x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 21
  • #1
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0

    Eixo 5 furos....algum caso de quebra do semi eixo trazeiro????




    Olá a todos, estou fazendo uma pesquisa para estudar a possibilidade de elaborar uma adaptação para transformar em flutuante o semi eixo trazeiro. Seria relativamente simples, adquirindo um par de cubos dianteiros, que podem ser os da Ranger (mais comum no mercado), confecção de uma flange e usinagem do semi eixo original.

    Então pergunto: É comum a quebra desses semi eixos???

    Nos casos de quebra, qual peneu utilizava????? Bloqueado ou não????

    Alguem tem interesse em fazer tal modificação???


    Abraços a todos.

  • #2
    Amigo;

    Comum essa quebra nao é......... mas ja vi acontecer..............

    Um amigo meu quebrou o semi eixo traseiro de um 2001 umas 3 vezes....... O perigo é que a roda saca fora!!!

    Na verdade o problema dele era um empeno na capa do eixo............. isso fazia com os semi eixos quebrassem.........

    Avalie se vale a pena a adaptaçao.............. ma minha opiniao, se vc nao usa pneus enormes e agressivos (tipos pneus 3k), com rodas de 10 polegadas e nao faz trilhas pesadíssimas, nao há razao para fazer a adaptaçao....

    Eu rodei quase 3 anos com um troller 2001 F2, sempre usando pneus 33 e nunca tive poblemas de quebra da referida peça.

    [ ]´s
    [ ]'s
    Andre Moraes
    T4 08 Trilha - Chipadão, rodas BBS de 10 polegadas, Mud 33 e muuuuita Disposição!!

  • #3
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Olá.

    A idéia da adaptação de semi eixos flutuante é exatamente para os casos onde se utiliza o veículo de uma forma mais severa com penus grandes e agressivos, tanto do Troller quanto na Ranger por exemplo.

    O pior é que quando quebra em trilhas, acredito eu que o risco é menor, pois sempre acontece nos momentos de esforço máximo para superação de obstáculos, portanto na maiorias das veses em velocidade baixa.

    Mas o grande perigo é que na maioria das veses, durante a trilha o componente sofre fadiga e pode quebrar em situações inusitadas. Imagine o exemplo de que você terminou a trilha e no deslocamento até a sua residência, em estradas ou vias de transito mais rápido, o componente se rompe. Não quero nem pensar nas consequencias.

    Portanto é partindo deste princípio que estou idealizando tal adaptação e assim buscando através desta pesquisa observar a receptividade do produto.

    Abraço a todos.

  • #4

    Isso ja aconteceu

    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post
    Olá.

    A idéia da adaptação de semi eixos flutuante é exatamente para os casos onde se utiliza o veículo de uma forma mais severa com penus grandes e agressivos, tanto do Troller quanto na Ranger por exemplo.

    O pior é que quando quebra em trilhas, acredito eu que o risco é menor, pois sempre acontece nos momentos de esforço máximo para superação de obstáculos, portanto na maiorias das veses em velocidade baixa.

    Mas o grande perigo é que na maioria das veses, durante a trilha o componente sofre fadiga e pode quebrar em situações inusitadas. Imagine o exemplo de que você terminou a trilha e no deslocamento até a sua residência, em estradas ou vias de transito mais rápido, o componente se rompe. Não quero nem pensar nas consequencias.

    Portanto é partindo deste princípio que estou idealizando tal adaptação e assim buscando através desta pesquisa observar a receptividade do produto.

    Abraço a todos.
    Amigo isso ja aconteceu comigo. E aconteceu 3 vezes ja. Inclusive a primeira vez foi na trilha mesmo. So a a tração dianteira funcionava, e a sorte é que a areia estava dura porque estava na epoca das chuvas. So

    nao quebrou mais vezes porque fizeram uma modificações de peças e alguns ajustes. Nao me lembro de muita coisa do que eles fizeram mas lembro-me o semi eixo estava mesmo empenado. Vou perguntar para o

    mecanico qual foi o procedimento que ele fez para nao acontecer mais, e logo que obtiver a resposta posto aqui, ok amigo.

    Abraços

  • #5
    Citação Postado originalmente por Renato Fraga Ver Post

    Alguem tem interesse em fazer tal modificação???


    Abraços a todos.
    Eu tenho!

    abs

  • #6
    Ja aconteceu com um amigo meu também.

    Fizemos uma trilha, depois pegamos estrada uns 120km/h, ao entrar na estrada de terra, percebeu que estava sem tração traseira, engatou 4x4 pra andar na tração dianteira (pensamos ser problema no diferencial traseiro), logo depois a roda pulou para fora com o semi eixo.
    A causa foi por quebra no rolamento, e por continuar andando assim quebrou a trava que segura o conjunto, ainda bem que a roda não saiu em alta velocidade
    JPX MAXION 2.5 33"

  • #7
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Pois bem, em relacao a necessidade de um kit flutuante para incremento de seguranca, a maioria de nos ja sabemos,e relatos como os descritos aqui sao inumeros.

    A questao e que tecnicamente existe um impecilio. E possivel fazer a flange e adaptar um cubo dianteiro na trazeira, porem fica a duvida da obtencao do semi eixo. Sabemos que a ensimec fornece tal peca sob encomenda, porem a ideia inicial seria aproveitar o semi eixo original. Esta duvida ainda nao foi sanada.

    Estou a procura de informacoes que alimentem esta ideia ou sepulta ela de uma vez. Mas o resultado seria apenas que o custo seria maior.

    Ainda nao foi feito nenhuma cotacao de tal semi eixo.

    Mas estarei providenciando.

    Abracos a todos


    ps.: desculpem a ortografia. teclado conf para lingua inglesa

  • #8
    Usuário
    Entrada
    17/03/2009
    Idade
    42
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Ja aconteceu comigo, no meu T4 2001 F2, tava a uns 90 por hr na estrada de terra, derrepente olho pela janela do meu lado e vejo a roda com semi eixo me ultrapassando, a manga do semi-eixo caiu no chao e foi arrastada por uns 300m, sem maiores consequencias além de um amortecedor estourado, o problema no meu caso, foi uma porrada em um buraco no asfalto uns 3 dias antes, que quebrou o suporte, aquela chapa que segura o espelho do tambor de freio na manga do semi-eixo

  • #9
    Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,516
    Agradecimento: 1

    Semi-eixo Flutuante

    Renato,

    Como anda esse seu projeto? parado?

    Sabado que vem estarei reunindo com meu torneiro de confiança pra discutir e desenvolver esse kit. No telefone ontem, ele me parecia empolgado com a empreitada!
    Inicialmente usarei cubos/rolamentos dianteiros de Ranger mesmo...



    C.J. - Carlos Negrão
    Troller 00 - White Exclusive Big Foot
    Goodyear Mud 35x12,5x15 x10' / Tork 32x11,5x15 x10';
    Lift 3'; Yaesu FT-1802; Snorkel; Hipull 12.000lbs
    Msn: carlosnegrao@hotmail.com
    Cel. (71) 8164 1320
    Trab. (71) 3311 4130
    "KEEP WALWIN' 4X4"

  • #10
    Usuário Avatar de alanjipe
    Entrada
    04/03/2009
    Local
    São Luís/MA
    Idade
    40
    Posts
    106
    Agradecimentos: 0
    O meu semi-eixo acabou de quebrar e não sei onde encontrar?

    Onde posso achar esse semi-eixo?????

  • #11
    Usuário Avatar de zeca_cj
    Entrada
    06/02/2008
    Local
    Salvador/BA
    Posts
    2,516
    Agradecimento: 1
    Alan,

    Nao vai ser facil achar... vai precisar de sorte e mt provavel, adaptação.

    pega teu semi-eixo q roda os desmanches de sua regiao... em uuuuuuuuuuuuuuuuuultimo caso, solde! mas esse é o ultimo caso mesmo. pq a solda vai destemperar o aço. pode quebrar novamente.

    onde o semi-eixo quebrou? na base do rolamento?


    C.J. - Carlos Negrão
    Troller 00 - White Exclusive Big Foot
    Goodyear Mud 35x12,5x15 x10' / Tork 32x11,5x15 x10';
    Lift 3'; Yaesu FT-1802; Snorkel; Hipull 12.000lbs
    Msn: carlosnegrao@hotmail.com
    Cel. (71) 8164 1320
    Trab. (71) 3311 4130
    "KEEP WALWIN' 4X4"

  • #12
    Usuário Avatar de Renato Fraga
    Entrada
    27/06/2005
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    47
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por zeca_cj Ver Post
    Renato,

    Como anda esse seu projeto? parado?

    Sabado que vem estarei reunindo com meu torneiro de confiança pra discutir e desenvolver esse kit. No telefone ontem, ele me parecia empolgado com a empreitada!
    Inicialmente usarei cubos/rolamentos dianteiros de Ranger mesmo...


    Olá Zeca tudo bem????

    Fico contente em saber que tem mais gente preocupada em desnvolver uma solução para este problema.

    Com relação ao meu projeto, está emperrado numa questão técnica.

    A idéia inicial consistia em utilizar o próprio semi eixo original, onde por meio de usinagem da extremidade da flange pretendia criar o formatonecessário para interagir com o cubo. Assim, não tive uma resposta técnica ainda se isto é possível, pois imagino que seria substancialmente mais barato fazer esta usinagem do que confeccionar um semi-eixo sob medida.

    Por outro lado pedi uma cotação à ensimec via email para ter uma noção de custo desta peça e ainda não tive resposta.

    Com relação à flange acredito ser a parte mais fácil do projeto e portanto estou tentando sanar estas dúvidas referentes ao semi eixo para dar continuidade.

    Mas como você disse que terá oportunidade de discutir isso com seu "torneiro de confiança", espero que encontre uma solução bacana para concluir essa idéia.


    Abraços à espera de mais informações.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade