x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2

    Booster turbina 3.0 ngd




    Pessoal,

    andei trocando uma idéia com um trolleiro do sul, e ele comentou que lá alguns tão colocando um booster na turbina do troller 3.0 ngd.

    ele falou que com o booster as turbinas chegam a "soprar" 2,4 bar!!!

    pela lógica se entra mais ar, tem que entrar mais combustivel, será que num reprogramado o modulo consegue corrigir essa mistura nos picos de pressão com booster acionado...? acho que com 2,4 bar não, pois segundo ele os que tem booster (mesmo os com reprogramações mais fortes de preparadores diferentes) cortavam mais ou menos em 3 mil rpm, porém em areia bem fofa e com pneus 35 bem murchos, ou seja, situação de extremo esforço..

    então tô pensando aqui que talvez fosse interessante reduzir a pressão atual da turbina(depois de reprogramado acho ficou em torno de 1,7 a 1,8 bar)para 1,6 bar para aumentar a durabilidade do motor e da turbina e colocar um booster analisando a mistura e a egt para definir a pressão máxima de trabalho só para hora do pau! isso associado ao intercooler maior proporcionaria uma vida mais mansa para o motor mesmo reprogramado(a não ser que o dono fique viciado no booster..rs)

    só que aí vem as dúvidas...

    alguem sabe como fazer a instalação do hallmeter no diesel, é mesma coisa dos gasolina e álcool?! alguem tem hallmeter e pirometro instalados no troller...?!

    resumindo, alguém tem booster, ou sabe mais sobre o assunto...?! como o 3.0 é caro pra sair fazendo experiência tô abrindo o tópico pra juntar o máximo de informações possíveis e agradeço desde já a quem puder contribuir!

    abs!
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #2
    Usuário
    Entrada
    08/03/2005
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    48
    Posts
    1,017
    Agradecimentos: 3
    Usei booster no Troller 2.8, com pressão de turbo em 21 PSI quando desligado e chegava a 30 PSI quando acionado. Fica a muito forte.

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por srgrande Ver Post
    Usei booster no Troller 2.8, com pressão de turbo em 21 PSI quando desligado e chegava a 30 PSI quando acionado. Fica a muito forte.
    MrGrande,

    primeiramente obrigado pela contribuição!

    mas vc poderia acrescentar mais detalhes..?

    tinha alguma mexida em bomba ou bico..? 30 psi era a pressão máxima ou você que limitou/estabeleceu essa pressão? onde vc comprou o booster? tem alguma foto da montagem? Desculpa o tiroteio.. mas qualquer informação ajuda!

    abraço.
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #4
    Usuário Avatar de Roberto Vasconcelos
    Entrada
    01/04/2010
    Local
    João Pessoa/PB
    Idade
    42
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0

    Cool

    Citação Postado originalmente por srgrande Ver Post
    Usei booster no Troller 2.8, com pressão de turbo em 21 PSI quando desligado e chegava a 30 PSI quando acionado. Fica a muito forte.

    Sera que serve no troller 3.0? Ou há possibidade da troca da turbina por uma maior?
    Robertinho Vasconcelos - 83 8866-6666

  • #5
    Pessoal, não há necessidade de pressão uma tão alta.

    Os coletores do Troller não tem vazão suficiente para isso. Teriam que refazer tudo para justificar uma pressão de trabalho tão alta.
    Os bicos originais provavelmente não terão vazão de combustível suficiente para garantir uma mistura ideal para um pressão tão alta. E para uma vazão tão alta, seria necessário elevar a pressão do rail para manter a vazão constante. Então logo seria necessário a troca do intercooler, pois o mesmo também não permite a passagem de tanto ar assim, o que levaria também a troca do sistema de escape para uma maior vazão.

    Enfim, pressão no turbo compressor por si só não representa nenhum ganho de potência no motor.
    Ganhar potência não é tão simples a ponto de só aumentar a pressão do turbo compressor e já ganhar muitos cavalos.

    Os eixos de admissão e escape do turbo são conectados, é preciso haver um equilíbrio entre quanto ar o motor admite e quando de gases passam pelo caracol quente, afim de não fazer um dos lados frear o rotor do turbo compressor.

    Só como exemplo, uma preparação da Reiko ou JMPower de 270cv utiliza 1.7bar (24psi) de pressão no turbo compressor.

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #6
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por abreu Ver Post
    Pessoal, não há necessidade de pressão uma tão alta.

    Os coletores do Troller não tem vazão suficiente para isso. Teriam que refazer tudo para justificar uma pressão de trabalho tão alta.
    Os bicos originais provavelmente não terão vazão de combustível suficiente para garantir uma mistura ideal para um pressão tão alta. E para uma vazão tão alta, seria necessário elevar a pressão do rail para manter a vazão constante. Então logo seria necessário a troca do intercooler, pois o mesmo também não permite a passagem de tanto ar assim, o que levaria também a troca do sistema de escape para uma maior vazão.

    Enfim, pressão no turbo compressor por si só não representa nenhum ganho de potência no motor.
    Ganhar potência não é tão simples a ponto de só aumentar a pressão do turbo compressor e já ganhar muitos cavalos.

    Os eixos de admissão e escape do turbo são conectados, é preciso haver um equilíbrio entre quanto ar o motor admite e quando de gases passam pelo caracol quente, afim de não fazer um dos lados frear o rotor do turbo compressor.

    Só como exemplo, uma preparação da Reiko ou JMPower de 270cv utiliza 1.7bar (24psi) de pressão no turbo compressor.

    Abraços.
    Abreu,

    em primeiro, obg pela contribuição

    concordo com sua colocação, e não penso em tornar meu troller mais hipertenso...

    muito provavelmente esses com 2,4bar como relatado tão cortando por falta de alimentação (combustível)

    a idéia do booster no meu caso é prolongar na verdade a durabilidade do motor por contraditório que pareça, pois pretendo andar com a pressão 1.7 a 1.8bar (pressão atual depois da reprogramação) apenas com o booster acionado, e uma pressão menor (próximo a original 1.4 a 1.5bar) na maior parte do tempo, prolongando a vida útil do motor e da turbina. Em tempo, minha viatura já tem o intercooler maior, e já venho há algum tempo pensando em passar o escape pra 3" aí em Natal mesmo com o pessoal da Kaká Scape (mas já ouvi dizer que fica um buraco entre as marchas com 3" e ainda tô estudando aumentar o diametro ou fazer um de 2,5" mesmo, só que em inox e com um bom abafador).

    acredito que para fazer isso bem feito seja necessário um hallmeter e um pirometro, assim pode-se definir as pressões de trabalho com margem de segurança pra evitar um mistura rica demais sem booster ou probre demais com o booster.

    abraço
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #7
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Roberto Vasconcelos Ver Post
    Sera que serve no troller 3.0? Ou há possibidade da troca da turbina por uma maior?
    cheguei a cogitar a do 3.2 tgv, mas infelizmente a tgv do 3.2 segundo relatos tem controle eletrônico, senão seria uma boa opção... mas de turbina acho que o 3.0 tá bem servido, a caixa fria é uma .61 senão me engano... e com a turbina original já dá pra extrair uma baita cavalaria, mas legal mesmo seria uma tgv adequada pro 3.0 acordar mais cedo e manter a boa pegada na alta.
    4X4 Brasil
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #8
    Usuário Avatar de Fe_jipeiro
    Entrada
    30/12/2007
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    39
    Posts
    1,070
    Agradecimento: 1
    Pedro,

    Meus 2 cents ... rsrsrs .... Booster para diminuir 200 gramas não tem sentido ... O intuito do booster, eh q vc anda com 1kg e quer atingir acima de 1,8 / 2kg acelerando pra valer ...

    Outro ponto ... não será 200 gramas q vai aumentar ou diminuir a vida útil, pois por exemplo, faz mais "mal" vc andar com 1,5kg direto na WG, igual vc quer deixar , do q andar com picos de 1,8kg e manter a media de 1kg.. rsrs

    Outro ponto que vc tem q levar em conta, não estamos falando de um motor Otto aspirado de fábrica ou mesmo um diesel aspirado ... estamos falando de um motor turbo alimentado de fábrica q passou por N testes de durabilidade com a pressão que veio de fábrica.

    Não sei se vale a pena mexer nisso, acho q será algo a mais para dar problema ... rsrsrs ... basta controlar no pé ...

    Abs
    Felippe (Bob Filho)

  • #9
    Citação Postado originalmente por Pedro Rocha Ver Post
    Abreu,

    em primeiro, obg pela contribuição

    concordo com sua colocação, e não penso em tornar meu troller mais hipertenso...

    muito provavelmente esses com 2,4bar como relatado tão cortando por falta de alimentação (combustível)

    a idéia do booster no meu caso é prolongar na verdade a durabilidade do motor por contraditório que pareça, pois pretendo andar com a pressão 1.7 a 1.8bar (pressão atual depois da reprogramação) apenas com o booster acionado, e uma pressão menor (próximo a original 1.4 a 1.5bar) na maior parte do tempo, prolongando a vida útil do motor e da turbina. Em tempo, minha viatura já tem o intercooler maior, e já venho há algum tempo pensando em passar o escape pra 3" aí em Natal mesmo com o pessoal da Kaká Scape (mas já ouvi dizer que fica um buraco entre as marchas com 3" e ainda tô estudando aumentar o diametro ou fazer um de 2,5" mesmo, só que em inox e com um bom abafador).

    acredito que para fazer isso bem feito seja necessário um hallmeter e um pirometro, assim pode-se definir as pressões de trabalho com margem de segurança pra evitar um mistura rica demais sem booster ou probre demais com o booster.

    abraço
    Como seu motor é reprogramado, diminuindo a pressão do turbo ele irá gerar muito material particulado (fumaça preta), pois não vai haver ar suficiente para uma queima ideal do combustível. Uma parte desse material acaba misturando-se com o óleo, que vai suja-lo mais rapidamente. Os acúmulos de fuligem na câmara de combustão, coletor de escape e carcaça quente da turbina, serão maiores também.

    Ou seja, no final das contas sai elas por elas.

    O melhor que você pode fazer é dosar o pé no acelerador.
    Assim você emite menos material particulado, anda com uma pressão mais baixa no turbo compressor e aumenta a vida útil de todos os componentes do seu carro.

    Abraços.
    2018 BMW X1 25i XDrive
    2015 Grand Cherokee Limited Diesel

  • #10
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Fe_jipeiro Ver Post
    Pedro,

    Meus 2 cents ... rsrsrs .... Booster para diminuir 200 gramas não tem sentido ... O intuito do booster, eh q vc anda com 1kg e quer atingir acima de 1,8 / 2kg acelerando pra valer ...

    Outro ponto ... não será 200 gramas q vai aumentar ou diminuir a vida útil, pois por exemplo, faz mais "mal" vc andar com 1,5kg direto na WG, igual vc quer deixar , do q andar com picos de 1,8kg e manter a media de 1kg.. rsrs

    Outro ponto que vc tem q levar em conta, não estamos falando de um motor Otto aspirado de fábrica ou mesmo um diesel aspirado ... estamos falando de um motor turbo alimentado de fábrica q passou por N testes de durabilidade com a pressão que veio de fábrica.

    Não sei se vale a pena mexer nisso, acho q será algo a mais para dar problema ... rsrsrs ... basta controlar no pé ...


    Abs
    FE_Jipeiro

    agradeço sua contribuição, é pra isso que esse tópico foi criado, pra ouvir os pros e os contras e ver se vale a pena...

    então qualquer 1/2 cent é válido!!!

    realmente 200g não compesa... mas talvez deixar 1,5kg e "picos" próximos a 2kg (logicamente avaliando mistura e egt pra ficar num limite de segurança)....

    não sei não ... mas no 3.0 NGD, 0,3kg já começa a fazer diferença, pois é mais ou menos o que se coloca a mais nos reprogramados...

    agora numa coisa vc tem 100% de razão, é arrumar sanar pra se coçar... o problema são os duendes...rs

    outra, um booster é barato e reversível...

    abraço.
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #11
    Usuário Avatar de Pedro Rocha
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Recife-PE/PE
    Idade
    46
    Posts
    620
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por abreu Ver Post
    Como seu motor é reprogramado, diminuindo a pressão do turbo ele irá gerar muito material particulado (fumaça preta), pois não vai haver ar suficiente para uma queima ideal do combustível.
    Abreu, meu carro apesar de reprogramado praticamente não fumaça...

    se pegar um reprogramado de 240cv com intercooler normal a mistura provavelmente vai tá mais rica (mais material particulado) que no meu..


    depois da reprogramação o carro passou a fumaçar um pouco mais, mas depois do intercooler maior praticamente não fumaça mais... dá impressão que fumaça menos do que quando original, com isso o meu problema talvez esteja no outro extremo, excesso de ar...

    reduzindo a pressão na base do booster talvez eu volte a ter a mesma proporção na mistura que eu tinha antes de colocar o intercooler....

    mas pra isso não precisaria de booster, só aliviar a wg, a questão é: até que pico de pressão eu posso ir (por exmplo pra uma subida de duna) sem comprometer (batendo na mesma tecla.. levando em consideração EGT e mistura)?

    se com 1,5kg e intercooler maior eu tiver uma mistura próxima a um reprogramado com intercooler original e puder ir a picos de 2kg (esporádico, como no exemplo da duna) sem comprometer, o booster pode ser uma boa... senão realmente é melhor controlar no pé, e não dar ouvidos aos duendes...rs

    abs
    ENGESA F1 88
    TROLLER 2015

  • #12
    Pelo que ouvi falar é possível substituir a turbina do Troller pela do micro ônibus Volare que é um pouco maior e sopra mais, só não sei se é verdade....

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Booster em motor diesel
      Por ojaneri no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 56
      Última resposta: 21/07/2013, 21:53
    2. Sprint booster? alguem tem?
      Por lup no fórum Ford
      Respostas: 0
      Última resposta: 11/10/2012, 20:04
    3. Sprint Booster
      Por Jera no fórum Picapes
      Respostas: 3
      Última resposta: 30/01/2011, 17:14
    4. Booster
      Por elmestizo no fórum Toyota Bandeirante
      Respostas: 15
      Última resposta: 12/02/2010, 08:04
    5. Som JVC MP3 + booster em POA-RS
      Por ThiagoJeep no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 8
      Última resposta: 08/08/2009, 13:41

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade