x
Convex Datacenter
Página 5 de 6 PrimeiroPrimeiro 123456 ÚltimoÚltimo
Resultados 49 a 60 de 63
  • #49
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0



    Zeca, em relação ao que você disse de a direção ter ficado mais agressiva, me responda uma coisa:

    Você fez o alinhamento da direção depois de ter trocado as molas?????? CAso não o tenha feito a resposta para essa impressão que você tirou é que as rodas dianteiras estão convergentes, pois ao elevar a suspensão, pode ter provocado uma certa alteração nessa configuração deixando a frente do carro mais arisca.

    O seu Troller é um RF ou Diesel???? O RF utiliza um braço triangular dna dianteira enquanto o diesel usa a barra panhard.

    Pois bem se caso existir a barra panhard lembre-se que essa tem que ficar sempre paralela à barra de direção afim de evitar o efeito "bumpsteer". Geralmente ao levantar a suspensão dificilmente acontece destas perderem o tal paralelismo. Assim se mexer no pitman ou fizer um high steer, terá que mudar a posição da panhard também

    Caso sua suspensão seja do modelo que utiliza o braço triangular, o que pode acontecer ao deixar a suspensão muito mais alta que a configuração original é simplesmente o "bumpsteer", e não "shimmi". Este último é provocado por desalinhamento da direção, folga nos terminais de direção e/ou suspensão, pivos dos munhões bem como balanceamento dos pneus.

    Portanto cheque bem estes detalhes antes de fazer qualquer modificação correndo o risco de não dar o resultado necessário.

    Abraços

  • #50
    Usuário Avatar de Alexandre Souto
    Entrada
    09/04/2006
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    44
    Posts
    6,415
    Agradecimentos: 0
    A reposta não foi para mim, mas...

    Exelente explicação professor Renato!!!!

    Quando voce responde venho correndo ler!!!!

    Abs e obrigado!!!!

    Ps.: lendo e apredendo!!!!


  • #51
    Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,516
    Agradecimento: 1
    Grande Renato!

    tudo bom??

    Meu carro é o RF - Tri-link.

    Nao sei se foi correto, mas mexi no suporte do pivo da barra triangular... elevei ele cerca de 1,5pol para deixar o triangulo o mais reto possivel. esta correto isso?
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

  • #52
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    46
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Demorei mas vou responder mais essa com todo prazer.....

    Em primeiro lugar, obrigado pelas considerações feitas anteriormente...

    Esse assunto de suspensão realmente me empolga.

    MAs vamos discutir um pouco a respeito da geometria do sistema de suspensão do Troller em relação ao lift da mesma.

    Começando pelo sistema utilizado no RF, com o Tri Link tal como o Zeca denominou, o que ocorre é que independente do quanto a suspensão abre ou fecha, o eixo descreve uma trajetória linear e perpendicular ao solo, sem portanto ocorrer nenhum deslocamento lateral do eixo.
    Isso oferece uma estabilidade excepcional, mas acarreta em problemas de dirigibilidade quando altera-se o ride-hight simplesmente ou ainda quando se obtém um curso absudo nessa suspensão. Acontece que a barra de direção, da forma como é configurada, deve estar o mais paralela possivel ao eixo, e originalmente é assim, porém ao levantarmos a suspensão esta acaba ficando inclinada descrevendo então uma tragetória pendular o que provoca o famoso bumpsteer. Para detectar o bumpsteer, tem um teste bem simples a ser feito: Balance a frente do seu Troller pelo parachoques e ao mesmo tempo observe o volante da direção. Se este começar a virar sozinho com o balanço do veículo, é sinal de problemas....
    Esse problema acontece da mesma forma em suspensões com feixes de molas se os mesmos princípios não forem observados.
    Assim Zeca, se você estiver notando algum problema dessa natureza, a solução seria improvisar um high steer alterando a barra de direção por completo. Postarei fotos da adaptação que fiz na minha Dakota nesse sistema.
    O lance é que a barra deve voltar a ficar paralela ao eixo.
    Se sua suspensão abrir demasiadamente deve ser istalado uma cinta limitadora afim de preservar a boa relação da barra de direção e suspensão.
    Vejam que o curso desejado não necessariamente deve ocorrer nas duas rodas do mesmo eixo. O ideal é a suspensão abrir apenas um lado e instalando a tal cinta no centro do eixo, você limita a abertura total sem afetar essa qualidade.
    Sendo assim, o ideal é sempre testar a suspensão fazendo o famoso teste RTI, com o auxílio de uma rampa, empilhadeira ou mesmo uma "girafa". Nessa hora você pode ver se uma mola está curta ou longa demais, bem como se os amortecedores estão curtos ou longos demais. É hora também de configurar os batentes da suspensão e também a tal cinta limitadora.

    Falando um pouco da suspensão do Troller diesel, o fato de utilizar a barra panhard altera os princípios discutidos até aqui.
    Naturalmente o ideal é que essa barra também trabalhe o mais paralela possível ao eixo afim de oferecer o mínimo de movimentos excursivos provocados pelo movimento pendular da mesma ao eixo. Nessa situação se mudarmos a altura do veículo, e a tal barra panhard assumir uma posição mais angulada ocorre de o eixo se deslocar lateralmente de acordo com o sobe e desce, gerando uma certa instabilidade ao veículo.
    Portanto na suspensão trazeira é imprescindível manter essa barra bem alinhada depois de um lift. Na dianteira a coisa muda um pouco de figura.
    Como eu disse em outro post, a barra de direção deve ficar sempre paralela a tal panhard e estando assim, pode fazer o movimento que quizer na suspensão que não ocorre alterações do comportamento da direção. Trocando em miudos, mesmo observando uma inclinação severa, estando as tais barras paralelas, não será perceptível comportamento atípico do veículo.
    Mas em certos casos é necessário um ajuste na panhard afim de centralizar o eixo ao chassi com o novo ride hight.

    Outro ponto a ser observado é que pela concepção dessa suspensão, alterando-se a altura, acaba se alterando também os ângulos de cáster e das cruzetas em relação à transmissão. Num caso mais severo, trona-se necessário neutralizar essa angulação adquirida ajustando-se os links.

    Assim, acredito ser esses os princípios básicos a serem observados ao se fazer um lift de suspensão de forma mais simplificada.



    Voltando à duvida do Zeca em relação ao ajuste que realizou na fixação do triângulo numa posição mais alta, entendo que não traz alterações significativas nem mesmo soluções para os problemas abordados.
    Acredito que no máximo, como trata-se de um terminal rotular, e esse tem seus limites de movimento, essa nova posição minimiza riscos deste terminal encontrar o fim de seu curso, limitando o trabalho da suspensão e ainda arriscado a quebrar tal peça.

    Abaixo, a foto do High steer que fiz no munhão do eixo que estou utilizando. Lembre-se que não é diferente do munhão do seu Troller.

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -img_3302.jpg  

  • #53
    Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,516
    Agradecimento: 1
    Programei parar o carro pra fazer o high steer sabado.. alem disso, devo fazer mais algumas coisinhas que estavam em minha lista de desejos.

    Fds passado fiz uma trilinha com o carro com as molas novas... aqui vao as fotos.

    Em breve coloco fotos fazendo flex na suspensao para voces comentarem...

    Configuração atual:
    Molas sob encomenda (baseadas nas molas de Engesa;
    Amortecedores de Mercedez Benz 1113;
    Reposicionamento de fixação de amortecedores;
    ainda em evolução...

    Foto1: comparando a altura da frente de um troller original com o meu
    Foto2: comparando a altura do fundo
    Foto3: lateral
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc07335.jpg   -dsc07336.jpg   -dsc07349.jpg  
    C.J. - Carlos Negrão
    Clique e Conheça: Troller 2000 Vortec 4.3L V6 - Taxi 37'
    Clique e Conheça: F75 1979 292 V8 - Gaiola das Loucas

  • #54
    Usuário Avatar de CarlãoBH
    Entrada
    09/02/2009
    Local
    BELO HORIZONTE/
    Idade
    52
    Posts
    1,125
    Agradecimentos: 0
    Nao é preguiça de procurar mas é que o mecanico me ofereceu um jogo de calços de 1,5'' em borracha para colocar no meu 2007. O carro está na oficina e teria que responder se quero ou nao ainda hoje e estou garrado aqui no trabalho...
    Pergunta aos colegas:
    - o de PU nao seria melhor?
    - alguem tem ideia do preço medio colocado?
    Valeu
    Renegade TH Ex: TR4, Vitara, Troller, Wrangler JK e JKU

  • #55
    Usuário Avatar de zelucas
    Entrada
    17/01/2008
    Local
    Jundiaí/SP
    Idade
    34
    Posts
    980
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por CarlãoBH Ver Post
    Nao é preguiça de procurar mas é que o mecanico me ofereceu um jogo de calços de 1,5'' em borracha para colocar no meu 2007. O carro está na oficina e teria que responder se quero ou nao ainda hoje e estou garrado aqui no trabalho...
    Pergunta aos colegas:
    - o de PU nao seria melhor?
    - alguem tem ideia do preço medio colocado?
    Valeu

    Até hoje nunca ouvi falar em calço de suspensão de borracha, só em nylon e alumínio, será que estes não seriam de carroceria??


    []s
    HILUX PICK-UP CS '95 IDYOTA -> EM CONSTRUÇÃO ETERNAMENTE
    HILUX PICK-UP CD '94 MWM 2.8
    HILUX PICK-UP CS '95 R.I.P
    facebook.com/4x4Depressao

  • #56
    Usuário Avatar de zelucas
    Entrada
    17/01/2008
    Local
    Jundiaí/SP
    Idade
    34
    Posts
    980
    Agradecimentos: 0
    De tudo que o Renato citou só vou completar com uma única coisa, as buchas da suspensão do troller não limitam só em torção como também quando o eixo desce e sobe paralelo ao chão. São as buchas de apoio do link no chassi e as próprias buchas do amortecedor. Talvez por isso o olhal/bucha do amortecedor do troller seja maior que os demais, para não quebrarem caso a suspensão desça. Para quem faz rally onde os saltos faz a suspensão abrir dessa maneira, tem que mudar o olhal superior.

    O fato de você ir aumentando a altura da suspensão também causa uma pressão a mais nessas buchas, afinal, é como se a suspensão estivesse mais aberta, isso vai ocasionar um desgaste maior nessas buchas.



    []s
    HILUX PICK-UP CS '95 IDYOTA -> EM CONSTRUÇÃO ETERNAMENTE
    HILUX PICK-UP CD '94 MWM 2.8
    HILUX PICK-UP CS '95 R.I.P
    facebook.com/4x4Depressao

  • #57
    Usuário Avatar de haundrich
    Entrada
    21/12/2003
    Local
    GoioCity/PR
    Idade
    52
    Posts
    1,153
    Agradecimentos: 0
    Pessoal

    Gostaria de entender melhor como funciona o movimento da suspensão 3 link (JPX, Troller RF) com relação a barra de direção que vai para a DH. Procurei fotos detalhadas, sem sucesso. E não tem JPX ou Troller RF rodando em minha região para que eu possa estudar esse sistema.

    Se o Troller RF, que tem braço tipo A no lugar da Panhard para ancorar o chassis ao eixo dianteiro, tiver uma solicitação muito grande de curso , me dá a impressão que vai mexer o volante também?

    Existe algum sistema de suspensão com ancoragem tipo A, em que a direção acompanha sem alterações o curso da suspensão dianteira?

  • #58
    Anunciante Avatar de Giovani
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Bento Gonçalves/RS
    Idade
    48
    Posts
    9,478
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por haundrich Ver Post
    Gostaria de entender melhor como funciona o movimento da suspensão 3 link (JPX, Troller RF) com relação a barra de direção que vai para a DH. Procurei fotos detalhadas, sem sucesso. E não tem JPX ou Troller RF rodando em minha região para que eu possa estudar esse sistema.
    Não sei se entendi bem o que vc quer, mas vamos tentar...

    A suspensão com o braço A, centraliza o eixo em relação ao chassi, diferente, da panhard que desloca para os lados.
    Assim quando o a suspensão trabalha, o centro do eixo permanece no centro do chassi.

    Citação Postado originalmente por haundrich
    Se o Troller RF, que tem braço tipo A no lugar da Panhard para ancorar o chassis ao eixo dianteiro, tiver uma solicitação muito grande de curso , me dá a impressão que vai mexer o volante também?
    Vai. Pois o setor da direção está na extremidade do chassi, no lado esquerdo. A barra ligada ao pitman vai até a roda direita. Assim, mesmo que o eixo fique centralizado, a oscilação da suspensão afasta ou aproxima a roda direita do chassi. Logo a barra irá puxar o pitman, fazendo o volante girar, ou se estiver segurando o volante, a roda muda de direção.

    Citação Postado originalmente por haundrich
    Existe algum sistema de suspensão com ancoragem tipo A, em que a direção acompanha sem alterações o curso da suspensão dianteira?
    Não. Mas existe direção que não oscila com a suspensão, a full hidro.

    []'s

  • #59
    Aqui o meu, quase 2" de lift e 33" ... agora so falta trocar os amortecedores ($$)
















  • #60
    Usuário Avatar de Vinicius.goncalvesmoreira
    Entrada
    09/11/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    339
    Agradecimentos: 0
    Pessoal estou desenterrando esse tópico para tirar algumas dúvidas que tenho sobre suspa.

    Comprei um kit de calços para as molas de 2" de altura e agora estou procurando amortecedores.

    1º pergunta: Se eu mantiver os amortecedores originais o curso da suspensão permanecerá o mesmo correto? Os amortecedores originais podem estourar devido o aumento de 2"?

    2º pergunta: Se colocar amortecedores de curso 3" maior, em um pulo ou torção onde a suspa abra totalmente, corro o risco da mola desencaixar?

    Quem puder me ajudar eu agradeço!

    Valeu

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade