistema de condicionamento de ar do Ford Ká, os relês e não as solenóides, OK?

    Abs,

  • #46
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    19/12/2007
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    Citação Postado originalmente por PLAM Ver Post
    Pessoal, estou com um probleminha em meu sistema de ar condicionado
    que ainda não descobri o que pode ser. Ao ligar o ar condicionado, eu
    tenho sempre que colocar o cursor de temperatura no quente e depois
    voltar para o frio, só assim ele esfria. E as vezes quando está
    funcionando normalmente, ou seja, está saindo ar frio, ele começa a
    sair ar quente, aí novamente tenho que colocar o cursor de temperatura
    no quente e voltar para o frio, aí volta a funcionar.
    Alguém ja teve problema semelhante ??
    Alguém saberia como resolver ??

    Obrigado
    Abraços
    Fui o mais novo "felizardo" a ter este problema. Ontem de tarde peguei a viatura para ir para casa e, mesmo não tendo ligado o ar nem a vetilação forçada, começou a sair um ventinho quente. Liguei o ar para esfriar um pouco o cockpit () e aí ficou ótimo...ganhei uma sauna de graça

    Levei na Trilha Master e eles espancaram a coitada da válvula mas não teve jeito, segundo eles precisa trocar.

    Alguém já descobriu como, efetivamente, resolver este problema sem perder o ar quente ?


    Abraços

    Telmo

  • #47
    Usuário Avatar de Ricardão4x4
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    Telmo,

    Caso o problema esteja localizado realmente na solenóide, há quatro possibilidades:
    1a) relê com problema
    2a) enrolamento da bobina com problema. O Chico comentou em mensagem anterior que gastou 20 latas para mandar refazer o bobinado da válvula
    3a) sujeira no piloto da válvula
    4a) a válvula não veda. Também já foi comentado que um calço resolveu o problema.

    Portanto, Telmo, dá uma boa lida em todas as mensagens anteriores que vais conseguir muitas informações, inclusive em alguns casos o custo de cada peça / serviço.

    Abraço,

  • #48
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    Ricardão

    Já li todas as mensagens anteriores e inclusive segui a dica de arrancar fora a solenóide, o ar está funcionando perfeito agora obviamente sem o ar quente. Esta semana vou desmontar a bichinha para ver o que aconteceu.

    Só estou achando uma coisa estranha, se esta solenóide do KA dá problema existe alguma outra que não dê ?

    Perguntei para algumas pessoas e a resposta que recebi foi "nenhuma solenóide presta", mas sinceramente me recuso a acreditar pois em outros carros (não Troller) esta peça não estraga assim tão facilmente. Também pesquisei a informação de que a partir de 2005 a solenóide é presa na parede de fogo, isto ocasionaria menos trepidação e não estragando facilmente a peça. Mas esta informação também não é de todo verídica pois vários colegas com Troller 2007 reclamaram do mesmo problema.

    Daí pergunto: o que ocasionaria o problema então ?
    Devo chamar um pai de santo ?

    Abraços

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