Tinha uma ranger 2000 motor 2.5 e usava o brutus alta performace (nunca tive problemas mas acima de 5.000km sempre trocava juntamente com o filtro), agora comprei uma 2010 e pelos relatos que tenho lido aqui o pessoal esta usando o top turbo, ou o motorcraft (na revenda ford) ou o ursa premium tdx sae 15w40.
Pretendo fazer a primeira troca com 500km e ainda não escolhi qual vou usar... talves o ursa...
ps. Não vou fazer a primeira troca com 10 mil como manda o manual... vou fazer com 500km, 1500km e depois de 5 mil em 5 mil...
Não sei se to exagerando ou não..
Se alguem tiver alguma sugestão.....
Primeira troca com 10.000, mas acho meio complicado esperar estes 10mil.
O motor novo solta muita partícula até ecentar realmente.
Comprei a uns meses atrás uma megane grand tour e fiz o mesmo nas trocas de oleo que te falei a pouco e examinei o oleo que tirei com 500km e estava com pequenas "limalhas" não sei se é este o termo mas tinha partículas muito pequenas no oleo . Vou fazer o mesmo na ranger.......
Eu uso o Lubrax Top Turbo da Petrobrás. Fiz algumas avaliações e optei por utilizar este lubrificante baseado no seguinte: sua classificação é API-CI4 para motores diesel e API-SL para motores a gasolina.
Notem que este óleo apesar de ser inicialmente projetado para uso em motores diesel pode ser usado em motores a gasolina (onde as exigências são ainda maiores).
É aprovado pela Mercedes Benz para uso nos motores diesel por ela fabricados e para uso rodoviário sua troca é recomendada aos 45.000km.
Acho que para troca aos 10.000km rodando em um Troller, está bastante razoável.
Eu troco a cada 7500Km.
Entrei no site da MWM e eles mandaram trocar a cada 10000, é o que vou fazer a partir dos 40000.
Se o fabricante do motor, após varias pesquisas, estipula para10.000km, é que ainda existe uma margem ainda maior de segurança, para essa troca, devido aos esquecidos, uso extremo do motor e etc, excluindo os trilheiros extremos ou seja anfibios e etc.........